SPINNING
Concentração Corpo/Mente
Numa aula de aeróbica , geralmente precisa-se de muita
coordenação, mas a concentração corpo/mente é ignorada.
Sendo o Spinning feito num único espaço e tendo características
precisas, permite a você concentrar-se em seu corpo e mente ao mesmo tempo.
Além disso, levando-se em conta a hiperatividade e barulho das academias
as pessoas podem até conversar entre si por estarem bem próximas.
Segundo Klecha, Instrutora da modalidade nos E.U.A, enquanto
as aulas de aeróbica são baseadas em "SIGA O PROFESSOR" a
essência do Spinning parece ser de lhe permitir exercitar-se da sua própria
maneira.
A aula de Spinning parece ter um efeito relaxante sobre os
alunos despertando uma energia vibrante dentro do mesmo grupo. Klecha diz que
os mesmos levam esta energia com eles quando deixam a aula, pois a intensidade
do trabalho, da força desenvolvida e a liberdade de construir seu próprio
treinamento e ainda deixar a aula se sentindo muito bem, fazem com que eles se
sintam assim. Muitos consideram a aula como uma fantasia, diz Klecha, "A evolução é tão óbvia
que todos querem aderir. Tudo muda: a pressão normaliza, há melhora
na capacidade respiratória, você se sente mais forte, você perde
peso, e ainda fortalece sua musculatura dos membros inferiores. Por isso, os
alunos continuam voltando."
"Spinning allows me to make a total impact on the mind, body, and
spirit," diz Klecha.
PEGGY KLECHA (Instrutora de Spinning , E.U.A)
Histórico
O Spinning, também chamado de ciclismo indoor, foi criado pelo
ciclista John Goldberg, com o objetivo de pocurar novas maneiras de melhorar
seu treinamento nas pistas. Ele pegou sua bicicleta ergométrica e remodelou-a
para que tivesse as mesmas características de uma bicicleta normal de
corrida. Ele começou a dar aulas e rapidamente começou a ganhar
seguidores . Johnny G. e seu sócio, John Baudhuin, criaram a Mad Dogg
Athletics Inc. e uniram forças com a fábrica Schwinn para desenvolver
o SPINNING.
No momento Johnny viaja todo o mundo ministrando aulas e divulgando
seu método . Você pode obter maiores informações de
seus cursos e aulas em seu site : fonte: http://www.spinning.com
O
verão e Idéias para
Melhorar sua Aula
O verão está aí e seus alunos estarão procurando
o ar livre e sol sobre a pele. Então como manter seu aluno dentro da
academia? Abaixo sugerimos algumas estratégias para motivar a procura
de seus alunos pela aula:
- Crie
temas especiais utilizando as datas festivas que possam ocorrer durante
os meses do verão como natal, dia de são silvestre etc...).
Decore o espaço da aula e faça uma fita especial;
- Crie
seu próprio "tour" simulando cada fase de um verdadeiro
passeio ciclístico em cidades estrangeiras como paris, new york,
hong kong, etc.
- Você pode
também adquirir mapas destas cidades através de um agência
de turismo e fixá-lo para criar maior motivação
e realidade e a proporção que você for passando,
pode indicar no próprio mapa, podendo até criar obstáculos
repentinos como construções no caminho.
- Faça
metas a cada 4 a 6 semanas como avaliação física
em grupo medindo: % de gordura, pressão arterial, frequência
cardíaca de repouso e teste de V02 máx atravéz
de testes submáximos de bike , etc...
- Ofereça
cursos especiais de nutrição e mudanças positivas
de hábitos de vida. Se os alunos forem educados a implementar
mudanças em suas vidas, eles estarão mais aptos a participar
de suas aulas.
- Pedale
em sua própria cidade: Compre um mapa da cidade e faça
contornos com uma caneta para demonstrar o percurso, eles se sentirão
bem mais à vontade se estiverem familiarizados com o percurso.
- Coloque
um quadro na sala com testemunhos e entrevistas de pessoas que participam
de Spinning no mundo, fotos, e-mails, eventos especiais, festas etc.
- Faça
um projeto comunitário como uma corrida de 2-4 horas para angariar
dinheiro para alguma entidade, orfanato, etc, cobrando ingressos em
dinheiro ou gêneros alimentícios não perecíveis.
Turmas de alunos podem ser responsáveis por diferentes entidades
ajudadas.
