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Sex, 23/1/09 14:52
O VALOR DA RECREAÇÃO NO
INCENTIVO A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO
FÍSICA NO COLÉGIO ESTADUAL ANA NERY DE
5ª A 8ª SÉRIE
Autor:
Yatânderson dos Santos Gonçalves
Orientador: Profº Ms, Josué Brandão
Junior
Orientador: Profº Esp. Mauricio Leandro
1.
INTRODUÇÃO
Nos meses de estágio no Ensino Fundamental de 5ª a
8ª no Colégio Estadual Ana Nery foram constatados o desinteresse
e a falta de motivação dos alunos para a prática da Educação
Física. A existência de particularidade na história da prática
da Educação Física, principalmente no que diz respeito ao
alto número de incidência dos fenômenos da falta de motivação
dos alunos para a prática da Educação Física.
No dia-a-dia das aulas para a pratica da Educação
Física, tem se observado que o número de alunos que dispensa das
aulas de Educação Física, sendo também um dos fatores
que também caracterizam a falta de motivação dos alunos
para a prática das aulas de Educação Física Escolar.
Durante os meses de estágio no ensino fundamental de 5ª a 8ª,
observei de uma forma geral o desinteresse, a falta de motivação,
a desvalorização dos alunos com as aulas de Educação
Física.
Vários fatores contribuem para a falta de motivação
dos alunos para a prática das aulas de Educação Física,
tendências que vimos no dia-a-dia do âmbito da Educação
Física Escolar que desencadeia o desinteresse pelas aulas de Educação
Física. Sabendo que o professor é o maior responsável em
motivar o aluno a praticar as aulas, fazendo com que o aluno leve este habito
para a vida toda, pois toda pessoa passa pela escola para se tornar um cidadão
digno e com responsabilidade. O presente estudo propôs investigar os motivos
que levam os alunos do Ensino Fundamental a se desmotivarem para a praticar as
aulas de Educação Física e como a recreação
pode vim ajudar a motivar os alunos a praticarem as aulas de Educação
Física.
A recreação é muito
importante para o ser humano não só para
a criança. Todos nos precisamos dos nossos
momentos de lazer. A palavra recreação
vem do latin, recreare, cujo significado é recrear.
Portanto as atividades recreativas devem ser
espontâneas, criativas e que nos traga
prazer. Devem ser praticadas de maneira espontânea,
diminuindo as tensões e preocupações
(TOSETI, 1997, p. 14).
Pois de uma forma ou de outra os problemas
pela falta de motivação dos alunos nas
aulas de Educação Física é uma
realidade escolar que merece ser pesquisada.
O objetivo desse estudo foi identificar e analisar os motivos
que levam os alunos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série do
Colégio Estadual Ana Nery a não terem motivação para
prática das aulas de Educação Física.
2.
O VALOR DA RECREAÇÃO NO INCENTIVO
A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
NO COLÉGIO ESTADUAL ANA NERY DE 5ª A 8ª
Nos meses de estágio no Ensino Fundamental de 5ª a
8ª série no Colégio Estadual Ana Nery foram constatadas o
desinteresse e a falta de motivação dos alunos para a prática
da Educação Física. Nas aulas de Educação
Física muitas atitudes dos alunos, em relação à prática
adotada para se trabalhar durante a aula, refletia a atuação do
professor. Nas conversas com os alunos mostraram basicamente ouvir o professor
e fazer o que ele determina, porém visualizam-se alguns sinais de desinteresse "desencantamento" provocado
pelo conhecimento negativo da situação em que se encontra a Educação
Física Escolar.
Durante os meses de estágio no ensino fundamental, foram
observados de uma forma geral o desinteresse e a desmotivação dos
alunos com relação à prática da Educação
Física.
