Alongamento
com material alternativo (jornal)- Ginástica
e E. F.- 16/11/2008
OBJETIVO: realizar e atividades utilizando o jornal, para que os alunos realizem
um aquecimento e alongamento inconscientemente.
MATERIAIS: Folhas de Jornal, fita adesiva,
FAIXA ETÁRIA:
AULA OU CONTRIBUIÇÃO:
Atividades:
1 . Saltos sobre Jornais: colocar o jornal no chão e dar as ordens – em
frente, atrás embaixo, sobre, na frente, tendo o jornal como referencial.
Obs: mudar as direções. Duração: 10 minutos
2. Com canudo de jornal: aproveitando o mesmo jornal da primeira atividade, fazer
um canudo de jornal, com o canudo fazer alongamentos, podemos pedir que cada
um faça um movimento para que os outros repitam.
Variação equilibrar no dedo ou mão e trocar com o outro,
brincar de esgrima.
Duração: 10 minutos
3. Bolas de jornal: utilizando ainda a mesma folha de jornal, se tiver condições,
fazer uma bolas e prendê-las com fita adesiva, realizar passes variados
com as mãos, com os pés, embaixadas, acertar nas costas do colega
(cuidado com a força).
Duração: 10 minutos.
COMENTÁRIOS: Lembrar de fazer a atividade com alguns minutos de folga
para dar tempo para a manipulação dos materiais. O tempo pode ser
adaptado e outras variações devem ser propostas pelo professor
e alunos.
CONTRIBUIÇÃO: Consultor Prof. Fabiano, Rodrigues de Campos - (Currículo)
- fabianorodriguesdecampos@hotmail.com
Salto
estoura balão-lúdico - Atletismo/Recreação
- 16/11/2008
OBJETIVO: estimular a superação da força - atrito, gravidade
e resistência
MATERIAIS: Pode ser tanto na quadra, como campo, bolas de assoprar
DURAÇÃO: 10 minutos
FAIXA ETÁRIA: 6 aos 12 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: três fileiras uma ao lado da outra
onde irá iniciar uma competição de quem estoura mais bolas
de assoprar em uma distância de 5m inicialmente com mudança de acordo
com o grau de facilidade que eles estiverem estourando a bola. A um lugar determinado
pelo professor haverá uma linha, antes dos balões, onde o aluno
deve cair ao saltar com objetivo de estourar os balões. Os balões
estarão fixados ao chão por uma fita adesiva.
COMENTÁRIOS: podemos ver nessa brincadeira de forma lúdica extrair
os estímulos: a velocidade, potência, coordenação,
equilíbrio e a flexibilidade.
CONTRIBUIÇÃO: Rogemo gentil, 24 anos, E-mail: gentilbass@hotmail.com -
salvador BA
Corrida
de Batatas -
E.F. Escolar
- 05/03/2009
APROVEITAMENTO: Aulas diversas em vários
ambientes
OBJETIVO: Interação, equilíbrio,
noção espaço temporal
MATERIAIS: Batatas, som e cd com música
em vários ritmos
DURAÇÃO: qualquer
FAIXA ETÁRIA: a partir de 6 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Todos os jogadores
ficam aos pares na linha de partida com a sua batata
preparada. O chefe do jogo apita e diz ¨Com
a testa¨. Isto quer dizer que cada par começa
a corrida com a batata encaixada entre as duas
testas. E nesta posição devem correr
em direção à chegada. Antes
de alcaçar a linha de chegada, o chefe
do jogo, durante a corrida, irá dizendo
partes do corpo para onde os jogadores devem transferir
sua batata. Pode dizer, por exemplo: com as pernas,
com as costas, com o peito, com a palma da mão.
Para que todos percebam que vai haver uma mudança,
tocará sempre o seu apito para avisar.
Só se pode tocar a batata com as mãos
quando for preciso mudá-la de lugar. Ficam
eliminados os pares cuja batata caiu no chão
durante a corrida na hora de mudá-la de
lugar ou no percurso normal.
O par vencedor é aquele que chegar primeiro.
COMENTÁRIOS: Atividade realizada com a 2ª série,
motivante e auxilia o grupo na interação
e maior união entre estes. Pode ser realizada
por equipe, só com 1 comando a corrida toda.
CONTRIBUIÇÃO: Escola Crescêncio
Martins, 26 - clevelândia-Paraná-
E-mail: cibelepicolo@hotmail.com
As
lagartas - E.F. Escolar - 05/03/2009
APROVEITAMENTO: Festas, gincanas, colônia
de férias
OBJETIVO: Interação e valorização
do sentido ¨visão¨
MATERIAIS: Vendas para os olhos e pode ser colocada
música para animar a brincadeira
DURAÇÃO: qualquer tempo conforme
número de alunos
FAIXA ETÁRIA: a partir de 7 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Os jogadores
dividem-se em 2 grupos e colocam-se em fila formando
uma lagarta. Põe as mãos sobre os
ombros do colega da frente. Todos tem os olhos
vendados, menos o último de cada lagarta
que conduzirá o resto do grupo, sendo o
guia da equipe. O guia não pode falar, só pode
indicar os movimentos aos seus companheiros apertando
os
seus ombros: um aperto nos 2 ombros significa que
a lagarta deve andar; 2 apertos seguidos significa
que é prá parar; um aperto no ombro
esquerdo quer dizer que é para virar à esquerda,
enquanto no ombro direito, significa virar à direita.
