Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Qui, 18/12/08 10:30

PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES AO CDOF RESPONDE
CONSULTORIA GRATUITA CDOF

Obs: para procurar pelo tema utilize o sistema de busca

524. Melhor vestuário para academia - 30/03/03
Embora, a moda masculina de roupa de academia atualmente seja vestir bermudões e camisetas largos, ao contrário das mulheres, não é mais apropriado, fisiologicamente falando, o uso de bermudas tipo ciclistas, de suplex, como exemplo, pelos homens também? Sendo que é verdade que bermudas coladas fazem uma compressão muscular importante para evitar distenções musculares, além de absorverem bem o suor do exercício? Roberto da Pós Filho
Olá Roberto, o Consultor Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo):, lhe traz o seguinte:
Caro Roberto!
   Para cada momento da vida cotidiana existe uma roupa adequada e para a prática de exercícios a Lycra, o cotton, o algodão, o Jersey, entre outros são tecidos leves, que permitem liberdade de movimentos e cumprem a função de absorver e evaporar o suor dependendo do tempo, intensidade e duração da atividade. Essas são as características principais de um tecido esportivo e adaptado a cada situação. As bermudas de ciclismo são para ciclismo e assim sucessivamente. Ela não é adequada por exemplo para correr.
   O suplex é um tecido mais moderno, não absorve nem retém a umidade, facilitando a transpiração. Sua propriedade de permeabilidade ao ar, no entanto, permite proteção contra o vento. Pelo menos é o que propõe os fabricantes. O mais importante na prática esportiva é se sentir bem e confortável e não necessariamente o tecido da moda.
Espero que a resposta ajude. Luiz Carlos de Moraes CREF1 RJ 3529

525. Treinamento da Impulsão - 30/03/03
1) Olá, Jogo basquete há vários anos e sempre li a respeito de métodos fantásticos que aumentam a impulsão. Gostaria de saber como realmente aumentar minha impulsão para ajudar nos jogos. Se possível, me diga quais exercícios devem ser feitos ou quais músculos devo fortalecer. Também já ouvi muito sofre explosão muscular e não sei direito o que é isso, se ajuda ou não e como consigo. Grato. Fernando R. Rodrigues
2) Impulsão vertical sem o trabalho de pliometria? Qual a velocidade de execução do trabalho de força. Mário Andrade
Olá Fernando, o Consultor Prof. Chiesa (currículo):, lhe traz o seguinte:
   Fernando! o treinamento visando impulsão é um conjunto de técnicas e não apenas uma forma específica. Você necessita desenvolver mais especificamente a força máxima e a força em velocidade ou força explosiva.
   Para desenvolver a força máxima os treinamentos são muito pesados e requerem um período de treinamento de base ao longo dos anos. Este tipo de treinamento é realizado geralmente com cargas que possibilitam repetições entre 1 a 6, aproximadamente 80% a 100% da força máxima do atleta. O treino é realizado entre 2 a 4 vezes por semana em períodos predeterminados dentro dos ciclos de treinamento geralmente 4 semanas. O treinamento de força máxima possui como objetivo central melhorar a coordenação intramuscular.
   A força explosiva ou força desenvolvida por unidade de tempo poderá ser angariada por meio de técnicas de treinamento específicas do salto para ativar a coordenação intermuscular. A forma mais conhecida é por meio de saltos do chamado método de choque (conhecido equivocadamente como pliometria) idealizado por Verkhoshansky no final dos anos 50 na União soviética. Consiste, principalmente, por saltos realizados de alturas predeterminadas e particularmente algumas técnicas aplicadas de maneira específica para cada esporte. Possui um alto risco de provocar lesões naqueles que não estejam preparados em treinamentos de saltos ao longo dos anos.
   Os exercícios contra-resistência que visam desenvolver a força explosiva são realizados com cargas entre 60% e 70% da força máxima sendo realizados com a máxima velocidade na execução dos movimentos. A utilização de cargas inferiores entre 30% a 60% também são úteis ao desenvolvimento da força explosiva ou potência Fleck & Kraemer 1999. Só será elevada a carga de trabalho (peso) nos casos em que a velocidade do movimento não seja afetada.
Um ciclo de treinamento poderá ser feito utilizando-se a modificação dos estímulos de cargas ao longo do processo de treinamento, para garantir o efeito em cascata dos estímulos de treinamento. Abaixo encontra-se um modelo hipotético semestral.s

