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Seg, 19/1/09 16:52
MUSCULAÇÃO
Séries de exercícios
para os iniciantes
Prof.Luiz Carlos Chiesa
As
séries ou seqüências de exercícios
são a base operacional dos trabalhos contra resistência.
O desenvolvimento prático diário dentro
das salas de musculação, precisam de uma
linha metodológica comum entre os professores
da instituição. É ponto pacífico
ou opinião singular entre profissionais competentes,
a utilização de fichas individuais para
o treinamento.
As fichas são os elementos de sustentação
concreta dos trabalhos. As fichas são criadas para que sejam formuladas
as séries de exercícios, e não podem ser deixadas a segundo
plano.
A atitude de alguns profissionais, que optam pela não
utilização de fichas para controle sobre os treinos dos alunos,
indicam o primeiro elemento para um alerta e possível questionamento,
sobre o conhecimento técnico deste profissional.
Toda modificação de comportamento dos treinos,
deve ser catalogada em ficha própria. Não devemos admitir treinamentos
passados informalmente, esta atitude mostra um total despreparo técnico
e um desrespeito pleno ao aluno.
As séries para iniciantes comumente são compostas
por exercícios que envolvem grandes massas musculares, os chamados exercícios
multiarticulares. Os exercícios monoarticulares ou localizados, que privilegiam
apenas uma articulação ou grupo de músculos, não
são de grande importância no momento atual.
Deve-mos garantir um número entre 8 a 12 exercícios
diariamente, e fazer uma divisão e revezamento entre 2 a 3 séries
durante a semana. Neste exemplo onde há a possibilidade de treinar de
5 a 6 dias semanais.
Veja exemplo tabela 01.
Série ou
seqüência A
|
Série ou
seqüência B
|
Série ou
seqüência C
|
1. Supino
reto máquina |
1. Pulley
aberto |
1. Desenvolvimento
máquina |
2. Supino
tipo hammer |
2. Remada
curvada cavalinho |
2. Desenvolvimento
halteres |
3. leg
press pedal baixo |
3. leg
press 45º |
3. Adutor
na máquina |
4. Agachador
máquina |
4. Leg
press pedal superior |
4. Adutor
polia baixa |
5. Mesa
extensora |
5. Flexora
deitado |
5. Rosca
punhos |
6. Rosca
scotch |
6. Tríceps
pulley |
6. Glúteos
polia baixa |
7. Rosca
direta barra W |
7. Tríceps
francês |
7. Glúteos
máquina |
8. Panturrilhas |
8. Abdominais
solo |
8. Abdominais
máquina |
9. Abdominais
prancha |
9. Dorso
lombar |
9. |
10. |
10. |
10. |
Atenção os exercícios dispostos
nas séries acima, são meramente
ilustrativos, e não levam em consideração possíveis problemas individuais, principalmente
ortopédicos. Cabe ao professor de educação física, selecionar os exercícios em
conformidade com os problemas pessoais do aluno e disponibilidade de equipamentos.
A
ordem dos exercícios pode ser alternada por região corporal ou seja: executa-se
um exercício na parte superior, em seguida um exercício para a parte inferior
do corpo, durante as 4 primeiras semanas. Esta forma de aplicação da sobrecarga
possui como vantagem para o iniciante de não fatiga-lo demasiadamente, possibilitando
um estado ou sensação de maior conforto físico. A manutenção
de intervalos para recuperação em sala de aula mais longos entre os
aparelhos é indicada nesta fase, assim como a utilização de atividade de caráter
aeróbio ao final da sessão de treino. A atividade aeróbia tipo ciclismo, natação,
caminhada etc, deve ser de média intensidade, objetivando provocar a aceleração
na retirada dos resíduos metabólicos resultantes da contração muscular.
O aquecimento iniciado
por atividades músculo articular, e finalizado por meio
de
atividade cíclica aeróbia durante 10 a 15 minutos, deve ser introduzido e obrigatório
em todos os níveis de treinamento.
Quando
o tempo disponível é de 2 dias semanais precisamos criar uma seqüência de exercícios,
que trabalhe todos os grandes grupos musculares, sendo estes reunidos em apenas
uma série. Neste caso disponibilizaremos apenas 1exercício para cada grupo muscular
isolado, enfatizando apenas como um complemento do treino. Veja exemplo tabela
02.
Tabela 02
Série ou seqüência sugestão
A
|
Série ou seqüência sugestão
B
|
1 Supino reto
máquina |
1 Supino reto
máquina |
2 Pulley aberto |
2 Agachador
máquina |
3 Desenvolvimento
máquina |
3 Pulley aberto |
4 Agachador
máquina |
4 leg press
pedal baixo |
5 leg press
pedal baixo |
5 Desenvolvimento
máquina |
6 leg press
45º |
6 leg press
45º |
7 Rosca direta
barra W |
7 Rosca direta
barra W |
8 Tríceps pulley |
8 Adutora na
máquina |
9 Adutora na
máquina |
9 Tríceps pulley |
10 Glúteos
na máquina |
10 Glúteos
na máquina |
11 Abdominais |
11 Abdominais |
12 Dorso lombar |
12 Dorso lombar |
Nos casos de treinamento
disponibilizado 3 vezes por semana, temos utilizado
3 seqüências,
sendo duas básicas e uma mista. Assegurando ou garantindo o trabalho semanal
muscular de no mínimo duas vezes. Temos observado o presente conjunto de treino,
com resultados mais expressivos para os alunos, pelo fato da utilização de mais
exercícios.
