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3746. A hidroginástica pode ser aplicada para crianças- 14/07/2008
Gostaria de saber se a hidroginástica pode ser aplicada para crianças .A partir de que idade e quais são seus benefícios? Aline Cristina do Nascimento Santos
Oi Aline, veja a participação da consultora Profa.Ms. Linda Denise Fernandes Moreira Pfrimer(currículo) que gentilmente lhe sugere:
   A hidroginástica é uma modalidade que proporciona o desenvolvimento da aptidão física geral, com melhora do condicionamento cardiorespiratório, da força muscular e da flexibilidade, além de contribuir para o desenvolvimento da propriocepção, da coordenação motora e do equilíbrio corporal. Todos esses fatores são preconizados como benéficos no treinamento físico de crianças, portanto, a hidroginástica pode perfeitamente ser proposta para este público. Contudo, há que se tomar um grande cuidado, pois a abordagem das crianças através dos exercícios físicos deve ser feita de forma lúdica e imaginativa, sem que a criança execute os movimentos preocupada com o número de repetições ou a intensidade dos exercícios.
  Uma aula de hidroginástica para crianças deverá respeitar o estágio de desenvolvimento bio-psicológico das mesmas. Assim, o nível da água na piscina deverá se ajustar ao tamanho das crianças (água entre a cicatriz umbilical e o apêndice xifóide), para que elas consigam se locomover com liberdade, porém aproveitando a resistência da água para a promoção de uma maior intensidade de esforço. Tanto o aquecimento como a parte principal da aula deverão propor atividades que solicitem o sistema neuromuscular e cardiorespiratório através de brincadeiras, estafetas, tarefas a serem cumpridas, desafios, jogos, dentre outros. A música poderá ser amplamente explorada durante as aulas, podendo-se trabalhar com diferentes ritmos gerando diferentes padrões de movimento na água. Além disso, é interessante a introdução de diferentes materiais, aos poucos, durante as aulas, para que as crianças trabalhem e experimentem formas, cores, tamanhos e movimentos diversificados.
   Lembrem-se, a hidroginástica, assim como muitas outras modalidades de exercícios, pode ser proposta para o público infantil, desde que a aula inteira seja planejada em função das crianças, para que o exercício seja apenas uma conseqüência da diversão e do entretenimento.

Leia mais:
Crianças na Hidroginástica

3747. Avaliação física da terceira idade para aulas de hidroginástica- 14/07/2008
Olá, gostaria de saber onde posso encontrar um protocolo adequado para avaliação física de alunos de terceira idade para aulas de hidroginástica? Desde já agradeço a atenção. Carla Picolotto
Oi Carla, veja a participação da consultora Profa.Ms. Linda Denise Fernandes Moreira Pfrimer(currículo) que gentilmente lhe sugere:
   Até o momento, não foi validado nenhum protocolo de testes físicos realizados na piscina específicos para idosos. Porém, isso não atrapalha em nada o trabalho do professor de hidroginástica já que é possível utilizar os mesmos testes de capacidade funcional realizados fora da água para avaliar a aptidão física do idoso conseguida através do treinamento com a Hidroginástica. O idoso treina através da hidroginástica visando executar melhor suas tarefas do dia-a-dia fora da água, então os testes comuns realizados fora do meio líquido são adequados. No livro Avaliação do Idoso – física e funcional, editado por Sandra Marcela Mahecha Matsudo, você terá acesso a inúmeros testes físicos e funcionais, além de vários questionários que lhe possibilitarão acompanhar o rendimento dos seus alunos idosos.
Leia mais:
A avaliação do nível de força em idosos
Avaliação física para terceira idade na hidroginástica
Capacidade aeróbia na hidro para terceira idade