Treinamento contra resistência
Modelo imaginário para atletas com inicio fora de temporada
Meses
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Percentuais de carga
60% a 69%
70% a 79%
80% a 89%
60% a 69%
80% a 89%
60% a 69%
A escolha dos exercícios esta vinculada aos esportes, no caso do basquete os exercícios de salto realizados fora da sala de musculação, são imprescindíveis pelo fato da especificidade ser dominante a nível esportivo competitivo.

2) Impulsão vertical sem o trabalho de pliometria? Qual a velocidade de execução do trabalho de força.
Mario Andrade
   Mário como foi explicado acima não é só por meio de treinamento pliométrico que realizamos melhorias na impulsão. Os exercícios auxiliares como no caso da musculação preparam o organismo para evoluir nos chamados exercícios específicos ou esportivos. A execução dos treinamentos contra resistência sempre que possível devem ser realizados em alta velocidade pelo fato da alta velocidade do movimento, favorecer a mobilização da fibras brancas ou do tipo II fibras musculares envolvidas na produção de força e velocidade. Prof. Luiz Carlos Chieza.
Leia mais:
Impulsão Vertical


526. Expressão corporal e a dança na educação infantil - 04/04/03
Saudações. Sou professora de educação física, dança e pedagoga e atuo junto a escolas públicas com crianças e adolescentes entre 11 à 17 anos. Presto serviços com consultoria pedagógica e empresarial e meus últimos trabalhos têm sido com educação infantil, o que fez ressuscitar a paixão pelo trabalho que desenvolvi durante seis anos com esta faixa etária. No momento encontro-me em fase de elaboração do projeto de tese de doutorado em educação e pretendo fazê-lo associando minhas experiências e vivências nas áreas de formação e trabalhos realizados, porém como estive nos últimos anos envolvida com a pedagogia, me afastei um pouco da dança e da educação infantil, eis a razão de precisar de ajuda. Quero desenvolver o tema: "A EXPRESSÃO CORPORAL LÚDICA E A DANÇA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" , ou seja, pretendo aliar os fundamentos da educação psicomotora (em especial o ESQUEMA CORPORAL) e da dança como estratégia para trabalhar e explorar os pré-requisitos da alfabetização, isso através de estratégias de expressão corporal lúdica (em especial a dança). É possível me auxiliar com alguma referência bibliográfica, artigos, textos? Ficaria imensamente agradecida. Obrigada. Rosemere Neiva Poersch
   Prezada Rosemere, primeiramente queremos parabenizá-la pelo crescimento na área e convidá-la, já de antemão para vir dividir seu conhecimento conosco na Cooperativa do Fitness, seja doando seu tempo em nossa consultoria, seja nos enviando artigos e textos dentro da sua área de conhecimento, engrandecendo nosso conteúdo.
Convidamos alguns consultores para ajudá-la e recebemos a gentil colaboração da Profa. Érica Verderi, quem lhe sugere o seguinte:

   Olá Rosemere, você pode encontrar referência nos livros:
•Dança na Escola - Érica Verderi - Ed. Sprint/
•Encantando a Educação Física - Érica Verderi - Ed. Sprint/
•A Alegria de Ensinar - Rubem Alves - Ed. Artes Poéticas/
•Corpo e Fantasia no processo de Conhecimento - Eugênia Andrade - Ed. FDE/
•Questionar o conhecimento interdisciplinar na Escola - Regina Bochniak - Ed. Loyola/
•Dance Aprendendo, Aprenda Dançando - Morgada Cunha - Ed. Sagra DC Luzzatto Editores./
•Sentir, Pensar e Agir - Corporeidade e Educação - Maria Augusta Gonçalves - Papirus/
•Pedagogia da Animação - Nelson Carvalho Marcellino - Papirus/
•Dança educação - Da Pré-Escola à Universidade - Dionísia Nanni - SPRINT.