Cada vez que o guia passa a mensagem ao jogador
que tem a sua frente, este fará o mesmo
ao jogador seguinte e assim sucessivamente, até chegar
ao primeiro da fila que fará o movimento
ordenado.
A finalidade do jogo é alcançar a
linha de chegada e recolher um presente-surpresa
que está lá. A lagarta que chegar
primeiro será a vencedora.
COMENTÁRIOS: Motivante e intera qualquer
faixa etária. Muito legal!
CONTRIBUIÇÃO: Escola Crescêncio
Martins, 26 - clevelândia-Paraná -
E-mail: cibelepicolo@hotmail.com
Corrida
de Patos -
E.F. Escolar - 05/03/2009
APROVEITAMENTO: Gincana, colônia de férias,
festas...
OBJETIVO: Interação, agilidade, coordenação,
rapidez, equilíbrio e flexibilidade.
MATERIAIS: Apito e, pode ser colocada música
para motivar mais.
DURAÇÃO: Indeterminada
FAIXA ETÁRIA: a partir de 6 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Todos os jogadores
ficam de cócoras, na partida. Quando ouvem
o sinal para iniciar a corrida, saem correndo nesta
posição até o local indicado
como ponto de chegada (uma parede, um banco, um
cone, uma cerca, uma cadeira, etc. Ganha o primeiro
que conseguir chegar.
CONTRIBUIÇÃO: Escola Crescêncio
Martins, 26 - clevelândia-Paraná -
E-mail: cibelepicolo@hotmail.com
Capitão
do Mato - Capoeira - 05/03/2009
APROVEITAMENTO: Sim, para aquecimentos.
OBJETIVO: Trabalhar os movimentos de capoeira de
forma lúdica
MATERIAIS: Quadra de esportes ou local amplo.
DURAÇÃO: 20mim.
FAIXA ETÁRIA: 6 a 14 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Os alunos ficam
dispostos livres num espaço determinado,
o professor escolhe um ou mais alunos dependendo
do numero total, para ser o 'capitão do
mato'(sujeito que capturava os escravos fugitivos).
Este aluno deverá pegar os demais que devem
correr para fugir, como a tradicional mãe
cola porém a criança que for pega
deve permanecer abaixada na esquiva de cocorinha
e os demais tem a tarefa de salvar o colega executando
um movimento da capoeira que o professor deve estabelecer
antes(aú,meia lua, armada e varios outros). É importtante
que o professor comente sobre a figura do capitão
do mato e dos escravos e ainda sobre o nome dos
golpes aplicados.
CONTRIBUIÇÃO: Marcos Furtado, 24,
Mafra,SC Brasil
Palito
na Garrafa - Recreação, E.F. escolar
- 05/03/2009
OBJETIVO: Capacidade Psicomotora
MATERIAIS: Garrafas Pet (de 2 litros) e Palitos
de fósforos
DURAÇÃO: indeterminado
FAIXA ETÁRIA: adaptável a todas
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Serão
formadas duas, ou mais filas onde os primeiros
de cada fila terão que correr, ao comando
do professor, até a garrafa correspondente,
de cada fila, e abrí-la e colocar dentro
dela os palitos
(quantidades de palitos é de acordo com
o professor) e depois de fechá-la. Retornar
ao final de sua fila, para que outra pessoa de
sua
fila saia e faça o mesmo exercício.
COMENTÁRIOS: Em todos os lugares onde aplico
esta atividade, todos adoram e eu sempre tenho
que realizar mais de uma vez. Façam esta
brincadeira e vcs vao adorar!!!
CONTRIBUIÇÃO:Luciano G. Candêa
, 22, Nilopolis, RJ - Brasil
Pulso
Chinês - Recreação, E.F.
escolar - 05/03/2009
APROVEITAMENTO: Gincanas, festas, passeios
OBJETIVO: Interação
MATERIAIS: nenhum
DURAÇÃO: indeterminado
FAIXA ETÁRIA: a partir de 6 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Os dois jogadores
ficam um em frente ao outro, juntam as suas mãos
direitas e agarram-se pelos dedos, ficando o polegar
solto. Os dois dizem ao mesmo tempo 1,2,3 Já!
A partir desse momento, cada um tentará prender
com o seu o polegar do adversário, mas sem
abrir nem soltar as mãos.
O jogador que prende o polegar do outro deve imobilizá-lo
3 segundos e contar 1,2,3. Se durante esse tempo
o outro não lhe escapar, será o vencedor.
Caso contrário continua o jogo.
CONTRIBUIÇÃO: Escola Crescêncio
Martins, 26 - clevelândia-Paraná -
E-mail: cibelepicolo@hotmail.com
Palavras
no ar - Recreação, E.F.
escolar - 05/03/2009
APROVEITAMENTO: Gincanas, passeios.
