BIBLIOTECA DE AULAS
PRÁTICAS E PLANOS DE AULA
Pré-atletismo
- 24/01/06
Objetivo: Fazer com que o aluno tenha noção
básica sobre atletismo (corrida)
Duração: mínimo de 15 min
Material: bola, arco, quadra
Faixa Etária: 8 anos
Aproveitamento: Recreação
Divida as crianças em duas equipes de mesmo
número e peça para elas formarem duas
filas, lado a lado no fundo da quadra.
*ao sinal do professor, a primeira de cada coluna
corre com a bola na mão até o meio
da quadra, onde encontrará um arco no chão,
e coloca a bola dentro do círculo;
*esse mesmo aluno corre até o outro lado da
quadra, bate a mão na linha de fundo e volta
correndo até o meio. No arco, pega a bola.
*para terminar o percurso, andar de costas até a
fila novamente e entregar a bola para o próximo
da fileira, que iniciará um percurso semelhante.
*ganha a equipe que terminar primeiro.
COMENTÁRIOS: podem ser aplicadas variações
de todos os jeitos.
Escola Adventista, 33
s01@hotmail.com
RJ
Ginástica
para camareiras - GL - 24/01/06
Objetivo: Despertar as camareiras e colaboradores
de Hotéis para a jornada de trabalho
Duração: 15 min
Material: Bolinhas plásticas, espaço
físico...
Faixa Etária: livre
Aproveitamento: Recreação
Iniciamos nossas aulas com uma boa espreguiçada,
para deixar toda a preguiça de lado e iniciarmos
o dia com mais disposição... Realizar
exercícios de alongamento para região
do pescoço, coluna, membros superiores e inferiores.
Sempre inicie a aula com exercícios que irão
de cima para baixo ou de baixo para cima... devemos
sempre seguir a seguência de movimentos corporais.
Nunca realizar um exercício para membros inferiores
e na sequência um para pescoço... deixa
a aula menos lúdica. Devemos colocar músicas
que façam os alunos cantarem e se distrairem,
afinal o objetivo além de trabalhar o alongamento
e a postura devemos trabalhar o relacionamento interpessoal...
Sempre de forma lúdica e séria. Termine
a aula com uma boa espreguiçada e uma boa
frase para o início do dia...
Obrigada.
COMENTÁRIOS: Entrem em contato: (48) 3234
8823//9147 8841
Marina Marton Dantas, 25
s01@hotmail.com
Florianópolis
Futebol
de 3 Campos - recreação -
12/02/06
Objetivo: Fazer com que todos os alunos joguem o
futebol, inclusive as meninas.
Duração: O tempo que for necessário
Material: Uma bola de futebol (ou qualquer outra
que tiver disponível) e uma quadra ou ginásio
(se também não houver, pode ser em
um espaço aberto).
Faixa Etária: 07 a 14 anos
Aproveitamento: Futebol
Forma-se duas equipes de números iguais de
jogadores e divide-se a quadra em 3 partes (A, B
e C). Cada parte terá que ter o mesmo número
de jogadores. Ao sinal, começa-se o jogo sendo
que o aluno que está no campo A não
pode ir para o campo B ou C e assim vale para os
jogadores que estão nos outros campos. O aluno
só pode jogar se a bola for para o campo dele.
Passado alguns minutos o professor pode trocar os
alunos de campo para que não haja desvantagens
com relação aos jogadores dos campos
externos.
COMENTÁRIOS: É um bom jogo, pois todos
os alunos jogam independente se sabem ou não
jogar....
Georgea, 28
gwdunesc@gmail.com
Criciúma, Santa Catarina
Iniciantes-
Natação - 25/06/06
Objetivo: fazer adapatação para o inicio
das atividades de natação
Duração: 45'
Material: espaguete, pranchas e brinquedos coloridos
Faixa Etária: 02 a 12 anos
O aquecimento sempre é feito com algumas
brincadeiras educativas para os nados(mergulhos)
pic-pega.
conteúdo da aula(iniciação):
geralmente coloco no macarrão se a criança
tiver muito medo, mas a maoiria gosta de ficar com
pranchas...aí fazemos pequenos deslocamentos
para que eu possa observar em que nível aquela
criança se encontra aí eu procuro a
melhor estratégia para começar ..
