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Sex, 4/9/09 20:18

BIBLIOTECA DE AULAS PRÁTICAS E PLANOS DE AULA

Conhecimento do Corpo - 17/01/01
Objetivo: Executar as habilidade perceptuais, distinguir partes do próprio corpo e cooperar com os colegas na execução das atividades.
Duração: 40 min
Material: som, cd, fita k7 e bola.
Faixa Etária: Alunos com necessidades especiais: Deficiêntes Mentais e Auditivos: a partir dos 14 anos até os 39. Parte Prática:
Chego a sala dou um bom dia a todos e escuto o que eles tem para diz antes do início da aula.
Primeiro, falo p/ eles que terão que imitar a tia e obdecer os meus pedidos. Eles concordam. Pergunto a eles onde fica a CABEÇA, eles colocam a mão , pergunto onde fica a BARRIGA, PEITO , BRAÇOS E PERNAS um de cada vez é claro.
Depois vou por partes do rosto: OLHOS, NARIZ, BOCA , QUEIXO, SOBRANCELHAS E CÍLIOS, vou explorando parte por parte.
Logo após vou pedir p/ eles que deitem e sintam o CORAÇÃO bater , sintam em seguida a barriga. Depois, todo esse comando será repetido novamente, embora com uma diferença, deve ser feito no colega que está do lado, e sucessivamente.
Depois, será repetido tudo novamente com a BOLA passando na parte do corpo que eu pedir. Para terminar a aula irei pedir p/ que eles se deitem , fechem os olhos e tentem se lembrar, de olhos fechados, onde fica cada parte do corpo.

Observação: Procuro ser o máximo atenciosa com clientela, pois p/ mim eles são super carentes de afeto. Procuro sempre aprender mais e mais dentro da própria aula.

Centro de Ensino "Helena Antipoff" ,26 ,
(aguiarpp@bol.com.br ) , São Luís, MA, Brasil ,

AerohidroII - 29/01/01
Objetivo: membros inferiores e abdômen
Duração: 45 min
Material: Tubo
Faixa Etária: intermediário, 40 anos em média .
Parte Prática:
5'Aquecimento articular
* Trotinho ao redor na piscina modificando trabalho de braços.

1.Extensão de br. só a frente empurrando a água c/ a palma das mãos;
2.Extensão de br. para os lados;
3.Aternando 1. e 2.

* Aumentar a elevação do joelho.
1. Movimento de remo c/ os br. p/ frente;
2. Movimento de br. para trás.

25' aeróbico c/ aumento gradativo da velocidade a cada série,
3x o bloco de 8 exercícios c/duração aproximada de 1' cada exercícios, os braços nas duas primeiras séries ficarão contrários a direção do movimento fazendo resistência contra a água c/ as palmas das mãos. Na última série será utilizado o Tubo seguindo os mesmos movimentos:
*1.Chute lateral alto alternando(D),(E);
*2.Só (D);
*3.Só (E);
*4.Chute alto a frente alternando (D),(E);
*5.Só (D);
*6.Só (E);
*7.Chute curto a frente alternando (D),(E);
*8.Corrida estacionária c/ elevação de joelho.

10'aeróbico de baixa intensidade e localizado, 2x a série de 5 exercícios, 1'cada.
*1.Flexão e Extensão dos br. atrás(C) e (B) dentro dágua;

Posição sentada c/ o apoio dos br.no Tubo nas costas em sustentação e pernas estendidas a frente.
*2.Afastamento lateral das pernas amplo c/ dorso flexão dos pés.
*3.ídem c/ os pés estendidos;
*4.cruzando uma perna sobre a outra.
*5.Saltar o Tubo segurando-o como corda p/ frente e p/ trás;

5'Soltura *Em duplas: Um indivíduo deita e tenta soltar-se ao máximo se preciso utilizar o tubo como apoio,o outro segura pelas costas e desloca pela piscina realizando deslocamentos suaves para(D) e (E), depois troca.