- Inicie
um grupo (clube) fora da academia. Os alunos costumam vir para as aulas
de 40 min e continuar com a atividade fora dela em suas próprias
bicicletas. Isto também funciona com aulas de escalada.
- Crie
uma aula de cross-training adicionando abdominais e flexões
de braço após a aula.
OBS: Com um programa de aula criativo,
assim como aulas fora do estabelecimento, seus alunos se sentirão importantes por fazerem parte de um
grupo especial que farão com que continuem voltando para mais
aulas. JOHNNY (Precursor da modalidade)
Respiração
Corpo/Mente
Você gostaria de exercitar-se com mais eficiência
e satisfação e ainda com menor ocorrência de lesões?
Melhor ainda, como você gostaria de passar este conhecimento aos seus alunos?
Implementando a respiração Corpo/Mente. Será seu
primeiro passo para o sucesso!
Existem dois tipos de respiração: A Peitoral
e a Diafragmática.
A respiração diafragmática é a
mais significante e eficiente das duas.
O diafrágma é um músculo na forma de
um pára-quedas reto no fundo do pulmão. Assim que você respira,
esse músculo contrai, direcionando ar para dentro dos pulmões.
Esta ação é muito importante ,pois, empurra ar para os lóbulos
inferiores . O sangue mandado para estes lóbulos dependem da gravidade,
então quando estamos de pé, existe mais sangue disponível
para a troca gasosa na parte inferior dos pulmões. É por isto que
a respiração diafragmática é tão mais importante
pois direciona mais oxigênio para a região inferior dos mesmos e é tão
essencial para uma respiração feita durante o exercício.
A maioria das pessoas respiram principalmente pelo peito expandindo
e levantando a caixa toráxica com os músculos intercostais . Esta
respiração é mais difícil que a diafragmática
e requer uma maior frequência cardíaca. A respiração
peitoral enche as porções médias e superiores do pulmão
mas não alcança com eficiência as inferiores. Para se executar
a respiração inferior, o abdômen não deve estar contraído
ou mantido tenso. Durante a inspiração a parte inferior da caixa
toráxica expande assim como o abdômem . Na expiração
os pulmões se contraem e o abdômem se retrai naturalmente .
Durante a aula estimule seus alunos dizendo" abdômen
para dentro e mantenha-os contraídos ", para atingirem uma boa performance
na respiração .
Para sair de uma respiração ineficiente feita
pela boca para uma eficiente feita pelo nariz, você precisa começar
a se exercitar e deve se acostumar para que possa executar corretamente pelo
nariz. Você vai observar que sua intensidade vai diminuir dramaticamente
assim que fizer estes ajustes. Você sentirá que antes não
inspirava ar suficiente para os pulmões.
Com a prática, você vai sentir que estará substituindo
a quantidade pela qualidade. Dê a si próprio algumas semanas de
prática da respiração feita pelo nariz e verá que
sua frequência cardíaca diminuirá sem sacrificar sua intensidade
nos exercícios assim como adquirirá um senso de calma e concentração.
JOHNNY (Precursor da modalidade)
A Gravidez e o SPINNING
A aula de Spinning é uma boa maneira para as mulheres
entrarem em forma antes, durante e após a gravidez. Mas é importante
seguir algumas regrinhas básicas:
A instrução mais comum dada a uma gestante é manter
a frequência cardíaca abaixo de 140 bpms. Porém, este não é um
conselho mais correto para aquelas gestantes treinadas que estão tendo
uma gravidez normal e saudável. O problema se baseia na idéia de
que toda mulher tem o mesmo limiar anaeróbico (o ponto onde o sistema
aeróbico passa para anaeróbico). Dr. Herman Falcetti, Consultor
da modalidade, recentemente estudou os efeitos da gravidez numa aula de Spinning
com 6 indivíduos e descobriu que mulheres grávidas sem complicações
podem participar das aulas durante toda a gravidez sem colocar em risco a saúde
do bebê .
