Dinâmicas de Grupo
89. Dinâmica: "da
opinião"
Objetivo: As pessoas expressarem opiniões umas sobre as outras sem que
se saiba quem escreveu o papel.
Participantes: qualquer grupo
Material: papel, envelope, cesta, caneta
Procedimento:
1.º passo: colocar papéis com nome de cada (todos) componente do
grupo em um envelope ou uma cesta.
2.º passo: pedir para cada componente do grupo sortear um papel ao mesmo
tempo.
3.º passo: marcar um tempo de 5 ou 10 minutos para que todos escrevam
nos papéis.
4.º passo: cada um deverá escrever individualmente o que acha daquela
pessoa em que foi tirada no papel.
5.º passo: o líder deve informar aos participantes que o papel
colocado ali deve ser escrito: erros, elogios, críticas ou o que aquela
pessoa tirada pode melhorar.
Contribuição
enviado pelo usuário: Paulo Roberto Pereira
- segurança - E-mail: lordpaulo0029@yahoo.com.br RJ
90. Dinâmica: "Anjo (amigo
oculto)"
Objetivo:
Amigo Oculto e aproximação do grupo
Participantes: Qualquer grupo
Material:
Procedimento: O responsável prepara uma caixa ou um cartaz com envelopes
com os nomes dos participantes, mais ou menos um mês antes da reunião
principal. Durante esse tempo, as pessoas colocam lembranças para a
pessoa que ela tirou, não necessariamente coisas caras , exemplo, cartões,
balas, bombons, vales (use sua criatividade). No dia da reunião, a pessoa
fala quem ela tirou (assim como no amigo secreto).
Obs.: Como você já gastou com os outros presentes o valor do presente
pode ser mínimo.
Espero que se divirtam com sua família e amigos !
Contribuição
enviada pela usuária: Taa Amorim - E-mail: Talise_bjs@hotmail.com
91.
Dinâmica: "Dança das Cadeiras (cooperativo)"
- Colocar em círculo um número de cadeiras menor que a metade
do número de participantes. Em seguida propor o objetivo comum: terminar
o jogo com todos os participantes sentados nas cadeiras que sobrarem. Colocar
música para todos dançarem. Quando a música parar, TODOS
devem sentar usando as cadeiras (e os colos uns dos outros). Em seguida o educador
tira uma ou duas cadeiras (e assim sucessivamente). Ninguém sai do jogo
e a dança continua até nova parada (e assim por diante). Os educandos
vão percebendo que podem se liberar dos velhos, desnecessários
e bloqueadores "padrões competitivos". Na medida que se desprendem
dos antigos hábitos, passam a resgatar e fortalecer a expressão
do "potencial cooperativo" de jogar e viver. O jogo prossegue até restar
uma cadeira, ou mesmo sem cadeira (vai até onde o grupo desejar).
Autor desconhecido
92. Dinâmica: "Pulo
Gigante (cooperativo)"
- Dois jogadores têm de trazer duas cadeiras até uma linha de
meta, que dista vários metros do ponto de partida, sem que coloquem
nem as mãos nem os pés no chão. Uma hipótese de
resolver a situação é saltitar ruidosamente cada um deles
em sua cadeira. Outra, é encontrarem uma estratégia cooperativa,
deslocando-se sobre as cadeiras (avançam uma cadeira, passam os dois
para cima desta, etc). O jogo pode ser repetido aumentando o número
de jogadores e de cadeiras.
Autor desconhecido
93.
Dinâmica: 'Pegadinha
de QUíMICA'
-
OBS:
Essa dinâmica é legal
para o primeiro dia de aula de química do ensino
médio.
Entrega-se a cada participante um papel com o símbolo
de um elemento químico, sem ver o do outro. Todos
podem permanecer sentados em seus lugares. Quando o coordenador
chamar o elemento pelo nome, a pessoa correspondente
ao elemento, deve se levanta e se apresenta para todos.
Objetivo: 'quebra gelo' e descontração
geral, reforçar o conhecimento de elementos químicos
e seus respectivos símbolos.
Contribuição
enviada pela usuária: Marcia C. de Souza
Silva MS - professora-marcia-conceicao@hotmail.com
94.
