NATAÇÃO
PARA BEBÊS DE 0 A 2 ANOS - ATIVIDADES PRÁTICAS
NA PISCINA
Profa.Ms. Linda Denise
Fernandes Moreira Pfrimer
A
maior parte dos profissionais da Educação Física
que ministram aulas de natação
para bebês de 0 a 2 anos trabalha com os
bebês acompanhados das mães (ou
dos pais ou pessoas bem próximas) dentro
da piscina. As aulas de natação
para este público têm menor duração
(entre 30 e 45 minutos) uma vez que o sistema
termo-regulador do bebê ainda não
se encontra tão bem desenvolvido e, também,
pelo fato de sua capacidade de atenção
ser pequena, tornando cansativas atividades com
grande tempo de duração.
É extremamente importante que o professor de natação
para bebês tenha conhecimento sobre psicologia e fisiologia do desenvolvimento
infantil, para que possa propor atividades adequadas ao estágio de maturidade
física e psíquica dos bebês. Uma vez adquiridos esses conhecimentos, é hora
de planejar as aulas práticas.
Diversas atividades estão disponíveis para tornar
a aula um momento agradável tanto para os bebês quanto para os seus
acompanhantes. O professor deverá conduzir a aula sempre com um semblante
alegre, convidando os alunos para a próxima atividade com muita alegria,
evitando dar ordens do tipo: "todos batam as pernas" ou "é hora
da imersão". Todo o trabalho deve ter um caráter lúdico
e envolvente e o professor deverá sempre elogiar as conquistas de cada
bebê: "Muito bem!", "Parabéns!", "Que mergulho
bonito!".
A seguir, relatamos uma seqüência de atividades
que poderão ser propostas durante as aulas de adaptação
ao meio líquido dos bebês, visando melhorar seu desenvolvimento
psico-motor e afetivo.
1.
Entrada do bebê na piscina:
Bebê senta-se na borda com a mãe dentro da água,
na sua frente, a segurar sua cintura. Ao incentivo do professor o bebê bate
as pernas na água enquanto todos cantam a música: "Bate perninha
bate ./ perninha do meu bebê./ bate perninha bate ./ agora é que
eu quero ver!"
" Mãe entra na piscina e bebê fica na borda (de pé se
conseguir, ou sentado). Ao sinal do professor (um, dois , três e tchi bummmmm!)
o bebê pula na piscina (sem imergir ainda) e a mãe o conduz pela água
(segurando o bebê pelas axilas, em decúbito ventral, com cabeça
para fora) cantando a música:
"Bom dia, bom dia, bom dia piscina.
o bebê chegou, chegou para nadar,
vamos brincar e nos divertir,
vamos brincar e aprender a nadar".
" Mãe entra com bebê na piscina e o segura
de costas pra ela. Todas as mães e seus bebês ficam em círculo
com bebês de frente uns para os outros. O professor diz: "Oooooiiiiiiiiii" e
as mães aproximam seus bebês rumo ao centro do círculo. Depois
o professor diz "Tchaaaaaaaaaaaauuuuu", e as mães puxam de volta
seus bebês, formando novamente um circulo grande. Repetir esta atividade
duas vezes.
" Em círculo, mães seguram os bebês
de frente, com as duas mãos abaixo das axilas dele. Cantar a música
e virar o bebê de lado, de maneira que molhe a lateral da cabeça
e a orelha dele na água. A música é:
"Molha, molha orelhinha. / molha, molha sem parar. / molha, molha orelhinha.
/ pra bem limpa ela ficar".
2. Atividades da parte principal:
" Bebê em decúbito ventral segurando com
as duas mãos no pescoço da mãe. Passeio de um lado a outro
da piscina (mãe vai andando de costas) estimulando o movimento de bater
as pernas do bebê (a mãe simula o movimento segurando nas perninhas
do bebê ou o próprio bebê que já consegue realiza o
movimento sozinho). Executar este exercício em diferentes momentos da
aula variando as músicas:
"Marcha soldado./ cabeça de papel./ quem não
marchar direito, vai preso no quartel./ o quartel pegou fogo./ Franciso deu sinal
/ acode, acode acode, a bandeira nacional".
"Bate a perninha./ bate sem parar ./ bate a perninha ./ pra poder nadar".
