A
PRÁTICA DO TÊNIS E O DESENVOLVIMENTO MOTOR
DE CRIANÇAS DE 6 À 8 ANOS DE IDADE
* Silvio Pinheiro
De Souza
* Silvana dos Santos
** Joaquim Martins Junior
___________________________________________________________________
RESUMO
O presente trabalho traz discussões sobre crianças
de seis a oito anos, destacando as características motoras
e sugerindo o tênis como uma atividade física. Discute
ainda o desenvolvimento motor da criança em fase escolar,
enfatizando as características físicas e motoras
do seu desenvolvimento e crescimento. Caracteriza-se como sendo
do tipo bibliográfico e teve como objetivo realizar uma
revisão de literatura sobre os fatores que podem contribuir
para o desenvolvimento motor de crianças em questão
praticantes do tênis de campo. Sabendo que para a prática
do tênis se faz necessário vários aspectos
ou habilidades como agilidade, coordenação, flexibilidade,
força, resistência e a lateralidade é fundamental
uma atividade motora adequada na formação dessas
crianças, pois o desenvolvimento motor deve ser estimulado
desde a infância para que este seja utilizado no decorrer
da vida, seja para o esporte ou para outras finalidades. A prática
do tênis aliado a estimulação de habilidades,
respeitado as fases sensíveis da formação,
a individualidade de cada e um ensino adequado e programado,
traz muitos benefícios a criança, tais como agilidade,
coordenação, flexibilidade, força, resistência,
a lateralidade e melhora o desenvolvimento motor.
Palavras-chaves: Tênis, desenvolvimento motor e crianças
* Acadêmicos do curso de Educação Física
do CESUMAR.
** Profº. Doutor do curso de Educação Física
do CESUMAR
1. INTRODUÇÃO
1.1
DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO
PROBLEMA
O desenvolvimento motor da criança deve ser estimulado
na infância para que no futuro ela possa utilizá-lo
na prática de esportes e no seu dia-a-dia, sendo que certos
estímulos somente serão atingidos através
de muito mais esforço e treinamento.
O desenvolvimento motor está relacionado à idade. À medida
que o desenvolvimento acontece, a idade avança. Todavia,
ele pode ser mais rápido ou mais lento em diferentes períodos,
e suas taxas podem diferir entre indivíduos cuja idade
e desenvolvimento não necessariamente avançam na
mesma proporção (HAYWOOD e GETCHELL, 2004; p.30).
Gallahue (2001) afirma que, as habilidades de estabilidade, locomoção
e manipulação através da prática
de movimentos posturais compostos alongamentos, giros, saltos,
chutes, rotações, lançamentos e também
o ato de rebater ou receber, são refinados progressivamente
para chegar à maturação. É claro
que uma criança que corre rápida, consegue com
mais facilidade subir em árvores ou até mesmo pegar
uma bola. Praticando e sendo estimulado se comprova o aprendizado
das propriedades, das coisas, dos objetos e do próprio
corpo.
CHEN (2001) ressalta que, as crianças usam o corpo para
expressar emoções e idéias, explorar habilidades
atléticas, esportivas e testar os limites e suas capacidades
físicas. Sendo assim, a atividade física é de
suma importância para o desenvolvimento da criança.
Trocar
atividades é sempre uma boa opção
que pode ser muito útil durante um período determinado
de tempo. Alguns fatores externos são responsáveis
por algumas habilidades motoras, como a capacidade de agarrar,
caminhar e correr.
Os organismos vivos estão sempre em desenvolvimento,
mas a quantidade de mudanças pode ser mais ou menos observada
nos diversos períodos da vida. A destreza no tênis é importante,
porém os conhecimentos sobre o processo de desenvolvimento
das crianças são mais.
Segundo Wallin (1991, apud
PASCUAL,1993), as crianças
necessitam de um treinamento completo, por esta razão
o tênis deverá alternar-se com outro exercício
incluindo a prática de demais esportes e jogos.