OBJETIVO: Interação, atenção
e criatividade
MATERIAIS: nenhum
DURAÇÃO: indeterminado
FAIXA ETÁRIA: a partir de 8 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Os jogadores,
um por vez, escrevem a palavra com o dedo indicador
no ar. Os outros tentam descobrir que palavra é.
Quando acabam de escrever, os jogadores restantes,
um a um e por ordem, irão dizendo a palavra
que acham que foi escrita no ar. Quando todos acabarem,
o jogador que escreveu a palavra dirá qual é e
quem adivinhar ganha um ponto.
Depois escreve outro jogador e recomeça
o jogo.
Ganha o jogador que conseguir obter mais pontos.
CONTRIBUIÇÃO: Escola Crescêncio
Martins, 26 - clevelândia-Paraná -
E-mail: cibelepicolo@hotmail.com
Sílabas
e palavras - Recreação, E.F. escolar
- 05/03/2009
OBJETIVO: Interação e atenção
MATERIAIS: nenhum
DURAÇÃO: indeterminado
FAIXA ETÁRIA: a partir de 8 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Um jogador
diz uma palavra. Os outros têm de dizer palavras
que comecem com alguma das suas sílabas.
O jogador diz por exemplo, tomate. Como a palavra
se divide nas sílabas to-ma-te, os jogadores
deverão dizer cuja sílaba inicial
seja 'to', como tomada, touro...; 'ma' como mago,
maçã...; e 'te' como tecido, telefone.
Ganha o último jogador a ficar.
COMENTÁRIOS: Legal para interagir com português,
pode ser seguida como exemplo para atividades relacionadas
com outras disciplinas, como ciências, história,
geografia e matemática, onde as professores
podem trabalhar junto com a professora de Educação
Física, auxiliando numa melhor motivação
e aprendizado nas aulas.
CONTRIBUIÇÃO: Escola Crescêncio
Martins, 26 - clevelândia-Paraná -
E-mail: cibelepicolo@hotmail.com
Aros
no colchão de praia - Recreação,
E.F. escolar, Natação - 05/03/2009
APROVEITAMENTO: Natação infantil,
gincana aquática
OBJETIVO: Acertar as argolas em cima do colchão
que estará na piscina. Pequenos arremessos.
MATERIAIS: Colchão de espuma de qualquer
tamanho, argolas, música para animar.
DURAÇÃO: Indeterminado
FAIXA ETÁRIA: a partir de 7 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Os jogadores
ficam à beira da piscina com seis argolas
da cor que escolheram, Leva-se o colchão
de praia ou espuma, que não afunde para
o centro da piscina.
Quando se ouvir o sinal, começam todos a
lançar as suas argolas em cima do colchão
ou espuma. Em seguida jogam-se na piscina e cotam
os aros que cada um acertou. Como as argolas de
cada um são de cores diferentes, será fácil
de identificá-los. Mergulham para recolher
as argolas que não atingiram o colchão
ou espuma. Voltam a beira da piscina e lançam
novamente ao mesmo tempos as argolas que lhes faltam.
E assim sucessivamente. Quando um jogador conseguir
acertar todas as suas argolas, vence o jogo.
CONTRIBUIÇÃO: Escola Crescêncio
Martins, 26 - clevelândia-Paraná -
E-mail: cibelepicolo@hotmail.com
Pinguins
na água - Recreação,
Natação - 05/03/2009
APROVEITAMENTO: Natação e passeios
na praia em turmas
OBJETIVO: Agilidade, coordenação,
equilíbrio.
MATERIAIS: 1 bola inflável por jogador;
piscina raza ou na praia
DURAÇÃO: Conforme o percurso escolhido
e a quantidade de alunos
FAIXA ETÁRIA: a partir de 6 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Quandos todos
disserem já!, começa a corrida, que
consiste em chegar à linha de chegada andando
com a bola entre os joelhos. Se algum jogador perder
a bola pelo caminho, voltará à saída
e começará de novo. Ganha o jogador
que chegar primeiro.
CONTRIBUIÇÃO: Escola Crescêncio
Martins, 26 - clevelândia-Paraná -
E-mail: cibelepicolo@hotmail.com
Protetor
de Vela - Recreação, Natação - 05/03/2009
OBJETIVO: proteger a vela e mantê-la acesa
por mais tempo. Coordenação, agilidade,
equilíbrio, atenção e interação.
MATERIAIS: Um adulto com esqueiro para acender
a vela e uma vela por jogador.
DURAÇÃO: Até que sobre uma
vela acesa
FAIXA ETÁRIA: a partir de 8 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Formam-se 2
equipes e sorteia-se para saber qual começará a
levar as velas.
Todos os jogadores entram na água, na zona
onde dá pé (conforme a piscina).
Os jogadores da primeira equipe levam uma vela
acesa na mão (as velas têm de ser
previamente acesas por um adulto).
Quando se ouvir o sinal, os que levam as velas
andam pela piscina em fila até a outra extremidade
enquanto os jogadores da equipe adversária
se aproximam deles para tentar apagar as suas velas,
mas só com salpicos. Devem mexer-se sempre
andando dentro da água, não podem
nadar.
