Nado
gatinho para iniciantes- 27/10/2007
OBJETIVO: Iniciação a natação
MATERIAIS: piscina, água nível baixo e crescente
DURAÇÃO: 1:00
FAIXA ETÁRIA: até 12 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Depois de ensinar a respiração
em baixo d´gua, de ensinar a dar a pernadas, passamos para o método
gatinho, com o nível de água baixo, a criança tenta imitar
o caminhar do gatinho, colocando o braço a frente fazendo a entrada
primeiro dos dedos colocando as palmas das mãos no chão da piscina
puxando até se deslocar. Inicialmente com as pernas no mesmo movimento,
enquanto isso está aumentando o nível da áqua da piscina,
com o aumento do nível, a criança irá tentar fazer só o
movimento das mãos as pernas irão fazer os movimentos de pernadas
do nado craw, ensinado anteriormente, vai chegar um ponto em que a o nível
da água estará o suficinete para que ele não toque, com
as mãos no solo. Realizando a braçada do nado craw, depois começa-se
a corrigir o detalhes que estarão errados com a prancha ou sem ela!
COMENTÁRIOS: queria que fosse divulgada autoria, que é minha,
que eu estou no 3º semestre de Educação Física
CONTRIBUIÇÃO: Marcos
Afonso Queiroz de Moura, 25 - E-mail: xvanjo@msn.com
- Altamira/Pará/Brasil
Jogo
do pano - Recreação e E.F.- 29/10/2007
OBJETIVO: trabalhar a atenção, força, velocidade e observação.
MATERIAIS: panos, quadra, campo, pátio ou lugares pequenos
DURAÇÃO: até que todos participem
FAIXA ETÁRIA: 5 anos em diante
AULA OU CONTRIBUIÇÃO:
Desenvolvimento: traça-se duas linhas paralelas no chão de aproximadamente
cinco metros de distância. Divide-se a turma em duas equipes, posicionando
cada equipe uma ao lado da outra, atrás da linha marcada no chão.
Numera-se os alunos de modo que o número 1(um) de uma equipe fique defronte
ao número 1(um) da outra equipe e assim por diante. Faz-se um X no chão
entre as duas linhas, mais ou menos dois metros e meio de cada linha. Sobre
este X será colocado dois panos amarrados separadamente. Ao comando
do professor, que dirá um número, os alunos correspondentes deverão
se dirigir até os panos, cada representante deverá pegar um pano
e desamarrar o mais rápido possível, e levar o pano até um
ponto determinado pelo professor, quem chegar primeiro marcará um ponto
para sua equipe. Vence a equipe que marcar o maior número de pontos.
CONTRIBUIÇÃO: Claudio
de Assis, 26 - Barueri, SP, Brasil - E-mail: cl-assis@hotmail.com
Futebol
de pano - Recreação e E.F.- 28/11/2007
OBJETIVO: atenção, prontidão, agilidade, velocidade e
raciocínio rápido.
MATERIAIS: 2 bastões, um pano(tapete) e pátio ou quadra poliesportiva.
DURAÇÃO: 30 a 40 minutos
FAIXA ETÁRIA: 9 a 12 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Dividir os alunos em 2 grupos, colocando-os
sentados em fileira, na linha de fundo da quadra de voleibol(cada grupo em
uma linha);
Enumerar as fileiras, de modo que haja o mesmo número nos 2 grupos;
No meio da quadra (círculo central), ficará o pano e os 2 bastões(cabo
de vassoura);
Ao sinal do educador, este falará bem alto um número, e os alunos
correspondentes à eles deverão correr até o centro, pegando
cada um seu bastão;
Usando o bastão, deverão arrastar o pano para a linha de fundo
onde se encontra seu grupo;
Cada vez que conseguir fazer o pano chegar na sua linha de fundo, seu grupo
marcará 1 ponto.
COMENTÁRIOS: Usando em uma aula de Matemática, por exemplo, ao
invés do professor falar o número, poderá formular uma
operação matemática, de forma que o resultado seja um
dos números dados aos alunos, e o grupo ou aluno que primeiro resolver
a operação, terá maior chance de chegar no pano e bastão
primeiro, conseqÜentemente, com maior chance de fazer o ponto para seu
grupo.
