Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Seg, 28/6/10 8:36

GINÁSTICA CHINESA LIAN GONG MELHORA A SAÚDE FÍSICA SOCIAL E MENTAL SENDO ADOTADA PELO SUS

Por: Luiz Carlos de Moraes CREF1 RJ 003529-P/R e Equipe do CDOF
E-mail: lcmoraes@compuland.com.br
Portal: www.noticiasdocorpo.com.br
Data de Publicação: 30/07/2009

LIAN GONG – A Medicina Terapêutica Chinesa em perfeita harmonia com a Cultura Física

     Quando alguém se diz com saúde, com certeza, no seu conceito mais amplo nunca será totalmente saudável e nem totalmente doente. Um sujeito que cuida apenas do seu corpo fazendo exercício, se alimentando de modo mais regrado, mas não cuida da sua família, não respeita os outros, não tem bom relacionamento no trabalho, no lazer e se acha o todo poderoso não tem saúde completa.

     O conceito de saúde nesses termos de completo bem estar físico social e mental é uma preocupação que vem desde o século V antes de Cristo com os atenienses incumbidos com o equilíbrio do ser humano nessas três vertentes. Filosofia também compartilhada entre os povos Gregos e Romanos. Entretanto, a frase mais famosa alusiva ao tema, “mens sana in corpore sano” vem de Juvenal que no mundo romano, no século I da Era Cristã demonstrava seu sentimento com o ser humano completo.
Nos dias de hoje procura-se muito mais as atividades alternativas na tentativa de mais se aproximar do verdadeiro conceito de saúde. Entre as alternativas surgiu o Lian Gong que se pronuncia Lian Kung. É uma ginástica muito fácil cuja filosofia é unir a Medicina Terapêutica chinesa e a cultura física promovendo o fortalecimento dos músculos, ossos e tendões de modo harmonioso.
 

DEFINIÇÃO
    Ginástica Terapêutica baseada na medicina chinesa para prevenir e trtar dores do corpo. Atua nos meeridianos do corpo e, por isso, pode ser considerado uma espécie de acupuntura. A diferença é que ela estimula os meridianos de dentro para fora.

ORIGEM   
    Os resultados dessa ginástica criada em 1974 pelo médico ortopedista da tradicional medicina chineza da década de 60, o chinês Zhuang Yuen Ming. Ele atendia com outros 25 médicos na cidade de shangai, e notou que , a partir desta época, aumentou muito o número de caso de dores musculares e articulares entre seus pacientes e a maioria trabalhadores de fábricas e escritórios da região devido a industrialização. Então baseado no Tui, na milenar arte fisioterápica chinesa, e na tradição dos trabalhos coporais chineses, Zuhang sintetizou, em um primeiro momento, um conjunto de 18 exercícios que atuam no corpo humano, da coluna cervical aos dedos dos pés. Atualmente, o Lian Gong é composto de 18 terapias em duas séries de exercícios destinados na primeira parte 6 exercícios para o pescoço, 6 para as costas, 6 para glúteos e pernas. Na segunda parte são 6 exercícios para as articulações, 6 para os tendões e 6 para os órgãos internos. Posteriormente Zhuang acrescentou uma terceira série destinada à prevenção e tratamento da bronquite crônica e da debilidade funcional cardíaca e pulmonar. A principal característica da ginástica é a execução lenta nos moldes do Tai Chi Chuan. O foco dos exercícios é a concentração, postura, execução correta e respiração procurando perceber toda a energia vital chamada pelos chineses de “CHI” que passa pelo corpo. Os braços, as pernas e a coluna vertebral devem ser alongados ao máximo no limite de cada um assim como os movimentos de inspiração e expiração.

     Pessoas que já praticam se apressam em revelar o desaparecimento de dores nas articulações da cintura, pernas, costas ombros e as tradicionais de pescoço oriundas desse estresse vivido por nós ocidentais e/ou falta de atividade. Pessoas com sintomas de depressão passaram a viver melhor não só por causa da ginástica mas por conta do relacionamento com outras pessoas. Como se trata de uma ginástica de fácil execução e ninguém está no grupo para aparecer ou mostrar que faz melhor a vertente social e mental são benefícios também gerados pelo Lian Gong.