" Passeio de um lado a outro da piscina (mãe vai
andando de costas), segurando bebê na vertical de frente para a mãe.
Ir cantando e deslocando o bebê de um lado para o outro, até imergir
o bebê no momento certo da música: A música é:
"Zig, zag, zum... vou fazer mais um ./ zig, zag, zum....
vou fazer tchi buuuum (imergir o bebê).
" Com a mãe encostada na parede da piscina e um
dos joelhos elevados com perna flexionada e calcanhar apoiado no joelho da perna
de apoio. Colocar o bebê sentado na perna flexionada, de costas para a
mãe. Segurar com uma mão em cada mão do bebê e ajudá-lo
a executar movimentos de circundução com os dois braços
(2 x para frente e 2 x para trás) enquanto se canta a música:
"Borboletinha ./ está na cozinha ./ fazendo chocolate./ para a madrinha
./ Potí Potí ./ perna de pau ./ olho de vidro ./ e nariz de pica-pau,
pau pau!".
" Com a mãe encostada na parede da piscina e um
dos joelhos elevados com perna flexionada e calcanhar apoiado no joelho da perna
de apoio. Colocar o bebê sentado na perna flexionada, de costas para a
mãe. Segurar com uma mão em cada mão do bebê e ajuda-lo
a executar movimentos de abrir e fechar os braços enquanto se canta a
música:
"A janelinha abre (abrir os braços) / o sol está aparecendo
/ a janelinha fecha (fechar os braços) / o sol está se escondendo
/ Abriu, Fechou / Abriu, Fechou, Abriu / Fechou, Abriu / Fechou, Abriu, Fechou".
" Com a mãe encostada na parede da piscina e um
dos joelhos elevados com perna flexionada e calcanhar apoiado no joelho da perna
de apoio. Colocar o bebê sentado na perna flexionada, de costas para a
mãe. Segurar com uma mão em cada tornozelo do bebê e ajudá-lo
a executar movimentos da pernada do nado peito enquanto se canta a música:
"O sapo não lava o pé / não lava
porque não quer / ele mora lá na lagoa / não lava o pé porque
não quer / mas que chulé (professora cheira o pé de cada
bebê e repete - mas que chulé)".
" Todas as mães em círculo segurando seus
bebês pelas duas mãos, de costas para elas (o bebê em pé,
flutuando, de frente para o centro do círculo e com os bracinhos estendidos
acima da cabeça segurando nas mãos da mãe). Balançar
o bebê de um lado para o outro 2 x e depois , sem soltar das mãos
da mãe, dar um giro no bebê de maneira que o traga para se posicionar
atrás da mãe, com a barriga nas costas dela, enquanto cantam a
música:
"Carrapato da mamãe/ vai e volta sem parar / gira e sobe lá atrás
/ pra bem juntinho brincar".
" Em circulo, mãe e bebê de frente para
um para o outro, mãe segurando o bebê abaixo das axilas com as duas
mãos. Cantar a música e ir girando em círculo, quando falar "mergulhão",
imergir o bebê e voltar, elogiando-o. A música:
"Pula sapinho ./ pula sapão./ pula bem alto ./ pra dar um mergulhão".
" Em círculo, mãe segura bebê abaixo
das axilas com as duas mãos e de costas para ela. Professor conduz a atividade
cantando e executando os movimentos com os braços a serem imitados pelos
bebês. A música é:
"Enrola, enrola, enrola (com dois punhos fechados e cotovelos flexionados,
rolar um punho sobre o outro, na água)./ puxa, puxa, puxa (estender os
dois braços acima da cabeça e puxar algo com as mãos)./
faz uma bagunçaaaaaaaaaa! (bater com as duas mãos na superfície
da água fazendo espuma).
" Em círculo, a mãe segura bebê abaixo
das axilas com as duas mãos e de frente para ela. Cantar a música
enquanto desliza com o bebê de um lado para o outro e no momento certo
executa os movimentos de acordo com os versos:
"Eu tenho um patinho lá em casa./ que me ensinou
a nadar ./ Um passinho pra lá (bebê para a direita) ./ um passinho
pra cá (bebê para a esquerda) ./ bamboleio (mãe faz um círculo
na água segurando o bebê) ./ tchá tchá tchá....
quen quen (elevar e descer o bebê)... tchá tchá tchá...
quen quen(elevar e descer o bebê) ./ Mas meu patinho eu não dou./
e não empresto pra ninguém ./ Um passinho pra lá (bebê para
a direita) ./ um passinho pra cá (bebê para a esquerda) ./ bamboleio
(mãe faz um círculo na água segurando o bebê) ./ tchá tchá tchá....
quen quen (elevar e descer o bebê)... tchá tchá tchá...
quen quen(elevar e descer o bebê)".
