Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Qua, 10/12/08 21:30

BIBLIOTECA DE AULAS PRÁTICAS E PLANOS DE AULA

'CAÇA AO TESOURO' - Recreação - 03/06/07
OBJETIVO: estimular a cooperação entre os participantes..
MATERIAIS: Campo, bolinhas (semelhantes as bolinhas de ping-pong)
DURAÇÃO:
FAIXA ETÁRIA:
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: São distribuídas as bolinhas pelo local a ser realizado a atividade, de modo que fiquem bem espalhadas, enquanto isso em um outro local os participantes agardam a liberação para a brincadeira ouvindo as regras até que todo o campo esteja preparado!!! A brincadeira funciona da seguinte maneira, será avisado que cada participante tem que juntar o máximo de bolinhas possíveis, poderão se juntar para ficarem com mais bolinhas, mas somente em trios. Ganha o trio que conseguir capturar mais bolinhas.
CONTRIBUIÇÃO: Erick Rogério - E-mail: erick.cobain@hotmail.com - SP

VARIAÇÕES CDOF: esta brincadeira pode ser feita de diversas maneiras, e vamos abrir para que os usuários dêm idéias. CONTATO

1) Ao invés de bolinhas, de maneira ecológica juntar lixos, garrafas vazias, latinhas, plásticos, com o objetivo de conscientização da higiene e limpeza contribuindo com a natureza.
2) Pode ser usado estrelinhas de cores de papel prateado brilhante.. e diferentes, para que cada uma tenha uma pontuação diferente...a atividade deve ser feita durante a noite e cada criança deve trazer uma lanterna. Essa atividade pode ser feita como parte de uma gincana em acampamento ou clube.
3) Outra idéia seria dar uma pista para dois grupos ou três (separar o grande grupo) e uma pista leva a outra pista que será levada a tantas outras pistas sucessivamente...(obs: cada grupo tem suas pistas separadas). No final todos os grupos terão que ser encaminhados a um único tesouro (que pode ser uma grande caixa com guloseimas, brinquedos ou o que desejar), todos buscarão o tesouro que no final ficará com o grupo que chegar primeiro. Mas os outros dois grupos devem ganhar lembrancinhas adicionais para não se sentirem diminuídos.
4) sua idéia... CONTATO


A Caça e o Caçador - Handebol - 04/06/07
OBJETIVO: promover deslocamento, passe e arremesso aos alunos.
MATERIAIS: quadra e bola de handebol
DURAÇÃO: 10 min
FAIXA ETÁRIA: 7 a 15
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: O professor irá determina o jogador que será a caça (o fugitivo) e os outros alunos/atletas serão os caçadores.
Os caçadores tentaram queimar a caça, trocando passes tentando acuar o fugitivo, e o mesmo terá que se deslocar fugindo do jogador com a bola.
APROVEITAMENTO: recreação
CONTRIBUIÇÃO: Lorena DiasE-mail: loreninha_dias@hotmail.com, 18 , Vitória, Estado Unidos, Brasil



Peixinho Colorido - Natação- 04/06/07
OBJETIVO: nado craw
MATERIAIS: Piscina, objetos coloridos flutuantes
DURAÇÃO: 15 min
FAIXA ETÁRIA: 6 a 10
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Primeiramente, o professor deverá espalhar os objetos flutuantes coloridos(letras, bixinhos, formas geométricas, etc) na piscina em quantidades iguais de cada cor, para cada aluno. O professor será o 'peixinho', que ficará numa extremidade da piscina. O 'peixinho' falará: Peixinho colorido! E os alunos perguntarão: Que cor? Então o professor irá dizer uma cor, cada aluno deverá buscar um objeto da cor dita, isso com a pernada do nado de craw o o nado completo, depende do nível da turma.
COMENTÁRIOS: Não fazer competição entre os alunos para ver quem traz primeiro, afinal o objetivo é o nado craw.
APROVEITAMENTO: recreação
CONTRIBUIÇÃO: Juliana Priscylla, 20 , Arcoverde - PE Brasil, E-mail: juhjuliana_@hotmail.com



