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Ter, 23/12/08 7:26

PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES AO CDOF RESPONDE
CONSULTORIA GRATUITA CDOF

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1988. Spinning ou Natação para perda de peso ?- 25/10/2005
Gostaria de saber qual é o exercício mais indicado para perda de peso e para obter maior resistência física? Spinning ou natação? Priscila da Silva
Olá Priscila, em atenção a sua questão nossa consultora Profa.Esp. Melina Branco Barbosa Corrêa(currículo) lhe esclarece:
   Olá Priscila, antes de qualquer coisa a Natação não deve ser citada como uma atividade que não proporciona perda de peso. O que acontece é que para que se alcance esta meta à pessoa deve saber nadar bem para poder fazer um treino com a intensidade necessária para queima calórica. Já o spinning não apresenta dificuldades para sua execução e vai permitir perda calórica mais imediata. No caso da resistência acontece o mesmo.
   É bom lembrar, que além de escolher a atividade que lhe proporcione queima calórica é muito importante conseguir uma atividade que você tenha satisfação ao praticar. Esta satisfação vai lhe motivar e fazer com que permaneça mais tempo praticando o que é muito importante na manutenção da perda de peso e da sua resistência. Boa sorte . Abraço
Melina

Vamos ver a opnião de nossa consultora Profa. Cláudia Melem(currículo):
   A Natação é um trabalho cardiorespiratorio e vascular excelente, que produz perda de peso quando realizada de forma constante e regular, mas a longo prazo. Para perda de peso eu acho que o Spinning + uma reeducação alimentar, ou a esteira + reeducação + hidro, terão um resultado excelente.

1989. Hidrofobia - medo de água- 25/10/2005
Estou iniciando tcc de Educação Física e gostaria de saber como posso conseguir material científico sobre hidrofobia - medo de água. Obrigada. Mariângela Corrêa Manéa
Oi Mariângela, vamos ver o que lhe indica a nossa consultora Profa.Esp. Melina Branco Barbosa Corrêa(currículo) :
   Olá Mariângela, sei que a bibliografia para este tema não é a mais extensa, mas pode complementar com livros de psicologia. Tenho a indicação de dois artigos interessantes mas que estão em espanhol.
- Abadia,O et al. Ef Y Deportes Revista Digital . Hidrofobia uma experiência prática. Año 3. Nº 11. Buenos Aires, Octubre 1998.
- Santiago,A.G.;Gonzáles,M.Z. Ef Y Deportes Revista Digital . Eu miedo a los aprendizaies motores. Fatores Implicados.
Año 8 - N° 48 .Buenos Aires, Mayo de 2002
   Fobias são medos persistentes e irracionais de um objeto específico, atividade, ou situação consideradas sem perigo, que resulta em necessidade incontrolável de evitar este estímulo. Se isto não é possível, o confronto é precedido por ansiedade antecipatória e realizado com grande sofrimento e comprometimento do desempenho.
   Pela minha experiência posso lhe dizer que no caso da água a fobia é bastante variável, pois algumas vezes me deparei com medo do desconhecido e não da água. O aluno dizia ter um medo terrível da água e na realidade ele temia algo que não tinha tido oportunidade de vivenciar e assim que se integrava ao meio se desenvolvia rapidamente. Em outros casos pude ver pessoas que afirmavam não ter medo e no decorrer das aulas demonstravam uma tensão enorme que refletia toda insegurança que o meio lhe proporcionava. Este assunto é bem interessante e espero ter te ajudado.
Boa sorte. Abraço. Melina
Veja também o que sugere nossa consultora Profa. Cláudia Melem(currículo):
   A pessoa mais indicada para te orientar é o prof. LULA FEIJÓ, que tem um trabalho específico sobre a adaptação ao meio liquido por pessoas com medo da água. O celular dele é 011 - 94543598
Leia mais:
Benefícios da hidro para a hidrofobia

