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Qua, 10/12/08 19:40
BIBLIOTECA DE AULAS
PRÁTICAS E PLANOS DE AULA
Natação
Infantil - 21/03/01
Objetivo: adaptação ao meio líquido e iniciação .
Duração: 60 minutos
Material: prancha, espaguete, bambolê
Faixa Etária: 3 a 4 anos
Parte Prática:
Aquecimento - Sentar na beira da piscina, colocar os pés dentro da água.
Fazer um circulo com os pés; Bater os pés alternadamante até fazer "espuminha".
Colocar as mãos na piscina e jogar água no amigo.
Parte Principal - Respiração Dentro da piscina, soprar a água.
"Fazer bolhinha " com a boca dentro da água.
"Fazer bolhinha" com a cabeça dentro da água.
Segurar na borda, realizando a pernada do crawl, soprar a água, depois com
a boca dentro da água, finalizando com a cabeça dentro da água.
Com a prancha, realizar o mesmo exercício.
Espagute - no meio das pernas brincar de bicicleta.
Bambolê - fazer com que a criança passe pelo bambolê, fazendo a pernada do
crawl e soltando bolhinha com a cabeça dentro da água.
Parte Final - alongar, brincar,ou contar uma história para criança.
Daniela Avezum Martus ,22,
Hidroginástica
- Aula com Implemento - 25/03/01
Objetivo: manutenção da forma física
Duração: 60 minutos
Material: halteres e aquatubo
Faixa Etária: iniciantes-20/40
Parte Prática:
Alongamentos (5 MINUTOS):
-pernas afastadas, ombros dentro da água. mão D segura pulso do braço E,repetir
o movimento com o braço D.
-braço E flexionado atrás das costas. Com a mão D puxar o cotovelo E,alongando.
Inverte o movimento.
-flexionar perna E para trás, segurar o tornozelo com a mão E,puxar. Repetir
o movimento com a perna D.
-flexionar a perna D a frente, segurando com as mãos, puxar de encontro ao
tronco. Trocar de perna.
-elevar os braços ao máximo possível ficando nas pontas dos pés, alongar todo
o corpo.
Aquecimento (6 minutos):
-correndo com elevação alternada dos joelhos.(2 minutos)
-correndo, afastando e aproximando as palmas das mãos (2minutos)
-correndo, levar o braço D para trás flexionando o cotovelo, colocar a palma
da mão E para C e empurrar a água para frente.
O movimento deve ser realizado ao mesmo tempo tanto D e E, posteriormente invertendo
os braços.(2 minutos)
localizada (25 minutos):
-membros superiores (10 minutos):
-braços estendidos na lateral na altura dos ombros, halteres nas mãos com as
palmas voltadas para C; flexionar os antebraços, elevá-los acima da cabeça,
flexionar novamente os antebraços e voltar a posição inicial.(3 minutos e 20
segundos)
-braços flexionados a frente do toráx, cotovelos altos. Estender os braços
na lateral, para trás, manter os cotovelos ao nível da água, flexioná-los voltando
a posição inicial. (3 minutos e 20 segundos)
- braços paralelos à frente,palma da mãos para B. Elevá-los alternadamente
sobre a cabeça e voltar a posiçao inicial.(3 minutos e 20 segundos)
-membros inferiores(10 minutos):
segurar na borda da piscina, com a mão E, elevar a perna D estendida na lateral
e voltar. Repetir o movimento com a perna E.(2 minutos e meio)
- executar o chute partindo de trás, resistência da água no dorso do pé.E e
D.(2 minutos e meio)
- segurar o aquatubo na cintura por trás, de modo que se consiga flutuar na água
e executar o movimento de "pedalar",ou seja, flexão alternada das pernas.(2
minutos e meio)
- segurar com a mão E na borda da piscina, elevar a perna D com o joelho flexionado
fazer adução e abdução. Posteriormente realizar o movimento com a perna E.
(2 minutos e meio).
-Parte média do corpo (5 minutos):
- Segurar o aquatubo de forma que se consiga flutuar na água,fazer rolamento
do quadril para E e para D. (2 minutos e meio)
- segurar na borda da piscina com as duas mãos, pular flexionando altenadamente
as pernas à frente.(2 minutos e meio)
Aeróbica (10 minutos):
-correr lateralmente(2 minutos e meio)
-correr lateralmente com circundução dos braços (2 minutos e meio)
-caminhar com os braços flexionados fazendo adução e abdução (2 minutos
e meio)
-pular fazendo adução das pernas (2 minutos e meio)
alongamento(5 minutos):
-os mesmos alongamentos iniciais.
