ESPORTES
TREINAMENTO DA TÉCNICA
DESPORTIVA
Profa. Linda Moreira
Para Djackov ( 1973,6), a técnica
desportiva é definida como o domínio completo
das estruturas motoras econômicas de exercícios
esportivos , considerando o resultado máximo a ser
atingido nas mais difíceis condições
da competição.
Uma técnica defeituosa impedirá que o atleta
coloque suas potencialidades físicas (força, flexibilidade, resistência
, etc.) crescentes a serviço de uma "performance"específica
superior ( Smitz, 1975, 446).
A técnica não tem a mesma importância
em todos os esportes . Portanto, o aperfeiçoamento técnico deve
receber em cada modalidade uma aplicação diferente.
O caminho para a perfeição técnica
no esporte é definido em primeiro lugar pelo nível inicial da técnica
e pelas experiências motoras adquiridas.Os desportistas com melhor treinamento
em coordenação aprendem mais depressa a execução
tecnicamente correta do que outros que possuem um repertório de movimentos
menor e uma base coordenativa restrita. Portanto , é muito importante
o trabalho precoce no sentido de ampliar o repertório de movimentos e
aperfeiçoar as técnicas básicas de execução
dos mesmos.
ETAPAS DE INSTRUÇÂO TÉCNICA:
*Desenvolvimento polivalente-amplificação das capacidades coordenativas
,do repertório motor, da experiência motora vivida e aquisição
de habilidades técnicas básicas.
preparação
geral - insistir no apuramento crescente das técnicas
esportivas em relação com uma preparação
física geral.
preparação
especial - elaboração de uma técnica
adaptada às possibilidades individuais , ótima,
impermeável às perturbações ,
automatizada com base em uma preparação física
centralizada na modalidade.
Para explicar o processo da aprendizagem , há que
se entender as bases psicológicas e neurofisiológicas da aprendizagem
de movimentos. Só assim , poderemos entender como nosso aluno ou atleta
passa do estado de não saber ao estado de realização de
certo movimento. Para que um ato motor seja aprendido por um indivíduo,
ocorre a divisão desse processo em três fases:
Fase pré- motora-preparação do ato por estabelecimento
de um programa motor (visualização do ato) .
Fase motora- realização de programas motores . Aqui o aluno vivência
e experimenta o que antes só havia em sua mente.
Fase pós-motora: apreciação do movimento ; o aluno julga
se o que fez pareceu ou não com aquilo que lhe foi ensinado. Caso encontre
falhas no seu movimento, poderá então estabelecer um novo processo
motor.
O professor poderá corrigir o gesto motor do aluno
durante ou após a execução do movimento .
A memória é indispensável a todos
os processos de aprendizagem e de adaptação , pois o aluno só mudará o
seu comportamento se comparar a nova informação recebida com os
modelos antigos que já trazia consigo ,e , assim , formar um novo projeto
em sua mente.
Há que se repetir o gesto motor desejado constantemente
, pois a aprendizagem motora ou a técnica nada mais é do que o
condicionamento das ligações sinápticas que induzem os sistemas
neuronais a uma nova textura , específica para aquele movimento.
O elogio e a censura, o estresse de aprendizagem e a
atenção aparecem como reforçadores tanto positivos como
negativos da aprendizagem motora, portanto técnica; daí a sua importância
. Esses elementos influenciam , pela estimulação ou inibição
, o desenvolvimento dos processos de síntese feito pelo sistema nervoso
do aluno. Portanto, o elogio e a censura devem ser fatores de grande preocupação
por parte dos treinadores uma vez que usando-os , de uma ou outra forma , ocorrerão
modificações nas fórmulas bioquímicas do organismo
do aluno, fazendo com que ele assuma determinado tipo de comportamento.
O treinador deve , logo no início do trabalho
com aquele aluno , instruí-lo a executar a técnica do movimento
mais eficaz e econômica na realização daquela tarefa, para
, mais tarde , permitir os ajustes pessoais de estilo de cada atleta. Nesse ponto,
o treinador passa a corrigir o atleta baseando-se na sua técnica individual
.