1990. A aula de SUPER ABDOMINAL (30-45 minutos) é indicada ?- 25/10/2005
Na academia onde trabalho tem uma aula chamada de SUPER ABDOMINAL de duração entre meia hora à 45 minutos. Esse tipo de aula vai provocar algum resultado no aluno? Por que um professor me disse que isso é um mito, apenas 6 (seis) minutos já é o suficiente. O que vocês podem falar sobre esse assunto? UM ABRAÇO! Leandro da Costa
Oi Leandro, veja a opinião da nossa consultora Profa.Esp. Melina Branco Barbosa Corrêa(currículo) :
   Olá Leandro, posso esclarecer sua dúvida lembrando que a musculatura abdominal deve ser trabalhada como todos os outros grupos musculares do corpo. Deve ter um intervalo, descanso respeitado, a carga e a intensidade devem variar conforme o objetivo proposto. Pensando neste aspecto creio que pode questionar a validade dos 30 à 45 minutos comparado com os 6 minutos e chegar a uma conclusão pessoal a esse respeito. Leia a respeito de tempo de recuperação e carga pensando no abdômen especificamente isto, vai te ajudar a definir o seu ideal para esta musculatura. Boa Sorte!
Abraço. Melina
Leandro, veja também a opinião do Prof. Luiz Carlos de Moraes(currículo) :
   Prezado Leandro! O professor que disse ser um mito está no caminho certo da resposta. Utilizar 30 à 45 minutos fazendo exercícios abdominais é no mínimo uma perda de tempo. Eu duvido que um aluno consiga ser assíduo o suficiente para suportar uma aula dessas por mais de três meses por uma razão muito simples. É impossível não se tornar enfadonho e repetitivo. Ou seja, no popular... Um saco! A aula pode existir até há mais tempo, mas conta com a grande rotatividade e a “suposta” novidade. Veja bem! Não estou discutindo se dá ou não resultado. Até pode dar, mas existem métodos mais fáceis e tão eficientes quanto... gastando menos tempo. Além disso, já é consenso que o excesso de repetição tem um forte potencial de lesão. Uma aula dessas é impossível não pecar nisso. O grupo muscular do abdome responde ao treinamento tradicional objetivando força, resistência muscular localizada e ou hipertrofia. Sem dúvida nenhuma a maior preocupação tanto dos homens como das mulheres o abdome é uma parte do corpo que incomoda... e muito. Entretanto não é preciso ter um do tipo "tanquinho" e a importância deveria ser dada não à estética, mas à saúde, a principal função. Sobre isso acesse: http://www.copacabanarunners.net/abdome-definido.html
Espero que a resposta satisfaça. Um grande abraço
Luiz Carlos de Moraes

1991. Ginástica Localizada para gestantes - 25/10/2005
Sou estudante do curso de Edcucação Física do Unileste-MG. Estou fazendo um projeto de pesquisa científica onde o tema abordado é: A interferência da ginástica localizada durante a gestação. Gostaria de receber informações sobre tal assunto. Agradeço desde já. Wanessa
Oi Wanessa, vamos ver o que nos retorna nossa consultora Profa.Esp. Melina Branco Barbosa Corrêa(currículo):
   Olá Wanessa, a atividade mais indicada pelos médicos para gestantes é a hidroginástica, mas isto não quer dizer que o trabalho de ginástica bem orientada não possa fazer parte da rotina da gestante. Para seu trabalho vou indicar dois livros específicos sobre atividade física para gestante mas é interessante que complemente sua pesquisa com dado extraídos da literatura médica.
- MIRANDA, Sérgio Ginástica para gestantes . 3ª edicão. 128 pág. Sprint. Rio de Janeiro, 1996.
- RAMOS, Alexandre Trindade - Atividade física- diabéticos, gestantes, 3ª idade, crianças e obesos . 2ª edicão. 114 páginas. Sprint. Rio de Janeiro, 1999.
   Para te auxiliar indico uma pesquisa feita para uma defesa de tese na Universidade Gama Filho pela mestranda Mara Medeiros que, caso te interesse, pode conseguir uma cópia entrando em contato com a biblioteca da Universidade.
- Medeiros, Mara. Fica só molenguesa" - uma análise das crenças e expectativas das gestantes, em torno do movimento. Universidade Gama Filho.Mestrado em Educação Física. 1987
Boa sorte. Abraço. Melina