O primeiro
contato das crianças com qualquer forma de
atividade esportiva organizada será decisivo de cara a
sua atitude no futuro da prática, treinamento físico
ou qualquer outro tipo de exercício. Por isso, que todas
as crianças devem ter oportunidades de desfrutar de um
treinamento completo, físico e motor e assim conhecer
e aprender vários esportes.(PASCUAL, 1993; p.51).
Sendo
assim pode-se dizer que outros fatores, incluindo as atividades
esportivas, necessitam de treinamento especial e são vinculados
ao ambiente em que a criança está bem como suas
características hereditárias e características
de infância, variando de criança para criança
na capacidade de fazer as coisas.
Assim sendo, será que com a estimulação
das diferentes habilidades adquirida com a prática do
tênis as crianças melhorariam o seu desenvolvimento
motor?
1.2 OBJETIVOS
1.2.1 Objetivo geral
Verificar se a prática do tênis contribui para
a melhoria do desenvolvimento motor de crianças de seis
a oito anos.
1.2.2 Objetivos específicos
• Identificar os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento
motor de crianças praticantes do tênis de campo.
• Relacionar a prática do tênis com o desenvolvimento
motor dos praticantes na faixa etária pesquisada.
1.3 METODOLOGIA
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que segundo MARTINS
JUNIOR (2008), na qual será verificada a relação
da prática do tênis com o desenvolvimento motor
dos praticantes na faixa etária dos seis a oito anos.
1.6
DEFINIÇÃO DE TERMOS
Desenvolvimento Motor: é o processo seqüência
e contínuo, relacionado à idade pelo qual o comportamento
motor se modifica. (ECKERT, 1993)
Habilidades balísticas: são aquelas nas qual a
pessoa aplica força a um objeto a fim de projetá-lo
ao seu oponente. (HAYWOOD e GETCHELL, 2004).
Tênis de campo: esporte jogado com raquetes e bolas em
campo (quadra) dividido em duas partes por uma rede (FERREIRA,
1977).
2 . REVISÃO DE LITERATURA
2.1
CRIANÇAS DE 6 À 8 ANOS
A criança de seis a oito anos vive em constantes adaptações
e mudanças, seja no lar, na escola, no crescimento, desenvolvimento
e também na prática esportiva. Sendo então
a criança está no estágio de operações
concretas e esta fase faz-se ótima para o desenvolvimento
da coordenação geral.
Segundo CBT – Confederação Brasileira de
Tênis (1999), nesta faixa etária, as crianças
devem participar de muitos esportes diferentes, as competições
devem ser de baixa intensidade com competições
em equipes e para Crespo e Milei (1999), a maioria das crianças
se move espontaneamente em formas de jogos recreativos.
Nicola
(2004) afirma que a partir dos seis e sete anos, a criança
descobre a manipulação da direita e esquerda nos
outros, e percebe então com consciência a sua lateralidade,
pois elas descobrem o esporte por pessoas que as rodeiam em clubes,
academias e outros lugares podendo o treinamento físico
ser mais organizado e regular.
A criança nesta fase tem interesse pela disputa e já devem
estar em estágio maduro de execução da habilidade
motora básica que ajudadas, pelas experiências vividas,
se torna de fundamental importância para o domínio
das habilidades motoras específicas.
2.2 DESENVOLVIMENTO MOTOR
Para
que aconteça o desenvolvimento, será preciso
um envolvimento de vários aspectos do comportamento humano
destacando o motor.
Segundo Nicola (2004), todo desenvolvimento
motor realiza-se sob uma ideal adaptação aos estímulos
externos, organismos e meio ambiente.
O desenvolvimento motor
deve ser encarado como aspecto do comportamento motor concernente
com o estudo das mudanças observadas
na realização de movimentos. Por sua vez, o desenvolvimento
motor deverá abranger todas as alterações
observadas em termos motor, incluindo aquisição,
a estabilização e a deteriorização
das habilidades motoras,o que o torna um processo por toda a
vida. (HAYWOOD, 1986 apud GUEDES e GUEDES, 1997; p. 12).
