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Ter, 13/1/09 11:07

GINÁSTICA DE ACADEMIA

CONCEITOS E HISTÓRIA DA GINÁSTICA

Ginástica: Esporte Olímpico caracterizado pela prática sistemática de um conjunto de exercícios físicos em aparelhos, como argolas, barras, traves e cavalos (com e sem alças), ou no solo. Tem por objetivo estimular força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo. Foram os antigos gregos os primeiros a praticar a gin´stica como atividade esportiva e não apenas como forma de treinamento militar. No império romano e durante toda a idade média, os exercícios físicos ficaram restritos à função militar aí incluídos a caça e os torneios (justas). Só com o renascimento os exercícios físicos , beneficiados pela redescoberta dos valores gregos, voltaram a despertar interesse maior. Mesmo assim, a ginástica como esporte, tal como se conhece hoje, só se desenvolveu na europa em meados do séc XVIII.

Ginástica(Brasil): Surgiu no Brasil no início do Séc XIX, trazida por imigrantes europeus, em geral mestres de dança. As aulas de dança foram o primeiro passo para a prática da ginástica rímica. Os homens na mesma época, só faziam ginástica no exército, com base em princípio da ginástica sueca.
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Ginástica Acrobática: Exercícios que combinam movimentos dos diversos segmentos do corpo, procurando dsesnvolver agilidade, equilíbrio, flexibilidade, força, resistência e aperfeiçoamento dos parâmetros de habilidade motora.

Ginástica Artística: Conjunto de exercícios corporais sistematizados, com fins competitivos, em que se combinam força, agilidade e elasticidade. O termo ginástica vem do grego gymnádzein, que significa treinar, e em sentido literal, exercitar-se nu, a forma como os gregos praticavam os exercícios. A ginástica alcança lugar de destaque na sociedade na Grécia antiga, tornando-se uma atividade fundamental para o crescimento do indivíduo. Os gregos também realizam competições, desse esporte, prática que cai em desuso a partir do domínio romano. Apenas no início do séc XVIII ela volta a ser praticada como esporte na europa. São então criadas as escolas alemã(caracterizada por movimentos lentos e rítmicos) e sueca (à base dos aparelhos). Elas influenciam o desenvolvimento do sistema de exercícios idealizado por Friedrich Ludwig Jahn (1778-1852), o Turnkunst, origem da ginástica artística praticada atualmente. A ginástica artística baseia-se na evolução técnica de vários exercícios físicos. Inclui os de aparelho - com o uso de barras, barras paralelas, trave, argola e cavalo-de-pau - e os de solo - série de movimentos executados sobre um tablado.

Ginástica Básica: Atividade física de fundo calistênico que visa dar um condicionamento físico através de exercícios localizados (ex: flexão de braços) e de efeito geral (ex:polichinelo).

Ginástica de Solo: Exercícios executados numa área quadrada de 14m², recoberta por um tatame de no mínimo 12m x 12m, em feltro ou outro material semelhante. A apresentação deve durar entre cinquenta e setenta segundos. Os exercícios exploram velocidade, flexibilidade, força e equilíbrio na execução de saltos, giros e provas de elasticidade.

Ginástica Rítmica: Ramo da ginástica também conhecido como ginástica cênica, praticado exclusivamente por mulheres. Conssite em um conjunto de exercícios físicos acompanhados por música em que as ginastas têm de manipular cinco objetos: maça, bola, fita, arco e cordas. As provas de ginástica rítmica duram 1 min, no mínimo, e 1,5 min, no máximo. Nelas somam-se os pontos obtidos em cada um dos quatro exercícios. A bola é de borracha sintética, com peso mínimo de 400g e diâmetro entre 18 e 20 cm. A ginasta não pode segurá-la com o braço, o antebraço ou os dedos, apenas com a palma as mãos. As maças são de madeira ou de material sintético, com tamanho que varia entre 40 e 50 cm e peso mínimo d e150g. A parte grossa da maça é chamada de corpo; a fina, de pescoço, terminando numa pequena esfera, a cabeça(cujo diâmetro máximo é de 3cm). O arco pesa 300g e é utilizado em movimentos que envolvem os ombros, o pescoço, o pé, o joelho e a cintura. A corda, de cânhamo ou material sintético, deve ter comprimento proporcional ao tamanho das ginastas e um ou dois nós em cada extremidade. Deve ser arremessada, balançada, girada e pega d emaneira que esteja solta ou dobrada. A corda tem de estar sempre em movimento e os impulsos precisam ser seguidos, sem interrupções. Com a fita, sempre aberta, as ginastas devem fazer movimentos espirais, cobras e arremessos.

(DENICOLI, Alaor - Pequeno dicionário técnico de educação física - denikolos@bol.com.br)

Ginástica Localizada: É um trabalho com pesos em grupo. (Araújo Filho,1995); Método de ginástica que utiliza exercícios localizados, com e sem equipamentos, com auxílio da música, para o desenvolvimento e/ou manutenção da força e resistência muscular localizada. (guiseline, 1994)

Sugestão bibiliográfica:
NOVAES, Jefferson da Silva. Ginástica em academia no Rio de Janeiro: uma pesquisa historico-descritiva. Rio de Janeiro: Sprint

 

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