BIBLIOTECA
DE AULAS PRÁTICAS E PLANOS DE AULA
Aprendendo
sobre exercícios aeróbios - E.F. -
24/08/2009
Idade: Aula a ser aplicada no 1° Ano do ensino médio
Duração: duas aulas de 50 min (minhas aulas
na escola onde trabalho são geminadas. Eu ministro duas
aulas seguidas para cada turma por semana)
Local: quadra Poli-Esportiva – a aula pode ser adaptada
para outros espaços
Material utilizado: cones.
Objetivos:
Aprender o que são exercícios aeróbios.
Compreender, através da vivência motora e da discussão
com o professor, o que ocorre com o organismo no momento de
um exercício aeróbio. Diferenciar exercício
aeróbio de anaeróbio. Aprender, através
de discussão com o professor, o que ocorre com o corpo
de quem faz esse tipo de exercício por um tempo razoável
(quais os benefícios dos exercícios físicos
para a saúde).
Conteúdo: Conhecimento sobre exercícios aeróbios
e sua importância para a manutenção da
saúde.
Desenvolvimento:
Em um primeiro momento, haverá uma pequena discussão
sobre o que á exercício aeróbio. Os alunos
serão informados que as duas aulas constarão
de exercícios com essas características. Ou seja,
haverá uma vivência e uma discussão posterior.
Aquecimento:
- Jogo da memória com locais
Nas escolas públicas, é comum
os alunos irem para as aulas de Educação Física
sem o calçado apropriado (normalmente eles vão
de chinelas). Podemos usar as chinelas deles ou objetos que
eles possam ter
trazido, como mochilas ou outras coisas que eles possam encontrar
próximo à quadra. Os alunos se posicionam nas
quatro linhas laterias e de fundo, deixando esse objeto lá.
Esse é o lugar número 1 de cada um deles. Fácil
de memorizar, pois é seu próprio objeto. O professor
pede, então, que cada um escolha um outro
objeto, com uma condição: esse objeto não
pode estar na mesma linha que seu objeto número 1.
Objeto
escolhido, todos devem, correndo, se dirigir até ele.
Esse será seu objeto de número 2. Dessa maneira,
cada um terá uma seqüência diferente. Prossegue-se
até que todos tenham escolhido seus objetos de números
3 e 4 além do 1 e do 2 já escolhidos. Cada objeto
em uma linha diferente. Quando todos tiverem seus quatro objetos,
o professor pede uma corrida de um para o outro, cada um fazendo
o seu: 1, 2,
3 e 4; depois 4, 3, 2 e 1.
Os pares, depois os ímpares: 2, 4, 1 e 3.
Os ímpares, depois os pares: 1, 3, 2 e 4.
Juntam-se os alunos em duplas. Um vai ensinar para o outro
sua seqüência. Todos aprenderam a seqüência
do colega? Pois ao sinal vão fazer seu próprio
1, 2, 3, 4 e logo em seguida, sem pausa, fazer o 1, 2, 3, 4
do colega.
Parte Principal:
01) Correr para as traves
Alunos em trios, dois sentados lado a lado. O outro deve, ao
sinal do professor, correr e tocar em uma das traves, voltar,
realizar um salto sobre as pernas dos dois colegas e sentar.
O colega que estiver na outra ponta deve levantar e fazer o mesmo.
Pode-se sentar ao lado de qualquer dupla, não necessariamente
a que você iniciou a atividade. Quando o aluno for uma
segunda vez, ele deve correr para a outra trave, e assim por
diante, sempre alternando as traves.
02) Corrida dos cones
Colocam-se três cones na quadra e divide-se a turma em
três grupos. Cada grupo fica em um cone. Outros cones são
colocados fora da quadra (por exemplo, cinco cones). Cada aluno
deve fazer o seguinte percurso (correndo): ir para um cone externo à quadra,
voltar para seu cone (o que sua equipe iniciou), ir para outro
cone externo, voltar para seu cone, ir para outro externo, e
assim por diante, até ter ido para todos os cones.
