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Sex, 11/6/10 10:33

BIBLIOTECA DE AULAS PRÁTICAS E PLANOS DE AULA

Aprendendo sobre exercícios aeróbios - E.F. - 24/08/2009
Idade: Aula a ser aplicada no 1° Ano do ensino médio
Duração: duas aulas de 50 min (minhas aulas na escola onde trabalho são geminadas. Eu ministro duas aulas seguidas para cada turma por semana)
Local: quadra Poli-Esportiva – a aula pode ser adaptada para outros espaços
Material utilizado: cones.
Objetivos:
    Aprender o que são exercícios aeróbios. Compreender, através da vivência motora e da discussão com o professor, o que ocorre com o organismo no momento de um exercício aeróbio. Diferenciar exercício aeróbio de anaeróbio. Aprender, através de discussão com o professor, o que ocorre com o corpo de quem faz esse tipo de exercício por um tempo razoável (quais os benefícios dos exercícios físicos para a saúde).
Conteúdo: Conhecimento sobre exercícios aeróbios e sua importância para a manutenção da saúde.

Desenvolvimento:
   Em um primeiro momento, haverá uma pequena discussão sobre o que á exercício aeróbio. Os alunos serão informados que as duas aulas constarão de exercícios com essas características. Ou seja, haverá uma vivência e uma discussão posterior.

Aquecimento:
- Jogo da memória com locais
   Nas escolas públicas, é comum os alunos irem para as aulas de Educação Física sem o calçado apropriado (normalmente eles vão de chinelas). Podemos usar as chinelas deles ou objetos que eles possam ter trazido, como mochilas ou outras coisas que eles possam encontrar próximo à quadra. Os alunos se posicionam nas quatro linhas laterias e de fundo, deixando esse objeto lá. Esse é o lugar número 1 de cada um deles. Fácil de memorizar, pois é seu próprio objeto. O professor pede, então, que cada um escolha um outro objeto, com uma condição: esse objeto não pode estar na mesma linha que seu objeto número 1.
Objeto escolhido, todos devem, correndo, se dirigir até ele. Esse será seu objeto de número 2. Dessa maneira, cada um terá uma seqüência diferente. Prossegue-se até que todos tenham escolhido seus objetos de números 3 e 4 além do 1 e do 2 já escolhidos. Cada objeto em uma linha diferente. Quando todos tiverem seus quatro objetos, o professor pede uma corrida de um para o outro, cada um fazendo o seu: 1, 2, 3 e 4; depois 4, 3, 2 e 1.
Os pares, depois os ímpares: 2, 4, 1 e 3.
Os ímpares, depois os pares: 1, 3, 2 e 4.
Juntam-se os alunos em duplas. Um vai ensinar para o outro sua seqüência. Todos aprenderam a seqüência do colega? Pois ao sinal vão fazer seu próprio 1, 2, 3, 4 e logo em seguida, sem pausa, fazer o 1, 2, 3, 4 do colega.

Parte Principal:
01) Correr para as traves
   Alunos em trios, dois sentados lado a lado. O outro deve, ao sinal do professor, correr e tocar em uma das traves, voltar, realizar um salto sobre as pernas dos dois colegas e sentar. O colega que estiver na outra ponta deve levantar e fazer o mesmo. Pode-se sentar ao lado de qualquer dupla, não necessariamente a que você iniciou a atividade. Quando o aluno for uma segunda vez, ele deve correr para a outra trave, e assim por diante, sempre alternando as traves.

02) Corrida dos cones
   Colocam-se três cones na quadra e divide-se a turma em três grupos. Cada grupo fica em um cone. Outros cones são colocados fora da quadra (por exemplo, cinco cones). Cada aluno deve fazer o seguinte percurso (correndo): ir para um cone externo à quadra, voltar para seu cone (o que sua equipe iniciou), ir para outro cone externo, voltar para seu cone, ir para outro externo, e assim por diante, até ter ido para todos os cones.