Observação: : É muito importante observar a postura dos alunos e fazer ajustes individuais nos exercicíos para um melhor aproveitamento e segurança. De acordo com a intensidade que você vai querer na sua aula e de acordo com a condição física e preferência dos seus alunos você escolhe a música, pois dentro da água e com turmas heterogêneas dificilmente todos os alunos estarão em sincronia.
Clube Fonte, Ciça,33 , (umdaraujo@uol.com.br ) ,
Campinas-SP-Brasil, Brasil

Modelando as Pernas -29/01/01
Objetivo: Hipertrofiar as coxas e as panturilhas.
Duração: 15 min
Material: Uma cadeira, uma toalha, 2 caneleiras para pernas, e um colchonete
Faixa Etária: 15 anos em diante
Parte Prática:
1- Coloque as caneleiras;

2- Sente em uma cadeira, apóie as costas no encosto e os pés no chão. Coloque uma toalha enrolada sobre as coxas, segure pelas pontas e force para baixo enquento tira os calcanhares do chão. Volte à posição inicial, sem tocar os calcanhares no chão.
Faça esse exercício 12 X, 3 vezes por semana

3- Apóie as costas e as mãos em uma parede e afaste os pés. Eleve a perna direita estendida para a frente, mantendo o joelho da outra perna semiflexionado. Flexione a perna de apoio até onde der e volte à posição inicial, mantendo a perna direita fora do chão. Complete a série e repita invertendo as posições. Repita 12X. 3 vezes por semana.

4- De frente para a parede, deixe a perna esquerda semiflexionada e a perna direita estendida para trás. Dobre a perna esquerda, tentando encostar o calcanhar no bumbum. Retorne à posição inicial, complete a série e repita invertendo as posições.

5- Fique com as pernas afastadas, a esquerda flexionada à frente e a direita estendida atrás. Apóie a mão esquerda na coxa e a direita em uma cadeira. Tire a perna de trás do chão e projete levemente o corpo para a frente. Retorne a posição inicial, complete a série e repita invertendo as posições.

6- Deite de lado, no colchonete, com as pernas juntas e flexionadas. Eleve a perna de cima e apóie uma mão na parte de dentro do joelho. Nessa posição, tente trazer o joelho para baixo, oferecendo resistência com a mão. Relaxe, complete a série e repita invertendo as posições.

observação: Essa aula eu costumo aplicar aos meus alunos do 2º grau... e surte um bom efeito... costumamos fazer essa aula durante um mês ... três vezes por semana.... depois mudamos os exercícios para perder a barriga, ganhar cintura, levantar o peito.... e assim consigo vencer meu planejamento sobre ginástica localizada . OBS: Essa é só para as meninas... para os meninos temos um programa diferente.
Giselle, Escola Estadual,26 , (gisellepadoan@uol.com.br ) ,
General Carneiro , Brasil

Trabalho Tático -29/01/01
Objetivo: Marcação
Duração: 40 min
Material: Coletes, bolas e apito.
Faixa Etária: atletas profissionais

Parte Prática: Divide-se o grupo em duas equipes com o mesmo número de jogadores, cada componente deverá fazer uma marcação individual no atleta correspondente de acordo com a indicação do técnico, sendo que nenhum outro atleta poderá roubar a bola de um adversário que não seja o seu correspondente. Se este se livrar da marcação poderá ir em direção do gol e tentará fazê-lo. Este poderá ser feito em toda a extensão do campo de futebol, com 2 goleiros.
Ao sinal do técnico sai outra bola se necessário, para dar mais rítmo e forçar mais o treinamento.
Observação: Este treinamento é bastante eficiente e visa um aperfeiçoamento individual de marcação.

ESPORTE CLUBE GUARANY,22 , (jungbio@comnet.com.br) ,
Cruz Alta, RS, Brasil

Step Iniciante - 29/01/01
Objetivo: iniciar o aluno na modalidade
Duração: 45 min
Material: Step, Música de 132 bpm .
Faixa Etária: alunos de academias acima de 15 anos

Parte Prática:
1°Bloco: -1 básico (sobe e desce) e "L"(sobe e desce na lateral do step). (8 t) - Joelho e monta e repete (pisa dir. e sobe joelho esq. e volta com o pé esq. e desce o dir. montando no step, fazendo que ele fique c/ o step entre as pernas) e repete pisando com a esq. elevando o joelho dir. e fica c/ o step entre as pernas. (8t.) - Sobe no step c/ a dir.e desce do step e passo "v". (8T) - 3 joelhos - E repete tudo para a esquerda

2ºBloco: - Básico e sobe joelho (8t). - Chuta 2 x. (8t). -3 joelhos esq.(8t) -3 joelhos dir.(8t) - Repete com a esquerda.