Dinâmica: "Quebra Gêlo do Barquinho"
A
dinâmica é de
quebra gelo ou de encerramento. Pode ser ultilizada quando
estiver iniciando um grupo ou encerrando algum graupo...
*Nescessita apenas de uma folha de papel sulfite e algum
participante que saiba construir um barquinho com essa
folha de papel sulfite. Pronto o barquinho o facilitador
inicia dizendo a todos que cada um irá falar o
nome e o que espera daquele grupo ou curso, e assim sucessivamente.
Já no caso de encerramento o facilitador irá passar
o barquinho e pedir que cada um diga o que esta levando
daqueles momento em que estiveram ali...
Contribuição
enviada pelo usuário: Fernando Robert BH/MG-
fernando.robert@hotmail.com
95.
Dinâmica: "Recadinhos
engraçados"
Objetivo: descontrair e envolver a todos nas atividades
propostas.
Material: Tiras de papel para cada aluno, lápis
ou caneta.
Formação em círculo;
o professor
pede que cada aluno escreva na parte superior de sua
tira de papel o nome de uma aluna ou de uma atriz famosa,
depois que escrever deverá dobrar para trás
de modo que o nome fique escondido. Peça que passem
o papel para quem esta a sua direita, e agora deverá escrever
o nome de um aluno ou ator famoso, dobre para trás,
passe para a direita. Agora peça que eles escrevam
somente a resposta dessa pergunta, Estavam fazendo?....
dobre e passe; respondam: O povo olhou e disse?....dobre
e passe. Conclusão(pode ser um dito popular)
dobre e passe...
Agora cada, um na sua vez ira ler em voz alta o seu recado
e deverá ler com impolgação, na
seguinte ordem: Fulana e fulano estavam fazendo......o
povo olhou
e disse..........conclusão.......
Obs: sempre que faço essa dinâmica eu participo
com meus alunos, sempre coloco nome de aluno mais tímido
e é muito divertido, eles adoram. Como trabalho
com turmas de meninas separadas dos meninos não
corre o risco de intimidar ninguém.
Contribuição
enviada pela usuária:Maria Cristina Saloto -
Resende RJ - E-mail: cristinasaloto@bol.com.br
96.
Dinâmica: "Verdade ou Mentira?"
Entrego um pedaço de papel a cada aluno e digo
que terão que escrever nele 3 frases sobre si
mesmos, sendo que uma delas será falsa. Mas
não devem escrever coisas óbvias como
'tenho olhos verdes' e sim coisas que os amigos saberiam
sobre ele, como 'já fui ao Japão', por
exemplo.
Peço a eles que coloquem o nome e escrevam as
3 frases (e é claro que eu vou guardar esses papéis
para uso posterior quando for preparar as aulas), depois
eles me entregam todos. Escolho um papel aleatoriamente
e leio a primeira frase, perguntando de quem é.
A classe vai dando seus palpites e instruo os alunos
que quando identificaram o que escreveram disfarcem e
também digam que acham que é do Fulano.
Anoto
na frente da frase o nome de quem a maioria da classe achou
que
era o dono e escolho outro papel. Vou
lendo as primeiras frases de cada um, depois começo
a ler a segunda e por fim a terceira frase, sempre anotando
na frente da frase de quem a classe achou que era.
No final
todos já estão ansiosos e eu
leio a frase e digo: essa que vocês acharam que
era do Fulano na verdade é da Sicrana. E faço
algumas perguntas sobre a frase à aluna. Vou fazendo
isso até terminar e depois pergunto aos alunos
o que acharam da brincadeira.
Eles normalmente
acham divertido porque ficam sabendo mais sobre os
colegas e também ficam surpresos
por saber relativamente pouco sobre eles.
Contribuição
enviada pela usuária:Vera Oliveira -
Araçuaí MG - vera.897@hotmail.com
97.
Dinâmica: Dinâmica-reclamar
para quê?
Objetivos:entender que somos perfeitos e ainda reclamamos
da vida
Material:folhas de papel ofício, som, música
animada
Procedimento:forma-se um grupo em circulos, entrega-se
uma folha de papel e peça que cortem a folha
em 8 pedaços
e segure-os com o próprio corpo (nas juntas, pescoço..)
e avise que eles não poderão colocar
na roupa nem deixar cair. Em seguida coloque uma música
bem agitada e peça que eles dancem e o animador
vai ordenando: abrace o
amigo, dê um
tchau, pule de um pé só...nesta hora
eles vão reclamar que é muito difícil...