APROVEITAMENTO: Interdisciplinaridade com a Matemática, por exemplo.
CONTRIBUIÇÃO: Adrianna
Baquião de Melo D'olivo - 33 - E-mail: adriannadolivo@hotmail.com -
Nova Resende/MG/Brasil
Voleibol
com bola de praia - Recreação e E.F.- 22/01/2008
OBJETIVO: reflexo, habilidade,deslocamento e superação.
MATERIAIS: bola grande de praia, rede de voleibol, apito.
DURAÇÃO: 30minutos
FAIXA ETÁRIA: terceira idade
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: (regra da quadra de voleibol)
Dividir turma em 2 equipes com 6 até 16 participantes para
cada equipe, ao apito a bola é lançada(bater com uma ou as duas
mãos abertas)a bola pode passar para a área adiversária
ou pode passar por vários da mesma equipe, um participante pode bater
duas vezes seguidas na bola se relar no corpo e depois rebater se cair no chão,
será sempre ponto do adversário.
Variações: colocar regras tipo - mandar a bola
direto tem que dar três toques, bater com mão fechada (soco) com
1 ou com as 2 mãos, dividir em vários times(time de 6) cada time
joga 3 minutos, o que perde sai. Deve ser rápido o jogo e a distribuição
na quadra dos jogador para não se perder o intusiasmo.
COMENTÁRIOS: A turma adora é bem competitivo, dá para
fazer até campeonato com premiação...
APROVEITAMENTO: adaptação com quadra e rede para voleibol adaptado.
CONTRIBUIÇÃO: Lourdes Alves Ferreira Dias - 36 - emilianópolis
- SP - E-mail: lusouza2006@hotmail.com
BROTENTAS...brotos
acima dos 'enta'(40/50/60...) - 3ª idade - 07/02/2008
OBJETIVO: aulas de dança para maturidade e terceira idade....aprender
a dançar de uma forma diferente, embaladas numa técnica e portura
da dança jazz.
MATERIAIS: sala de dança, espelho e um ótimo som.
DURAÇÃO: 50 minutos
FAIXA ETÁRIA: de 40 a 79 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: com minha experiência, dar nome aos
passos de deslocamentos para aquecimento com coisas e fatores comuns, feijão
- deslocamento ântero-posyterior em 4 tempos, saindo com o pé direito
e retornando com o Esquerdo; Arroz - 2 passos laterais a direita e retorna.
Estes dois elementos poderão entrar num ritmo de pagode(onde acentua
totalmente o quadril)ou num tango, onde a postura superior salienta e o quadril
se retrai. Todo meu plano didático se mostra bem acentuado em figuras
concretas e as alunas, na maioria de 70 anos, aprendem a associação
de passos, chegando a uma coreografia.
COMENTÁRIOS: temos lançados DVDS de minhas aulas
CONTRIBUIÇÃO: Lais Hallal - 48 - Pelotas, RS - E-mail: laishallal@hotmail.com
CAPOEIRA
COM BOLAS DE ENCHER - 23/04/2008
OBJETIVO: DIAGNOSTICAR O DESENVOLVIMENTO DA TURMA DE FORMA LÚDICA .
MATERIAIS: QUADRA, BOLA DE ENCHER (balão, bexiga).
DURAÇÃO: 50 MIN.
FAIXA ETÁRIA: LIVRE
AULA OU CONTRIBUIÇÃO:
FASE INICIAL (10MIN.) - AQUECIMENTO COM BOLAS- cada criança receberá uma
bola, que deverá ser enchida, todas as crianças deverão
imitar o prof. que dará o comando:
1º -colocar a bola no alto da cabeça;
2º- colocar a bola para os lados(dir/esq);
3º- colocar a bola entre as pernas
4º -colocar a bola para traz
5º -abrir a perna e encostar a bola no pé(esq/dir)
FASE PREPARATÓRIA-(30MIN.) AULA
1) : separados pela quadra cada criança vai jogar sua bola e bater com
uma das mãos (ex.esq.) sem deixar a bola cair(galopante), depois faz
com a outra mão.