Para
Gallahue (1989, apud GUEDES e GUEDES, 1997) a expriência
e o meio ambiente podem modificar o aparecimento de várias
características através do processo de aprendizagem,
onde a prática e o esforço de cada indivíduo
será indispensável. O desenvolvimento motor deverá ser
distinguido entre o que se denomina de desenvolvimento das capacidades
físicas e o desenvolvimento das capacidades de movimento,
sub-divididas em locomoção, manipulação
e estabilização.
O mesmo autor ressalta que no período entre os 6 e 10
anos, é onde o crescimento ocorre de forma mais lenta
(em peso e altura), o que permite que se aprenda a utilizar o
seu corpo, fator este muito importante para as melhorias na coordenação
e no controle motor, pelo que a inexistência da prática
e experimentação dos movimentos é susceptível
de comprometer decisivamente a aquisição das informações
motoras e perceptívas, necessárias à performance
de habilidades inerentes às diferentes atividades.
É de suma importância à criança viver
o seu momento corretamente antes de incorporar o novo. Cabe ao
tênis, contribuir para a formação da criança
incluindo exercícios que possibilitem esta prática,
salientando que a destreza no tênis é importante,
porém os conhecimentos sobre o processo de desenvolvimento
são mais.
A CBT – Confederação Brasileira de Tênis
(2006), afirmam que se devem treinar combinações
dos movimentos anteriores, como por exemplo: correr e saltar,
correr e pegar.
Uma das dificuldades encontradas no desenvolvimento
motor é devido à natureza
das atividades desenvolvidas na Educação Física
que em grande parte das vezes não aplicam a realização
e utilização dos movimentos por parte das crianças.
(GUEDES e GUEDES, 1997 apud GIMENES, 2002; p.335).
Com notáveis aumentos no tamanho do corpo e na força, é visível
também que ocorram variações nas habilidades
básicas de correr, pular e arremessar durante a fase tardia
da infância. Ishizaki (2006), cita que deve priorizar a
experiência motora variada (arremessos, saltos e etc.)
e introduzir as primeiras noções dos golpes de
forma simples.
“ O desenvolvimento da habilidade de arremessar é usualmente
medida pela distância em que as bolas de vários
tamanhos podem ser arremessadas”. (ECKERT, 1993; p.263).
A
velocidade que cada pessoa pode correr depende do comprimento
da passada, bem como o ritmo da mesma, assim como o aumento do
corpo influencia bastante na altura e no ato de pular, variando
então conforme a característica de cada pessoa.
Dos
cinco aos oito anos de idade, o desenvolvimento motor da criança se caracteriza basicamente pela aquisição,
estabilização e diversificação das
habilidades básicas. As diferenças entre meninos
e meninas estão relacionadas com os hábitos de
vida das crianças. As crianças passam muitas horas
em frente ao computador, televisão e vídeo games,
os apartamentos não oferecem espaços adequados
para brincadeiras infantis, às ruas estão cada
vez mais perigosas para se brincar, as crianças estão
mais envolvidas com atividades que exigem movimentação.
O
hábito de vida das crianças habitualmente, contribuem
para que as possibilidades de movimentação das
crianças se atrofiem, ocasionando um retardo no desenvolvimento
motor das mesmas. As habilidades que não foram oportunamente
adquiridas, mais tarde somente serão desenvolvidas através
de muito mais esforço e treinamento (STAREPRAVO, 2002;
p.602).
Para este autor, as meninas demonstram mais dificuldades
em executar movimentos básicos que exijam a manipulação
de objetos, principalmente bolas, movimentos de quicar e rebater
do que as meninas. É comum ver esta diferença já que
as brincadeiras infantis são propostas a ambos os sexos.
As meninas estão geralmente um ano à frente dos
meninos no desenvolvimento fisiológico.
A medida que as
crianças e jovens melhoram sua performance
de habilidade balísticas, observam-se mudanças
que são cada vez mais consistentes aos princípios
mecânicos. (HAYWOOD e GETCHELL, 2004).
