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Qua, 10/12/08 21:27

BIBLIOTECA DE AULAS PRÁTICAS E PLANOS DE AULA

Pré-atletismo - 24/01/06
Objetivo: Fazer com que o aluno tenha noção básica sobre atletismo (corrida)
Duração: mínimo de 15 min
Material: bola, arco, quadra
Faixa Etária: 8 anos
Aproveitamento: Recreação

Divida as crianças em duas equipes de mesmo número e peça para elas formarem duas filas, lado a lado no fundo da quadra.
*ao sinal do professor, a primeira de cada coluna corre com a bola na mão até o meio da quadra, onde encontrará um arco no chão, e coloca a bola dentro do círculo;
*esse mesmo aluno corre até o outro lado da quadra, bate a mão na linha de fundo e volta correndo até o meio. No arco, pega a bola.
*para terminar o percurso, andar de costas até a fila novamente e entregar a bola para o próximo da fileira, que iniciará um percurso semelhante.
*ganha a equipe que terminar primeiro.
COMENTÁRIOS: podem ser aplicadas variações de todos os jeitos.

Escola Adventista, 33
s01@hotmail.com
RJ

Ginástica para camareiras - GL - 24/01/06
Objetivo: Despertar as camareiras e colaboradores de Hotéis para a jornada de trabalho
Duração: 15 min
Material: Bolinhas plásticas, espaço físico...
Faixa Etária: livre
Aproveitamento: Recreação

Iniciamos nossas aulas com uma boa espreguiçada, para deixar toda a preguiça de lado e iniciarmos o dia com mais disposição... Realizar exercícios de alongamento para região do pescoço, coluna, membros superiores e inferiores.
Sempre inicie a aula com exercícios que irão de cima para baixo ou de baixo para cima... devemos sempre seguir a seguência de movimentos corporais. Nunca realizar um exercício para membros inferiores e na sequência um para pescoço... deixa a aula menos lúdica. Devemos colocar músicas que façam os alunos cantarem e se distrairem, afinal o objetivo além de trabalhar o alongamento e a postura devemos trabalhar o relacionamento interpessoal... Sempre de forma lúdica e séria. Termine a aula com uma boa espreguiçada e uma boa frase para o início do dia...
Obrigada.
COMENTÁRIOS: Entrem em contato: (48) 3234 8823//9147 8841

Marina Marton Dantas, 25
s01@hotmail.com
Florianópolis

Futebol de 3 Campos - recreação - 12/02/06
Objetivo: Fazer com que todos os alunos joguem o futebol, inclusive as meninas.
Duração: O tempo que for necessário
Material: Uma bola de futebol (ou qualquer outra que tiver disponível) e uma quadra ou ginásio (se também não houver, pode ser em um espaço aberto).
Faixa Etária: 07 a 14 anos
Aproveitamento: Futebol

Forma-se duas equipes de números iguais de jogadores e divide-se a quadra em 3 partes (A, B e C). Cada parte terá que ter o mesmo número de jogadores. Ao sinal, começa-se o jogo sendo que o aluno que está no campo A não pode ir para o campo B ou C e assim vale para os jogadores que estão nos outros campos. O aluno só pode jogar se a bola for para o campo dele. Passado alguns minutos o professor pode trocar os alunos de campo para que não haja desvantagens com relação aos jogadores dos campos externos.

COMENTÁRIOS: É um bom jogo, pois todos os alunos jogam independente se sabem ou não jogar....

Georgea, 28
gwdunesc@gmail.com
Criciúma, Santa Catarina

Iniciantes- Natação - 25/06/06
Objetivo: fazer adapatação para o inicio das atividades de natação
Duração: 45'
Material: espaguete, pranchas e brinquedos coloridos
Faixa Etária: 02 a 12 anos

O aquecimento sempre é feito com algumas brincadeiras educativas para os nados(mergulhos) pic-pega.
conteúdo da aula(iniciação): geralmente coloco no macarrão se a criança tiver muito medo, mas a maoiria gosta de ficar com pranchas...aí fazemos pequenos deslocamentos para que eu possa observar em que nível aquela criança se encontra aí eu procuro a melhor estratégia para começar ..
COMENTÁRIOS: obrigado um baraço a toda equipe

