Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Ter, 13/1/09 11:10

GINÁSTICA DE ACADEMIA

Como montar uma coreografia (para a hidroginástica)
Autora: Profa. Diana Primo(currículo)

Coreografia: é um conjunto de movimentos que compõem a aula ou dança seguindo uma trilha musical. As variações dessa coreografia seriam as diferentes formas de interpretação dessa coreografia de acordo com a qualidade técnica e criatividade do professor.

Aula pré-coreografada: professor escolhe movimentos diferentes e os ensina no decorrer da aula, através de um processo pedagógico.

Contagem e Montagem(construção da coreografia):
- Defina o objetivo de sua aula (anaeróbia, aeróbia, potência, etc)
- Tipo de ritmo e estilo (dance, sertaneja, mista, etc) - tenha um cd preparado com batimentos de 8 em 8;
- Abordagem que sua aula terá (promocional, temática) ;
- Tenha em mente os tipos de exercícios que gostaria de introduzir - exercícios difíceis e fáceis de acordo com o tema;
- Mudanças de direção;
- Estabelecer os blocos coreográficos ( 1 bloco=2 frases= 8 oitavas= 64 tempos) que serão ensinados na aula de acordo com seu tempo disponível e tempo no CD.
1 bloco: 8 (4+4) sequências coreográficas de 8 tempos (bpm).

Obs:1 frase tem 4 oitavas e que contém 32 tempos;

- Exercícios de transição (exercícios que ligam as seqüências ex: finaliza um chute e começa outra seqüência em corrida) ou que mudam de direção;
- Mudanças de direção: as mudanças de direção podem ser para direita e esquerda, para trás e para frente, em formas geométricas (quadrado, retângulo, losângulo, em L, em X, em W, em M em V, etc.)
- Refrão - bloco que se repete;

Quantidade de movimento na água:
Na água os movimentos em tempo de água devem ser em número de 8,4 e 2. Embora sejam utilizados os tempos ímpares 7, 5, 3 para que o tempo 1 seg seja utilizado para retorno no tempo de água.
O tempo de água é a metade do tempo fora da água.

Tempo de terra: igual do professor- (1 para 1) em 8 t , executam 8 movimentos;
Tempo de água: dobro do professor (tempo de terra) (ex: 2 seg aluno 1 seg do prof. - 2 para 1) em 8 t , executam 4 movimentos
Meio tempo de água: Dobro do tempo de água - (4 para 2) em 8 t , executam 2 movimentos (duplos ou com uma fase de salto);

Música
- Definir o ritmo (velocidade da batida);
CD aeróbio: contínuo (sem intervalos), 135 a 150 bpm, 140 bpm (turma heterogênea);
CD anaeróbio: 125-140 bpms;
Sugestão AEA(2001):125-150 bpms;
- Frases musicais em tempos(bpms de 8 em 8 tempos) - batidas em ritmo estável;
- Divisões em blocos até o final do CD (estabelecer tempo de aula);

Inspiração e exercícios:
   Tenha sempre um caderno onde anota os exercícios diferentes, idéias de outros colegas e combinações interessantes. Quando For desenvolver sua coreografia poderá lançar mão desse material a fim de enriquece-la.
   Tenha vídeos de outros professores também em casa (hidro, dança, aeróbica, step, dentre outros), que poderão ajudá-lo nesse processo de construção.
   Tente fazer aula de outros colegas em academias e clubes para enriquecer seus exercícios. Afinal, não nascemos prontos !

Tipos de coreografia:
Segundo o Manual do Profissional de Fitness Aquático - AEA - Shape - 2001, são 5 técnicas:

Estilo livre: o professor vai passando de um exercício a outro sem repetir até que a aula termine sem planejamento, obedecendo a transição de um para outro. Obs: deve manter o objetivo da aula, se aeróbia, manter os batimentos na zona alvo.

Pirâmide:
Um grupo de 4 movimentos é repetido de modo crescente ou decrescente ex: 16, 8, 4, 2 vezes e então é estabelecido novo grupo de quatro exercícios. Usado para aprender melhor uma coreografia estabelecendo finalmente a quantidade que se quer empregar no movimento.

Inclusão (somatória, método de construção):
Forma de construir os blocos gradualmente, com reforço da aprendizagem através das repetições das seqüências aprendidas. Ensina-se o movimento A, depois o B, soma-se um com o outro, ensina-se o C e soma-se A,B e C ....até que a coreografia possa ser totalmente ensinada. Bloco a bloco(2 frases de 4 oitavas). Pode-se ensinar os blocos retomando desde o início ou ensinar bloco a bloco e repassá-los no final em seqüência novamente.

Pura repetição:
Ensina-se o bloco vários vezes até que todos aprendam...repetição constante. Pode-se utilizar uma seqüência para cada música e ritmo diferente.

Técnica de superposição:
Os movimentos são inseridos em um padrão ou refrão, quando podendo ser utilizados a técnica da pirâmide, ou pura repetição. Uma vez aprendido o refrão, ele é modificado e alguns movimentos substituídos por outros, um de cada vez. E pode-se tirar o que quiser e depois retomar ao refrão básico.

   Eu costumo, introduzir outros tipos de coreografias, principalmente em aulas de local (anaeróbias), ou seja, combinações de 3,4 tipos de movimentos (onde eu passo o exercício A, depois B, depois C e finalmente o D e depois repito quantas vezes esta seqüência for necessária ao objetivo da aula). E também repetições do mesmo grupo muscular com movimentos diferentes no mesmo esquema acima.

RESUMO:

1 Bloco=2 frases= 8 oitavas= 64 tempos)
1 Oitava: 1,2,3,4,5,6,7,8
1 Frase: 4 oitavas
1 Bloco: 2 frases ou 4 oitavas (32 bpm) + 4 oitavas(32 bpm)
1 Bloco: 8 (4+4) sequências coreográficas de 8 tempos (bpm).

Bibliografia:
Manual do Profissional de Fitness Aquático - AEA - Shape - 2001,
Site: www.cdof.com.br/hidrosh.htm

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|