2) Agora eles irão jogar bola para o alto e acertar a bola fazendo um
movimento de capoeira( com os pés)(ex.benção, meia lua
de frente, armada...)
3) separados em dupla um indivíduo vai jogar para o outro tentar acertar
com um golpe.
4) Cada aluno vai jogar sua bola para o alto e tentar fazer um floreio antes
que a bola caia (ex. aú)
FASE FINAL (10MIN) RODA- sairam dois alunos para jogar com uma bola no ar eles
deverão jogar mas sem deixar a bola cair( os dois podem bater a bola
para o alto).
CONTRIBUIÇÃO: GISELE CARVALHO - PROF. PATATIVA - E-mail: giselecapoeira@yahoo.com.br -
27 - TERESÓPOLIS
Queimada
sem quadra - 3/05/2008
OBJETIVO: Recreação, socialização, integração
da turma, arremesso de Handebol.
MATERIAIS: Espaço aberto, tinta guache, bola de borracha.
DURAÇÃO: 30 minutos.
FAIXA ETÁRIA: 10 a 15 anos.
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: O grupo fica à vontade pelo espaço
demarcado pelo professor, uma pessoa é escolhida como queimada, somente
ela no início da brincadeira poderá segurar a bola. Essa pessoa
deverá ter uma marca de tinta guache no rosto. Quando o jogo começar
ela deverá tentar queimar os demais participantes jogando a bola em
direção a eles que tentarão fugir da bola. Quem for queimado
deverá fazer a marca no rosto também. Somente quem tiver a marca
no rosto poderá encostar na bola. O jogo acabará quando todos
ou a maioria dos alunos tiverem sido queimados.
COMENTÁRIOS: Os alunos gostam muito dessa brincadeira. Procure sempre
fazer marcas grandes no rosto com a tinta, pois esse é o prazer adicional
da brincadeira!
APROVEITAMENTO: Inicio lançamento de Handebol
CONTRIBUIÇÃO: Paula Carvalho Silva - E-mail: paulacarvalho2@yahoo.com.br -
São Paulo - 24
Garrafinhas
- 3/05/2008
OBJETIVO: juntar o máximo de garrafas com tampa
MATERIAIS: garrafas de água de 500ml
DURAÇÃO: o tempo necessário para que se juntem as garrafas
FAIXA ETÁRIA: não tem idade
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: serão formadas duplas que estarão
uma ao lado da outra no meio da piscina, como se estivessem demarcando o meio
da piscina, de preferência formadas por um homem e uma mulher. As tampinhas
das garrafas estarão em uma metade da piscina, ou seja nas costas dos
homens, enquanto que as garrafas estão na outra metade, nas costas das
mulheres. Ao comando do professor as mulheres correm para pegar as garrafas
e têm de voltar rapidamente ao meio da piscina para encontrarem-se com
os homens que também correrão para pegar as tampinhas do outro
lado. Ao encontrarem-se devem tampar a garrafa e as mulheres levam a garrafa
já tampada para a borda e logo buscam outra sem tampa. A dupla que ao
fim da brincadeira tiver mais garrafas tampadas na borda, ganha.
COMENTÁRIOS: espero que seus alunos divirtam-se tanto quanto os meus
CONTRIBUIÇÃO: Vandressa -E-mail: vanvanmancha@hotmail.com -
recife-PE Brasil - 22
Handebol
de Estátuas- 3/05/2008
OBJETIVO: Iniciar o desenvolvimento de fundamentos técnicos através
de atividades lúdicas.
MATERIAIS: Quadra, bola e apito
DURAÇÃO: 30 minuots
FAIXA ETÁRIA: 11 a 14 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Os alunos divididos em grupos de números
iguais deverão se posicionar na quadra, e como no jogo propriamente
dito deverão se posicionar da melhor forma, depois de posicionados deverão
ficar em posição de estátua não podendo se mexer,
cada equipe deverá conduzir a bola através de passes até o
gol do adversário lembrando que não podem sair da posição
que se encontram. Vence quem fizer mais gols.
OBS: Somente os goleiros poderão se movimentar dentro da sua área.