Todo aluno participa - educação física - 04/06/07
OBJETIVO: trabalhar o aluno de forma lúdica e participativa na aula.
MATERIAIS: quadra, bola de futebol ou voleibol
DURAÇÃO: 40 min
FAIXA ETÁRIA: 6 a 17
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Esta aula geralmente trabalhamos com aqueles que só querem futebol, e os que querem jogar com as mãos
Faz-se duas equipes com um número razoável de alunos em cada lado, e começa-se jogando com os pés. Quando a bola ultrapassa a linha de fundo de determinada trave da quadra, recomeça o jogo com as mãos, vence quem assinalar maior número de gols.
COMENTÁRIOS: É muito divertido e você analisa todas as ações do aluno.
APROVEITAMENTO: análise de habilidades
CONTRIBUIÇÃO:herbene lima, 40 anos, E-mail: herbebelima@bol.com.br, zé doca



Pique Trave - Patinação - 04/06/2007
OBJETIVO: Aumentar a velocidade dos alunos nos patins
MATERIAIS: Quadra
DURAÇÃO: 10'
FAIXA ETÁRIA: 8 á 14
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: O pique trave existe somente um pega, quem ele pegar vira o pega e ele torna-se um fugitivo como os outros. A trave é o pique, mas com um detalhe, o aluno que tirar a mão dela, só poderá segurar na trave do outro gol da quadra. Ou seja ele vai ter que correr em alta velocidade.
COMENTÁRIOS: As crianças adoram essa atividade, para aumentar o dinâmismo dela é só acrescentar mais pegas.
APROVEITAMENTO: Patinação Artística, Educação física (sem patins ou com patins)
CONTRIBUIÇÃO:Laura Caetano Chagas, E-mail: laurinhaxe@yahoo.com.br , 22, BH, MG, Brasil



Contra o Relógio - E.F. Escolar - 04/06/2007
OBJETIVO: Habilidade motora: correr/saltar e cooperação
MATERIAIS: quadra, bolas de meia ou bolinhas de piscina / 2 cones / corda / fita ou elástico
DURAÇÃO: 15 minutos
FAIXA ETÁRIA: 7-99
AULA OU CONTRIBUIÇÃO:
Dividir os alunos em 2 equipes. As equipes deverão estar sentadas sobre as linhas laterais da quadra, uma equipe de cada lado. Esticar/prender a corda nos dois cones e colocar no meio da quadra (entre as equipes). Ao comando do profº a equipe 1 deverá correr e saltar a corda, recolher todas as bolinhas, que foram jogadas pelo profº do lado oposto, saltar novamente a corda e colocá-las na caixa. Simultaneamente o grupo 2 deverá dar uma volta correndo ao redor da quadra. Vence a equipe que primeiro concluir a tarefa. A equipe 2, que está correndo é o 'relógio'.
APROVEITAMENTO: Recreação
COMENTÁRIOS: As crianças adoram! Devemos estimular a construição de novas regras criadas por eles.
CONTRIBUIÇÃO:Prefeitura de Jundiaí, 30, E-mail: lucianasnagashima@terra.com.br, Jundiaí/SP



Música 'Tchu-Tchu á - E.F. Escolar - 04/06/2007
OBJETIVO: Música coreografada
MATERIAIS: disposição e alegria
DURAÇÃO: 3 minutos
FAIXA ETÁRIA: 4-6anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: O profº canta cada estrofe e em seguida os alunos repetem. O ritmo é fácil, é só acentuar bem o 'á', o tropical pode ser trocado por 'uma dança bem legal':

Tchu-tchu-á, tchu-tchu-á é uma dança tropical
Polegar pra frente!
Tchu-tchu-á, tchu-tchu-á é uma dança tropical
Polegar pra frente
Joelhinho dobrado
Tchu-tchu-á, tchu-tchu-á é uma dança tropical
Polegar pra frente
Joelhinho dobrado
Cotovelos pra trás
Tchu-tchu-á, tchu-tchu-á é uma dança tropical
Polegar pra frente
Joelhinho dobrado
Cotovelos pra trás
Cabeça pro lado
Tchu-tchu-á, tchu-tchu-á é uma dança tropical
Polegar pra frente
Joelhinho dobrado
Cotovelos pra trás
Cabeça pro lado
E A LíNGUA PRA FORA.
Tchu-tchu-á Tchu-tchu-á é uma dança tropical
COMENTÁRIOS: As crianças se divertem muito e pedem BIS!
APROVEITAMENTO: Recreação
CONTRIBUIÇÃO:Prefeitura de Jundiaí, 30, E-mail: lucianasnagashima@terra.com.br, Jundiaí/SP