Acredito que com essas referências você possa iniciar um bom trabalho. Boa sorte!
Um abraço, Érica Verderi


527. Organização de eventos e investimentos na Ginástica Laboral - 04/04/03
Queria saber se o investimento das organizações de eventos são pagas pela própria empresa ou se é o próprio profissinal quem paga. Atenciosamente Cristiano.
Oi Cristiano, sua pergunta recebeu a atenção da Profa. Érica Verderi(currículo), quem lhe responde o seguinte:
    Olá Cristiano, sua pergunta não tem uma resposta definida... Tudo depende do que você apresenta na proposta de trabalho no contato com a empresa. Por isso, se faz muito importante uma proposta elaborada pensando em todas as necessidades no transcorrer de sua atuação junto a empresa. Se está no contrato ela tem que pagar todas as despesa de material, eventos..., se não está no contrato como responsabilidade da empresa, ela aceita a despesa ou não.
Espero ter esclarecido sua dúvida. Um abraço, Érica Verderi .

528. Atividade física em jejum para otimização da metabolização de gorduras - 06/04/03
Estou cursando Especialização em Fisiologia do Exercício e minha linha de estudo para conclusão do curso é na área de Nutrição e Atividade física. O tema de minha monografia é: "Atividade Física em jejum para otimização da metabolização de gorduras em indivíduos que não tenham tendência a apresentar um quadro hipoglicêmico". Gostaria de saber a bibliografia recomendada. Dyon Almeida Junior
   Prezado Dyon, temos como sugestão aos nossos usuários uma sessão de links de Nutrição e outros sites para pesquisa no endereço: Nutrição (procure pelo título) e Sites de pesquisa.
A Profa. Vanusa Miranda(currículo) nos retornou também uma boa referência para você, veja o que ela traz:
Oi, Dyon,
   Além da bibiografia básica de fisiologia que conhecemos (os livros), a única forma de pesquisa conhecida é atraves do site da PubMed (www.ncbi.nlm.nih.gov). É basicamente a melhor fonte de artigos onde encontramos os mais recentes artigos publicados, e antigos também. Só existe um problema, que não se encontra material em português, encontramos muitos em inglês. (Se precisar de tradução e/ou ajuda na pesquisa dos artigo conte comigo... vmsa@tutopia.com.br)
Um abraço, Vanusa.

Leia mais:
Exercícios em jejum mobilizam mais gordura?
Boa sorte !

529. A gelatina e sua proteína - 06/04/03
Prezados, Já obtive várias informações de que a gelatina é rica em proteína, cerca de 85%, porém nos rótulos das embalagens dos fabricantes mais conhecidos como a Royal, Dr. Otkler, Ducôco e etc. é apresentado uma quantidade bem inferior. A que se deve essa diferença? Aguardo retorno. Grato. André Reyes
Olá André, sua pergunta recebeu a atenção da Profa. Vanusa Miranda(currículo), e quem lhe traz o seguinte:
   Oi André Reyes, é verdade que a gelatina é um alimento riquissimo em proteínas, mas apenas a gelatina. Estamos esquecendo que estes produtos ainda possuem açúcar e aditivos (como corantes e aromatizantes e até edulcorantes) que fazem variar a porcentagem de gelatina.


