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Seg, 19/1/09 17:45

NATAÇÃO

Como proceder com alunos iniciantes na NATAÇÃO
Profª. Linda Moreira

   É muito importante que o professor de Natação para crianças ou adultos iniciantes adote uma metodologia de ensino que respeite as limitações e os medos dos alunos. Vale lembrar que além dos movimentos característicos do esporte já serem uma novidade, há ainda o fator agravante de ser a Natação um esporte realizado no meio líquido, onde as leis físicas são totalmente diferentes do que estamos acostumados no nosso dia-a-dia fora d’água.
   Assim, NUNCA deve-se iniciar o processo de aprendizagem da Natação pelo aprendizado dos estilos formais (crawl, costas, peito, borboleta). Antes de se propor os estilos, há que se fazer um trabalho de adaptação ao meio líquido muito bem feito, que permitirá ao aluno se familiarizar com a água.
   O aluno adaptado ao meio líquido conhece a água, se desloca, sabe mergulhar, controla a respiração e abre os olhos dentro d’água. Esse aluno, só então, estará preparado para a aprendizagem dos estilos formais da Natação.
   Veja abaixo uma sugestão de seqüência a ser seguida pelos professores de Natação para promover a adaptação ao meio líquido de seus alunos iniciantes.

1º CONTATO COM A ÁGUA
- Explicações prévias sobre a profundidade e outras dimensões da piscina, temperatura da água, locais de saída e sucção da água dentro da piscina, etc;
- Passeio pela piscina;
- Exercícios de confiança: andar na piscina para diferentes direções, bater pernas sentados na borda, bater pernas com duas mãos na borda dentro da piscina, “siga meu polegar”, jogos dentro d’água (ratos e coelhos), jogo da memória com números para cada exercício.

Respiração básica:
Fazer a técnica fora d’água; segurar com as duas mãos na borda e colocar o rosto na água (de pé), o mesmo sem mãos na borda; saltitar e ao comando abaixar a cabeça e soltar o ar; soltar o ar com as duas mãos na borda e batendo pernas.

Abrir o olho na água:
Duas mãos na borda , rosto na água; sem mãos na borda; dois-a-dois; enxergar o próprio pé, contar quantos dedos o colega pôs.

Flutuação:
Crianças negras flutuam menos (ossos mais densos), meninas adolescentes e adultas flutuam mais que meninos; meninos após os 12 anos diminuem a capacidade de flutuação. Flutuação em cogumelo, flutuação em decúbito ventral e dorsal, segurando na borda, deslizando para a borda, com flutuador, com a ajuda de um parceiro. Propor flutuação em decúbito dorsal.

Equilíbrio recuperado:
Sentar no chão e subir; duas mãos na borda e flutuar em decúbito ventral - para voltar trabalhar braços e pernas. Flutuar em decúbito dorsal e recuperar o equilíbrio.

Propulsão e deslizamento pronado:
Em direção à borda, a partir da borda, na superfície, no meio, no fundo.
Propulsão +deslizamento +abrir o olho +respiração – buscar materiais no fundo da piscina; contar azulejos, passar por entre as pernas do professor ou do colega.

Recuperação da posição supina:
Segurando no corrimão, com duas pranchas, seguro pelo colega na cabeça.

Propulsão mais deslizamento supinado:
Da borda para a piscina, submerso.

- Referencias bibliográficas:

GOMES, Wagner D. F. Natação, uma alternativa metodológica.Ed. Sprint.1995.
CATTEAU O.G.Ensino da Natação. Manole, 1990.

 

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