Quando alcançarem o objetivo, contas as
velas acesas e salvas e é a vez da outra
equipe. Ganha a equipe que conseguir levar mais
velas acesas até a meta.
CONTRIBUIÇÃO: Escola Crescêncio
Martins, 26 - clevelândia-Paraná -
E-mail: cibelepicolo@hotmail.com
Fundamentos
do Futsal - Futsal e Educação Física
- 05/03/2009
APROVEITAMENTO: Poderá ser aproveitada em
uma aula de educação física
OBJETIVO: aprender todos os fundamentos desta modalidade
MATERIAIS: quadra; bola; coletes; sinalizadores
e apito
DURAÇÃO: 50 minutos
FAIXA ETÁRIA: 7 à 10 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO:
Aquecimento:
duração de 5 minutos. com alongamentos
dos membros inferiores e superiores. ativação
da musculatura e aumento da temperatura corporal
através de corridas leve e moderada
Parte prática: dividir o grupo em duplas.
cada dupla com uma bola.
1ª parte- trocar
passe entre si, um de frente pro outro com a bola
no chão e sendo tocada com a parte interna
do pé.
2ª parte- um atleta fica com
a bola nas mãos que joga a mesma na altura
do joelho para o companheiro que devolve a bola
com a parte interna do pé, alternadamente.Depois,as
ordens se invertem.
3ª parte- um atleta fica
com a bola nas mãos que joga a mesma na
altura do peito do companheiro que domina e devolve
com a parte interne do pé sem deixar a bola
cair no chão, alternadamente. Depois,as
ordens se invertem.4ª parte- um atleta fica
com a bola nas mãos que joga a mesma na
altura da cabeça que devolve nas mãos
do companheiro.Depois,as ordens se invertem.
OBS- cada atleta repete 10 vezes o exercício,
consecutivamente.
Duração de 40 minutos.
Volta à calma: duração de
5 minutos. deitados e respirando normalmente.
CONTRIBUIÇÃO:
Romero Timóteo de Souza, 27 , Caruaru,
PE. Brasil - E-mail: romerotimoteo@hotmail.com
Fofoca
do Povo (tipo telefone sem fio)- Recreação
- 05/03/2009
OBJETIVO: recreação/percepção
/improviso
MATERIAIS: não precisa
DURAÇÃO: indederminado
FAIXA ETÁRIA: 10 a adulto
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: para descontrair
e mostrar que nem tudo que ouvimos é realmente
verdade ou tem sempre um grau de erro uma fofoca
por exemplo, faça um circulo e o professor
fala uma palavra ou assunto no ouvido, para um que
deve passar pra
frente de
um lado e do outro, exemplo: falaram ela morreu/foi
o cara da esquina /ela tem uma mala/mudou /a policia
vai vir e quando estas informações
começarem a se encontrar indo e vindo vai
dar uma confusão de palavras de assuntos.
CONTRIBUIÇÃO:
carlos gomes da silva , 30, - E-mail: carlosfutebolarte@hotmail.com -
barbacena, minas gerais
Ginástica
Localizada Braços- 30/03/2009 14:56:34
Objetivo: Localizada visando fortalecimento muscular
dos braços.
AULA OU CONTRIBUIÇÃO:
*Crucifixo Inverso
com Halteres
_ Direto-3x20
_Em 2t em cima-3x15
_C/insistência-3x15
*Flexão Inversa(step)_4x20
*Remada Unilateral
_Braço direito(1kg á mais)
_Direto-3x20
_Em 2t em cima-3x10
_Em 3t em cima-3x10
_Com insistência-3x10
*Rosca tríceps(Sentadas no step)
*Afastamento Lateral
_Direto-3x20
_Em 2t em cima-3x15
_Com Insistência-3x20
*Abdominal direto com carga-4x20
*Riosca Bíceps Unilateral
_Direto-4x20
_Em 2t em cima-3x10
_Em 3t em cima-3x10
_Com insistência-2x30
**Essa aula é bem puxada, embora as alunas
adorem por dar bastante ênfase no peitoral.
Espero que aprovem e aproveitem na execução
de sua aula!Abraços!!!
CONTRIBUIÇÃO: Marime P. de Oliveira
Silva (mar_oliveira2005@hotmail.com)
em
Fundamento
do Bloqueio - Voleibol - 06/04/2009
23:48:40
Faixa Etária: Crianças de 12 anos
em diante
Objetivo: Aprender e executar o movimento do bloqueio
no vôlei;
trabalhar a noção de tempo e espaço
e desenvolver agilidade e raciocínio rápido.
Aquecimento: Volta ao mundo
Aquecimento voltado ao trabalho em equipe, onde também
vai envolver coordenação motora agilidade
e habilidade.
Execução: com dois ou mais bambolês
dependendo do número de aluno, divida a turma
em duas equipes com números iguais de participante,
onde os mesmos formaram dois círculos, onde
todos estarão de mãos dadas. Numa,
em qualquer parte do circulo, colocamos um bambolê entre
os braços dos participantes nas duas equipes.