03) Circuito Aeróbio (aqui vai uma proposta de quatro exercícios. Outros podem ser pensados.)
a) Polichinelo
b) Corrida lateral na quadra de Vôlei
c) Movimento Ântero-Posterior, alternado
d) Corrida de frente e de costas

04) Jogos de Combate (São bem cansativos e trabalham bastante o condicionamento aeróbio). Abaixo vão quatro propostas:
Pisa Pé (fiz de mãos dadas);
Luta do saci;
Puxar para tirar o pé da frente;
Empurrar as costas para tirar o colega do lugar;

05) Circuito Cooperativo
   O objetivo é criar um circuito com várias estações, sendo que os obstáculos são o próprio corpo dos alunos. E esse circuito precisa ser montado e remontado o tempo todo. Como? Como já foi dito, os alunos usam o próprio corpo como obstáculo para o colega passar por cima, por baixo, ziguezaguear, etc.
   A idéia final é a de que cada pequeno grupo de alunos realize todas as estações no menor tempo possível, montando e desmontando cada estação. Ou, se houver somente um único grupo, que o circuito seja realizado no menor tempo possível, sempre buscando fazer mais rápido.
   Aqui vão algumas propostas de estações:
a) Zigue-zague no meio da quadra;
b) Montanha-Russa (ida e volta, com os colegas invertendo sua posição na volta);
c) Zigue-Zague ida e volta com os colegas em fileira de mãos dadas
d) Passar sobre as pernas estendidas dos colegas que estão posicionados em fileira e sentados.
Relaxamento: Discussão Coletiva sobre a aula. O que fizeram, o que sentiram? Que atividades do dia-a-dia parecem-se com essas? Quem faz durante muito tempo, o que acontece? Essas e outras perguntas podem ser levantadas na discussão.

CONTRIBUIÇÃO: Eduardo Bernardino Rodrigues(edfisicaeduardo@yahoo.com.br )


Exercícios para voleibol - Toque e Manchete - 9/10/2009

Aquecimento:
Brincadeira DURÁ: em espaço reduzido, divide-se a turma em três grupos, de forma que dois elementos de cada grupo serão os duradores. Estes devem encostar a mão no colega, que ao ser tocado deve ficar estático. Nesta fase não há salvamento.
Variação I: reduz em dois grupos, aumentando o espaço. Nesta fase há salvamento, que será da seguinte forma: o aluno durado deve ficar estático na posição de pernas e braços abertos, e os demais alunos que não estão duros, devem tocar a mão dos que estão duros para salvá-los.
Variação II: somente um grupo, espaço ampliado, o salvamento deve ser o seguinte: os alunos duros devem permanecer na posição descrita anteriormente, sendo que os que não estão duros para salvarem devem passar por entre as pernas dos que estão duros para os salvarem.
Em todos os casos podem-se realizar variações quanto ao salvamento, do tipo só as meninas podem salvar neste momento; meninos salvam as meninas e vice versa.

Segunda Parte da Aula: Aula Propriamente Dita
1ª Atividade: Manchete Ball: formar trios, cada qual com uma bola. Devem quicar a bola e executar a manchete. Assim que executar a manchete, deve deixar a bola quicar para que o colega realize o movimento.
Variação I: executar a atividade sem deixar a bola quicar, o mais rápido possível.
Variação II: executar a atividade, porém os alunos em movimento de circulo.

2ª Atividade: Toque Ball: os mesmos trios, devem novamente executar o toque, deixando a bola dar um quique para que o colega possa realizar o movimento.
Variação I: realizar o movimento de toque em suspensão.
Variação II: executar o toque dois a dois, sendo que o terceiro deve posicionar-se entre a dupla e tentar interceptar a bola. Assim que conseguir, o último que tocou na bola vai para o meio da dupla.

3ª Atividade: Roda Alternada: formar grupos de nove alunos, estes dispostos em circulo, deve executar a manchete e o toque, sendo estes alternados (manchete, toque, manchete, toque...). Nesta parte admite-se um quique da bola.
Variação I: a mesma atividade anterior, porém sem o quique da bola.
Variação II: os alunos caminhando, em circulo e realizando os movimentos sem deixar a bola quicar.

4ª Atividade: Três Toques: continuar os grupos de nove alunos, estes devem realizar três toques sem deixar a bola quicar, sendo que ao completar o terceiro toque deve tentar carimbar um colega do grupo. O gesto de carimbar é o mesmo da atividade (toque).
Variação I: o mesmo exercício anterior, porém agora é de manchete.