Um maior volume no conjunto
de exercícios, proporcionam maiores experiências motoras, que possibilitam mais
variações de movimentos. Consequentemente estimulam melhorias significativas
sobre a aprendizagem, rendimento físico e saúde geral do educando,
além de produzir positivos momentos de quebra da rotina diária. Veja exemplo
tabela
03.
Tabela 03
Série A 1º dia de treinamento
|
Série B 2º dia de treinamento
|
Série C 3º dia de treinamento
|
1 Supino reto máquina |
1 Pulley aberto |
1 Supino reto máquina |
2 Supino tipo
hammer |
2 Remada curvada
cavalinho |
2 Pulley aberto |
3 leg press
pedal baixo |
3 leg press
45º |
3 Desenvolvimento
máquina |
4 Agachador
máquina |
4 Leg press
pedal superior |
4 Mesa extensora |
5 Mesa extensora |
5 Flexora deitado |
5 Flexora deitado |
6 Desenvolvimento
halteres |
6 Rosca direta
barra W |
6 Agachamento
livre |
7 Desenvolvimento
máquina |
7 Glúteos máquina |
7 Rosca direta
barra W |
8 Adutor na
máquina |
8 Adutor na
polia baixa |
8 Tríceps pulley |
9 Tríceps pulley |
9 Panturrilhas |
9 Rosca punhos |
10 Rosca punhos |
10 Abdominais
supra umbilicais |
10 Glúteos
polia baixa |
11 Panturrilhas |
11 Dorso lombar |
11 Abdominais
infra umbilicais |
12 Abdominais
oblíquos |
12 |
12 Dorso lombar |
Para que seja desenvolvido
um trabalho de base equilibrado, deve-se fazer um levantamento estatístico
simples para que seja verificado o volume de exercícios por grupamento
muscular. Esta verificação pode ser executada por meio da tabela
04, a mesma já encontra-se preenchida com o exemplo da série
que será executada 3 vezes por semana.
Percebe-se a preocupação em manter um volume
mais elevado, dos exercícios multiarticulares semanalmente. Com esta atitude
cria-se condições de desenvolver os grupos musculares de maior
importância ao bom desenvolvimento físico geral. Os exercícios
de sustentação corporal ( dorsais, lombares, abdominais e de membros
inferiores), são tido como preventivos ou básicos, por este motivo
estão evidentes nas seqüências iniciais de treinamento.
Os exercícios de caráter monoarticular ou para
os pequenos grupos musculares, devem ser treinados com mais afinco, apenas após
grandes períodos de treino, ou nos casos em que constate-se uma assimetria
ou desproporção corporal significativa inicial.
Princípio da estruturação
das séries
(Estatística semanal das séries de exercícios)
Tabela 04
Nº
|
Grupos
musculares
|
Seg
|
Ter
|
Qua
|
Qui
|
Sex
|
Sáb
|
Dom
|
Total
exercícios
|
1
|
Peitorais
|
2
|
|
|
|
1
|
|
|
3
|
2
|
Costas
|
|
|
2
|
|
1
|
|
|
3
|
3
|
Ombros
|
2
|
|
|
|
1
|
|
|
3
|
4
|
Bíceps
braquial
|
|
|
1
|
|
1
|
|
|
2
|
5
|
Tríceps
braquial
|
1
|
|
|
|
1
|
|
|
2
|
6
|
Antebraço
|
1
|
|
|
|
1
|
|
|
2
|
7
|
Anteriores
da coxa
|
3
|
|
|
|
2
|
|
|
5
|
8
|
Posteriores
da coxa
|
|
|
3
|
|
2
|
|
|
5
|
9
|
Adutores
coxa
|
1
|
|
1
|
|
|
|
|
2
|
10
|
Glúteos
|
1
|
|
|
|
1
|
|
|
2
|
11
|
Panturrilhas
|
1
|
|
1
|
|
|
|
|
2
|
12
|
Abdome
|
1
|
|
1
|
|
1
|
|
|
3
|
13
|
Lombares
|
|
|
1
|
|
1
|
|
|
2
|
Observação: o
levantamento estatístico possibilita a identificação para
o controle do desenvolvimento harmônico corporal, quando conciliado com
as medidas e avaliações das estruturas corporais. Os profissionais
da Educação Física não devem estimular treinamentos
visando o desenvolvimento apenas de algumas porções corporais.
O desenvolvimento unilateral muscular cria instabilidade corporal, má postura,
e deformações nas proporções corporais.
Existem exceções naturais de desenvolvimento
não harmônico do corpo, provocadas por meio da prática de
treinamento unilateral em algum esporte, neste caso o profissional deve estar
atento para as correções compensatórias necessárias
e em tempo hábil.
O professor consciente de suas atribuições profissionais, é responsável
pela informação aos seus educandos, dos possíveis malefícios
causados pelo treinamento unilateral corporal.
O profissional competente, tenta criar constantemente as condições
e meios necessários favoráveis ao desenvolvimento equilibrado do
ser humano e englobando sempre em suas atitudes didáticas os aspectos
físicos, psicológicos, sociais e espirituais.
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