Ao sinal do professor o bambolê terá que
passar de um participante para o outro, passando
todo o corpo de maneira que não solte as mãos,
contar o numero de voltas que o bambolê da
nas duas equipes e quem der, mais voltas ganha a
brincadeira. É uma
atividade bem divertida e fácil de ser realizada
ate mesmo dentro de sala (5 min.).
Atividade Principal:
1-Duas colunas uma de cada lado da quadra de vôlei
em fila, ao sinal do professor vão correndo
em direção à rede, o primeiro
de cada fila ao mesmo tempo, próximo da linha
dos 3 metros o professor gritar bem alto a posição
que os alunos farão o bloqueio. Por exemplo,
bloqueio ao centro bloqueia a esquerda, bloqueio
a direita. Ou dependendo do nível dos alunos,
ao invés de dizer bloqueio a direita, dizer
posição 4, 3 e 2 para o aluno já se
acostumando assim com sistema de rodízio do
jogo que é em sentido horário. Que
ao contrario da posição dos jogadores
que é anti-horário. (10 min.).
2-Com uma bola presa a uma vara ou até mesmo
na cesta de basquete numa altura em que der para
salta e bloquear
as bolas com a palma da mão voltada para cima.
Onde será formado novamente 2 filas em cada
lado da quadra. Cada fila estará numa
distância de 3 metros da bola. A bola estará fazendo
um movimento de pêndulo, ao sinal do professor
os alunos deverão sair da posição
demarcada e ao chegar próximo a bola quando
a mesma estiver fazendo o movimento de retorno para
lado do
aluno
o mesmo fará o bloqueio saltando com a palma
da mão voltada para cima. Espalmando a bola
e retornando para o final da fila. Além de
trabalhar o bloqueio, é uma atividade ótima
para melhorar a noção
de tempo e espaço. (10 min.).
Volta à calma: Avaliar a aula com os alunos,
perguntando o que eles acharam das atividades,
tirar dúvidas e aproveitar para falar do rodízio
do jogo esclarecendo para um melhor entendimento
do jogo em si. (10 min.).
CONTRIBUIÇÃO: Boniek Bruno Jorge
Santiago (bk_santiago@hotmail.com)
Atividades
Recreativas para Tênis de Campo - 12/04/2009
ATIVIDADES: JOGOS PARA AS AULAS EM GRUPOS
* REI DA QUADRA:
DE UM LADO DA QUADRA FICARÁ O REI, DO OUTRO,
FORMARÁ UMA FICA COM OS DEMAIS PARTICIPANTES.
PARA TOMAR O LUGAR DO REI, TERÁ QUE VENCER
3 PONTOS (BOLAS) LANÇADAS PELO PROFESSOR
QUE POSICIONARÁ NA LATERAL DA QUADRA. AS
BOLAS SERÃO LANÇADAS SEMPRE PARA
COMEÇAR O PONTO E SERÃO NA SEQUENCIA:
FUNDO DE QUADRA, VOLEIO E SMASH. VENCENDO AS 3
CONSECUTIVAS TOMARÁ O LUGAR DO REI.
(ATIVIDADE QUE PODE SER DESENVOLVIDA DESDE INICIANTES
ATÉ JOGADORES DE COMPETIÇÃO).
* BOMBEIRO
FORMAM-SE DUAS EQUIPES, COM RAQUETES ENCOSTADAS
EM UMA PAREDE. EM FILA, OS PARTICIPANTES TERÃO
QUE LEVAR TODAS AS RAQUETES ATÉ O OUTRO
LADO DA QUADRA PASSANDO POR TODOS DA FILA, COMO
UM BOMBEIRO APAGANDO O FOGO COM BALDE. SENDO
QUE O PRIMEIRO DA FILA É QUEM BUSCA AS
RAQUETES NO FUNDO DA PAREDE, SENDO DE UMA A UMA.
QUANDO TERMINAR DE PEGAR TODAS AS RAQUETES PASSA-SE
PARA O OUTRO LADO DA REDE NA MESMA ORDEM QUE
ESTÁ A FILA. VENCE A EQUIPE QUE LEVAR
AS RAQUETES PRIMEIRO.
(ATIVIDADE QUE PODE SER DESENVOLVIDA COMO AQUECIMENTO
OU NAS ESCOLINHAS PARA CRIANÇAS).
* BANANA BOATE
UMA EQUIPE DE CADA LADO DA QUADRA, POSICIONADA
NO FUNDO. O PROFESSOR LANÇA UMA BOLA E
CADA TENISTA DEVERÁ DEVOLVER A MESMA NA
QUADRA REALIZANDO RODÍZIO (BATE E VAI
PARA O FIM DA FILA). QUEM ERRAR, SENTARÁ NO
QUADRADO DE SAQUE, E DEVERÁ ESQUIVAR-SE
PARA OS LADOS A FIM DE NÃO PERMITIR QUE
A BOLA DO ADVERSÁRIO O ACERTE, POIS SERÁ ELIMINADO
O TENISTA QUE IRIA BATER. VENCE A EQUIPE QUE
ELIMINAR TODOS PRIMEIRO.