03) Circuito Aeróbio (aqui vai uma proposta de quatro
exercícios. Outros podem ser pensados.)
a) Polichinelo
b) Corrida lateral na quadra de Vôlei
c) Movimento Ântero-Posterior, alternado
d) Corrida de frente e de costas
04) Jogos de Combate (São bem cansativos e trabalham
bastante o condicionamento aeróbio). Abaixo vão
quatro propostas:
Pisa Pé (fiz de mãos dadas);
Luta do saci;
Puxar para tirar o pé da frente;
Empurrar as costas para tirar o colega do lugar;
05) Circuito Cooperativo
O objetivo é criar um circuito com várias estações,
sendo que os obstáculos são o próprio corpo
dos alunos. E esse circuito precisa ser montado e remontado o
tempo todo. Como? Como já foi dito, os alunos usam o próprio
corpo como obstáculo para o colega passar por cima, por
baixo, ziguezaguear, etc.
A idéia final é a de que cada pequeno grupo de
alunos realize todas as estações no menor tempo
possível, montando e desmontando cada estação.
Ou, se houver somente um único grupo, que o circuito seja
realizado no menor tempo possível, sempre buscando fazer
mais rápido.
Aqui vão algumas propostas de estações:
a) Zigue-zague no meio da quadra;
b) Montanha-Russa (ida e volta, com os colegas invertendo sua
posição na volta);
c) Zigue-Zague ida e volta com os colegas em fileira de mãos
dadas
d) Passar sobre as pernas estendidas dos colegas que estão
posicionados em fileira e sentados.
Relaxamento: Discussão Coletiva sobre a aula. O que fizeram,
o que sentiram? Que atividades do dia-a-dia parecem-se com essas?
Quem faz durante muito tempo, o que acontece? Essas e outras
perguntas podem ser levantadas na discussão.
CONTRIBUIÇÃO:
Eduardo Bernardino Rodrigues(edfisicaeduardo@yahoo.com.br )
Exercícios
para voleibol - Toque e Manchete - 9/10/2009
Aquecimento:
Brincadeira DURÁ: em espaço reduzido, divide-se
a turma em três grupos, de forma que dois elementos de
cada grupo serão os duradores. Estes devem encostar a
mão no colega, que ao ser tocado deve ficar estático.
Nesta fase não há salvamento.
Variação I: reduz em dois grupos, aumentando o
espaço. Nesta fase há salvamento, que será da
seguinte forma: o aluno durado deve ficar estático na
posição de pernas e braços abertos, e os
demais alunos que não estão duros, devem tocar
a mão dos que estão duros para salvá-los.
Variação II: somente um grupo, espaço ampliado,
o salvamento deve ser o seguinte: os alunos duros devem permanecer
na posição descrita anteriormente, sendo que os
que não estão duros para salvarem devem passar
por entre as pernas dos que estão duros para os salvarem.
Em todos os casos podem-se realizar variações quanto
ao salvamento, do tipo só as meninas podem salvar neste
momento; meninos salvam as meninas e vice versa.
Segunda Parte da Aula: Aula Propriamente
Dita
1ª Atividade: Manchete
Ball: formar trios, cada qual com uma bola. Devem quicar a
bola e executar a manchete. Assim que
executar a manchete, deve deixar a bola quicar para que o colega
realize o movimento.
Variação I: executar a atividade sem deixar a bola
quicar, o mais rápido possível.
Variação II: executar a atividade, porém
os alunos em movimento de circulo.
2ª Atividade: Toque
Ball: os mesmos trios, devem novamente executar o toque, deixando
a bola dar um quique para que o colega
possa realizar o movimento.
Variação I: realizar o movimento de toque em suspensão.
Variação II: executar o toque dois a dois, sendo
que o terceiro deve posicionar-se entre a dupla e tentar interceptar
a bola. Assim que conseguir, o último que tocou na bola
vai para o meio da dupla.
3ª Atividade: Roda Alternada:
formar grupos de nove alunos, estes dispostos em circulo, deve
executar a manchete e o toque,
sendo estes alternados (manchete, toque, manchete, toque...).
Nesta parte admite-se um quique da bola.
Variação I: a mesma atividade anterior, porém
sem o quique da bola.
Variação II: os alunos caminhando, em circulo e
realizando os movimentos sem deixar a bola quicar.
4ª Atividade: Três Toques: continuar os grupos de
nove alunos, estes devem realizar três toques sem deixar
a bola quicar, sendo que ao completar o terceiro toque deve tentar
carimbar um colega do grupo. O gesto de carimbar é o mesmo
da atividade (toque).
Variação I: o mesmo exercício anterior,
porém agora é de manchete.