Vários fatores contribuem negativamente para a visão
que os alunos têm da prática da Educação Física
entre eles estão à falta de estrutura física adequada nas
escolas para sua prática, materiais adequados e principalmente na questão
que diz respeito à prática aplicada pelo professor seu método
de ensino. Sabemos que o professor é o maior responsável em motivar
o aluno a participar das aulas de Educação Física. Na vivência
nas aulas de estágio escolar, no conviver com os alunos no âmbito
escolar foram constatadas que os mesmos não se sentiam motivados a participarem
das aulas, onde defendia que as aulas sempre seguiam a mesma prática,
o mesmo tema em todas as aulas, ou seja, a "mesmice" de sempre, provocando
assim o desinteresse e falta de vontade em participar das aulas.
Grafico 1 (ver na íntegra com o autor- e-mail
do autor: yatanderson@hotmail.com)
No que se refere à escola
pesquisada, conforme depoimento de alunos percebeu que
a Educação Física,ao contrário
de outras disciplinas que compõem o currículo
do ensino fundamental hoje, necessita ainda conquistar
o seu espaço no campo legal que legitima sua inclusão
obrigatória na grade curricular.
Os depoimentos permitem-me identificar que, neste contexto
investigado, possa dizer que a Educação Física tem um espaço,
mas que não é legitimado, não tem a mesma importância
como as outras matérias.
Segundo o Coletivo de Autores (1992) um dos motivos para não
estar ocorrendo o desencadeamento de mudanças, pode ser o fato de os próprios
educadores se oporem as novas dinâmicas, parecendo que a forma tradicional é ainda
o jeito "mais fácil" de ensinar.
Estudos mostram que a Educação Física
pode ter varias finalidades e trabalhada de varias formas e maneiras que motivem
o aluno a participar com freqüência das aulas, e uma dessas formas é a
recreação desenvolvida junto às aulas de Educação
Física.
Primeiramente é preciso
explicar que finalidade é definida como
o fim último para qual uma determinada
atividade existe. Nesse sentido, a finalidade
da Educação Física é contribuir
para a Educação integral da criança,
por meio da prática de atividades físicas
racionais e variadas, de acordo com suas necessidades,
ou seja, o desenvolvimento, em seu grau mais
elevado, nos planos físico, mental e social
(HURTADO, 1987, p. 22).
3.
A RECREAÇÃO
Sabemos que a recreação constitui um processo
eficiente de educação. É um meio de favorecer o desenvolvimento
psicosocial e psicomotor de uma criança, um fator de integração,
de solidariedade e cooperação entre os colegas. Serviram como sujeitos
para presente pesquisa 60 (sessenta) alunos, do Ensino Fundamental de 5ª a
8ª, de ambos os sexos, pertencentes à classe média baixa do
Colégio Estadual Ana Nery, situado na Av. São Vicente de Paula,
centro Ibicaraí - Bahia. Foram utilizados como instrumento de coleta de
dados entrevistas e questionários, compostos de 06 questões.
Nesse período foram aplicadas além dos questionários,
várias atividades recreativas, introduzidas durante as aulas de Educação
Física. Essas atividades sempre atentando para a ludicidade e o prazer
que as atividades propiciam às crianças como fator de motivação
e estimulação para realização dos trabalhos sugeridos.
Essas atividades tinham como meta o objetivo de observar a conduta dos alunos
durante a aplicação dessas atividades, se gostavam ou não,
se lhe motivava a participar, além de mudar a rotina das aulas, fator
esse onde os alunos mais reclamavam.
As atividades
recreativas devem ser espontâneas,
criativas e que nos traga prazer. Devem ser
espontânea, diminuindo as tensões
e preocupações. Para a criança,
a recreação é uma maneira
de liberar energias, já que seu espaço
para o lazer nas grandes cidades é cada
vez mais restrito (TOSETI, 1997, p. 14).
Durante a realização
dessas atividades recreativas foram constatadas que o
interesse e motivação dos alunos em participar
das aulas eram maiores. Onde podemos constatar no gráfico
abaixo.
Grafico 2 (ver na íntegra com o autor- e-mail
do autor: yatanderson@hotmail.com)
Cabe salientar, que os procedimentos didáticos pedagógicos
do professor, também influenciam sobre a qualidade das aulas e, consequentemente,
sobre a motivação do aluno. O professor que leva a sério
o que faz que alie à sua competência técnica ao compromisso
de ensinar, que desperta a criatividade e conduz os alunos à reflexão,
certamente não terá alunos desinteressados ou desanimados, mesmo
porque, o professor leva grande vantagem sobre os demais componentes curriculares,
pois a Educação Física, por si só é uma prática
motivadora.