Wanessa, veja o que nos traz o Prof. Luiz Carlos de Moraes(currículo) :
   Prezada Vanessa! O número de mulheres grávidas que participam de atividades físicas tem aumentado a cada ano, com isso fica cada vez mais importante estabelecer orientações básicas e prudentes acerca do exercício durante a gestação. A
falta de literatura sobre o impacto do exercício no feto tem preocupado médicos e profissionais de Educação Física, principalmente no tocante ao comprometimento do suprimento sanguíneo placentário. Não podemos desconsiderar que a atividade física regular pode representar um papel importante na manutenção da capacidade funcional, do peso corporal e do bem-estar geral da gestante. Mais informações acesse:
http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_exibe1.asp?cod_noticia=1286

Espero que a resposta satisfaça. Um grande abraço. Luiz Carlos de Moraes

1992. Periodização na hidro - 25/10/2005
Ensino hidro e minhas aulas são 3 dias consecutivos na semana devido o funcionamento do clube que ensino. Tenho dúvidas quanto a periodização. Na parte aero trabalho todo o corpo todos os 3 dias, e na parte local: 1ºdia: membros superiores + glúteos, posteriores e anteriores da coxa ; 2º dia: adutores e abdutores c/ ou sem material; 3º dia: os exercício do 1º dia e abdominais todas as aulas. Pode ser assim? Márcia Liana Nogueire Carlos
Oi Márcia, vamos ver a opinião da Profa.Esp. Melina Branco Barbosa Corrêa(currículo):
   Olá Márcia, a distribuição das suas aulas na semana não é o ideal mas sempre se pode adequar da melhor forma e me parece que se adaptou bem a sua realidade. Sua divisão de aulas tem uma seqüência e acredito que pode seguir como programou pois seu trabalho está bem completo utilizando todos os grupos musculares. Lembre sempre que deve ir adequando a realidade do grupo. No decorrer do seu trabalho o grupo vai apresentar respostas e a partir dela você pode fazer as alterações necessárias. Vejo que se preocupa e se empenha em fazer um bom trabalho com certeza este é o caminho. Boa Sorte. Abraço. Melina

Vamos ver a opnião de nossa consultora Profa. Cláudia Melem(currículo):
   Márcia, esse planejamento está bem legal, caso seus alunos sejam sempre os mesmos, você também poderia dividir sua aula em M. SUPERIORES E ABDOMINAIS, M. INFERIORES TOTAL E TRABALHO CARDIORESPIRATORIO, ou AERO + abdominal AERO + M. SUPERIORES AERO + M. INFERIORES.

Nosso consultor Prof. Luiz Felipe V. de Albuquerque(currículo) também participa:
   Claro, Márcia!! Acredito que sua programação de aulas faz sentido. A preocupação deve ser de se trabalhar os pares musculares promovendo assim um equilíbrio. A opção de trabalhar o desenvolvimento aéróbio durante todas as aulas é essencial, pois a maioria dos alunos de HIDRO não faz outra atividade física, nos obrigando a trabalhar as três valências básicas preconizadas pelo American College of Sports Medicine: força, flexibilidade e desenvolvimento aeróbio.
Atenciosamente. Felipe Albuquerque

1993. Divisão da aula- 25/10/2005
Ensino hidro e gostaria de saber se estou dividindo bem minhas aulas. Aquecimento: 8 à 10 min; parte aero com ou sem material: 20 min initerruptos (é errado usar espaguete nesta parte?); Parte local: 15 min (neste uso a parte funda com espaguete ou na parte mais rasa da piscina. Aquecimento e relaxamento. As aulas são para adultos e idosos. Márcia Liana Nogueire Carlos
Oi Márcia, mais uma vez nossa cara consultora Profa.Esp. Melina Branco Barbosa Corrêa(currículo) lhe responde:
   Olá Márcia, não vejo problema em utilizar espaguete na parte aero, mas lembre-se de solicitar um trabalho consciente cuidando muito da postura e da boa execução dos movimentos. Todo exercício bem orientado será benéfico. A atenção na execução e a correção constante são MUITO importantes. Para poder fazer um bom trabalho deve estar atenta ao grupo.    Minha divisão de aula difere um pouco da sua, mas isto se deve ao que meu grupo solicita. Mantenha seu trabalho, acredite nele e preste muita atenção nas respostas dos seus alunos. Renove, inove, mantenha a motivação, varie as músicas faça das suas aulas momentos de prazer para todos os envolvidos. Qualquer dúvida faça contato. Muita sorte
Grande abraço. Melina

Vamos ver a opnião de nossa consultora Profa. Cláudia Melem(currículo):
    Aquecimento pode ser com ou sem alongamento, estacionário ou deslocando, mas eu acho que 5 a 7 minutos está de bom tamanho. Na parte aero eu acho que o tempo está bom e você pode sim usar o espaguete como sobrecarga.
    No local, 15 minutos é um bom tempo mas o importante é você estabelecer um programa de local superior ou local inferior mais o abdômen e glúteo toda aula. No meu livro você tem várias sugestões de planejamento que podem te ajudar.

