SPINNING
A
Corrida da Frequência Cardíaca
Objetivo: Aumentar
a frequência cardíaca
aos poucos em intervalos de tempo, aumentando a carga ou pedalando
mais rápido.
Duração: 22 minutos
Material: Um cronômetro de dois contadores, um frequencímetro
e músicas motivantes .
Faixa Etária: não foi descrita
Parte Prática:
*por 1 min.: Pedale
com a menor carga possível
entre 70 e 90 revoluções por minuto;continue pedalando
e observe seus batimentos neste momento , pois, será sua frequência
cardíaca basal;
*por 30 seg: Pedale
rápido ou aumente sua carga
para que seus batimentos subam para 120 bpms.
*para os próximos 5 min.: Seu objetivo aqui é aumentar
sua frequência cardíaca 1bpm a cada um minuto (Ex: para
121 depois do primeiro minuto e 122 para o segundo). O máximo
que poderá chegar é 125 bpms após 5 min. Você pode
conseguir isto pedalando mais rápido ou aumentando a carga.
*próximos 30 seg: Diminua a carga o máximo
para que sua frec. cardíaca de repouso volte. Se você não
conseguir em 30seg. significa que seu coração não
está retornando eficientemente para continuar esta aula. Então
pedale devagar por 15 seg e pare.
*próximos 30 seg: para aqueles que conseguiram,
aumente a carga ou atinja maior velocidade para que sua frequência
atinja 140 bpm em 30 seg.
*próximos 5 min.: mantenha sua frequência
a 140 bpms
*próximos 3 min.: aumente sua frequência
para 145 bpms
*próximo minuto: aumente para 150 bpms (neste
momento estará subindo aquéelllla montanha!)
*próximos 30 seg: aumente para 155 bpms (estará no
topo da montanha)
*próximos 2 min: Você conseguiu!!! agora
relaxe. diminua a carga e a velocidade da pedalada para sua frequência
voltar a basal.Se não voltar em 2 min. pedale lentamente por
3 min. e pare;
*próximo minuto: para os sobreviventes, pedale
com a maior velocidade que puder , tentando aumentar a frequência
para 125 bpms , em seguida para 140 e finalmente 155 ;
*próximos 2 min: você venceu! Resfrie diminuindo
a carga e a velocidade até que os pedais fiquem moles para pedalar,
voltando a frequência para basal. A corrida acaba aqui.
JOHNNY (Precursor da modalidade)
Prevenção de Lesões
Durante a Aula
A prevenção de lesões é um
elemento muito importante no treinamento do Spinning. O professor deve
dar importância a ela a cada aula ministrada. Sugerimos abaixo
algumas normas de segurança, para o professor, que vão
garantir a ele maior tranquilidade durante as aulas e ainda um treinamento
mais eficaz e energizante:
- Antes de começar
a aula, pergunte se há algum novato, ou alguém que precisa de
assistência na preparação da bicicleta na sala;
- Olhe para todos os
alunos e verifique se todos estão corretamente dispostos e posicionados
e se todos têm conhecimento dos ajustes na bicicleta;
- Os pés devem
ficar de tal maneira que ao sentar na bicicleta deve observá-los bem
fixados e se o início do dedão do pé está sobre o eixo do pedal; Ajuste a altura
do selim de maneira que crie um ângulo de 5 graus no joelho quando pedalar. É fácil
ver esta angulação quando os movimentos forem lentos.