COMENTÁRIOS: obrigado um baraço a toda
equipe
TOP SPORT, 31
anapaulafoester30@hotmail.com
Ananindeua
Brincando
com números -recreação-
25/06/06
Objetivo: aprender matemática brincando
Duração: 15min
Material: dois cones
Faixa Etária: 11 anos
Os alunos devem estar divididos em dois grandes
grupos, um de cada lado da quadra, o professor estará no
meio da quadra e os alunos deverão ficar atrás
da linha de fundo do volei. Os cones estarão
no meio da quadra um ao lado do outro. O professor
fará uma conta em voz alta e ao sinal dele
um aluno de cada grupo poderá correr até o
cone de seu grupo, quem chegar primeiro responde.
Cada resposta acerta um ponto.
Leandro Eelvas Pinheiro, 24
leandroelvas@hotmail.com
Amazonas
O
apontador é meu - recreação-
28/07/06
Objetivo: É para desenvolver a atenção,
pois o aluno tem que ficar atento na palma!!
Duração: curta
Material: apontador mesa e cadeiras
Faixa Etária: -
Bom!! Esta brincadeira precisa de duas pessoas! Uma mesa pequena e duas cadeiras.
Os alunos sentam-se um de frente para o outro! Quando o professor bater palma
eles têm que tentar pegar o apontador!! O professor poderá enganar
não batendo a palma, EX: foi, quem pegar o apontador ganha, quando for
dito qualquer coisa, a não palma sai da brincadeira!
Cris, 10
tinab@brturbo.com.br
florianópolis
A
brincadeira do animal(quebra-gelo)- recreação-
11/08/06
Objetivo: "Quebra-gelo"
Duração: curta
Material: apontador mesa e cadeiras
Faz-se um círculo, o coordenador da brincadeira fala que vai dizer um
animal para cada participante, mas ele fala para cada integrante o nome do
mesmo animal e começa a contar uma história. Cada pessoa do círculo é orientada
a não soltar a pessoa de jeito nenhum. Quando o coordenador falar o
nome do animal a pessoa que é o animal tenta se jogar no chão é nessa
hora que o coordenador grita o nome do animal que todo mundo é, e todo
mundo cai no chão.
Eliana Fiuza Ferreira
eliana_fiuza@yahoo.com.br
mauá , SP
Tipos
de passes - Basquete - 16/08/06
Objetivo: ensinar o aluno todos os tipos de passes
Duração: +ou- 30min
Material: bola de basquete e quadra
Faixa etária: 10 a 15 anos
Aquecimento +ou- 5 a 10 min parte suprior e parte inferior.
Parte principal-colocar de dois em dois um de frente com o outro, cada dois
com uma bola, Passe Picado com ambas as mãos é um passe usado
para distâncias curtas e bem rápido, segurar a bola com ambas
as mãos à altura do torax, com afastamento antero-posterior das
pernas. A bola é empulsionada para frente por meio da extensão
dos braços, os cotovelos não devem exagerar na abertura e ao
final do movimento deve haver uma rotação das mãos para
fora a fim de assegurar a tragetório da bola. As pernas devem estar
semi-flexionadas e uma pequena inclinação do tronco para frente.
Para quem vai passar a bola dar uma passada à frente para por maior
força à bola. A bola deve ser lançada no solo antes de
chegar no companheiro.
Passe frontal é uzado o mesmo procedimento
só que a bola não pode tocar no chão
e o lançamento deve à altura do tórax.
Ps:esses dois passes, também, podem ser feitos usando-se apenas uma
das mãos, seja esquerda ou direita.
COMENTÁRIOS: faltou espaço para colocar
passe com as mãos acima da cabeça.
Walter Roberto, 39
beto20_01@hotmail.com
sertãozinho-SP- Brasil
Não
as drogas - Dança - 14/12/06
Objetivo: combater o uso de drogas entre adolescentes
Duração: 3h/a - 4 semanas
Material: salão de dança, elementos
figurativos.
Faixa etária: 12 à 20 anos
Esta aula tem como objetivo aproximar os adolescente
e jovens na dança....Por que o hip hop?
