Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Sex, 12/12/08 19:46

Cicloturismo

   É um, hobby, paixão, estilo de vida... modalidade de ciclismo não competitiva, criado em meados de 1998, com a finalidade de aliar a prática de atividades físicas a liberdade de viajar. A palavra vem da união de CICLO, que significa veículo de rodas e TURISMO, prazer de viajar descobrindo e redescobrindo lugares. Os praticantes, geralmente, são imbuídos de espírito aventureiro e amor a natureza e escolhem como veículo uma bicicleta para estas viagens turísticas. O roteiro das viagens geralmente passam por: praias, rios, estradas, cachoeiras e montanhas; e são sempre feitos por um grupo de pessoas com o mesmo ideal e metas, sempre em duas rodas.

    Para quem deseja começar é muito fácil, deve preparar um roteiro, pegar uma bicicleta, equipá-la com um bagageiro traseiro, sobrepor os alforjes e acessórios e pronto. Nada mais simples. Será? Não é bem assim, o praticante deste tipo de ciclismo deve estar muito bem preparado para percorrer um longo roteiro planejado. Entender da manutenção da bicicleta, primeiros socorros, segurança, e estar pronto pra o que der e vier...sem falar no preparo fisico e mental. Deve estar preparado para fazer amizades, acampar, tomar banho de rio, usar o "toilete da natureza" e ter muita persistência para chegar ao destino e transpor os obstáculos.

   Existem os Cicloturistas que buscam competição e tentam com a maior velocidade chegar ao destino, vencendo qualquer obstáculo para cumprir a meta. E ainda, existem aquleles que buscam nas viagens um momento de desligamento e refazimento. Não se preocupam com o tempo ou distância para chegarem ao destino. Tentam desfrutar ao máximo da paisagem e do que encontra.

    Vários tipos de bicicletas são utilizadas para o cicloturismo pelo mundo afora, mas no Brasil, as bicicletas mais indicadas e utilizadas são as do tipo Mountain Bike, pois suportam qualquer tipo de solo e tempo e por terem os pneus mais largos e melhor qualidade de mecânica. Permitem mais segurança e suportam mais o peso do viajante e bagagem, evitando perder tempo com problemas de manutenção e despesas.

    Obs: Em caso de receio de aventurar-se "de primeira" existem empresas, guias e grupos especializados em cicloturismo que dão assistência para iniciantes.

O que levar na bagagem?
Sugestão de link do CDOF: Cicloturismo Homepage


 

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|