(EXCELENTE PARA CRIANÇAS E INFANTO JUVENIS,
POIS PERMITE PENSAR NA TÁTICA, ESQUIVAR
DA BOLA, EQUILÍBRIO, COORDENAÇÃO ÓCULO-MANUAL,
E COOPERAÇÃO)
* MARADONA CONTRA O RESTO DO MUNDO
UM JOGADOR DE UM LADO (MARADONA) E DEMAIS DO OUTRO
LADO (RESTO DO MUNDO). QUEM ESTÁ EM EQUIPE
DEVERÁ BATER NA BOLA E SAIR FAZENDO RODÍZIO.
VENCENDO A JOGADA, PONTO NO PLACAR. CONTAGEM
ATÉ 10 PONTOS. O JOGO É COLETIVO,
PORÉM A SOMA DE PONTOS É INDIVIDUALIZADA.
AO FINAL DE 10 PONTOS, MUDA-SE O JOGADOR (MARADONA)
VENCE O JOGO QUEM TIVER ALCANÇADO MAIS
PONTOS.
(ANOTAR OS PONTOS INDIVIDUALMENTE - MUITO RICO
- POIS TRABALHA O COLETIVO E TAMBÉM O INDIVIDUAL)
* VOLTA AO MUNDO / VOLTA AO BRASIL
UMA EQUIPE DE CADA LADO DA QUADRA, BATE UMA BOLA
PARA A QUADRA ADVERSÁRIA E CORRE PARA
O OUTRO LADO (VOLTA AO MUNDO). QUEM ERRA SAI.
QUANDO FICAR APENAS DOIS, OS MESMOS DEVERÃO
BATER E DAR UMA VOLTA NO PRÓPRIO CORPO
(VOLTA AO BRASIL).
* WINNER
UM JOGADOR DE UM LADO (WINNER) POSICIONADO NA REDE,
E UMA FILA DO OUTRO ( NO FUNDO DE QUADRA). PARA
VENCER O WINNER, DEVERÁ DEFINIR MELHOR
DE 3 PONTOS OU SE CONSEGUIR JOGAR A BOLA PARA
O OUTRO LADO SEM QUE O ADVERSÁRIO A TOQUE
COM A RAQUETE (WINNER). vENCIDO O WINNER, O JOGADOR
QUE O FEZ CORRERÁ PARA O LADO VENCEDOR,
E ENQUANTO ISTO O PROFESSOR LANÇARA UMA
BOLA PARA O ALTO PARA O PRÓXIMO DA FILA
QUE DEVERÁ INICIAR O JOGO DEIXANDO ESTA
QUICAR UMA VEZ NO CHÃO PODENDO REALIZAR
UM SMASH.
(ATIVIDADE QUE EXPLORA O JOGO DE REDE)
* O REI DO SAQUE / DEVOLUÇÃO
UM JOGADOR FICARÁ DE UM LADO DA QUADRA DEVOLVENDO
SAQUE (REI), PARA OCUPAR O LUGAR DO REI, OS ALUNOS
DEVERÃO VENCER 2 PONTOS CONSECUTIVOS SENDO
DO LADO DIREITO E DO LADO ESQUERDO. CASO NÃO
VENÇA O PRIMEIRO PONTO, JÁ SERÁ ELIMINADO.
(TREINAMENTO INDICADO A TODOS OS NÍVEIS
E FAIXA ETÁRIA - IMPORTANTE PARA TRABALHAR
A DEVOLUÇÃO E O SAQUE).
* SUPER HOMEM
PROFESSOR LANÇA BOLAS PARA O ALUNO QUE DEVERÁ REALIZAR
VOLEIOS. AS BOLAS DEVEM SER LANÇADAS NAS
EXTREMIDADES DA QUADRA PRÓXIMO A LINHA DE
DUPLAS. CADA BOLA QUE O ALUNO CONSEGUIR PELO MENOS
TOCAR COM A RAQUETE, SOMA-SE UM PONTO. VENCE QUEM
CONSEGUIR PEGAR O MAIOR NÚMERO DE BOLAS
DE VOLEIO.
* ELEVADOR OU BIG BROTHER
É
UMA VARIAÇÃO DO JOGO REI DA QUADRA,
PORÉM CADA VEZ QUE O JOGADOR ELIMINA UM
ADVERSÁRIO, MARCA UM PONTO. OS PONTOS PERMANECEM
COM ELE INDEPENDENTE SE ELE PERDER AS JOGADAS SEGUINTES
OU SEJA NÃO PRECISAM SER CONSECUTIVOS. VENCE
QUEM FIZER 21 PONTOS PRIMEIRO.
* GUERRA DE BOLINHAS
UMA EQUIPE DE CADA LADO DA QUADRA, COM O MESMO
NUMERO DE BOLAS PARA CADA LADO. AO SINAL DO PROFESSOR
OS ALUNOS DEVERÃO LANÇAR AS BOLAS
DO SEU LADO PARA O OUTRO LADO DA QUADRA, SOMENTE
POR CIMA DO OMBRO. AO TERMINO DO TEMPO O PROFESSOR
DERÁ UM NOVO SINAL PARA ENCERRAR A ATIVIDADE.
