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Qua, 10/12/08 19:38
BIBLIOTECA DE AULAS
PRÁTICAS E PLANOS DE AULA
Técnica
Individual - Toque de Bola - 28/02/01
Objetivo: Que o aluno seja capaz e compreender o que é o TOQUE DE BOLA e como é executado,
bem como, os vários tipos de chutes.
Duração: -
Material: bolas
Faixa Etária: Meninos e meninas de 07 à 12 anos
Parte Prática:
Introdução: aquecimento dos MMSS e MMII e alongamentos em geral. Deslocamentos
variados em toda a extensão do campo. Explicação Oral do que será ministrado
na aula
(TOQUE DE BOLA).
TÉCNICA DO CHUTE
1) Corrida para a bola: de frente ou obliquamente;
2) Colocação da perna de apoio ao lado da bola;
3) Formação da alavanca com a perna de ataque (quanto maior a alavanca, maior
a possibilidade de potência);
4) O movimento dos braços serve para o equilíbrio do corpo;
5) Efetuar vários exercícios de toque de bola e chutes;
6) O aluno saltitando com uma perna, deve rolar a bola sob a sola do pé, para
a frente e para trás;
7) Efetuar "bolinha" ou "embaixada", após uma batida com o dorso do pé, o aluno
deve deixar a bola bater uma vez no chão;
8) Equilibrar a bola na coxa;
9) Equilibrar a bola com a testa.
Recreação dirigida: Alunos em círculo efetuar o jogo do "bobinho".
FINAL DA AULA: Alongamentos e relaxamentos.
Instituto Educacional de Ensino Infantil e Fundamental Santa Mônica ,34 , (gomese11@uol.com.br)
, Pindamonhangaba,São Paulo,Brasil
Aperfeiçoamento
do nado de Mariposa (borboleta) - 28/02/01
Objetivo: Melhoria do gesto técnico .
Duração: 45 min
Material: Barbatanas e Palmas, Prancha
Faixa Etária: Classes que dominem os 4 estilos. Todas as faixas etárias
.
Parte Prática:
1. Aquecimento muscular geral:
1.1 400m livres ou em alternativa 15' de nado continuo.
2. Aperfeiçoamento do movimento ondulatório assim como da pernada:
2.1 Com utilização de barbatanas executar movimentos ondulatórios inspirando
quando for necessário;
2.2 Braços esticados à frente, efectuar dois batimentos de pernas Mariposa
seguidos de uma inspiração;
2.3 O mesmo exercício, no momento da inspiração deverá efectuar uma braçada
em Bruços.
3. Aperfeiçoamento do trajecto aéreo da braçada:
3.1 Com apoio de prancha efectuar pernas mariposa, por cada braçada completa
a um braço em Crol, com respiração frontal;
3.2 O mesmo exercício mas só com os braços esticados à frente, esperando que
um termine o movimento para efectuar o movimento com o outro.
4. Aperfeiçoamento do trajecto subaquático da braçada:
4.1 Efectuar o trajacto correcto da braçada( com os dois braços simétricos
e simultâneos) na sua fase subaquática. os braços não efectuam trajecto aéreo
e o primeiro batimento de pernas, ocorre quando os braços iniciam o movimento,
sendo o segundo batimento de pernas colocado no momento em que os braços se
prepararião para sair da água. A recuperação dos braços deve dar-se com se
fosse em bruços. Este exercício de ser efectuado com apoio das palmas.
5. Descontração e relaxamento muscular:
5.1 Algumas piscinas em bruços (técnica completa) e em ritmo muito lento. Bom
Trabalho...
Observação: Adequar o nº de repetições em cada exercício, ao nível técnico
da turma assim como ao tamanho do tanque (piscina).
Piscinas Municipais,36 , (JPFC@netc.pt) ,Portugal
Trabalho
de Pernada - 28/02/01
Objetivo: Trabalho geral de pernada.
Duração: 45 min
Material: Pranchas, acquatub, pull boys, demais materiais flutuantes.
Faixa Etária: 07 a 10 anos .
Parte Prática:
A aula inicia-se com aquecimento através de uma rápida brincadeira como mãe-pega
(5 minutos) .
As crianças terão sua disposição um número determinado de materiais flutuantes
os quais deverão ser levados um de cada vez de uma borda a outra da piscina,
o retorno será nadando o estilo ao qual o aluno fez o trabalho de pernas (variar
estilos) na ida.
Após levar todos os materias ( 7 a 12 aprox.), os alunos fazem
um trabalho de
pernada submersa.
O momento dos alunos buscarem os materiais é o mais motivante e divertido da
aula pois eles devem fazê-lo trazendo todos os materiais de uma só vez.
Depois pode-se fazer algumas variações como por exemplo um aluno escolhe os materiais
que o outro deverá levar e assim por diante.
Os 5 minutos finais da aula os alunos ficam livres para brincarem.
Observação: Esta aula é bastante motivante para os alunos pois eles acabam fazendo
um trabalho intenso de pernada sem se preocuparem com o número de piscinas a
serem realizadas.