TOP SPORT, 31
anapaulafoester30@hotmail.com
Ananindeua

Brincando com números -recreação- 25/06/06
Objetivo: aprender matemática brincando
Duração: 15min
Material: dois cones
Faixa Etária: 11 anos

Os alunos devem estar divididos em dois grandes grupos, um de cada lado da quadra, o professor estará no meio da quadra e os alunos deverão ficar atrás da linha de fundo do volei. Os cones estarão no meio da quadra um ao lado do outro. O professor fará uma conta em voz alta e ao sinal dele um aluno de cada grupo poderá correr até o cone de seu grupo, quem chegar primeiro responde. Cada resposta acerta um ponto.


Leandro Eelvas Pinheiro, 24
leandroelvas@hotmail.com
Amazonas

O apontador é meu - recreação- 28/07/06
Objetivo: É para desenvolver a atenção, pois o aluno tem que ficar atento na palma!!
Duração: curta
Material: apontador mesa e cadeiras
Faixa Etária: -
Bom!! Esta brincadeira precisa de duas pessoas! Uma mesa pequena e duas cadeiras. Os alunos sentam-se um de frente para o outro! Quando o professor bater palma eles têm que tentar pegar o apontador!! O professor poderá enganar não batendo a palma, EX: foi, quem pegar o apontador ganha, quando for dito qualquer coisa, a não palma sai da brincadeira!

Cris, 10
tinab@brturbo.com.br
florianópolis

A brincadeira do animal(quebra-gelo)- recreação- 11/08/06
Objetivo: "Quebra-gelo"
Duração: curta
Material: apontador mesa e cadeiras
Faz-se um círculo, o coordenador da brincadeira fala que vai dizer um animal para cada participante, mas ele fala para cada integrante o nome do mesmo animal e começa a contar uma história. Cada pessoa do círculo é orientada a não soltar a pessoa de jeito nenhum. Quando o coordenador falar o nome do animal a pessoa que é o animal tenta se jogar no chão é nessa hora que o coordenador grita o nome do animal que todo mundo é, e todo mundo cai no chão.


Eliana Fiuza Ferreira
eliana_fiuza@yahoo.com.br
mauá , SP

Tipos de passes - Basquete - 16/08/06
Objetivo: ensinar o aluno todos os tipos de passes
Duração: +ou- 30min
Material: bola de basquete e quadra
Faixa etária: 10 a 15 anos
Aquecimento +ou- 5 a 10 min parte suprior e parte inferior.
Parte principal-colocar de dois em dois um de frente com o outro, cada dois com uma bola, Passe Picado com ambas as mãos é um passe usado para distâncias curtas e bem rápido, segurar a bola com ambas as mãos à altura do torax, com afastamento antero-posterior das pernas. A bola é empulsionada para frente por meio da extensão dos braços, os cotovelos não devem exagerar na abertura e ao final do movimento deve haver uma rotação das mãos para fora a fim de assegurar a tragetório da bola. As pernas devem estar semi-flexionadas e uma pequena inclinação do tronco para frente. Para quem vai passar a bola dar uma passada à frente para por maior força à bola. A bola deve ser lançada no solo antes de chegar no companheiro.

Passe frontal é uzado o mesmo procedimento só que a bola não pode tocar no chão e o lançamento deve à altura do tórax.
Ps:esses dois passes, também, podem ser feitos usando-se apenas uma das mãos, seja esquerda ou direita.

COMENTÁRIOS: faltou espaço para colocar passe com as mãos acima da cabeça.


Walter Roberto, 39
beto20_01@hotmail.com
sertãozinho-SP- Brasil

Não as drogas - Dança - 14/12/06
Objetivo: combater o uso de drogas entre adolescentes
Duração: 3h/a - 4 semanas
Material: salão de dança, elementos figurativos.
Faixa etária: 12 à 20 anos

Esta aula tem como objetivo aproximar os adolescente e jovens na dança....Por que o hip hop?
Este estilo de dança é o mais procurando pelos jovens de baixa renda ou de estilo alternativo...sendo considerado de liberdade de expressão.
as aulas serão em 12h. sendo 3h/a em 4 semanas.....onde serão tratados temas relativos a droga, sobre dopping, mals causados, mostrando também a história do hip hop, ensinando passos da dança, finalizando com um festival do qual possam estar participando e mostrando seu talendo, influenciando o adolescente que na vida tudo é questão de escolha, oportunidade todos tem, basta saber escolher.
COMENTÁRIOS: tantas opções para tornar o mundo melhor, basta alguem iniciar.