5ª Atividade: Círculo Fundamental: um grande circulo
e cinco bolas. Os alunos devem executar o toque e a manchete
sem deixar a bola cair. Inicia-se com uma bola e vai introduzindo
as demais com o tempo com o máximo de cinco bolas na roda.
6ª Atividade: Kick Vôlei: turma dividida em quatro
grupos iguais. O jogo: dois contra dois, cada qual em um espaço
determinado como campo de jogo. Irão jogar um vôlei
adaptado onde o objetivo é acertar a bola dentro dos bambolês
colocados em locais estratégicos dentro da quadra do adversário.
A equipe que receber a bola deve obrigatoriamente deixá-la
dar um quique que se ocorrer dentro de um bambolê à equipe
que enviou a bola marca um ponto.
Variação I: Somente de manchete.
Variação II: Somente de Toque.
Variação III: Livre: toque e manchete
Obs: não pode realizar cortada. Caso ocorra, ponto para
a equipe adversária. Em todas as atividades pode além
das variações já contidas ocorrerem outras
do tipo: só as meninas podem receber a bola ou passar
a bola, ou os meninos devem realizar a manchete e as meninas
o toque e vice e versa.
CONTRIBUIÇÃO: Daniel
Henrique dos santos (dhsantos32@ig.com.br)
Exercícios
de familiarização com bola para Minitênis - 9/10/2009
Objetivo: Coordenação – Exercícios de
familiarização
com bola para Minitênis
Material: Diversos tipos
de bolas ( tênis, basquete, futebol,
etc. ), raquetes de tênis, padle, tênis de praia,
etc.
1. Movimentando-se em diversas direções, lançar
a bola para o alto, deixar picar e pegar. Ao comando trocar de
bola com o companheiro. Tempo: 1 minuto.
2. Idem anterior, porém sem deixar a bola pingar no chão.
Tempo: 1 minuto.
3. Conduzir as diferentes
bolas rolando-as no chão com
raquete, taco de golfe, etc., em diferentes direções
e ao comando trocar de bola e raquete. Tempo: 1 minuto.
4. Conduzir
as bolas equilibrando-as sobre a raquete, ao comando passar a
bola com a raquete para
o companheiro sem deixar cair
no chão nem tocá-la. Tempo: 1minuto.
5. Passar bola
de raquete para raquete em um pé só.
Tempo: 1 minuto.
6. Idem anterior, porém driblando a bola contra o chão.
Tempo: 1 minuto.
7. Idem anterior, porém para o alto ( em caso de dificuldade
o aluno poderá deixar a bola pingar 1x no chão
). Tempo: 1 minuto.
8. Driblar a bola para o
alto e pegar com a mão livre,
ao comando trocar as bolas. Tempo: 1 minuto.
9. Idem anterior, porém parar a bola no pescoço.
Tempo: 1 minuto.
10. Com a bola equilibrada
sobre a raquete, tentar 360° sem
deixar a bola cair ( contorná-la no ar ). 10 a 15 tentativas.
11.
Fileira de raquetes. Dar uma batida com cada uma das raquetes e
ir para o fim da fila. Variar os golpes.
12. Em duplas, executar
passe indireto, ao comando trocar de bola. Tempo: 1minuto.
13. Em
duplas, lançar a bola para o companheiro, o qual
deverá amortece-la com a raquete dando um toque para cima
e em seguida para frente. 10x depois troca.
14. Em duplas, amortecer a bola com a raquete e lançar
com a mão, qual a dupla que segura mais bolas ?
CONTRIBUIÇÃO: SILVIO
PINHEIRO DE SOUZA - silviotenis@hotmail.com
Exercícios
de familiarização com a bola de tênis (sem
raquete) - 9/10/2009
Objetivos: Familiarizar-se com
a bola de tênis, respectivamente seu
tamanho, peso e o pulo.
Coordenar movimentos variados
com o corpo e bola no tempo e no espaço.
Melhorar o domínio da bola em diversas situações
de precisão de arremessos, lançamentos e recepções.
Materiais: Bolas de tênis; Arcos; Bola de borracha; Quadra
de tênis;
Descrição dos exercícios:
1. Lançar a bola para o alto e pegar.
2. Idem com a mão D e pegar com a E, por cima da cabeça.
3. Driblar
com a mão
D e E, depois com as duas ao mesmo tempo.