3748. Aulas de hidro separadas por objetivo- 14/07/2008
Hoje em dia as aulas são divididas em aeróbias e neuromusculares ou não existe essa diferença nas aulas de hidroginástica? E se existe Por que? Marcelo Peres
Oi Carla, veja a participação da consultora Profa.Ms. Linda Denise Fernandes Moreira Pfrimer(currículo) que gentilmente lhe sugere:
  Atualmente, o termo Hidroginástica significa nada mais do que exercícios físicos realizados no meio líquido, predominantemente na posição vertical, utilizando-se as propriedades físicas da água como recursos de assistência ou resistência ao movimento. Existem inúmeras subdivisões da Hidroginástica, como a hidroaeróbica, a hidrolocalizada, a hidropower, dentre outras.
   Dependendo do objetivo da aula, ela poderá englobar exercícios visando o condicionamento cardiorespiratório do aluno, ou o trabalho neuromuscular (força), ou ainda, os dois objetivos em uma mesma aula. Se o público participante das aulas de Hidroginástica estiver praticando outra atividade aeróbia além da Hidro, neste caso o professor de Hidro poderá optar por enfatizar o trabalho neuromuscular em suas aulas, ou vice-versa. Contudo, na grande maioria dos casos, os alunos de Hidroginástica praticam somente esta modalidade, e se isso ocorrer, tanto o condicionamento cardiorespiratório quanto o neuromuscular deverão estar presentes em todas as aulas, já que ambos fazem parte da recomendação do Colégio Americano de Medicina Desportiva como componentes essenciais para a saúde das pessoas. O que normalmente ocorre é que dependendo da fase da periodização do treinamento de uma determinada turma, o treino aeróbio ou o neuromuscular terão ênfase durante as aulas.

3749. A gestante pode ficar em decúbito frontal (barriga para baixo) na hidro? Cuidados com a gestante na Hidro- 14/07/2008
Só para uma pequena discurssão com meu colegas, sou professor de hidroginastica a 14 anos e minhas alunas perguntam bastante e respondo quando tenho certeza, mas o quero saber é se a gestante pode ficar de barriga pra baixo, de bruços na água, segundo matéria lida dizia a pressão hidrostática pressionava e sufocava o bebê. Tambem quanto ao abdominal na água se as mesmas podem tudo. Desde já agradeço. Jose Audenicio da Silva
José, a consultora Profa.Ms. Linda Denise Fernandes Moreira Pfrimer(currículo) opina o seguinte:
A hidroginástica trás inúmeros benefícios para as gestantes:
- Ajuda a controlar o aumento de peso na gravidez pois promove um gasto calórico intenso com o trabalho contra a resistência da água;
- Alívio da sobrecarga articular, já que na água existe o empuxo (uma pessoa em pé com a água no nível dos ombros chega a pesar somente 10% da massa corporal normal fora da água);
- Diminuição do inchaço nas pernas e pés, pela ação da pressão hidrostática e do empuxo, que facilitam o retorno venoso;
- Diminuição da circulação periférica com o aumento do volume de sangue central. Cerca de 900 ml de sangue são deslocados para o centro do corpo da gestante, garantindo mais oxigênio e nutrientes para o bebê;
- Possibilita a prática da atividade física com valores seguros de PA, mais baixos do que seria se a gestante estivesse fora da água;
- termorregulação facilitada na água;
- Fortalecimento muscular e correção postural.

    Desta forma, a gestante se sentirá muito bem em uma aula de hidroginástica desde que sejam tomados certos cuidados:
1. Entrar e sair da piscina pela rampa ou escada;
2. Evitar exercícios em decúbito dorsal(costas) por mais de 3 min (depois do 4º mês) já que o peso da barriga pode comprimir a veia cava e a artéria aorta, causando hipóxia para a mãe e o próprio feto;
3. Cuidado com exercícios de flexibilidade muito intensos, pois as grávidas estão sob o efeito da relaxina, hormônio que faz com que todas as articulações do corpo da gestante fiquem mais frouxas, com maior instabilidade e maior risco de lesões;
4. Sempre que possível utilize o frequencímetro para o controle da FC. A gestante deverá trabalhar a no máximo 75% da FCmáx ou no estágio 7 em uma escala de 0 a 10 de percepção subjetiva de esforço;
5. Ao sinal de dor, interrompa o exercício;
6. Aproveitar a pressão da água para o trabalho dos músculos envolvidos na respiração;
7. Após o 4º mês, trabalhar em base de sustentação mais larga, sempre com pernas afastadas (evitando bater os joelhos na barriga).
8. Evitar movimentos excessivamente vigorosos, principalmente saltos para fora da água;
9. Após o quinto mês evite movimentos de rotação de tronco, já que a barriga grande se transforma em uma enorme superfício de atrito com a água;
10. Evitar a manobra de valsalva (ficar em apnéia por longo período);
11. Gestantes devem se exercitar com água até 31º C, para facilitar a termorregulação. NUNCA treinar em água com temperatura acima de 32º C, já que o bebê ainda não sabe fazer termorregulação e as altas temperaturas são bastante prejudiciais a ele.