" Em círculo, a mãe segura bebê abaixo
das axilas com as duas mãos e de frente para ela. Cantar a música
enquanto desliza com o bebê de um lado para o outro e no momento certo
executa os movimentos de acordo com os versos:
"Periquito / periquito/ pareces com papai.... (2x) / Pra cima (mãe
eleva bebê fora da água) / pra baixo (mãe desce o bebê)
/ pra frente (mãe leva o bebê para longe do seu corpo) e para trás
(mãe trás o bebê pra próximo do seu corpo)... (2x)".
" Em círculo, a mãe segura bebê abaixo
das axilas com as duas mãos e de frente para ela. Cantar a música
enquanto vai passando seu bebê para a colega da esquerda e virando para
receber o bebê que vem da colega da direita. Esta atividade só funciona
com o professor fazendo parte do círculo ajudando a passar os bebês
de mão em mão, e se as mães não são novatas
e já têm intimidade entre si e com os bebês (algumas mães
podem ter receio de entregar seu bebê a outra pessoa). Promove o desenvolvimento
social do bebê. A música é:
"Escravos de jô / jogavam cachangá / Tira / Põe / Deixa
ficar / Guerreiros com guerreiros fazem zig zig zá (2x)".
" A mãe passeia pela piscina andando de costas
com o bebê em decúbito dorsal e cabeça apoiada no ombro da
mãe (mãe apóia o bumbum do bebê com uma das mãos).
Cantar a música e estimular a batida de pernas do bebê. A música é:
"Um, dois, feijão com arroz/ três, quatro,
feijão no prato / cinco, seis, molho inglês / sete, oito, comer
biscoito / nove, dez, comer pastéis".
" Em círculo, mães seguram bebês
com as duas mãos embaixo das axilas deles, com bebês de frente para
o círculo. Professora dá uma argola pequena para cada bebê e
fica com uma para demonstrar o exercício da mágica. Segurando a
argola deitada na superfície da água, com a outra mão a
professora faz o movimento de misturar algo dentro da argola, dizendo: "Sim
salabim bim bim / bom bomromrom bom bom / bum scalabum bum bum / vamos soltar
bolinhas pros peixinhos (soprar o ar dentro da água fazendo borbulhas).
Estimular que todos os bebês façam o mesmo.
" Vamos pegar a dona aranha? Este exercício precede
o exercício a seguir. As mães ficarão a uns dois-três
metros distantes da borda da piscina segurando seus bebês em decúbito
ventral, com as duas mãos abaixo das axilas dele, de frente para a parede
da piscina. Ao sinal "1, 2, 3 e já", as mães imergem
seus bebês ajudando-os a ter certa propulsão abaixo da água,
e depois os soltam embaixo d'água para que eles sigam sozinhos até conseguirem
pegar na parede com as duas mãos.
" Passeio da dona aranha. Cada mãe segura seu bebê abaixo
das axilas, com ele de costas para a mãe e de frente para a borda. Vão
cantando a música da dona aranha e os bebês vão se deslocando
de lado (seguros pelas mães) e com as duas mãozinhas na borda da
piscina. No momento certo da música, fazer a imersão do bebê,
girando-o e depois o pegando quando ele subir à superfície. A música é:
"A dona aranha subiu pela parede / veio a chuva forte
e a derrubou / ela é teimosa e desobediente / sobe, sobe, sobe, nunca
está contente / tchibuummm (nesta hora, a mãe imerge o bebê de
costas para ela e antes de soltá-lo abaixo da água, dá um
giro na sua cinturinha de maneira que ele fique de frente pra ela e suba sozinho
para a superfície, quando a mãe voltará a pegar o bebê).
" Professora coloca plataforma no fundo da piscina para
que os bebês pisem sobre ela e consigam ficar em pé sozinhos com
a água na altura do peito. Estimular que os bebês peguem os objetos
que a professora for jogando na plataforma, fazendo para isso, uma leve imersão.