CONTRIBUIÇÃO:Leandro Carvalho - 26 - E-mail: leosvl@hotmail.com
Aspectos
cognitivos - recreação- 3/05/2008
OBJETIVO: DESENVOLVER O COGNITIVO DA CRIANÇA ATRAVÉS DA RECREAÇÃO
MATERIAIS: VENDA PARA OS OLHOS, PAPEL E GIZ DE CERA.
DURAÇÃO: 50 MINUTOS
FAIXA ETÁRIA: 05 Á 08 ANOS
AULA OU CONTRIBUIÇÃO:
Aquecimento:
Pique-estátua: O professor escolhe um pegador. Ele ocupará o
centro da quadra. Ao apito do professor os alunos deverão correr do
pegador. Quem for pêgo deverá abaixar-se e se tornar estátua,
sendo salvo quando um colega passar por cima de sua cabeça.
Desenvolvimento:
Mímica: um dos alunos imita alguém ou alguma coisa e os outros
alunos devem tentar adivinhar o que ele está imitando.
Identificar o colega: é feito um círculo e no centro um aluno
com os olhos vendados fica parado enquanto o círculo gira e ao sinal
do professor círculo vira e pára de rodar e este aluno se dirigirá a
um colega e deverá identificá-lo apenas apalpando seu rosto.
Jogo dos três erros: todos os alunos receberão uma folha de papel
e deverão identificar os três erros no desenho.
Volta à calma:
Soco-bate: Com os alunos em círculo, eles deverão fazer os movimentos
ensinados pelo professor.
Música: Soco, soco, bate, bate. Soco, soco, soco, vira, vira. Soco bate,
APROVEITAMENTO: SIM ,PARA AULAS DE DESENVOLVIMENTO MOTOR
CONTRIBUIÇÃO: LUCAS TADEU ANDRADE - E-mail: andradelucast@yahoo.com.br -
23 - Patos de Minas. MG
Circuito
de rebatidas - educação física
escolar - 25/05/2008
OBJETIVO: desenvolvimemto de coordenação motora e controle de
bola
MATERIAIS: bolas de tênis de mesa, tênis, frescobol, peteca, raquetes
de tênis de mesa, tênis, frescobol.
DURAÇÃO: 50 min
FAIXA ETÁRIA: 10 a 12 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO:
1º parte - Distribua o material para os alunos, cada um deve ficar com
uma raquete, uma bola ou peteca. Peça para eles individualmente: Bater
na bola ou peteca para cima sem deixar cair, primeiro com a mão direita
e depois com a esquerda.
2º Parte - Individualmente os alunos deverão bater a bola ou peteca
para cima se deslocando para frente, para trás e lateralmente. Depois,
peça para os alunos formarem duplas e um vai rebater a bola ou peteca
para o outro, primeiro com a mão esquerda e depois com a direita sem
deixar a bola ou peteca cair.
3º Parte - Em duplas pedir para que os alunos troquem seus materias e
repitam o exercício.
CONTRIBUIÇÃO:Higor Redígolo dos Santos E-mail: higor_redigolo@yahoo.com.br -
São Paulo - SP - Brasil
Fuga
do Quilombo- Capoeira /educação física
escolar - 07/06/2008
OBJETIVO: Integração , sociabilização, expressão
Corporal , História do Brasil
MATERIAIS: nenhum material, quadra poliesportiva
DURAÇÃO: até o ápice
FAIXA ETÁRIA: qualquer faixa etária adaptando a atividade
APROVEITAMENTO: História do Brasil
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Os alunos deverão estar distribuídos
pela quadra de forma aleatória e deverá ser explicado que o local é o
Quilombo que acaba de ser descoberto pelos senhores de engenho.
Será escolhido um aluno que irá desenvolver o papel de Capitão
do Mato (o mesmo deverá ser explicado aos demais sobre o que fazia na época).
Ao sinal do Professor o Capitão do mato deverá perseguir os escravos
pelo local indicado e ao ser pêgo o escravo deverá assumir a posição
de agachamento (e ficar nesta posição até ser salvo por
outro escravo).
A única maneira de ser salvo é outro escravo dar a mão
(o toque é fundamental para a integração) e realizar um
movimento giratório (Armada, meia lua de frente, meia lua de compasso,
quexada, etc.) por cima do escravo que foi pêgo(que deverá estar
abaixado). O mesmo estará salvo e fugirá junto com os outros.
