Educando o nosso Lazer
Profº Maurício Leandro*
Devido à diminuição
da jornada de trabalho conseguida através da revolução
industrial, o indivíduo adquiriu a extensão de um
tempo chamado tempo livre, que já existia desde a antiguidade
e significa o tempo de "não trabalho", onde se
pode utilizar para fazer o que, porque, para quê e da forma
que quiser..
Com a ampliação do tempo livre, e este
cada vez mais disponível para os indivíduos da sociedade, torna-se
mais difícil ocupá-lo com algo importante a ser feito, mesmo que
tais atividades sejam de lazer e por serem assim, imprescindíveis ao bem
estar social., está cada vez mais difícil de preencher esse tempo
na sociedade em que vivemos.
A internet, a TV, os jogos eletrônicos tomam tempo
e espaço das atividades culturais, sociais que poderiam ser praticadas
por crianças, jovens e adultos. Inclusive a inteligência e os padrões
comportamentais e estéticos estão sendo alterados por causa do
mau uso do chamado tempo livre.
As atividades de lazer, por estarem diretamente ligadas
com o prazer intrínseco de quem participa, ocupam a mente e o corpo, e
por conseguinte não os deixa tornarem-se ociosos, aumentando o risco de
cardiopatias, por exemplo.
Deveríamos promover a chamada educação
para o lazer, tema cada vez mais abordado por estudiosos desse tema que nos fascina
que é o lazer.
Marlene Guerra sugere educar famílias para que
levem mais seus filhos a praças públicas, parques, sítios
e praias, onde podem ocorrer atividades conduzidas por profissionais do lazer
devidamente treinados para atender a todo tipo de público que se propõe
praticar um lazer saudável.
Ou podemos criar um sistema de recreação
Industrial executado por líderes treinados visando a maior produção
do trabalho, e por conseqüência o bem estar do trabalhador.
Seja trabalhando em prol do desenvolvimento pessoal,
social, cultural e educacional dos indivíduos de qualquer sociedade ou
apenas promovendo o bem estar nas pessoas, o ser humano atual deve estar pronto
para enfrentar as dificuldades do dia a dia com alegria, bom humor e bom senso,
características cada vez mais difíceis de se encontrar em alguém,
devido ao stress cotidiano.
O profissional do Lazer e da Recreação,
destacando que haja formação, tem qualidades suficientes para aprimorar
essa qualidade de vida que se espera obter na sociedade violenta em que vivemos.
Como seriam os jovens de hoje se há anos atraz
brincassem em praças públicas com seus verdadeiros pais que hoje
não tem tempo nem para um bate papo? Como estariam os jovens se ao invés
de apenas assistir ao Sítio do Pica Pau Amarelo, também lessem
a obra de Monteiro Lobato? Os pais de hoje em dia que não colocam seus
filhos para ouvir as músicas da peça de teatro infantil Casa de
Brinquedos, ou Saltimbancos, mas ouvem sim, Eguinha pocotó e dogão é mau!
Temos que incentivar as crianças a criarem e recriarem e por fim recrearem!
Werneck acredita que "o lazer seja uma pratica social relacionada ás
diferentes dimensões de nossa sociedade. Sobretudo
deve ser compreendido como um direito social e como uma possibilidade de
produzir e consumir cultura".
Devemos pensar em produzir lazer sem nos esquecermos
de produzir cultura, educação.As atividades de lazer estão
diretamente ligadas a produção desta cultura que por sua vez fazem
parte de uma educação que, aparentemente nos dias de hoje está fadada
a fracassos.
Vinícius Ricardo Cavallari, cita o surgimento do stress devido o desenvolvimento
da tecnologia e do progresso e por isso as pessoas vão buscando o
bem estar físico, mental, social, cultural e emocional, sinônimos
de qualidade de vida.
Será que com a pratica de lazeres mais direcionados
para o desenvolvimento cultural de crianças e jovens, não podemos
promover uma melhora na educação mesmo que fora da escola e de
casa? Podemos em praça pública fornecer bases para estimular a
arte de se relacionar com o outro, aceitar as diferenças, criar, recriar,
se encantar com coisas simples e belas, dar valor à educação
que lhes é dada por instituições de ensino, ou pelos pais
poucos presentes.
Temos que atentar para as necessidades de quem constituirá o
nosso futuro, e conscientemente promover imediatamente a melhora da qualidade
do tempo livre que temos hoje em nossas sociedade.
O aumento do tempo livre foi uma conquista histórica
que não devemos desperdiçar, assim como o médico não
pode desperdiçar um segundo em sua cirurgia para salvar seu paciente.
Profissionais da Educação Física,
Turismo, Pedagogia, Hotelaria, Lazer e Recreação e áreas
afins, façamos de nossas profissões alicerces coesos na construção
e produção de qualidade de vida para que nós mesmos e nossos
filhos não soframos as conseqüências do nosso mau aproveitamento
do chamado tempo livre.
Bibliografia
-AWAD, Hani Zehdi Amine. Brinque, Jogue, Cante e Encante com a Recreação:
Conteúdos de Aplicação Pedagógica. Teórico/Prático.
Jundiaí, Editora Fontoura, 2004.
-CAMARGO, Luis O de Lima. O que é lazer?. São Paulo. Brasiliense,
1997.
-CAVALLARI, Vinicius Ricardo, Trabalhando com Recreação- 4
ed. SP: ÍCONE, 2000;
-MELO, Victor A de & ALVES, Edmundo de D. Introdução ao
Lazer. Barueri. Manole, 2003;
- PIMENTEL, Giuliano. Lazer, fundamentos, estratégias e atuação
profissional. Jundiaí. Fontoura, 2003.