História da Recreação
Segundo Marlene Guerra
Sugestão: Prof. Maurício Leandro (Choquito)
(ver
currículo)
A recreação
teve sua origem na pré-história, quando
o homem primitivo se divertia festejando o início
da temporada de caça, ou a habitação
de uma nova caverna.
As atividades se caracterizavam por festas de adoração,
celebrações fúnebres, invocação de Deuses,
com alegria, caracterizando assim um dos principais intuitos da recreação
moderna, e também, o vencimento de um obstáculo.As atividades (jogos
coletivos) dos adultos em caráter religiosas foram passadas de geração
em geração às crianças em forma de brincadeiras.
O movimento da recreação sistematizada
iniciou-se na Alemanha em 1774 com a criação do Philantropinum
por J. B. Basedow, professor das escolas nobres da Dinamarca. Na Dinamarca, as
atividades intelectuais ficavam lado a lado às atividades físicas,
como equitação, lutas, corridas e esgrima.
Na Fundação Philantropinum havia cinco
horas de matérias teóricas, duas horas de trabalhos manuais, e
três de recreação, incluindo a esgrima, equitação,
as lutas, a caça, pesca, excursões e danças. A concepção
Basedowiana contribuía para a execução de atividades a fim
de preparação física e mental para as classes escolares
maiores.
Contribuindo, Froebel criou os Jardins de Infância
onde as crianças brincavam na terra.
Nos EUA o movimento iniciou em 1885 com a criação
de jardins de areia pra as crianças se recrearem. Com o tempo, o espaço
tornou-se pequeno visto que os irmãos mais velhos vinham também
se recrearem nos jardins. Criavam-se então os
Playgrounds em prédios escolares, chamados também de pátios
de recreio.
O 1º - HULL HOUSE - Chicago, em 1892. Área
para jogos, aparelhos de ginástica e caixa de areia.
Prevendo a necessidade de atender as diversas faixas
etárias, foram criados os Centros Recreativos, que funcionavam o ano todo.
Eram casas campestres com sala de teatro, de reuniões, clubes, bibliotecas
e refeitórios. Havia estruturas semelhantes ao
que temos hoje em dia: Caixas de areia, escorregadores, quadras e ginásio
para ambos os sexos com vestiários e banheiros, balanços, gangorra,
etc. Para orientação das atividades existiam os líderes
especialmente treinados.
Em 1906 foi criado um órgão responsável
pela recreação, o Playground Association Of America, hoje mundialmente
conhecido com NATIONAL RECREATION ASSOCIATION.
O termo playground foi mudado para "recreação" devido à necessidade
de atingir um público de diferente faixa etária, como os jovens
e adultos. E devido a crescente importância do tempo de lazer dos indivíduos
da sociedade.
No Brasil a criação de praças públicas
iniciou-se em 1927, no Rio Grande do Sul com o ProfºFrederico Guilherme
Gaelzer. O evento chamava "Ato de Bronze", onde foram improvisadas
as mais rudimentares aparelhagens. Pneus velhos amarrados em árvores construíam
um excelente meio de recreação para a garotada.
Em 1929, aparecem as praças para a Educação
Física, orientadas por instrutores, pois não havia professores
especializados.
Surgia a partir daí, Centros Comunitários Municipais.
Em 1972, foi criado o "Projeto RECOM" (Recreação
- Educação - Comunicação), pelo prefeito Telmo Flores
juntamente com o profº Gaelzer. Porto Alegre (a pioneira desse tipo de projeto),
realizou atividades recreativas e físicas promovendo o aproveitamento
sadio das horas de lazer e a integração do homem com sua comunidade.
Funcionavam no RECOM uma Tenda de Cultura e um Carrossel
de Cultura, desmontáveis e de fácil remoção. A Tenda é uma
casa de espetáculos. O Carrossel foi criado para apresentações
externas, espetáculos ao ar livre.
Façamos a ressalva pela importância da recreação,
a Alemanha, a introduzindo nas escolas e criando os parques infantis. Os EUA,
criando os playgrounds equipados revolucionando a recreação pública.
O Rio Grande do Sul pelo pioneirismo e a implantação do "RECOM" com
a recreação móvel.
Ref. Bibliográfica:
GUERRA, Marlene - Recreação e Lazer.Porto Alegre, Sagra, 1988.