Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|

 

Seg, 1/9/14 10:35

CAMINHADA NÓRDICA X CAMINHADA CONVENCIONAL

Em 2011, 11% da população mundial era considerada idosa, sendo esperado que cerca de 22 % da população em 2050 seja acima de 60 anos de idade, devido a redução da mortalidade nessa fase.
Com o processo da idade há diminuição da mobilidade e funções físicas e essas mudanças afetam tanto a qualidade de vida quanto a capacidade funcional de caminhar com segurança dos indivíduos.

Em uma pesquisa desenvolvida em 2013, por Sabrina Figueiredo e col. foram avaliadas a caminhada comum em terra e a caminhada Nórdica (Nordic Walking) para reabilitação geriátrica de 30 pessoas.
Nessa pesquisa os indivíduos treinaram duas vezes por semana por 6 semanas, em sessões de 20 minutos. O grupo era de idosos acima de 65 que participavam de intervenções para reabilitação física e como pré requisito deveriam estar bem de saúde.

Foram testados os participantes que caminharam 6 milhas/h em um corredor observando-se o tempo de paradas e distância percorrida, com monitoração da tabela de percepção subjetiva do esforço para intensidade.

No caso das caminhadas nórdicas os participantes usaram dois bastões com 70% de sua altura calculada individualmente.

O grupo da caminhada nórdica aumentou sua distância em 45m em relação ao grupo que caminhou normalmente e ainda se sentiram seguros para ir além da caminhada treinada ao longo da pesquisa.

Apesar de não haver sido notado redução significante em dores com a caminhada nórdica nessa pesquisa, os resultados indicaram que mobilidade entre os idosos cresceu em 106% em comparação com os que apenas fizeram a caminhada convencional. A melhor eficácia na velocidade da caminhada nórdica para os idosos foi no sentido da melhora do equilíbrio, pois o tempo de pausa computado na caminhada comum foi relacionado ao medo e falta de apoio.

A caminhada nórdica foi considerada uma técnica muito eficaz, segura e agradável na reabilitação física de pessoas que desejam utilizar a caminhada como forma de exercício ou reabilitação em fisioterapia.

 

Referência:
Disability & Rehabilitation, 2013; 35(12): 968–975
© 2013 Informa UK, Ltd.
ISSN 0963-8288 print/ISSN 1464-5165 online
Nordic walking for geriatric rehabilitation: a randomized pilot trial
Sabrina Figueiredo MSc1, Lois Finch PhD2, Jiali Mai PT2, Sara Ahmed PhD1,2, Allen Huang PT MD3

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|