Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Dom, 16/3/14 19:47

BIBLIOTECA DE AULAS PRÁTICAS E PLANOS DE AULA


Coordenação Motora -10/01/2012

(1 circuito):
Inicia-se fazendo-se 2 filas de alunos, se possivel na mesma quantidade, coloca-se um cone e outro aos 10m, a distãncia de sua preferência. Então coloca-se os dois primeiros da fila sendo cada um com 2 bolas embaixo do braço. Ao seu sinal pede-se para o primeiro vir em velocidade de frente e depois de costa até a marcação que você colocou e assim sucessivamente para os demais. 2 vezes repetiçôes.

(2 circuito):
Coloca-se os cones um do lado do outro com uma distância de 5cm, uma quantidade de 8 cones e no seu comando pede-se para que aos alunos passem uma perna de cada vez nos cone em velocidade lateral sempre com as duas bolas embaixo do braço, indo e voltando. E assim sucessivamente a quantidade de repetição iqual ao trabalho acima.

(3 circuito):
Para finalizar coloca-se dois cones, um do lado outro, bota-se um cano fixado em cima e você fica numa distãncia de 5 metros numa posição que consiga jogar a bola por entre o cone o aluno. Ao abaixar ele vai dar uma impulsão com a bola presa com as mãos e pular o cone, saindo em velocidade até a marcação que você designou. Você vai fazer com que ele trabalhe várias situações numa mesma vez abaixar, segurar, impulsão, concentração, soltar, velocidade. Os piques e a quantidade e repetições são de sua preferência, visando os objetivos fazendo com que os alunos ou atletas vivenciem situacões diferentes dificultando seus movimentos de cordenação motora para que quando eles se depararem sem as difilcudades da bola eles possam fazer com mais perfeição.

CONTRIBUIÇÃO: Vanderlan Ramos Silva - vanderlanramos2011@hotmail.com - RJ


Eliel’s Hand -10/01/2012

Eliel’s Hand (Parte Principal) :
   Serão divididas 2 equipes com número iguais de alunos. Serão colocados dois cones, um em cada canto inferior do gol, serão colocados também dois bambolês; 1 em cada canto superior do gol. A intenção é acertar os alvos (cones e bambolês) do gol adversário, vencerá quem fizer maior saldo de gols.

Regras:
   Antes de chegar ao gol o time terá que trocar sete passes entre si e antes de arremessar ao gol, caso o time adversário intercepte o passe a contagem é iniciada novamente.
Tempo estimado: 15 minutos

CONTRIBUIÇÃO: Lissandra Nunes - lissandra@vicunha.com.br - RJ

Dinâmica para Corrida de Revezamento-Corrida do Caracol -21/04/2012
  Faça no chão da quadra um desenho de CARACOL que comece da ponta da quadra e vá até o meio, coloque cada aluno em um pedaço deste caracol, para q cada um chegue até o outro na dinâmica. Coloque um bambolê no centro do caracol e peça para cada aluno encher um balão. O objetivo é vir correndo, estourar o balão de frente com o outro colega, barriga com barriga, este correrá com seu balão até o outro colega e assim sucessivamente até chegar no bambolê. O que chegar até ele volta com o bambolê na cintura e passa para o próximo aluno e assim sucessivamente, até chegar no primeiro aluno da ação!

É bem legal, mas dependendo da faixa etária, eles não querem estourar o balão assim.. dá pra fazer um variação de posição, ou até mesmo de materiais para o revezamento! Abraços, Kelly!

CONTRIBUIÇÃO: Kelly Saver Tieppo - kellysaver@hotmail.com

 

PLANO DE AULA VÔLEI INICIAÇÃO -15/01/2014

IDADE: 12 ANOS
OBJETIVO: Fazer com que os alunos conheçam dados relevantes da modalidade coletiva voleibol seu desenvolvimento histórico, principais fundamentos e regras do voleibol. Praticar atividades relacionadas a esta modalidade esportiva

1 - Trazer imagens de vários esportes, e entregar para eles, pedir para que selecionem os esportes que conhecem, formar uma roda com eles, entre as figuras dar enfase da do jogo de vôlei, e perguntar o que conhecem, qual é a aproximação deles com esse esporte.
Em seguida, explicar sobra a história do vôlei, aonde surgiu, traçando uma linha do tempo na lousa.

2 - Passar um vídeo que fale sobre esse aspecto, e passar para eles, relacionando o que foi discutido em sala, comparar a modalidade com outras, falar sobre convergências e divergências.

3 - Falar sobre os fundamentos, do vôlei, pedir uma pesquisa sobre cada um deles, e a função.

4 - Desenhar uma quadra na lousa, e falar sobre a importância de cada jogador da equipe, e as regras.

5 - Na quadra, mostrar a mecânica dos movimentos, com a ajuda de um aluno, em seguida,vamos desenvolver alguns fundamentos, trabalhados em grupos, divididos em duplas, sempre anotar as dificuldades, gerais, e especificas de cada aluno nos fundamentos em uma tabela simples, feita a mão, para cada aluno, mostrar o movimento correto, e observar se houve evolução, nunca em busca do movimento perfeito, sempre respeitando o movimento do aluno.

6 - Falar das regras dos jogos, através de vídeos, e discutir alguns aspectos que mudaram com o tempo, refletir sobre os motivos, e o esporte de auto rendimento.


7 - Deixa-los a vontade com a bola, e fazer pequenos jogos sem rede, só com cones, ou cordas, para o desenvolvimento, sempre observando.


8 - QUEIMA-VÔLEI

OBJETIVO: Preparar os alunos para vivenciarem situações mais complexas para uma partida de vôlei, parte de um processo de aprendizado.

DESENVOLVIMENTO: Semelhante a queima tradicional, porém pode ser adaptada, a mão é quente, e só pode queima com movimento de saque, depois de um passe, um saque, se o adversário conseguir pegar a bola de manchete, ele se salva. tem guia, e o guia deve sacar para passar a bola, ou tentar queimar.

9 - Mini Vôlei

Colocar uma rede ou uma corda, para simular a partida de vôlei, porem de acordo com a altura dos alunos, pode iniciar com numero reduzido de jogadores, observar o desempenho deles.

10 - Conhecer as dimensões da quadra de vôlei, a rede a antena, e suas funções, Promover um jogo em uma quadra, com a rede baixa, ou se não houver pode adaptar.

11 - Elaborar cartazes contando a historia do vôlei, e ensinando a galera toda a jogar, falando dos fundamentos e regras.

CONTRIBUIÇÃO: Diego Fernando de Moraes - drikomoraes@gmail.com



Queimada de Passes. -15/03/2014

O jogo é um incentivador ao passe do Futsal, a atividade ocorre entre duas equipes onde o objetivo é derrubar o cone do adversário, mas só vale com passes rasteiros do futsal, caso a sala tenha competência no passe rasteiro pode ser alterado com: trivela, cavadinha, calcanhar, tudo depende da turmar que irá realizar a atividade. O aluno pode defender o seu cone com o próprio corpo mas não pode encostar no cone, e deve tomar cuidado para não derrubar o próprio cone. O aluno que perder o cone deverá ir para o cemitério ele deverá ajudar a sua equipe, tentando derrubar os cones, ganha a equipe que derrubar os cones primeiro. O legal dessa atividade é que os alunos trabalham o passe, mas também a recepção, agilidade, trabalho em equipe e trabalha a bola.

Faixa etária: 09 - 10 anos.

CONTRIBUIÇÃO: Juliana Souza - infjuliana@hotmail.com

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|