Nosso consultor Prof. Luiz Felipe V. de Albuquerque(currículo) também participa:
   Prezada Márcia, sua aula está bem dividida. E a utilização do espaguete é livre, pois ele se presta a trabalhos variados, dependendo só da sua imaginação...
A AEA propõe esta estrutura básica:
1- Adaptação ao meio líquido - estimular os alunos a entrarem na água alguns minutos antes do início da aula, para que seus corpos se adaptem à temperatura, pressão hidrostática etc.
2- Aquecimento térmico - propor exercícios aeróbios e que movimentem grandes grupos musculares, o que proporcionará uma boa produção de calor.
3- Aquecimentos Articular - Exercícios que movimentem todas as articulações, de preferência em grande amplitude.
4- Parte principal- depende do seu objetivo para cada aula...
5- Volta à calma - visa a diminuição do ritmo cardíaco e relaxamento geral. Podem ser usadas várias estratégias...
Atenciosamente. Felipe Albuquerque
Leia mais:
Estrutura da aula de Hidro-shallow

1994. Níveis de aptidão física em alunos de Hidroginástica- 25/10/2005
Estou realizando uma pesquisa de TCC sobre ' Níveis de aptidão física em alunos, acima dos 40 anos, antes e depois das aulas de hidroginástica' e estou com dificuldade na localização de material bibliográfico. Gostaria se possível de alguma referência. Desde já agradeço a atenção. Dirce
Dirce, vamos ver o que lhe indica nossa consultora Profa.Esp. Melina Branco Barbosa Corrêa(currículo):
   Olá Dirce, material bibliográfico de hidroginástica realmente é bem difícil de se encontrar.
Temos alguns artigos científicos pesquisas e teses que podem ser utilizadas.
Teses você localiza no site http://www.cev.org.br/br/biblioteca/teses.asp ali tem os resumos e caso tenha interesse pode solicitar a tese na íntegra.
   Tem um artigo sobre aptidão física relacionado a hidroginástica mas para terceira idade mas imagino que seja interessante. Esta em espanhol mas é fácil entender.
- Etchepare, et al. Ef Y Deportes Revista Digital. Terceira idade:aptidão física de praticantes de hidroginástica.
Año 9 · N° 65 .Buenos Aires, Octubre 2003
   A busca deve ser neste sentido, revistas, artigos e publicações. Boa sorte. Abraço. Melina

Vamos ver a opnião de nossa consultora Profa. Cláudia Melem(currículo):
   No meu livro NATAÇÃO PARA GESTANTES, tem uma bibliografia boa sobre hidroginástica.

1995. Coluna retificada - 26/10/2005
Estou com a coluna retificada, existe a cura? O que você sugere como tratamento? Alguns dizem pra fazer yoga, RPG, pilates... Estou com muita dor e já estive travado, no entanto sou transplantado renal e não posso tomar qualquer medicação. João
Olá João, em atenção á sua dúvida vamos ver o que nos retorna a consultora Prof. Renata Maleiner(currículo):
   Aconselho você a fazer alongamentos, as aulas de pilates também seriam muito eficazes para você, mas sempre tendo o cuidado de não sentir dores. O ideal seria um treinamento personalizado, para garantir seu bem-estar. Quanto a yoga, seria melhor você melhorar um pouco antes de praticá-la, uma vez que os exercícios são mais intensos. Sobre a RPG, aconselho consultar um especialista. Abraços. Renata

Veja também a opinião do Thiago Boiago Nishida (currículo):
   Olá João, A coluna retificada nao é uma patologia, mas pode tornar-se, pois ela modifica a biomecânica da coluna. Para tratamento existem diversos recursos, todos os citados são válidos, desde que seja com um profissional qualificado. Quanto a sua dor, um acupunturista pode resolver, ele não usa remédio.