O mesmo autor cita
que as habilidades motoras balísticas
são aquelas na qual a pessoa aplica força a um
objeto a fim de projetá-lo e o arremesso, o chute e o
ato de rebater são muito similares, pois envolvem os mesmos
princípios mecânicos.
Embora a variação de desenvolvimento nesta fase
seja lenta, é o momento de rápido aprendizado.
Neste
período a criança muda do ambiente protegido
do lar para o clima de envolvimento social na escola. As crianças
da escola primária têm resultados diferentes em
relação às medidas de idade cronológica,
altura, peso e idade esquelética e em alguns itens de
performance, incluindo a corrida, salto em distância, arremesso
e outros (ECKERT, 1993).
Segundo Le Boulch (1998), a criança de seis anos que
ingressa na escola elementar, encontra uma nova situação,
tendo que se adaptar rapidamente e é muito importante
dedicar uma atenção especial ao desenvolvimento
psicomotor da criança.
A escola tem como objetivo a integração da criança
na sociedade facilitando seu acesso ao mundo dos adultos e os
alunos não possuem estímulos necessários à alfabetização
interferindo também no ensino. (OLIVEIRA, 1997).
Gallahue
(2001) afirma que as crianças nos anos de escola
elementar são geralmente mais felizes, estáveis
e ávidas por assumir responsabilidades.
A primeira série tem exigências formais de compreensão
cognitiva e o marco do estudante se faz pelo aprender a ler,
compreensão do tempo, dinheiro e também ser capaz
de cumprir tarefas cognitivas, afetivas e psicomotoras. Sendo
assim, a escola deve possibilitar a cada aluno o uso de suas
aptidões e interesses, diversificando as potencialidades
individuais de cada criança.
2.3. O ENSINO DO TÊNIS
É um esporte que se desenvolve muito nos últimos
anos, sendo crescente a procura de pessoas pela prática
do mesmo. Por derradeiro, também o aumento expressivo
de crianças a ingressarem e a praticar precocemente tal
esporte.
SPOLIDORI (2002) cita que o tênis é um jogo com
raquetes e bolas, em campo dividido em duas partes por uma rede
de malhas no qual a bola deve passar por cima. Jogado por 2 (simples)
ou 4 pessoas (duplas). O tênis é um esporte que
pode ser praticado por qualquer pessoa em diferentes idades e
ou nível técnico, pois sempre se encontra um parceiro.
PASCUAL
(1993) afirma que o tênis envolve habilidades
abertas com agilidade, coordenação, flexibilidade,
força, resistência, lateralidade, além de
outros aspectos psicológicos importantes para o jogo.
Os “golpes” para se praticar o tênis, são
ensinados em conformidade com estas habilidades. Quanto mais
cedo a criança começa, tanto mais facilidade terá seu
desenvolvimento.
Ishizaki (2006) afirma que os fundamentos do
tênis são
backhand, forehand, saque ou serviço, voleio e smash.
Segundo
Haywood e Getchell (2004), alguns golpes de tênis
como por exemplo, o rebater envolve o julgamento perceptivo mais
difícil. O sucesso em atingir um objeto em movimento na
infância é limitado, sendo assim muitos professores
ao ensinar este golpe deixam a bola na posição
estacionária facilitando o ensino.
É real e necessária à existência
de métodos de ensino em todas as modalidades esportivas,
no tênis de campo não seria diferente. Ao ensinar
o tênis é importante utilizar um método para
que o professor possa alcançar os principais objetivos
do processo de ensino onde as mudanças podem ser lentas
ou rápidas dependendo do método utilizado.
O primeiro
e mais importante objetivo a ser alcançado
pelo professor é fazer com que a criança goste
de jogar tênis e sinta-se feliz durante suas aulas. A prática
do tênis deve ser uma atividade lúdica e estimulante
com utilização de jogos. A ênfase deve ser
dada em experimentações, explorações
de movimentos, enriquecendo o acervo motor da criança
(ISHIZAKI, 2006; p 136).