- Se a cintura do aluno
estiver balançando muito no selim, pode indicar que a posição
do assento está muito alta;
- Se o aluno ficar muito
baixo, fará uma extensão inadequada de joelhos, causando estresse
no mesmo;
- Os joelhos nunca devem
estar hiperextendidos;
- Lembre aos alunos de
observar bem se o banco está devidamente seguro com o pino bem preso;
- A posição
dos braços devem ficar em distância confortável em relação
ao guidon, com cotovelos levemente fletidos;
- Ajustes no guidon vão
garantir uma posição confortável na bicicleta e evitar
problemas de coluna; Estimule os alunos a encontrar uma posição
bem confortável para o treinamento, levando em conta o nível
de flexibilidade e preocupações com as costas;
- Alunos iniciantes devem
começar os treinamentos com o guidon mais alto; Assim, podem melhorar
sua flexibilidade e se sentirem mais confortáveis na bicicleta. O guidon
pode ser ajustado na mesma direção e altura que a ponta do selin;
Observe se os pinos estão bem colocados para garantir segurança;
- O calçado apropriado
são os específicos para ciclistas ou tênis com solados
bem duros. Os tênis normais para aeróbica e corrida absorvem muito
a força nos pedais e fazem uma pedalada menos eficiente. Ainda fazem
dobrar muito os pedais para frente quando estiver na posição
de pé e podem deixar os pés muito relaxados e desconfortáveis;
- Os pés devem
ser bem presos no pedal antes do início da aula, para prevení-lo
de sair do pedal durante a mesma; E cadarços devem ficar pra dentro
dos tênis para evitar que embolem no pedal ou roda da bicicleta;
- Toalhas são
impressindíveis numa aula de Spinning. Elas ajudam a limpar todo o suor
adquirido com a aula e evitam que o guidon fique suado e escorregue as mãos;
- A Garrafa de Água
também não deve faltar. A hidratação é essencial
durante a aula, a fim de garantir uma melhor performance e manter o corpo resfriado;
Devemos beber em torno de 1,5 L. de líquido antes, durante e após
os 40 min de aula. Recomendamos beber pelo menos 250 ml. antes, 700 ml durante
e 250 após o treinamento. A reposição de fluidos durante
a aula pode prevenir problemas como o cansaço e a desidratação
e ,além disso, auxiliar na recuperação física pós-treino.
- Movimentos fora do
selim: quando o aluno começar a fazer movimentos mais avançados
do tipo ficar de pé e saltos, tenha certeza que estará fazendo
os movimentos com segurança e controle;
- Tenha certeza que todos
os alunos estejam familiarizados com seus limites de frequência cardíaca
antes de insentivar o aumento de velocidade;
- Sair do selim com carga
baixa é um movimento avançado e não deve ser executado
por alunos inexperientes; Observe alguns aspectos desse movimento:
* O corpo deve ficar posicionado sobre o centro da
bicicleta com o peso do corpo sobre os pedais;
* As mãos devem suportar quase nenhum peso sobre o guidon. Suportar
o peso do corpo com as mãos faz tirar o peso dos pedais e assim descontrola
as pernas podendo causar um deslize das mãos do guidon ou dos pés
do pedal;
* Os ombros devem ficar relaxados e a ponta do selin deve tocar levemente a
parte de traz das coxas.
- Tente familiarizar
seus alunos com a bicicleta e suas operações. Pois os alunos
deverão saber quando e como parar os pedais;
- Instrua seus alunos
para em caso de emergência puxar o pino de emergência e manter
as pernas longe dos pedais;
- Sprints - Não
deve ser feito o sprint com alunos que não estão completamente
familiarizados com a bicicleta e com os movimentos básicos de sentar
e ficar de pé; Recomendamos que iniciantes evitem o sprint por pelo
menos as primeiras 6 semanas de treinamento;
- Os alongamentos devem
ser executados fora da bicicleta. NÃO USE OS GUIDONS PARA OS ALONGAMENTOS
SOBRE OU FORA DA BICICLETA.
- A intensidade - Lembre-se
que o Spinning é um treinamento simples, divertido e fácil de
aprender! Mas é importante seguir algumas normas:
* Não existe competição no treinamento do Spinning; O
treinamento é individual, embora em grupo, e deve ser feito no próprio
nível do aluno;
* Estimule todos os alunos a praticar os movimentos do Spinning dentro da própria
capacidade antes de aumentar a velocidade dos movimentos; Eles devem sempre
ter carga na bicicleta;
* Lembre a todos os alunos de manter o auto-controle! Todos devem fazer transição
de movimentos lentamente e com concentração, sem apavoramento;
* Lembre a todos que Frequências cardiacas altas são facilmente
alcançadas com o Spinning e devem ser ajudados a manter-se na Zona de
Treinamento ou Tabela de Percepção do Esforço ;
* Alunos inciantes devem passar pelo médico antes de iniciar o programa.
* Recomendamos a todos os alunos a usarem um frequencímetro (monitor
de frequência cardíaca) durante as aulas, para avaliar mais precisamente
seu gasto energético e intensidade de esforço.
- Carga : O único
momento que o aluno deve ficar sem carga é no aquecimento e resfriamento
da aula.
- PORTANTO LÊMBRE-SE:
Acidentes podem ser prevenidos se o professor está consciente da situação
de cada aluno durante a aula. Estando a par das possíveis situações
de perigo antes delas se transformarem em problema. Para qualquer dúvida
adquira o Manual do treinamento do Spinning : "Spinning Instructor Manual
for additional safety and teaching guidelines"
fonte: http://www.spinning.com