Renato,3 Marias Clube de Campo ,26 ,
( r_vendrami@bol.com.br) ,Curitiba,
Paraná, BR
Futsal
- 05/03/01
Objetivo: reunir meninos e meninas em uma
mesma atividade, visando o melhor posicionamento e entendimento
do jogo por parte das meninas
Duração: 50 min
Material: bola de futsal
Faixa Etária: de 10 anos em diante .
Parte Prática:
A aula deverá ser iniciada com um jogo pega-pega para aquecimento e entrosamento
da turma.
Poderá ser utilizado o pique corrente, onde o pegador vai dando a mão para
os que forem pêgos, em nenhum momento poderá soltar as mãos.
Após esse contato inicial, o professor deverá explicar a seus alunos que
irá fazer uma atividade onde irão participar meninos e meninas. No caso,
os meninos serão de extrema utilidade pois já têm noção do jogo de
futsal.
Serão formadas duplas de casal, serão 4 duplas de cada lado, correspondendo
a uma equipe. No gol utilizaremos também um casal que deverá estar de mãos
dadas assim como os jogadores de linha.
O jogo se desenvolve como o jogo real de futsal, as mesmas regras, sendo
que somente as meninas poderão fazer gols e no caso de soltar as mãos também
será considerado falta. Dependendo do número de alunos da turma, formam-se
várias equipes, marca-se o tempo de jogo ou quantidade de gols.
Observação: É uma aula muito divertida, pois apesar dos meninos terem noção
do jogo, o simples fato de estarem com as mãos presas e tendo que "puxar" sua
companheira atrapalha bastante e os fazem dar boas risadas.
Luciana,37, Volta
Redonda- RJ-Brasil - (almadacosta@uol.com.br )
Aquecimento
Recreativo para Taekwondo- 05/03/01
Objetivo: Aumentar a frequência cardiaca para um trabalho
mais intenso e com o minimo de estresse.
Duração: de 3 à 5 minutos
Material: 1 raquete de Taekwondo (própria para a modalidade)
Faixa Etária: de 10 anos em diante .
Parte Prática:
Este aquecimento não passa de um simples jogo de pega-pega. A pessoa pega (ou
o pegador) tentará pegar o outro colega batendo-o com a raquete, só vale da
cintura para cima respeitando as regras de luta no Taekwondo que visa o contato
somente da cintura para cima.
A raquete começa com o aluno mais graduado. O objetivo do jogo é não deixar
ser pêgo.
Regras:
Não pode empurrar;
Não pode se esconder atraz do outro;
Não pode jogar a raquete no outro lado da sala nem no colega;
Desobedecendo as regras o mesmo fica com a raquete (passa ser o pegador). Estipula-se
um determinado tempo para o pegador acontecer e ao final, quem ficar com a
raquete paga um castigo, ex: 30 apoios (variando pela idade, sexo e graduação).
Observação: Caros colegas: O aquecimento aqui dado não deve ser ministrado
em toda aula. Além de perder a graça, em algumas classes podem ocorrer brincadeiras
exageradas. Mas mesmo assim é um método muito eficaz para aquecimento de início
de aula associado a uma boa dinâmica.
Marcelo Pacheco - Academia Impacto ,34, Ibitinga - SP - Brasil
(academiaimpacto@uol.com.br )
Corrida
de Precisão - Atletismo - 14/03/01
Objetivo: Os alunos em corrida de precisão
desenvolvam a capacidade física da resistência Duração:
40 minutos efectivos
Material: Cronómetro, Apito, Pinos
Faixa Etária: 10 a 13 anos
Parte Prática:
Tarefas - 1-
Explicação da aula; oralmente e de acordo com a aula anterior o professor
reforça os conheçimentos adquiridos relativos à corrida de precisão.
Critérios de Êxito - 1
- Pretende-se que os alunos acimentem os conteúdos adquiridos.
Estratégias de Ensino - 1
- Os alunos sentados à frente do professor. Este através de comando diz o
que os alunos têm de cumprir para esta aula.
Tarefas - 2
- Mobilidade Articular; os alunos parados iniciam a mobilidade articular,
rodam o pescoço, rodam os dois braços para a frente, unem as mãos rodando
os pulsos, rodam a cintura pélvica, rodam os joelhos, rodam os tornozelos.
Critérios de Êxito - 2
- Pretende-se que os alunos iniciem o aquecimento de forma a activar todas
as suas articulações.
Estratégias de Ensino - 2
- Os alunos espalhados e parados num determinado espaço sob comando do professor
executam a mobilidade articular.
Tarefas - 3
- Corrida de Precisão; os alunos executam um percurso pré definido num determinado
espaço de tempo. O primeiro tempo é de referência, os tempos seguintes sãode
precisão, ou seja, tem de se aproximar o mais possivel do tempo de referência.
Os alunos dispõem de duas tentativas além do tempo de referência para realizar
o percurso. Será contabilizado os tempos feitos, a mais ou a menos, tomando
por aproximação o tempo de referência. No final serão contabilizados todos
os tempos e ganhará o grupo que menos tempo possuir, na soma de todos os
tempos, em relação ao tempo de referência.
