Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Qui, 28/10/10 8:08

MEDICINA

DOENÇA DE PARKINSON

INTRODUÇÃO

 A doença de Parkinson (paládio) é uma doença lentamente progressiva do sistema nervoso. Há aproximadamente 1,2 milhão de pacientes do paládio nos Estados Unidos e no Canadá. O início da doença está a partir de 60 anos. O paládio afeta 1% das pessoas com idade de 60 anos e 2% com a idade de 70 anos. Entretanto, o paládio não é justamente uma doença da idade média ou velha: 15% de pacientes do paládio podem ter 50 anos ou menos, 10% nos 40 anos ou menos, podendo também ocorrer na adolescência (paládio juvenile). O paládio afeta mais homens do que mulheres.

O paládio é caracterizado por quatro sintomas principais:

1. Rigidez dos músculos dos membros. Rigidez das articulações simulando a artrite.

2. Tremor dos membros. É mais proeminente nas mãos e é assimétrico. Embora a maioria das pessoas considerem o paládio como sinônimo de tremor, 30% de pacientes do paládio não têm o tremor .

3. Bradicinesia dos membros e do corpo. A bradicinesia inclui a dificuldade que inicia o movimento, o lentidão no movimento e a dificuldade de realizar o movimento com fluência. A bradicinesia é o sintoma mais proeminente e que torna o indivíduo mais incapacitado para realização das atividades diárias.

A Rigidez, tremor e bradicinesia, primeiramente, é resultado de uma perda da dopamina. A dopamina é um produto químico ou um neurotransmissor que, realça ou facilita o fluxo dos impulsos para os neurônios.

4. A instabilidade postural resulta na dificuldade de endireitar o tronco e compromete os reflexos posturais, dificultando as variações e a harmonia dos movimentos. Ex.: assim, quando alguém tropeça e começa cair, quando não portador do Parkinson, é capaz rapidamente, e sem pensar, ajustar seu tronco e os membros para evitar a queda ou se proteger dela. No paládio os reflexos posturais são danificados e quando os pacientes tropeçam, são incapazes de evitar a queda, resultando em ferimento.

Os quatro sintomas mencionados acima são considerados sintomas preliminares: resultado de uma degeneração específica ou do desequilíbrio no sistema nervoso.

A dificuldade no andar é considerado freqüentemente um sintoma secundário: um sintoma associando a combinação da bradicinesia e da instabilidade postural.

Embora o paládio seja considerado desequilíbrio do aparelho locomotor, e que afeta somente as regiões do sistema nervoso que regulam o movimento, o paládio em 40% dos pacientes pode apresentar a depressão e em 30% a demência, assemelhando-se a doença de Alzheimer.

CAUSA
   A causa do paládio é desconhecida. Entretanto, os estudos do cérebro usando o microscópio, cultura do tecido, estudo do DNA, assim como métodos novos da imagem latente do cérebro e de identificar o reparo subjacente da morte dos neurônios estão trazendo-nos mais perto da causa.

SINTOMAS E DIAGNÓSTICO
   A doença de Parkinson (paládio) é diagnosticada se um paciente tiver 2 ou mais dos sintomas principais, tremor ao descansar ou a bradicinesia. O tremor ao descanso ou uma combinação dele, da bradicinesia, ou a rigidez, ou a instabilidade postural são suficiente para diagnosticar o paládio.

TESTE PARA FACILITAR A IDENTIFICAÇÃO DO PALÁDIO

QUESTÕES
RESPOSTAS
1. Você tem dificuldade em levantar-se de uma cadeira? sim não
2. Sua habilidade na escrita tornou-se menor? sim não
3. Pessoas dizem que sua voz se tornou mais macia? sim não
4. Seu equilíbrio corporal está adequado? sim não
5. Seus pés parecem sempre pisar em buracos? sim não
6. As pessoas dizem que você está com aparência triste? sim não
7. Suas mãos ou pés agitam ou tremem? sim não
8. Você está apresentando dificuldade para abotoar ? sim não
9. Você tropeça em seus pés quando você anda? sim não
10. Você presta bastante atenção no espaço físico e em objetos quando você está se locomovendo? sim não
11. Alguma pessoa já perguntou a você se você tem a doença de Parkinson? sim não


Você respondeu "sim" a ..... de 11 perguntas para uma contagem de %

Se desejar utilize o conversor de percentual abaixo para calcular o resultado:

CONTAGEM
INTERPRETAÇÃO
0 - 50%
Possibilidade baixa de doença de Parkinson
51% - 75%
Possibilidade moderada de doença de Parkinson
76% - 100%
Possibilidade elevada de doença de Parkinson


 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|