Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|
  Qui, 18/10/12 9:15

RECREAÇÃO

Dinâmicas de Grupo

Envie sua dinâmica e enriqueça nossa página ! Quero enviar minha idéia

111. Dinâmica: ecossistemas e cadeia alimentar - 05/10/2010
Objetivo: Provocar empatia com os animais e demonstrar a importância das áreas naturais.
Materiais: Papel, caneta e caixas que representaram diferentes ecossistemas.

   Traçar círculos com giz no chão escrevendo o nome de diferentes ecossistemas (ex,Mata Atlântica, Caatinga e também aquáticos) cada habitats é preenchido pelos respectivos seres, produtores, consumidor primário, secundário e terciário até quaternário dependendo da quantidade de participantes, preferindo ecossistemas de região.
   Em um das caixas é colocado vários pedaços de papéis com os nomes dos ecossistemas, em quantidades iguais para serem sorteados.(Obs: cada ecossistema também terá uma caixa contendo os nomes dos seres que representam aquele ecossistema) e quando for sorteado um ecossistema, deverá ser sorteado também um espécime da respectiva caixa.
Ex: O ecossistema sorteado na 1ª cx. Foi Mata Atlântica (e estava escrito no folheto: Mata Atlântica).
Aí vamos até a cx. Mata Atlântica e sorteamos outro folheto escrito, ex: desmataram a floresta para criar gado. O espécime vegetal acabou (consumidor primário) todos depois deles acabaram também.
   Se for sorteado um consumidor secundário, os terciários e quaternários também teram que sair do circulo deixando o jogo.
Ganha quem ficar até o final, é onde todos percebem que não á ganhador uma vez que todas as plantas e animais morreram pelas ações humanas.

Contribuição enviada pelo usuário: Tiago Ferreira da Silva - c.tiago@gmail.com

112. Dinâmica: Avaliação do dia-a-dia - 12/04/2011
Objetivo: Avaliação. A dinâmica é individual, mas é bom fazer em grupo para compartilharem os resultados.

   Dê uma folha de papel e uma caneta para cada integrante. Mande-os escrever no topo da página três obejtivos de longo prazo. Pode ser material, emocial, espiritual, emotivo ou qualquer outra coisa, desde que seja a longo prazo, tipo algo que quando estivermos bem velhinhos vamos olhar e ficar orgulhosos de termos conquistado.
   Após isso, peça que cada um escreva abaixo dos objetivos, cinco papéis que desenvolvem na sociedade. Por exemplo: mãe, pai, filho, irmão, amigo, trabalhador, taxista, leitor, estudante, fumante, trambiqueiro, voluntário, enfim, cinco papéis diversos.
   Depois, mande que cada um faça um cálculo mental estimado de quantas horas por semana se dedicam a cada um desses papéis. Mas tem que ser realmente o tempo que se dedica. Estar presente não é dedicar. Não é porque passamos 8 horas na empresa que nos dedicamos todo esse tempo. E não é porque só passamos 4 horas na escola que nosso tempo aos estudos é somente esse. Tudo que lemos nos faz também ser estudantes.
   Nessa etapa, normalmente muita gente já percebe que anda se dedicando muito a coisas que não considera tão importante, e pouco a coisas que acha importante.
   E para finalizar, diga para todos compararem as horas que têm se dedicado com seus objetivos e analisarem se estão no caminho certo. Se alguém tem objetivos materiais, a forma de conseguir é trabalhando, se o objetivo é familiar, a forma de conseguir é dedicar-se a isso.
   Converse a respeito com todos, diga para trocarem experiências e sugestões.
Contribuição enviada pelo usuário: Claudio Jose Rodrigues Neto - claudio.rodriguesneto@gmail.com


113. Dinâmica: Futhand - Cooperativo - 18/10/2012

Objetivo: Atingir o senso crítico do aluno, e desenvolver a cooperação e trabalho em equipe.

   Dispor os alunos em duas equipes, formadas em dupla (de preferência menino com menina dependendo do contexto) essas duplas estarão unidas por um cordão no punho de cada pessoa, ou lenço o que for mais conveniente.
   Colocar em jogo uma bola de futsal, os gols são livres, e as duplas tentarão passar de uma para outra até fazer o gol. Caso a bola saia, ou seja gol, a bola de volei entra no jogo e a bola de futsal sai, agora seguindo as regras do handebol, passes com as mãos, até fazerem o gol.

(Essa dinâmica pode sofrer variações como deixá-los livres sem os punhos amarrados, pois meu objetivo era despertar o senso crítico). Obrigado Gente. Espero que usufruam do conteúdo.

Contribuição enviada pelo usuário:Diego Fernando de Moraes - drikomoraes@gmail.com

Obs: Essa dinâmica é de minha autoria e foi criada em um projeto na faculdade que se aplicava a abordagem crítica no contexto da ED.Fisica Escolar.

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|