Apoliana, 19
poli_mva@hotmail.com
Santa Catarina

Volta da marcação - Futsal- 14/12/06
Objetivo: Desenvolver a volta da marcação
Duração: 50 min
Material: cones, bolas, quadra
Faixa etária: 12 e acima

Aquecimento: demarcar dois gols de dois metros de largura, com os cones, na linha de fundo, um em cada lateral, nas duas meias-quadras. Divide-se em duas equipes, que terão que fazer gols, sendo que só será permitido um toque na bola. Ao longo da atividade, pode-se colocar mais bolas em jogo.

Atividade 1: Utilizando a meia quadra, dois defensores e dois atacantes. Os dois atacantes saem da meia quadra em direção ao gol. Os defensores tentarão roubar a bola. Caso isso aconteça, os atacantes deverão retornar até a meia quadra antes que os defensores alcancem a mesma com a bola. Posteriormente, aumenta-se para 3 contra 3, 4 x 4.
Atividade 2: No jogo, 5 x 5, a bola só pode ser roubada na meia quadra defensiva. Para isso, quando a equipe perder a bola no campo de ataque, é necessário que todos voltem com rapidez ao seu campo defensivo. Caso alguém não volte e seu companheiro recupere a bola, cobra uma falta no local onde a bola foi roubada.
Volta a calma: corrida leve de 3'
Discussão sobre a as atividades com os alunos.


Guilherme Lauschner, 19
poli_mva@hotmail.com
Marechal Candido Rondon, Paraná

PING FUT- Futebol - 02/01/07
Objetivo: APERFEIÇOAR PASSE E RECEPÇÃO
Duração: INDETERMINADO
Material: BANCO SUECO CONES E BOLAS
Faixa etária: 10 ANOS ACIMA
Dividir a turma em duplas, distribuir inicialmente da seguinte forma:
01 dupla de um lado do banco sueco e outra dupla do outro lado do banco. O objetivo é tocar com um dos pés a bola fazendo com que ela ultrapasse a linha do banco alcançando a quadra adversária. A outra dupla na posição de expectativa recepciona a bola com um dos pés, porém é preciso que a bola dê um quique na quadra antes de transpassa-la novamente para o outro lado, então a outra dupla aguarda também com que a bola quique e então devolve a bola para o outro lado novamente e assim sucessivamente. Ganha a equipe que conseguir dificultar a recepção da bola forçando a equipe adversária a cometer erros.
Depois dos alunos já estarem familiarizados com o jogo o professor pode colocar obstáculos para dinamizar o jogo e forçar os alunos a terem uma maior coordenação dos passes e recepções com a bola. Para isso poderá ser colocados cones sobre o banco para aumentar a dificuldade obrigando o aluno a passar a bola sem que a mesma os toque, se isso acontecer e o cone cair a equipe passa a vez para outra equipe.


Adrenalina, 37
edusoaress@uol.com.br
SP

Pedra, Papel e Tesoura - estilo James Bond- 02/01/07
Essa brincadeira é feita com duas pessoas. É como um pedra, papel e tesoura, mas se usa armas...Na imaginação! Claro!!!
Muito simples:
- mãos para cima, em forma de pistola = carregar pistola
- 'se abraçar' = escudo
- apontar arma para o outro com a arma carregada = atirar
Pontos:
- atirar ganha de carregar
- defender ganha de atirar

OBS: se você carrega sua arma 10 vezes, sem atirar nesse período e sem ser morto (não precisa ser 10 vezes seguidas) você faz uma 'Bazooka' e quando atirar irá matar a pessoa, mesmo se ela defender. Antes de decidir seu movimento, dê duas palmas rápidas, para dar tempo de pensar qual será seu movimento. Os movimentos devem ser simultâneos!!


