Classificação de atividades
Recreativas
Consultor CDOF: * Profº Mauricio
Leandro (Choquito)
CREF nº 03560-G/BA
O objetivo da classificação
das atividades recreativas além da padronização, é evidenciar
a funcionabilidade dessas atividades dentro de uma programação
ou de um programa de lazer e recreação.
Para escolhermos uma determinada atividade para fazer parte
da nossa programação, é necessário
que saibamos suas características e classificações. De
acordo com os objetivos aos quais nos propomos alcançar, escolhemos
uma determinada atividade recreativa.
Enaltecemos o valor e a importância da leitura e da pesquisa como fonte
de aquisição de conhecimento. O que fazemos aqui é uma
compilação de dados, extraídas de boas literaturas, mas
não expressamos seu conteúdo na íntegra. Por isso insisto,
BUSQUEM NOS LIVROS AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS E COMPLETAS!
Vejamos o que alguns como alguns autores classificam as
atividades recreativas:
Segundo Ferreira, Vanja.
Educação Física
- Recreação, Jogos e Desportos; 2003
Classifica as atividades em:
Grandes jogos - grande números de participantes. Difícil se ser
dominado.
Pequenos jogos - extrai dos participantes características individuais
como: velocidade, destreza, força.
Revezamento ou Estafetas - constitui-se pelo revezamento dos participantes
para a realização de tarefas. É uma atividade em grupo
que preza pelas potencialidades individuais. Indicado para a infância.
Jogos combinados (exigem mais de uma aptidão física), correr,
saltar, giros.
Aquáticos - jogos realizados dentro da água, com excelente valor
terapêutico por diminuir o impacto causado pelo solo.
Jogos sensoriais - utilizam os sentidos (tato, visão, audição,
etc). esses jogos desenvolvem o pensamento, diminui a tensão.
Jogos Sociais de Mesa - jogos que são realizados na mesa, com caráter
educativo, sem estimular os jogos de azar.
Segundo Caillois, R.
Los juegos y los Hombres. México,
1994
Analisando as habilidades e interesses, classifica os jogos em:
Alea - Jogos de azar;
Agon - Competição;
Mimicry - Imitação;
Ilinix - Vertigem;
Se algum tiver uma organização mais complexa - Ludos
Mais informal - Paidia
Segundo Veríssimo
de Melo. Folclore Infantil, 1981
Jogos de Seleção - utilizada para a separação de
equipes e/ou participantes (par ou ímpar, palitinho);
Jogos Gráficos - realizado em cima de algum desenho ou traçado
(amarelinha, xadrez);
Jogos de Competição - disputa física entre os participantes
(pegas, cabo de guerra);
Jogos de Salão - motricidade fina em locais restritos e/ou fechados
(baralho, quebra - cabeça);
Jogos com Música - com ritmo (catinga de roda, karaokê);
Segundo Mian, Robson.
Monitor de Recreação:
Formação Profissional, 2003
Classifica dos jogos em:
Pequenos - regras fáceis e em menor quantidade, menor nº de participantes
e locais restritos;
Médios - com regras pré - estabelecidas, em locais maiores como
quadras ou piscina;
Grandes - com regras pré - estabelecidas e complexas, em maior quantidade
e em locais grandes e abertos, com maior nº de participantes.
Segundo Guerra, Marlene.
Recreação e Lazer.
1988
Quanto a Forma de Participação: Recreação Ativa
e Recreação Passiva.
Ativa:
Atividades Motoras - Exigência maior do físico. Ex. Jogos Infantis
e Esportes em Geral;
Atividades Intelectuais - A mente é mais utilizada. Ex. Xadrez e Quebra-cabeça;
Atividades Artísticas ou Criadoras - Ex. pintura, desenho, carpintaria,
escultura, teatro, música, etc.
Atividades de Risco - Ex. àquela na qual o praticante coloca à prova
sua integridade. Ex. pára-quedismo, mergulho profundo, vôo livre
etc.
Passiva:
Atividades Sensoriais - Tem uma participação interativa com a
atividade. Ex. Torcida no estádio - grita, balança os braços,
salta participando emotiva e fisicamente.
Atividades Transcendentais - Confunde-se com o Ócio pela participação
de espectador. Ex. Ver pinturas no museu, contemplar o pôr-do-sol, relaxamento
tranqüilizante.
Quanto à Faixa Etária as Recreações
podem ser:
Adulta - para maiores de 18 anos;
Infanto-juvenil - para crianças de 8 a 12 anos;
Juvenil - para Jovens acima de 12 anos;
Infantil - para crianças até os 7 anos;
Mista - para várias faixas etárias - como pais e filhos juntos;
Terceira Idade ou Idade Especial - para idosos.
Quanto ao espaço as Recreações
podem ser Internas e Externas:
Internas:
Salas de Festas; Ginásios Esportivos; Salas de Ginásticas, Salas
de Musculação; Salas de Danças Modernas ou Clássicas;
Salas de Música; Salas de Leitura; Salas de Projeção;
Piscinas Térmicas, Saunas, Duchas; Salões de Jogos - sinuca,
bilhar, tênis de mesa, totó, bilhar, boliche etc; Salões
de Jogos de Mesa - buraco, biriba, paciência, xadrez, dama etc; Estandes
Fechados - tiro ao alvo e arco e flecha; Sala de Jogos Eletrônicos.
Externas:
Campos - Futebol, beisebol, golfe etc; Quadras poliesportivas - esportes individuais
e coletivos; Playgrouds infantis; Piscinas; Pátios para comemoração
de datas espaciais; Pistas de Atletismo; Hortos com pistas diversas, quadras,
lagos, ciclovias etc.
Quanto ao ambiente:
Atividades Terrestres;
Atividades Marinhas, Náuticas ou Aquáticas;
Atividades Aéreas.
CLASSIFICAÇÃO
DOS JOGOS
Jogos por Séries - de acordo à Faixa Etária;
Quanto ao Local:
Jogos de Campo - com bolas, jogos de correr, jogos de agilidade;
Jogos de Salão - Sensoriais, motores, psíquicos (intelectuais
e afetivos) para dias de chuva;
Jogos quanto à dificuldade de execução:
Pequenos - duração pequena e de regras fáceis e flexíveis
- combinadas;
Grandes - duração de 10 a 20 minutos com as primeiras regras
preestabelecidas - preparam para os desportos e destina-se para alunos de 4ª série
em diante.
Quanto à participação nas Atividades
Físicas:
Ativa;
Moderada;
Calma;
Textos como estes são
frutos de um trabalho de pesquisa
Referências Bibliográficas:
FERREIRA, Vanja. Educação Física - Recreação,
Jogos e Desportos; Rio de Janeiro, Editora Sprint, 2003.
CAILLOIS, R. Los juegos y los Hombre: la máscara y el vertigos. México,
Editora Fondo de cultura económica, 1994.
MELO, V. de. Folclore Infantil. Rio de Janeiro, Editora Cátedra, 1981.
MIAN, Robson. Monitor de Recreação: Formação Profissional.
São Paulo, Editora Textonovo, 2003.
GUERRA, Marlene. Recreação e Lazer. Porto Alegre, Editora Sagra,
1988.
----------------------------------------------------------------------
* Profº Maurício Leandro - "Choquito" - CREF nº 03560
- G/BA
Prof. de Fund. Recreação e Lazer II - FACSUL -
Itabuna Bahia
Assessor de Eventos da Educação Física FACSUL - Itabuna
Bahia
Prof. de Estágios em Recreação e Lazer das Faculdades Integradas
Montenegro - Ibicaraí Bahia