PROJETO
CAMINHADA ECOLÓGICA
Por: FABIANO RODRIGUES DE CAMPOS
E-mail: fabianorodriguesdecampos@hotmail.com
Data da Publicação: 14/011/2009
“CONHECER, CONSCIENTIZAR PARA PRESERVAR”.
RESUMO
Este trabalho foi realizado com os alunos da 2ª fase do
3ºciclo da E.M.E.F. Dona Antonieta Melges de Camargo no
município de Ribeirão Cascalheira. Trata-se de
uma pesquisa ação de cunho participativo, assim
além de proporcionar aos alunos a investigação,
constatação e conhecimento, provemos também
a analise crítica dos fatos, e consequentemente a conscientização
da situação real a qual foi estudada. O projeto
teve o objetivo de implantar no local denominado “Pedra
do Letreiro” um sistema de orientação, com
frases incentivando a preservação do Meio Ambiente
e o patrimônio histórico/cultural presente no local
de modo a conscientizar os alunos participantes e futuros visitantes
sobre a importância de preservar nossos meios naturais
e nosso patrimônio histórico/cultural.
Neste documento encontraremos informações, registros
e depoimentos que descreverão todo o processo de uma pesquisa
ação que se transformou em um trabalho prazeroso,
tanto para os alunos, quanto para todos que participaram direta
e indiretamente para a realização deste trabalho.
INTRODUÇÃO
A preservação ambiental é uma necessidade
de toda humanidade, deveria ser abordada de forma mais significativa
na escola, mas não de maneira maçante, trivial
e só de cunho teórico. As ações práticas
geram um conhecimento concreto, pois une os aspectos teóricos
com as ações praticas, integrando-as às
problemáticas existentes na sociedade. Desta forma toda
e qualquer ação e intervenção pedagógica
devem unir a ação prática aos conteúdos
e aspectos contextuais que se estuda. Assim procuramos um objeto
de estudo que nos levasse a uma ação de impacto
social, unindo o “útil ao agradável” a
realidade local e as ações sobre essa realidade.
O local escolhido foi a “Pedra do Letreiro”, localizado
a uma distancia de aproximadamente 15 quilômetros da cidade,
esta denominação foi atribuída pela comunidade
local, que se deu pela semelhança da pedra com um “quadro
negro” da escola, como o próprio proprietário,
o Sr. Damião, descreve:
“Parece um quadro de escola cheio de letras e desenhos”.
No local também encontramos vegetação do
nosso cerrado brasileiro um dos mais ricos biomas do mundo, mantidos
ainda praticamente intacto devido ao relevo, e da formação
rochosa que certamente impediu o desmatamento. Em suas rochas
encontramos escrituras rupestres muito semelhantes aos do Parque
Nacional da Serra da Capivara – PI. Acima e abaixo na depressão
dos paredões existem pequenas nascentes que ainda resistem à ação
degradatória do homem, mas em situação muito
crítica. O local ainda nos reserva uma paisagem muito
bonita e rica, tanto no aspecto natural quanto no aspecto histórico/cultural.
Foi proposto uma ação que envolvesse os aspectos
teóricos e práticos, visando desenvolver por meio
de uma ação direta, a consciência ecológica
e de preservação do meio ambiente, da história
e cultura local. O trabalho proposto tem como objetivo principal
intervir para promover a preservação do local,
conscientizar o proprietário da importância de se
preservar, e junto com ele trabalhar para que isso ocorra.
Diante de tal contexto propomos este projeto com o tema: “Conhecer,
Conscientizar para Preservar”. Iniciamos com uma caminhada
ecológica onde conheceríamos o local, suas potencialidades,
características e importância para a comunidade,
mas antes contextualizamos, sobre o tema “Meio Ambiente
e a ação do homem sobre ele, noções
sobre patrimônio histórico/cultural e escrituras
rupestres”, depois disso realizamos a caminhada ecológica
e de conhecimento do local, discutimos sobre nossa ação.
Preservar o local foi a idéia principal, que levou à criação
de um meio de incentivo à preservação e
implantação deste.
A forma encontrada para a realização, foi a confecção
de um conjunto de placas de orientação e de alerta
dos perigos do local e de frases de incentivo a preservação
do Meio Ambiente e das escrituras rupestres. As placas foram
construídas em parceria com os pais, alunos, com o apoio
da coordenação e direção da escola
e orientação do professor. Em seguida, aconteceu
instalação das placas (fixação) que
foi uma etapa muito positiva, com a participação
de todos que demonstraram um grande comprometimento com o projeto.
JUSTIFICATIVA
Este projeto tem a sua justificativa apoiada na
necessidade de conscientização de nossa comunidade para a importância
da preservação de nosso meio ambiente, e mostrar
que, por traz dessa atitude podemos contribuir para que nossos
patrimônios naturais e histórico/cultural perdurem
e nossos descendentes possam também desfrutar dos recursos
naturais que a natureza nos proporciona.
