BIBLIOTECA DE AULAS
PRÁTICAS E PLANOS DE AULA
Rock
Spinning - 29/11/00
Objetivo: melhora do condicionamento
Duração: 60 minutos
Material: Bikes e formulação das aulas exclusivamente com rock pesado,de ritmo
acelerado.
Faixa Etária: 20-35 anos
Parte Prática:
Após alongamento inicial ,efetuar os ajustes para cada aluno em suas bikes.
Comece sempre de maneira leve,sem carga girando as pernas promovendo, assim,
um bom aquecimento. Esta é a hora de falar sobre posicionamento correto na
bicicleta, bem como sobre o plano de aula dos próximos 60 min.
Após o aquecimento entre com as músicas pesadas e rápidas,alternando subidas
e descidas ,pedalando sentado e em elevação (de pé) .Termine a aula
com uma música bem lenta, alongue e sinta o resultado final. Observação: Este
gênero de música pode não ser apreciado por todos, mas com certeza garantirá uma
aula muito animada!
Marcelo Aranha , (aranhatriathlon@bol.com.br )29
, Cosmópolis,
São Paulo, Brasil
Avaliação
Física - 29/11/00
Objetivo: avaliar o nível de condicionamento físico inicial e a composição
corporal do avaliado
Duração: 30 a 40 min
Material:plicômetro, balança antropométrica, fita antropométrica, esfignomanômetro,
banco de Wells, colchonete, folha de anamnese e coleta de dados, simetrógrafo,
bicicleta ergométrica
Faixa Etária: p/ ambos os sexos e de 11 à terceira idade
Parte Prática:
Os procedimentos iniciais são feitos através da anamnese onde são coletadas
informações pessoais (nome, end.,fone, idade), histórico pessoal do nível at.
física, doenças, dieta, lesões, medicamentos, restrições, histórico familiar
de doenças, tempo disponível para a at. física e atividade preferida.
Logo após passamos aos procedimentos de coleta de dados físicos e hemodinâmicos:
- hemodinâmicos: FC de repouso e Pressão Arterial de repuso;
- Físicos: peso, estatura, observação postural com a utilização do simetrógrafo,
estando o avaliado em posição ortostática no plano frontal, lateral e posterior
em relação ao avaliador; medidas de circunferências (tórax, cintura, abdômen,
quadril, coxa, perna, braço e antebraço), dobras cutâneas (variando de acordo
com o protocolo utilizado, mas de modo geral são: subescapular, tríceps, peitoral,
axilar medial, suprailíaca, abdominal, coxa e panturrilha medial).
-testes neuromusculares: - flexibilidade - teste "sentar e alcançar (banco
de Wells);
- abdominais (> nº de repetições em 1 min);
- flexão de braços (idem anterior)
- teste cardiorrespiratório: em cicloergômetro, protocolo de Astrand.
Observação: Durante o processo de avaliação, há sempre
uma preocupação de descontrair, deixar à vontade
o avaliado e estabelecer uma relação de respeito
e confiança, para que ele colabore o melhor possível
e também de passar a melhor impressão e prestar o
melhor serviço, pois a avaliação é a porta de entrada
da academia. Realizar os procedimentos sempre obedecendo
os critérios científicos, para que o resultado seja
fidedigno e possa ser comparado com a literatura
existente. Incentivar o avaliado à prática da atividade
física não somente com fins estéticos, mas também
por questões de saúde, ressaltando os benefícios
da at. física. Deixar claro a importância da avaliação
inicial e das reavaliações para o acompanhamento
do seu programa de exercícios.
Waldenia,32, ( waldenia.morais@bol.com.br),Teresina,
PI -Brasil
Iniciação à Natação
- 22/12/00
Objetivo: Adaptar a criança ao meio líquido
Duração: 50 minutos
Material: prancha
Faixa Etária: 05 à 10 anos
Parte Prática:
Nos 5 minutos iniciais: alongamento de MMSS e MMSS.
Nos 10 minutos seguintes: Criança segurando na borda da piscina com ambas as
mãos, colocar o rosto na água soltar bolhas pela boca e pelo nariz.
Agora, com a prancha, sem movimentar-se pela piscina, repetir o exercício anterior.
Nos 10 minutos seguintes: Repetir o exercício anterior, agora, andando pela
piscina.