4. Rolar bola da linha
de simples até a outra linha de
simples, pegar a bola o mais próximo possível da
linha. 8x
5. Em duplas, um lança e o parceiro recebe. O parceiro
fica dentro do corredor da dupla para receber. Receber após
1 pulo, 2 pulos e 3 pulos. Quem consegue completar 10x antes
cada uma das etapas?
6. Em duplas, rolar duas bolas para frente
de forma que elas se choquem. Alunos se posicionam no corredor
de dupla. Quem consegue
5x antes?
7. Dividir a turma em 2 ou
4 grupos, os grupos se posicionam de frente um para o outro,
e através de lançamentos
(rolando a bola), tentam acertar uma bola colocada entre os grupos
, até que a bola ultrapasse a linha limite do grupo da
frente. Vence o grupo que conseguir 2x antes, ou por tempo de
1’.
8. Em duplas, lançar a bola para o parceiro, sendo que
a bola deve pular 1x dentro do arco colocado à frente
do colega. O recebedor lança a bola de volta da mesma
forma. Marca ponto a dupla que conseguir acertar os 2 lançamentos
dentro do arco e dominar as 2 recepções após
um só pulo. Ganha a dupla que fizer 10 pontos antes. Fazer
o exercício com a mão E também.
9. Idem anterior,
em forma de bate bola usando a palma da mão
para golpear a bola.
CONTRIBUIÇÃO: SILVIO
PINHEIRO DE SOUZA - silviotenis@hotmail.com
Exercícios
de familiarização com a bola de tênis e
raquete - 9/10/2009
Objetivos:
Familiarizar-se com
a raquete de tênis, respectivamente
seu tamanho, peso e propriedades mecânicas.
Desenvolver a
coordenação motora e o domínio
da bola com a raquete.
Desenvolver de forma global
a orientação espaço-temporal
e controle da força.
Materiais e formação: Raquete; bolas de tênis;
quadra; cones.
Descrição dos exercícios
1.
Caminhar sobre as linhas da quadra, equilibrando a bola sobre
a raquete, nomear as linhas.
1’.
2. “Siga o chefe”, o chefe deve fazer movimentos
variados e manter uma bola equilibrada sobre a raquete. Dividir
a turma em 2 ou 3 grupos. Quem deixar a bola cair vai para o
fim da fila. 2’.
3. Lançar a bola para cima e, após um pulo, pegar
a bola usando a raquete. A bola deverá ficar parada sobre
a raquete. 1’.
4. Idem anterior, porém sem deixar a bola pular no chão.
1’.
5. Driblar com a raquete,
andando ou correndo em várias
direções. Trocar de mão. 1’ cada.
Trocar de bola com o parceiro em cooperação.
6.
Slalon rolando a bola entre os parceiros ou cones, em forma de
competição.
Formar 2 ou + equipes. Usar as linhas de duplas e simples da
quadra.
7. Idem anterior, porém
driblando.
CONTRIBUIÇÃO: SILVIO
PINHEIRO DE SOUZA - silviotenis@hotmail.com
Progressão
pedagógica para golpes de fundo (direita e esquerda)
- 9/10/2009
Objetivos:
Ensinar de forma lúdica os fundamentos do tênis
utilizados no jogo de fundo de quadra.
Desenvolver com os alunos
algumas técnicas básicas
do tênis, formas de contagem, regras e comportamentos.
Materiais e formação: Raquete;
bolas e quadra; Faixas para marcar solo; Elástico para usar
como rede.
Descrição dos exercícios:
1.
Bater a bola com a raquete para cima, deixar pingar e bater novamente
até conseguir ritmo e controle, usar a mão
D e E.1’.
2. Idem anterior, tentando
trocar de bola com um colega. O aluno poderá amortecer a bola quantas vezes quiser. 1’.
3. Sair da linha de fundo e deslocar-se até a rede controlando
a bola para cima, ao chegar, bater a bola no alvo. Quem consegue
20 pontos antes? Sair em linhas de 4 alunos. Alvo em dois tamanhos,
acertou no pequeno marca 2 pontos e no grande 1 ponto.
4. Idem anterior,
porém rolando a bola até a
rede.
5. Orientação técnica da ação
principal, para os que necessitam. Demonstrar sempre.
6. Em duplas,
um lança e o outro rebate. O que lança
deve lançar “por baixo” e dentro do arco à frente
do batedor. O batedor deve golpear a bola do seu lado direito,
e de forma que o lançador consiga recepcionar a bola segurando-a
direto do ar ou no máximo com um pulo. A dupla que completar
a atividade marca um ponto. Troca de função ao
completar 5 vezes e ganha a dupla que terminar antes.
