DANÇA
Música/Ritmo/Movimento
Torna-se difícil definir essas nomenclaturas
em apenas algumas linhas, mesmo porque inúmeros livros
podemos encontrar a respeito delas e várias são
as formas de definí-las. Como nosso objetivo não é o
estudo aprofundado de cada uma delas, mas sim, suas ligações
com a dança e um embasamento para o professor de Educação
Física se posicionar frente as conceituações
que necessita para suas aulas, faremos deste texto, um apanhado
de escritos que nos esclareça seus determinantes e nos
auxiliem para o ensino da dança na escola.
Música - A música é um fenômeno
corporal de grande receptividade. Mesmo antes de nascer ainda no ventre da mãe
a criança já entra em contato com o universo sonoro: vozes de pessoas,
sons produzidos por objetos, sons da natureza, dos seres vivos, do acalanto de
sua mãe e outros.
É muito grande a influência que a música
exerce na criança. Podemos notar num bebê que ao mínimo som
se movimenta, que a música estimula suas funções sensoriais
e afetivas. E é por esse motivo que a música deve fazer parte da
nossa proposta educacional, sem levar em conta seu fator estimulante, pois é muito
bom dançar com música, a criança canta, dança e se
movimenta; se realiza.
A música sempre esteve ligada a vida do homem. O homem
primitivo já dançava, e para dançar, além dos instrumentos
que eles utilizavam para emitir o som e formar a música eles cantavam.
A música era vista em diferentes enfoques: ora arte,
ora magia ou até mesmo ciência, mas sua função mística
desempenhava diferentes papéis em diversas culturas e épocas.
No período Colonial e Império a música
brasileira seguia os padrões da música européia pela influência
política da época. Com as transformações sociais
e políticas no final do século XIX, a nossa música começou
a emergir e a ganhar um espaço de caráter nacionalista, um caráter
brasileiro com ritmos de influência africana, européia e ameríndia.
Porém, o conceito de música varia muito de cultura
para cultura pois cada povo tem suas tendências e maneira de se expressar.
Mas independente da cultura que faça parte, a música
possui elementos básicos que se faz necessário conhecermos para
poder estarmos melhor adequando as atividades ao ministrar nossas aulas de dança.
Harmonia - Sucessão simultânea e combinada de
sons, adequados a um rítmo e a uma melodia. A harmonia realça o
sentimento que o compositor expressou ao compor a música. Ela define a
melodia e aperfeiçoa o som.
Melodia - Possibilita que reconheçamos a composição
executada. É representada pela figuras e símbolos musicais que
determinam o andamento, a tonalidade e a intenção melódica
do compositor.
Ritmo - O ritmo faz parte de tudo que existe no universo, é um
impulso, o estímulo que caracteriza a vida. Ele se faz presente na natureza,
na vida humana, animal e vegetal, nas funções orgânicas do
homem, em suas manifestações corporais, na expressão interior
exteriorizada pelo gesto , no movimento qualquer que seja ele. São combinações
infinitas, possue diferentes durações e ou combinações
variadas em diferentes formas de movimento, alternando-se com inúmeras
formas de repouso.
Na música o ritmo é determinado pela melodia
e pode ser lento, moderado ou acelerado. Para podermos dançar ou cantar
uma melodia precisamos compreender as variações rítmicas
que podem ocorrer.
Podemos estimular o ritmo na criança através
de batidas de palmas, assobios, estalos de dedos, bater as mãos nas coxas,
etc. Toda criança é dotada de ritmo que se manifesta antes mesmo
do nascimento, cabe ao professor aperfeiçoar esse ritmo e adaptá-lo
em inúmeras oportunidades.
Um aspecto que vale a pena frisar é de que alguns professores
costumam classificar uma criança com dificuldade de acompanhar uma seqüência
rítmica como sendo arrítmica, e na verdade o que acontece muitas
vezes é a não compreensão da frase melódica e não
sintomas de arritmia
O ritmo possui dois fatores que determinam sua variação,
são eles: Intensidade e duração, e também uma ordem
- a métrica.
Intensidade - distinção de forte e fraco. Normalmente
acentuamos a primeira ou a última figura musical de um agrupamento rítmico.
Duração - é quando a intensidade forte
ou fraco, soa por um determinado tempo. Figuras musicais com menor duração,
rítmo acelerado; figuras musicais com maior duração rítmo
lento e com moderada duração.
Métrica - É a ordem e a medida do ritmo, representada
pelos compassos binários, ternários, quaternários e pelas
figuras musicais que preenchem esses compassos. O compasso binário é representado
pelo número fracionário designado de símbolo musical 2/4
e equivale a dois tempos na frase melódica; o compasso ternário
(3/4 - três tempos); o compasso quaternário (4/4 - 4 tempos)
Movimento - Tudo o que vive tem movimento, ele é a mais
pura expressão da existência da vida. Os seres vivos necessitam
do movimento para sobreviver.
O movimento no homem determina a ação corporal
que é representada pela expressão da corporeidade. Através
dela, o homem se comunica, se alimenta, trabalha, enfim, vive.
Podemos considerar o movimento como uma alteração
do corpo em diversos segmentos do espaço, também como, uma característica
de todo ser vivo, seja ele animal ou vegetal.
Através do movimento podemos expressar o rítmo,
dançar a melodia e se entregar na harmonia. Ele é a materialização
do corpo na conduta humana e o feixe de onde saem as ações concretas
do pensamento.
É a partir do movimento que podemos perceber as primeiras
realizações das crianças e a manifestação
do desenvolvimento do sistema perceptivo-sensório-motor.
A música tem uma influência muito grande no movimento.
E há quem diga que o movimento e a música caminham juntos. Um completa
o outro. Dançar sem música não libera os estímulos
espontâneos e ouvir uma música e não se movimentar é quase
impossível, pois as ligações das raízes dos nervos
auditivos estão largamente espalhadas pelo nosso corpo e são mais
longas que quaisquer outros nervos.
Possuímos alguns fatores básicos no movimento
- tempo, espaço, fluência, peso.
Tempo - numa seqüência de movimentos o tempo é resultante
da combinação de unidades de tempo representada pelos símbolos
musicais. Sendo que estes, possibilitam a formação de um compasso
musical, podendo ser ele, lento, moderado ou rápido. No tempo, encontramos
a pausa, que é a interrupção do tempo num compasso musical.
A pausa tem a mesma duração da unidade de tempo equivalente. Está associada
a métrica, faz parte do compasso, ou pode preencher um compasso inteiro.
A pausa corresponde a um momento de silêncio na música.
No movimento um momento de estática. A duração da pausa
está associada a métrica, faz parte do compasso, ou, pode até preencher
um compasso inteiro.
Espaço - É o trajeto percorrido pelo movimento,
onde se inicia seu percurso e onde termina. Dentro do espaço encontramos
a cinesfera - que é o espaço individual do corpo que se movimenta.
Seu limite de alcance é determinado pela extensão ou flexão
dos membros superiores e inferiores podendo ser com ou sem deslocamento.
Fluência - é a ligação sem interrupção
entre um movimento e outro
Peso - Pode ser forte ou pesado, ele é a energia do
movimento e analisa o movimento em termos da quantidade da força utilizada
para realizá-lo.
Profª Ms. Érica Verderi - FEFISO/ACM
verderi@cy.com.br