Entendendo-se como sendo a fase mais
ampla e rica do processo de formação esportiva, procura-se desenvolver todas
as capacidades motoras e coordenativas de uma forma geral, criando
base ampla e variada de movimentações que ressaltam
o aspecto lúdico.
Kirmayr (2004) afirma que a faixa etária ideal para aprender
as técnicas corretas dos “golpes” é aos
oito anos de idade. A criança deve vivenciar o lúdico,
sendo necessário também vivenciar outros esportes
não especializando precocemente. Tornando possível
a coordenação primeiro com um elemento depois com
a adição gradativa de tantos outros, respeitando
os princípios respectivos da faixa etária.
Na elaboração das práticas, busca-se modificar
a dificuldade, por vezes a dificuldade e modificar a intensidade
e a complexidade. (SPOLIDORI, 2002). Deve-se respeitar as fases
sensíveis de desenvolvimento e crescimento é fundamental
para uma atividade motora adequada, evitando assim a especialização
precoce.
Segundo Ishizaki (2006), é preciso evitar movimentos
desnecessários que possam dificultar a aprendizagem futura
da técnica mais eficiente pois um vício de movimento
se torna difícil de eliminar. O processo de aprendizado é progressivo,
os jogadores aprendem habilidades que podem ser assim enumeradas,
primeiro a técnica, depois se desenvolve situações
mais difíceis para depois utilizar no jogo. (CBT CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE TÊNIS, 2001).
Há diversas formas de se aprender e nem todos aprendem
da mesma forma, as sensações são de forma
visual (11%), auditivos (83%) e sinestésicos (6%). (CRESPO
E MILEY, 1999).
Para um melhor desenvolvimento mental das crianças de
6 a 8 anos de idade praticantes do tênis, deve-se demonstrar
ou fazer no lugar de dizer ou mandar; dar instruções
concretas que não necessitam pensamentos abstratos; após
demonstrar algo novo, permita que os alunos executem pois as
crianças não gostam de esperar e gostam de jogos
simples e com poucas regras e aos poucos deve-se introduzir as
regras mais complicadas”. (CBT – CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE TÊNIS, 2006. p. 14).
No tênis, destaca-se uma série de habilidades
abertas, onde o jogador nunca repete o mesmo golpe porque nunca recebe
a mesma bola, é um jogo onde muitos fatores interferem,
tais como: habilidade de recepção, habilidade para
tomar decisões, execução de habilidades
e análise da habilidade, por isso é de suma importância
que se treinem estas situações para conseguir no
momento do jogo executar pois o tempo de resposta é muito
curto.
Sendo assim o tênis pode ser ensinado a muito mais
crianças
e o material pode ser adaptado às características
de cada criança evitando também futuras lesões.
3.
CONCLUSÃO
Os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento
motor de crianças praticantes do tênis de campo são
as habilidades abertas como a agilidade, coordenação,
flexibilidade, força, resistência, lateralidade,
além de outros aspectos psicológicos importantes
para o jogo.
A criança na faixa etária pesquisada está no
estágio de operações concretas, sendo esta,
uma ótima fase para o desenvolvimento da coordenação
geral. Estando num estágio maduro de execução
da habilidade motora básica, as crianças podem,
com a prática do tênis ser auxiliadas, pois as experiências
vividas tornan-se fundamentais para o domínio das habilidades
motoras específicas.
De acordo com o estudo realizado pode
se concluir que o desenvolvimento motor deve ser estimulado desde
a infância para que este
seja utilizado no decorrer da vida, seja para o esporte ou para
outras finalidades. A prática do tênis aliado a
estimulação de habilidades, sendo respeitado as
fases sensíveis da formação, a individualidade
de cada um ou seja, um ensino adequado e programado, traz muitos
benefícios a criança e melhora o desenvolvimento
motor.
4.
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Endereço do autor:
Curso de Educação Física – Cesumar
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CONTRIBUIÇÃO E EDIÇÃO NO CDOF: SILVIO PINHEIRO
DE SOUZA (silviotenis@hotmail.com) em 13/04/2009 00:26:51