Leia mais:
Retificação da coluna

1996. Joelho com aumento do líquido sinovial - 26/10/2005
Eu sofri um acidente de trânsito e fraturei a tíbia, porém o meu joelho acumulou água e ficou inchado. Gostaria de saber o que posso fazer para que essa luxação diminua? Charles Arving Marques
Oi Charles, veja a opinião de nossa cara consultora Prof. Renata Maleiner(currículo):
  Bom, em primeiro lugar, pelo que você me disse, você não possui uma luxação e sim um aumento do líquido sinovial, que é o liquido que lubrifica a articulação. Você pode consultar um médico para verificar a possibilidade de um punção para diminuir esse acúmulo de líquido. Se você não sente dores, faça exercícos fisicos orientados e alguns alongamentos para melhorar sua mobilidade articular. Abraços. Renata

1997. Criança saindo do gesso com viciação na marcha- 26/10/2005
Tenho uma prima de 1 ano e 5 meses que teve um pequeno problema no tornozelo, na tíbia, pra ser mais exato, perto da articulação do tornozelo. Ela teve de ficar 15 dias de gesso(...). O único problema é que ela se acostumou a andar de gesso e agora ela joga o pezinho um pouco para o lado quando anda. Faz todos os movimentos normais, como flexão e extensão do joelho, mas a pisada não tá totalmente correta. Isso já tem mais de um mês. Ela brinca muito e é muito ativa. A gente queria saber o que fazer pra ela voltar a andar normalmente, pois me parece que algum tipo de fisioterapia seria o mais adequado, ou o uso de algum objeto. Agradeço desde já. Juca Moreno.
Oi Juca, vamos ver o que nossa consultora Prof. Renata Maleiner(currículo) lhe retorna:
   Juca, realmente a fisioterapia é grande aliado neste caso, pois irá trabalhar com tansferência de peso para o lado mais fraco, além de fortalecer os músculos fará com que a criança tenha mais segurança do lado afetado e tudo isso de uma maneira lúdica. Abraços. Renata