Vinícius
flautinha_ibc@hotmail.com
Belo Horizonte/ MG

Jiu-Jitsu as cegas - 12/03/07
Objetivo: Trabalhar finalizações do jiu -jitsu
Duração: 60 minutos
Material: Tatame, kimono e vendas para os ollhos.
Faixa etária: 12 em diante
Aproveitamento: Judô

Aquecimento: Alunos em colunas executam movimentos de braços, pernas, tronco, quadris... alternando braços, palmas acima da cabeça, palmas a frente do tronco, girando os braços nos dois sentidos, deslocamentos laterais, elevação dos joelhos com corridas, elevação dos calcanhares.

ALONGAMENTO: Flexão cervical, ombros, flexão e estensão dorsal, pernas 'posterior e anterior', abdução.

PARTE TÉCNICA:Alunos em duplas, um de cada dupla com vendas nos olhos realizam repetições de finalizações:
-Chave de braço,
-Estrangulamento com kimono,
-Estrangulamento com uso das pernas

LUTA PROPIAMENTE: O professor instrui as duplas que realizem luta, sendo que um deles está com tapa olhos / o outro tem que ajudar seu adversário a realisar os movimentos da competição! Depois trocam-se as vendas e repete-se a luta com os mesmos adversários.

VOLTA A CALMA: Alongamento de pernas, braços, tronco, quadris, pescoço.

COMENTÁRIOS: Aula planejada para quem tem certo conhecimento técnico de jiu- jitsu e/ou judô.

UIRÁ STAHLER DAL JOVEM, 27
uirajj@hotmail.com.br
POA, RS

Step passo básico- compartilhando e aprendendo - 12/03/07
Objetivo: oferecer atividades físicas de modo a propiciar mais qualidade de vida aos praticantes
Duração: 20 minutos
Material: steps, 24m quadrados +/- muito bem ventilado e iluminado.
Faixa etária: 20-60 anos
Iniciamos com os alunos centralizados frente ao step subindo e descendo alternando os pés, partindo do princípio que o exercício vai sempre do mais simples para o mais difícil, passamos para o exercício seguinte. Aluno frente ao step porém, mais para a direita retorna subindo no centro do step elevando inicialmente o pé direito e descendo c/o pé direito, primeiramente na frente esquerda do step; este exercício vai da direita para a esquerda e retorna da esquerda para a direita fazendo o exato movimento inverso (São três passos no solo em cada lateral frontal, sendo que o último serve apenas para impulsionar a subida e dois passos sobre o step).
COMENTÁRIOS: Utilizo outros passos, mas meu objetivo principal ao preencher esta aula é aprender e não ensinar. Já que sei bem pouquinho.

Fernanda Pacheco , 32
uirajj@hotmail.com.br
Caxias do Sul-RS

Hidro com espaguete e relaxamento- 12/03/07
Objetivo: Utilizar o espaguete
Duração: 45'
Material: ESPAGUETE
Faixa etária: geral
HIDRO COM ESPAGUETE/RELAXAMENTO
Aquecimento:
realizar um aquecimento articular, movimentando suavemente as articulações em diversos planos.
Realizar alguns saltitos, chutes para frente, para trás e para os lados, balanceios, e alguns movimentos básicos de mmss; como adução/abdução de braços.

PRINCIPAL: (espaguete)
Coordenar todos os movimentos abaixo citados, de braços com os movimentos de pernas:
Braços: (segura o espaquete com as duas mãos na largura dos ombros)
*Movimentar para cima e para baixo, afundando junto ao corpo (movimento parecido com o da remada alta) sempre dentro da Água, nunca saindo da Água.
* Empurrar o espaguete para frente e puxá-lo para perto do corpo (dentro da água);
Pernas:
*marcha
*flexionar os joelhos alternadamente (como se fosse realizar em pé uma flexão de joelhos, levando o calcanhar em direção aos glúteos)
*elevar os joelhos a frente, deixando-os na linha do quadril.
*esquiador (como se fosse movimento de tesoura, usado nas aulas com mini-trampolim)