CONTRIBUIÇÃO: João Rodrigo 'Shina', 26 - São Paulo
SP - rodrigobioesportes@yahoo.com.br
Zip
-Zap -Wow - Recreação /educação
física escolar - 07/06/200
OBJETIVO: Treinar a atenção
MATERIAIS: apenas um adulto para acessorar
DURAÇÃO: depende
FAIXA ETÁRIA: acima de 7 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: As crianças fazem uma roda, geralmente
se joga sentado.
Zip: serão as pessoas que estiverem ao seu lado
Zap: as outras pessoas que estiverem jogando(à sua frente em diagonal,
etc.)
AULA:
Começa o jogo, a criança 1 escolhida para começar bate
as mãos apontadas para a pessoa dizendo zip ou zap, rapidamente a pessoa
ou aponta novamente para a criança 1 ou para outra dizendo sempre zip
ou zap. No caso da criança 2 devolver para a criança 1 ela deverá dizer
wow....e assim vai
COMENTÁRIOS: muito legal, Sucesso em BH!
CONTRIBUIÇÃO:Anna, 22 - Belo Horizonte/MG - absdlana@hotmail.com
Voleibol
Cego - Voleibol/Recreação
OBJETIVO: Integração, raciocíinio rápido, cooperação,
coordenação motora e espaço-temporal.
MATERIAIS: Quadra poliesportiva ou local semelhante; bola de voleibol, varal
ou corda e lençois escuros
DURAÇÃO: até 20 pontos
FAIXA ETÁRIA: qualquer faixa etária adaptando a atividade.
AULA OU CONTRIBUIÇÃO:
O primeiro passo: organizar a quadra de voleibol com o varal / corda que deverá cruzar
e dividir a quadra como a rede oficial. Logo deve-se colocar os lençois
de modo que não se enxergue o outro lado da quadra.
Segundo passo: Dividir as equipes em números iguais e dar início
ao jogo que poderá ser com as mesmas regras e toques de um jogo de voleibol
comum ou adaptando como por exemplo a bola poder quicar uma vez , dar mais
de um toque por pessoa, passar a bola com determinado toque , etc.
O jogo segue até a pontuação ser completada ou outra forma
estipulada pelo professor.
CONTRIBUIÇÃO:Joao Rodrigo 'Shina' - Sao Paulo SP - E-mail: rodrigobioesportes@bol.com.br
Dança
do Celular - Dança/Recreação
OBJETIVO: Desenvolver coordenação motora, integração,
sociabilização,
MATERIAIS: Celular dos alunos , local sem muito barulho (sala de dança)
DURAÇÃO: 45
FAIXA ETÁRIA: Qualquer faixa etária adaptando a atividade
APROVEITAMENTO: Dança escolar
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: O professor irá formar um circulo
com os alunos e como forma de alongamento e aquecimento irá desenvolver
movimentos aleatórios e esquisitos sem coordenação nenhuma.
Após isso um aluno por vez irá pegar seu celular e colocar em
um toque de sua preferencia dando continuidade a brincadeira.
A brincadeira segue até que haja interesse.
COMENTÁRIOS: O professor poderá utilizar movimentos de esportes
para cada toque. É extremamente importante um local com o máximo
de silencio para melhor desenvolvimento da atividade.
CONTRIBUIÇÃO:Joao Rodrigo 'Shina' - Sao Paulo SP - 26 - E-mail: rodrigobioesportes@bol.com.br
Pega-pega
dos quilombos - Capoeira/Natação/Recreação
OBJETIVO: Desenvolver integração, sociabilização,
coordenação espaço-temporal.
MATERIAIS: Nenhum material, quadra poliesportiva ou local semelhante.
DURAÇÃO: Até o ápice
FAIXA ETÁRIA: Qualquer faixa etária adaptando a atividade
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Os alunos deverão estar espalhados
de forma aleatória na quadra em trios, sendo que dois estarão
de frente para o outro com as mãos dadas e o terceiro estará no
meio sendo protegido. Os dois participantes que estarão com as mãos
dadas irão representar o quilombo e o terceiro quer estará no
meio será o escravo. Dentre os participantes o professor irá escolher
um para ser o capitão do mato que estará fora dos quilombos.
