Objetivo: O Objetivo
desta aula é aumentar a resistência
aeróbica e melhorar a resistência muscular localizada, elevando
a frequência cardíaca a níveis intensos, estimulando
um maior gasto calórico . OBS: Não sendo indicada para
alunos sedentários.
Material: utilizo somente um colete de flutuação, sem caneleiras
ou halteres (maior liberdade possível para favorecer a velocidade)
Duração: 40 minutos
Faixa etária: Observaremos aqui o nível de treinamento dos alunos.
Neste caso esta aula é indicada para aqueles já condicionados.
Em minha turma a faixa etária é de 34-60 anos.
Parte
Prática: A aula inicia-se com alongamentos na parte rasa
da piscina e em seguinda uma caminhada (corpo sem inclinação
mantendo uma passada regular com movimentos de braços contrários
aos das pernas, pés e braços relaxados por 3'); Em seguinda
mudamos para a corrida básica (joelhos na altura dos quadris,tronco
ligeiramente inclinado para frente sem exageros, tentando trazer água
de F para T com movimentos sincronizados de braços contrários
a pernas por 5' ) ;
No
lugar rã alternada
tentando levar joelhos aos cotovelos com braços estendidos ao
lado. Combinando com: de pé, movimento joelho/cotovelo (quando
joelho D toca cotovelo do braço E, a perna E fica de pé e
o braço D empurra água pra T) 8T cada alternando;
Deslocamento
Canguru ( braços na altura dos ombros, mãos unidas na F e puxar água
pra T. ao mesmo tempo que as pernas (que unidas a frente na altura dos
quadris vão movimentar para T até a posição
de pé ,sem que elas se abram); 3'
Deitado
na diagonal , o aluno abre os braços trazendo os joelhos abertos tentando
tocar os respectivos ombros de cada joelho, grupando o corpo (sopra o
ar quando grupa). Combinando com : deitados na horizontal o aluno traz
a sola do pé para tocar alternado na coxa com os joelhos abduzidos
, braços abertos. 8t cada alternando.
Deslocamento
Canguru aberto (o mesmo que o canguru embora o exercício de perna seja
executado iniciando com as pernas fechadas a F , em seguida puxa-se água
para os lados e T dobrando os joelhos e retornando as mesmas para F do
corpo) 3';
No
lugar: de pé abrir
os braços para a lateral e fletir os cotovelos trazendo mãos
no peito e voltando ,ao mesmo tempo que executa chutes para F alternado
. Combinando com ex. Pêndulo lateral ( jogar pernas juntas para
um lado e braços empurram a água pro outro, mantendo o
corpo de lado ) 8T cada alternando;
Deslocamento
Bração/Pernão
(batizado por minhas alunas): é como a corrida embora levando
a ponta de cada pé bem a F puxando o máximo de água
possível para T alternado.Os braços a F na altura dos ombros
buscam água , puchando para T. ao mesmo tempo que as pernas, tronco
ligeiramente inclinado a frente. 3';
Pêndulo :
pernas a F, braços para T, depois inverter a posição,
grupando pernas levando-as para T e braços a F. Combinando com
chute alto ( de pé braços contrários as pernas ,
chutar a frente - preferência sem dobrar joelhos- alternado levando
braços um a F e o outro T.) 8T cada alternando;
Deslocamento
Chute Costa assentado : de costas o aluno chuta a água alternando as
pernas , empurrando água de T para F. 3';
Obs: A aula finaliza com as alunos voltando
de corrida básica para
o raso (volta a gravidade) e alongamentos dos principais músculos.
Nota
da Autora: Oi pessoal ! Esta aula
tem um grande efeito motivacional sobre minhas alunas, observo também
uma grande elevação dos batimentos
cardíacos das mesmas, exigindo que a atenção seja
redobrada com monitorização cardíaca .Uma fita bem
animada vai estimulá-las ainda mais... Um abraço a todos
e fico esperando por sua sugestão . Diana
Primo
Hidro-ciclismo
Objetivo: Tem o objetivo geral de
trazer as aulas de "spinning" para
dentro da piscina com a vantagem do menor impacto.
O Objetivo desta aula é aumentar a resistência aeróbica
e melhorar a resistência muscular localizada nos glúteos, pernas
e abdômem e ainda estimular um maior gasto calórico.
Material: utilizamos somente um colete
de flutuação (na
falta dele utilizar outro espaguete para utilizar como uma bicicleta),
caneleiras para alunas avançadas e um espaguete como guidon da
bicicleta. Utilizar também um mapa (à sua escolha, do bairro,
da cidade , de um parque, estrada... use sua imaginação)
traçado em um cartaz .