   Não há perigo nenhum em gestantes praticarem exercícios de barriga para baixo, o cuidado deve ser tomado para não passarem mais de 3 minutos de barriga para cima. Os abdominais são recomendados, devendo-se evitar as rotações de tronco após o 5º mês.

3750. Padronização dos métodos de treinamento na hidroginástica- 15/07/2008
Qual o melhor padrão, o procedimento metodológico ideal desenvolvido pelo professor de hidroginástica, e em que nível se classifica com relação a atuação dos profissionais dos outros países? Essa é uma questão que pretendo utilizar como fonte de pesquisa para o mestrado, seria de grande valia, contribuindo pra expansão de nossos conhecimento e valoriazação. Obrigada. CINTIA LIVIA MIRANDA SCHER
Olá Cintia, vamos ver posição de nossa consultora Profa. Renata Nakata Teixeira(currículo):
   Cara Cíntia, Felizmente não existe um "padrão ideal" que deva ser adotado por professores de hidroginástica. Esta tendência de se padronizar procedimentos metodológicos, como você mesmo citou, limita e subestima o conhecimento e a capacidade dos profissionais de Educação Física. Um trabalho de qualidade deve ser baseado em estudos científicos que atualmente são escassos nesta área. Boa sorte e sucesso em seu Mestrado.

3751. Como conseguir reservar espaço público para recreação?- 15/07/2008
Como fazer uso de um espaço público como, parques e praças em prol do lazer e da recreação dos alunos ou até mesmo da população em geral e quanto à dificuldade de agendar-se horários nos locais que deveriam ser públicos, e que na verdade servem interesses de uma minoria? Antônio Rodrigues de Souza
Antônio, vamos ver posição do nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo):
   Olá Antônio, parabenizo pelo desejo de manifestar os interesses do lazer em benefícios da comunidade. Primeiramente você deve se dirigir a administração do parque ou da praça em que deseja realizar a sua atividade, levando um projeto de inclusão de atividades de lazer e recreação naquele local, informando objetivos, publico alvo, período de execução e desenvolvimento. Algumas praças precisam de autorização via prefeitura. Se informe e boas atividades, depois nos comunique como esta sendo realizado seu projeto.
Referências Bibliográficas
Organização das Atividades de Recreação - NICANOR MIRANDA - Editora: ITATIAIA

Prof. Volney Paulo Guaranha® – cref 008838/SP

3752. Recreação na Escola- 15/07/2008
A maioria das atividades ministradas nas aulas das séries iniciais são recreativas, gostaria de saber se para trabalhar com recreação a escola me dá algum tipo de noção, ou não tem nada a ver? Sandra Mara Silveira - Profa. E.F.
Sandra, vamos ver posição do nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo):
   Olá Sandra, a indústria da recreação esta presente em uma série de segmentos voltados não só à educação mas também ao lazer. Na educação infantil, em escolas existe sim a preocupação com o processo pedagógico do educando e a busca de suas potencialidades quanto ao desenvolvimento motor, afetivo, cognitivo e social. Nada impede de você aplicar as atividades que são inseridas na escola em qualquer outro local. Prof. Volney Paulo Guaranha® – cref 008838/SP

Referências Bibliográficas
A criança em movimento. Jogo, prazer e transformação. São Paulo. FTD. 1998. GALLARDO, Jorge Sergio Pérez
Manual teórico Pratico de Educação Física - Maria Rodrigues - Ed icone

3753. Histórico dos jogos de estafeta- 15/07/2008
Estou precisando de um grande favor, preciso conseguir um histórico dos jogos de estafeta (onde surgiu, quando, por quem etc), para um trabalho da faculdade e não encontrei em site nenhum. Será que você poderia me ajudar? Desde já agradeço, Lucas
Lucas, talvez essa resposta não atenda seu trabalho por já ter passado, mas fica a informação a fim de ajudar outros internautas, veja o que o nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo) nos traz:
   Olá Lucas, você irá encontrar em literaturas específicas da recreação e lazer. Pesquise nestas obras que você encontrará algumas respostas para sua pergunta. Segue algumas publicações que podem te auxiliar nesta questão.