530. Educação Física nos tempos primitivos - 06/04/03
Gostaria de saber sobre a Educação Física nos tempos dos Homens Primitivos . Uaniele Soares de Araújo Rocha.
   Olá Uaniele, sua pergunta é interessante e imaginamos que decidiu fazer esse levantamento a pedido de algum trabalho na faculdade ou escola. Então, vamos colaborar no sentido de despertar seu conhecimento dentro desse assunto, vejamos:
   Esta é uma questão difícil, pois quando a bibliografia menciona que o indivíduo trabalhava seu corpo desde os tempos primitivos, toma como base os estudos antropológicos e desenhos das cavernas deixados por eles mesmos e também pela dedução.
   Como o homem "das cavernas", por ser primitivo, precisava fazer esforço em diversos movimentos como subir em árvores, pular, saltar, lutar com animais, nadar e etc e tal, para conseguir sobreviver, seja para se proteger, seja para se alimentar. Tinha nestas atividades, no seu dia-a-dia, uma atividade física regular. E ainda por não possuírem carros e transportes aéreos, escadas rolantes, motocicletas e outras facilidades para se deslocarem, tinham que fazer longas caminhadas e viagens para se transportarem de um lugar a outro, quando o local em que habitavam perdia a fonte de água e alimento, como acontece com os próprios animais na áfrica, por exemplo. Só bem mais tarde o homem aprendeu a plantar e colher seus próprios alimentos, o que ainda se torna um esforço maior do que temos hoje em dia com a comodidade da vida "civilizada".
   Aliás, todo esse estudo, nos faz crer que existe uma necessidade da movimentação do próprio corpo a fim de atingir a saúde e evitar as principais doenças desenvolvidas nos seres humanos. O que é constatado a cada dia pelas pesquisas científicas atuais.
   Portanto, a afirmação de que a educação física nos tempos primitivos já era praticada é apenas uma dedução feita pelos estudiosos e poderá fazer esse levantamento pesquisando a vida dos nossos ancestrais, o homo sapiens em livros de biologia e antropologia nas biliotecas públicas de sua cidade e na internet.
Atenciosamente. Diana Primo - Licenciada pela EEFUFMG


531. Acadêmico trabalhando com a ginástica laboral - 07/04/03
Olá, sou acadêmico de Educação Fisica da Unipar em Umuarama-PR e gostaria de saber se como acadêmico posso montar um projeto e trabalhar com ginástica laboral. Desde já, obrigado! Elder de Oliveira.
Caro Elder, sua pergunta foi atendida pela Profa. Érica Verderi(currículo), quem lhe esclarece o seguinte:
   Olá Elder, se você estiver no terceiro ou quarto ano, você pode atuar como estagiário. Algum profissional formado e registrado no CREF tem que assinar seu projeto. Sozinho você não pode atuar. No site da CDOF você encontra uma sugestão de projeto para Ginástica Laboral. Boa sorte! Érica Verderi


532. Trabalho de ìliopsoas nos abdominais - 07/04/03
QUERO PARABENIZÁ-LOS PELO EXCELENTE SERVIÇO DE CONSULTORIA. GOSTARIA QUE FOSSE TIRADA UMA DÚVIDA EM RELAÇÃO À ABDOMINAIS. O EXERCÍCIO COM AS PERNAS SUSPENSAS EM UM ÂNGULO DE 90º SÓ IRÁ "TRABALHAR" OS ÍLIOPSOAS E NÃO OS MÚSCULOS ABDOMINAIS? Luciano Roberto da Silva.
Olá Luciano,
   Pelo contrário, elevar as pernas e/ou apoiá-las em um banco durante a flexão de tronco, na intenção de trabalhar o abdômen, é uma boa forma de eliminar o sinergismo (a contribuição) dos músculos íliopsoas e quadríceps priorizando o trabalho do músculo reto abdominal. O que não acontece em abdominais em que se executa simultaneamente a flexão de quadris e flexão de tronco, ou seja, levando os joelhos em direção ao peito.
Esperamos ter colaborado. Equipe do CDOF

Contamos também com a colaboração do Consultor Prof. Luiz Carlos de Moraes(currículo), lhe traz o seguinte:

