Dom, 1/2/09 18:37 Hidroginástica Shallow-Water Como mostrar ao aluno de Hidroginástica os ganhos obtidos através desta atividade? Linda Denise Fernandes Moreira
É preciso pensar que ao propormos um programa de exercícios aquáticos, queremos, na verdade, que nossos alunos melhorem os diversos fatores da aptidão física como capacidade cardiopulmonar, flexibilidade, força muscular, coordenação motora, equilíbrio, dentre outros. Além, é claro, de desejarmos a melhora de fatores mais subjetivos como a melhora da qualidade de vida. Todos esses benefícios serão obtidos pelos alunos que viverão mais fortes, mais ágeis, menos cansados, FORA DA ÁGUA. Então, até que surjam protocolos de testes para água podemos, sem problemas, mensurar a aptidão física dos alunos com testes comuns, feitos fora da água, pois será neste meio que os indivíduos viverão quando não estiverem na aula de Hidroginástica. Desta forma, cabe ao Professor de Hidroginástica transformar em dados concretos os benefícios apresentados por seus alunos. Primeiramente, é preciso apresentar e discutir com eles o programa de treinamento feito para aquela turma (por vezes, até afixar em local bem visível próximo à piscina), pois assim os alunos ficam informados sobre o que vão treinar e participam de maneira mais ativa das aulas, maximizando os resultados. Outro ponto fundamental é pedir uma avaliação física periódica que inclua testes ergoexpirométricos, medidas de perimetria, pregas cutâneas para se aferir a quantidade de músculos e gordura corporal, testes de flexibilidade e outros mais que julgar necessário. Assim, é possível para o Professor avaliar o rendimento do aluno: se houve melhora da capacidade cardiorespiratória, se houve ganho ou perda de massa gorda ou magra, dentre outros aspectos. Informações sobre testes e medidas em avaliação física podem ser obtidas neste site, no endereço: http://cdof.com.br/avalia.htm É importante incluirmos as medidas bicristal e biacromial na avaliação dos nossos alunos de Hidroginástica. Esse exame nos permite avaliar se houve melhora postural dos alunos com o treinamento na água. As medidas são simples de serem aferidas: a) Biacromial - com uma fita métrica e o aluno de costas para o avaliador, mede-se a distância entre um acrômio e outro, quanto maior for esta medida mais cifótica é a postura do aluno; b) Bicristal - com uma fita métrica e o aluno de frente para o avaliador, mede-se a distância entre uma crista ilíaca e outra, quanto maior for esta distancia mais lordose terá o individuo. Além dos testes e medidas físicos, também é de muita importância submeter seus alunos a avaliações de critérios mais subjetivos, mas, nem por isso, menos importantes, tais como melhora da qualidade do sono, melhora das dores, diminuição do número de quedas (em idosos). Diversos questionários já foram validados cientificamente e estão disponíveis de maneira gratuita para serem utilizados. Na página do CELAFISCS é possível encontrar links que permitem se fazer o download de vários questionários. Entre no site: www.celafiscs.com.br, depois clique em Publicações e após clique em Artigos. Desta forma, trabalhando com planejamento sério e seguindo o rendimento dos alunos com avaliação física rotineira e criteriosa, fica fácil mostrar aos praticantes de hidroginástica dados concretos sobre os benefícios desta atividade em suas vidas. 17/05/2006 |
|:::: Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::| |