1998. Benefícios do aumento do limiar anaeróbio na oxidação de gorduras - 26/10/2005
Gostaria de saber quais são os benefícios em aumentar primeiro o limiar anaeróbio, através de exercícios físicos. Isto realmente equivale a aumentar a capacidade oxidativa de gorduras e consequentemente facilita a definição muscular? Este aumento na capacidade oxidativa de gorduras provocaria um efeito anticatabólico muscular ao aumentar o consumo lipídico e diminuir o consumo de glicose/glicogênio? Muito obrigado pela atenção. Adriano
Oi Adriano, veja o que gentilmente a Prof. Renata Maleiner(currículo) lhe traz:
    O Limiar anaeróbio está intimamente ligado ao ácido láctico sanguíneo, que apresenta variações de concentração de acordo com a intensidade do exercício. Quando uma pessoa consegue suprir suas necessidades energéticas pela via oxidativa, as custas de uma adequada oxigenção, dizemos que a mesma encontra-se numa atividade aeróbia. Nessa situação, a velocidade de produção láctica é igual à de remoção (concentração sanguínea constante). Em exercícios mais intensos, entretanto,o suprimento de oxigenio passa a ser insufiiciente, com uma parte da produção energética precisando ser suplementada pela via anaeróbia, havendo uma consequente aceleração da produção de ácido láctico.
   O termo "limiar anaeróbio" é utilizado para identificar, em testes de esforço, os limites de intensidade onde ocorrem variações abruptas da concentração de ácido láctico sanguíneo, com importantes repercussões fisiológicas.
   O limiar anaeróbio é a carga de trabalho (ou VO2 correspondente) a partir do qual o nível de oxigenio é insuficiente, havendo aceleração do metabolismo anaeróbio, o que faz com que a velocidade de produção de ácido láctico supere a remoção. O consequente acúmulo ocasiona queda do pH sanguíneo e o consumo de bicarbonato.
   A tentativa do organismo em tamponar esse ácido láctico em excesso vai resultar em lactato, água e gás carbonico. Este CO2 extra, originado no tamponamento, vem juntar-se ao CO2 produzido pelo metabolismo aeróbio no ciclo de Krebs, o que vai provocar um desequilíbrio na relação vocêO2/VO2. Como consequencia desse CO2, ocorrerá uma hiperventilação, pois o CO2 extra precisa ser eliminado pelos pulmões.
   Com a progressão dos níveis de intensidade de esforço, chega-se a um estágio onde o acúmulo crescente de ácido láctico, q poderíamos interpretar como sendo um estdao de "esgotamento" dos mecanismos de tamponamento, vai ocasionar importantes alterações nas curvas de lactato e respiratórias. É o chamado 2º limiar de lactato, sendo que acima de aprox. 4mMol haveria um acúmulo significativo de lactato sanguíneo, com importantes repercussões no processo de fadiga muscular e consequentemente comprometimento da performance.
   Baseado nisso tudo, conclui-se que um aumento no 1º limiar anaeróbio proporciona uma duração maior do tempo para se chegar ao 2º limiar, ou seja, a fadiga muscular.Os testes de limiar anaeróbio são utilizados para se verificar a performance do atleta, enquanto que os de VO2 máximo pra verificar se possui uma boa ou ruim capacidade aeróbia.Quando o objetivo for verficar mudanças na performance, deve-se utilizar o VO2 do limiar ao invés do VO2 máx.    Pode-se observar melhoras de performance, confirmadas com aumentos do VO2 de limiar, sem necessariamente haver incrementos significativos no VO2máx.
   Portanto, pela sua pergunta, é interessante um aumento do VO2 máx, uma vez que você está interessado em queimar gorduras, você deve ter uma boa capacidade aeróbia.
   Aumenta a capacidade oxidativa de gorduras, pois a capacidade aeróbia aumentou.A definição muscular requer outros fatores além da capacidade aeróbia, nutrição por exemplo.
   Este aumento na capacidade oxidativa de gorduras provocaria um efeito anticatabólico muscular ao aumentar o consumo lipídico e diminuir o consumo de glicose/glicogênio?
   Bom, os lipídios, pelos ácidos graxos livres, vão sofrer um processo denominado "oxidação beta" para penetrarem do ciclo de Krebs e sistema de transporte de elétrons. Os carboidratos farão as mesmas reações da glicólise anaeróbia até chegar a ácido pirúvico. As proteínas, através dos aminoácidos, não são um substrato energético importante, sendo seu papel desprezível em condições normais ( o organismo "poupa" a musculatura). Na deficiência de acúcares, além da dificuldade para metabolização lipídica, a produção energética fica prejudicada. Nessa situação, o organismo poderá precisar lançar mão da via proveniente das proteínas, o que pode implicar em perda de massa muscular.

1999. Utilidade do gelo em cima do Tens- 26/10/2005
Qual a utilidade de se aplicar a crioterapia em cima do Tens (sacos de gelo em cima dos eletrodos do Tens ligados), se ambos servem para embotar as terminações nervosas. Isso aumenta ou diminui a eficácia do tratamento? Ricardo Vasconcelos
Oi Ricardo, veja o que gentilmente a Thiago Boiago Nishida (currículo):
   Olá Ricardo, não tenho o artigo em mãos, mas sei que o autor é o Mauro Dellaqua, professor da Unisa. Ele
também tinha a mesma dúvida, pois teoricamente não faz sentido colocar os dois juntos, mas na prática, usando
mecanismos adequados ele concluiu que a eficacia do TNS com gelo é superior do que qualquer um dos dois isolados para promover a analgesia.
Leia mais:
Tratamento para analgesia usando o TENS

2000. Carne crescida no céu da boca- 26/10/2005
Tenho uma conhecida que usa dentadura e está com uma carne crescida no céu da boca, o que poderia ser? Milton Viana
Oi Milton, vamos ver o que nos ensina o Dr. Msd. Sérgio Eduardo Migliorini (currículo):
   Estas lesões, normalmente, são hiperplasias traumáticas. Mas o correto seria uma avaliação com um dentista para verificar se outros tipos de tumores não estão se desenvolvendo no local, procure com brevidade um dentista.
Grato ao dispor.