7. Idem anterior
com a E.
8. Idem anterior com a E
e D, alternando os lançamentos.
9. Em trios, um bate, um
lança e o terceiro recolhe a
bola. Atividade em forma de competição. Cada aluno
tem uma única tentativa para bater na bola e em seguida
troca de posição. Definir a ordem da troca. O aluno
batedor deve conseguir bater a bola para o recolhedor em área
determinada e este tem que pegar a bola em um só pulo,
marcando assim um ponto. Qual equipe fará 5 pontos antes?
10.
Bate-bola em dupla tentando acertar no arco à frente
do parceiro. Qual a dupla que consegue 10 acertos antes?
11. Qual
a dupla que consegue a maior troca de bola em 2’?
Quadra com rede.
12. Jogo de minitênis até 10. Dar noções
de regra.
CONTRIBUIÇÃO: SILVIO
PINHEIRO DE SOUZA - silviotenis@hotmail.com
Progressão
pedagógica para golpes de rede (voleio de direita e
esquerda) - 9/10/2009
Objetivos: Ensinar e desenvolver noções básicas
dos movimentos e técnicas usadas para golpes de voleio,
através
do método orientado por jogo, acerto e conduzidos de forma
indutiva, usando sempre a demonstração.
Materiais e formação: Arco, bolas de tênis,
quadra.
Descrição dos exercícios
1.
Em duplas, um lança
e o outro voleia de D no arco. 10x e troca.
2. Idem com a E.
3. Idem anterior, alternando
um lançamento na D e outro
na E.
4. Idem anterior, porém
tem que pegar a bola direto no ar.
5. Em duplas formadas em
duas filas ao longo da quadra, amortecer a bola para cima e
em seguida volear para o companheiro que fará o
mesmo. A cada ciclo completo um ponto para a dupla. Qual dupla
consegue mais pontos em 3’?
6. Competição em grupos de três alunos.
Um voleia na área do fundo, um lança da área
de saque e um recolhe no fundo da quadra. A cada voleio no fundo
conta-se um ponto. Fazer rodízio a cada golpe ou por tempo
de 1’.
7. Jogo de dupla “winner” 5’. A dupla que
fizer 2 pontos seguidos ou “winner”, troca de lado
e joga sozinha.
CONTRIBUIÇÃO: SILVIO
PINHEIRO DE SOUZA - silviotenis@hotmail.com
Progressão
pedagógica para o saque por cima - iniciantes e
ou crianças - 9/10/2009
Objetivos:
Ensinar de forma global o saque por cima, através de uma
progressão de atividades e movimentos que tenham similaridade
com o saque e seus componentes técnicos.
Ensinar a contagem
do tênis em situação
real de jogo. Dar noções básicas de como
se ganha e perde pontos em um jogo.
Materiais e formação: Arco, bolas de tênis,
quadra.
Descrição dos exercícios:
1.
Parado na linha de fundo, arremessar o mais longe possível.
Quem arremessa mais longe?
2. Idem anterior, porém lançar o mais alto possível.
3. “Vídeo game”. Com a mão, sacar
na área de saque iniciando perto da rede e ao acertar,
ir deslocando-se para o fundo, até chegar na linha de
fundo (chefão).
4. “Toss” + arremesso, o aluno tentará acertar
a bola lançada com a bola arremessada.
5. Em duplas, arremessar
a bola para o companheiro que deverá fazer
a recepção e lançar de volta para o arremessador.
Qual a dupla que termina antes uma seqüência de 10
troca e 20 ganha?
6. Sacar com raquete, a partir
de ½ movimento (ação
principal).
7. Vídeo game com
raquete.
8. Em duplas, um saca e o
outro amortece (1x) e segura a bola, sacando de volta para
o companheiro. Qual a dupla que faz a maior
seqüência em 1’?
9. “5 marias”. Determinar o número de acertos
para cada etapa. Sugestão de 3 acertos. Saque/saque e
devolução/saque e devolução + 1 golpe
de fundo/ idem + 1 voleio/idem + “smash”.
10. Jogar
pontos contra contando de acordo com as regras do tênis.