Referências Bibliográficas
Recreação, jogos recreação - Solange L. F., Adriana G. B., Luciana C. F., Magda D., Rosana H. Paulo – Sprint
Jogos dirigidos, para grupos, recreação e aulas de E.F. - Silvino José Fritzen - Petrópolis
100 JOGOS PARA GRUPOS - Ronaldo Yudi K. Yozo - Ágora - 1996
200 Jogos Infantis. Editora: Itatiaia. Nicanor Miranda
210 Jogos Infantis. Editora: Itatiaia. Nicanor Miranda
268 jogos infantis. Rio de Janeiro. Vila Rica: 1991. PIMENTEL, Figueiredo & RABELO, Vitória.

Sem mais,
Prof. Volney Paulo Guaranha® – cref 008838/SP

3754. Se o que planejei não deu certo o que fazer na recreação?- 15/07/2008
Como preparar uma aula dinâmica e quando mudar de atividade durante a aula? Se tudo que planejei não for bem sucedido na aula o que devo fazer? Priscila Andrade
Priscila, veja o que o nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo) nos traz:
   Olá Priscila, primeiramente você conhecer o perfil de seu público para obter sucesso em sua dinâmica. Caso você não conheça, como na maioria das atividade de recreação, você deve ter um leque de opções de atividades já preparadas, pois servirão de suporte para a realização das mesmas. Existem no mercado diversas publicações de dinâmicas. Pesquise o assunto que queira abordar e comece a produzir o material necessário e mãos a obra.
Prof. Volney Paulo Guaranha® – cref 008838/SP

Referências Bibliográficas
Dinâmicas e Recreação e jogos - SILVINO JOSÉ FRITZEN - Editora: VOZES
Dinâmica de Grupo. Rio de Janeiro. Qualitymark, 1999. MILITÃO, Albigenor & Rose. S.O.S
Dinâmica de grupo - Balduíno A. Andreola - Vozes - 2003

3755. Atividades para pais e filhos- 15/07/2008
Todos os anos no dia dos pais tenho que realizar atividades para pais e filhos... são mais de 500 pessoas dentro de um ginásio. Gostaria de sugestões de dinâmicas para grandes grupos animadas porque as minhas se esgotaram...estou muito repetitiva. Fernanda
Fernanda, veja a sugestão de nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo) :
   Olá Fernanda, uma excelente opção para obter sucesso é a realização de uma Matroginástica (arte de exercitar o corpo entre pais e filhos) ou então o planejamento de gincanas de estafetas e gincanas de circuito. No próprio site do CDOF você irá encontrar estas respostas. Boa sorte e depois nos passe as atividades que você planejou. Sem mais, Volney
Prof. Volney Paulo Guaranha® – cref 008838/SP

Referências Bibliográficas
Matroginastica – Mauro Guselinni

3756. Recreação com pneus- 15/07/2008
GOSTARIA DE SABER SE A TEM ALGUMA AULA DE RECREAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 6 ANOS UTILIZANDO PNEUS? ROSANGELA
Rosangela, veja a sugestão de nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo) :
   Olá Rosangela, este equipamento é rico de ser explorado. Os pneus podem ser deslocados de um lado para o outro com o auxilio da criança, sozinhas ou em grupos, transpor entre eles por cima e por dentro, rolar sobre os pneus, brincadeiras do coelho sai da toca é uma ótima opção de atividade, montar desenhos com as crianças, como por exemplo, um foguete feito de pneus introduzindo uma historia no contexto, utilizar as técnicas de pintura em pneus, trabalhando coordenação motora fina, criatividade e depois brincar com os pneus. Isso são apenas uma prévia de atividades que você pode realizar, mas se utilizar da capacidade criadora sua irá realizar ótimas atividades. ROSANGELA
Prof. Volney Paulo Guaranha® – cref 008838/SP
Referências Bibliográficas
Recreação 1000 com Acessórios - Guilherme