Sabemos da importância de nossos recursos naturais, e temos
que dar nossa contribuição, o local estudado é de
grande importância para nossa comunidade, pois além
de estar inserido dentro de um bioma muito rico, que é o
cerrado temos no local registros rupestres o que nos chamou muita
a atenção para associarmos a preservação
do meio ambiente e a conservação do patrimônio
histórico/cultural lá existente. Sabemos que as
dificuldades são grandes e temos um longo caminho a percorrer,
mais a idéia é começar, é “dar
o ponta-pé inicial”, para isso é de fundamental
importância conscientizar nossa comunidade de forma a colaborar
com tal processo. Esta pesquisa ação irá contribuir
para que futuros visitantes do local “Pedra do Letreiro”,
possam explorar de maneira segura e orientada e ainda lembrar
de seu dever de preservação e conservação
por meio de frases de incentivo a tais atitudes.
Dessa forma colaboraremos para que nossa comunidade seja consciente
respeitando, preservando e conservando o local para que o próximo
também possa desfrutar do que o local tem para oferecer.
OBJETIVO GERAL
Implantar no local denominado “Pedra do Letreiro” um
sistema de orientação com frases incentivando a
preservação do Meio Ambiente e o patrimônio
histórico/cultural presente no local, de modo a conscientizar
os alunos participantes deste projeto e futuros visitantes sobre
a importância de preservar nossos meios naturais e nosso
patrimônio histórico/cultural.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver a consciência para preservação
do meio ambiente e respeito à natureza.
- Desenvolver a consciência para a preservação
do nosso patrimônio histórico e cultural.
- Conhecer e vivenciar aspectos da situação ambiental
em nosso município, principalmente o da área estudada.
- Criar um mecanismo de orientação, de apelo à preservação
e alerta aos visitantes do local denominado pela comunidade de “pedra
do letreiro”.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Utilizamos o método de pesquisa ação de
cunho participativo, onde os alunos fizeram um levantamento da
situação real do local, e através da analise
critica dos fatos, constatou-se a necessidade da preservação
local e conscientização da comunidade. Desta forma,
utilizamos dos seguintes procedimentos:
• Conversa com o proprietário do local a ser estudado:
pedimos autorização para execução,
tendo sua aprovação e apoio ao projeto;
• Primeira visita do professor ao local: nesta visita,
visou-se planejar o percurso e determinar quais locais seriam
possíveis de serem visitados, a fim de prevenir qualquer
acidente ou riscos aos alunos;
• Palestra sobre o tema e conteúdos para o desenvolvimento
do projeto: nesta palestra abordamos os conceitos sobre Meio
Ambiente, ecologia, biodiversidade do cerrado, o cerrado e a
ação do homem, degradação provocada
pela ação do homem (desmatamento e queimadas) e
conceitos sobre patrimônio histórico/cultural. O
objetivo desta palestra era de contextualizar e colocar os alunos
a par do que estaria por vir: Discutimos sobre estes assuntos
utilizamos de recursos tais como: revista do agrinho “Produzindo
com equilíbrio” deste ano de 2009, vídeos
do site “You tube”, nestes vídeos analisamos
a ação degradatória do homem, a biodiversidade
do cerrado e também noções de patrimônio
histórico cultural, mais voltados para registros rupestres.
Discutimos também sobre a situação do Meio
Ambiente em nosso município;
• Discussão sobre o local a ser visitado: neste
momento mostramos as fotos do local e falamos sobre a beleza
e da sua potencialidade, tanto natural quanto histórico
e cultural;
•
1ª visita ao local pelos alunos: durante o percurso para
chegar ao local visitado, os alunos se depararam com diversos
cenários evidenciando a ação do homem sobre
o meio ambiente. O objetivo foi de visitar e conhecer a situação
real do local, a fim de que os alunos deduzissem por sua própria
vivencia;
Inicio da viagem. Contraste: de um lado o cerrado foi transformado
pelo homem em pastagem e do outro, ainda tenta sobreviver.
Aqui do cerrado sobraram apenas algumas Represa mal planejada.
arvores.
• Discussão com os alunos sobre o que viram durante
a visita e definição das escritas das placas: aqui
definimos as frases, as mensagens e batizamos os locais que consideramos
mais significativos, bem como o local de cada uma delas;
• Confecção das placas; as placas foram
feitas por um pai da comunidade escolar, que doou seu serviço
e incentivou o projeto, a partir daí partimos para a pintura
e escrita;
• 2ª Visita dos alunos ao local para fixação
das placas: fixamos placa por placa nos locais pré-estabelecidos
na discussão anterior, cada placa com uma mensagem e orientação
para os futuros visitantes do local;
• Discussão sobre os resultados alcançados:
discutimos sobre o projeto, sua importância e se já conseguiam
perceber mudanças no censo critico depois do desenvolvimento
do projeto. A turma também escolheu três pessoas
para apresentar os resultados do projeto na Feira Municipal de
Educação do município.