Ao sinal do professor os escravos deverão correr em direção
a outro quilombo e o capitão do mato deverá pegar algum escravo.
Ao ser pego o escravo passa a ser capitão do mato e o aluno que era
capitão do mato passa a ser escravo. Deverá haver a troca dos
alunos que representam o quilombo para que todos participem.
APROVEITAMENTO: Natação
COMENTÁRIOS: O professor poderá colocar mais de um capitão
do mato ou diminuir o número de quilombos.
CONTRIBUIÇÃO:Joao Rodrigo 'Shina' - Sao Paulo SP -26 - E-mail: rodrigobioesportes@bol.com.br
Guardião
da chave - Educação F. Escolar /Recreação
OBJETIVO: volta a calma, percepção e concentração
MATERIAIS: um molho de chaves
DURAÇÃO: 20 min
FAIXA ETÁRIA: 6 a 12 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: os alunos deverão estar sentados
em circulo, o professor conta uma história sobre o molho de chave, colocando
que são chaves muito importantes pois abrem um baú de tesouros,
por isso devera ter um guardião. um aluno é escolhido para ser
o guardião da chave e ficará no centro do circulo de olhos fechados
e pronto pra bater palmas.
Um outro aluno é escolhido para tentar roubar as chaves, ele deverá pegar
as chaves sem fazer barulho com as mesmas, pois se o guardião escutar
o barulho das chaves deverá bater palmas fortes para mostrar que esta
atento e outro aluno é escolhido para tentar roubar, quando um conseguir
roubar as chaves deverá sentar-se novamente no circulo e esconder as
chaves. O guardião terá duas chances para adivinhar quem roubou,
se acertar troca de lugar se errar paga um mico. E se torna guardião
quem conseguiu roubar a chave.
COMENTÁRIOS: aula interessante o alunos gostam muito pois trabalha a
imaginação.
CONTRIBUIÇÃO: Vanessa Furtado - 28 - Jaragua do Sul SC E-mail: nessa1furtado@hotmail.com
Dança
da Cadeira de Capoeira
OBJETIVO: aquecer, equilibrio, lateralidade.
MATERIAIS: cadeiras pequenas
DURAÇÃO: 30 min.
FAIXA ETÁRIA: 7
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: colocamos as cadeiras em círculo,
com o assento para o lado de dentro da roda. Para aquecer os alunos se posicionarão
em volta das cadeiras do lado de fora. o professor tocando o berimbal ou pandeiro.Começam
as atividades, primeiro andando (em coluna), batendo palmas e cantando o coro
(qualquer musica, ex: cirandas), depois sugere outros, passos laterais, (ao
sinal do professor trocar o lado), elevações de joelhos, andar
de costas, correr, pular, caminhar como sapos, etc... quando a música
parar, todos deverão sentar-se, o que sobrar sai (toca o pandeiro),
quando o próximo sair, troca de lugar com o que estava de fora.
Na segunda parte eles executaram exercícios de pernas
giratórios (golpes de capoeira), meia lua de frente, uma a uma das cadeiras
caminhando lateralmente (ao sinal do prof. troca-se de lado), depois meia lua
de compasso (vira de costas, mãso no chão e passa o pé por
cima da cadeira) Para terminar os alunos vão saindo para ver o vencedor.
CONTRIBUIÇÃO: Escola Ateneu de São Vicente. 27 anos, São
Vicente, São paulo, Brasil -E-mail: ancacapoeira@hotmail.com
O
Adivinhão - Recreação
OBJETIVO: Quebra-gelo
MATERIAIS: Local aberto
DURAÇÃO: enquanto durar a motivação
FAIXA ETÁRIA: -
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: todos em círculo, sentados ou em
pé. Escolhe-se um dos participantes para ser o advinhão, e o
restante irá cantar. O professor diz: _atenção coleguinhas
tente adivinhar , que o gato esta na sala e agora vai miar!(os alunos cantam
ciranda cirandinha). Um dos participantes que estão na sala irá miar(miau),
entra o advinhão e tenta acertar quem é o gato, não acertou
estará eliminado, caso acerte receberá uma lembrancinha e partipará novamente
da dinâmica. A pessoa que era o gato passará a ser o advinhão,
e assim por diante. Espero que tenham gostado ok!