3757. Trabalho de recreação em condomínio- 15/07/2008
Sou recém formada em E.F e iniciei uma trabalho em condomínio para um grupo de 8 alunos. Gostaria de realizar uma atividade que possa chamar a atenção de todo do condomínio para a prática da atividade física, e gostaria de fazê-lo de forma lúdica, com gincanas, brincadeiras, porém não tenho experiência na área. Tenho dúvidas se conseguiria com brincadeiras e recreação prender a atenção de todas as populações e assim atingir meu objetivo.
Muito obrigada e parabéns pelo site. Ariana Mertins
Ariana, veja a sugestão de nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo) :
    Olá Ariana, você deve fidelizar os seus clientes, realizando atividades em que todos moradores do condomínio saibam da existência de sua presença. Como dica sugiro um plano de marketing forte em elevadores e correspondências via folders para a casa dos moradores. Deixe sempre uma programação anexada em algum local de fácil visualização com cores fortes e vibrantes, além de estar uniformizada com fantasias ou adereços para atrair novos moradores.
Sem mais,
Prof. Volney Paulo Guaranha® – cref 008838/SP

Referências Bibliográficas
Jogos recreativos para clubes, academias, hotéis, acampamentos, spas e colônias de férias - Hector Civitate

Leia mais:
Colônia de Férias para condomínio
Prestações de serviços em condomínios
Projeto de Recreação para escolas e condomínios fechados
Recreação em condomínios e a burocracia
Projeto de recreação para condomínios e sua burocracia

3758. Gincana de Habilidade para 5ª a 8ª - 15/07/2008
Sou aluna de Educação Física, e preciso de uma ajuda. Tenho que bolar uma gincana de habilidade, para alunos de 14 à 18 anos. Vocês podem me dar algumas dicas? Edmárcia Teixeira
Edmárcia, veja a sugestão de nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo) :
   Olá Edmarcia, Você poderá executar as atividades de gincanas para este público dando desafios a eles, como por exemplo, perguntas e respostas (tipo passa ou repassa), além de aplicar gincanas de estafetas e/ou circuitos. Segue sugestões bibliográficas. Prof. Volney Paulo Guaranha® – cref 008838/SP

Referências Bibliográficas
Recreação na Sala de Aula 5º a 8º Série - Elizabeth Silva
Jogos diversões em grupo - Volney J. Berkenbrock - Vozes - 2002.


Leia mais:
Gincana de habilidades

3759. Ludicidade nas aulas de natação- 15/07/2008
Após três anos acompanhando profissionais de natação observei um desgaste e um tédio crescente nos praticantes...Gostaria de implementar a parte lúdica para adultos nas aulas que eu faço...haveria alguma didática sobre isso ou sites de pesquisa? Desde já agradeço. Dirce Rodrigues
Dirce, veja a sugestão de nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo):
    Olá Dirce, existem algumas literaturas referentes à pratica de recreação e a ludicidade no meio liquido. Segue referências links em que você ira encontrar estas informações. Prof. Volney Paulo Guaranha® – cref 008838/SP
Referências Bibliográficas
Recreação aquática - Claudia Alexandre Queiroz - SPRINT
Jogos e Brincadeiras Aquáticas - Edson Luiz de Lima - Ed. fontoura
www.sprint.com.br e www.phorte.com.br

3760. Jogos cooperativos para adolescentes- 15/07/2008
JOGOS COOPERATIVOS PARA ADOLESCENTES. TIO QUINHO
Tio Quinho, veja a sugestão de nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo):
   Olá Tio Quinho, os jogos cooperativos para adolescentes são praticamente os mesmos aplicados ao público adulto, o que irá diferenciar as atividades são suas habilidades na execução das atividades, ou seja, a abordagem que você comandará as atividades. Boa sorte e bom trabalho.
Prof. Volney Paulo Guaranha® – cref 008838/SP
Referências Bibliográficas
Jogos Cooperativos - Fabio Brotto- Santos, 1997, ed. Projeto cooperação.
Jogos Cooperativos -Jader Denicol do Amaral
Jogos Cooperativos para educação infantil - REINALDO SOLER - Rio de Janeiro. Sprint: 2003.

