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Sáb, 14/11/09 19:05

PROJETO CAMINHADA ECOLÓGICA

Por: FABIANO RODRIGUES DE CAMPOS
E-mail: fabianorodriguesdecampos@hotmail.com
Data da Publicação: 14/011/2009

“CONHECER, CONSCIENTIZAR PARA PRESERVAR”.

RESUMO
Este trabalho foi realizado com os alunos da 2ª fase do 3ºciclo da E.M.E.F. Dona Antonieta Melges de Camargo no município de Ribeirão Cascalheira. Trata-se de uma pesquisa ação de cunho participativo, assim além de proporcionar aos alunos a investigação, constatação e conhecimento, provemos também a analise crítica dos fatos, e consequentemente a conscientização da situação real a qual foi estudada. O projeto teve o objetivo de implantar no local denominado “Pedra do Letreiro” um sistema de orientação, com frases incentivando a preservação do Meio Ambiente e o patrimônio histórico/cultural presente no local de modo a conscientizar os alunos participantes e futuros visitantes sobre a importância de preservar nossos meios naturais e nosso patrimônio histórico/cultural.
Neste documento encontraremos informações, registros e depoimentos que descreverão todo o processo de uma pesquisa ação que se transformou em um trabalho prazeroso, tanto para os alunos, quanto para todos que participaram direta e indiretamente para a realização deste trabalho.

INTRODUÇÃO
A preservação ambiental é uma necessidade de toda humanidade, deveria ser abordada de forma mais significativa na escola, mas não de maneira maçante, trivial e só de cunho teórico. As ações práticas geram um conhecimento concreto, pois une os aspectos teóricos com as ações praticas, integrando-as às problemáticas existentes na sociedade. Desta forma toda e qualquer ação e intervenção pedagógica devem unir a ação prática aos conteúdos e aspectos contextuais que se estuda. Assim procuramos um objeto de estudo que nos levasse a uma ação de impacto social, unindo o “útil ao agradável” a realidade local e as ações sobre essa realidade. O local escolhido foi a “Pedra do Letreiro”, localizado a uma distancia de aproximadamente 15 quilômetros da cidade, esta denominação foi atribuída pela comunidade local, que se deu pela semelhança da pedra com um “quadro negro” da escola, como o próprio proprietário, o Sr. Damião, descreve:

“Parece um quadro de escola cheio de letras e desenhos”.

No local também encontramos vegetação do nosso cerrado brasileiro um dos mais ricos biomas do mundo, mantidos ainda praticamente intacto devido ao relevo, e da formação rochosa que certamente impediu o desmatamento. Em suas rochas encontramos escrituras rupestres muito semelhantes aos do Parque Nacional da Serra da Capivara – PI. Acima e abaixo na depressão dos paredões existem pequenas nascentes que ainda resistem à ação degradatória do homem, mas em situação muito crítica. O local ainda nos reserva uma paisagem muito bonita e rica, tanto no aspecto natural quanto no aspecto histórico/cultural. Foi proposto uma ação que envolvesse os aspectos teóricos e práticos, visando desenvolver por meio de uma ação direta, a consciência ecológica e de preservação do meio ambiente, da história e cultura local. O trabalho proposto tem como objetivo principal intervir para promover a preservação do local, conscientizar o proprietário da importância de se preservar, e junto com ele trabalhar para que isso ocorra.
Diante de tal contexto propomos este projeto com o tema: “Conhecer, Conscientizar para Preservar”. Iniciamos com uma caminhada ecológica onde conheceríamos o local, suas potencialidades, características e importância para a comunidade, mas antes contextualizamos, sobre o tema “Meio Ambiente e a ação do homem sobre ele, noções sobre patrimônio histórico/cultural e escrituras rupestres”, depois disso realizamos a caminhada ecológica e de conhecimento do local, discutimos sobre nossa ação. Preservar o local foi a idéia principal, que levou à criação de um meio de incentivo à preservação e implantação deste.
A forma encontrada para a realização, foi a confecção de um conjunto de placas de orientação e de alerta dos perigos do local e de frases de incentivo a preservação do Meio Ambiente e das escrituras rupestres. As placas foram construídas em parceria com os pais, alunos, com o apoio da coordenação e direção da escola e orientação do professor. Em seguida, aconteceu instalação das placas (fixação) que foi uma etapa muito positiva, com a participação de todos que demonstraram um grande comprometimento com o projeto.