Dona Maricota - E.F. Escolar e e 3ª Idade - 04/06/2007
OBJETIVO: Alongamento para crianças em séries iniciais
MATERIAIS: colchonetes, quadra ou sala de aula
DURAÇÃO: 7 a 10 minutos
FAIXA ETÁRIA: Livre
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Inicia-se contando uma história onde a personagem principal se chama ¨Dona Maricota¨. Nesta história são incluídos movimentos caracterizando o alongamento, lembrando que objetivamos este com crianças entre 0 e 8 anos principalmente, onde ¨brincamos de alongar¨. É importante ressaltarmos, que a criança nesta idade aprende atividades e as realiza com muito ludismo e criatividade.
COMENTÁRIOS: Pode ser trabalhado também com outras faixas etárias e 3ª Idade.
APROVEITAMENTO: Educação Infantil e 3ª Idade.
CONTRIBUIÇÃO: Cibele Luiza Picolo, E-mail: cibelepicolo@hotmail.com , 25 , Clevelândia, Paraná


Bola ao Centro - E.F. Escolar - 04/06/2007
OBJETIVO: Acertar a bola localizada no centro da quadra
MATERIAIS: 5 bolas, uma quadra ou espaço similar
DURAÇÃO: 50 minutos
FAIXA ETÁRIA: 7 a 10 anos ou mais
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Demarcar um quadrado no espaço. Formar duplas. Cada um com uma bola na mão. Colocar uma bola no centro do quadrado. As duplas deverão ficar cada uma em um lado, atrás da linha demarcada. Ao sinal do professor, os alunos deverão jogar a bola, tentando acertar a que está no centro, fazendo com que a mesma ultrapasse a linha de fundo do adversário. As bolas das duplas serão constantemente trocadas devido ao lançamento. Não poderá colocar o pé na bola. A bola do centro não poderá sair pela lateral.
COMENTÁRIOS: Muito boa essa atividade, os alunos adoram !!!
APROVEITAMENTO: resistência, lançamentos e recepção
CONTRIBUIÇÃO: Marcelo Zini, E-mail: mzini@itelefonica.com.br , 33, Campinas - SP


Jogos recreativos cooperativos - E.F. Escolar - 04/06/2007
OBJETIVO: reconheçam as vivências corporais, ampliando a percepção do corpo sensível e emotivo através do conhecimento eda vivência de jogos cooperativos
MATERIAIS: bolas de modalidades esportiva, cordas bambolês, quadra.
DURAÇÃO: 50min.
FAIXA ETÁRIA: 15-17
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: turma de 2ºano médio. divide-se a turma em dois grupos, numerando-os da direita para esquerda e da esquerda para direita, todos enfileirados de frente uns para o outro. Uma bola ao centro, ao comando do professor ao chamar um nº ou pedir o resultado de um problema, cada nº chamado, irá pegar a bola e trazer para a sua equipe. Ganhará pontuação se o aluno levar a bola sem ser tocado para a sua equipe ou tocar em quem está com a bola.
COMENTÁRIOS: preferência para o lúdico
APROVEITAMENTO: multidisciplinalidade
CONTRIBUIÇÃO:Veruschka lima , 38, E-mail: veruschka.lima@uol.com.br , fortaleza, CE ,brasil


Handsabonete - Recreação - 27/07/2007
OBJETIVO: Recreação
MATERIAIS: piso gramado, lona plástica, baldes, sabonete
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: em um piso gramado, forre com uma lona plastica pegue dois baldes com água, forme dois times, coloque o sabonete dentro do balde e comece o jogo, regra não pode andar com o sabonete tem que passá-lo para o outro amigo e acertar o balde como gol.
CONTRIBUIÇÃO: Rita Aparecida Gomes - Praia Grande - SP - E-mail: ritapgtur@gmail.com



Iniciação do futsal - 20/09/2007
OBJETIVO: passes com os dois pés.
MATERIAIS: quadra de futsal, bolas de futsal, cones
DURAÇÃO: 30 min
FAIXA ETÁRIA: 9 a 10 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Reuna a turma ao centro da quadra e explique a atividade, que será a seguinte:
dois a dois, vão chutando a bola até o outro lado da quadra, sem você mencionar o correto, depois você explica do jeito certo que se deve passar a bola, para dificultar acrescenta os cones ao meio da quadra, e um lado carrega a bola com o pé esquerdo a outra com o direito, depois revese. Faça um circulo e ponha um aluno ao centro fazendo com que os colegas passem a bola sem deixar ele pegar, depois acrescente outro aluno, e outro, mas também acrescente as bolas conforme o número de alunos. Um aluno com a bola vai tentar pegar os colegas chutando a bola mas não poderá sair de cima das linhas da quadra contornando-as, aumente o número de pegadores.
COMENTÁRIOS: é uma atividade legal diversificada e os alunos aprendem através da ludicidade sem se estressarem e o professor também.
CONTRIBUIÇÃO: Escola Luiz Gonzaga Ayroso, 33 anos - Jaragua do Sul , Santa Catarina, Brasil - E-mail: maria.futsal@gmail.com