Moral:que nós perfeitos reclamos da vida e não
conseguimos fazer nada com obstáculos no corpo, agora
pense nas
pessoas que não têm mãos, pés,
braços
e são grandes vencedores.
Contribuição
enviada pela usuária: Josianny Antuness -
Fortaleza - E-mail: josiannyantuness@hotmail.com
98.
Dinâmica: 5 papéis reunidos
Separe 5 papeizinhos por participante, nestes, deverão
estar escritos os nomes deles. Faça em um tamanho
menor possível, misture-os e coloque em um recipiente
para que haja uma mistura completa. Em um local aberto
jogue-os para o alto, aquele participante que conseguir
recolher os seus cinco papéis com os seus nomes primeiro
vence (se estiver ventando melhor ainda) Quando todos
estão
abaixados à procura
dos seus nomes, pode-se jogar entre eles, balas, pirilutos,
bombons, etc...vira a maior confusão. Eu costumo
premiar a 1ª menina e o 1º menino.
Contribuição
enviado pelo usuário: José Ramos
Júnior - Ribeirão Vermelho MG - E-mail:
juninhocontatu@hotmail.com
99.
Dinâmica: Balão da Vitória
Objetivo: criar uma mentalidade de união.
Material: Balão, barbante e caneta
Cada um pega
seu balão que está escrito
vitória amarrado em seu punho. Você jogará para
cima defendendo o seu e tentando estourar o do outro
em 5 min. Vencerá quem chegar até o final
com o seu balão cheio. No final do tempo estipulado,
mostra-se para o grupo que não foi dito que somente
UM poderia ser vitorioso, mas sim quem estivesse com
o balão cheio, e cada um preocupou-se somente
com o seu balão, não importando com a situação
do outro. Se todos estivessem ajudado um ao outro todos
seriam vencedores. As vezes passamos por cima dos outros
para obter vitórias.
Contribuição
enviada pela usuária: Alcilene Camilo
- Belo Horizonte MG - E-mail: alcilenecamilo@gmail.com
100.
Dinâmica: da Água
Cada participante
em uma grande roda, tem um copo com água na mão,
o coordenador da dinâmica coloca água
dentro de cada um deles. Cada um vai descobrir o
que vai fazer com a água, mas não pode
jogar fora e nem tão pouco beber a água
que está no
copo...o que farão com a água vai depender
da criatividade de cada participante.
Moral da dinâmica é: se guardarem a água
para usar para qualquer outro fim estarão agindo
individualmente e não
tem o espírito de equipe. Se devolverem para a
garrafa onde estava a água
estarão se esquivando dos objetivos e compromissos.
Se derem a água para matar a sede de seu companhairo,
estarão mostrando o espírito de equipe.
OBS.
Eu falei que não era para beber a água,
mais eu não disse que não poderiam matar
a sede do seu companheiro.
Contribuição
enviado pelo usuário: João barbosa
- Rio de Janeiro -
E-mail: B_JRB@HOTMAIL.COM
101.
Dinâmica: Na pele dos bichos
Objetivo: Provocar empatia com os animais e demonstrar
a importância
das áreas naturais.
Traçar círculos com
giz no chão
escrevendo o nome de habitats, preferindo os
que existem na região. Distribuir fichas com
o nome de um animal (de preferência
da região) e seu nicho e habitat. A bicharada
tem que ficar circulando pela área
até que a música seja interrompida. Todos
então
tem que procurar o abrigo correto. Os mediadores então
verificam se estão
no seu lugar e a cada rodada as áreas se reduzem,
por exemplo: poluiram o rio com lixo, queimaram a mata,
construiram um shopping onde tinha o brejo...os bichos
que ficarem sem espaço são eliminados.
Termina quando não houver mais áreas para abrigar
os animais
Contribuição
enviada pela usuária: Ionara Urrutia
Moura - Campinas SP - E-mail: bionara1@yahoo.com.br
102. Dinâmica:
Dos desenhos e frutrações
Em uma folha de papel, pedir para os alunos desenharem
algo que os incomodam ou intristece em casa junto a familia.
sem identificação.E em reunião junto
aos pais pedir que eles reconheçam o desenho do
seu filho e de suas fustrações. Apos os
mesmos serem retirados pelos pais a coordenadora da reunião,
atraves de um numero em cada folha reconhecera os desenhos
corretos juntos aos pais, para saber se os mesmos reconhecem
as fustrações e carências de seus
filhos.