JUSTIFICATIVA
Este projeto tem a sua justificativa apoiada na necessidade de conscientização de nossa comunidade para a importância da preservação de nosso meio ambiente, e mostrar que, por traz dessa atitude podemos contribuir para que nossos patrimônios naturais e histórico/cultural perdurem e nossos descendentes possam também desfrutar dos recursos naturais que a natureza nos proporciona.
Sabemos da importância de nossos recursos naturais, e temos que dar nossa contribuição, o local estudado é de grande importância para nossa comunidade, pois além de estar inserido dentro de um bioma muito rico, que é o cerrado temos no local registros rupestres o que nos chamou muita a atenção para associarmos a preservação do meio ambiente e a conservação do patrimônio histórico/cultural lá existente. Sabemos que as dificuldades são grandes e temos um longo caminho a percorrer, mais a idéia é começar, é “dar o ponta-pé inicial”, para isso é de fundamental importância conscientizar nossa comunidade de forma a colaborar com tal processo. Esta pesquisa ação irá contribuir para que futuros visitantes do local “Pedra do Letreiro”, possam explorar de maneira segura e orientada e ainda lembrar de seu dever de preservação e conservação por meio de frases de incentivo a tais atitudes.
Dessa forma colaboraremos para que nossa comunidade seja consciente respeitando, preservando e conservando o local para que o próximo também possa desfrutar do que o local tem para oferecer.

OBJETIVO GERAL
Implantar no local denominado “Pedra do Letreiro” um sistema de orientação com frases incentivando a preservação do Meio Ambiente e o patrimônio histórico/cultural presente no local, de modo a conscientizar os alunos participantes deste projeto e futuros visitantes sobre a importância de preservar nossos meios naturais e nosso patrimônio histórico/cultural.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver a consciência para preservação do meio ambiente e respeito à natureza.
- Desenvolver a consciência para a preservação do nosso patrimônio histórico e cultural.
- Conhecer e vivenciar aspectos da situação ambiental em nosso município, principalmente o da área estudada.
- Criar um mecanismo de orientação, de apelo à preservação e alerta aos visitantes do local denominado pela comunidade de “pedra do letreiro”.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Utilizamos o método de pesquisa ação de cunho participativo, onde os alunos fizeram um levantamento da situação real do local, e através da analise critica dos fatos, constatou-se a necessidade da preservação local e conscientização da comunidade. Desta forma, utilizamos dos seguintes procedimentos:

• Conversa com o proprietário do local a ser estudado: pedimos autorização para execução, tendo sua aprovação e apoio ao projeto;

• Primeira visita do professor ao local: nesta visita, visou-se planejar o percurso e determinar quais locais seriam possíveis de serem visitados, a fim de prevenir qualquer acidente ou riscos aos alunos;

• Palestra sobre o tema e conteúdos para o desenvolvimento do projeto: nesta palestra abordamos os conceitos sobre Meio Ambiente, ecologia, biodiversidade do cerrado, o cerrado e a ação do homem, degradação provocada pela ação do homem (desmatamento e queimadas) e conceitos sobre patrimônio histórico/cultural. O objetivo desta palestra era de contextualizar e colocar os alunos a par do que estaria por vir: Discutimos sobre estes assuntos utilizamos de recursos tais como: revista do agrinho “Produzindo com equilíbrio” deste ano de 2009, vídeos do site “You tube”, nestes vídeos analisamos a ação degradatória do homem, a biodiversidade do cerrado e também noções de patrimônio histórico cultural, mais voltados para registros rupestres. Discutimos também sobre a situação do Meio Ambiente em nosso município;

• Discussão sobre o local a ser visitado: neste momento mostramos as fotos do local e falamos sobre a beleza e da sua potencialidade, tanto natural quanto histórico e cultural;


• 1ª visita ao local pelos alunos: durante o percurso para chegar ao local visitado, os alunos se depararam com diversos cenários evidenciando a ação do homem sobre o meio ambiente. O objetivo foi de visitar e conhecer a situação real do local, a fim de que os alunos deduzissem por sua própria vivencia;


Inicio da viagem. Contraste: de um lado o cerrado foi transformado pelo homem em pastagem e do outro, ainda tenta sobreviver.


Aqui do cerrado sobraram apenas algumas Represa mal planejada.
arvores.

• Discussão com os alunos sobre o que viram durante a visita e definição das escritas das placas: aqui definimos as frases, as mensagens e batizamos os locais que consideramos mais significativos, bem como o local de cada uma delas;

• Confecção das placas; as placas foram feitas por um pai da comunidade escolar, que doou seu serviço e incentivou o projeto, a partir daí partimos para a pintura e escrita;

• 2ª Visita dos alunos ao local para fixação das placas: fixamos placa por placa nos locais pré-estabelecidos na discussão anterior, cada placa com uma mensagem e orientação para os futuros visitantes do local;

• Discussão sobre os resultados alcançados: discutimos sobre o projeto, sua importância e se já conseguiam perceber mudanças no censo critico depois do desenvolvimento do projeto. A turma também escolheu três pessoas para apresentar os resultados do projeto na Feira Municipal de Educação do município.