Este estilo de dança é o mais procurando
pelos jovens de baixa renda ou de estilo alternativo...sendo
considerado de liberdade de expressão.
as aulas serão em 12h. sendo 3h/a em 4 semanas.....onde
serão tratados temas relativos a droga, sobre
dopping, mals causados, mostrando também a
história do hip hop, ensinando passos da dança,
finalizando com um festival do qual possam estar
participando e mostrando seu talendo, influenciando
o adolescente que na vida tudo é questão
de escolha, oportunidade todos tem, basta saber escolher.
COMENTÁRIOS: tantas opções para
tornar o mundo melhor, basta alguem iniciar.
Apoliana, 19
poli_mva@hotmail.com
Santa Catarina
Volta
da marcação - Futsal- 14/12/06
Objetivo: Desenvolver a volta da marcação
Duração: 50 min
Material: cones, bolas, quadra
Faixa etária: 12 e acima
Aquecimento: demarcar dois gols de dois metros
de largura, com os cones, na linha de fundo, um em
cada lateral, nas duas meias-quadras. Divide-se em
duas equipes, que terão que fazer gols, sendo
que só será permitido um toque na bola.
Ao longo da atividade, pode-se colocar mais bolas
em jogo.
Atividade 1: Utilizando a meia quadra, dois defensores
e dois atacantes. Os dois atacantes saem da meia
quadra em direção ao gol. Os defensores
tentarão roubar a bola. Caso isso aconteça,
os atacantes deverão retornar até a
meia quadra antes que os defensores alcancem a mesma
com a bola. Posteriormente, aumenta-se para 3 contra
3, 4 x 4.
Atividade 2: No jogo, 5 x 5, a bola só pode
ser roubada na meia quadra defensiva. Para isso,
quando a equipe perder a bola no campo de ataque, é necessário
que todos voltem com rapidez ao seu campo defensivo.
Caso alguém não volte e seu companheiro
recupere a bola, cobra uma falta no local onde a
bola foi roubada.
Volta a calma: corrida leve de 3'
Discussão sobre a as atividades com os alunos.
Guilherme Lauschner, 19
poli_mva@hotmail.com
Marechal Candido Rondon, Paraná
PING
FUT- Futebol - 02/01/07
Objetivo: APERFEIÇOAR PASSE E RECEPÇÃO
Duração: INDETERMINADO
Material: BANCO SUECO CONES E BOLAS
Faixa etária: 10 ANOS ACIMA
Dividir a turma em duplas, distribuir inicialmente da seguinte forma:
01 dupla de um lado do banco sueco e outra dupla do outro lado do banco. O
objetivo é tocar com um dos pés a bola fazendo com que ela ultrapasse
a linha do banco alcançando a quadra adversária. A outra dupla
na posição de expectativa recepciona a bola com um dos pés,
porém é preciso que a bola dê um quique na quadra antes
de transpassa-la novamente para o outro lado, então a outra dupla aguarda
também com que a bola quique e então devolve a bola para o outro
lado novamente e assim sucessivamente. Ganha a equipe que conseguir dificultar
a recepção da bola forçando a equipe adversária
a cometer erros.
Depois dos alunos já estarem familiarizados com o jogo o professor pode
colocar obstáculos para dinamizar o jogo e forçar os alunos a
terem uma maior coordenação dos passes e recepções
com a bola. Para isso poderá ser colocados cones sobre o banco para
aumentar a dificuldade obrigando o aluno a passar a bola sem que a mesma os
toque, se isso acontecer e o cone cair a equipe passa a vez para outra equipe.
Adrenalina, 37
edusoaress@uol.com.br
SP
Pedra,
Papel e Tesoura - estilo James Bond- 02/01/07
Essa brincadeira é feita com duas pessoas. É como
um pedra, papel e tesoura, mas se usa armas...Na
imaginação! Claro!!!
Muito simples:
- mãos para cima, em forma de pistola = carregar
pistola
- 'se abraçar' = escudo
- apontar arma para o outro com a arma carregada
= atirar
Pontos:
- atirar ganha de carregar
- defender ganha de atirar
OBS: se você carrega sua arma 10 vezes, sem
atirar nesse período e sem ser morto (não
precisa ser 10 vezes seguidas) você faz uma
'Bazooka' e quando atirar irá matar a pessoa,
mesmo se ela defender. Antes de decidir seu movimento,
dê duas palmas rápidas, para dar tempo
de pensar qual será seu movimento. Os movimentos
devem ser simultâneos!!