Contribuição
enviada pela usuária: Patricia Alves Silva -
São Paulo - E-mail: patricia.silva20@terra.com.br
103. Dinâmica:
'Sonho ou Frustação'
Objetivo: Quebra de gelo
Material: Rolo de Barbante
Duração: Máximo 30 minutos
Participantes: 10' a 20'
Formação: Circulo
Procedimento: Solicitar ao 1º participante apresentar-se
e fala para todos um sonho que gostaria de realizar
segurando o rolo de bargante. Depois segura a ponta
do rolo, escolhe outro participante que recebe o rolo
(é jogado), e que faz a mesma coisa. Ao término
têm-
se uma rede formada por barbantes onde o condutor fala
da
conectividade
dos sonhos como ponto positivo, etc e depois se não
tivermos um planejamento, os sonhos se perdem ao longo
da vida, em função das dificuldades,
sendo necessário disciplina para alcançarmos
nossos sonhos através de metas estabelecidas.
Numa mesma dinâmica é possível
mostrar a importância do auto-conhecimento, dos
sonhos e disciplina para realização.
Contribuição
enviada pela usuária: Leila Fatima Braga
Pinheiro - Vitoria ES - E-mail: lfatima@gmail.com
104. Dinâmica:
'da bexiga 2'
Cada participante recebe uma bexiga e um papelzinho
para escrever seu nome e colocar dentro dela, encher.
Ao comando do professor, realizar as atividades, não
importando ficar somente com a sua bexiga, pode misturar,
trocar. Exemplo:jogando as bexigas para cima, não
deixem NENHUMA cair; equilibrar a bexiga nas costas;
dançar
com a bexiga; trocar de bexiga com outra pessoa,etc.
No final, cada pessoa
pega uma bexiga qualquer, estoura e abre o papelzinho.
Procurar a pessoa cujo nome estava dentro da bexiga
e dar um
abraço nela, podendo falar também porque
admira essa pessoa.
Contribuição
enviada pela usuária: Ester Barone -
Mogi Mirim - SP - E-mail: esterbarone@hotmail.com
105. Dinâmica:
'do desenho em grupo'
É bem interessante fazer em uma reunião
de pais.
Distribui-se uma folha ou apenas um pedaço de
papel e uma caneta ou lápis para cada participante.
Esses devem sentar-se em um circulo, quadrado, qualquer
forma fechada. Peça que eles escrevam seu nome
na folha, depois pensem e começem um desenho,
cada um pensa o seu e faz em seu papel, dá um
tempo e peça
pra que eles passem a folha para a pessoa ao lado, dê
um determinado tempo e rode novamente a folha, vá assim
até que a sua
folha volte para suas mãos.
Depois disso você poderá pegar como exemplo
todos ou apenas alguns, peça pra que digam o que
havia pensado em desenhar antes e compare com o que está desenhado
na verdade.
Em 99,9% os desenhos são completamente diferentes
do que o que cada um pensou em desenhar, então
você explica que assim é a vida, as vezes
pensamos em levar nossos filhos por um caminho e várias
são as pedras que encontramos, ou que cada um
escolhe seu proprio caminho, desenvolva em cima disso,
eles gostam bastante.
Contribuição
enviada pela usuária: Natália Soares
de Melo - natalia.melo@globo.com
106. Dinâmica:
' da Solidariedade'
Objetivo: Estimular a interação social
e o sentimento de solidariedade. Especial para aulas
de ginástica na empresa e
trabalhos de interação.
O professor deverá elaborar previamente pedacinhos
de papel com a frase: 'A minha dificuldade é...'
Após feito, deverá distribuir entre os
alunos e direcioná-los
a escrever alguma dificuldade de relacionamento na empresa, algum problema
pessoal que têm e não consiguem resolver sozinhos. É muito
importante dizer que não deverão escrever o seu nome e nem insinuações
sobre algum colega.