5ª Atividade: Círculo Fundamental: um grande circulo e cinco bolas. Os alunos devem executar o toque e a manchete sem deixar a bola cair. Inicia-se com uma bola e vai introduzindo as demais com o tempo com o máximo de cinco bolas na roda.

6ª Atividade: Kick Vôlei: turma dividida em quatro grupos iguais. O jogo: dois contra dois, cada qual em um espaço determinado como campo de jogo. Irão jogar um vôlei adaptado onde o objetivo é acertar a bola dentro dos bambolês colocados em locais estratégicos dentro da quadra do adversário. A equipe que receber a bola deve obrigatoriamente deixá-la dar um quique que se ocorrer dentro de um bambolê à equipe que enviou a bola marca um ponto.
Variação I: Somente de manchete.
Variação II: Somente de Toque.
Variação III: Livre: toque e manchete

Obs: não pode realizar cortada. Caso ocorra, ponto para a equipe adversária. Em todas as atividades pode além das variações já contidas ocorrerem outras do tipo: só as meninas podem receber a bola ou passar a bola, ou os meninos devem realizar a manchete e as meninas o toque e vice e versa.

CONTRIBUIÇÃO: Daniel Henrique dos santos (dhsantos32@ig.com.br)



Exercícios de familiarização com bola para Minitênis - 9/10/2009
Objetivo: Coordenação – Exercícios de familiarização com bola para Minitênis
Material: Diversos tipos de bolas ( tênis, basquete, futebol, etc. ), raquetes de tênis, padle, tênis de praia, etc.

1. Movimentando-se em diversas direções, lançar a bola para o alto, deixar picar e pegar. Ao comando trocar de bola com o companheiro. Tempo: 1 minuto.
2. Idem anterior, porém sem deixar a bola pingar no chão. Tempo: 1 minuto.
3. Conduzir as diferentes bolas rolando-as no chão com raquete, taco de golfe, etc., em diferentes direções e ao comando trocar de bola e raquete. Tempo: 1 minuto.
4. Conduzir as bolas equilibrando-as sobre a raquete, ao comando passar a bola com a raquete para o companheiro sem deixar cair no chão nem tocá-la. Tempo: 1minuto.
5. Passar bola de raquete para raquete em um pé só. Tempo: 1 minuto.
6. Idem anterior, porém driblando a bola contra o chão. Tempo: 1 minuto.
7. Idem anterior, porém para o alto ( em caso de dificuldade o aluno poderá deixar a bola pingar 1x no chão ). Tempo: 1 minuto.
8. Driblar a bola para o alto e pegar com a mão livre, ao comando trocar as bolas. Tempo: 1 minuto.
9. Idem anterior, porém parar a bola no pescoço. Tempo: 1 minuto.
10. Com a bola equilibrada sobre a raquete, tentar 360° sem deixar a bola cair ( contorná-la no ar ). 10 a 15 tentativas.
11. Fileira de raquetes. Dar uma batida com cada uma das raquetes e ir para o fim da fila. Variar os golpes.
12. Em duplas, executar passe indireto, ao comando trocar de bola. Tempo: 1minuto.
13. Em duplas, lançar a bola para o companheiro, o qual deverá amortece-la com a raquete dando um toque para cima e em seguida para frente. 10x depois troca.
14. Em duplas, amortecer a bola com a raquete e lançar com a mão, qual a dupla que segura mais bolas ?
CONTRIBUIÇÃO: SILVIO PINHEIRO DE SOUZA - silviotenis@hotmail.com


Exercícios de familiarização com a bola de tênis (sem raquete) - 9/10/2009
Objetivos: Familiarizar-se com a bola de tênis, respectivamente seu tamanho, peso e o pulo.
Coordenar movimentos variados com o corpo e bola no tempo e no espaço.
Melhorar o domínio da bola em diversas situações de precisão de arremessos, lançamentos e recepções.
Materiais: Bolas de tênis; Arcos; Bola de borracha; Quadra de tênis;