VENCE QUEM TIVER MENOS BOLA DO SEU LADO DA QUADRA.
(ÓTIMO PARA ESCOLINHAS OU ATÉ MESMO
PARA INICIAR O MOVIMENTO DO SAQUE)
CONTRIBUIÇÃO: SILVIO PINHEIRO DE
SOUZA - Arapongas PR - silviotenis@hotmail.com
Corrida
da Reciclagem - Recreação e Escolar
- 07/04/2009 16:14:24
Faixa Etária: 10 anos em diante
Materiais Utilizados: tampas de garrafa, espelhos
pequenos, latas de leite, jornais velhos. Material
esse que é a matéria prima para
vidro, plástico, ferro e papel.
Objetivo: Explicar ao aluno a importância
da preservação do meio ambiente,
atividade lúdica com o intuído
de mostra os diferentes tipos de matérias
recicláveis existentes e aprender a preservar
o meio ambiente.
Execução: São espalhados
pelos quatro cantos da quadra, campo ou pátio
espaço que estive disponível, 4
caixas com as cores e nomes dos matérias
que deverâo ser colocados lá dentro.
O papel corresponde à cor azul, os metais
a cor amarela, o vidro a cor verde e o plástico
a cor vermelha. Feito isso ao centro da quadra,
campo e etc. são colocados numa outra
caixa todos os materiais misturados que vão
se depositados nos seus devidos lugares. Depois
de ter organizado o local, dividimos a turma
em duas equipes, com números iguais de
participantes. A corrida é realizada com
uma equipe de cada vez, todos em fila ao sinal
do
professor o primeiro da fila coloca a mão
dentro da caixa, retira o material reciclável
e vai em direção a um dos cantos
da quadra de acordo com material retirado. Ser
for retirado um jornal velho o aluno corre e
deposita na caixa azul e assim por diante. Vencer
que fizer a maior número de reciclagem
correta em menos tempo.
Variações: para dificultar a corrida
coloque somente as cores nas caixas de depósito
fazendo com que o aluno, tenha que pensar antes
de correr e depositar o material no lugar certo
trabalhando a atenção e o raciocínio
rápido.
CONTRIBUIÇÃO: Boniek Bruno Jorge
Santiago (bk_santiago@hotmail.com)
Lixo
Radioativo - Basquete/ EF. Escolar- 18/04/2009
Faixa Etária: 10 anos em diante
Materiais Utilizados: 10 Bolas de basquete, 4
cones e 2 sacos de lixos ou 2 caixas de papelão
grandes.
Objetivo: Atividade lúdica com o intuito
explicar aos alunos dos perigos do lixo radioativo,
para meio ambiente e para o homem. Aprender a trabalhar
em equipe, desenvolver a agilidade e habilidade
motora.
Execução: Na quadra, no campo ou
em um lugar bem espaçoso, as 10 bolas de
basquete ou mais serão espalhas por todo
o lugar. Depois de espalhar as bolas que serão
na atividade o lixo radioativo, dividimos a turma
em duas equipes com números iguais de participantes.
E as equipes formam duas filas em duplas. Os 4
cones serão divididos 2 cones para cada
equipe. As caixas ou sacos serão colocados
num dos cantos da quadra, sendo um da equipe A
e outro da equipe B. Depois de organizar todo espaço
dará inicio a atividade que será realizada
da seguinte forma. Os 2 primeiros de cada equipe,
cada um com um cone, correram as atrás do
lixo radioativo mas só poderão pega
o lixo com os cones e os dois da mesma equipe juntos
um de cada lado, dando um maior apoio e facilitando
no transporte do lixo ate caixa correspondente
de cada equipe. Depois de colocar o lixo na caixa
ou saco volta pra fila passa os cones para os companheiros
que estão na frente vão ate o fim
da fila, fazendo um rodízio em que todos
participem. Vencer a equipe que tiver coletado
mais lixos radiativos. Atividade bem divertida
pratica e fácil de ser aplicada.
OBS: Durante a realização da atividade
da ênfase dos males, e perigos do lixo radioativo.
OBS: Se forem usar sacos para realizar a atividade
coloque um aluno segurando, a boca do saco para
facilitar a coleta.
Variações: Dependendo da faixa etária
da turma você professor pode, modificar a
atividade, de muitas maneiras como, por exemplo,
nas bolas pode usar as bolas de vôlei ao
invés de basquete e outra é na atividade
se deixar a bola, quer dizer o lixo cair no chão,
deixa o que caiu e corre para pegar outro. Ou
até mesmo colocando obstáculos dificultando
o trajeto ate a caixa ou saco. Fazendo assim os
alunos terem, mas cuidado no transporte.
CONTRIBUIÇÃO: Boniek Bruno Jorge
Santiago (bk_santiago@hotmail.com)
Reflorestamento
- Recreação/ EF. Escolar- 03/06/2009
Faixa
etária:
8 anos em diante
Materiais utilizados: corpos descartáveis,
um copo cheio de caroços de milho ou feijão,
canudos e 2 mesas.