Vinícius
flautinha_ibc@hotmail.com
Belo Horizonte/ MG
Jiu-Jitsu
as cegas - 12/03/07
Objetivo: Trabalhar finalizações do
jiu -jitsu
Duração: 60 minutos
Material: Tatame, kimono e vendas para os ollhos.
Faixa etária: 12 em diante
Aproveitamento: Judô
Aquecimento: Alunos em colunas executam movimentos
de braços, pernas, tronco, quadris... alternando
braços, palmas acima da cabeça, palmas
a frente do tronco, girando os braços nos
dois sentidos, deslocamentos laterais, elevação
dos joelhos com corridas, elevação
dos calcanhares.
ALONGAMENTO: Flexão cervical, ombros, flexão
e estensão dorsal, pernas 'posterior e anterior',
abdução.
PARTE TÉCNICA:Alunos em duplas, um de cada
dupla com vendas nos olhos realizam repetições
de finalizações:
-Chave de braço,
-Estrangulamento com kimono,
-Estrangulamento com uso das pernas
LUTA PROPIAMENTE: O professor instrui as duplas
que realizem luta, sendo que um deles está com
tapa olhos / o outro tem que ajudar seu adversário
a realisar os movimentos da competição!
Depois trocam-se as vendas e repete-se a luta com
os mesmos adversários.
VOLTA A CALMA: Alongamento de pernas, braços,
tronco, quadris, pescoço.
COMENTÁRIOS: Aula planejada para quem tem
certo conhecimento técnico de jiu- jitsu e/ou
judô.
UIRÁ STAHLER DAL JOVEM, 27
uirajj@hotmail.com.br
POA, RS
Step
passo básico- compartilhando e aprendendo
- 12/03/07
Objetivo: oferecer atividades físicas de modo
a propiciar mais qualidade de vida aos praticantes
Duração: 20 minutos
Material: steps, 24m quadrados +/- muito bem ventilado
e iluminado.
Faixa etária: 20-60 anos
Iniciamos com os alunos centralizados frente ao step subindo e descendo alternando
os pés, partindo do princípio que o exercício vai sempre
do mais simples para o mais difícil, passamos para o exercício
seguinte. Aluno frente ao step porém, mais para a direita retorna subindo
no centro do step elevando inicialmente o pé direito e descendo c/o
pé direito, primeiramente na frente esquerda do step; este exercício
vai da direita para a esquerda e retorna da esquerda para a direita fazendo
o exato movimento inverso (São três passos no solo em cada lateral
frontal, sendo que o último serve apenas para impulsionar a subida e
dois passos sobre o step).
COMENTÁRIOS: Utilizo outros passos, mas meu objetivo principal ao preencher
esta aula é aprender e não ensinar. Já que sei bem pouquinho.
Fernanda Pacheco , 32
uirajj@hotmail.com.br
Caxias do Sul-RS
Hidro
com espaguete e relaxamento- 12/03/07
Objetivo: Utilizar o espaguete
Duração: 45'
Material: ESPAGUETE
Faixa etária: geral
HIDRO COM ESPAGUETE/RELAXAMENTO
Aquecimento:
realizar um aquecimento articular, movimentando suavemente
as articulações em diversos planos.
Realizar alguns saltitos, chutes para frente, para
trás e para os lados, balanceios, e alguns
movimentos básicos de mmss; como adução/abdução
de braços.
PRINCIPAL: (espaguete)
Coordenar todos os movimentos abaixo citados, de
braços com os movimentos de pernas:
Braços: (segura o espaquete com as duas mãos
na largura dos ombros)
*Movimentar para cima e para baixo, afundando junto
ao corpo (movimento parecido com o da remada alta)
sempre dentro da Água, nunca saindo da Água.
* Empurrar o espaguete para frente e puxá-lo
para perto do corpo (dentro da água);
Pernas:
*marcha
*flexionar os joelhos alternadamente (como se fosse
realizar em pé uma flexão de joelhos,
levando o calcanhar em direção aos
glúteos)
*elevar os joelhos a frente, deixando-os na linha
do quadril.