OUTROS EXERCICIOS COM ESPAGUETE (complementam a aula):
-> Segurar o espaguete no meio:
*chutes frontais e afundar o espaguete junto ao corpo;
-> Segurar com as mãos as pontas do espaguete (formando um arco):
*abduçao/adução de braços e pernas (polichinelo)
*esquiador
*elevar os joelhos e tocar as pontas do espaguete por baixo
-> Segurar o espaguete pelas pontas, mas por trás do corpo:
* flexionar os joelhos levando os calcanhares em direção aos gluteos e tocar (com a mão oposta da perna) o espaguete no calcanhar.
Relaxamento:
*Pedalar sentado no espaguete
*deitar a cabeça no espaguete e flutuar na piscina
Parte final:
*Alongamentos para os grupos trabalhados em aula.

JOSELAINE BERTOTTO , 24
josi.b@bol.com.br
Esteio, RS, Brasil

Pique-bola - 25/03/07
Objetivo: Capturar a bola da equipe adversária
MATERIAIS: 2 bolas, coletes, quadra ou quaquer outro espaço maior
DURAÇÃO: 40 min
FAIXA ETÁRIA: 9 - 15 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Divide-se a quadra em duas partes com uma área em cada linha de fundo (pode aproveitar as linhas do handebol). Divide-se também a turma em duas equipes. Coloca-se uma bola dentro de cada área que só poderá ser invadida pela equipe adversária. Cada equipe tentará da melhor forma possível, atravessar o campo adversário sem ser tocado. Se conseguir entrar ná área sem ser tocado, pode aguardar o melhor momento para retornar ao seu campo e marcar pontos para sua equipe.
COMENTÁRIOS: Com o tempo, as equipes criam táticas de defesa e ataque e meios para distrair a outra equipe. É impolgante!

João Fabrício Somariva , 27
joaobasquete@yahoo.com.br
Cocal do Sul, SC, Brasil

Brincadeiras para patinação artística - 25/03/07
OBJETIVO: Desenvolver o equilíbrio
MATERIAIS: Cones
DURAÇÃO: 10'
FAIXA ETÁRIA: 7 a 13 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Estafeta de patins

A turma se dividirá em duas equipes. Os cones serão colocados enfileirados na frente da fila(seis cones).Os alunos deverão passar pelos cones, voltar e bater na mão do colega para ele ir. Ganha a fila em que todos fizerem a atividade.
Ao passar pelo cone, o professor pode pedir para fazer com a perna esquerda estendida a frente, depois a direita; fazendo agachadinho ou sem olhar para o chão (o professor fica na frente dos cones e mostra números para os alunos repetí-los em voz alta).
COMENTÁRIOS: Esse brincadeira do professor mostrar números com os dedos e pedir para os alunos falarem os números é importante para principalmente a criança que é condicionada a patinar olhando para o chão.


Laura Caetano Chagas , 21
josi.b@bol.com.br
Bh, Mg, Brasil

Ataque no Voleibol - bola suspensa - 25/03/07
OBJETIVO: Aprendizado e aprerfeiçoamento do ataque
MATERIAIS: Cordas, uma bola velha e locais para fixá-la
DURAÇÃO: 10 min
FAIXA ETÁRIA: 10 e 13 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Após fixar a bola suspensa com uma corda, à altura desejada. Os alunos em fila deverão executar a corrida de aproximação, as passadas mais longas e saltar com o objetivo de golpear a bola que estará suspensa a uma altura onde os mesmos deverão atacá-la.
COMENTÁRIOS: Essa aula também pode ser introduzida em circuitos de voleibol


Ivo Gomes , 35
josi.b@bol.com.br
Jucurutu-RN-Brasil

Super Local - Ginástica Localizada- 09/05/07
OBJETIVO: Aumento da Força muscular
MATERIAIS: colchonete, halter, caneleira, bastão
DURAÇÃO: 60 minutos
FAIXA ETÁRIA: até 49 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO:
Aquecimento (4 minutos):
Alongamento seguido de passos básicos de aeróbica para aumentar a frequência cardíaca e aquecer as articulações.