2001. Uso aparelho e tenho sensibilidade no dente - 26/10/2005
Uso aparelho ortodôntico há mais ou menos 8 meses. Há um mês surgiu uma sensibilidade no meu incisivo lateral e canino. Quando bebo líquido (nem precisa ser gelada) ou algo quente, sinto muita dor, já fui a vários dentistas e um deles me passou fluoreto de sódio. Já fiz limpeza também, mas até agora não passou. Será que o aparelho causa isso? O que poderia ser a causa e qual o tratamento? Obrigada. Laura
Oi Laura, em atenção ao seu problema nosso consultor Dr. Msd. Sérgio Eduardo Migliorini (currículo) gentilmente lhe retorna:
  Esta hipersensibilidade dentária pode ser pulpite, ou seja, inflamação na polpa dentária ou hiperestesia. Se não há cáries ou oclusão prematura quando se fecha a boca tem de se verificar como este aparelho está sendo ativado(apertado). Fale com seu ortodontista e peça que ele lhe explique detalhadamente o que está ocorrendo.
Grato ao dispor.

2002. O que são Próteses?- 26/10/2005
Quais são os tipos? Quando usar? Cássya Karen Ferraz Louro
Oi Cássya, veja o retorno de nosso consultor Dr. Msd. Sérgio Eduardo Migliorini (currículo):
   Prótese é todo substituto de um órgao faltante. No caso da odontologia de um dente que fora perdido. Elas podem ser próteses fixas(conhecido como jaqueta ou ponte fixa), Prótese removível(feita com armação de metal e grampos que se tira e põe) e dentadura. So se usa prótese quando um ou mais dentes foram perdidos.

2003. O que são aparelhos ortodônticos? - 26/10/2005
Para que servem? Quais são os tipos básicos de aparelhos? E como eles atuam corrigindo a dentição(inclusive cuidados e manutenção). Cássya Karen Ferraz Louro
Oi Cássia, mais uma vez nosso consultor Dr. Msd. Sérgio Eduardo Migliorini (currículo) lhe esclarece:
   São aparatos que movimentam os dentes para que os mesmos assumam função anatomica e estéticas adequados e
podem ser removíveis(ortopédicos) ou fixos(colados nos dentes).
Procure sempre um bom ortodontista para que possa esclarecer-lhe sobre o uso e cuidados dos mesmos.

2004. O que fazer após a perda total de um dente? - 26/10/2005
Dr. eu gostaria de saber se após a perda total de um dente tem algo a fazer como colocar um dente postiço ou algo do gênero para suprir a falta do mesmo? Por conta desse dente os meus da frente estão ficando tortos, não totalmente, mas estou sentindo a diferença. De repente um aparelho resolveria? Gostaria de saber como posso proceder? Desde já agradeço. Cinthia
Oi Cinthia, vamos ver o que lhe aconselha o Dr. Msd. Sérgio Eduardo Migliorini (currículo):
   Preferencialmente deve e tem de utlizar prótese no local. A falta de um elemento dentário pode levar você a perda de espaço e oclusão dentária irregular. Procure seu dentista e tenho certeza de que irá te esclarecer.

2005. Há mudança no protocolo para parada cardiorespiratória ? - 28/10/2005
Existe alguma mudança no tratamento para adultos com parada cardiorespiratória, que atualmente são 15 compressões e 02 ventilações? Qual a fonte mais atualizada na internet? Agradeço. Carlos Cavalcante
Oi Carlos, veja o que nossos colegas dizem a respeito desta questão:
Prof. Fernando Barreiro(currículo):
    Prezado Carlos, o protocolo utilizado atualmente é o da American Heart Association, que foi atualizado pela última vez em setembro de 2000. O que vale são: Adultos (2 x 15) / Crianças e Lactentes (1 x 5). Sobre fonte atualizada, a apostila disponibilizada no CDOF está de acordo com a AHA.
Atenciosamente. Fernando Barreiro
Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo):
   Carlos, desconheço qualquer alteração neste procedimento. Fisiologicamente, este procedimento é eficiente para a RCP.

Prof. João Luís Gonzaga de Lima(currículo):
   Caro Carlos, até o presente momento não houve mudanças no protocolo de RCP, ou seja, se mantém as 15 C. p/ 02 V. para 1 Socorrista e 5 C. p/ 01 V. para 2 Socorristas. Você terá informações e contatos através do site:www.resgate.com.br

Prof. Sergio Moreira(currículo):
   Carlos, a mudança se aplica no caso de haver 02 socorristas, cuja a relação fica em 2x5, lembrando que sempre se inicia pela ventilação. Com relação a fonte: www.sobrasa.org. Abraços.