*esquiador (como se fosse movimento de tesoura, usado
nas aulas com mini-trampolim)
OUTROS EXERCICIOS COM ESPAGUETE (complementam a
aula):
-> Segurar o espaguete no meio:
*chutes frontais e afundar o espaguete junto ao corpo;
-> Segurar com as mãos as pontas do espaguete
(formando um arco):
*abduçao/adução de braços
e pernas (polichinelo)
*esquiador
*elevar os joelhos e tocar as pontas do espaguete
por baixo
-> Segurar o espaguete pelas pontas, mas por trás
do corpo:
* flexionar os joelhos levando os calcanhares em
direção aos gluteos e tocar (com a
mão oposta da perna) o espaguete no calcanhar.
Relaxamento:
*Pedalar sentado no espaguete
*deitar a cabeça no espaguete e flutuar na
piscina
Parte final:
*Alongamentos para os grupos trabalhados em aula.
JOSELAINE BERTOTTO , 24
josi.b@bol.com.br
Esteio, RS, Brasil
Pique-bola
- 25/03/07
Objetivo: Capturar a bola da equipe adversária
MATERIAIS: 2 bolas, coletes, quadra ou quaquer outro
espaço maior
DURAÇÃO: 40 min
FAIXA ETÁRIA: 9 - 15 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Divide-se a quadra
em duas partes com uma área em cada linha
de fundo (pode aproveitar as linhas do handebol).
Divide-se também a turma em duas equipes.
Coloca-se uma bola dentro de cada área que
só poderá ser invadida pela equipe
adversária. Cada equipe tentará da
melhor forma possível, atravessar o campo
adversário sem ser tocado. Se conseguir entrar
ná área sem ser tocado, pode aguardar
o melhor momento para retornar ao seu campo e marcar
pontos para sua equipe.
COMENTÁRIOS: Com o tempo, as equipes criam
táticas de defesa e ataque e meios para distrair
a outra equipe. É impolgante!
João Fabrício Somariva , 27
joaobasquete@yahoo.com.br
Cocal do Sul, SC, Brasil
Brincadeiras
para patinação artística
- 25/03/07
OBJETIVO: Desenvolver o equilíbrio
MATERIAIS: Cones
DURAÇÃO: 10'
FAIXA ETÁRIA: 7 a 13 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Estafeta de patins
A turma se dividirá em duas equipes. Os cones
serão colocados enfileirados na frente da
fila(seis cones).Os alunos deverão passar
pelos cones, voltar e bater na mão do colega
para ele ir. Ganha a fila em que todos fizerem a
atividade.
Ao passar pelo cone, o professor pode pedir para
fazer com a perna esquerda estendida a frente, depois
a direita; fazendo agachadinho ou sem olhar para
o chão (o professor fica na frente dos cones
e mostra números para os alunos repetí-los
em voz alta).
COMENTÁRIOS: Esse brincadeira do professor
mostrar números com os dedos e pedir para
os alunos falarem os números é importante
para principalmente a criança que é condicionada
a patinar olhando para o chão.
Laura Caetano Chagas , 21
josi.b@bol.com.br
Bh, Mg, Brasil
Ataque
no Voleibol - bola suspensa - 25/03/07
OBJETIVO: Aprendizado e aprerfeiçoamento do
ataque
MATERIAIS: Cordas, uma bola velha e locais para fixá-la
DURAÇÃO: 10 min
FAIXA ETÁRIA: 10 e 13 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Após fixar
a bola suspensa com uma corda, à altura desejada.
Os alunos em fila deverão executar a corrida
de aproximação, as passadas mais longas
e saltar com o objetivo de golpear a bola que estará suspensa
a uma altura onde os mesmos deverão atacá-la.
COMENTÁRIOS: Essa aula também pode
ser introduzida em circuitos de voleibol
Ivo Gomes , 35
josi.b@bol.com.br
Jucurutu-RN-Brasil
Super
Local - Ginástica Localizada- 09/05/07
OBJETIVO: Aumento da Força muscular
MATERIAIS: colchonete, halter, caneleira, bastão
DURAÇÃO: 60 minutos
FAIXA ETÁRIA: até 49 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO:
Aquecimento (4 minutos):
Alongamento seguido de passos básicos de aeróbica
para aumentar a frequência cardíaca
e aquecer as articulações.
Alongamento:
1. Pernas afastadas elevar os braços inspirando
pelo nariz, retornar expirando pela boca. Elevar
o braço direito flexionando o tronco para
a esquerda, mantendo a mesma respiração.
Repetir para o outro lado.