CONTRIBUIÇÃO: Siberia Quintela Peixoto - apuiares - CE - E-mail: silvasiberia@hotmail.com
Bola
ao castelo - Handebol/Basquete
OBJETIVO: Estimular a execução do passe e noção
de posicionamento na quadra de jogo e aquecimento.
MATERIAIS: Bola de handebol, 2 cones ou 2 garrafas pet e quadra polivalente.
DURAÇÃO: 20 minutos
FAIXA ETÁRIA: 9 anos em diante
APROVEITAMENTO: sim, para o basquete com a utilização da bola
propicia.
AULA OU CONTRIBUIÇÃO:
1º ETAPA: Dividir os alunos em 2 equipes com respectivos números
de componentes.
2º ETAPA: Cada equipe terá de fazer a execução de
10 passes entre seus componentes, isso irá acontecer da quadra de defesa
até a quadra de ataque da cada equipe, onde estarão localizados
cones sobre a linha de 6 metros da marcação do handebol, 1 para
cada equipe e linha de 6m da quadra.
3 ETAPA: A equipe com a posse de bola, após a execução
dos 10 passes terá o direito de realizar 1 arremesso com direção
a esse cone localizado no chão com objetivo de derrubá-lo, já a
equipe adversária terá de interceptar esses passes para que recupere
a bola e possa atacar.
4 ETAPA: Vencerá o jogo a equipe que mais vezes derrubar seu respectivo
cone, lembrando que logo que derrubados os cones terão de ser levantados,
para que o jogo possa proseguir.
COMENTÁRIOS: Este jogo é uma otima atividade pré- desportiva
para o aquecimento e o trabalho do fundamento, passe além de estimular
a competição e o espírito de equipe entre nossos alunos.
CONTRIBUIÇÃO:Vitor cunha de Freitas - Caimiro de Abreu - RJ -
Brasil - E-mail: vitorcoinscoinz@hotmail.com
Volei
de Lençol - Voleibol/Recreação
OBJETIVO: cooperação
MATERIAIS: lençol, bola, rede, quadra ou salão
DURAÇÃO: 30 minutos
FAIXA ETÁRIA: a partir dos 7 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Divide-se a turma em duas equipes ou mais
a depender da quantidade de alunos com número igual de participantes,
sugiro no máximo 06 .Cada equipe com um lençol. Inicia-se o jogo
com o saque sendo que a bola deverá estar no lençol e o objetivo
será marcar pontos na quadra da equipe adversária. não
será permitido tocar a bola com quaisquer partes do corpo, apenas com
o lençol.
Se tiver uma turma grande poderá utilizar uma rede humana e estipular
um número de pontos para a equipe ser eliminada e outra entrar em seu
lugar.
COMENTÁRIOS: É uma atividade gostosa de realizar, os alunos se
divirtem muito, o trabalho em equipe é fundamental.
CONTRIBUIÇÃO: Ariadne - Salvador, Bahia Brasil - E-mail: moreninha_05_5@hotmail.com
Não
vale repetir - Recreação
OBJETIVO: Atenção e interação
MATERIAIS: sala ou ambiente com objetos diversos, podendo ser também
no pátio, onde podem citar árvores, passarinhos, etc.
DURAÇÃO: quanto tempo quiser
FAIXA ETÁRIA: acima de 4 anos de idade
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: A atividade inicia por um aluno do grupo,
o qual deverá falar um objeto que exista no lugar onde está sendo
realizada a brincadeira, o qual todos possam ver. O jogador seguinte escolherá outro
objeto, não podendo ser o falado pelo primeiro aluno e assim sucessivamente.
Mas tem que prestar muita atenção, pois conforme vai aumentando
o números de alunos que falam os objetos, diminuem os a serem falados
pelos demais do grupo. Se ninguém se enganar, segue-se outra rodada,
até que exista interesse do grupo. Fica a critério do professor
ou condutor da brincadeira, se os que repetirem os objetos sejam ou não
eliminados. Ganha o último que ficar. A brincadeira é motivante,
lembrando que pode ser realizada em dia de chuva na sala de aula.