Descrição dos exercícios:
1. Lançar a bola para o alto e pegar.
2. Idem com a mão D e pegar com a E, por cima da cabeça.
3. Driblar com a mão D e E, depois com as duas ao mesmo tempo.
4. Rolar bola da linha de simples até a outra linha de simples, pegar a bola o mais próximo possível da linha. 8x
5. Em duplas, um lança e o parceiro recebe. O parceiro fica dentro do corredor da dupla para receber. Receber após 1 pulo, 2 pulos e 3 pulos. Quem consegue completar 10x antes cada uma das etapas?
6. Em duplas, rolar duas bolas para frente de forma que elas se choquem. Alunos se posicionam no corredor de dupla. Quem consegue 5x antes?
7. Dividir a turma em 2 ou 4 grupos, os grupos se posicionam de frente um para o outro, e através de lançamentos (rolando a bola), tentam acertar uma bola colocada entre os grupos , até que a bola ultrapasse a linha limite do grupo da frente. Vence o grupo que conseguir 2x antes, ou por tempo de 1’.
8. Em duplas, lançar a bola para o parceiro, sendo que a bola deve pular 1x dentro do arco colocado à frente do colega. O recebedor lança a bola de volta da mesma forma. Marca ponto a dupla que conseguir acertar os 2 lançamentos dentro do arco e dominar as 2 recepções após um só pulo. Ganha a dupla que fizer 10 pontos antes. Fazer o exercício com a mão E também.
9. Idem anterior, em forma de bate bola usando a palma da mão para golpear a bola.

CONTRIBUIÇÃO: SILVIO PINHEIRO DE SOUZA - silviotenis@hotmail.com


Exercícios de familiarização com a bola de tênis e raquete - 9/10/2009
Objetivos:
Familiarizar-se com a raquete de tênis, respectivamente seu tamanho, peso e propriedades mecânicas.
Desenvolver a coordenação motora e o domínio da bola com a raquete.
Desenvolver de forma global a orientação espaço-temporal e controle da força.
Materiais e formação: Raquete; bolas de tênis; quadra; cones.

Descrição dos exercícios
1. Caminhar sobre as linhas da quadra, equilibrando a bola sobre a raquete, nomear as linhas. 1’.
2. “Siga o chefe”, o chefe deve fazer movimentos variados e manter uma bola equilibrada sobre a raquete. Dividir a turma em 2 ou 3 grupos. Quem deixar a bola cair vai para o fim da fila. 2’.
3. Lançar a bola para cima e, após um pulo, pegar a bola usando a raquete. A bola deverá ficar parada sobre a raquete. 1’.
4. Idem anterior, porém sem deixar a bola pular no chão. 1’.
5. Driblar com a raquete, andando ou correndo em várias direções. Trocar de mão. 1’ cada. Trocar de bola com o parceiro em cooperação.
6. Slalon rolando a bola entre os parceiros ou cones, em forma de competição. Formar 2 ou + equipes. Usar as linhas de duplas e simples da quadra.
7. Idem anterior, porém driblando.

CONTRIBUIÇÃO: SILVIO PINHEIRO DE SOUZA - silviotenis@hotmail.com


Progressão pedagógica para golpes de fundo (direita e esquerda) - 9/10/2009
Objetivos:
Ensinar de forma lúdica os fundamentos do tênis utilizados no jogo de fundo de quadra.
Desenvolver com os alunos algumas técnicas básicas do tênis, formas de contagem, regras e comportamentos.
Materiais e formação: Raquete; bolas e quadra; Faixas para marcar solo; Elástico para usar como rede.

Descrição dos exercícios:
1. Bater a bola com a raquete para cima, deixar pingar e bater novamente até conseguir ritmo e controle, usar a mão D e E.1’.
2. Idem anterior, tentando trocar de bola com um colega. O aluno poderá amortecer a bola quantas vezes quiser. 1’.
3. Sair da linha de fundo e deslocar-se até a rede controlando a bola para cima, ao chegar, bater a bola no alvo. Quem consegue 20 pontos antes? Sair em linhas de 4 alunos. Alvo em dois tamanhos, acertou no pequeno marca 2 pontos e no grande 1 ponto.
4. Idem anterior, porém rolando a bola até a rede.
5. Orientação técnica da ação principal, para os que necessitam. Demonstrar sempre.
6. Em duplas, um lança e o outro rebate. O que lança deve lançar “por baixo” e dentro do arco à frente do batedor. O batedor deve golpear a bola do seu lado direito, e de forma que o lançador consiga recepcionar a bola segurando-a direto do ar ou no máximo com um pulo. A dupla que completar a atividade marca um ponto. Troca de função ao completar 5 vezes e ganha a dupla que terminar antes.
7. Idem anterior com a E.
8. Idem anterior com a E e D, alternando os lançamentos.
9. Em trios, um bate, um lança e o terceiro recolhe a bola. Atividade em forma de competição. Cada aluno tem uma única tentativa para bater na bola e em seguida troca de posição. Definir a ordem da troca. O aluno batedor deve conseguir bater a bola para o recolhedor em área determinada e este tem que pegar a bola em um só pulo, marcando assim um ponto. Qual equipe fará 5 pontos antes?
10. Bate-bola em dupla tentando acertar no arco à frente do parceiro. Qual a dupla que consegue 10 acertos antes?
11. Qual a dupla que consegue a maior troca de bola em 2’? Quadra com rede.
12. Jogo de minitênis até 10. Dar noções de regra.