2. Unir os braços acima da cabeça e
elevar a ponta dos dedos alternadamente, unir novamente
e inclinar o tronco para trás.
3. Entrelaçar os dedos e empurrar para frente
arredondando as costas, retomar a postura e repetir
o movimento entrelaçando agora os dedos atrás
da lombar e estendendo os braços com uma leve
elevação.
4. Ainda com as pernas afastadas flexionar os joelhos
alternadamente sem tirar os pés do chão,
manter a flexão do lado direito, girar todo
o corpo para o lado direito mantendo a flexão
do joelho direito e a perna esquerda estendida, estender
a perna direita e se necessário flexionar
o joelho esquerdo para manter a posição.
Repetir toda a seqüência para o outro
lado.
5. Juntar os pés mantendo as pernas estendidas
e segurando na parte de trás da perna, dobrar
os joelhos e subir lentamente.
6. De pé, flexionar um dos joelhos e segurar
a ponta dos pés, retornar colocando apenas
o calcanhar no chão e segurar a ponta dos
pés numa dorsiflexão. Repetir para
o outro lado.
Aeróbica (8 minutos): Marcha, corrida no
lugar, elevação dos joelhos alternando,
chute para frente alternando, chute para as laterais,
saltitar e sem parar começar a afastar as
duas pernas onde o movimento deve passar para um
toque sem tirar os pés do lugar e movimentando
o tronco de um lado para o outro, coordenar esse
movimento dos membros inferiores agora com o movimento
dos braços, empurrar de um lado para o outro
com apenas um dos braços, abdução
horizontal do ombro com cotovelo fletido tbm alternando,
empurrar com os dois braços, flexão
dos cotovelos, por último diminuir o ritmo
com a circundunção dos ombros para
frente e para trás.
Localizada (~= 41 minutos): (Passar a seqüência
aos alunos antes da execução devido
a alternância de velocidade dos movimentos,
manter os joelhos semiflexionados e a respiração
controlada, inspirando na fase inicial ou de
descanso e expirando na fase de esforço do
movimento)
1. Agachamento paralelo ou fechado, com as caneleiras
na cintura, começar descendo em 2 tempos e
subir também em 2 tempos, executar 10 repetições,
passar sem intervalo para insistência de 2
tempos e retorno, mais 10 repetições,
executar mais 10 repetições num tempo
para descer e para subir, e finalizar com insistência
de 10 tempos mais isometria de 10 tempos. Totalizando
50 tempos do mesmo movimento.
2. Desenvolvimento com peso, 20 repetições,
Rosca Bíceps mais 20 repetições
alternadas e 20 repetições simultâneas.
3. Segurar o Bastão nos ombros e executar
a flexão lateral do tronco. 50
repetições.
4. Repetir a Seqüência 3 vezes.
5. À Fundo, com caneleiras nas pernas (direita):
10 repetições em 4 tempos (estende
a perna para trás, flexiona o joelho, estende
novamente e retorna).
10 repetições em 2 tempos, levar a
perna para trás flexionando o joelho e estender
a perna retornando à posição
inicial. 10 repetições num tempo só,
manter a perna estendida para trás e apenas
flexionar e estender o joelho. E finalizar com insistência
de 10 tempos.
6. Elevação lateral, 20 repetições,
na última contagem permanecer com os braços
elevados e com palma das mãos para cima e
realizar a flexão dos cotovelos, mais 20 repetições.
7. Bastão em uma das mãos com o braço
estendido na lateral, e realizar a flexão
lateral do tronco em direção ao bastão
elevando também o braço oposto.25 repetições
para direita.
8. Repetir a seqüência e agora utilizar
o lado esquerdo no primeiro e último exercício.
9. Decúbito lateral: os dois joelhos flexionados
em forma de L, então o joelho superior deve
ficar cruzado em direção ao solo com
o tornozelo elevado sobre a outra perna, dessa forma
realizar a extensão do joelho em 20
repetições. Na última repetição
em que o joelho retornar ao solo, realizar a abdução
do quadril levando o calcanhar para trás e
para o chão e elevando o joelho repetir este
movimento por mais 20 repetições.
10. Estender as duas pernas e apoiar o braço
que está embaixo com a palma da mão à frente
do corpo e no solo, enquanto o braço acima
estará com a mão na nuca, realizar
então a flexão lateral do tronco simultaneamente
com a flexão do quadril e joelho, aproximando
cotovelo e joelho. 20 repetições.