Alongamento:
1. Pernas afastadas elevar os braços inspirando pelo nariz, retornar expirando pela boca. Elevar o braço direito flexionando o tronco para a esquerda, mantendo a mesma respiração. Repetir para o outro lado.
2. Unir os braços acima da cabeça e elevar a ponta dos dedos alternadamente, unir novamente e inclinar o tronco para trás.
3. Entrelaçar os dedos e empurrar para frente arredondando as costas, retomar a postura e repetir o movimento entrelaçando agora os dedos atrás da lombar e estendendo os braços com uma leve elevação.
4. Ainda com as pernas afastadas flexionar os joelhos alternadamente sem tirar os pés do chão, manter a flexão do lado direito, girar todo o corpo para o lado direito mantendo a flexão do joelho direito e a perna esquerda estendida, estender a perna direita e se necessário flexionar o joelho esquerdo para manter a posição. Repetir toda a seqüência para o outro lado.
5. Juntar os pés mantendo as pernas estendidas e segurando na parte de trás da perna, dobrar os joelhos e subir lentamente.
6. De pé, flexionar um dos joelhos e segurar a ponta dos pés, retornar colocando apenas o calcanhar no chão e segurar a ponta dos pés numa dorsiflexão. Repetir para o outro lado.

Aeróbica (8 minutos): Marcha, corrida no lugar, elevação dos joelhos alternando, chute para frente alternando, chute para as laterais, saltitar e sem parar começar a afastar as duas pernas onde o movimento deve passar para um toque sem tirar os pés do lugar e movimentando o tronco de um lado para o outro, coordenar esse movimento dos membros inferiores agora com o movimento dos braços, empurrar de um lado para o outro com apenas um dos braços, abdução horizontal do ombro com cotovelo fletido tbm alternando, empurrar com os dois braços, flexão dos cotovelos, por último diminuir o ritmo com a circundunção dos ombros para frente e para trás.

Localizada (~= 41 minutos): (Passar a seqüência aos alunos antes da execução devido a alternância de velocidade dos movimentos, manter os joelhos semiflexionados e a respiração controlada, inspirando na fase inicial ou de
descanso e expirando na fase de esforço do movimento)

1. Agachamento paralelo ou fechado, com as caneleiras na cintura, começar descendo em 2 tempos e subir também em 2 tempos, executar 10 repetições, passar sem intervalo para insistência de 2 tempos e retorno, mais 10 repetições, executar mais 10 repetições num tempo para descer e para subir, e finalizar com insistência de 10 tempos mais isometria de 10 tempos. Totalizando 50 tempos do mesmo movimento.
2. Desenvolvimento com peso, 20 repetições, Rosca Bíceps mais 20 repetições alternadas e 20 repetições simultâneas.
3. Segurar o Bastão nos ombros e executar a flexão lateral do tronco. 50
repetições.
4. Repetir a Seqüência 3 vezes.
5. À Fundo, com caneleiras nas pernas (direita): 10 repetições em 4 tempos (estende a perna para trás, flexiona o joelho, estende novamente e retorna).
10 repetições em 2 tempos, levar a perna para trás flexionando o joelho e estender a perna retornando à posição inicial. 10 repetições num tempo só, manter a perna estendida para trás e apenas flexionar e estender o joelho. E finalizar com insistência de 10 tempos.
6. Elevação lateral, 20 repetições, na última contagem permanecer com os braços elevados e com palma das mãos para cima e realizar a flexão dos cotovelos, mais 20 repetições.
7. Bastão em uma das mãos com o braço estendido na lateral, e realizar a flexão lateral do tronco em direção ao bastão elevando também o braço oposto.25 repetições para direita.
8. Repetir a seqüência e agora utilizar o lado esquerdo no primeiro e último exercício.
9. Decúbito lateral: os dois joelhos flexionados em forma de L, então o joelho superior deve ficar cruzado em direção ao solo com o tornozelo elevado sobre a outra perna, dessa forma realizar a extensão do joelho em 20
repetições. Na última repetição em que o joelho retornar ao solo, realizar a abdução do quadril levando o calcanhar para trás e para o chão e elevando o joelho repetir este movimento por mais 20 repetições.
10. Estender as duas pernas e apoiar o braço que está embaixo com a palma da mão à frente do corpo e no solo, enquanto o braço acima estará com a mão na nuca, realizar então a flexão lateral do tronco simultaneamente com a flexão do quadril e joelho, aproximando cotovelo e joelho. 20 repetições.
11. Quatro apoios: Elevação da perna estendida, 20 repetições, na última repetição manter a perna elevada e apenas flexionar o joelho, 20 repetições, na última repetição começar a elevar essa perna com o joelho flexionado, 20 repetições. No término dessa repetição compensar levando o quadril para trás e os braços estendidos à frente.
12. Repetir esta seqüência para o outro lado.
13. Abdominais, com caneleiras nos braços e/ou nas pernas: com as mãos na nuca e a cabeça no solo, elevar os dois joelhos em direção ao abdômen e retornar sem encostar os pés no chão, 20 repetições. Colocar os pés no solo
e flexionar o tronco elevando os ombros, 20 repetições. Cruzar a perna direita e flexionar o tronco de forma que o cotovelo direito suba na direção do joelho direito, 20 repetições. Começar novamente terminando a seqüência com a perna esquerda cruzada.