CONTRIBUIÇÃO: SILVIO PINHEIRO DE SOUZA - silviotenis@hotmail.com


Progressão pedagógica para golpes de rede (voleio de direita e esquerda) - 9/10/2009
Objetivos: Ensinar e desenvolver noções básicas dos movimentos e técnicas usadas para golpes de voleio, através do método orientado por jogo, acerto e conduzidos de forma indutiva, usando sempre a demonstração.
Materiais e formação: Arco, bolas de tênis, quadra.

Descrição dos exercícios
1. Em duplas, um lança e o outro voleia de D no arco. 10x e troca.
2. Idem com a E.
3. Idem anterior, alternando um lançamento na D e outro na E.
4. Idem anterior, porém tem que pegar a bola direto no ar.
5. Em duplas formadas em duas filas ao longo da quadra, amortecer a bola para cima e em seguida volear para o companheiro que fará o mesmo. A cada ciclo completo um ponto para a dupla. Qual dupla consegue mais pontos em 3’?
6. Competição em grupos de três alunos. Um voleia na área do fundo, um lança da área de saque e um recolhe no fundo da quadra. A cada voleio no fundo conta-se um ponto. Fazer rodízio a cada golpe ou por tempo de 1’.
7. Jogo de dupla “winner” 5’. A dupla que fizer 2 pontos seguidos ou “winner”, troca de lado e joga sozinha.

CONTRIBUIÇÃO: SILVIO PINHEIRO DE SOUZA - silviotenis@hotmail.com


Progressão pedagógica para o saque por cima - iniciantes e ou crianças - 9/10/2009
Objetivos:
Ensinar de forma global o saque por cima, através de uma progressão de atividades e movimentos que tenham similaridade com o saque e seus componentes técnicos.
Ensinar a contagem do tênis em situação real de jogo. Dar noções básicas de como se ganha e perde pontos em um jogo.
Materiais e formação: Arco, bolas de tênis, quadra.

Descrição dos exercícios:
1. Parado na linha de fundo, arremessar o mais longe possível. Quem arremessa mais longe?
2. Idem anterior, porém lançar o mais alto possível.
3. “Vídeo game”. Com a mão, sacar na área de saque iniciando perto da rede e ao acertar, ir deslocando-se para o fundo, até chegar na linha de fundo (chefão).
4. “Toss” + arremesso, o aluno tentará acertar a bola lançada com a bola arremessada.
5. Em duplas, arremessar a bola para o companheiro que deverá fazer a recepção e lançar de volta para o arremessador. Qual a dupla que termina antes uma seqüência de 10 troca e 20 ganha?
6. Sacar com raquete, a partir de ½ movimento (ação principal).
7. Vídeo game com raquete.
8. Em duplas, um saca e o outro amortece (1x) e segura a bola, sacando de volta para o companheiro. Qual a dupla que faz a maior seqüência em 1’?
9. “5 marias”. Determinar o número de acertos para cada etapa. Sugestão de 3 acertos. Saque/saque e devolução/saque e devolução + 1 golpe de fundo/ idem + 1 voleio/idem + “smash”.
10. Jogar pontos contra contando de acordo com as regras do tênis.