   Os músculos responsáveis pela flexão dos quadris são o iliopsoas que na verdade são dois músculos: psoas e ilíaco tendo a trocânter do fêmur como mesmo ponto de inserção. Reside aí o desconhecimento da maioria das pessoas que querem fortalecer o abdome e inventam exercícios de flexão dos quadris achando estarem fazendo abdominal.
   Quando fazíamos o chamado abdominal completo começando na posição totalmente deitada (decúbito dorsal) e terminando sentado abraçando as duas pernas a coluna era quem "pagava o pato". Ou então partia-se da posição deitada com as pernas flexionadas mas, com os pés fixos em algum lugar supondo que isso aumentava a resistência do abdome. Sabe-se hoje, que na posição deitada de barriga para cima e pernas esticadas (decúbito dorsal longo), o músculo psoas exerce uma função contrária deixando de ser flexor dos quadris para ser hiperextensor da lombar, atuação conhecida como "paradoxo do psoas" (Rasch 91). Ou seja, puxa os quadris para trás aumentando a curvatura normal da coluna devido a sua posição anatômica. Essa é a razão que na execução do abdominal, porção superior, a lombar deve ficar apoiada e retificada bastando flexionar as pernas eliminando a ação do iliopsoas. Se o abdome for fraco, que normalmente é, pior ainda. O psoas também é muito usado no simples ato de andar e subir escadas e por isso no sedentário ele é naturalmente mais forte que o abdome.
   Cabe ressaltar como já dito, que os exercícios abdominais, levando-se em consideração a eficiência e segurança do aluno, seguem a premissa de aproximar a origem à inserção ou vice-versa e trabalhando contra a ação da gravidade.    Para o aumento da sobrecarga nos exercícios abdominais porção superior, podemos usar caneleiras pesadas no peito. Numa análise biomecânica a força será maior para vencer a ação da gravidade obrigando recrutamento não só do reto abdome como muito mais dos oblíquos. Um grande abraço. Luiz Carlos de Moraes CREF1 RJ 3529

533. Entrando no mercado de Ginástica Laboral - 26/04/03
Olá pessoal do "CDOF" gostaria de saber o quanto posso cobrar pela hora de ginástica laboral, e se tem um modelo de contrato, pois estou montando o meu projeto para apresentar nas empresas e gostaria de saber com é que eu faço se uma empresa me chamar para fechar o contrato, como sou leiga no assunto de contrato aguardo alguma resposta positiva. Sou Maria Teresinha formada em Ed.Física em 01/2003, estou entrando no mercado de trabalho nesta área de ginástica laboral. Obrigada pela atenção. Teresinha
Olá Terezinha, temos algumas perguntas referentes ao mesmo assunto que gostaríamos de sugerir:

Projeto:Educação Postural Na Empresa (sugestão de tabela de preços incluída)
Elaboração de contratos empresariais

Convidamos também o Dr. José Henrique Alves (currículo) para lhe aconselhar e gentilmente nos retornou o seguinte:
   Maria, A ginástica Laboral exige conhecimentos de ergonomia, biomecânica ocupacional e fisiopatologia para que possa ser executada sem o risco de lesões ocupacionais. O custo varia muito e recomendo que você busque estes conhecimentos antes de começar. Estagiar antes também é interessante. Conte comigo pro que precisar.
Sds, Henrique Alves - Work & Care Management
   Conseguimos um link de contratos para personal training (Aqui) como sugestão, que pode ser uma luz para que você desenvolva o seu próprio. Mas para isso terá que pesquisar mais sobre a ginástica laboral em sua cidade para saber como os outros profissionais estão trabalhando. E ainda sugerimos que procure um profissional habilitado para desenvolver seu contrato atendendo as suas próprias necessidades.