CONTRIBUIÇÃO: SILVIO
PINHEIRO DE SOUZA - silviotenis@hotmail.com
TREINAMENTOS
FÍSICOS PARA TENISTAS - Tênis - 22/01/2010
RELAÇÃO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS:
1. INTERVAL TRAINING
•
CORRIDA DE 20 A 30 SEGUNDOS 50 % DA VELOCIDADE X 60`RECUPERAÇÃO.
•
CORRIDA DE 20 A 30 SEGUNDOS A 75% DA VELOCIDADE X 60` RECUPERAÇÃO.
•
CORRIDA DE 10 A 15 SEGUNDOS A 90% DA VELOCIDADE X 60`RECUPERAÇÃO.
2.
FAZER MOVIMENTOS COM RAQUETE NA CAPA, PARA DESENVOLVER A FORÇA NO BRAÇO.
3. CORRIDA INTERVALADA (REPETIR 10 CICLOS)
• CORRER 30 METROS TROTANDO.• SPRINT 10 METROS
• CORRER 40 METROS
TROTANDO • SPRINT 15 METROS
• CORRER 60 METROS TROTANDO • SPRINT
25 METROS
4.
SALTOS COM FLEXÃO
DAS PERNAS.
5. ELEVAÇÃO DOS JOELHOS ATÉ O
PEITO.
EXERCÍCIOS DE VELOCIDADE:
1. CRUZ (5 CONES, BOLAS) X
X X
X
2. ZIG ZAGUE X
SPRINT CORRIDA PARA TRÁS
X ........X...........X
3. SERPENTE (6 BOLAS)
X X X X X X
4. SPRINT LATERAL
____________________X______________X_____________X______________________
5. EXERCÍCIO OU UMA OU
OUTRA BOLA
6.
PEGAR BOLAS ANTES DE PASSAR DAS LINHAS. (PROF LANÇA
RASTEIRA)
7.
REAÇÃO E ACELERAÇÃO
PARA FRENTE:
•
JOGADOR NA ÁREA DE SAQUE EM CIMA DA LINHA E PROFESSOR
A DOIS METROS A FRENTE:
•
LANÇA BOLAS PARA A DIREITA E OUTRA PARA ESQUERDA DO JOGADOR,
QUE DEVE CORRER COM PASSOS LATERAL.
•
PROFESSOR DIZ: TOQUE. E JOGADOR TOCA NA MÃO DO PROFº.
•
PROFESSOR DIZ: GIRO E JOGADOR CORRE EM VOLTA DO PROFº.
8. 1,2,3 - ALUNO FICA DE COSTAS AO PROF. COM 2 MARCAÇÕES
(CONES, BALDE).
•
AO SINAL 1: GIRA E PEGA A BOLA SOLTADA PELO PROFº.
•
AO SINAL 2: GIRA E CORRE EM VOLTA DA MARCAÇÃO A
DIREITA.
•
AO SINAL 3: GIRA E CORRE EM VOLTA DA MARCAÇÃO A
ESQUERDA.
9. LANÇAMENTO NO BALDE ENCOBERTO. CORRER ATÉ A
LATERAL COM UMA BOLA NA MÃO, PROF ENTRA NA FRENTE DE UM
DOS ALVOS E JOGADOR DEVE REALIZAR O GOLPE DO OUTRO LADO.
X¹
X²
10. JOGADOR DEITADO NO CHÃO, DE BRUÇOS,
AO SINAL DO PROFESSOR O JOGADOR LEVANTA E RECEBE A BOLA SOLTADA
( 2 QUIQUES,
1 QUIQUE, NO AR).
11. NO CORREDOR DE DUPLAS;
PROFESSOR A FRENTE LANÇA COM
A MÃO. E JOGADOR BATE SEQUENCIA DE 1 MINUTO VARIANDO D
+ E COM MOVIMENTAÇÃO RÁPIDA.
12. NO T DO LADO ESQUERDO,
PROFESSOR LANÇA BOLAS NA ESQUEDA
DO JOGADOR, QUE VAI VARIAR ESQUERDA X DIREITA INVERTIDA – 6
SÉRIES + 1 VOLEIO.
EXERCÍCIOS DE COORDENAÇÃO
• JOGAR COM UMA RAQUETE EM CADA MÃO.
• BATER COM DUAS BOLAS AO MESMO TEMPO. (NA ÁREA
DE SAQUE E FUNDO)
• EXERCÍCIOS
DE 5 BOLAS (DRIVE VOLLEY DIREITA; VOLEIO ALTO DIREITA; DRIVE
VOLLEY ESQUERDA; SMASH DE ESQUERDA;
SMASH DE DIREITA.