4. METODOLOGIA
A metodologia utilizada baseou-se no estudo de pesquisas quantitativas
com estudo de caso. Para isso, analisou-se o contexto escolar, coletaram-se as
informações de entrevistas e questionários.
Optei por uma pesquisa quantitativa, que busca compreender os fenômenos
nas suas origens.
Pesquisa
Quantitativa consistem em investigações
de pesquisa empírica cuja principal
finalidade é o delineamento ou análise
das características de fatos, avaliação
de programas. Qualquer um desses estudos pode
utilizar métodos formais, tendo como
finalidade de fornecer dados para a verificação
de hipótese utilizando técnicas
como entrevistas e questionários (LAKATOS,
MARCONI, 1991, p. 187).
Fizeram
parte deste estudo, os alunos que se dispuseram voluntariamente
a conceder entrevistas e
de responder um questionário. O critério
de seleção foi feito da seguinte maneira.
Através da intervenção junto às
aulas entrando em contato com o aluno. Onde levantamos
alguns dados com os alunos de 5ª a 8ª série,
no total de 60 alunos.
5. CONCLUSÃO
Ao finalizar a trajetória acadêmica, realizei
este estudo com o objetivo de concluir o curso de graduação, cumprindo
a ultima etapa do curso.
Os resultados deste estudo que partiu da minha prática
no estágio supervisionado mostraram o desinteresse e desmotivação
dos alunos com relação às aulas de Educação
Física. Encontrei, através das respostas dos alunos entrevistados,
dados importantes para que possam vim a ajudar a solucionar esse problema.
Acredito que um dos reflexos do desinteresse dá em função
das atividades, sempre o mesmo conteúdo, a mesma aula, durante o ano letivo.
Portando uma questão básica, a de que deveria ter uma diferenciação
em termos de conteúdo, para que as aulas não se tornem repetitivas,
monótonas e consequentemente desmotivantes.
Diante desse quadro foram aplicadas varias atividades recreativas
com o objetivo de motivar os alunos a participarem das aulas de Educação
Física e também de tirá-los da rotina das aulas. Os resultados
foram significativos durante a aplicação das atividades, os alunos
demonstraram motivação e interesse em participar das aulas. Assim
incentivando os mesmos na prática da Educação Física.
RESULTADOS DA PESQUISA DE CAMPO
O questionário padronizado foi aplicado a 60 alunos
do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série no Colégio Estadual
Ana Nery na cidade de Ibicaraí - Bahia. Onde procurei através deste,
pesquisar se eles alunos se sentiam motivados ou não, a participarem das
aulas de Educação Física.
Pude constatar através de dados, que 90% dos alunos
reclamavam que as aulas sempre seguiam a mesma prática das aulas anteriores
e apenas 10% não se importavam com os métodos das aulas.
Sendo que depois da aplicação das atividades
recreativas o mesmo 90% dos alunos se sentiam motivar a participar das aulas
freqüentemente. Ou seja, com aplicação de atividades recreativas
os alunos mostraram além de interesse motivação para prática
no seu dia-a-dia escolar em todas as matérias.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia
Científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1991.
COLETIVO DEAUTORES: Metodologia do Ensino de Educação Física.
São Paulo: Cortez, 1992.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos, Brinquedo, Brincadeira e a Educação.
8 ed. São Paulo: Cortez, 2005.
MATUEEU, Anatolli Petrvich. Educação Física Teoria e
Metodologia. 1 ed. Rio de Janeiro: Palestra Sport, 1997.
TOSETI, Solange. A Educação Física. Rio Grande do Sul:
Edelbra, 1977.
MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS TÉCNICO - CIENTÍFICOS.
UESC.2006.
Data de construção: 05/07/2007
Data de publicação: 11/07/2007
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