534. Maltodextrina - 07/05/03
Gostaria de saber maiores informações referentes ao Maltodextrina, quais os benefícios e danos que pode causar. Sem mais, Eduardo de Jesus .
Olá Eduardo, Inaugurando a participação, e aproveitamos para dar a elas as boas vindas, as Nutricionista Ana Paula Sanches e Fernanda Ferreira Poleto nos retornam o seguinte:

Ana Paula Sanches(currículo)
   A Maltodextrina é destacada por fornecer ao indivíduo maior energia e também ajudar no desenvolvimento da massa muscular, mas esses efeitos ''benéficos'' variam conforme a predisposição genética e ao ritmo de treinamento do individuo. Porém, os danos são bem maiores que os benefícios, podendo vir a sobrecarregar os rins e o fígado, gerando assim problemas renais e/ou hepáticos. Assim sendo, o ideal seria uma alimentação equilibrada, através de uma dieta personalizada segundo o perfil e o objetivo do individuo. Nt. Ana Paula Sanches.

Fernanda Ferreira Poleto(currículo)
Matodextrina
   A maltodextrina é um carboidrato complexo de alto índice glicêmico. Tem sabor menos doce que o açúcar comum (portanto pode ser melhor aceito numa bebida glicosada), mas provê o mesmo valor nutricional.
   Os atletas costumavam dizer para que se escolhesse carboidratos complexos cheios de amido para antes do exercício porque achavam que estes alimentos contribuíam para um nível estável de açúcar no sangue. Acreditavam que os carboidratos simples açucarados, em contraste, geravam um "pico de açúcar" seguido por uma "queda de açúcar" e uma reação de hipoglicemia, debilitando-os. Hoje, sabemos que o efeito de um carboidrato sobre o açúcar do sangue não pode ser determinado por ser um carboidrato simples ou complexo. Ao invés, é determinado por sua resposta glicêmica ou a habilidade do alimento em fornecer glicose à circulação sanguínea. A resposta glicêmica de uma comida é inflluenciada por muitos fatores, inclusive a quantidade de comida, conteúdo de fibras, quantidade de gordura somada, e seu modo de preparo.
   Os alimentos de alto índice glicêmico (batata, flocos de milho, mel) invadem depressa a circulação sanguínea e é melhor comê-los durante ou após o exercício. Os alimentos de índice glicêmico baixo para moderado (arroz, macarrão, bananas) entram lentamente na circulação sanguínea e são desejáveis antes do exercício, poisfornecem enerbgia contínua. Os alimentos de baixo índice glicêmico (frutose) podem eliminar a necessidade de consumir carboidrato durante exercício a longo prazo por manter os níveis de açúcar normais.
Fonte: Clark N. Guia de nutrição desportiva: uma alimentação para uma vida ativa. Trad. Álvaro Reischak de Oliveira. Porto Alegre: Artmed, 1998.


535. Tofu - 07/05/03
Por favor, gostaria de receber informações sobre o tofu. Tento seguir uma dieta para perder peso e, provando o tofu, adorei.Consigo obtê-lo sempre bem fresco em uma "mercearia japonesa". Ele é calórico? Posso comê-lo em que quantidade diária? Sofro de hipotiroidismo, tenho 49 anos e meu peso atual é de 64kg e tenho 1,65m de altura. No aguardo de sua resposta, Cordialmente. Lúcia
Olá Lúcia, convidamos as Nts. Ana Paula Sanches e Fernanda Ferreira Poleto para contribuir com a sua questão e gentilmente, elas nos retornaram o seguinte:

Ana Paula Sanches(currículo)
   O Tofu é um queijo a base de soja bastante consumido pelos orientais. Ele pode e deve ser encontrado fresco nas ''mercearias japonesas''. Quanto ao seu valor nutricional, ele é rico em cálcio, proteínas e sais minerais, além de ter um baixo teor em calorias. Pode ser consumido diariamente e sua quantidade diária varia conforme você se alimenta - se tem uma alimentação rica em cálcio (a base de leite, queijos, iogurtes) a quantidade não precisa ser tanta, já se você não ingere tantos alimentos a base de cálcio, aí sim pode estar abusando um pouco mais do tofu. Ana Paula Sanches - nutricionista.