CONTRIBUIÇÃO: SILVIO PINHEIRO DE SOUZA - silviotenis@hotmail.com

TREINAMENTOS FÍSICOS PARA TENISTAS - Tênis - 22/01/2010

RELAÇÃO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS:

1. INTERVAL TRAINING
• CORRIDA DE 20 A 30 SEGUNDOS 50 % DA VELOCIDADE X 60`RECUPERAÇÃO.
• CORRIDA DE 20 A 30 SEGUNDOS A 75% DA VELOCIDADE X 60` RECUPERAÇÃO.
• CORRIDA DE 10 A 15 SEGUNDOS A 90% DA VELOCIDADE X 60`RECUPERAÇÃO.

2. FAZER MOVIMENTOS COM RAQUETE NA CAPA, PARA DESENVOLVER A FORÇA NO BRAÇO.

3. CORRIDA INTERVALADA (REPETIR 10 CICLOS)

• CORRER 30 METROS TROTANDO.• SPRINT 10 METROS
• CORRER 40 METROS TROTANDO • SPRINT 15 METROS
• CORRER 60 METROS TROTANDO • SPRINT 25 METROS

4. SALTOS COM FLEXÃO DAS PERNAS.

5. ELEVAÇÃO DOS JOELHOS ATÉ O PEITO.

EXERCÍCIOS DE VELOCIDADE:

1. CRUZ (5 CONES, BOLAS) X
X X X

2. ZIG ZAGUE X
SPRINT CORRIDA PARA TRÁS
X ........X...........X

3. SERPENTE (6 BOLAS)
X X X X X X

4. SPRINT LATERAL

____________________X______________X_____________X______________________

5. EXERCÍCIO OU UMA OU OUTRA BOLA

6. PEGAR BOLAS ANTES DE PASSAR DAS LINHAS. (PROF LANÇA RASTEIRA)

7. REAÇÃO E ACELERAÇÃO PARA FRENTE:
• JOGADOR NA ÁREA DE SAQUE EM CIMA DA LINHA E PROFESSOR A DOIS METROS A FRENTE:
• LANÇA BOLAS PARA A DIREITA E OUTRA PARA ESQUERDA DO JOGADOR, QUE DEVE CORRER COM PASSOS LATERAL.
• PROFESSOR DIZ: TOQUE. E JOGADOR TOCA NA MÃO DO PROFº.
• PROFESSOR DIZ: GIRO E JOGADOR CORRE EM VOLTA DO PROFº.
8. 1,2,3 - ALUNO FICA DE COSTAS AO PROF. COM 2 MARCAÇÕES (CONES, BALDE).
• AO SINAL 1: GIRA E PEGA A BOLA SOLTADA PELO PROFº.
• AO SINAL 2: GIRA E CORRE EM VOLTA DA MARCAÇÃO A DIREITA.
• AO SINAL 3: GIRA E CORRE EM VOLTA DA MARCAÇÃO A ESQUERDA.

9. LANÇAMENTO NO BALDE ENCOBERTO. CORRER ATÉ A LATERAL COM UMA BOLA NA MÃO, PROF ENTRA NA FRENTE DE UM DOS ALVOS E JOGADOR DEVE REALIZAR O GOLPE DO OUTRO LADO.




10. JOGADOR DEITADO NO CHÃO, DE BRUÇOS, AO SINAL DO PROFESSOR O JOGADOR LEVANTA E RECEBE A BOLA SOLTADA ( 2 QUIQUES, 1 QUIQUE, NO AR).

11. NO CORREDOR DE DUPLAS; PROFESSOR A FRENTE LANÇA COM A MÃO. E JOGADOR BATE SEQUENCIA DE 1 MINUTO VARIANDO D + E COM MOVIMENTAÇÃO RÁPIDA.

12. NO T DO LADO ESQUERDO, PROFESSOR LANÇA BOLAS NA ESQUEDA DO JOGADOR, QUE VAI VARIAR ESQUERDA X DIREITA INVERTIDA – 6 SÉRIES + 1 VOLEIO.

EXERCÍCIOS DE COORDENAÇÃO

• JOGAR COM UMA RAQUETE EM CADA MÃO.

• BATER COM DUAS BOLAS AO MESMO TEMPO. (NA ÁREA DE SAQUE E FUNDO)

• EXERCÍCIOS DE 5 BOLAS (DRIVE VOLLEY DIREITA; VOLEIO ALTO DIREITA; DRIVE VOLLEY ESQUERDA; SMASH DE ESQUERDA; SMASH DE DIREITA.