Falcetti diz que: "Mulheres grávidas deveriam sempre
usar o frequencímetro durante as mesmas e manter o batimento cardíaco
20 bpms abaixo do limiar anaeróbico" Se a tabela de percepção
do esforço estiver sendo usada, as grávidas devem manter-se em
moderado e ficarem longe dos níveis acima (intensos). Se caso uma gestante
observar dificuldade de respiração durante a aula, será com
certeza um sinal de que a intensidade de esforço está muito intensa
para ela. JOHNNY (Precursor da modalidade)
Intensidade para Iniciantes
De acordo com uma pesquisa conduzida pelo ACE (American Council
on Exercise), os exercícios de ciclismo oferecidos pelas academias (o
Spinning foi incorretamente apontado), "pode ser muito intenso para iniciantes".
Nós achamos que esta pesquisa passou uma mensagem oposta para os iniciantes
que muito mais do que os experientes necessitam de um programa individual acessível
para começar uma mudança em suas vidas no fitness. Porém,
nós não concordamos com a pesquisa do ACE's por tocar em um assunto
que pesquisamos há mais de 10 anos quando o Spinning foi criado. Os iniciantes,
claro, precisam de atenção e regras especiais quando se matriculam
em qualquer atividade física. Para que sua aula não seja tachada
de "muito intensa" pelo ACE, nós oferecemos certas regrinhas:
- Pergunte
antes de começar a aula se existe algum iniciante em sua turma;
- Separe um momento
da aula pra se apresentar e dar as devidas informações
para os novatos;
- Encorage os alunos
a usarem o frequencímetro (fazer com que eles saibam seus limites é a
melhor maneira de evitar o over-training);
- Encorage seus alunos a se
prepararem para a aula: garrafa de água, bermudas para ciclismo, toalha
e uma atitude positiva fará diferença;
- Insista na importância
de cada aluno trabalhar em uma intensidade que for confortável pra si
próprio;
- Encorage a todos diminuirem
a intensidade se for necessário;
- Separe um tempo para ajudar
seus alunos a definir a intensidade de esforço (zona alvo);
- Avise aos iniciantes que
eles podem descansar após cada 4 trocas de intensidades, se necessário
for.
Observação: Dê chances aos alunos de sanarem qualquer dúvida
após a aula e ofereça estímulos adicionais com respeito
a modalidade. JOHNNY (Precursor da modalidade)
A
Força do Treinamento Mental
Um dos componentes fundamentaos no Spinning é o uso
da técnica mente/corpo para melhorar a performace . O que significa isto?
Como aplicar estes princípios em sua aula?
O treinamento mente/corpo engloba uma consciência maior
utilizando-se imagens mentais. Assim que o corpo segue estas imagens, o participante
se torna mais consciente de sua performace física e sua conexão
com as partes do corpo. A partir deste aumento de consciência, o aluno
estará ápto a executar mais eficientemente e alcançar seus
objetivos com maior rapidez.
Para começar a formular a sua aula de Corpo/Mente, é importante
que o imaginário seja baseado em uma forma física e não
em árvores nas estradas ou nuvens no céu. O treinamento mental
significa integrar sua auto-imagem. Experimente os exercícios seguintes
em sua própria rotina de personal training:
- Feche
os olhos e se concentre na sua performace física;
- Esteja ciente do
espaço
que você ocupa ao mesmo tempo que visualiza pés, pernas, quadris,coluna,pescoço,
ombros, braços, mãos, músculos da face, respiração,
etc.
- Assim que você explorar
seus movimentos, concentre-se em sua respiração deixando de lado
a tensão muscular. Descubra o foco de desenvolvimento desta técnica
e como pode conectar a mente ao corpo.
- Visualize-se relaxando e
executando a força nos movimentos;
- Praticar esta técnica
individualmente vai favorecer a você aplicar este treinamento mente/corpo
na estrutura de sua aula;
- Quando introduzir esta técnica
em suas aulas, poderá capturar a atenção de seus alunos
começando com técnicas de respiração e relaxamento;
- O barulho na cabeça
não ajudará a criar a concentração necessária
para a conexão. No início, peça a seus alunos, para parar
de pedalar e fazer respirações profundas. Quando começarem
a pedalar, descreva aos poucos guiando-os as imagens e técnicas de respiração.
Porém, esta descrição de imagens é muito mais aproveitável
se for feita com os olhos fechados. Um objeto de concentração
dentro da própria sala pode ser usado (como uma vela, um objeto qualquer);
- A música deve estimular
esta concentração (new age, instrumental etc...) evite rocks
ou músicas estéricas.