• SMASH DIREITA, VOLEIO
CURTO ESQUERDA, INVERTE.
• FOGO RÁPIDO.
• NO QUADRADO DE SAQUE,
BATER DIR + DIR INVERTIDA, ESQ.
• BATE PRONTO COM DUAS MÃOS.
• NO CORREDOR: * BATER
BOLAS DE DIR + ESQ ALTERNANDO; * VOLEIOS ALTERNANDO OS LADOS.
• TROCA DE BOLAS EM
PARALELA DIR X DIR LADO DAS VANTAGENS / ESQ X ESQ. LADO DO
IGUAIS.
• BATE PRONTO NO QUADRADO.
• BATE PRONTO EM CIMA
DA LINHA, VARIAR AS BATIDAS D X E.
• BATE PRONTO IGUAL DO DE CIMA, PORÉM
VARIANDO A FACE DA RAQUETE.
• VOLEIOS (A DIREITA
/ POR BAIXO DAS PERNAS / ESQUERDA DO CORPO / DE COSTAS)
• DEITADO DE COSTAS PERTO DA REDE, TREINADOR LANÇA
BOLAS RAPIDAMENTE, PROTEGENDO-SE COM DUAS RAQUETES, COM UMA RAQUETE.
EXERCÍCIOS DE EQUILÍBRIO
• AVIÃO – EM EQUILÍBRIO
ANDAR E CORRER POR SOBRE UMA LINHA.
- SALTANDO EM 360°
• SALTAR: EM CIMA DA LINHA: PÉS JUNTOS; PÉS
AFASTADOS; PÉS JUNTOS; PÉS AFASTADOS...
• TRAÇANDO 8 COM UMA PERNA SÓ.
• BRIGA DE GALOS (COM UMA PERNA SÓ) DERRUBAR O
OUTRO PARA APOIAR COM 2 PERNAS NO CHÃO. VARIAÇÕES:
COM MÃOS LIVRES / COM MÃOS CRUZADAS NO PEITO.
• JOGAR COM UMA DAS MÃOS
NAS COSTAS.
• EXERCÍCIOS
DE VOLEIO ALTO X VOLEIO BAIXO.
EXERCÍCIOS EM CIRCUITO
ESTAÇÃO 1: FLEXÃO DE BRAÇOS. ESTAÇÃO
2: SPLIT STEP
ESTAÇÃO 3: FLEXÃO DE JOELHOS ESTAÇÃO
4: CORRIDA COM PASSOS LATERAIS
ESTAÇÃO 5: FLEXÃO E EXTENSÃO DE
BRAÇOS ESTAÇÃO 6: ABDOMINAIS
ESTAÇÃO 7: SAQUE COM PESOS ESTAÇÃO
8: AVANÇO FRONTAL ATÉ A REDE
ESTAÇÃO 9: ABDOMINAIS OBLIQUOS ESTAÇÃO
10: AVANÇOS LATERAIS
ESTAÇÃO 11: GOLPES DE FUNDO COM PESOS EST. 12:
ELEVAÇÃO DOS DEDOS DO PÉ
CONTRIBUIÇÃO: SILVIO PINHEIRO DE SOUZA (silviotenis@hotmail.com)
em 13/01/2010 10:37:48
SEQUÊNCIA
DE TREINAMENTOS DE SAQUE X DEVOLUÇÃO -
Tênis - 22/01/2010
Exercícios de 1 a
7 tem como objetivo:
a) executar serviço e primeira bola;
b) Consistência, profundidade e precisão na resposta;
EXERCÍCIOS SAQUE LADO
DIREITO:
1) Jogador A saca em slice para
fora, Jogador B devolve direita cruzada, A bate direita longa
paralela, ponto livre.
2) Jogador A saca em slice para fora, Jogador
B devolve direita
paralela, A bate esquerda cruzada curta, ponto livre.
3) Jogador
A saca em chapado ao corpo, Jogador B devolve ao centro, A ataca
com direita
no espaço vazio, ponto livre.
4) Jogador A saca top spin
na esquerda, Jogador B devolve esquerda livre, A bate pressionando
o lado mais fraco do adversário
(preferência com a direita) , ponto livre.
5) Jogador A
saca top spin na esquerda, Jogador B antecipa para devolver com
a direita, A bate defendendo com bola alta, ponto
livre.