Após todos escreverem, os papéis serão dobrados minimamente
e misturados num saquinho. O professor irá pedir para que cada aluno
tire um papelzinho (sem ser o seu próprio, caso seja, será devolvido
no saco e misturado novamente) e que pensem em silêncio em alguma solução
para resolver o problema encontrado no papel. Logo depois, o professor irá pedir
para que cada um leia o seu 'novo problema' e profira uma solução
para ele.
É
uma brincadeira muito divertida e solidária, pois cada uma terá uma
idéia para ajudar a resolver o problema, de modo a gerar uma grande
conversa construtiva ajudando a todos.
É
importante o professor arrematar a aula dizendo a importância de ajudar
o próximo independente de quem for.
Contribuição
enviada pela usuária:Gisely Sabino Silva
- Jaboatão do Guararapes - PE - E-mail: giexotica@hotmail.com
107. Dinâmica:
A Repetição é a Mãe do Aprendizado
Participantes:
5 a qualquer número.
Materiais: barbante de um metro para cada participante.
Tempo: cerca de 20 minutos.
Dinâmica: orientamos os participantes para que
se preparem para nos próximos dois minutos façam
o maior número possível de nós nos
barbantes que tem em mãos, só que com uma
só mão, sem encostar no corpo, sem usar
a boca e nenhuma ajuda.
Cronometra-se
dois minutos (costumo usar uma música
de fundo), ao fim de dois minutos, contamos o número
total de nós da turma, se for turma com mais de
15 participantes, aconselho tomar-se uma amostra somente
de quinze (os mais da frente da turma) que refletirão
o total da turma. Contamos
o total e calculamos a média e perguntamos
também quem fez o maior número de nós
(o recorde da turma). Anotamos no flip chart ou planilha
(com projetor). Fazemos
a segunda tomada de dois minutos, novamente calculamos
a média e o recorde (aqui já notamos
uma evolução da turma). Na
terceira tomada de tempo (sempre dois minutos) pedimos
como está a técnica, se já está ficando
fácil, se vão bater o recorde, etc. e instantes
antes de começar a cronometragem, falamos que
desta vez terão que fazer os nós com a
outra mão (destros fazem com a esquerda e canhotos
com a direita), é uma reclamação
geral, mas o desafio é este mesmo. No
final calculamos novamente a média e o recorde,
inevitavelmente a turma supera estes dois índices
mesmo com a mão trocada.
Conclusão:
desenvolvendo-se o método de fazer
nós através da disciplina (repetições)
qualquer pessoa consegue a superação e
a técnica é apurada mesmo trocando-se a
mão, ou seja: a repetição é a
mãe do aprendizado, não existem atalhos.
Contribuição
enviada pela usuário: Lorenzo Busato
- www.gruposupera.com.br (busato@gruposupera.com.br)
em 21/10/2009 10:41:04
108. Dinâmica:
Recordações
OBJETIVO: Levar os
jovens a refletir que todos são
responsáveis por seus atos e suas conseqüências
TEMPO
DE DURAÇÃO: Aproximadamente 25 minutos
MATERIAL NECESSÁRIO: Retângulos de cartolina
com aproximadamente 50x5 cm, metade de folha de papel
ofício, caneta e som (música clássica).
DESENVOLVIMENTO: Entregar um retângulo para cada
jovem. O educador pedirá que os jovens dividam
o retângulo em 3 partes, numerá-las de 1
a 3, onde cada parte representará parte de sua
atual existência (4 ou 5 anos). Colocar um fundo
musical e cada um deverá tentar se lembrar de
algo bom que ocorreu no passado, escrevendo em cada retângulo
respectivamente o que houve naquele período, onde
morava etc. Distribuir o papel oficio, onde deverão
escrever o que pretende fazer daqui para frente para
atingir o seu objetivo na vida afetiva e profissional.
Contribuição
enviada pela usuária:Pollyanna Marques
Chiarello - -
27/07/2010
109. Dinâmica: Sonhos
DINÂMICA: Sonhos
OBJETIVOS: Fazer os jovens refletirem sobre a responsabilidade
de seus atos durante seus relacionamentos.
MATERIAL NECESSÁRIO: Balões
DESENVOLVIMENTO: Distribuir um balão a cada jovem.