Sandwiche - Voleibol, Handebol e Recreação - 20/09/2007
OBJETIVO: pré-desportivo, recreação
MATERIAIS: quadra, 2 bolas de volei
DURAÇÃO: 10 a 40 min.
FAIXA ETÁRIA: 5 a 80
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: aproveita-se as linhas de volei e a área de futsal para delimitar o posicionamento de cada equipe. Em cada posição dois ou mais alunos, formando linhas. As que estão no meio passam a bola para o ataque, as que estão no gol para o meio. Tudo isso sem sair das suas linhas de delimitação. Geralmente, ficam 2 no gol, 2 a 3 no meio e 2 a 3 no ataque. Os gols podem ocorrer simultraneamente. Após algum tempo trocam-se as posições.
CONTRIBUIÇÃO: Veronica M. Pigozzi, 32 anos, Gravataí- RS/ BR -E-mail: vepigozzi@gmail.com


Hidromacarronada - Hidroginástica - 20/09/2007
OBJETIVO: Desenvolver com uma maior ênfase o trabalho de força de membros superiores
MATERIAIS: halteres e macarrões
DURAÇÃO: 50 min
FAIXA ETÁRIA: 30 á 60
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: inicialmente iremos realizar um alongamento e logo após um aquecimento onde os alunos formarão um círculo de mãos dadas e em sentido horário correrão ao som do apito pelo professor e depois retornarão em sentido anti-horário. Logo após este simples aquecimento a piscina estará repleta de macarrões e assim começaremos fazer a nossa 'macarronada' rsrsrs. Nesta aula realizaremos vários movimentos de braços como flexões e extensões, aduções e abduções, além de simular como fazer uma macarronada na piscina. Na parte final os halteres serão as almôndegas cheios de exercícios localizados. Finalizamos como uma dinâmica do recolhimento dos macarrões, onde esta aula ninguém engorda!! rsrsrs.
COMENTÁRIOS: excelente aula para desenvolver valências fisicas em especial a força muscular dos membros superiores
CONTRIBUIÇÃO: wendell lisboa aguiar - 25 anos - Salvador,Bahia,Brasil - E-mail: dellisboa@bol.com.br

Alfândega - Recreação e EF. Escolar- 20/09/2007
OBJETIVO: Aumentar a observação e a atenção das crianças; Desenvolver a inteligência e a memória; Organizar idéias e pensamentos; Proporcionar horas agradáveis de recreação educativa; · Desenvolver a linguagem oral, aumentando o vocabulário e favorecendo o diálogo; Desenvolver a imaginação e a fantasia;
MATERIAIS: espaço arejado
DURAÇÃO: 15 a 20 min
FAIXA ETÁRIA: 6 aos 12 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO:
1. Alguém da turma fica do lado de fora da sala.
2. Escolha alguém que irá inventar uma regra e dizer a todos. Por exemplo: só passa! se for uma fruta de cor avermelhada.
3. Chame o colega que está fora e pergunte: _A dica é fruta: o que passa?!.
4. Ele então tem que ir chutando!. Por exemplo:
_banana! * os outros dizem: _não passa!!,
_laranja! * os outros dizem: _não passa!!,
e assim até acertar o nome de uma fruta avermelhada. Aí os outros dizem: _Passou!
5. Ele então tem que descobrir qual foi a regra inventada para _passar pela alfândega!
APROVEITAMENTO: recreação
CONTRIBUIÇÃO: Daniela Silveira Berenguel - Araçatuba - E-mail: danielaberenguel@yahoo.com.br