• SMASH DIREITA, VOLEIO CURTO ESQUERDA, INVERTE.

• FOGO RÁPIDO.

• NO QUADRADO DE SAQUE, BATER DIR + DIR INVERTIDA, ESQ.

• BATE PRONTO COM DUAS MÃOS.

• NO CORREDOR: * BATER BOLAS DE DIR + ESQ ALTERNANDO; * VOLEIOS ALTERNANDO OS LADOS.

• TROCA DE BOLAS EM PARALELA DIR X DIR LADO DAS VANTAGENS / ESQ X ESQ. LADO DO IGUAIS.

• BATE PRONTO NO QUADRADO.

• BATE PRONTO EM CIMA DA LINHA, VARIAR AS BATIDAS D X E.

• BATE PRONTO IGUAL DO DE CIMA, PORÉM VARIANDO A FACE DA RAQUETE.

• VOLEIOS (A DIREITA / POR BAIXO DAS PERNAS / ESQUERDA DO CORPO / DE COSTAS)

• DEITADO DE COSTAS PERTO DA REDE, TREINADOR LANÇA BOLAS RAPIDAMENTE, PROTEGENDO-SE COM DUAS RAQUETES, COM UMA RAQUETE.

EXERCÍCIOS DE EQUILÍBRIO

• AVIÃO – EM EQUILÍBRIO ANDAR E CORRER POR SOBRE UMA LINHA.
- SALTANDO EM 360°

• SALTAR: EM CIMA DA LINHA: PÉS JUNTOS; PÉS AFASTADOS; PÉS JUNTOS; PÉS AFASTADOS...

• TRAÇANDO 8 COM UMA PERNA SÓ.

• BRIGA DE GALOS (COM UMA PERNA SÓ) DERRUBAR O OUTRO PARA APOIAR COM 2 PERNAS NO CHÃO. VARIAÇÕES: COM MÃOS LIVRES / COM MÃOS CRUZADAS NO PEITO.

• JOGAR COM UMA DAS MÃOS NAS COSTAS.

• EXERCÍCIOS DE VOLEIO ALTO X VOLEIO BAIXO.

EXERCÍCIOS EM CIRCUITO

ESTAÇÃO 1: FLEXÃO DE BRAÇOS. ESTAÇÃO 2: SPLIT STEP

ESTAÇÃO 3: FLEXÃO DE JOELHOS ESTAÇÃO 4: CORRIDA COM PASSOS LATERAIS

ESTAÇÃO 5: FLEXÃO E EXTENSÃO DE BRAÇOS ESTAÇÃO 6: ABDOMINAIS

ESTAÇÃO 7: SAQUE COM PESOS ESTAÇÃO 8: AVANÇO FRONTAL ATÉ A REDE

ESTAÇÃO 9: ABDOMINAIS OBLIQUOS ESTAÇÃO 10: AVANÇOS LATERAIS

ESTAÇÃO 11: GOLPES DE FUNDO COM PESOS EST. 12: ELEVAÇÃO DOS DEDOS DO PÉ


CONTRIBUIÇÃO: SILVIO PINHEIRO DE SOUZA (silviotenis@hotmail.com) em 13/01/2010 10:37:48

SEQUÊNCIA DE TREINAMENTOS DE SAQUE X DEVOLUÇÃO - Tênis - 22/01/2010

Exercícios de 1 a 7 tem como objetivo:
a) executar serviço e primeira bola;
b) Consistência, profundidade e precisão na resposta;

EXERCÍCIOS SAQUE LADO DIREITO:

1) Jogador A saca em slice para fora, Jogador B devolve direita cruzada, A bate direita longa paralela, ponto livre.
2) Jogador A saca em slice para fora, Jogador B devolve direita paralela, A bate esquerda cruzada curta, ponto livre.
3) Jogador A saca em chapado ao corpo, Jogador B devolve ao centro, A ataca com direita no espaço vazio, ponto livre.
4) Jogador A saca top spin na esquerda, Jogador B devolve esquerda livre, A bate pressionando o lado mais fraco do adversário (preferência com a direita) , ponto livre.
5) Jogador A saca top spin na esquerda, Jogador B antecipa para devolver com a direita, A bate defendendo com bola alta, ponto livre.
6) Jogador A saca top spin na esquerda e sobe a rede, Jogador B devolve de esquerda livre, ponto livre.
7) Jogador A saca segundo serviço em top spin, Jogador B ataca com bola longa paralela, A defende cruzado, ponto livre.