3761. Meu filho é muito magro- 15/07/2008
TENHO UM FILHO DE 14 ANOS QUE PESA 42 KG, ALIMENTA POUCO, TEM 1,71cm, SUA MASSA MUSCULAR É PEQUENA, ELE E MUITO MAGRO E ISSO TEM TRAZIDO MUITOS PROBLEMAS. ELE SE ACHA MUITO MAGRO E NEM DE CASA QUER SAIR MAIS. GOSTARIA DE SABER QUAL O SUPLEMENTO ALIMENTAR ELE PODE USAR E QUAL ATIVIDADE ESPORTIVA E MAIS ACONSELHADA PARA SUA IDADE. SANDRA REGINA ROCHA GOMES
Prezada Sandra, veja a o retorno de nossa consultora Profa.Esp. Melina Branco Barbosa Corrêa(currículo):
   Cara Sandra, a atividade esportiva a ser praticada deve ser escolhida por ele. Deve ser uma atividade que ele goste e que se sinta motivado. Quanto a suplemento alimentar e orientações a respeito de alimentação quem pode dar a melhor orientação é uma nutricionista. Boa sorte!! abraço . Melina

Veja a participação também do nosso consultor Prof. Esp. Marcelo Barros de Vasconcellos (currículo):
   Sandra, Por volta dos 12 anos às crianças manifestam o “segundo crescimento”, sua filha pode ter atrasado este processo e crescido bastante e o corpo precisa de alguns meses para se reajustar ao novo tamanho. A realização da atividade de ser compartilhada com a sua filha, para que você não inicie uma modalidade que ela não tem afinidade e logo desanime.
Sugiro a consulta ao nutricionista para maiores informações sobre alimentação adequada. Grande abraço, Marcelo Barros

Leia mais:
Algumas dicas para nutrição de adolescentes

3762. Trabalhando com crianças pequenas sem a plataforma na piscina- 15/07/2008
Comecei a dar aula de natação infantil em uma escola particular, para crianças de 3 a 6 anos mas deparei com algumas dificuldades como piscina profunda (1,30m), 5 alunos por turma com tempo máximo de 15 minutos e diferentes níveis de aprendizado. Sei que a plataforma me ajudaria mas a escola não pensa e adquirí-la no momento. Gostaria de algumas dicas de como trabalhar a adaptação ao meio líquido e a iniciação ao nado nessas condições. Obrigada e um abraço a todos! Márcia Cardoso
Márcia, veja a o retorno de nossa consultora Profa.Esp. Melina Branco Barbosa Corrêa(currículo):
   Cara Márcia, apesar das dificuldades: pouco tempo, grupo heterogêneo e piscina profunda, o trabalho tem que ser feito.
Nestas situações adversas é que crescemos e que criamos as estratégias mais criativas. Posso te dar algumas dicas que me serviram mas você tem que adequar a sua realidade criando suas aulas com o material que tem.
   Grupos heterogêneos são complexos para manter o envolvimento e a motivação. Nestes casos o tratamento para cada um deve ser diferenciado com o cuidado de não diminuir os fracos nem enaltecer excessivamente os mais habilidosos. Acredito que pode se beneficiar das diferenças se conseguir unir o grupo.
   Para contornar as dificuldades da piscina profunda o espaguete é um material de apoio importante. Em um grupo de 5, colocaria 3 com apoio do espaguete enquanto auxílio dois alunos. Tudo muito próximo e dinâmico. No caso de alguns não conseguirem ficar no espaguete, estes ficam com você o tempo todo enquanto os outros trabalham com o espaguete.
Este material permite a adaptação ao meio e também o início do trabalho de pernas.
O mais importante é seguir em frente fazendo um bom trabalho mesmo com as dificuldades que possam surgir.
Boa sorte. abraço, Melina

Veja a participação também do nosso consultor Prof. Esp. Marcelo Barros de Vasconcellos (currículo):
   Márcia Cardoso, Preze pela segurança em primeiro lugar nas suas aulas, acredito que essa dificuldade seja divida por muitas professores de natação pelo Brasil. Sugiro uma adaptação com material “macarrão”, de maneira que você trabalhe distâncias curtas (2m à 3m) com cada criança, sempre caminhando de costas para não perder a visão dos outros alunos e retornando de frente. Mantenha o contato visual com eles e troque de aluno a cada 30”. Bom êxito nas suas aulas,
Sugiro a leitura do livro
- MASSAUD, M.G. Escola de Natação. Montagem e administração, organização pedagógica do bebê à competição. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.
- VASCONCELLOS, M. B. Natação Natural: Brincando e aprendendo a nadar com os animais. Rio de Janeiro: Shape, 2007.