Relaxamento (10 minutos):
-com o auxílio de aquatubos "deitar-se" sobre a água e relaxar.
Observação: Esta aula está sujeita a correções.
Maryanne Silva Guimarães ,19 anos, (maryanneg@bol.com.br),
Santarém-Pará-Brasil
TIBITAR
- 05/04/01
Objetivo: Despertar o intelecto e a criatividade do
grupo
Duração: determinada pelo tarefeiro
Material: Folha de papel e caneta.
Faixa Etária:de 5 a 20 alunos de 15 a 21 anos
Parte Prática:
Primeiro, vc deve escolher uma pessoa pra ser o "entrevistado", depois escreva
num papel um verbo e peça pro entrevistado ler e guardar em segredo, pois
os participantes irão fazer perguntas pra tentar descobrir o verbo secreto,
ou descobrir o que é o "TIBITA". Por exemplo, foi escolhido o verbo "Correr".
Então, um dos participantes pergunta: "Você Tibita em pé?", como se
trata do verbo correr, o entrevistado dirá que sim, e outra pergunta, "você tibita
na cama?", o entrevistado dirá que não, e assim sucessivamente, até que alguém
acerte o verbo secreto TIBITA, ou o tempo se esgote.
Observação: Prezado educador, você pode "encrementar"as aulas fazendo
comentários a cada pergunta, por exemplo, se um aluno pergunta
(com relaçao ao exemplo do verbo correr) "você tibita no banheiro?" O
entrevistado responde não, e então o professor complementa fazendo
um comentártio assim: "Ele não tibita no banheiro, porque lá é apertadinho,
mas se fosse num banheiro maior, tibitaria". Assim, a turma se descontrai
mais e começa a fazer mais perguntas.
Dhanyel ,21 anos, (dhanyel_bruno@bol.com.br),
Praia Grande -SP - Brasil
Super
Local- 05/04/01
Objetivo: resistência muscular localizada com ênfase
em membros superiores
Duração: 50 minutos
Material: step,caneleiras, halteres
Faixa Etária: todas as idades
Parte Prática:
Aquecimento:
Cerca de 10 minutos de exercícios de alongamento dos maiores grupos musculares
aos menores.
Parte principal cerca de 30 minutos:
Peitorais: decúbito dorsal sobre o step, usando um halter em cada mão, realizaremos
o exercício chamado crucifixo. São 4 séries de 24 repetições com intervalo
ativo, entre as séries de 16 repetições de flexões de braço.
Costas: trabalharemos em pé, com um halter em cada mão, realizando 4 séries
de 24 repetições de remada baixa concentrada com intervalo ativo entre as
séries de 16 repetições de remada alta.
Agachamento: trabalharemos em pé, com os pés paralelos, realizando 4 séries
de 24 repetições,com intervalos ativos de trabalhos de glúteos em seis apoios
utilizando as caneleiras e executando 16 repetições para cada lado.
Abdômem: trabalharemos em decúbito dorsal, pernas flexionadas, intensamente
com 3 séries de 24 repetições para a parte superior do abdômem com
intervalos ativos de 16 repetições concentradas do mesmo movimento.
Tríceps: trabalharemos em pé com 1 halter e realizaremos 3 séries de 24 repetições
de rosca francesa, com intervalos ativos de 16 repetições de flexões de tríceps
realizadas no step.
Bíceps: serão realizadas 3 séries de 24 repetições de rosca direta, com intervalos
ativos de 16 repetições de rosca direta unilateral com giro.
Deltóides: serão realizadas 3 séries de 24 repatições de elevação lateral,
usando um halter em cada mão, com intervalos ativos de 16 repetições de desenvolvimento
pela frente.
Utilizaremos os últimos 10 minutos de aula para finalizarmos com solturas
e alongamentos da musculatura utilizada
Observação: É interessante que se trabalhe com uma carga adequada, nem muito
leve e nem muito pesada. execute os exercícios com calma e concentração!!
Via Brasil Academy ,24 anos, (blooer@terra.com.br),
Jundiaí, São paulo, Brasil
Teste
de Manobra de Valsalva- 05/04/01
Objetivo: Avaliar arritmias cardiacas e Hipertensão
arterial
Duração: 20 "
Material: manômetro
Faixa Etária: Homens e mulheres acima de 35 anos
Parte Prática:
A manobra de Valsalva é um teste simples que nos permite avaliar a integridade
do sistema nervoso cardiovascular autonomico. Paciente, no meio de uma expiração
normal, deve expirar contra um manômetro aneróide até pressão
de 20 mm/Hg , mantendo este nivel pressórico por 20 segundos. A pressão arterial,
a frequencia cardiaca e se possível um traçado eletrocardiográfico continuo
devem ser realizados antes, durante e imediatamente após o esforço.