Duração: 40 minutos
Faixa
etária: Observaremos aqui o nível
de treinamento dos alunos neste caso, em minha turma tenho alunas de
34-60 anos, turma
mista;
Parte
Prática: A aula inicia-se com um alongamento dos principais
grupos musculares na parte rasa da piscina e em seguida partimos para
o aquecimento no spinning : corpo sem inclinação, aluno(a)s
assentada(o)s, mantendo uma pedalada regular ritmada (circulando com
o pé , alternadamente), pernas fechadas com braços estendidos
segurando o guidon (espaguete) na frente do corpo - por 3'. Neste momento
o professor determina no mapa o caminho que irão pedalar durante
o aquecimento, deve por exemplo, nesta posição básica
p/plano , ser também no mapa uma via plana, sem morros.
Em
seguinda o professor avisa que estão próximos do pé de uma subida (morro)
mostrando no mapa. Posição básica subida: braços
estendidos, segurando o guidon, abertos na largura dos ombros e à frente.
Enquanto o tronco vai inclinar para frente sem deitar (na diagonal) trazendo
joelho ao peito alternadamente e empurrando o calcanhar para traz.O professor
cria sua própria empolgação para estimular a imaginação
dos alunos na dificuldade de subir o morro. (4')
O
Professor avista o topo do morro, e finalmente todos se aliviam na
descida devendo fazer
a posição básica para a descida : Segurar o guidon à frente
com inclinação de tronco para traz (na diagonal sem deitar),
trazer os joelhos alternados no peito e empurrar os calcanhares alternados
para frente. Embora como toda descida é rapida , devem acelerar
as pedaladas.(4')
O
percurso é mostrado
ao fim do morro, chegando ao plano novamente com as pernas bem cansadas,
o professor permite que todos afrouxem suas pedalas. Devem fazer a posição
básica p/ plano aberta: pedalar assentados com joelhos abertos
alternados segurando o guidon na frente do corpo. Giros grandes como
numa bicicleta normal. (4')
Após o descanso
no plano o professor avista uma curva bem pronunciada para D por exemplo.
Os alunos se preparam para posição básica de curva:
De lado na superfície da água, com laterais do corpo viradas
para o céu, buscar fazer um movimento não totalmente deitados
mas diagonalmente. Levam o pé a F. do corpo em seguida levam-o
para T em direção ao bumbum alternadamente. O movimento é uma
pedalada alternada de lado girando em torno do próprio corpo.
(2')
Voltam
de acordo com o mapa para o plano, Posição básica para o plano
, bem acelerados pois volta a não ter curvas ou obstáculos.(4')
O
professor avista uma outra curva para a E e repete para a E a posição básica
de curva . (2')
O
professor avista morros bem pequenos em que os alunos vão alternar posições
básicas de subida e descida com pequenos intervalos de tempo em
pé (pedaladas mais longas ) e assentados (pedaladas mais curtas
) como desejarem . (8')
Estão quase
finalizando o percurso então o professor pode sugerir desafios
como : Posição básica para pedalar de costas : tronco
reto , assentada(o)s, pedalar normalmente para o plano e segurar o guidon
por traz, ou seja , coloque o espaguete atraz e segure o guidom com as
mãos voltadas para B. (4')
Finalizando
o percurso, o prof. avisa a todos com sua própria motivação
! Fazendo com que os alunos acelerem ao máximo para chegarem mais
rápido à linha de chegada (objetivo final avisado no início
da aula) , podendo sugerir uma corrida até o final entre os participantes
com posição básica para o plano. (2')
A aula finaliza com a(o)s aluna(o)s
voltando de corrida básica
para o plano em direção ao raso (volta a gravidade ) os
alunos devem largar suas bicicletas para fazerem os alongamentos finais.
(3')
OBS: Os alunos podem deslocar livremente pela piscina durante toda
a aula, sem a obrigatoriedade de se manterem no mesmo lugar ou perto
do professor. Devem tomar cuidado com a postura principalmente na descida
e subida.
Nota
da Autora: Oi pessoal! A hidro-ciclismo é o grande "boom " no
momento em minhas aulas, por ser muito eficiente para trabalhos de glúteos,
quadríceps e pernas em geral, principalmente, usando caneleiras,
UFFA!!.
Adoro passar minha experiência para vocês, mas também de
aprender com a dos colegas !
Ficamos aguardando sua sugestão no futuro
. Obrigada ! Diana Primo