Fernanda Ferreira Poleto(currículo)
   O tofu é feito do extrato da soja, portanto, tem proteína completa que contém todos os aminoácidos essenciais. O tofu não tem colesterol e é relativamente baixo em calorias e sódio. Surpreendentemente, aproximadamente metade das calorias do tofu vêm de gordura - gordura insaturada. O tofu é uma alternativa popular para a carne e pode ser uma fonte de cálcio para as pessoas alérgicas ao leite (Leia os ingredientes na etiqueta. Se o sulfato de cálcio não for listado, esta marca de tofu é uma fonte pobre de cálcio). É ainda protetor contra doenças do coração e câncer e é uma adição muito saudável a sua dieta.
   Tofu é achado na maioria dos supermercados na seção de laticínios. Para armazenar o tofu, escoe a água, coloque-o em um recipiente com uma tampa apertada, cubra com água fria fresca e mantenha no refrigerador. Se você mudar a água a cada dois dias, o conservará uma semana uma semana sem deteriorar.
   O próprio tofu tem muito pouco sabor; ele assume os sabores das comidas com que for preparado. Por exemplo, tofu misturado com molho de soja assume um sabor de soja; com pimenta malagueta, um sabor de pimenta malagueta.    Devido a esta versatilidade, o tofu se presta a muitas receitas: espaguete, saladas, chili, refogado chinês e até mesmo molho de salada. Para conseguir uma textura interessante, esponjosa, congele o tofu durante pelo menos dois dias.    Depois que descongelar, aperte a água (como se fosse uma esponja de cozinha), despedace o tofu em pedaços grossos e adicione-o em molho de espaguete, chili, sopas ou outros pratos.
Fonte: Clark N. Guia de nutrição desportiva: uma alimentação para uma vida ativa. Trad. Álvaro Reischak de Oliveira. Porto Alegre: Artmed, 1998.

   Observação: a quantidade a ser ingerida deve ser indicada por um profissional que faça uma avaliação nutricional pessoalmente. Lembre-se que a alimentação deve ser variada e balanceada, portanto nenhum alimento é mágico, é poderoso o suficiente para nutrir o corpo sozinho (exceto o leite materno para os bebês). Não esqueça que se o tofu não for enriquecido com cálcio, ele não deve substituir o queijo, para não causar uma deficiência de cálcio na dieta.

536. O excesso de cálcio aumenta a pressão arterial? - 11/05/03
Gostaria de saber se o excesso de cálcio aumenta a pressão arterial? O cálcio está relacionado com a contração muscular... Adriano Cota Lima
Oi Adriano, quem nos retornou um esclarecimento foi a Nt. Fernanda Ferreira Poleto(currículo), veja o que ela diz:
   O cálcio participa de forma importante em múltiplas funções biológicas tais como: contração muscular, excitabilidade neuromuscular, permeabilidade das membranas celulares, coagulação, etc. Na atualidade, se estuda a interação entre este oligoelemento na fisiopatologia da hipertensão essencial (de causa desconhecida) e da induzida pela gestação.
Estudos epidemiológicos em mulheres grávidas e não grávidas sugerem uma relação inversa entre o cálcio ingerido na dieta e a hipertensão. Esta afirmação está assegurada por trabalhos realizados por diversos autores.
   Fonte: Sánchez JMB, Padilla SPP. El calcio en los estados hipertensivos del embarazo. Rev Cubana Obstet Ginecol 2000; 26(1):41-7.