Alongamento ou volta à calma (7 minutos):
Estender todo o corpo, manter uma respiração suave, então abraçar os dois joelhos mantendo a lombar próxima ao solo, estender uma das pernas, repetir com a outra perna, afastar os braços com as mãos no solo e levar as duas
pernas para a direita olhando par ao lado esquerdo, repetir para o outro lado, apoiar nos joelhos e transferir o peso do corpo para frente para se sentar, alongar os ombros levando o braço direito estendido par ao lado esquerdo e segurar com o braço esquerdo, alterne, entrelace os dedos empurre para frente, termine segurando a cabeça na lateral dos dois lados e depois fazendo um giro também repetindo para os dois lados.

P.s.: Fico feliz de poder compartilhar esta minha dica com colegas de profissão, boa sorte e fiquem com Deus!
:: Comentários: esta aula é para alunos avançados mas para iniciantes pode ser utilizada sem sobrecarga.

Liliane de Almeida, 27 anos
liliane_almeida@hotmail.com
Santos, São Paulo, Brasil

Caçada original - Educação Física- 21/05/07
OBJETIVO: Atenção, interação e rapidez.
MATERIAIS: Pátio, quadra, chácara...
DURAÇÃO: 30 a 45 minutos
FAIXA ETÁRIA: livre
APROVEITAMENTO: gincana, recreação
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Um grupo dividido em várias equipes com um líder a ser escolhido. Cada líder receberá uma lista de materiais que deverão ser procurados no local a ser escolhidos pela organização. Em um tempo determinado, que poderá variar, as equipes deverão encontrá-los, onde cada ítem terá uma pontuação.
Vencerá a equipe que encontrar mais ítens da sua lista.
Todas as listas serãoiguais. Por exemplo, poderão contar na lista, sempre de acordo com a faixa etária escolhida: moedas de 5 valores diferentes, 1 jornal com data antiga, 1 batom, retrato de um presidente do país, 1 abridor de garrafas. Outra sugestão de lista é: 1 par de luvas, 10 bolinhas de gude, 1 colar de fantasia, 1 saca-rolha, 1 lata velha, 5 penas de galinha, 1 postal da cidade.
Junte a criançada e boa sorte!!
COMENTÁRIOS: Conforme a faixa etária cuidado com os materiais para que sejam adequados à estas.

Cibele Luiza Picolo, 25 anos
E-mail: cibelepicolo@hotmail.com
Clevelândia - Paraná - Brasil

Fui à Feira-Educação Física- 21/05/07
OBJETIVO: memória e atenção
MATERIAIS: qualquer local
DURAÇÃO: 10 minutos
FAIXA ETÁRIA: acima de 8 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Cada pessoa receberá um número. O animador começa: _Fui à feira e comprei 3 dúzias de bananas (ou qualquer coisa). A pessoa que tem o número 3 deverá retrucar sem hesitação _3 dúzias de bananas não, 8 rosas. O número 8 repetirá a sequência com o número 3 e assim por diante. Quem se distrair e quebrar a sequência, saí do jogo.

Cibele Luiza Picolo, 25 anos
E-mail: cibelepicolo@hotmail.com
Clevelândia - Paraná - Brasil

 

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