EXERCÍCIOS SAQUE LADO ESQUERDO:

1) Jogador A saca em TOP SPIN para fora, Jogador B devolve esquerda cruzada, A bate esquerda paralela, ponto livre.
2) Jogador A saca em top spin para fora, Jogador B devolve esquerda paralela longa, A bate direita cruzada curta, ponto livre.
3) Jogador A saca em chapado ao corpo, Jogador B devolve ao centro, A ataca com direita no espaço vazio, ponto livre.
4) Jogador A saca slice na linha central, Jogador B devolve direita livre, A bate pressionando o lado mais fraco do adversário (preferência com a direita) , ponto livre.
5) Jogador A saca top spin na esquerda, Jogador B antecipa para devolver com a direita, A bate defendendo no espaço vazio, ponto livre.
6) Jogador A saca top spin na esquerda e sobe a rede, Jogador B devolve de esquerda livre, ponto livre.
7) Jogador A saca segundo serviço em top spin, Jogador B ataca com bola longa paralela, A defende cruzado, ponto livre.
8) Objetivo: Apenas 1 serviço x devolução de direita atacando
Jogador que saca: segundo serviço: tirar a bola da direita do adversário, defender a primeira bola depois do serviço.
Jogador que devolve: antecipação: jogo de pés; desenvolver resposta de saque atacando com a direita.
9) Objetivo: 2 serviços + dois tiros para finalizar o ponto, jogar pontos.
Jogador que saca: jogo ofensivo baseado no serviço;
Jogador que responde: jogo defensivo (anulando ação do adversário).
10) Objetivo: jogador que saca é obrigado a subir a rede no 1 e 2 serviço, jogador que responde deve rebater nos pés do adversário e passing-shot. Jogar pontos


CONTRIBUIÇÃO: SILVIO PINHEIRO DE SOUZA (silviotenis@hotmail.com) em 13/01/2010 10:18:56

MUDANÇAS DE REGRAS EM BRINCADEIRAS POPULARES- RECREAÇÃO - 02/05/2010

A aula partiu das brincadeiras populares para as séries de 1ª a 5ª, onde foi trabalhado este tema.
com isso, sempre após a pratica de uma brincadeira eu peço opiniões dos alunos para mudar as regras e a estrutura das brincadeiras. Então, um aluno sugeriu que: a brincadeira (mãe da rua), junto com a brincadeira pega-pega americano e ameba.
1. As regras da mãe da rua: ao atravessar a rua de uma calçada para outra haverá mudança, quem for pêgo ficará parado na \"rua\" para o outro colega salvá-lo passando por debaixo das pernas.
2. com o pega-pega ameba: quando o aluno for pêgo ficará parado e sentará no chão ficando como um obstáculo. Tendo como objetivo o último aluno a ser pêgo.

CONTRIBUIÇÃO: julio césar melo de moraes (jullio.melo@ig.com.br) em 25/04/2010


Milho Pipoca e Panela de Pressão - Desafio das Bexigas - 11/06/2010

FAIXA ETÁRIA: 3 e 4 anos.
OBJETIVO DA AULA: Estimular as habilidades motoras de manipulação.
PARTE INICIAL: Milho, Pipoca, Panela de pressão (Vivo ou Morto)

Desenvolvimento:
Milho: agachar
Pipoca: pular
Panela: girar fazendo o som da panela.

PARTE PRINCIPAL: Desafio das Bexigas.
Desenvolvimento:
Cada aluno com uma bexiga. Manusear a bexiga de diferentes maneiras, importante não deixá-la cair . Jogar pra cima, atrás das costas, jogar e girar no próprio eixo. A próxima fase jogar pra cima e bater o maior número de palmas, lançar pra cima sentar-se, levantar e rebater.

PARTE FINAL: BATATA QUENTE

CONTRIBUIÇÃO: Sandra Souza - (sandrinhasouza_2010@hotmail.com) - 11/02/2010

 

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