EDUCAÇÃO FÍSICA
ESCOLAR
Aula
ideal de Educação Física
Certa vez um professor de Educação
Física encontrou um menino muito esperto e inteligente
e perguntou como ele acreditava que deveria ser uma aula
de Educação Física para que ele se
sentisse realmente feliz. Este menino pensou um pouco,
pois era uma criança brilhante e disse que uma AULA
IDEAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA deveria:
01. Ser num local
apropriado, limpo, espaçoso,
preferencialmente que a natureza estivesse por perto;
02. Ser atrativa, motivante, interessante, sociabilizadora,
cativante, saudável,
organizada, com um ambiente harmônico;
03. Estar composta com muita dança, recreação, jogos,
enfim que enfocasse a ludicidade;
04. Estar repleta de coisas que, muitas vezes, eu não tenho em casa
e sinto muita falta: alegria, espírito crítico, oportunidade
de falar, afeto, educação, conforto, segurança, paz, diálogo,
disciplina, respeito mútuo, paz;
05. Ter competição para que eu possa aprender perder e ganhar,
possa descobri meus limites e testar minha força de vontade, que eu
possa me descobrir mais;
06. Permitir aprender comigo mesmo, com o professor e meus colegas, que desperte
minha curiosidade e criatividade;
07. Ensinar, reforçar e zelar pelos princípios da moral, da ética
e dos bons costumes;
08. Não me deixar sentir discriminado e que eu tivesse no professor
alguém que possa confiar, que fique contente com meus progressos, alguém
amigo;
09. Valorizar o respeito a si e ao semelhante, o companheirismo e a amizade.
10. Não permitir que pulasse etapas do meu desenvolvimento
(estimulação precoce);
11. Favorecer a descoberta minha mente e meu corpo (minhas capacidades) e dominá-los;
12. Permitir que eu adquira o gosto pela Atividade Física, pelo Exercício
Físico e pelos Esportes;
13. Ser um lugar onde eu seja elogiado sempre que faça ou tente fazer
as coisas certas;
14. Ser cheia de novidades, de desafios, de conhecimentos científicos
e teóricos ligadas a prática que estou realizando;
15. Ter ensinamentos úteis para minha vida;
16. Ser agradável, desafiadora, prazerosa, divertida e que permita meu
crescimento como Ser Humano;
O pequeno e exigente menino ainda concluiu: Eu
acredito que a aula ideal ainda está por vir, pois é na
constante busca de uma aula que seja a melhor que você vai
tornar todas elas ideiais!.
Este mesmo Professor, estava num dia de sorte fora do comum
e teve a oportunidade de poder encontrar um sábio ou grande mestre que
lhe deu alguns conselhos de como poderia ser bem sucedido e feliz com a profissão
que escolheu. Ele listou este itens abaixo:
01.Não improvise, vá sempre preparado em
todas suas aulas, lembrando que aquela aula é um
parte importante de uma construção maior.
A aula deve ser uma novidade, uma surpresa para o aluno,
não para o professor, planeje suas aulas;
02.Proporcione um ambiente propício para o aprendizado. Estimule a manutenção
e prática dos exercícios físicos regulares, na dosagem
adequada, para a Saúde do Ser Humano. Informe sobre os benefícios
do Exercícios Físicos;
03.Seja audacioso, não tenha medo de inovar;
04.Crie uma atmosfera harmoniosa, tranqüila para trabalhar, assim os alunos
sentirão este ambiente acolhedor;
05.Tenha muito cuidado e responsabilidade no que diz e no que faz. Muitos alunos
se espelham no professor. A palavra dita tem muito poder e pode transformar
a vida de um indivíduo, fazendo-o tornar-se um derrotado ou uma pessoa
realizada. Seja sincero e honesto. Seja um modelo de cidadão e de Ser
Humano;
06.Procure se exercitar, falar e fazer mostrará que você é coerente,
além de lhe fazer bem à saúde. Encontre tempo para investir
em você;
07.Seja um pesquisador no seu campo profissional, para melhor entendimento
da realidade. Atualize-se constantemente, veja as coisas corriqueiras sob outra ótica,
isto evitará a rotina e a acomodação;
08.Tenha a convicção de que sua função profissional é promover
o desenvolvimento bio-psico-fisiológico e social do aluno;
09.Buscar contribuir para a formação de cidadãos modelos,
educados, críticos, conscientes e com objetivo na vida. Acredite naquilo
que faz;
10.Sempre termine uma aula dizendo: fiz o melhor que pude;
11.Seja organizado e disciplinado no horário;
12.Trabalhe com os olhos no amanhã, para que o que faz no presente,
crie um futuro melhor para seus alunos; Esteja sempre aberto a novos aprendizados.
Possua uma ampla concepção de mundo para além da especificada
da sua profissão;
13.Crie objetivos para os grupos com os quais trabalha, coloque suas forças
em prol de atingí-los;
14.Saiba ser crítico, há momentos para calar e momentos essenciais
para expressar suas idéias;
15.Faça da sua profissão uma forma de se auto-realizar. Dê o
melhor de si, ensine tudo que sabe. Amor é a palavra-chave;
16.Respeite seu aluno assim como deveria respeitar a si mesmo;
17.Tenha competência técnica (saber fazer) com compromisso político
(a favor de quem está fazendo, qual a intencionalidade da ação);
18.Não seja um professor repassador de conteúdos, seja um educador
comprometido com a categoria e consciente da legislação que a
rege;
19.Seja coerente com o que prega, consciente de que é um modelo.
20.Veja cada aula como uma oportunidade de mostrar suas qualidades, seus dons,
e a força que ganhou de Deus. Não veja como uma obrigação.
Seu trabalho foi algo que você escolheu, tem que proporcionar-lhe prazer.
Finalizando o mestre, muito sábio,
disse: comece a trabalhar com a tranqüilidade de alguém
que vai contribuir para a Educação e de alguém
que aprende a todo momento, porque cada grupo, ou simples
indivíduo que você ministrar aulas fará você completar
uma lista com recomendações muito maior que
estas.
Quando vejo uma criança
ela me inspira dosi sentimentos: ternura pelo que ela é,
e respeito pelo que poderá ser. Piaget
Trabalho realizado pelos acadêmicos de Tênis de Campo no Curso
de Educação Física das Faculdades Integradas Católicas
de Palmas, com auxílio de alguns professores e a coordenação
do professor Aluísio MAI/2004
Aluísio Menin Mendes
Palmas, 12 de maio de 2004.