Observação: devemos ter muito cuidado com as aulas para iniciantes, pois este é o começo para ter sempre alunos nas salas. Se bem trabalhodos no inicio, serão alunos para sempre.
Tatiane Domingos ,20 , (donatatty@aol.com ) ,
Osasco, São Paulo- S.P., Brasil ,

Iniciação ao Atletismo - 30/01/01
Objetivo: Proporcionar ao aluno algumas práticas de atletismo.
Duração: 50 min
Material: plintos e bolas .
Faixa Etária: Alunos de 6ª e 7ª séries

Parte Prática:

Aquecimento: (3 a 7 min.) Pega e Senta Atrás: Alunos sentados, divididos em duas colunas A e B. Ao primeiro da coluna A, o professor entrega uma bola que será lançada em qualquer direção. Imediatamente os alunos da outra coluna procuram alcançá-la. Aquele que a pegar senta e os demais de sua coluna vão sentando à sua retaguarda. O aluno que for lançar a bola dará tantas voltas quanto forem necessárias em torno do seu grupo. Seus companheiros contam em voz alta. Quando todos da coluna B estiverem sentados, apura-se o número de voltas o jogo continua, em melhor de cinco.

Formação Corporal (13min) Alongamento da musculatura posterior da coxa: alunos A e B sentados, de mãos dadas, com as pernas afastadas, executam alternadamente a flexão e extensão do tronco. Elevação do quadril no solo: O aluno B ficará em pé com as pernas afastadas e o aluno A deitado em decúbito dorsal, segurando os tornozelos do companheiro, que deverá impulsionar para frente suas pernas sem que toquem no solo. Cada aluno realizará vinte movimentos.

Atividades desportivas: O professor dividirá a turma em duas colunas. Os alunos, correndo, passam com a perna de ultrapassagem sobre plintos colocados transversalmente, utilizando a passagem sobre a barreira. A outra perna passará lateralmente ao plinto. A altura dos plintos será de sessenta centímetros. Realiza-se o mesmo exercício anterior, com o professor aumentando a altura dos plintos.

Volta à calma ( 10min) Múltiplos de três: Alunos dispostos em círculo, sentados no chão. O professor numerará todos seguidamente. Ao comando "numeral", todos pronunciarão seus números em voz alta. Ao comando "múltiplos de três", aqueles que forem múltiplos de três, ao invés de dizerem seus números, dirão 6, por ex., 1,2,6,4,5,6 etc. O aluno que errar fica de pé. O professor vai substituindo os múltiplos para o jogo ficar mais emocionante.

Observação: : Esta é apenas uma das muitas aulas que podem ser elaboradas na introdução do atletismo às crianças.
Andreza Pereira ,24 , (andreza.pereira@bol.com.br ) ,
Marabá, Pará, Brasil

Brincadeira de Roda -06/02/01
Objetivo: Proporcionar a descontração e incentivar a criatividade do grupo com uma atividade de canto e espressão corporal.
Duração: indeterminada
Material: nenhum
Faixa Etária: sem restrições

Parte Prática: Os participantes dispostos em um formato de círculo e de mão dadas começam a movimentar-se no sentido horário cantando "atirei o pau no gato". Na metade da música, eles dão meia volta e cantando o resto da música voltam para o ponto onde partiram. No momento da exaltação do "miau" eles deverão interpretar os gestos comuns aos felinos e seus sons específicos. Novamente, começam a cantar movimentando-se em círculo só que o animal da canção deverá ser outro, ou seja, "atirei o pau no cachorro", "atirei o pau no bode", "atirei o pau no leão", "atirei o pau no elefante", e assim por diante, sempre tendo em vista os gestos e os sons desses animais.

Observação: Essa aula é interressante como forma de desinibir os alunos antes do início de alguma atividade que necessite uma grande adesão deles.
Leonardo Silva de Lima ,19 , (bonacha.hard@bol.com.br) ,
Santa Maria, RS - Brasil

Peito, Glúteo e Abdômen - 20/02/01
Objetivo: Resistência de MMSS e Hipertrofia de MMII
Duração: 55 min.
Material: Halteres, Caneleiras e Colchonete
Faixa Etária: amplo, todas as idades.

Parte Prática:
INÍCIO : EXERCÍCOS DE MOTIVAÇÃO

PASSOS RITMADOS DE AERÓBICA OU O QUE O PROFESSOR ACHAR CONVENIENTE. EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO PARA OS MMSS E MMII
EX :
MMSS--> BRAÇOS ESTENDIDOS FAZENDO A FLEXÃO LATERAL DO TRONCO (AMBOS OS LADOS ); ALONGAMENTO PARA O TRÍCEPS; ALONGAMERNTO PARA O DELTÓIDE;

MMII--> ALONGAMENTO PARA O QUADRÍCEPS ( SEGURANDO O DORSO DO PÉ ) FAZER ISTO DE PÉ; ALONGAMENTO PARA O TRÍCEPS SURAL FLEXIONAR UMA PERNA E EXTENDER A OUTRA E LEVAR AS MÃOS ATÉ O PÉ.

