A democratização
do acesso à educação impõe a colaboração recíproca entre governos,
instituições formadoras, entidades responsáveis pelo exercício
profissional e sociedade em geral, objetivando intervir positivamente
para o sucesso do ensino-aprendizagem, condição fundamental
para qualificar a educação.
O sistema CONFEF/CREFs,
ciente da sua responsabilidade social e cuprindo a sua missão
de zelar para que a cultura da prática de atividades físicas
seja oferecida à sociedade brasileira com qualidade e segurança,
elegeu os anos de 2009 e 2010 como BIÊNIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ESCOLAR. No decorrer desse período, o CONFEF e os CREFS atuarão
no sentido de reafirmar o compromisso com a consolidação de
uma Educação Física Escolar de qualidade nas escolas de todo
o país, associando-se ao Ministério da Educação no sentido
de valorizar a Educação Física Escolar e os profissionais que
nela atuam, convergindo na compreensão de que as mudanças não
se efetivam sem que os dirigentes, profissionais e sociedade
se envolvam para aprimorar o presente e construir o futuro
de forma cooperativa.
O
que é Educação Física Escolar?
É o
componente curricular da educação básica
caracterizada pelo ensino de conceitos, princípios,
valores, atitudes e conhecimentos sobre o movimento humano
na sua complexidade, nas dimensões biodinâmica,
comportamental e sócio-cultural.
Quais os princípios da Educação Física
Escolar?
Os principios e valores que devem fundamentar a Educação
Física Escolar são: Universalização,
inclusão,
diversidade, individualidade e cidadania. O compromisso com
a associativismo, a solidariedade, a tolerância e o respeito
pelo outro são aspectos valorizados na formação dos estudantes
e devem ser repassados, por meio de uma educação física bem
orientada, alicerçada na qulaidade técnica, na ética e no
compromisso social dos docentes, assim como no envolvimento
da comunidade escolar.
Qual é o objetivo da Educação
Física Escolar?
Seu objetivo é contribuir na formação
geral dos estudantes, através do desenvolvimento de
cultura das capacidades motoras, cognitivas, afetivas e sociais
, visando à aquisição do hábito
da prática regular de atividades físicas como
componente fundamental da educação para uma vida
saudável.
A
educação Física Escolar é obrigatória?
Sim. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional(LDB) em
seu artigo 26, parágrafo 3º, dispõe que "A Educação Física, integrada
à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório
da Educação Básica, ajustando-se as faixas etárias e às condições
da população escolar".
Quais
os conteúdos de
ensino da Educação Física Escolar?
Exercícios fíisocs, atiavidades rítmicas
e expressivas, ginástica
atividades esportivas, jogos, danças, lutas e olimpismo
compõem
os conteúdos da Educação Física Escolar.
Cada um desses conteúdos de natureza teórica-prática,
pode e deve ser decomposto em ações motoras diversas
(andar, correr, girar, saltar, arremessar, cair e se elevar...)que
devem ser trabalhadas em diferentes intensidades, direções, ritmos,
velocidades e significados. Um bom planejamento deve estruturar
os ensino-aprendizagem desses conteúdos de forma progressiva,
considerando os objetivos desse componente curricular, os diferentes
niveis de escolaridade e as expectativas dos alunos.
O
esporte é conteúdo de ensino
da Educação Física Escolar?
Sim. O esporte deve ser oferecido no sistema d eensino como atividade
inerente ao componente curricular Educação Física
inserido no projeto pedagógico da escola. A sua prática
deve evitar a hipercompetitividade dos alunos e priorizar o seu
desenvolvimetno integral, incluindo a sua formação para a cidadania
e lazer. O esporte e os demais conteúdos devem ser orientados
para promover o estilo de vida ativo, para o lazer e a fruição,
fazendo com que hábitos e atitudes que são próprias do esporte
sejam utilizados com fatores de bem-estar, de paz, de cooperação
e de exercício da ética.
Qual
o número de aulas recomendado para Educação Física
Escolar?
Os princípios científicos que explicam o crescimento
e o desenvolvimetno humano indicam a necessidade de que a
prática
da atividade física ocorra de forma regular e progressiva
respeitando a individualidade biológica do praticante.
Dessa forma, é preciso assegurar que as aulas de Educação
Física
Escolar cumpram esses princípios e garantam uma frequência
mínima de três aulas semanais.
O
Estado tem responsabilidade no fomento da Educação
Física Escolar?
Os Governos federal, estaduais e municipais precisam o mais
urgente possível destacar o valor da Educação
Física Escolar para a poppulação brasileira,
o que deverá se traduzir em: Estratégias de
intervenções decorrentes
de políticas públicas no campo da educação;
na realização de programas, de campanhas efetivas, da promoção
das atiavidades físicas em todas as idades; das adaptações
necessárias à legislação educacional vigente, para que a
infância e a juventude brasileira sejam beneficiadas com
uma Educação Física Escolar ministrada
por profissionais da área; da valorização da atuação docente,
abrindo concurso público e oportunidades de trabalhos, além
de promover programas permanentes de capacitação.
Qual
a base legal da formação de professores de
Educação
Física?
O Conselho Nacional de Educação (CNE) editou as Resoluções
CNE/CP nº 1/2002, de 18 de fevereiro de 2002, e CNE/CP nº
2/2002, de 19 de fevereiro de 2002, que fundamentam e insittuem
diretrizes curriculates que fundamtnam e instituem Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Formação de Professores
da Educação Básica, em nívels superior, curso de licenciatura,
de graduação plena. Essas resoluções tiveram por base o Parecer
CNE/CP nº 009/2001, de 8 de maio de 2001.
Como
proporcionar uma Educação Física de
qualidade?
Por meio do desenovlvimetno de políticas educacionais
que compreendam a Educação Física como
um direito de todas as crianças e jovens a uma educação
de qulaidade. Essas políticas devem considerar a necessidade
de que a Educação Fisica seja orientada, em
todos os níveis
escolares, por Profissionais de Educação Física
qualificados e remunerados dignamente.
É necessário também que as atividades propostas se realizem
em ambiente físico adequado, com equipamentos de qualidade
e em quantidade suficiente para atender a todos. Importa,
ainda, que os projetos pedagógicos das escolas valorizem
e promovam atividades de Educação Física com ênfase na educação,
na saúde e na integração comunitária.