OMS e O SUS
     Não é de hoje que as práticas médicas orientais se mostram bastante eficiente e vêm ganhando ao longo do tempo bastante credibilidade principalmente porque comprovadamente provoca menos efeitos colaterais tanto que, a Organização Mundial de Saúde (OMS) sugere a prática das chamadas Medicinas Alternativas e o Ministério da Saúde, com base na OMS já autorizou e normatizou a prática da Acupuntura, a Homeopatia, a Fitoterapia e a Crenoterapia em todas as suas unidades do país. Sendo assim todas as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) passaram a oferecer além da Homeopatia, a Fitoterapia e a Crenoterapia o Shiatsu, a Ginástica Laboral e recentemente gratuitamente o Lian Gong. O motivo é simples. Sendo regulamentado pelo Ministério da Saúde é mais barato contratar profissionais para as unidades, o risco de erro médico é infinitamente menor, não tem contra-indicação as pessoas ficam mais satisfeitas e as unidades de saúde ganham um bom conceito com a população ficando mais humanizadas. Interessante notar que as atividades alternativas como o Lian Gong não ficam restritas às Unidades do SUS e os agentes de saúde em alguns casos é que vão ministrar gratuitamente a ginástica nas comunidades concentradas nas igrejas, clubes e escolas. Isso representa menor custo para a saúde pública simplesmente porque as pessoas não procuram as unidades se queixando de dores de cabeça, de coluna, depressão e outros males que na verdade tem origem na falta de expectativa de vida social e afetiva harmonizada pela ginástica. O SUS economiza em atendimento médico tradicional que fica mais disponível para casos realmente de necessidade e medicamentos. O Lian Gong tira muita gente dessa fila porque melhoram a autoestima e ficam de bem com a vida.

QUEM PODE PRATICAR A GINÁSTICA LIAN GONG

    Esta modalidade, se adapta a qualquer pessoa, de qualquer idade e que pode ser feita coletivamente, em amplos espaços, fechados ou não. É um exercício democrático e que tem a linha de ação focada na promoção da saúde.
    Só em BH, são 5.000 adeptos praticando gratuitamente pelo SUS, segundo matéria do Jornal Estado de Minas de 22 de fevereiro de 2009, e com apenas 3 anos de prática já desafogou consideravelmente a fila de pacientes que aguardam oportunidade para fazer acunputura dessa região, e também, segundo Vera Regina Guimarães, professora de educação física, coordenadora do programa criado pela prefeitura em BH, o consumo de medicamentos para dormir e para dores no corpo.
     A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) inclui além do Lian Gong as práticas corporais chi gong, tuina, tai-chi-chuan, a meditação a orientação alimentar e o uso de plantas medicinais (fitoterapia), relacionadas à prevenção de doenças e à recuperação da saúde.
     A ginástica é muito fácil de ser aprendida porque cada movimento recebe um nome fácil de ser percebido tais como: Arranhar o céu, abrir asas, abraçar a árvore, empurrar o céu e assim por diante. Pela sua praticidade de não exigir roupas especiais e ser recomendada para qualquer pessoa pode ser usada como mais uma opção para os profissionais que ministram ginástica laboral nas empresas. A única restrição é para as pessoas que estejam sob cuidados médicos severos.
    Segundo matéria do Jornal Estado de Minas de 22 de fevereiro de 2009, em BH/MG o Lian Gung é oferecido em 140 centros de saúde do município, gratuitamente. Para se tornar praticante, basta se inscrever. A modalidade não exige uso de equipamentos, nem de vestimentas especiais. Basta que a roupa seja confortável e permita a realização de movimentos que se assemelham aos do tai chi chuan.

INDICAÇÃO
    O Exercício tem indicação, principalmente, em csos de artrite, artrose, tenenocinovite, hérnia de disco, insônia, diabetes e pressão arterial alta, entre outros males.

Locais para praticar em BH/MG:
Sus/BH - Fone: 31 32211564
Instituto Mineiro de Tai Chi Chuan: 31 3287 2465

COM QUEM APRENDER A GINÁSTICA ?
   Atualmente Maristela Botelho, presidente do Instituto Mineiro de Tai chi Chuan e membro do conselho Consultorivo da associação de xangai é a única Brasileira credenciada para a capacitação de instrutores no país.
Para entrar em contato com ela: http://www.institutomineirodetaichi.com.br/china2008.htm

Não é necessário ter formação em Educação Física para aprender o método.

Quem desejar saber sobre os exercícios basta acessar os vídeos completos das três séries para todo o corpo nos endereços:


Lian gong 1ª serie exercicios 1 a 6:

http://www.youtube.com/watch?v=HqGIG-WQm2M&feature=related

Lian gong 2ª serie exercicios 7 a 12:
http://www.youtube.com/watch?v=0K2QrDGr-ME&feature=related

Lian gong 3ª serie exercicios 13 a 18:
http://www.youtube.com/watch?v=dmu4I9O2uig&NR=1

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|