É VALIDO LEMBRAR QUE ESTES EXERCÍCIOS DEVEM SER RALIZADOS DENTROS DOS PARÂMETROS DE CAPACIDADE DE CADA ALUNO.

EXERCÍOS PARA O PEITORAL :
EXECUÇÃO NO COLCHONETE OS ALUNOS DEVERAM FICAR EM DECÚBITO DORSAL E ESTENDER OS BRAÇOS NA DIREÇÃO DO PEITO. EXECUTAR UM MOVIMENTO DE ABDUÇÃO E ADUÇÃO DOS BRAÇOS ( COMO SE ESTIVESSEM FAZENDO UM CRUCIFIXO )

1. SÉRIE DE + OU - 20 REPETIÇÕES COM O PESO MÁXIMO QUE CADA ALUNO CONSEGUIR EX ( HÁ ALUNOS MEUS QUE CONSEGUEM FAZER ESTE EXERCÍCIO COM HALTER DE 3KG E E OUTROS C/ 2KG)

PAUSA ( PODENDO SER FEITO UM EXERCÍCIO DE ABDOMÊM SÉRIE COM SOBREGARGA TAMBÉM )

2. DIMINUIREMOS A CARGA E AUMENTAREMOS A REPETIÇÃO OPCIONAL DE OUTRA SÉRIE DE ABDOMINAIS DE PREFERÊNCIA PARA O MESMO GRUPO MUSCULAR AGORA POREM TIRAREMOS FORA A CARAGA E AUMENTAREMOS AS REPETIÇÕES

3. OUTRA SÉRIE PARA O PEITO O MESMO EXERCÍCIO PORÉM COM A CARGA MENOR POSSÍVEL E COLOCAREMOS UMA REPETIÇÃO BEM ALTA

EX 30 PAUSA --> INSERIMOS EXERCÍCOS DE GLÚTEOS EXECUÇÃO: POSIÇÃO DE 4 APOIOS FAZER A ELEVAR A COXA C/ A PERNA DOBRADA E DECÊ-LA CRUZANDO SOBRE A OUTRA PERNA
1 CARGA BAIXA E UMA REPETIÇÃO ALTA (TROCA A PERNA) EXERCÍCIO DE ABDUÇÃO E ADUÇÃO DA COXA/ PERNA O PADRÃO SEGUE O MESMO QUE O EXERCÍCIO DE GLÚTEO CARGA BAIXA E ALTA REPETIÇÃO DESCANSO PARA ESTE MÚSCULO E INSERIMOS A ÚLTIMA SÉRIE DE PEITO CARGA A MENOR POSSÍVEL E REPETIÇÕES ALTAS EX 30 ABDOMINAIS

PARA A REGIÃO OBLÍQUA VOLTAMOS PARA O GLÚTEO AUMENTAMOS A CARGA E DIMINUIMOS A REPETIÇÃO

EX 20 ADUÇÃO E ABDUÇÃO DA COXA / PERNA SEGUNIDO O MESMO MÉTODO EXECÍCO PARA A REGIÃO OBLÍQUA DO ABDOMÊM GLÚTEO COM A CARGA MÁXIMA QUE SEUS ALUNOS CONSEGUEM E BAIXA REPETIÇÃO 12 ADUÇÃO / ABDUÇÃO DA COXA / PERNA NO MESMO MÉTODO

OUTRO TIPO DE ABDOMINAL A SEU CRITÉRIO C/ ALTA REPETIÇÃO

ÚLTIMA SÉRIE DE GLÚTEOS E ABDUÇÃO ADUÇÃO PERNAS / COXA C/ A CARGA MÁXIMA E REPETIÇÃO BAIXA EXERCÍCIOS DE RELAXAMENTO E FIM APLAUSOS PARA A GALERA E PARA O PROFESSOR

FELIPE (CHOCOLATE ) AGRADECE

Observação: ESSA AULA TEM A FINALIDADE DE PROPORCIONAR UMA ATIVIDADE LÚDICA E DE CONDUZIR UM PEQUENO GANHO DE MASSA NA REGIÃO GLÚTEA( MESMO QUE SEJA ENRIGECER), FORTALECER O PEITO E ABDOMÊN

Fama Academia, 21 ,
(fealque@bol.com.br) ,
Belo Horizonte, MG- Brasil

 

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