• Exposição na Feira Municipal Educação: durante a Feira três alunos apresentaram os resultados do projeto para mais de 400 alunos da rede publica de ensino;

RESULTADOS
Desde o inicio do projeto os alunos demonstraram muito interesse em participar, mas durante a execução das etapas este interesse crescia cada vez mais. No primeiro momento quando na palestra discutíamos sobre o tema a ser abordado houve muitos questionamentos sobre os assuntos abordados, assim conseguimos nos aprofundar e adquirir uma base de conhecimento significativa sobre: a ação degradatória do homem, a biodiversidade do cerrado, noções de patrimônio histórico cultural, mais voltados para registros rupestres e a situação do Meio Ambiente em nosso município. Quando debatíamos sobre o local a ser visitado, surgiram varias idéias e sugestões de como proceder durante a visita, em fim foi uma ótima discussão. Quando fizemos a primeira visita ao local, no caminho nos deparamos com vários cenários que retratavam a real ação do homem e sua contribuição para a degradação do Meio Ambiente. Lixo, desmatamento, queimadas, áreas de pastagem e represas sem planejamento algum, foram cenários vivenciado por cada um. No local os alunos se comportaram muito bem e cumpriram com o objetivo proposto, exploraram todo o espaço, registrando por meio de fotografias, anotações e pela própria memória. Esta visita foi muito importante, aumentou o interesse dos alunos, pois eles puderam ver todas as belezas, biodiversidade do cerrado, as escrituras rupestres e tomarem verdadeira consciência da importância do local para a comunidade. Todos os processos a partir daí foram muito prazerosos, notamos muita disposição e interesse dos mesmos em confeccionar as placas, pinta-las, desenhar e escrever as mensagens, o resultado foi muito bom, “As placas ficaram bem legais” disse o Eduardo Barbosa, “é mesmo” disse o Weider, “agora às pessoas vão se lembrar de preservar” disse a aluna patrícia e completou o aluno Welivelton “ quando as pessoas vierem aqui elas vão conhecer cada lugarzinho pelo nome”. A fixação destas placas foi à parte mais prazerosa para todos, a cada placa fixada a sensação de dever cumprido e a satisfação de estar dando a sua contribuição, era evidente na expressão facial de cada aluno, “valeu a pena”, “estamos fazendo nossa parte”, foram depoimentos que ouvíamos o tempo todo.
Durante a Feira Municipal de Educação notamos uma grande procura para assistir a apresentação do projeto, logo depois da primeira apresentação a repercussão foi muito boa e rápida, todos queriam conhecer o projeto e depois que assistiam, diziam “tenho que conhecer esse lugar”.
Desta forma podemos afirmar que conseguimos desenvolver junto aos alunos e a todos que conheceram os resultados do projeto, uma maior conscientização sobre a preservação do Meio Ambiente e respeito à natureza. Observamos mudanças no comportamento dos alunos, maior compromisso e dedicação com relação à primeira visita, bem como mudanças no discurso crítico sobre o tema e o subtema abordado no projeto. Houve um grande interesse não só na preservação do Meio Ambiente, mas também uma grande preocupação com as escrituras rupestres presentes no local.
A mudança nas atitudes foi imediata e ficaram evidentes, esperamos que perdurem.

CONCLUSÃO
O trabalho prático é mais gratificante, toda ação que foge dos padrões tradicionais e de cunho somente teórico, além de serem aceitos com mais facilidade, surtem um efeito positivo e como é vivenciado e sentido “na própria pele” marca para sempre. O trabalho realizado repercutiu tanto no âmbito escolar quanto na sociedade. Desta forma atingiu seus objetivos levando-nos a concluir que a situação de degradação ambiental de nosso município é crítica atingindo tanto o perímetro urbano quanto o rural, assim como nossos patrimônios naturais, históricos e culturais. Precisamos buscar alternativas e meios de conscientização de toda a comunidade da situação gritante de degradação ao qual passa o nosso meio ambiente e nosso patrimônio histórico/cultural e sempre buscar alternativas para saná-las ou ameniza-las.

BIBLIOGRAFIA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
PIBEX - www.ufv.br/pec/files/pag/_anexoI.doc – Acesso dia 01 de novembro de 2009.

http://www.youtube.com/watch?v=YF3MreD9xXE – acesso em 07 de agosto de 2009.

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http://www.youtube.com/watch?v=zDK8qY0EKoo - acesso em 07 de agosto de 2009.

http://www.youtube.com/watch?v=eFeCnJSNd8k&feature=fvw - acesso em 07 de agosto de 2009.

http://www.youtube.com/watch?v=6cfqFHKxbDc&feature=related - acesso em 07 de agosto de 2009.

Programa Agrinho – Meio Ambiente - Caderno do Professor – Mato Grosso – Senar – AR/MT – 2009.

www.pucrs.campus2.br/~jiani/metodologia/ModeloProjetoPesquisa.doc- acesso em 07 de agosto de 2009.


 

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