11. Quatro apoios: Elevação da perna
estendida, 20 repetições, na última
repetição manter a perna elevada e
apenas flexionar o joelho, 20 repetições,
na última repetição começar
a elevar essa perna com o joelho flexionado, 20 repetições.
No término dessa repetição compensar
levando o quadril para trás e os braços
estendidos à frente.
12. Repetir esta seqüência para o outro
lado.
13. Abdominais, com caneleiras nos braços
e/ou nas pernas: com as mãos na nuca e a cabeça
no solo, elevar os dois joelhos em direção
ao abdômen e retornar sem encostar os pés
no chão, 20 repetições. Colocar
os pés no solo
e flexionar o tronco elevando os ombros, 20 repetições.
Cruzar a perna direita e flexionar o tronco de forma
que o cotovelo direito suba na direção
do joelho direito, 20 repetições. Começar
novamente terminando a seqüência com a
perna esquerda cruzada.
Alongamento ou volta à calma (7 minutos):
Estender todo o corpo, manter uma respiração suave, então
abraçar os dois joelhos mantendo a lombar próxima ao solo, estender
uma das pernas, repetir com a outra perna, afastar os braços com as
mãos no solo e levar as duas
pernas para a direita olhando par ao lado esquerdo, repetir para o outro lado,
apoiar nos joelhos e transferir o peso do corpo para frente para se sentar,
alongar os ombros levando o braço direito estendido par ao lado esquerdo
e segurar com o braço esquerdo, alterne, entrelace os dedos empurre
para frente, termine segurando a cabeça na lateral dos dois lados e
depois fazendo um giro também repetindo para os dois lados.
P.s.: Fico feliz de poder compartilhar esta minha
dica com colegas de profissão, boa sorte e
fiquem com Deus!
:: Comentários: esta aula é para alunos
avançados mas para iniciantes pode ser utilizada
sem sobrecarga.
Liliane de Almeida, 27 anos
liliane_almeida@hotmail.com
Santos, São Paulo, Brasil
Caçada
original - Educação
Física- 21/05/07
OBJETIVO: Atenção, interação
e rapidez.
MATERIAIS: Pátio, quadra, chácara...
DURAÇÃO: 30 a 45 minutos
FAIXA ETÁRIA: livre
APROVEITAMENTO: gincana, recreação
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Um grupo dividido
em várias equipes com um líder a ser
escolhido. Cada líder receberá uma
lista de materiais que deverão ser procurados
no local a ser escolhidos pela organização.
Em um tempo determinado, que poderá variar,
as equipes deverão encontrá-los, onde
cada ítem terá uma pontuação.
Vencerá a equipe que encontrar mais ítens
da sua lista.
Todas as listas serãoiguais. Por exemplo,
poderão contar na lista, sempre de acordo
com a faixa etária escolhida: moedas de 5
valores diferentes, 1 jornal com data antiga, 1 batom,
retrato de um presidente do país, 1 abridor
de garrafas. Outra sugestão de lista é:
1 par de luvas, 10 bolinhas de gude, 1 colar de fantasia,
1 saca-rolha, 1 lata velha, 5 penas de galinha, 1
postal da cidade.
Junte a criançada e boa sorte!!
COMENTÁRIOS: Conforme a faixa etária
cuidado com os materiais para que sejam adequados à estas.
Cibele Luiza Picolo, 25 anos
E-mail: cibelepicolo@hotmail.com
Clevelândia - Paraná - Brasil
Fui à Feira-Educação
Física-
21/05/07
OBJETIVO: memória e atenção
MATERIAIS: qualquer local
DURAÇÃO: 10 minutos
FAIXA ETÁRIA: acima de 8 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Cada pessoa receberá um
número. O animador começa: _Fui à feira
e comprei 3 dúzias de bananas (ou qualquer
coisa). A pessoa que tem o número 3 deverá retrucar
sem hesitação _3 dúzias de bananas
não, 8 rosas. O número 8 repetirá a
sequência com o número 3 e assim por
diante. Quem se distrair e quebrar a sequência,
saí do jogo.
Cibele Luiza Picolo, 25 anos
E-mail: cibelepicolo@hotmail.com
Clevelândia - Paraná - Brasil