Ter, 13/1/09 11:10
GINÁSTICA DE ACADEMIA
Como montar uma coreografia
(para a hidroginástica)
Autora: Profa. Diana Primo(currículo)
Coreografia: é um
conjunto de movimentos que compõem a aula ou dança
seguindo uma trilha musical. As variações dessa coreografia
seriam as diferentes formas de interpretação dessa
coreografia de acordo com a qualidade técnica e criatividade
do professor.
Aula
pré-coreografada: professor escolhe movimentos diferentes
e os ensina no decorrer da aula, através de um processo
pedagógico.
Contagem
e Montagem(construção da coreografia):
- Defina o objetivo de sua aula (anaeróbia, aeróbia, potência,
etc)
- Tipo de ritmo e estilo (dance, sertaneja, mista, etc) - tenha um cd preparado
com batimentos de 8 em 8;
- Abordagem que sua aula terá (promocional, temática) ;
- Tenha em mente os tipos de exercícios que gostaria de introduzir -
exercícios difíceis e fáceis de acordo com o tema;
- Mudanças de direção;
- Estabelecer os blocos coreográficos ( 1 bloco=2 frases= 8 oitavas=
64 tempos) que serão ensinados na aula de acordo com seu tempo disponível
e tempo no CD.
1 bloco: 8 (4+4) sequências coreográficas de 8 tempos (bpm).
Obs:1 frase tem 4 oitavas e
que contém 32 tempos;
- Exercícios de transição (exercícios
que ligam as seqüências ex: finaliza um chute e começa
outra seqüência em corrida) ou que mudam de direção;
- Mudanças de direção: as mudanças de direção
podem ser para direita e esquerda, para trás e para frente, em formas
geométricas (quadrado, retângulo, losângulo, em L, em X,
em W, em M em V, etc.)
- Refrão - bloco que se repete;
Quantidade
de movimento na água:
Na água os movimentos em tempo de água devem ser em número
de 8,4 e 2. Embora sejam utilizados os tempos ímpares 7, 5, 3 para que
o tempo 1 seg seja utilizado para retorno no tempo de água.
O tempo de água é a metade do tempo fora da água.
Tempo de terra: igual do professor-
(1 para 1) em 8 t , executam 8 movimentos;
Tempo de água: dobro
do professor (tempo de terra) (ex: 2 seg aluno 1 seg do prof.
- 2 para 1) em 8 t , executam 4 movimentos
Meio tempo de água: Dobro
do tempo de água - (4 para 2) em 8 t , executam 2
movimentos (duplos ou com uma fase de salto);
Música
- Definir o ritmo (velocidade da batida);
CD aeróbio: contínuo (sem intervalos), 135 a 150 bpm, 140 bpm
(turma heterogênea);
CD anaeróbio: 125-140 bpms;
Sugestão AEA(2001):125-150 bpms;
- Frases musicais em tempos(bpms de 8 em 8 tempos) - batidas em ritmo estável;
- Divisões em blocos até o final do CD (estabelecer tempo de
aula);
Inspiração
e exercícios:
Tenha sempre um caderno onde anota os exercícios diferentes,
idéias de outros colegas e combinações interessantes. Quando
For desenvolver sua coreografia poderá lançar mão desse
material a fim de enriquece-la.
Tenha vídeos de outros professores também em
casa (hidro, dança, aeróbica, step, dentre outros), que poderão
ajudá-lo nesse processo de construção.
Tente fazer aula de outros colegas em academias e clubes para
enriquecer seus exercícios. Afinal, não nascemos prontos !
Tipos
de coreografia:
Segundo o Manual do Profissional de Fitness Aquático - AEA - Shape -
2001, são 5 técnicas:
Estilo livre: o professor vai
passando de um exercício a outro sem repetir até que a aula
termine sem planejamento, obedecendo a transição
de um para outro. Obs: deve manter o objetivo da aula, se aeróbia,
manter os batimentos na zona alvo.
Pirâmide:
Um grupo de 4 movimentos é repetido de modo crescente ou decrescente
ex: 16, 8, 4, 2 vezes e então é estabelecido novo grupo de quatro
exercícios. Usado para aprender melhor uma coreografia estabelecendo
finalmente a quantidade que se quer empregar no movimento.
Inclusão (somatória,
método de construção):
Forma de construir os blocos gradualmente, com reforço da aprendizagem
através das repetições das seqüências aprendidas.
Ensina-se o movimento A, depois o B, soma-se um com o outro, ensina-se o C
e soma-se A,B e C ....até que a coreografia possa ser totalmente ensinada.
Bloco a bloco(2 frases de 4 oitavas). Pode-se ensinar os blocos retomando desde
o início ou ensinar bloco a bloco e repassá-los no final em seqüência
novamente.
Pura repetição:
Ensina-se o bloco vários vezes até que todos aprendam...repetição
constante. Pode-se utilizar uma seqüência para cada música
e ritmo diferente.
Técnica de superposição:
Os movimentos são inseridos em um padrão ou refrão, quando
podendo ser utilizados a técnica da pirâmide, ou pura repetição.
Uma vez aprendido o refrão, ele é modificado e alguns movimentos
substituídos por outros, um de cada vez. E pode-se tirar o que quiser
e depois retomar ao refrão básico.
Eu costumo, introduzir
outros tipos de coreografias, principalmente em aulas de local
(anaeróbias), ou seja, combinações de 3,4
tipos de movimentos (onde eu passo o exercício A, depois
B, depois C e finalmente o D e depois repito quantas vezes esta
seqüência for necessária ao objetivo da aula).
E também repetições do mesmo grupo muscular
com movimentos diferentes no mesmo esquema acima.
RESUMO:
1 Bloco=2 frases= 8 oitavas= 64 tempos)
1 Oitava: 1,2,3,4,5,6,7,8
1 Frase: 4 oitavas
1 Bloco: 2 frases ou 4 oitavas (32 bpm) + 4 oitavas(32 bpm)
1 Bloco: 8 (4+4) sequências coreográficas de 8 tempos (bpm).
Bibliografia:
Manual
do Profissional de Fitness Aquático - AEA - Shape -
2001,
Site: www.cdof.com.br/hidrosh.htm