Dinâmicas de Grupo
111.
Dinâmica: ecossistemas e cadeia alimentar -
05/10/2010
Objetivo: Provocar empatia com os animais e demonstrar
a importância das áreas naturais.
Materiais: Papel, caneta e caixas que representaram
diferentes ecossistemas.
Traçar círculos com giz no chão
escrevendo o nome de diferentes ecossistemas (ex,Mata
Atlântica, Caatinga e também aquáticos)
cada habitats é preenchido pelos respectivos
seres, produtores, consumidor primário, secundário
e terciário até quaternário dependendo
da quantidade de participantes, preferindo ecossistemas
de região.
Em um das caixas é colocado vários pedaços
de papéis com os nomes dos ecossistemas, em
quantidades iguais para serem sorteados.(Obs: cada
ecossistema também terá uma caixa contendo
os nomes dos seres que representam aquele ecossistema)
e quando for sorteado um ecossistema, deverá ser
sorteado também um espécime da respectiva
caixa.
Ex: O ecossistema sorteado na 1ª cx. Foi Mata
Atlântica (e estava escrito no folheto: Mata
Atlântica).
Aí vamos até a cx. Mata Atlântica
e sorteamos outro folheto escrito, ex: desmataram a
floresta para criar gado. O espécime vegetal
acabou (consumidor primário) todos depois deles
acabaram também.
Se for sorteado um consumidor secundário, os
terciários e quaternários também
teram que sair do circulo deixando o jogo.
Ganha quem ficar até o final, é onde
todos percebem que não á ganhador uma
vez que todas as plantas e animais morreram pelas ações
humanas.
Contribuição
enviada pelo usuário: Tiago Ferreira
da Silva - c.tiago@gmail.com
112.
Dinâmica: Avaliação do dia-a-dia -
12/04/2011
Objetivo:
Avaliação. A dinâmica é individual,
mas é bom fazer em grupo para compartilharem os
resultados.
Dê uma folha de papel e uma caneta para cada integrante.
Mande-os escrever no topo da página três
obejtivos de longo prazo. Pode ser material, emocial,
espiritual, emotivo ou qualquer outra coisa, desde que
seja a longo prazo, tipo algo que quando estivermos bem
velhinhos vamos olhar e ficar orgulhosos de termos conquistado.
Após isso, peça que cada um escreva abaixo
dos objetivos, cinco papéis que desenvolvem na
sociedade. Por exemplo: mãe, pai, filho, irmão,
amigo, trabalhador, taxista, leitor, estudante, fumante,
trambiqueiro, voluntário, enfim, cinco papéis
diversos.
Depois, mande que cada um faça um cálculo
mental estimado de quantas horas por semana se dedicam
a cada um desses papéis. Mas tem que ser realmente
o tempo que se dedica. Estar presente não é dedicar.
Não é porque passamos 8 horas na empresa
que nos dedicamos todo esse tempo. E não é porque
só passamos 4 horas na escola que nosso tempo
aos estudos é somente esse. Tudo que lemos nos
faz também ser estudantes.
Nessa etapa, normalmente
muita gente já percebe
que anda se dedicando muito a coisas que não considera
tão importante, e pouco a coisas que acha importante.
E
para finalizar, diga para todos compararem as horas que
têm se dedicado com seus objetivos e analisarem
se estão no caminho certo. Se alguém tem
objetivos materiais, a forma de conseguir é trabalhando,
se o objetivo é familiar, a forma de conseguir é dedicar-se
a isso.
Converse a respeito com todos, diga para trocarem
experiências
e sugestões.
Contribuição
enviada pelo usuário: Claudio Jose Rodrigues
Neto - claudio.rodriguesneto@gmail.com
113. Dinâmica: Futhand
- Cooperativo -
18/10/2012
Objetivo:
Atingir o senso crítico do aluno, e
desenvolver a cooperação e trabalho em
equipe.
Dispor
os alunos em duas equipes, formadas em dupla (de preferência
menino com menina dependendo do contexto) essas duplas
estarão unidas por um cordão
no punho de cada pessoa, ou lenço o que for
mais conveniente.
Colocar em jogo uma bola de futsal,
os gols são
livres, e as duplas tentarão passar de uma para
outra até fazer o gol. Caso a bola saia, ou seja
gol, a bola de volei entra no jogo e a bola de futsal
sai,
agora seguindo as regras do handebol, passes com as mãos,
até fazerem o gol.
(Essa dinâmica pode
sofrer variações
como deixá-los livres sem os punhos amarrados,
pois meu objetivo era despertar o senso crítico).
Obrigado Gente. Espero que usufruam do conteúdo.
Contribuição
enviada pelo usuário:Diego Fernando de
Moraes - drikomoraes@gmail.com
Obs: Essa dinâmica é de
minha autoria e foi criada em um projeto na faculdade
que se aplicava a abordagem crítica no contexto
da ED.Fisica Escolar.