COMENTÁRIOS: Realizei a brincadeira com o Jardim II, onde as crianças
tem em média 4 e 5 anos e foi muito legal, lembrando que quanto menor
a faixa etária do grupo é interessante um ambiente com bastante
variedade de objetos que chamem a atenção destas.
APROVEITAMENTO: gincanas, passeios
CONTRIBUIÇÃO:Escola Crescêncio Martins - Cibele - 26 -
Clevelândia - Paraná - E-mail: cibelepicolo@hotmail.com
Os
Chineses - Recreação
OBJETIVO: Atenção, interação e pensamento rápido
e lógico, tato.
MATERIAIS: moedas, botões, pedrinhas, grãos de feijão,
etc.
DURAÇÃO: indeterminado
FAIXA ETÁRIA: acima de 7 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Cada jogador tem cinco botões, ou
qualquer outro objeto e guarda-os no seu bolso. Quando todos disserem _JÁ!
, tiram uma mão com o punho fechado, que pode conter lá dentro
os botões que quiser, podendo até estar vazia. Um por vez, dizem
a quantia que pensam que soma todos os botões que há mas mãos.
Depois, abrem-se e verificam quem é que se aproximou mais da quantia
certa. Este jogador ganha um ponto. Decide-se que o jogo acaba e determinada
pontuação, onde quem coneguir alcançá-la antes
será o vencedor.
APROVEITAMENTO: gincanas, passeios
CONTRIBUIÇÃO:Escola Crescêncio Martins - Cibele - 26 -
Clevelândia - Paraná - E-mail: cibelepicolo@hotmail.com
Aula
para noção temporal e espacial - E.F. Escolar
OBJETIVO: Estimular a rapidez de reação, atenção,
percepção visual, audição, estruturação
espacial e temporal.
MATERIAIS: nada
DURAÇÃO: 20 mim
FAIXA ETÁRIA: 4 a 6 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Alunos em círculo com o gato no
centro. Os alunos formam um círculo, tendo ao centro um colega ou uma
colega que será o gato ou a gata. Aquele que ficar no meio do círculo
deverá fingir que está dormindo, resistindo em acordar. Os colegas
andando em circulo, tentarão acordar o gato. Para acordá-lo eles
cantam assim: _Acorda gatinho(a), gatinho(a) manhoso(a)! Quando o gatinho resolver
acordar deverá dar um grito de MIAU, tocando suas patinhas em algum
aluno, o aluno que for tocado, será o gatinho.
CONTRIBUIÇÃO: Elaine Querino - E-mail: laine_semprebela@hotmail.com 23
-Londrina - PR
Queimada
Rápida- E.F. Escolar
OBJETIVO: Desenvolver agilidade, trabalho em equipe, e noções
de divisão de sets ou games.
MATERIAIS: Bola de borracha, quadra de volei ou espaço que acomode a
turma.
DURAÇÃO: de acordo com a necessidade
FAIXA ETÁRIA: apartir de 7 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: A turma será dividida em 2 grupos,
de preferência número igual, e a quadra dividida em 2 campos.
Nesse tipo de queimada não existe a figura do 'coveiro'.
A partida será dividida em Sets ou Games, que terá o número
de pontos para ganhar o set, e quantos sets serão necessários
para ganhar o jogo definidos anteriormente pelo professor.
Para marcar um ponto o aluno deverá 'queimar' o adversário com
a bola, e quando isso ocorrer o aluno não sairá do jogo e a bola
não pára, podendo o aluno que foi 'queimado' pegar a bola e 'queimar'
seu oponente, assim o jogo fica mais dinâmico e rápido.
Podemos acrescentar outras regras, tais como, o aluno não pode andar
com a bola, a bola tem que passar pela mão de um determinado número
de alunos antes de se tentar o arremesso( o que tira um pouco de agilidade
do jogo ), determinar o tipo de arremesso, etc..
APROVEITAMENTO: Recreação
CONTRIBUIÇÃO: Aluísio Max Alves D'Elias - 28 - São
Paulo,SP,Brasil - E-mail: deliasaluisio@yahoo.com.br