Brincadeira da ameba - E.F. Escolar e recreação - 20/09/2007
OBJETIVO: manipulação, agilidade e atenção
MATERIAIS: quadra
DURAÇÃO: 20 minutos
FAIXA ETÁRIA: 12 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Os alunos ficarão espalhados pela quadra e um aluno será escolhido para ficar com a bola e começar a brincadeira. Este aluno deve lançar a bola e tentar acertar os colegas. Caso ele acerte, o colega vira ameba e fica engatinhando no chão se ele tocar em outro colega ou pegar a bola ele vira homem de novo. Se o aluno que foi escolhido pelo professor não acertar ninguém quem pegar a bola fará a tentativa de acertar e assim por diante.
COMENTÁRIOS: Deve- se explicar bem as regras para que os alunos não fiquem confusos, e usar bolas de borracha para não machucá-los
CONTRIBUIÇÃO: Daniele - SP - E-mail: danielexavier_@hotmail.com

Jogo do passe - Basquete e Handebol- 20/09/2007
OBJETIVO: - Vivenciar o fundamento do passe e a integração entre meninos e meninas
MATERIAIS: bola de basquete
DURAÇÃO: 40 minutos
FAIXA ETÁRIA: acima dos 12 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Vivenciar o fundamento do passe por meio do jogo recreativo:
- Dividir a turma em quatro equipes, ficarão duas equipes em cada lado da quadra. O objetivo do jogo é fazer a cesta porém o jogador que estiver com a posse de bola não poderá driblar, ele terá que parar no local que pegou a bola e deverá realizar o passe para o seu colega que estiver melhor posicionado para fazer a cesta. A bola só poderá ser tomada no momento do passe ou no rebote, isso fará com que os passes aconteçam com maior facilidade. Ganha a equipe que realizar o maior número de pontos.
Variações do jogo:
- limitar o número de passes. Por exemplo: após 10 passes o arremesso para cesta deverá ser feito.
- somente as meninas arremessam para cesta
- cesta realizada por meninos valem 2 pontos e por meninas valem 5.
CONTRIBUIÇÃO: Higor Redígolo dos Santos - SP 26 anos - E-mail: higor_redigolo@yahoo.com.br

Basquetebol - Drible - 20/09/2007
OBJETIVO: Trabalhar empunhadura e manejo de bola e drible
MATERIAIS: bolas de basquete
DURAÇÃO: 40 minutos
FAIXA ETÁRIA: 13 à 16
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Ensinando como segurar e dominar a bola com firmeza / Empunhadura
Passar a bola em volta do corpo
Passar a bola entre as pernas com uma das mãos na frente e a outra atrás. Alterná-las sem deixar a bola cair.
Parado no lugar e com os pés paralelos, jogar a bola entre as pernas com uma das mãos, de trás para frente do corpo, e segurando com as duas mãos deixando-a quicar apenas uma vez no chão.
Trabalhar a posição do drible simples - dividir a turma em colunas, dois alunos ficam como marcadores enquanto o primeiro da coluna vai até o meio da quadra driblando com marcação e depois continua sem a marcação e faz o arremesso.
CONTRIBUIÇÃO: Higor Redígolo dos Santos - SP 26 anos - E-mail: higor_redigolo@yahoo.com.br


Ginástica com Balões - Ginástica Laboral - 20/09/2007
OBJETIVO: executar alongamentos com auxílio de material alternativo
MATERIAIS: balões de aniversário
DURAÇÃO: 15min
FAIXA ETÁRIA: todas
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: - Inicialmente peça que os alunos encham os balões em um tamanho médio.
- Em pé, braços alongados acima da cabeça, peça que eles pressionem o balão com a palma das mãos (10s)
- Inclinando o tronco para o lado direito e depois para o esquerdo, pressionar o balão agora com as pontas dos dedos (10s cada lado)
- Em pé, coluna reta, braços alongados atrás, continuar pressionando o balão com a ponta dos dedos (10s)
- Apenas segurando o balão atrás, descer o tronco a frente com a coluna reta e mantendo as pernas alongadas (10s)
- Pernas afastadas, colocar o balão no chão e pressioná-lo com as duas mãos (10s)
- Segurar o balão com a mão direita e segurá-lo no pé direito,depois o contrário (10s)
- Em pé, segurar o balão, entre a coxa e a panturrilha, com a perna dobrada atrás (10s)
- Em pé, passando o balão por baixo das pernas, elevando-as flexiondas a frente (10s)
- Em pé segurar o balão na altura dos joelhos, e realizar o exercício de fortalecimento das panturrilhas (subindo meia -ponta)
- Relaxamento
CONTRIBUIÇÃO: Solange Nogueira 22, são luís - E-mail: solangenogueira85@yahoo.com.br


