Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Qui, 15/1/09 17:24

GINÁSTICA LABORAL

Saiba por que a Ginástica na Empresa é boa para você !


   Na atualidade, o mercado, ao mesmo tempo que expõem os indivíduos a níveis elevados de tensão e estresse, tem voltado suas discussões para programas de qualidade de vida e prevenção de doenças. Essas discussões tornam-se ainda mais evidentes e necessárias à medida que são observados os diversos benefícios e a influência positiva do investimento na saúde e qualidade de vida do profissional (funcionário) junto com os objetivos de crescimento da empresa, garantindo, conseqüentemente, qualidade em prestação de serviços e produtos, bem como no processo de produção e execução desses serviços.
    A Ginástica Laboral é mais uma ferramenta disponível dentro da ergonomia desenvolvida em uma empresa, no sentido de prevenir as doenças ocupacionais, contribuindo para melhoria da qualidade de vida dos funcionários. Hoje, produzir mais e melhor, sem desenvolver danos à saúde dos trabalhadores, não se trata de uma utopia. Se tomarmos como exemplo os modelos de empresas estrangeiras, é cada vez maior o número de adeptos que descobrem, nos Programas de Ginástica Laboral, um meio eficaz e saudável de reduzir os casos de doenças ocupacionais.
    O Programa de Ginástica Laboral permite colaborar e orientar as pessoas, para viverem melhor exercendo seu papel no setor em que estão inseridas, em parceria com a Atividade Física Orientada, ou seja, cada profissional dentro da empresa, independente de sua posição hierárquica ou função exercida, pode analisar e reavaliar seu modo de pensar, agir, organizar seu tempo e espaço, prevenindo os grandes vilões, que causam males à saúde, os quais chamamos de estresse.
    Como o próprio nome sugere, a Ginástica Laboral se caracteriza por uma atividade desenvolvida no ambiente de trabalho, atuando de forma preventiva e terapêutica, através de exercícios, que vão compensar as estruturas utilizadas durante a função e ativar outras que não estejam sendo solicitadas. Durante esse trabalho o objetivo maior é prevenir a LER/ DORT, desenvolvidos pela fadiga decorrente da tensão e repetitividade dos movimentos, prejudicando as articulações, músculos, nervos, etc, a campeã de afastamentos dos empregados das empresas
    Dentre as atividades propostas pelo Profissional de Educação Física e Fisioterapia nesse trabalho destacamos:

Atividades de curta duração (10-15 minutos);
Atividades de pouca exigência física (alongamentos, relaxamento, recreação e consciência corporal no ambiente de trabalho);
Atividades desenvolvidas no próprio local de atividades do funcionário. Essas Atividades podem ser divididas basicamente em:
Ginástica Preparatória ou de Aquecimento: (realizada antes de iniciar o trabalho, para preparar as estruturas que serão solicitadas durante as tarefas dentro da empresa).
Compensatória ou de Pausa: (realizada em pequenos intervalos durante o expediente. Elas têm o objetivo de compensar as estruturas que estão sendo utilizadas no processo produtivo, diminuindo as tensões do trabalho repetitivo, posturas erradas, proporcionando ao indivíduo condições de perceber seu corpo, suas condições físicas e psicológicas).
Ginástica de Relaxamento ou Final de Expediente: Como o próprio nome já sugere, são atividades realizadas ao término das atividades do funcionário dentro da empresa. Seu objetivo maior é aliviar a sensação de cansaço e tensão muscular, e proporcionar uma integração social no ambiente de trabalho.


Benefícios à Saúde:
- Diminuição na fadiga muscular;
- Melhora geral da condição física, social, no relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho)
- Correção nos vícios posturais;
- Melhora na disposição do trabalhador ao iniciar e ao retornar ao trabalho;
- Diminuição de patologias e casos de L.E.R /D.O.R.T.
- Redução nos níveis de estresse e tensão geral

Benefícios e Retornos para a Empresa:
- Diminuição no número de acidentes de trabalho;
- Redução nos gastos com serviços médicos;
- Diminuição de faltas ao trabalho por motivo de doenças;
- Diminuição na rotatividade de funções, favorecendo a especialização;
- Aumento na produção e lucro das empresas;
- Aumento de satisfação do empregado no ambiente de trabalho.
Desenvolver um programa de Ginástica Laboral na empresa é perceber que um todo é feito de partes, as quais se interagem para a construção do sucesso. É tomar parte na construção de uma sociedade mais justa e igualitária em que a preocupação maior seja a busca de uma vida melhor para todos.

Fontes de consulta:
Ginástica Corretiva – RONALDES, Ana
Alongue-se no Trabalho- ANDERSON, Bob
Manual Prático de L.E.R - OLIVEIRA

Revisão Ortográfica e Gramatical: Profa. Mara Lúcia Rabêlo da Silva (currículo)

 

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|