Observação: Normalmente num teste desta magnitude observa-se no meio do teste
uma queda da PA e um aumento da FC indicando-nos estimulo simpatico e retirada
do freio Vagal provocados pela retenção sanguinea antes do coração, pelo
aumento de pressão da caixa toráxica. Findo os 20'' a liberação de grande
quantidade de sangue represado entra no coração, que está em ritmo acelerado
e provoca uma bradicardia ocasionada pelo freio vagal e um "overshoot" pressórico
que pode nos dar a idéia, se for muito elevado, de hipertensão arterial latente.
Algumas patologias,como os portadores de Diabetes Mellitus, não apresentam
estas alterações ou as tem em intensidade exacerbada. Como esta manobra pode
ser inconscientemente realizada em parte de alguns exercicios de musculação
ou de halterofilismo,creio ser interessante todas as pessoas acima da idade
descrita acima e que irão ter alguma atividade muscular ou de halteres a
submeterem-se a este teste simples e que nos dá tanta informação.
Antonio Casella Filho,52 anos, doutorcasella@hotmail.com,
Médico,
Ribeirão Preto,SP,Brasil
Equilíbrio
- 05/04/01
Objetivo: Fazer com que os alunos entendão a importância
do equilíbrio com as atividades realizadas
Duração: 35 min
Material: copo descartáveil, quadra poliesportiva
Faixa Etária: 6 anos
Parte Prática:
1º lugar - aquecimento: Os alunos dispersos em quadra com rabinhos de jornal
presos atrás na calça, onde deverão pegar o maior número de rabinhos
sem deixar que o seu colega pegue o seu.
Parte principal:
Os alunos deverão andar em cima da trilha feita pelo professor na quadra.
*Serão feitas trilhas de cordas, de pneus.
* colocar os alunos em colunas e pedir para que eles segurem um copo descartável
com um pouco de água em uma das mãos e se desloque até o outro lado
da quadra sem deixar o copo cair.
Volta a calma: fazer um círculo e pedir que eles falem o que eles entenderam
de equilíbrio.
Anônimo,24 anos, pereirarenata@aol.com,
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Musicalização
- 17/04/01
Objetivo: Desenvolvimento da discrim. auditiva
Duração: depende do nºde alunos + ou- 15 à 20
Material: um instrumento q/produza som
Faixa Etária: pré -escola
Parte Prática:
As crianças devem estar dispostas em círculo, uma deve deitar
de barriga para baixo e acima de suas costas fica o instrumento denominado "o
osso do cachorro", alguém é escolhido e sem falar deve pegar o instrumento
e colocá-lo atrás de seu corpo, todas as outras crianças devem fazer
o mesmo, então a profª diz:
- Levante cachorrinho e diga com quem está o seu osso!!!
OBS: Frizar antes do início da brincadeira que a criança deve escutar de
onde vem o som e não procurar com o corpo, pois assim o exercício fica mais
completo e o objetivo fica mais facil de ser alcançado.
Marise Mansur,38 anos, compuk@terra.com.br,
Porto Alegre-RS-BR
Musculação
- 17/04/01
Objetivo: condicionamento físico
Duração: 1h20m
Material: sala de musculação
Faixa Etária: 18 aos 50
Parte Prática:
Depois de avaliados, parte clinico-fisiologico, e constatada a liberação
para a atividade, o/os alunos iniciam com um trabalho de alongamento e posterior
trabalho aeróbio, bicicleta ou esteira, por 30 min.
Em seguida a série de musculação: 3 series de 10 a15 movimentos com
intervalo de 30'a 1 min. entre as séries com respiração normal ou
continuada, trabalhando a 50%da carga máxima .
Série:
Primeiro dia:
1: supino reto 2: leg press 3: supino 45° 4: cadeira extensora 5: cricifixo
6: mesa flexora 7: triceps "frances" 8: panturilha 9: triceps com dumbling
10: abdominal
Segundo dia :
1: crucifixo invertido 2: cadeira adutora 3: remada alta 4: cadeira abdutora
5: puxada por trás 6: rosca bíceps direta 7: desenvolvimento
8: bíceps concentrado 9: abdominal
obs: sempre após as aulas alongamento.
Luiz Fernando Grain,22 anos, grain@censanet.com.br,
Campos dos Goytacazes, RJ,Brasil
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