- Não se esqueça
que esta técnica exige bastante paciência e leva tempo para atingir
seu ápice. No início, a mente se distrai com facilidade e facilmente
o aluno se frustra na concentração, mas encorage-os a delongar
a própria concentração a cada treino .
Antes mesmo de você notar, sua turma vai estar obtendo grandes benefícios
desta técnica de Mente/Corpo.
JOHNNY (Precursor da modalidade)
O
Spinning e a Impotência
Alguns artigos foram editados semanas atraz avisando
aos homens da possibilidade de se tornar impotente fazendo ciclismo de qualquer
espécie.
Recebemos varias ligações telefônicas de
alunos do Spinning e seus professores, preocupados com esta possibilidade por
fazerem ciclismo numa bicicleta ergométrica. De acordo com nosso médico
Dr. Ed Burke, Doutor e técnico da equipe de ciclismo olímpico dos
E.U.A,o problema não é tão comum quanto a mídia propaga.
Existem algumas diferenças nas descobertas feitas em recentes pesquisas
relacionadas ao Spinning. Os indivíduos que participaram de nossas pesquisas
eram na média, indivíduos experientes que participavam de longos
percursos sentados em bancos bem estreitos. E ainda assim a maioria de homens
que ficaram impotentes foram aqueles que na infância tiveram algum problema
de impacto nos órgãos genitais e que nada se manifestou até a
puberdade.
Numa aula de Spinning, os participantes se assentam em bancos
geralmente largos e macios e constantemente são estimulados a mudar de
posição. Dr. Harin Padmanathan, diretor da Clínica para
homens, em santa mônica, califórnia, acredita que a compressão
do banco por si só, provavelmente não causará qualquer problema.
Além disto, é somente mais um dos muitos fatores que podem ser
citados como causadores da impotência no processo do envelhecimento. Abaixo
estão algumas regrinhas para aliviar a pressão que por ventura
venha ocorrer:
- Ajuste
seu banco para que não faça muita pressão sob
sua virilha;
- Troque de posição
no banco a cada 10 min para estimular a circulação;
- Cuidado para não ignorar
uma certa dormência na região da virilha.
Observação:
Tenha certeza de que fez bons ajustes na bicicleta antes de iniciar
a aula.
JOHNNY (Precursor da modalidade)
Exercícios
Contra-Indicados
A posição de 3 mãos e alguns movimentos
numa aula de Spinning foram desenvolvidos para garantir a segurança e
eficácia do treinamento para você e seus alunos. Abaixo estão
alguns movimentos considerados contra-indicados:
- Pedalar
para traz;
- Largar a bicicleta no meio
da aula;
- Andar com as mãos
apoiadas no banco atraz enquanto joga o tronco para frente numa subida por
exemplo;
- Mudar a altura do guidon
no meio da aula por algum motivo;
- A não ser por segurança
ou descanso, andar sem resistência alguma, exceto no aquecimento ou desaquecimento;
Observação: Por favor, leia o manual do
Spinning e reveja as regras de segurança para o instrutor e
academia. Veja também se possível, o video sobre os movimentos
e posições adequadas.
JOHNNY (Precursor da modalidade)
Planeje seu trabalho, trabalhe seu
plano
Você por acaso faz relatórios de suas aulas?
Os relatórios são fundamentais para fazer um
bom planejamento de aulas e foram programados para ajudá-lo a produzir
um percurso que seus alunos acreditem que realmente estejam onde você diz
estar , em contra-partida com percursos os quais o aluno se sente desanimado
e completamente desligado da aula.
Encorajamos a todos a rever a fase 1 do manual do spinning
e utilizar os relatórios para criar aulas estimulantes que foram bem planejadas
e executadas.
Ver a estrada mentalmente e transformá-la utilizando
simbolos do Spinning, é a maneira mais eficaz de dar uma aula.
Se seu tipo de aula é mais livre que planejada, retorne
as lições básicas. Planeje seu trabalho e trabalhe seu plano
!
Abaixo sugerimos algumas idéias para o planejamento
de bons relatórios:
- Faça
percursos que vão de A até o Ponto B;
- Faça percursos
em circuito (2-4 voltas dentro do mesmo percursos);
- Estabeleça critérios
para as pedaladas, tipo: A cada 10-20 voltas, faça alguma tarefa (ex:
aumentar o percurso da subida, saltos contínuos ou combinação
de ambos)
JOHNNY (Precursor da modalidade)