Os Benefícios da Natação
Infantil no Processo de Alfabetização
Profª.
Linda Moreira
O desenvolvimento
da personalidade da criança , que compreende
as mudanças ocorridas no organismo durante o
processo de crescimento e desenvolvimento (comportamento
motor, percepção, construção
da inteligência, afetividade, aprendizagem) tem
merecido ultimamente uma atenção cada
vez maior por parte dos investigadores, como assinala
Cirigliano (1981).
A cada dia novas escolas de natação são
abertas oferecendo a prática dessa atividade a todas as faixas etárias,
incluindo-se aí desde os recém-nascidos (3 meses) até idosos.
Os pais matriculam seus filhos ainda bebês em programas
de adaptação ao meio líquido esperando que com isso os mesmos
aprendam a nadar. Mas o que muitos não têm em mente é que
os benefícios de um programa de natação infantil vão
muito além do saber nadar.
Sem via de dúvida, a natação infantil é o
primeiro e mais eficaz instrumento de aplicação da Educação
Física no ser humano, assim como excelente elemento para iniciar a criança
na aprendizagem organizada. Similarmente, é possível afirmar ,no
que diz respeito, por exemplo, ao desenvolvimento psicomotor, sua decisiva participação
na construção do esquema corporal e seu papel integrador no processo
de maturação, como assinala Franco (1985) e Damasceno (1992-c).
Dessa forma, o fim que persegue um método de natação
não deve ser unicamente que o aluno chegue a converter-se em um bom nadador.
Como salienta Navarro (1978), o aluno deve também receber um acúmulo
de experiências que, através das suas vivências lhe enriqueçam
e contribuam à sua melhor educação integral.
Nesse sentido, a natação infantil não
se detém somente ao fato de que a criança aprenda a nadar, como
afirmam Navarro e Tagarro (1980), mas sim, que contribua para ativar o processo
evolutivo psicomorfológico da criança, auxiliando o desenvolvimento
de sua psicomotricidade e reforçando o início de sua personalidade.
O raio de ação da natação infantil,
continuam os especialistas, envolve desde a ativação das células
cerebrais da criança, até um melhor e mais precoce desenvolvimento
de sua psicomotricidade, sociabilidade e reforço do sistema cardiovascular
morfológico.
A natação como agente educativo quando aplicada
a crianças em idade pré-escolar assumirá um papel formativo
e totalizador, levando as mesmas crianças que participaram de um programa
de adaptação ao meio líquido a se desenvolverem melhor e
mais rapidamente, o que fará do posterior processo de alfabetização
algo simples e bem sucedido.
Podemos inferir, assim como
Cirigliano (1981) que um programa
de natação para a primeira infância, quando elaborado e conduzido
por um profissional competente, assume o importante papel de educar integralmente
a criança permitindo:
- A
aquisição do sentimento de "confiança
básico", eixo da personalidade e matriz
da confiança social;
- A
seleção e gradação dos
estímulos sensoriomotores para obtenção
de respostas adaptativas mais adequadas e hierarquicamente úteis
para a transferência da aprendizagem;
- A
adequação aos estímulos perceptivomotores
no preciso momento evolutivo, tornando irreprodutível
se oferecido mais tarde com as mesmas características
naturais e nas mesmas condições;
- A
utilização da base reflexa antes de sua
extinção, para a construção
de sistemas funcionais econômicos através
de propostas sistemáticas de aprendizagem;
- O
conhecimento e domínio progressivo do corpo,
que facilitam a formação de uma imagem
corporal integrada e rica através da sensório
- percepção;
- A
formação de base (constructos) da inteligência,
a partir das oportunidades oferecidas, em quantidade
e qualidade adequadas , de exercitar sua vontade em
realizar experiências;
- A
comunicação entre a criança e
o professor (adulto) através do gesto e da ação,
canais onto e filogeneticamente mais antigos, como
medida prévia para uma comunicação
simbólica e integrada em seus três níveis
de expressão:preverbal, paraverbal e verbal;
- A
instauração de um vínculo pedagógico
personalizado e cooperativo , aberto a mutualidade
família - escola de natação, a
fim de formar um arquétipo educativo social
prospectivamente válido.
Assim, a importância da natação
não apenas para o desenvolvimento físico
da criança mas também para a formação
de sua personalidade e inteligência, é algo
que não se pode negar. Crianças iniciadas
em um programa de adaptação ao meio líquido
em idade pré-escolar têm um rendimento
mais satisfatório em seu processo de alfabetização.
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