Um abraço .
537. Aumento de Massa , alimentos e horários corretos- 11/05/03
QUAIS OS ALIMENTOS CERTOS PARA AUMENTAR A MASSA MUSCULAR, HORÁRIOS QUE DEVEM SER INGERIDOS SENDO QUE O INDIVIDUO PRATICA NATAÇÃO E MUSCULAÇÃO. Bruno Anthony Kaefer - estudante.
Prezado Bruno,
   Segundo a Nt. Ana Paula Sanches(currículo) , para o ganho de massa muscular não devemos jamais esquecer das proteínas (para um praticante de musculação o quantia de prot. pode ser de 2g de prot./Kg de peso/dia), assim sendo não é preciso ir buscar em suplementos esta fonte, pois uma boa alimentação pode perfeitamente atingir este valor. Não devemos também esquecer dos carboidratos, fundamentais para o fornecimento de energia (tanto para fazer exercícios anaeróbios como aeróbios, do caso da natação).
   Com isso uma boa alimentação deve ser: fracionada (de 5 a 6 refeições/dia), rica em carboidratos e proteínas antes do treino (ex.: pão integral+peito de peru + queijo ou vitaminado de leite + banana + aveia ou iogurte +banana), após o treino deve-se repor o perdido (alimentação não muito pesada - batata + frango ou macarrão + frango grelhado ou pão+ presunto+queijo , sempre se lembrando, é claro, da salada!). Muito líquido (na forma de água ou suco natural). Treino de até 1 hora de duração apenas água é suficiente (durante o treino), já treinos com mais de 1 e 1/2 hora pode-se ingerir bebidas glicosadas durante o treino. E no caso de treinos com duração igual ou superior a 3 horas - deve-se intercalar bebida + alimento (Ex.: barra de cereal ou presunto+ bebida glicosada). Ana Paula Sanches - nutricionista
Um abraço .

538. Estou um pouco abaixo do peso ideal - 11/05/03
Olá! Tenho 26 anos e estou "um pouquinho" abaixo do peso ideal. Tenho 1.80 de altura e 58Kg. Peço um aconselhamento sobre como atingir meu peso ideal. Acho que tenho um biotipo magro. Ninguém na minha família é gordo (muito gordo). Não sou totalmente sedentário, praticando exercícios pelo menos três vezes por semana. Aguardo ansioso! Obrigado. Michel Aparecido Marra da Silva.
   Realmente você se encontra abaixo do peso recomendado pela Organização Mundial de Saúde, veja aqui. Mas, como já deve ter pesquisado a questão genética conta muito, pois pessoas com o biotipo ectomorfo, ou seja, alto e magro como você, geralmente, são consideradas indivíduos de metabolismo alto, os quais gastam energia com muita facilidade. Você está buscando a coisa certa, está tentando ganhar peso através dos exercícios, mas precisamos saber se estes exercícios não são aqueles em que se utiliza a gordura como fonte prioritária de energia, como os aeróbios (natação, corrida, caminhadas, ciclismo, etc...). O aumento de massa magra, que seria o ideal em termos de saúde, poderá conseguir com a Musculação e deve evitar inicialmente os aeróbios.
   Outra coisa é que você provavelmente aumentando a atividade física vai aumentar mais ainda seu metabolismo então precisa ter uma alimentação compatível para suprir todo este gasto energético e se no final das contas ficar faltando alimento/nutrientes...vai emagrecer mais... horrível não é? Portanto, pra conseguir ganhar peso vai precisar de uma ajudinha de uma Nutricionista e de um Profissional de Educação física especializado em Musculação. Pois o professor lhe guiará no treinamento e analisará se suas atividades cotidianas, também não estão favorecendo sua perda de peso. Ok?
E no final das contas conseguirá atingir seu objetivo. Diana Primo.

Sugestão de leitura:
Como fazer a contagem de CALORIAS DOS ALIMENTOS
Cálculo de Calorias despendidas com atividades físicas e ocupacionais (quadro)
Dieta para ganhar peso
Como fazemos para calcular nosso Balanço calórico Negativo (para emagrecer) e balanço calórico positivo (engordar)?
Ectomorfo ganhando massa e perdendo excesso de gordura

Um abraço . Equipe do CDOF

 

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|