" Professora coloca uma plataforma no fundo da piscina
para que os bebês pisem sobre ela e consigam ficar em pé sozinhos
com a água na altura do peito. A professora libera o bebê de um
lado da plataforma, ele caminha ao som da música: "Eu vou, eu vou
/ passear agora eu vou / parará tchibum, parará tchibum / eu vou,
eu vou, eu vou" e vai ao encontro da mãe. No final da plataforma
o bebê dá um mergulho e mãe o segura quando ele voltar à superfície.
" Professora coloca um tapete flutuante na superfície
da piscina para que os bebês pisem sobre ele e consigam ficar em pé sozinhos.
A professora libera o bebê de um lado do tapete e ele vai engatinhando,
andando ou correndo até o outro lado, onde se encontra sua mãe.
Quando chegar ao fim do tapete, ele dá um mergulho e a mãe o segura
quando ele retornar à superfície, elogiando-o.
" Professora coloca um tapete flutuante na superfície
da piscina para que os bebês sentem firmes sobre ele e consigam ficar sozinhos
nesta posição. Assim, todos os bebês sentados ao mesmo tempo
no tapete flutuante e as mães segurando o tapete ao lado dos seus filhos
cantando: "A canoa virou / quem deixou ela virar / foi por causa do (nome
de um bebê de cada vez) que queria só brincar".
" Vamos brincar com o cavalo marinho!!! Cada mãe
fica em cima de um aquatubo (como se fosse uma bicicleta) e coloca seu bebê na
sua frente, também em cima do espaguete, com uma perna de cada lado. Sempre
deixe a parte da frente do aquatubo (cabeça do cavalo)
mais baixa do que a parte de trás do aquatubo (rabo do cavalo) para
que a flutuação seja melhor. A mãe vai empurrando o
chão com seus pés e se deslocando pela piscina com o bebê em
cima do cavalo marinho.
" Professora segura o bebê abaixo das axilas dele
e com ele de frente para sua mãe, que se encontra a uns dois metros de
distância. Ao sinal: "1, 2, 3 e já", a professora imerge
o bebê (imersão rasa) e o solta, de maneira que ele suba para a
mãe sozinho, até chegar à superfície e ser pego por
ela.
" Professora segura o bebê abaixo das axilas dele
e com ele de frente para sua mãe, que se encontra a uns dois metros de
distância. Ao sinal "1, 2, 3 e já" a professora imerge
o bebê (imersão profunda), o segura até que ele consiga pegar
uma argola no fundo da piscina, e o solta, de maneira que ele suba para a mãe
sozinho, até chegar à superfície e ser pego por ela".
" Com o bebê sentado ou de pé na borda (de
frente para a piscina) e a mãe de frente pra ele dentro da piscina, ele
e a mãe batem palmas enquanto a mãe canta a música:
"Bate palminha / bate palmão / bate palminha pra dar um mergulhãaaaaaaaaaaao" (bebê mergulha
na piscina, a mãe o pega quando ele vier para a superfície da água).
3. Atividades finais:
" Cada bebê escolhe um brinquedo preferido no baú de
brinquedos da professora (próximo à piscina) e a mãe arremessa
este brinquedo dizendo: "Vamos bater a perninha para buscar o......(nome
do brinquedo), conduzindo o bebê até lá. Repetir 2 vezes.
" Mães em círculo segurando seus bebês
de costas para elas e de frente para o círculo. Balançando os bebês
de um lado para o outro, bem lentamente, vão cantando com voz baixa e
suave, a seguinte música:
"Se esta água, se esta água fosse minha
/ Eu mandava , eu mandava rechear / Com peixinhos, com peixinhos coloridos /
Só pro meu, só pro meu bebê nadar".
" Brincadeira livre com a mãe
" Exploração dos brinquedos
.
Estas e muitas outras atividades estão disponíveis para que os professores
de natação para bebês preparem
suas aulas com muito carinho e de acordo com
as necessidades de seus bebês. É recomendável
que o professor execute o mesmo plano de aula
por no mínimo duas semanas, para que haja
tempo para o bebê entender e assimilar
todos os estímulos propostos. O professor
poderá inventar suas próprias cantigas
e atividades, bastando para isso usar a sua criatividade
e bom senso.