Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Dom, 18/11/12 14:36

Dicas para um treinamento eficaz

*Autoria:Prof. Consultor CDOF Eduardo Matos
Data de Publicação: 19/11/2012

Variar os treinos

Quando você realiza sempre os mesmos exercícios, o seu corpo não se sente mais desafiado. Varie seus treinos com exercícios diferentes, e técnicas também, a cada 3 meses.

Avaliação Física

A avaliação periódica (2 em 2 meses), permite ao profissional de educação física verificar a eficiência do treino prescrito ao aluno e implantar modificações no treino, para um melhor desenvolvimento, além de oferecer ao cliente maior conhecimento corporal.

Fazer alongamento

Deixar o alongamento de lado pode comprometer a sua elasticidade e ocasionar lesões. Faça um alongamento curto antes do treino e um bem caprichado após.

Cuidado com os pesos excessivos

Quando alguém entra na academia quer logo levantar um monte de peso, e acaba fazendo o movimento do exercício da maneira errada. Desse jeito o músculo não é trabalhado corretamente, e os resultados não ficam bons. Procure fazer o movimento corretamente, para ganhar qualidade muscular, e não uma lesão. O aumento de peso é gradativo, o ideal é aumentar aos poucos, para as fibras musculares irem se adaptando.

Não exagerar no treino para não acabar com over training

Fazer musculação mais de 1 hora por dia pode fazer mais mal do que bem. A musculação é um exercício curto, onde apenas 1 hora por dia e 5 vezes por semana já bastam para dar resultados. Mais que isso pode te levar a um cansaço exagerado, perda de músculos, e vários problemas de saúde.

Levar a dieta a sério

O ideal é fazer uma dieta rica em proteínas durante todo o dia. Mas se você não tem como, pelo menos capriche na refeição pré e pós exercício. Duas horas antes do treino coma carboidratos, como banana e aveia, e após o treino faça uma refeição caprichada de proteínas e carboidratos, como ovos, leite, pão, queijo magro, peito de peru e etc.

Treinar em jejum

Muitas pessoas acreditam que treinar em jejum vai ajudar a perder peso, porém tem que se levar em consideração que o corpo precisa de nutrientes para ser submetido ao esforço, procure da um intervalo maior do que 4 horas entre a última refeição e o treino. Um pequeno lanche pode ser um copo de suco acompanhado de duas bolachas de água, porém se houver tempo suficiente para a digestão, faça sua alimentação normalmente.

Manter o equilíbrio psicológico

Muitas pessoas após um tempo de musculação ficam muito afetadas psicologicamente aos resultados, sendo que resultado é consequência de um bom treino associado a um acompanhamento de um bom profissional, procure malhar por prazer não deixando os outros prazeres de lado, se alimente direitinho, saia com amigos e pratique atividade física visando a saúde em primeiro lugar.

Escolha sempre um bom profissional

Antes de se iniciar em uma academia ou contratar um personal, pesquise as referências do mesmo, verifique o grau de conhecimento do profissional, pergunte se ele é cadastrado nos devidos conselhos (CREF, CONFEF), as suas especializações, pois são muitos os profissionais exercendo a profissão sem nenhuma formação sem nenhum conhecimento teórico e prático, que podem levar seu treino a resultados reversos, lesões, over training, indicação de uso de anabolizantes entre outros, pois profissional que é profissional visa em primeiro lugar a saúde física do seu aluno.

Para fazer perguntas ao Prof. Eduardo Matos entre em CDOF RESPONDE e escolha personal traing.

----------------------------------

*Prof.Eduardo Matos
Educador Físico - CREF 006807-BA
(54) 3292-1328 E-mail: consultoriaesl@gmail.com
www.wix.com/consultoriaesl/atividadefisica


 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|