Como proceder
com alunos iniciantes na NATAÇÃO
Profª.
Linda Moreira
É muito importante
que o professor de Natação para crianças
ou adultos iniciantes adote uma metodologia de ensino
que respeite as limitações e os medos
dos alunos. Vale lembrar que além dos movimentos
característicos do esporte já serem
uma novidade, há ainda o fator agravante de
ser a Natação um esporte realizado
no meio líquido, onde as leis físicas
são totalmente diferentes do que estamos acostumados
no nosso dia-a-dia fora dágua.
Assim, NUNCA deve-se iniciar o processo de aprendizagem da
Natação pelo aprendizado dos estilos formais (crawl, costas, peito,
borboleta). Antes de se propor os estilos, há que se fazer um trabalho
de adaptação ao meio líquido muito bem feito, que permitirá ao
aluno se familiarizar com a água.
O aluno adaptado ao meio líquido conhece a água,
se desloca, sabe mergulhar, controla a respiração e abre os olhos
dentro dágua. Esse aluno, só então, estará preparado
para a aprendizagem dos estilos formais da Natação.
Veja abaixo uma sugestão de seqüência a ser
seguida pelos professores de Natação para promover a adaptação
ao meio líquido de seus alunos iniciantes.
1º CONTATO COM A ÁGUA
- Explicações
prévias sobre a profundidade e outras dimensões
da piscina, temperatura da água, locais
de saída e sucção da água
dentro da piscina, etc;
- Passeio
pela piscina;
- Exercícios
de confiança: andar na piscina para diferentes
direções, bater pernas sentados na borda,
bater pernas com duas mãos na borda dentro da
piscina, siga meu polegar, jogos dentro
dágua (ratos e coelhos), jogo da memória
com números para cada exercício.
Respiração básica:
Fazer a técnica fora dágua; segurar com as duas mãos
na borda e colocar o rosto na água (de pé), o mesmo sem mãos
na borda; saltitar e ao comando abaixar a cabeça e soltar o ar; soltar
o ar com as duas mãos na borda e batendo pernas.
Abrir o olho na água:
Duas mãos na borda , rosto na água; sem mãos na borda;
dois-a-dois; enxergar o próprio pé, contar quantos dedos o
colega pôs.
Flutuação:
Crianças negras flutuam menos (ossos mais densos), meninas adolescentes
e adultas flutuam mais que meninos; meninos após os 12 anos diminuem
a capacidade de flutuação. Flutuação em cogumelo,
flutuação em decúbito ventral e dorsal, segurando na
borda, deslizando para a borda, com flutuador, com a ajuda de um parceiro.
Propor flutuação em decúbito dorsal.
Equilíbrio
recuperado:
Sentar no chão e subir; duas mãos na borda e flutuar em decúbito
ventral - para voltar trabalhar braços e pernas. Flutuar em decúbito
dorsal e recuperar o equilíbrio.
Propulsão e deslizamento pronado:
Em direção à borda, a partir da borda, na superfície,
no meio, no fundo.
Propulsão +deslizamento +abrir o olho +respiração buscar
materiais no fundo da piscina; contar azulejos, passar por entre as pernas
do professor ou do colega.
Recuperação da posição
supina:
Segurando no corrimão, com duas pranchas, seguro pelo colega na cabeça.
Propulsão
mais deslizamento supinado:
Da borda para a piscina, submerso.
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Referencias bibliográficas: