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Seg, 13/7/09 10:18

BIBLIOTECA DE AULAS PRÁTICAS E PLANOS DE AULA

Alongamento com material alternativo (jornal)- Ginástica e E. F.- 16/11/2008
OBJETIVO: realizar e atividades utilizando o jornal, para que os alunos realizem um aquecimento e alongamento inconscientemente.
MATERIAIS: Folhas de Jornal, fita adesiva,
FAIXA ETÁRIA:
AULA OU CONTRIBUIÇÃO:
Atividades:
1 . Saltos sobre Jornais: colocar o jornal no chão e dar as ordens – em frente, atrás embaixo, sobre, na frente, tendo o jornal como referencial. Obs: mudar as direções. Duração: 10 minutos
2. Com canudo de jornal: aproveitando o mesmo jornal da primeira atividade, fazer um canudo de jornal, com o canudo fazer alongamentos, podemos pedir que cada um faça um movimento para que os outros repitam.
Variação equilibrar no dedo ou mão e trocar com o outro, brincar de esgrima.
Duração: 10 minutos
3. Bolas de jornal: utilizando ainda a mesma folha de jornal, se tiver condições,
fazer uma bolas e prendê-las com fita adesiva, realizar passes variados com as mãos, com os pés, embaixadas, acertar nas costas do colega (cuidado com a força).
Duração: 10 minutos.
COMENTÁRIOS: Lembrar de fazer a atividade com alguns minutos de folga para dar tempo para a manipulação dos materiais. O tempo pode ser adaptado e outras variações devem ser propostas pelo professor e alunos.
CONTRIBUIÇÃO: Consultor Prof. Fabiano, Rodrigues de Campos - (Currículo) - fabianorodriguesdecampos@hotmail.com


Salto estoura balão-lúdico - Atletismo/Recreação - 16/11/2008
OBJETIVO: estimular a superação da força - atrito, gravidade e resistência
MATERIAIS: Pode ser tanto na quadra, como campo, bolas de assoprar
DURAÇÃO: 10 minutos
FAIXA ETÁRIA: 6 aos 12 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: três fileiras uma ao lado da outra onde irá iniciar uma competição de quem estoura mais bolas de assoprar em uma distância de 5m inicialmente com mudança de acordo com o grau de facilidade que eles estiverem estourando a bola. A um lugar determinado pelo professor haverá uma linha, antes dos balões, onde o aluno deve cair ao saltar com objetivo de estourar os balões. Os balões estarão fixados ao chão por uma fita adesiva.
COMENTÁRIOS: podemos ver nessa brincadeira de forma lúdica extrair os estímulos: a velocidade, potência, coordenação, equilíbrio e a flexibilidade.
CONTRIBUIÇÃO: Rogemo gentil, 24 anos, E-mail: gentilbass@hotmail.com - salvador BA

Corrida de Batatas - E.F. Escolar - 05/03/2009
APROVEITAMENTO: Aulas diversas em vários ambientes
OBJETIVO: Interação, equilíbrio, noção espaço temporal
MATERIAIS: Batatas, som e cd com música em vários ritmos
DURAÇÃO: qualquer
FAIXA ETÁRIA: a partir de 6 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Todos os jogadores ficam aos pares na linha de partida com a sua batata preparada. O chefe do jogo apita e diz ¨Com a testa¨. Isto quer dizer que cada par começa a corrida com a batata encaixada entre as duas testas. E nesta posição devem correr em direção à chegada. Antes de alcaçar a linha de chegada, o chefe do jogo, durante a corrida, irá dizendo partes do corpo para onde os jogadores devem transferir sua batata. Pode dizer, por exemplo: com as pernas, com as costas, com o peito, com a palma da mão. Para que todos percebam que vai haver uma mudança, tocará sempre o seu apito para avisar.
Só se pode tocar a batata com as mãos quando for preciso mudá-la de lugar. Ficam eliminados os pares cuja batata caiu no chão durante a corrida na hora de mudá-la de lugar ou no percurso normal.
O par vencedor é aquele que chegar primeiro.
COMENTÁRIOS: Atividade realizada com a 2ª série, motivante e auxilia o grupo na interação e maior união entre estes. Pode ser realizada por equipe, só com 1 comando a corrida toda.
CONTRIBUIÇÃO: Escola Crescêncio Martins, 26 - clevelândia-Paraná- E-mail: cibelepicolo@hotmail.com

As lagartas - E.F. Escolar - 05/03/2009
APROVEITAMENTO: Festas, gincanas, colônia de férias
OBJETIVO: Interação e valorização do sentido ¨visão¨
MATERIAIS: Vendas para os olhos e pode ser colocada música para animar a brincadeira
DURAÇÃO: qualquer tempo conforme número de alunos
FAIXA ETÁRIA: a partir de 7 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Os jogadores dividem-se em 2 grupos e colocam-se em fila formando uma lagarta. Põe as mãos sobre os ombros do colega da frente. Todos tem os olhos vendados, menos o último de cada lagarta que conduzirá o resto do grupo, sendo o guia da equipe. O guia não pode falar, só pode indicar os movimentos aos seus companheiros apertando os seus ombros: um aperto nos 2 ombros significa que a lagarta deve andar; 2 apertos seguidos significa que é prá parar; um aperto no ombro esquerdo quer dizer que é para virar à esquerda, enquanto no ombro direito, significa virar à direita.
Cada vez que o guia passa a mensagem ao jogador que tem a sua frente, este fará o mesmo ao jogador seguinte e assim sucessivamente, até chegar ao primeiro da fila que fará o movimento ordenado.
A finalidade do jogo é alcançar a linha de chegada e recolher um presente-surpresa que está lá. A lagarta que chegar primeiro será a vencedora.
COMENTÁRIOS: Motivante e intera qualquer faixa etária. Muito legal!
CONTRIBUIÇÃO: Escola Crescêncio Martins, 26 - clevelândia-Paraná - E-mail: cibelepicolo@hotmail.com

Corrida de Patos - E.F. Escolar - 05/03/2009
APROVEITAMENTO: Gincana, colônia de férias, festas...
OBJETIVO: Interação, agilidade, coordenação, rapidez, equilíbrio e flexibilidade.
MATERIAIS: Apito e, pode ser colocada música para motivar mais.
DURAÇÃO: Indeterminada
FAIXA ETÁRIA: a partir de 6 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Todos os jogadores ficam de cócoras, na partida. Quando ouvem o sinal para iniciar a corrida, saem correndo nesta posição até o local indicado como ponto de chegada (uma parede, um banco, um cone, uma cerca, uma cadeira, etc. Ganha o primeiro que conseguir chegar.
CONTRIBUIÇÃO: Escola Crescêncio Martins, 26 - clevelândia-Paraná - E-mail: cibelepicolo@hotmail.com

Capitão do Mato - Capoeira - 05/03/2009
APROVEITAMENTO: Sim, para aquecimentos.
OBJETIVO: Trabalhar os movimentos de capoeira de forma lúdica
MATERIAIS: Quadra de esportes ou local amplo.
DURAÇÃO: 20mim.
FAIXA ETÁRIA: 6 a 14 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Os alunos ficam dispostos livres num espaço determinado, o professor escolhe um ou mais alunos dependendo do numero total, para ser o 'capitão do mato'(sujeito que capturava os escravos fugitivos). Este aluno deverá pegar os demais que devem correr para fugir, como a tradicional mãe cola porém a criança que for pega deve permanecer abaixada na esquiva de cocorinha e os demais tem a tarefa de salvar o colega executando um movimento da capoeira que o professor deve estabelecer antes(aú,meia lua, armada e varios outros). É importtante que o professor comente sobre a figura do capitão do mato e dos escravos e ainda sobre o nome dos golpes aplicados.
CONTRIBUIÇÃO: Marcos Furtado, 24, Mafra,SC Brasil

Palito na Garrafa - Recreação, E.F. escolar - 05/03/2009
OBJETIVO: Capacidade Psicomotora
MATERIAIS: Garrafas Pet (de 2 litros) e Palitos de fósforos
DURAÇÃO: indeterminado
FAIXA ETÁRIA: adaptável a todas
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Serão formadas duas, ou mais filas onde os primeiros de cada fila terão que correr, ao comando do professor, até a garrafa correspondente, de cada fila, e abrí-la e colocar dentro dela os palitos (quantidades de palitos é de acordo com o professor) e depois de fechá-la. Retornar ao final de sua fila, para que outra pessoa de sua fila saia e faça o mesmo exercício.
COMENTÁRIOS: Em todos os lugares onde aplico esta atividade, todos adoram e eu sempre tenho que realizar mais de uma vez. Façam esta brincadeira e vcs vao adorar!!!
CONTRIBUIÇÃO:Luciano G. Candêa , 22, Nilopolis, RJ - Brasil

Pulso Chinês - Recreação, E.F. escolar - 05/03/2009
APROVEITAMENTO: Gincanas, festas, passeios
OBJETIVO: Interação
MATERIAIS: nenhum
DURAÇÃO: indeterminado
FAIXA ETÁRIA: a partir de 6 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Os dois jogadores ficam um em frente ao outro, juntam as suas mãos direitas e agarram-se pelos dedos, ficando o polegar solto. Os dois dizem ao mesmo tempo 1,2,3 Já! A partir desse momento, cada um tentará prender com o seu o polegar do adversário, mas sem abrir nem soltar as mãos.
O jogador que prende o polegar do outro deve imobilizá-lo 3 segundos e contar 1,2,3. Se durante esse tempo o outro não lhe escapar, será o vencedor. Caso contrário continua o jogo.
CONTRIBUIÇÃO: Escola Crescêncio Martins, 26 - clevelândia-Paraná - E-mail: cibelepicolo@hotmail.com

Palavras no ar - Recreação, E.F. escolar - 05/03/2009
APROVEITAMENTO: Gincanas, passeios.
OBJETIVO: Interação, atenção e criatividade
MATERIAIS: nenhum
DURAÇÃO: indeterminado
FAIXA ETÁRIA: a partir de 8 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Os jogadores, um por vez, escrevem a palavra com o dedo indicador no ar. Os outros tentam descobrir que palavra é. Quando acabam de escrever, os jogadores restantes, um a um e por ordem, irão dizendo a palavra que acham que foi escrita no ar. Quando todos acabarem, o jogador que escreveu a palavra dirá qual é e quem adivinhar ganha um ponto.
Depois escreve outro jogador e recomeça o jogo.
Ganha o jogador que conseguir obter mais pontos.
CONTRIBUIÇÃO: Escola Crescêncio Martins, 26 - clevelândia-Paraná - E-mail: cibelepicolo@hotmail.com

Sílabas e palavras - Recreação, E.F. escolar - 05/03/2009
OBJETIVO: Interação e atenção
MATERIAIS: nenhum
DURAÇÃO: indeterminado
FAIXA ETÁRIA: a partir de 8 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Um jogador diz uma palavra. Os outros têm de dizer palavras que comecem com alguma das suas sílabas. O jogador diz por exemplo, tomate. Como a palavra se divide nas sílabas to-ma-te, os jogadores deverão dizer cuja sílaba inicial seja 'to', como tomada, touro...; 'ma' como mago, maçã...; e 'te' como tecido, telefone.
Ganha o último jogador a ficar.
COMENTÁRIOS: Legal para interagir com português, pode ser seguida como exemplo para atividades relacionadas com outras disciplinas, como ciências, história, geografia e matemática, onde as professores podem trabalhar junto com a professora de Educação Física, auxiliando numa melhor motivação e aprendizado nas aulas.
CONTRIBUIÇÃO: Escola Crescêncio Martins, 26 - clevelândia-Paraná - E-mail: cibelepicolo@hotmail.com


Aros no colchão de praia - Recreação, E.F. escolar, Natação - 05/03/2009
APROVEITAMENTO: Natação infantil, gincana aquática
OBJETIVO: Acertar as argolas em cima do colchão que estará na piscina. Pequenos arremessos.
MATERIAIS: Colchão de espuma de qualquer tamanho, argolas, música para animar.
DURAÇÃO: Indeterminado
FAIXA ETÁRIA: a partir de 7 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Os jogadores ficam à beira da piscina com seis argolas da cor que escolheram, Leva-se o colchão de praia ou espuma, que não afunde para o centro da piscina.
Quando se ouvir o sinal, começam todos a lançar as suas argolas em cima do colchão ou espuma. Em seguida jogam-se na piscina e cotam os aros que cada um acertou. Como as argolas de cada um são de cores diferentes, será fácil de identificá-los. Mergulham para recolher as argolas que não atingiram o colchão ou espuma. Voltam a beira da piscina e lançam novamente ao mesmo tempos as argolas que lhes faltam. E assim sucessivamente. Quando um jogador conseguir acertar todas as suas argolas, vence o jogo.
CONTRIBUIÇÃO: Escola Crescêncio Martins, 26 - clevelândia-Paraná - E-mail: cibelepicolo@hotmail.com


Pinguins na água - Recreação, Natação - 05/03/2009
APROVEITAMENTO: Natação e passeios na praia em turmas
OBJETIVO: Agilidade, coordenação, equilíbrio.
MATERIAIS: 1 bola inflável por jogador; piscina raza ou na praia
DURAÇÃO: Conforme o percurso escolhido e a quantidade de alunos
FAIXA ETÁRIA: a partir de 6 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Quandos todos disserem já!, começa a corrida, que consiste em chegar à linha de chegada andando com a bola entre os joelhos. Se algum jogador perder a bola pelo caminho, voltará à saída e começará de novo. Ganha o jogador que chegar primeiro.
CONTRIBUIÇÃO: Escola Crescêncio Martins, 26 - clevelândia-Paraná - E-mail: cibelepicolo@hotmail.com


Protetor de Vela - Recreação, Natação - 05/03/2009
OBJETIVO: proteger a vela e mantê-la acesa por mais tempo. Coordenação, agilidade, equilíbrio, atenção e interação.
MATERIAIS: Um adulto com esqueiro para acender a vela e uma vela por jogador.
DURAÇÃO: Até que sobre uma vela acesa
FAIXA ETÁRIA: a partir de 8 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Formam-se 2 equipes e sorteia-se para saber qual começará a levar as velas.
Todos os jogadores entram na água, na zona onde dá pé (conforme a piscina). Os jogadores da primeira equipe levam uma vela acesa na mão (as velas têm de ser previamente acesas por um adulto).
Quando se ouvir o sinal, os que levam as velas andam pela piscina em fila até a outra extremidade enquanto os jogadores da equipe adversária se aproximam deles para tentar apagar as suas velas, mas só com salpicos. Devem mexer-se sempre andando dentro da água, não podem nadar.
Quando alcançarem o objetivo, contas as velas acesas e salvas e é a vez da outra equipe. Ganha a equipe que conseguir levar mais velas acesas até a meta.
CONTRIBUIÇÃO: Escola Crescêncio Martins, 26 - clevelândia-Paraná - E-mail: cibelepicolo@hotmail.com


Fundamentos do Futsal - Futsal e Educação Física - 05/03/2009
APROVEITAMENTO: Poderá ser aproveitada em uma aula de educação física
OBJETIVO: aprender todos os fundamentos desta modalidade
MATERIAIS: quadra; bola; coletes; sinalizadores e apito
DURAÇÃO: 50 minutos
FAIXA ETÁRIA: 7 à 10 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO:
Aquecimento: duração de 5 minutos. com alongamentos dos membros inferiores e superiores. ativação da musculatura e aumento da temperatura corporal através de corridas leve e moderada
Parte prática: dividir o grupo em duplas. cada dupla com uma bola.
1ª parte- trocar passe entre si, um de frente pro outro com a bola no chão e sendo tocada com a parte interna do pé.
2ª parte- um atleta fica com a bola nas mãos que joga a mesma na altura do joelho para o companheiro que devolve a bola com a parte interna do pé, alternadamente.Depois,as ordens se invertem.
3ª parte- um atleta fica com a bola nas mãos que joga a mesma na altura do peito do companheiro que domina e devolve com a parte interne do pé sem deixar a bola cair no chão, alternadamente. Depois,as ordens se invertem.4ª parte- um atleta fica com a bola nas mãos que joga a mesma na altura da cabeça que devolve nas mãos do companheiro.Depois,as ordens se invertem.
OBS- cada atleta repete 10 vezes o exercício, consecutivamente.
Duração de 40 minutos.
Volta à calma: duração de 5 minutos. deitados e respirando normalmente.
CONTRIBUIÇÃO: Romero Timóteo de Souza, 27 , Caruaru, PE. Brasil - E-mail: romerotimoteo@hotmail.com


Fofoca do Povo (tipo telefone sem fio)- Recreação - 05/03/2009
OBJETIVO: recreação/percepção /improviso
MATERIAIS: não precisa
DURAÇÃO: indederminado
FAIXA ETÁRIA: 10 a adulto
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: para descontrair e mostrar que nem tudo que ouvimos é realmente verdade ou tem sempre um grau de erro uma fofoca por exemplo, faça um circulo e o professor fala uma palavra ou assunto no ouvido, para um que deve passar pra frente de um lado e do outro, exemplo: falaram ela morreu/foi o cara da esquina /ela tem uma mala/mudou /a policia vai vir e quando estas informações começarem a se encontrar indo e vindo vai dar uma confusão de palavras de assuntos.
CONTRIBUIÇÃO: carlos gomes da silva , 30, - E-mail: carlosfutebolarte@hotmail.com - barbacena, minas gerais


Ginástica Localizada Braços- 30/03/2009 14:56:34
Objetivo: Localizada visando fortalecimento muscular dos braços.
AULA OU CONTRIBUIÇÃO:

*Crucifixo Inverso com Halteres
_ Direto-3x20
_Em 2t em cima-3x15
_C/insistência-3x15

*Flexão Inversa(step)_4x20

*Remada Unilateral
_Braço direito(1kg á mais)

_Direto-3x20
_Em 2t em cima-3x10
_Em 3t em cima-3x10
_Com insistência-3x10

*Rosca tríceps(Sentadas no step)

*Afastamento Lateral

_Direto-3x20
_Em 2t em cima-3x15
_Com Insistência-3x20

*Abdominal direto com carga-4x20

*Riosca Bíceps Unilateral

_Direto-4x20
_Em 2t em cima-3x10
_Em 3t em cima-3x10
_Com insistência-2x30

**Essa aula é bem puxada, embora as alunas adorem por dar bastante ênfase no peitoral. Espero que aprovem e aproveitem na execução de sua aula!Abraços!!!

CONTRIBUIÇÃO: Marime P. de Oliveira Silva (mar_oliveira2005@hotmail.com) em



Fundamento do Bloqueio - Voleibol - 06/04/2009 23:48:40
Faixa Etária: Crianças de 12 anos em diante
Objetivo: Aprender e executar o movimento do bloqueio no vôlei; trabalhar a noção de tempo e espaço e desenvolver agilidade e raciocínio rápido.
Aquecimento: Volta ao mundo
Aquecimento voltado ao trabalho em equipe, onde também vai envolver coordenação motora agilidade e habilidade.

Execução: com dois ou mais bambolês dependendo do número de aluno, divida a turma em duas equipes com números iguais de participante, onde os mesmos formaram dois círculos, onde todos estarão de mãos dadas. Numa, em qualquer parte do circulo, colocamos um bambolê entre os braços dos participantes nas duas equipes. Ao sinal do professor o bambolê terá que passar de um participante para o outro, passando todo o corpo de maneira que não solte as mãos, contar o numero de voltas que o bambolê da nas duas equipes e quem der, mais voltas ganha a brincadeira. É uma atividade bem divertida e fácil de ser realizada ate mesmo dentro de sala (5 min.).

Atividade Principal:
1-Duas colunas uma de cada lado da quadra de vôlei em fila, ao sinal do professor vão correndo em direção à rede, o primeiro de cada fila ao mesmo tempo, próximo da linha dos 3 metros o professor gritar bem alto a posição que os alunos farão o bloqueio. Por exemplo, bloqueio ao centro bloqueia a esquerda, bloqueio a direita. Ou dependendo do nível dos alunos, ao invés de dizer bloqueio a direita, dizer posição 4, 3 e 2 para o aluno já se acostumando assim com sistema de rodízio do jogo que é em sentido horário. Que ao contrario da posição dos jogadores que é anti-horário. (10 min.).

2-Com uma bola presa a uma vara ou até mesmo na cesta de basquete numa altura em que der para salta e bloquear as bolas com a palma da mão voltada para cima. Onde será formado novamente 2 filas em cada lado da quadra. Cada fila estará numa distância de 3 metros da bola. A bola estará fazendo um movimento de pêndulo, ao sinal do professor os alunos deverão sair da posição demarcada e ao chegar próximo a bola quando a mesma estiver fazendo o movimento de retorno para lado do aluno o mesmo fará o bloqueio saltando com a palma da mão voltada para cima. Espalmando a bola e retornando para o final da fila. Além de trabalhar o bloqueio, é uma atividade ótima para melhorar a noção de tempo e espaço. (10 min.).

Volta à calma: Avaliar a aula com os alunos, perguntando o que eles acharam das atividades, tirar dúvidas e aproveitar para falar do rodízio do jogo esclarecendo para um melhor entendimento do jogo em si. (10 min.).

CONTRIBUIÇÃO: Boniek Bruno Jorge Santiago (bk_santiago@hotmail.com)


Atividades Recreativas para Tênis de Campo - 12/04/2009

ATIVIDADES: JOGOS PARA AS AULAS EM GRUPOS

* REI DA QUADRA:
DE UM LADO DA QUADRA FICARÁ O REI, DO OUTRO, FORMARÁ UMA FICA COM OS DEMAIS PARTICIPANTES. PARA TOMAR O LUGAR DO REI, TERÁ QUE VENCER 3 PONTOS (BOLAS) LANÇADAS PELO PROFESSOR QUE POSICIONARÁ NA LATERAL DA QUADRA. AS BOLAS SERÃO LANÇADAS SEMPRE PARA COMEÇAR O PONTO E SERÃO NA SEQUENCIA: FUNDO DE QUADRA, VOLEIO E SMASH. VENCENDO AS 3 CONSECUTIVAS TOMARÁ O LUGAR DO REI.
(ATIVIDADE QUE PODE SER DESENVOLVIDA DESDE INICIANTES ATÉ JOGADORES DE COMPETIÇÃO).

* BOMBEIRO
FORMAM-SE DUAS EQUIPES, COM RAQUETES ENCOSTADAS EM UMA PAREDE. EM FILA, OS PARTICIPANTES TERÃO QUE LEVAR TODAS AS RAQUETES ATÉ O OUTRO LADO DA QUADRA PASSANDO POR TODOS DA FILA, COMO UM BOMBEIRO APAGANDO O FOGO COM BALDE. SENDO QUE O PRIMEIRO DA FILA É QUEM BUSCA AS RAQUETES NO FUNDO DA PAREDE, SENDO DE UMA A UMA. QUANDO TERMINAR DE PEGAR TODAS AS RAQUETES PASSA-SE PARA O OUTRO LADO DA REDE NA MESMA ORDEM QUE ESTÁ A FILA. VENCE A EQUIPE QUE LEVAR AS RAQUETES PRIMEIRO.
(ATIVIDADE QUE PODE SER DESENVOLVIDA COMO AQUECIMENTO OU NAS ESCOLINHAS PARA CRIANÇAS).

* BANANA BOATE
UMA EQUIPE DE CADA LADO DA QUADRA, POSICIONADA NO FUNDO. O PROFESSOR LANÇA UMA BOLA E CADA TENISTA DEVERÁ DEVOLVER A MESMA NA QUADRA REALIZANDO RODÍZIO (BATE E VAI PARA O FIM DA FILA). QUEM ERRAR, SENTARÁ NO QUADRADO DE SAQUE, E DEVERÁ ESQUIVAR-SE PARA OS LADOS A FIM DE NÃO PERMITIR QUE A BOLA DO ADVERSÁRIO O ACERTE, POIS SERÁ ELIMINADO O TENISTA QUE IRIA BATER. VENCE A EQUIPE QUE ELIMINAR TODOS PRIMEIRO.
(EXCELENTE PARA CRIANÇAS E INFANTO JUVENIS, POIS PERMITE PENSAR NA TÁTICA, ESQUIVAR DA BOLA, EQUILÍBRIO, COORDENAÇÃO ÓCULO-MANUAL, E COOPERAÇÃO)

* MARADONA CONTRA O RESTO DO MUNDO
UM JOGADOR DE UM LADO (MARADONA) E DEMAIS DO OUTRO LADO (RESTO DO MUNDO). QUEM ESTÁ EM EQUIPE DEVERÁ BATER NA BOLA E SAIR FAZENDO RODÍZIO. VENCENDO A JOGADA, PONTO NO PLACAR. CONTAGEM ATÉ 10 PONTOS. O JOGO É COLETIVO, PORÉM A SOMA DE PONTOS É INDIVIDUALIZADA. AO FINAL DE 10 PONTOS, MUDA-SE O JOGADOR (MARADONA) VENCE O JOGO QUEM TIVER ALCANÇADO MAIS PONTOS.
(ANOTAR OS PONTOS INDIVIDUALMENTE - MUITO RICO - POIS TRABALHA O COLETIVO E TAMBÉM O INDIVIDUAL)

* VOLTA AO MUNDO / VOLTA AO BRASIL
UMA EQUIPE DE CADA LADO DA QUADRA, BATE UMA BOLA PARA A QUADRA ADVERSÁRIA E CORRE PARA O OUTRO LADO (VOLTA AO MUNDO). QUEM ERRA SAI. QUANDO FICAR APENAS DOIS, OS MESMOS DEVERÃO BATER E DAR UMA VOLTA NO PRÓPRIO CORPO (VOLTA AO BRASIL).

* WINNER
UM JOGADOR DE UM LADO (WINNER) POSICIONADO NA REDE, E UMA FILA DO OUTRO ( NO FUNDO DE QUADRA). PARA VENCER O WINNER, DEVERÁ DEFINIR MELHOR DE 3 PONTOS OU SE CONSEGUIR JOGAR A BOLA PARA O OUTRO LADO SEM QUE O ADVERSÁRIO A TOQUE COM A RAQUETE (WINNER). vENCIDO O WINNER, O JOGADOR QUE O FEZ CORRERÁ PARA O LADO VENCEDOR, E ENQUANTO ISTO O PROFESSOR LANÇARA UMA BOLA PARA O ALTO PARA O PRÓXIMO DA FILA QUE DEVERÁ INICIAR O JOGO DEIXANDO ESTA QUICAR UMA VEZ NO CHÃO PODENDO REALIZAR UM SMASH.
(ATIVIDADE QUE EXPLORA O JOGO DE REDE)

* O REI DO SAQUE / DEVOLUÇÃO
UM JOGADOR FICARÁ DE UM LADO DA QUADRA DEVOLVENDO SAQUE (REI), PARA OCUPAR O LUGAR DO REI, OS ALUNOS DEVERÃO VENCER 2 PONTOS CONSECUTIVOS SENDO DO LADO DIREITO E DO LADO ESQUERDO. CASO NÃO VENÇA O PRIMEIRO PONTO, JÁ SERÁ ELIMINADO.
(TREINAMENTO INDICADO A TODOS OS NÍVEIS E FAIXA ETÁRIA - IMPORTANTE PARA TRABALHAR A DEVOLUÇÃO E O SAQUE).

* SUPER HOMEM
PROFESSOR LANÇA BOLAS PARA O ALUNO QUE DEVERÁ REALIZAR VOLEIOS. AS BOLAS DEVEM SER LANÇADAS NAS EXTREMIDADES DA QUADRA PRÓXIMO A LINHA DE DUPLAS. CADA BOLA QUE O ALUNO CONSEGUIR PELO MENOS TOCAR COM A RAQUETE, SOMA-SE UM PONTO. VENCE QUEM CONSEGUIR PEGAR O MAIOR NÚMERO DE BOLAS DE VOLEIO.

* ELEVADOR OU BIG BROTHER
É UMA VARIAÇÃO DO JOGO REI DA QUADRA, PORÉM CADA VEZ QUE O JOGADOR ELIMINA UM ADVERSÁRIO, MARCA UM PONTO. OS PONTOS PERMANECEM COM ELE INDEPENDENTE SE ELE PERDER AS JOGADAS SEGUINTES OU SEJA NÃO PRECISAM SER CONSECUTIVOS. VENCE QUEM FIZER 21 PONTOS PRIMEIRO.

* GUERRA DE BOLINHAS
UMA EQUIPE DE CADA LADO DA QUADRA, COM O MESMO NUMERO DE BOLAS PARA CADA LADO. AO SINAL DO PROFESSOR OS ALUNOS DEVERÃO LANÇAR AS BOLAS DO SEU LADO PARA O OUTRO LADO DA QUADRA, SOMENTE POR CIMA DO OMBRO. AO TERMINO DO TEMPO O PROFESSOR DERÁ UM NOVO SINAL PARA ENCERRAR A ATIVIDADE. VENCE QUEM TIVER MENOS BOLA DO SEU LADO DA QUADRA.
(ÓTIMO PARA ESCOLINHAS OU ATÉ MESMO PARA INICIAR O MOVIMENTO DO SAQUE)

CONTRIBUIÇÃO: SILVIO PINHEIRO DE SOUZA - Arapongas PR - silviotenis@hotmail.com

Corrida da Reciclagem - Recreação e Escolar - 07/04/2009 16:14:24
Faixa Etária: 10 anos em diante
Materiais Utilizados: tampas de garrafa, espelhos pequenos, latas de leite, jornais velhos. Material esse que é a matéria prima para vidro, plástico, ferro e papel.
Objetivo: Explicar ao aluno a importância da preservação do meio ambiente, atividade lúdica com o intuído de mostra os diferentes tipos de matérias recicláveis existentes e aprender a preservar o meio ambiente.

Execução: São espalhados pelos quatro cantos da quadra, campo ou pátio espaço que estive disponível, 4 caixas com as cores e nomes dos matérias que deverâo ser colocados lá dentro. O papel corresponde à cor azul, os metais a cor amarela, o vidro a cor verde e o plástico a cor vermelha. Feito isso ao centro da quadra, campo e etc. são colocados numa outra caixa todos os materiais misturados que vão se depositados nos seus devidos lugares. Depois de ter organizado o local, dividimos a turma em duas equipes, com números iguais de participantes. A corrida é realizada com uma equipe de cada vez, todos em fila ao sinal do professor o primeiro da fila coloca a mão dentro da caixa, retira o material reciclável e vai em direção a um dos cantos da quadra de acordo com material retirado. Ser for retirado um jornal velho o aluno corre e deposita na caixa azul e assim por diante. Vencer que fizer a maior número de reciclagem correta em menos tempo.

Variações: para dificultar a corrida coloque somente as cores nas caixas de depósito fazendo com que o aluno, tenha que pensar antes de correr e depositar o material no lugar certo trabalhando a atenção e o raciocínio rápido.

CONTRIBUIÇÃO: Boniek Bruno Jorge Santiago (bk_santiago@hotmail.com)

Lixo Radioativo - Basquete/ EF. Escolar- 18/04/2009
Faixa Etária: 10 anos em diante
Materiais Utilizados: 10 Bolas de basquete, 4 cones e 2 sacos de lixos ou 2 caixas de papelão grandes.
Objetivo: Atividade lúdica com o intuito explicar aos alunos dos perigos do lixo radioativo, para meio ambiente e para o homem. Aprender a trabalhar em equipe, desenvolver a agilidade e habilidade motora.

Execução: Na quadra, no campo ou em um lugar bem espaçoso, as 10 bolas de basquete ou mais serão espalhas por todo o lugar. Depois de espalhar as bolas que serão na atividade o lixo radioativo, dividimos a turma em duas equipes com números iguais de participantes. E as equipes formam duas filas em duplas. Os 4 cones serão divididos 2 cones para cada equipe. As caixas ou sacos serão colocados num dos cantos da quadra, sendo um da equipe A e outro da equipe B. Depois de organizar todo espaço dará inicio a atividade que será realizada da seguinte forma. Os 2 primeiros de cada equipe, cada um com um cone, correram as atrás do lixo radioativo mas só poderão pega o lixo com os cones e os dois da mesma equipe juntos um de cada lado, dando um maior apoio e facilitando no transporte do lixo ate caixa correspondente de cada equipe. Depois de colocar o lixo na caixa ou saco volta pra fila passa os cones para os companheiros que estão na frente vão ate o fim da fila, fazendo um rodízio em que todos participem. Vencer a equipe que tiver coletado mais lixos radiativos. Atividade bem divertida pratica e fácil de ser aplicada.
OBS: Durante a realização da atividade da ênfase dos males, e perigos do lixo radioativo.
OBS: Se forem usar sacos para realizar a atividade coloque um aluno segurando, a boca do saco para facilitar a coleta.
Variações: Dependendo da faixa etária da turma você professor pode, modificar a atividade, de muitas maneiras como, por exemplo, nas bolas pode usar as bolas de vôlei ao invés de basquete e outra é na atividade se deixar a bola, quer dizer o lixo cair no chão, deixa o que caiu e corre para pegar outro. Ou até mesmo colocando obstáculos dificultando o trajeto ate a caixa ou saco. Fazendo assim os alunos terem, mas cuidado no transporte.

CONTRIBUIÇÃO: Boniek Bruno Jorge Santiago (bk_santiago@hotmail.com)


Reflorestamento - Recreação/ EF. Escolar- 03/06/2009
Faixa etária: 8 anos em diante
Materiais utilizados: corpos descartáveis, um copo cheio de caroços de milho ou feijão, canudos e 2 mesas.
Objetivo: Atividade que aborda o tema meio ambiente, assunto trabalhado em todas as minhas atividades atualmente. Tem como objetivo proporcionar aos alunos de uma maneira lúdica e divertida a importância do reflorestamentoe os cuidados que temos que ter com as nossas florestas. Ressaltando também os males que o desmatamento pode provocar as nossas gerações futuras.

Execução: primeiramente divida a turma em 3 grupos ou mais com números iguais de participantes, posicione os participantes em uma da laterais da quadra, campo ou ate mesmo em sala de aula. Dividindo a turma distribuía os canudos para os primeiro de cada fila. Peque os caroços de feijão ou milho e os corpos descartáveis e coloque em cima de uma mesa no outro lado da quadra, campo ou sala de aula. Os feijões ou milhos estarão espalhados por toda a mesa, em outra mesa colocarem 3 copos vazios representado as 3 equipes. Dica pinte os copos de cores diferentes facilitando assim a identificação de cada equipe. Todos apostos ao sinal do professor os primeiros de cada fila correr em direção a mesa, chegando na mesa o aluno ira sugar o caroço de feijão com o canudo e depois depositar no copo indicado da sua equipe. Depois volta e passa o canudo para o companheiro seguinte ate fecha o ciclo. O ato de depositar o feijão que a semente no copo vai representa o reflorestamento, atividade simples com poucos matérias utilizados e de fácil aplicação tanto em sala quanto em quadra.
Obs.: Durante a realização da atividade coloque algumas regras, como cada participante só tem 3 tentativas para colocar o feijão no copo por exemplo, ai volta e passa o canudo para o companheiro seguinte.
Obs. Troque os canudos a cadê 3 participantes ou se poder de um para cada aluno.
Variações: aumente a quantidade de depósitos no copo de 1 para cada alunos para 3 para cada aluno. Você também pode mudar a forma de deslocamento dos participantes, como por exemplo, ir ate o outro lado de um pé só, e volta pulando com os dois vai na cacunda do outro e volta e assim por diante.


CONTRIBUIÇÃO:Boniek Bruno Jorge Santiago(Bombom) (bk_santiago@hotmail.com) em 14/05/2009 17:56:18

Atividades Circenses - 12/07/2009
SUB-TEMA: Malabares
OBJETIVOS: Estimular as habilidades motoras de manipulação.
Estimular a comunicação não-verbal.
Proporcionar um convívio em grupo de forma lúdica e a sociabilização dos alunos.
DURAÇÃO: 50 minutos
FAIXA ETÁRIA: a partir de 8 anos
NÚMERO DE ALUNOS: 30

Desafio das sacolas (10 minutos): O jogo começa com a exploração do material. É importante ressaltar que o objetivo é não deixar que a sacola toque o solo. Os alunos devem manusear o objeto de diferentes maneiras: jogando por trás das costas, por baixo do braço, jogando e dando um giro no próprio eixo. Depois desta fase e do reconhecimento do material, o aluno deverá abrir a sacola sobre a cabeça, olhando para cima, tentará com um assopro forte mantê-la no ar. Lançar a sacola e bater o maior número de palmas possíveis, antes de recepcioná-la. Lançar a sacola, bater uma palma na frente do corpo, outra atrás do corpo, uma debaixo de uma perna e recepcioná-la.
Material: 30 sacolas plásticas.

Malabares com bolas (25 minutos): O professor disponibiliza um bolinha para cada aluno, e em círculo, devem segurar a bolinha com a mão direita e lançar para a mão esquerda, e depois da esquerda para a direita. Disponibilizar uma segunda bola para cada aluno e com uma bola em cada mão, lançar a da mão direita para a esquerda e a da esquerda para a direita. Se conseguirem realizar, uma terceira bola será entregue para cada aluno e então mostrado como realizar o malabares com 3 bolas.
Material: 90 bolas de tênis ou de borracha.

Mímico-palhaço (15 minutos): Os aluno devem ficar em duplas, cada um irá receber um nariz de palhaço. Quando o professor bater uma palma deverão andar livremente pela quadra, duas palmas achar o seu colega da dupla e parar na frente deste. Será combinado quem será o espelho primeiro. Ao parar na frente do colega, realizará movimentos e o outro deverá imitá-lo. Lembrando que não se pode falar, pois serão realizados apenas gestos. Após isso, muda-se o espelho.
Material: 30 nariz de palhaço.

OBSERVAÇÃO: para quem tiver interesse, esse livro tem bastante coisa: BORTOLETO, Marco Antônio Coelho. Introdução à Pedagogia das Atividades Circenses. Editora Fontoura. Jundiaí – SP, 2008.
Atividades do MALABARES COM BOLAS e MÍMICO-PALHAÇO feitas por mim.
Qualquer dúvida

CONTRIBUIÇÃO: Ananda Diógenes Seregati (ananda1989@hotmail.com) - 10/07/2009

 

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