Siga o mestre - Recreação- 20/09/2007
OBJETIVO: o trabalho em silêncio, e o trabalho em grupo.
MATERIAIS:
FAIXA ETÁRIA: todas
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: - peça para que um participante sai da sala, os que ficarem peça que fiquem de pé em forma de um círculo, diga aos que ficaram para decidir entre eles um mestre, esse mestre tem que fazer movimentos e os de mais repetirem, (todos tem que ficar em silêncio) o educador vai buscar o outro participante e explicar a ele que ele tem que adivinhar quem é o mestre que está dando os comandos a pessoa tem duas tentativas para a divinhar e mestre. Se acertar, o grupo decide que mico e o mestre vai pagar. Se não acertar quem paga o mico é quem estava tentando adivinhar que era o mestre.
CONTRIBUIÇÃO: Cintia Diles Abreu , Olinda PE- E-mail: cintiadiles@yahoo.com.br


Pique Palmas (adaptação para deficientes visuais)- E.F. Escolar - 30/09/2007
OBJETIVO: Inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de Educação Física.
MATERIAIS: Campo de futebol, quadra ou pátio....
DURAÇÃO: 25 minutos
FAIXA ETÁRIA: ensino fundamental
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Primeiramente, deve-se delimitar a área onde será realizada a atividade, em seguida é importante percorrer esse local delimitado com o aluno deficiente visual (DV), para que esse faça o reconhecimento.
A atividade em si, é o pique-pega tradicional, com algumas adaptações para alunos com deficiência visual.
1- Quando o pegador for um DV todos os outros alunos deverão correr batendo palmas, para auxiliar na localização dos mesmos.
2- Quando o pegador for um dos outros alunos que não possui deficiência visual, o mesmo deverá correr com uma bola de guisos, facilitando sua localização pelo colega com deficiência visual, auxiliando assim seu deslocamento.

CONTRIBUIÇÃO: Bruna Vieira Braga, 23 - Vitória, Espírito Santo, Brasil - E-mail: bruanbrag@yahoo.com.br

Salvo do campo minado- Recreação- 30/09/2007
OBJETIVO: Desenvolver equilibrio, concentração, atenção e socialização.
MATERIAIS: arcos, barbante, bexigas, bastões (no lugar de bastões pode ser utilizadas bolas de vôlei)
DURAÇÃO: 15 minutos
FAIXA ETÁRIA: 8 a 12 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO:
Parte Prática:
Primeiramente distribuir para cada aluno um arco, um barbante com aproximadamente 30 cm e uma bexiga, em seguida pedir que eles comecem enchendo a bexiga e amarrem o barbante na bexiga e no arco depois que todos fizerem esse procedimento, eles irão colocar os arcos espalhados pela quadra.
Na segunda parte os alunos formarão três colunas (número de colunas fica a critério do professor). Os primeiros alunos de cada coluna ficarão segurando um bastão (como variante uma bola de vôlei no dorso da mão), eles deverão equilibrar o bastão na palma da mão andando em linha reta a uma distância de 4 metros equilibrando o bastão na vertical, se o bastão cair o aluno deverá estourar uma bexiga e ficar no centro do arco esperando ser salvo pelo aluno que conseguir percorrer a distância sem derrubar o bastão. Os alunos voltarão para as colunas e continuarão fazendo até estourar todas as bexigas. O professor ainda deverá pedir que cada aluno recolha do chão um pedaço de bexiga e coloque-o no lixo, assim incentivando a limpeza.
CONTRIBUIÇÃO: CONCEIÇÃO COELHO - 32, Fortaleza, CE, Brasil- E-mail: ceicinhacoelho@bol.com.br

Brincadeira do Elástico - Recreação e E.F. Escolar - 30/09/2007
OBJETIVO: O esforço que vão fazer
MATERIAIS: elástico de 2m
DURAÇÃO: o tempo que quizer
FAIXA ETÁRIA: 5 a ...
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: A brincadeira do elástico é muito fácil, dá pra brincar no mínimo três pessoas e no máximo nove pessoas. Você coloca ao elástico entre dois participantes (|=======|) e pedi pra eles darem uma distância de 1 m mais ou menos um do outro ai o terceiro participante começa pelo joelho e vai até o céu em etapas. Se errar a sequência perde o outro vai.
CONTRIBUIÇÃO: Ariene Timbó Mesquita - Fortaleza,Ceara e Brasil- E-mail: ariene_timbo@hotmail.com

Obs: Aula aberta para sugestões da sequência não especificada acima - contato

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|