Objetivo: Atividade que aborda o tema meio ambiente,
assunto trabalhado em todas as minhas atividades
atualmente. Tem como objetivo proporcionar aos
alunos de uma maneira lúdica e divertida
a importância do reflorestamentoe os cuidados
que temos que ter com as nossas florestas. Ressaltando
também os males que o desmatamento pode
provocar as nossas gerações futuras.
Execução: primeiramente divida a
turma em 3 grupos ou mais com números iguais
de participantes, posicione os participantes em
uma da laterais da quadra, campo ou ate mesmo em
sala de aula. Dividindo a turma distribuía
os canudos para os primeiro de cada fila. Peque
os caroços de feijão ou milho e os
corpos descartáveis e coloque em cima de
uma mesa no outro lado da quadra, campo ou sala
de aula. Os feijões ou milhos estarão
espalhados por toda a mesa, em outra mesa colocarem
3 copos vazios representado as 3 equipes. Dica
pinte os copos de cores diferentes facilitando
assim a identificação de cada equipe.
Todos apostos ao sinal do professor os primeiros
de cada fila correr em direção a
mesa, chegando na mesa o aluno ira sugar o caroço
de feijão com o canudo e depois depositar
no copo indicado da sua equipe. Depois volta e
passa o canudo para o companheiro seguinte ate
fecha o ciclo. O ato de depositar o feijão
que a semente no copo vai representa o reflorestamento,
atividade simples com poucos matérias utilizados
e de fácil aplicação tanto
em sala quanto em quadra.
Obs.: Durante a realização da atividade
coloque algumas regras, como cada participante
só tem 3 tentativas para colocar o feijão
no copo por exemplo, ai volta e passa o canudo
para o companheiro seguinte.
Obs. Troque os canudos a cadê 3 participantes
ou se poder de um para cada aluno.
Variações: aumente a quantidade de
depósitos no copo de 1 para cada alunos
para 3 para cada aluno. Você também
pode mudar a forma de deslocamento dos participantes,
como por exemplo, ir ate o outro lado de um pé só,
e volta pulando com os dois vai na cacunda do outro
e volta e assim por diante.
CONTRIBUIÇÃO:Boniek Bruno Jorge Santiago(Bombom)
(bk_santiago@hotmail.com) em 14/05/2009 17:56:18
Atividades
Circenses - 12/07/2009
SUB-TEMA: Malabares
OBJETIVOS: Estimular as habilidades motoras de
manipulação.
Estimular a comunicação não-verbal.
Proporcionar um convívio em grupo de forma
lúdica e a sociabilização
dos alunos.
DURAÇÃO: 50 minutos
FAIXA ETÁRIA: a partir de 8 anos
NÚMERO DE ALUNOS: 30
Desafio das sacolas
(10 minutos): O jogo começa
com a exploração do material. É importante
ressaltar que o objetivo é não deixar
que a sacola toque o solo. Os alunos devem manusear
o objeto de diferentes maneiras: jogando por trás
das costas, por baixo do braço, jogando
e dando um giro no próprio eixo. Depois
desta fase e do reconhecimento do material, o aluno
deverá abrir a sacola sobre a cabeça,
olhando para cima, tentará com um assopro
forte mantê-la no ar. Lançar a sacola
e bater o maior número de palmas possíveis,
antes de recepcioná-la. Lançar a
sacola, bater uma palma na frente do corpo, outra
atrás do corpo, uma debaixo de uma perna
e recepcioná-la.
Material: 30 sacolas plásticas.
Malabares com
bolas (25 minutos): O professor
disponibiliza um bolinha para cada aluno, e em
círculo, devem segurar a bolinha com a mão
direita e lançar para a mão esquerda,
e depois da esquerda para a direita. Disponibilizar
uma segunda bola para cada aluno e com uma bola
em cada mão, lançar a da mão
direita para a esquerda e a da esquerda para a
direita. Se conseguirem realizar, uma terceira
bola será entregue para cada aluno e então
mostrado como realizar o malabares com 3 bolas.
Material: 90 bolas de tênis ou de borracha.
Mímico-palhaço (15 minutos): Os
aluno devem ficar em duplas, cada um irá receber
um nariz de palhaço. Quando o professor
bater uma palma deverão andar livremente
pela quadra, duas palmas achar o seu colega da
dupla e parar na frente deste. Será combinado
quem será o espelho primeiro. Ao parar na
frente do colega, realizará movimentos e
o outro deverá imitá-lo. Lembrando
que não se pode falar, pois serão
realizados apenas gestos. Após isso, muda-se
o espelho.
Material: 30 nariz de palhaço.
OBSERVAÇÃO: para quem tiver interesse,
esse livro tem bastante coisa: BORTOLETO, Marco
Antônio Coelho. Introdução à Pedagogia
das Atividades Circenses. Editora Fontoura. Jundiaí – SP,
2008.
Atividades do MALABARES COM BOLAS e MÍMICO-PALHAÇO
feitas por mim.
Qualquer dúvida
CONTRIBUIÇÃO: Ananda
Diógenes Seregati (ananda1989@hotmail.com) -
10/07/2009