Para que sejam possíveis correções
motoras precisas , deve-se utilizar mecanismos de controle como filmes , fotos
e vídeos.
Uma participação muito precoce em competições
, quando a técnica ainda não está suficientemente estabilizada
, pode influenciar negativamente a evolução técnica, pois
o aluno irá repetir estruturas motoras falsas ( pelo stress da competição)
.
O processo de aprendizagem técnica deve prosseguir
sem muitas pausas prolongadas entre as unidades de treinamento, senão
a eficácia do treino poderá diminuir.
O treinamento técnico deve ser feito em estado
repousado;a quantidade das repetições de exercício deve
adaptar-se às bases condicionais e à capacidade de concentração
; um sistema nervoso central cansado não permite uma concentração ótima.
Para se formar um atleta muito hábil tecnicamente é preciso
que antes se invista nos fatores físicos de sua performance.
Vejamos agora os motivos
que podem levar o atleta a estagnar ou mesmo retroceder
em sua evolução técnica:
Sobrecarga
informativa- pelo excesso de informação verbal
, pode ocorrer uma "regressão sensório-motora" .
A prevenção seria a redução da
informação verbal e pausas suficientes para
a elaboração.
Sobrecarga
por fadiga - muita instrução técnica
combinada com um esforço físico intenso pode
produzir a "regressão motora por fadiga".
A prevenção seria controlar os níveis
de intensidade do treinamento físico e técnico.
Carências
de informação - o aluno produz um projeto motor
falso; ele não compreende o que seria o correto e
assim não pode compreender as correções
e demais instruções. A prevenção
seria fazer um controle da compreensão dos alunos
a cada novo ponto ensinado e fazer perguntas que estimulem
o aparecimento de dúvidas.
Carências
de motivação - atenção insuficiente,
falta de vontade interior. A prevenção seria
uma instrução pedagógica suficiente
, compreensiva e estimulante.
Carências
de condição - se o aluno não está maduro
o suficiente para aquele tipo de treino ou se fisicamente
não se encontra bem , a aprendizagem da técnica
será prejudicada. A prevenção seria
a melhora das condições físicas e a
aplicação de instruções compatíveis
com o estágio de desenvolvimento do aluno.
ETAPAS PARA O DESENVOLVIMENTO
DO TREINAMENTO TÈCNICO:
Idade pré-escolar -
aqui é mais importante aprender uma grande quantidade de habilidades
motoras do que adquirir as técnicas especiais.
Primeira
idade escolar - deve-se aumentar o repertório motor
e a experiência motora. Se deseja-se treinar a criança
para um esporte altamente técnico( ginástica
, patinação) e se os dados corporais são
favoráveis , já se inicia o treinamento técnico
visando uma periodização a longo prazo.Nesse
caso , o treinamento é adaptado , de acordo com as
necessidades físicas e psicológicas da criança,
mas já introduzindo uma formação geral
para o esporte.
Segunda idade escolar: é a melhor idade para a aprendizagem motora.
Porém ainda convém uma formação técnica
geral básica.
Puberdade
- devido ao crescimento corporal muito rápido das
extremidades e do tronco nessa fase, o treinamento de técnicas
esportivas que exige uma coordenação difícil é prejudicado.
Por isso , é preferível consolidar as habilidades
apreendidas do que trabalhar para adquirir novas, pois elas
podem sobrecarregar o indivíduo jovem.
Adolescência
- aqui poderão ser desenvolvidas técnicas com
altas e altíssimas dificuldades coordenativas, que
serão rapidamente aprendidas em virtude da bem-formada
qualidade de observação e das boas premissas
coordenativas .
BIBLIOGRAFIA:
1)WEINECK,Jurgen. Manual de treinamento desportivo. São Paulo: Manole,1989.
2)BOMPA,Tudor. Periodização: Teoria e metodologia do treinamento
. 4ª edição. São Paulo; Phorte, 2002.
Profa. Linda Moreira (VER CURRÍCULO)