Seg, 19/1/09 17:49 NATAÇÃO
REFLETINDO
SOBRE O PERFIL DO BOM PROFESSOR DE NATAÇÃO Convido
vocês a dedicarem um momento à reflexão
de um tema fundamental na formação
do profissional da Educação Física
, mais especificamente , do professor de Natação
: o perfil do ótimo professor. Didática
de ensino:
- De vez em quando o professor deverá tirar o boné e os óculos e olhar seus alunos nos olhos ; isso é muito importante, do contrário muitos alunos nem o reconhecerão se encontrá-lo na rua; - Nunca falar com os alunos de costas para você; - Estar sempre preparado para entrar na piscina; - Iniciantes precisam do professor junto dentro d'água na maior parte do tempo; - É sempre o professor quem fica de frente para o sol, nunca os alunos; - Variar a posição de ensino ao redor da piscina; - Observar o tom de voz para que não fique nem muito alto para os que estão perto e nem muito baixo para os alunos mais distantes; - Caso o professor proponha alguma atividade em círculo, deverá explicá-la antes da formação do mesmo ou formar o círculo incluindo-se nele, para só então dar as instruções; - Falar pouco: explicações muito longas são cansativas e confusas; - O material na borda da piscina deverá estar sempre organizado; - Nunca jogar o material aos alunos e sim, entregar a eles; - Usar roupas justas, pois casacos e moletons largos impedem que os alunos identifiquem o movimento feito pelo professor; - Usar o efeito "espelho" quando estiver de frente para os alunos; - Nunca dar aulas com o tênis ou outro calçado utilizado para caminhar na rua; tenha de preferência um par de chinelos específicos para ser utilizado na borda da piscina, o que garantirá a higiene da mesma; - Evitar ficar só de sunga ou maiô na borda da piscina ( a não ser que precise entrar na água em algum momento durante a aula) pois a visão dos alunos de baixo para cima pode não ser agradável nessa situação; - O professor deverá estar centrado na aula em 100% do tempo; são incabíveis atitudes como comer na borda da piscina, conversar com colegas de trabalho, lixar unhas, ler ou descolorir os pelos durante a aula, mesmo que se trate de uma turma de alunos avançados. Sempre há o que corrigir, mudar , incentivar ; - Experimente utilizar músicas em suas aulas, mesmo com adultos: o resultado é sensacional; - Seja sempre pontual e nunca acabe as aulas antes do tempo previsto, em situações normais; - Prepare suas aulas sempre, ainda depois de 30 anos de trabalho isso é necessário; - Quando for substituir um colega, procure saber antes quem são os alunos daquela turma, que tipo de trabalho vem sendo feito com eles e os caso "especiais" ; Relações
pessoais: Pode parecer
impossível a um mesmo ser humano agregar todas
as características acima e talvez seja mesmo.
Contudo, é a busca constante pelo nosso aperfeiçoamento
pessoal e profissional que faz a diferença. |
|:::: Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::| |