Retorno de Carlos Cavalcante:
   Gostaria de saber se há expectativa de mudança do protocolo de atendimento aqui no brasil para vítima adulta e qual a fonte mais atualizada no assunto (site, etc.), pois a AHA parece que ja mudou neste ano, quando iremos adotar aqui?

Retorno do Prof. Fernando Barreiro(currículo):
   Bem, vamos lá: atualmente ainda são 2 ventilações por 15 massagens cardíacas, mas há realmente probabilidades de mudanças e o protocolo mais aceito é o da AHA.

2006. Formulário para preenchimento de dados no atendimento de emergência- 28/10/2005
Gostaria de saber se existe um formulário para preenchimento de dados no atendimento de primeiros socorros, para que o mesmo seja passado com as informações dos procedimentos do socorrista para bombeiros ou quipe médica de resgate. Podem me mandar o modelo desse formulário? Henrique Alves
Oi Henrique, vamos ver o que gentilmente nos retornam os consultores da área:
Prof. Fernando Barreiro(currículo):
   Prezado Henrique, se você presta um atendimento, principalmente em via pública exercendo sua obrigação como cidadão, então não existe formulário. E mesmo que houvesse, pela experiência adquirida em 27 anos de atendimentos, o Corpo de Bombeiros vai preencher o dele depois. Atenciosamente. Fernando Barreiro

Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo):
   Henrique, não existe exatamente um formulário para ser preenchido em caso de resgate de qualquer natureza. O que é aconselhado (e bastante seguro para o resgatista em caso de complicações futuras) é um relatório, de preferência feito pouco tempo após a ocorrência (para minimizar qualquer esquecimento sobre detalhes) contando todos os fatos, passo a passo, do acontecido, como foi o acidente, quem estava no local, como foi realizado o socorro... enfim, tudo com a maior riqueza de detalhes possível. Este relatório pode ser bastante útil em caso de complicações com a vítima (óbitos, invalidez etc), pois elimina qualquer probabilidade de acusação de mal procedimento de socorro efetuado pelo socorrista.
Qualquer dúvida nos procure novamente.

2007. A diferença entre Intermação e Insolação - 28/10/2005
Intermação é o mesmo que insolação? O que é na verdade intermação? Dianne
Oi Dianne, nossos colegas da área colaboram e concordam retornando o seguinte:
Prof. Fernando Barreiro(currículo):
   Prezada Dianne, em ambas as situações haverá problemas e até falência do centro termoregulador. A diferença está mais da seguinte forma:
Intermação: a grande causadora do problema é a temperatrura ambiente. Pode ocorrer em locais abertos, mas é muito comum em locais fechados, onde a temperatura atinja níveis altos e o corpo passa a não trocar mais calor e somente absorver. A sudorese até pode continuar, mas não é mais suficiente p/ resfriar a pele da vítima.

Insolação: agora o sol é o grande causador. Nesse caso, torna-se impossível ocorrer em locais fechados, pois a vítima tem q. estar sob a incidência da luz solar. É muito comum haver interrupção da sudorese na insolação.
Espero ter ajudado. Atenciosamente. Fernando Barreiro

Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo):
   Dianne, insolação é causado pela ação direta do sol (por exemplo, pode ocorrer na praia, piscina etc). Já a intermação é causada pelo calor excessivo e não pela ação direta do sol (locais muito abafados e com altas temperaturas, por exemplo, fornos de padaria, saunas, locais sem ventilação suficiente etc). Qualquer dúvida nos procure, ok?!

Prof. João Luís Gonzaga de Lima(currículo):
Cara Dianne, a insolação está diretamente relacionada à exposição excessiva aos raios solares e a intermação à exposição ao calor em ambiente confinados ou fechados. Atenciosamente, Prof. João Luís

Prof. Sergio Moreira(currículo):
Cara Dianne, a resposta é não.
- Intermação: provocada pelo trabalho muscular intenso por longo período em ambientes quentes e pouco arejados, onde o suor não conseque eliminar todo o calor que está sendo produzido, elevando muito a temperatura interna podendo chegar em caso extremos acima de 41ºC. É uma emergência grave e que deve ser encaminhado rapidamente para o hospital.
- Insolação é tão somente a exposição excessiva aos raios solares. Saudações cariocas. Sergio Moreira

 

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