Critérios de Êxito - 3
- Pretende-se que os alunos cheguem todos juntos. Cumpram o primeiro tempo
realizado. Mantenham o ritmo de acordo com todos os elementos do grupo.
Estratégias de Ensino -3
- Formação de grupos de 4 ou 5 elementos, utilizando o estilo de ensino por
tarefa. O professor vai dando o Feed- Back pedagógico.
Tarefas - 4
- Flexibilidade; pernas afastadas braço direito atrás da nuca seguindo-se
o direito. Unir as mãos atrás das costas puxando os braços. Braços estendidos
em cima bicos de pé, estender o corpo todo.
Critérios de Êxito - 4
- Pretende-se que os alunos aumentem a amplitude muscular e articular dos
membros superiores e inferiores.
Estratégias de Ensino - 4
- Os alunos espalhados e parados num determinado espaço sob o comando do
professor executam exercícios de flexibilidade.
Tarefas - 5
- Revisão dos conteúdos leccionados na aula. Questionamento aos alunos sobre
os conteúdos leccionados, obtendo o Feed- back, motivação para a aula seguinte.
Critérios de Êxito - 5
- Pretende-se saber se os alunos retiveram alguma informação leccionada nesta
aula.
Estratégias de Ensino - 5
- Os alunos sentados à frente do professor, este através da informação e
questionamento, faz a avaliação da aula.
observação: Iniciei a aula no tempo previsto. Adaptei o espaço próprio para
as indicações iniciais. Reformulei com eficácia o plano estipulado. Tive
uma boa colocação face aos alunos. Utilizei uma linguagem simples e clara,
adaptada ao escalão etário dos alunos. Os alunos aderiram com facilidade
as actividades propostas.
Bruno Miguel Carias Bento - 23, Lisboa, Portugal - (brunobento@net.sapo.pt )
GINÁSTICA
E SAÚDE - 20/03/01
Objetivo: RML.resistencia muscular localizada
Duração: 60 minutos
Material: colchonete;bastão,caneleiras e halteres
Faixa Etária: variado de 18 a 50 anos
Parte Prática:
A aula se inicia com alongamentos para membros superiores e inferiores.
*Depois, iniciamos a aula localizada com uma rosca 21,ou seja, são 7 repetições
de baixo até a metade do corpo, mais 7 de cima até a metade do corpo e 7
completas de cima até abaixo;
*Em seguida, uma rosca direta 16 vezes;
*Com o bastão apoiado á frente a aluna eleva a perna direita para frente,
com o joelho flexionado e na sequência com a mesma perna é feito o
agachamento à fundo - perna atráz com os pés no chão e joelhos
semi-flexionados 16 vezes;
*Na sequência, fazemos 32 repetições, alternando as pernas de elevação á frente
com os joelhos flexionados; repetimos a sequência com a esquerda, menos
a sequência do alternado pois, com a esquerda irá alternar com o agachamento à fundo
;
*agora fazemos a remada alta 16vezes, e elevação lateral 16vezes;
*agachamento com a ponta do pé para fora pegando a parte de dentro da perna
32 vezes,
*Um agachamento estático permanecendo 30 seg, a panturrilha é trabalhada
com a aluna ficando na ponta do pé e descendo sem encostar o calcanhar no
chão 15 vezes. Esta sequência é repetida mais uma vez. Agora
os alunos bebem um pouco de água.
*Agora, trabalhamos tríceps, fazendo o tríceps francês 16 vezes,
*Jairzinho, que significa, joelhos flexionados as mãos na lateral, a perna
irá para trás alternando - os joelhos não devem ultrapassar as pontas dos
pés 32 vezes,
* Peitoral com os halteres nas mãos ao lado do corpo os braços sobem na altura
do peito abre, fecha e desce 16 vezes, repentindo a sequência.
* Glúteos- quatro apoios, perna direita sobe e desce 32 vezes e depois a
esquerda alternando 32 vezes.
Alongamos um pouco e retornamos a posição, elevando a perna em 2 tempos e
descendo em 2 tempos 16 direita e 16 esquerda.
*Crucifixo inverso unilateral, 16 direita e 16 esquerda os dois 20 vezes,
a sequência é repetida.
*Deitadas no colchonete com as pernas estendidas acima, iremos afastá-las
em 1 tempo e fechá-las em 2 tempos, depois direto 32 vezes e repetimos a
sequência.
*Para finalizar, abdominais variados para supra, infra e oblíquo de 25 a
30 repetições de 2 séries cada.
A aula é finalizada com relaxamento e alongamentos para membros superiores
e inferiores.
observação: Eu comecei a dar aulas há 1 mês, não sei muitos exercícios
e preciso da ajuda de todos! Irei fazer um curso em Santos de localizada
para aprender mais. As aulas são feitas sempre para todos os grupos musculares
pois elas não são ministradas todos os dias, apenas segunda e quarta. (cursando
o 3º ano de E.F. em Taubaté - UNITAU)
Alexandra - Academia da empresa Jhonson Clube ,20, São José dos Campos, São
Paulo, Brasil
(aledotte@bol.com.br )
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