Pedir que pensem nas coisas boas que ainda querem realizar,
em seus sonhos, anseios, nas pessoas que querem conhecer,
e no bem que podem fazer. Mentalizando tudo isto, cada
um deverá encher um balão imaginando que
tudo que foi pensado por eles será transferido
para dentro do daquele balão. Quando terminarem
de encher, pedir que joguem os balões para cima
e brinquem com os eles, de modo que todos os balões
fiquem misturados. Após alguns segundos, pedir
que cada jovem pegue um balão (importante que
seja o de outra pessoa) e guarde. O educador deverá esclarecer
que, dentro de cada balão, estão os sonhos,
os anseios de cada um naquela sala e que agora eles são
responsáveis por balão de alguém. É importante
que, assim como levaremos conosco, sem estourar, aquele
balão cheio de sonhos, na vida também teremos
em nossas mãos pessoas com anseios e esperanças.
Que jamais sejamos os responsáveis pela destruição
destes sonhos de outra pessoa. Todos somos filhos de
Deus, com defeitos e virtudes, e que merecemos ser tratados
uns pelos outros como Ele nos trata, com amor, paciência,
ou seja, como gostaríamos de ser tratados. Explicar
também que “todos somos responsáveis
por aquilo que cativamos”, o que aumenta a nossa
responsabilidade com os sentimentos de outras pessoas.
Pensemos nisso em qualquer relacionamento que tivermos,
seja ele um namoro, um “fica”, uma amizade,
um novo emprego...
Contribuição
enviada pela usuária: Pollyanna Marques
Chiarello - pollyannachiarello@hotmail.com -
27/07/2010
110. Dinâmica: A
Carruagem
Objetivo: Chamar a atenção para o trabalho em grupo e para a busca
da Causa, e evitar o individualismo.
Duração:
Aproximadamente 10 minutos
Material: Folha com
a descrição do jogo
e papéis com personagens para distribuir para
o grupo. Cada participante deve receber um personagem
que pode se repetir, conforme a necessidade.
Procedimento:
Personagens: Cocheiro
Roda
Passageiro Magro
Passageira
Menininho Chorão
Banco
Porta
Molas
Cavalo
Carruagem (todos)
Facilitador: “Vou contar uma história.
Quando eu citar o seu personagem, você deve levantar-se
e bater uma palma e logo se sentar. Quando eu disser
CARRUAGEM, todos devem levantar e bater 2 palmas e logo
sentar.”
Em seguida narrar a história abaixo. Repetir 2 ou 3 vezes caso seja
necessário, até que o grupo consiga desempenhar a tarefa.
A viagem estava atrasada
porque o cocheiro estava consertando a roda dianteira
da carruagem. O atraso o deixava cada
vez mais irritado, e o passageiro magro andava de um
lado para o outro enquanto a passageira acalmava o menininho
chorão.
Quando a carruagem ficou pronta, o velho cocheiro apressou-se
em fechar a porta e tirar o capim do cavalo, para iniciar
a viagem da carruagem.
O passageiro magro
acalmou-se e até sorriu para
o menininho chorão que, agora todo feliz, fazia
ranger com seus pulos as molas do banco da carruagem.
A carruagem iniciou
a viagem puxada pelo cavalo enquanto a passageira sorria
para o passageiro magro. Mas, de
repente, o cavalo tropeçou, o banco inclinou,
a porta se abriu e o cavalo se assustou, obrigando a
carruagem a parar para consertar a mola do assento e
a roda que havia se soltado novamente da carruagem.
Desfecho:
Questionar o grupo se a tarefa foi fácil
ou difícil. Em seguida pedir que narrem a história
completa. Provavelmente eles não saberão
narrar a história com todos os detalhes. Abrir
uma discussão no sentido de mostrar que enquanto
cada um estiver prestando atenção somente
em suas próprias atribuições o trabalho
com um todo está passando despercebido.
- Envolver
assuntos do tipo trabalho em grupo, o trabalho pela causa
o comprometimento,
a ajuda mutua, etc.
-
Concluir por fim que a “Responsabilidade
de Todos” – O ANDAR DA CARRUAGEM DEPENDE
DE TODOS NÓS
Contribuição
enviada pela usuária: Vera Stefanello
- Grupo de Evangelização Infantil - evangelizacaoespirita1@yahoogrupos.com.br