• Exposição na Feira Municipal Educação:
durante a Feira três alunos apresentaram os resultados
do projeto para mais de 400 alunos da rede publica de ensino;
RESULTADOS
Desde o inicio do projeto os alunos demonstraram muito interesse
em participar, mas durante a execução das etapas
este interesse crescia cada vez mais. No primeiro momento quando
na palestra discutíamos sobre o tema a ser abordado
houve muitos questionamentos sobre os assuntos abordados, assim
conseguimos nos aprofundar e adquirir uma base de conhecimento
significativa sobre: a ação degradatória
do homem, a biodiversidade do cerrado, noções
de patrimônio histórico cultural, mais voltados
para registros rupestres e a situação do Meio
Ambiente em nosso município. Quando debatíamos
sobre o local a ser visitado, surgiram varias idéias
e sugestões de como proceder durante a visita, em fim
foi uma ótima discussão. Quando fizemos a primeira
visita ao local, no caminho nos deparamos com vários
cenários que retratavam a real ação do
homem e sua contribuição para a degradação
do Meio Ambiente. Lixo, desmatamento, queimadas, áreas
de pastagem e represas sem planejamento algum, foram cenários
vivenciado por cada um. No local os alunos se comportaram muito
bem e cumpriram com o objetivo proposto, exploraram todo o
espaço, registrando por meio de fotografias, anotações
e pela própria memória. Esta visita foi muito
importante, aumentou o interesse dos alunos, pois eles puderam
ver todas as belezas, biodiversidade do cerrado, as escrituras
rupestres e tomarem verdadeira consciência da importância
do local para a comunidade. Todos os processos a partir daí foram
muito prazerosos, notamos muita disposição e
interesse dos mesmos em confeccionar as placas, pinta-las,
desenhar e escrever as mensagens, o resultado foi muito bom, “As
placas ficaram bem legais” disse o Eduardo Barbosa, “é mesmo” disse
o Weider, “agora às pessoas vão se lembrar
de preservar” disse a aluna patrícia e completou
o aluno Welivelton “ quando as pessoas vierem aqui elas
vão conhecer cada lugarzinho pelo nome”. A fixação
destas placas foi à parte mais prazerosa para todos,
a cada placa fixada a sensação de dever cumprido
e a satisfação de estar dando a sua contribuição,
era evidente na expressão facial de cada aluno, “valeu
a pena”, “estamos fazendo nossa parte”, foram
depoimentos que ouvíamos o tempo todo.
Durante a Feira Municipal de Educação notamos uma
grande procura para assistir a apresentação do
projeto, logo depois da primeira apresentação a
repercussão foi muito boa e rápida, todos queriam
conhecer o projeto e depois que assistiam, diziam “tenho
que conhecer esse lugar”.
Desta forma podemos afirmar que conseguimos desenvolver junto
aos alunos e a todos que conheceram os resultados do projeto,
uma maior conscientização sobre a preservação
do Meio Ambiente e respeito à natureza. Observamos mudanças
no comportamento dos alunos, maior compromisso e dedicação
com relação à primeira visita, bem como
mudanças no discurso crítico sobre o tema e o subtema
abordado no projeto. Houve um grande interesse não só na
preservação do Meio Ambiente, mas também
uma grande preocupação com as escrituras rupestres
presentes no local.
A mudança nas atitudes foi imediata e ficaram evidentes,
esperamos que perdurem.
CONCLUSÃO
O trabalho prático é mais gratificante, toda ação
que foge dos padrões tradicionais e de cunho somente teórico,
além de serem aceitos com mais facilidade, surtem um efeito
positivo e como é vivenciado e sentido “na própria
pele” marca para sempre. O trabalho realizado repercutiu
tanto no âmbito escolar quanto na sociedade. Desta forma
atingiu seus objetivos levando-nos a concluir que a situação
de degradação ambiental de nosso município é crítica
atingindo tanto o perímetro urbano quanto o rural, assim
como nossos patrimônios naturais, históricos e culturais.
Precisamos buscar alternativas e meios de conscientização
de toda a comunidade da situação gritante de degradação
ao qual passa o nosso meio ambiente e nosso patrimônio
histórico/cultural e sempre buscar alternativas para saná-las
ou ameniza-las.
BIBLIOGRAFIA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
PIBEX - www.ufv.br/pec/files/pag/_anexoI.doc – Acesso dia
01 de novembro de 2009.
http://www.youtube.com/watch?v=YF3MreD9xXE – acesso em
07 de agosto de 2009.
http://www.youtube.com/watch?v=b3SYHMLgbmo – acesso em
07 de agosto de 2009.
http://www.youtube.com/watch?v=zDK8qY0EKoo - acesso em 07 de
agosto de 2009.
http://www.youtube.com/watch?v=eFeCnJSNd8k&feature=fvw -
acesso em 07 de agosto de 2009.
http://www.youtube.com/watch?v=6cfqFHKxbDc&feature=related - acesso em 07 de agosto de 2009.
Programa Agrinho – Meio Ambiente - Caderno do Professor – Mato
Grosso – Senar – AR/MT – 2009.
www.pucrs.campus2.br/~jiani/metodologia/ModeloProjetoPesquisa.doc-
acesso em 07 de agosto de 2009.