Nos 10 minutos seguintes: A criança segura na borda com ambas as mãos e bate
pernas (nesse caso, se a criança não conseguir se manter na superfície, pode-se
utilizar do espaguete sob ambos os quadríceps para fazer a sustentação).
Nos 10 minutos seguintes: Repetir o exercício anterior, agora com a prancha.
Nos 5 minutos finais: alongamento de MMII e MMSS
Observação: Método utilizado para iniciar a criança, que tem dado bons resultados.
Clínica de Natação e Hidroginástica Profª Carminha
,21,
(eiaemadureira@yahoo.com.br),Adamantina,
SP, Brasil
Fuji-Fuji
- 08/01 /01
Objetivo: vivenciar a habilidade básica correr, através de uma atividade lúdica.
Duração: variável
Material: Quadra ou qualquer espaço em que se possa correr livremente
Faixa Etária: 7 a 9 anos
Parte Prática:
Um dos alunos deverá ser o escolhido para ser o pega. Este ficará em uma das
extremidades da quadra e o restante na outra extremidade. O pega antes de sair
para pegar outros colegas gritará: "-Lá vou eu" e o restante da turma responderá:"-Fuji-fuji".
Neste instante o pega correrá para a outra extremidade da quadra a fim de pegar
o maior número de colegas possível. O restante da turma também corre para a
outra extremidade tentando fugir.Todos os que forem pegos ajudarão o primeiro
pega na próxima rodada a também pegar o maior número de colegas possível até sobrar
apenas um. .
Nova Forma ,24, (alinesm@zipmail.com.br),Brasília,
DF, Brasil
AQUECIMENTOS
E TÉCNICAS - 10/01 /01
Objetivo: AQUECIMENTO VOLTADO PARA
O FUTSAL E UM APRIMORAMENTO DE TECNICAS
Duração: 30 MIN
Material: BAMBOLÊS ,CONES E BOLAS
Faixa Etária: JOVENS
Parte Prática:
*A AULA SE INICIA COM UM ALONGAMENTO NORMAL SÓ QUE FEITO COM BOLAS PARA MAIOR
INTERAÇÃO DO ALUNO COM A MODALIDADE.
*LOGO EM SEGUIDA COMEÇAMOS UM TRABALHO DE MOVIMENTAÇÃO, COM CORRIDA COM CONDUÇÃO
DE BOLA EM VOLTA DA QUADRA,
*COM A AJUDA DOS CONES PROSSEGUIMOS A CORRIDA SÓ QUE AGORA COM OS ALUNOS
FAZENDO UMA MOVIMENTAÇÃO ENTRE OS CONES QUE ESTÃO NUMA DISTÂNCIA DE
MEIO METRO UM DO OUTRO.
*PARTINDO PARA UMA SEGUNDA PARTE USAREMOS AGORA OS BAMBOLÊS QUE SERÃO
COLOCADOS UM AO LADO DO OUTRO E OS ALUNOS CORRERAM PELO CORREDOR DE BAMBOLÊS
TROCANDO AS PERNAS E CABECEANDO A BOLA JOGADA PELO PROFESSOR NO FINAL DO
CORREDOR.
*O PRÓXIMO EXERCÍCIO CONSISTE NO TREINAMENTO DE CHUTES A GOL
COM A BOLA EM MOVIMENTO, OS ALUNOS FICAM EM UMA FILA DE UMA METADE PARA TRAZ
DA QUADRA , SENDO QUE O PRIMEIRO FIQUE NO MEIO DA QUADRA COM A BOLA E O PROFESSOR
NA OUTRA QUADRA PERTO DA LINHA LATERAL. O ALUNO TOCA A BOLA PARA O PROFESSOR
E CORRE PARA CHUTAR A MESMA QUE SERÁ TOCADA PELO PROFESSOR NA FRENTE.
*DEVE FAZER PARTE DA AULA O TREINAMENTO DE PASSES QUE É FEITO COM OS ALUNOS
COLOCADOS LADO A LADO NOS DOIS LADOS DA QUADRA E COMECEM A TROCAR PASSES
TANTO COM O PÉ D. COMO COM O E. .
observação: BOM, ESTA É UMA AULA
BEM BÁSICA COM MOVIMENTOS E PRÁTICAS
DO FUTSAL MAS QUE TERÃO MAIS ÊNFASE
COM INCIANTES. NÃO SOU DA ÁREA MAS ESPERO
TER CONTRIBUÍDO .