6) Jogador A saca top spin na esquerda e sobe a rede, Jogador
B devolve de esquerda livre, ponto livre.
7) Jogador A saca segundo
serviço em top spin, Jogador
B ataca com bola longa paralela, A defende cruzado, ponto livre.
EXERCÍCIOS SAQUE LADO
ESQUERDO:
1) Jogador A saca em TOP SPIN para
fora, Jogador B devolve esquerda cruzada, A bate esquerda paralela,
ponto livre.
2) Jogador A saca em top spin para fora, Jogador
B devolve esquerda
paralela longa, A bate direita cruzada curta, ponto livre.
3)
Jogador A saca em chapado ao corpo, Jogador B devolve ao centro,
A ataca com direita
no espaço vazio, ponto livre.
4) Jogador A saca slice na
linha central, Jogador B devolve direita livre, A bate pressionando
o lado mais fraco do adversário
(preferência com a direita) , ponto livre.
5) Jogador A
saca top spin na esquerda, Jogador B antecipa para devolver com
a direita,
A bate defendendo no espaço vazio,
ponto livre.
6) Jogador A saca top spin na esquerda e sobe a rede,
Jogador B devolve de esquerda livre, ponto livre.
7) Jogador A
saca segundo serviço em top spin, Jogador
B ataca com bola longa paralela, A defende cruzado, ponto livre.
8) Objetivo: Apenas 1 serviço x devolução
de direita atacando
Jogador que saca: segundo
serviço: tirar a bola da direita
do adversário, defender a primeira bola depois do serviço.
Jogador
que devolve: antecipação: jogo de pés;
desenvolver resposta de saque atacando com a direita.
9) Objetivo:
2 serviços
+ dois tiros para finalizar o ponto, jogar pontos.
Jogador que
saca: jogo ofensivo baseado no serviço;
Jogador que responde: jogo defensivo (anulando ação
do adversário).
10) Objetivo: jogador que
saca é obrigado a subir a rede
no 1 e 2 serviço, jogador que responde deve rebater nos
pés do adversário e passing-shot. Jogar pontos
CONTRIBUIÇÃO: SILVIO PINHEIRO DE SOUZA (silviotenis@hotmail.com) em 13/01/2010 10:18:56
MUDANÇAS
DE REGRAS EM BRINCADEIRAS POPULARES-
RECREAÇÃO - 02/05/2010
A aula partiu das brincadeiras populares para as séries
de 1ª a 5ª, onde foi trabalhado este tema.
com isso, sempre após a pratica de uma brincadeira eu
peço opiniões dos alunos para mudar as regras e
a estrutura das brincadeiras. Então, um aluno sugeriu
que: a brincadeira (mãe da rua),
junto com a brincadeira pega-pega americano e ameba.
1. As regras da mãe da rua: ao atravessar a rua de uma
calçada
para outra haverá mudança,
quem for pêgo ficará parado na \"rua\" para
o outro colega salvá-lo passando por debaixo das pernas.
2. com o pega-pega ameba: quando o aluno for pêgo
ficará parado
e sentará no chão ficando como um obstáculo.
Tendo como objetivo o último aluno a ser pêgo.
CONTRIBUIÇÃO:
julio césar melo de moraes (jullio.melo@ig.com.br)
em 25/04/2010
Milho
Pipoca e Panela de Pressão - Desafio das Bexigas - 11/06/2010
FAIXA ETÁRIA: 3 e
4 anos.
OBJETIVO
DA AULA: Estimular as habilidades motoras de manipulação.
PARTE INICIAL: Milho,
Pipoca, Panela de pressão (Vivo
ou Morto)
Desenvolvimento:
Milho: agachar
Pipoca: pular
Panela: girar fazendo o som da
panela.
PARTE PRINCIPAL: Desafio das Bexigas.
Desenvolvimento:
Cada aluno com uma bexiga. Manusear a bexiga de diferentes
maneiras, importante não deixá-la cair . Jogar
pra cima, atrás das costas, jogar e girar no próprio
eixo. A próxima fase jogar pra cima e bater o maior
número de palmas, lançar pra cima sentar-se,
levantar e rebater.
PARTE
FINAL: BATATA QUENTE
CONTRIBUIÇÃO: Sandra Souza - (sandrinhasouza_2010@hotmail.com) -
11/02/2010