3763. Como o pai pode ajudar no desempenho do atleta da natação?- 15/07/2008
Minha filha faz natação queria algumas dicas de exercícios para ela treinar em casa, para ficar mais competitiva. Não tenho piscina, e quero que ela ganhe mais fôlego e mais força nas pernas?Pablo Ribeiro Medeiros de Melo
Pablo, veja a opinião da consultora Profa.Esp. Melina Branco Barbosa Corrêa(currículo):
   Caro Pablo, o mais importante para que sua filha se interesse pela competição, é ela gostar do esporte que pratica. Para isso, ela deve praticar este esporte, no clube, na academia, etc... com um profissional especializado sem intervenção ou reforços externos. Como pai você pode apoiar, acompanhar, valorizar as conquistas. Proporcionar uma alimentação balanceada também ajuda. Você ainda pode auxiliar criando a oportunidade dela brincar ao ar livre, correndo, andando de bicicleta, atividades que vão colaborar para seu desenvolvimento e facilitar a prática de qualquer esporte que ela se interesse.
Através de atividades lúdicas e prazerosas sua filha pode ganhar o fôlego e a força nas pernas que você procura.
Boa sorte!!!! Melina

Veja a participação também do nosso consultor Prof. Esp. Marcelo Barros de Vasconcellos (currículo):
   Pablo, os exercícios que possuem características semelhantes à natação vão ajudar na melhora do desempenho da sua filha. Ela pode usar a praia para se exercitar e todas as outras modalidades ligadas à água (pólo aquático, nado sincronizado, mergulho, surf). Sugiro o trabalho em casa de percepção corporal na frente do espelho, onde ela faz uma análise da braçada dela e compara com vídeos de nadadores recordistas. Exercícios aeróbios (caminhada, esteira, bicicleta e corrida) vão ajudar na melhora do fôlego da sua filha. Grande abraço, Marcelo Barros

3764. É necessário um salva-vidas na aula de natação ?- 15/07/2008
Gostaria de saber se um professor pode ficar numa piscina com seus alunos sem a presença de um guardião, sendo que se trata de uma piscina de condomínio. Aguardo resposta, obrigada. Elisabete Souza da Costa
Pablo, veja a opinião da consultora Profa.Esp. Melina Branco Barbosa Corrêa(currículo):
   Cara Elisabete, acredito na necessidade de se ter um salva-vidas nas piscinas de condomínios mas não existe esta preocupação por parte das administradoras nem dos síndicos. A aula em si, não apresenta problemas, pois estamos acostumados a dá-la sem a presença de salva-vidas, o que nos torna responsáveis pelo aprendizado e a segurança de nossos alunos. O grande problema não é o professor dar a aula sem um guardião, mas sim esta piscina não ter um guardião para quem não está em aula. A grande preocupação deveria ser com a ausência de um guardião nas diversas piscinas em todos os novos condominios. A responsabilidade da segurança dos alunos em aula independe da presença do salva-vidas, tanto que academias não tem este serviço. Boa sorte!!!! abraço, Melina

Veja a participação também do nosso consultor Prof. Esp. Marcelo Barros de Vasconcellos (currículo):
   Por lei toda piscina de uso público deve estar sob supervisão de um guardião de piscina, entretanto para professores de educação que possuem a carteira de guardião (estão habilitados) de piscina não se faz necessário o guardião. Sugiro propor ao síndico que normalize a situação para todos os condôminos possam adentrar na piscina com mais segurança. “Prevenção é a ciência das atitudes, que modifica, do acaso para o previsível” Maiores informações podem ser obtidas no Grupamento marítimo do corpo de bombeiros G-MAR. Grande abraço, Marcelo Barros

 

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