JEFFERSON TOBIAS ARANTES ,24, (jeffersontobias@bol.com.br),Brasília,
DF, Brasil
Localizada
alternada por segmento - 10/01 /01
Objetivo: Fortalecimento de quadríceps, bíceps e tríceps
Duração: 45 minutos
Material: Tornozeleira, halteres e colchão
Faixa Etária: 25 a 40
Parte Prática:
*Marchar no lugar
*Marchar deslocando para frente elevando os braços acima da cabeça em 4 tempos
*Voltar para o lugar marchando e batendo palmas
*Passo unido no lugar *Passo unido deslocar 2tempos para a D e 2tempos para
a E;
*Toque à lateral elevando os braços à frente empurrando com as mãos
*Passo unido no lugar
*Afastar as pernas e flexionar os joelhos alternados
*Alongar a perna D e segurar a ponta do pé
*Idem com a E
*Elevar o tronco,elevando os braços acima da cabeça inspirando e descer os
braços expirando
*Repetir o movimento mais 2 vezes
*Segurar um par de halteres de 1Kg cotovelos proximos da cintura flexionar
e estender os cotovelos executando trabalho para o bíceps
*Colocar os halteres no solo. Pernas afastadas na linha dos ombros mãos apoiadas
nas coxas executar agachamento para o trabalho de quadríceps
*Com os halteres seguros pelas duas mãos que deverão estar acima da cabeça
flexionar e estender os cotovelos executando trabalho para tríceps
*Halteres no solo, pernas unidas afastar as pernas alternadas executando trabalho
para o quadríceps
*Com o auxílio de um colchão no solo deitada, mãos apoiadas atrás da cabeça,
pernas afastadas e joelhos flexionados elevar o tronco até 30 graus executando
trabalho para o abdômen
*Em 4 apoios colocar uma tornozeleira de 2kg na perna D e executar elevação
com a mesma estendida
*Idem com a E.
Observação: Todos os exercícios deverão ser executados em 4 séries de 8 tempos
cada uma.
Relaxamento:
*Deitadas no colchão abraçar os dois joelhos
*Segurar a perna D estendida e depois flexioná-la soltando-a no solo
*Idem com a E
*Sentar no colchão elevando os braços inspirando e abaixar expirando
*Deixar uma das pernas flexionadas e estender a outra na lateral abaixando
o tronco a frente até o seu limite.
*Trocar de lado
*Ficar de pé pernas afastadas inspirar e expirar.
Clube Recreativo Higienópolis ,32, (magainel@terra.com.br),Catanduva,
SP e Brasil
Iniciação
de Passes - 10/01 /01
Objetivo: criar sitações para se aprender passes ludicamente
Duração: 50 minutos
Material: bola de borracha e bexiga
Faixa Etária: 10 anos
Parte Prática:
Alunos dispostos na quadra livremente. Ao sinal do professor correr em várias
direções mexendo simultaneamente os braços e em seguida uma breve comversa
com os alunos. Logo após, formar duplas espalhadas pela quadra e em
mão uma bexiga (balão). Ao sinal do professor, lançar a bexiga para
o outro em uma distância aproximadamente de um braço, com isso o aluno
irá receber a bexiga e lançar ao colega.
*Formar duas colunas ao final da quadra trabalhar em duplas. Ao sinal do professor,
o aluno deverá lançar a bexiga para seu colega e vice-versa até o fim
da quadra retornando a final da coluna.
Observação: Os exercicios nesta fase não serão feitos
com técnica.
* Formar duas esquipes de números iguais, para fazer o jogo 20 passes.
A equipe que atingir o objetivo sem que o adiversário bloqueie, marcará um
ponto .
Observação: O jogo poderá ter variações.
* Ao final, formar um círculo com todos os alunos e afastar a perna
juntando com o pé do amigo ao lado. Uma bola ao centro, o aluno deve tocar
essa bola sem deixar que a mesma passe entre suas pernas.
A aula finaliza com um bate-papo, alongamento e um breve relato da aula.
Euclides ramos da silva filho ,29, (reuclides@hotmail.com),SP,SP