Treinando
regularidade e precisão do saque por baixo
- 26/03/04
Objetivo: fazer com que os alunos fixem a postura correta de saque e que eles
ganhem uma maior precisão e regularidade no ato do saque.
Duração: 50 minutos
Material: rede, quadra, bolas, cones e bambolês
Faixa Etária: 11 anos em diante
Aquecimento: Duplas, um colega deitado sobre a linha de ataque e o outro deitado
na linha de ataque do outro lado, o treinador deve definir que em um lado serão
os números pares e no outro os ímpares. O professor fará certas
operações matemáticas e se o resultado for par, os alunos
designados como pares correm atrás dos ímpares e vice-versa.
(10 min)
Desenvolvimento - Nessa fase os alunos já possuem um bom conhecimento
de como se executa o saque por baixo, o professor dividirá duas equipes,
uma de cada lado da quadra e você deve espalhar cones e bambolês
na quadra. Os cones se tocados valem 1 ponto, se o cone for derrubado valem
3 pontos e se acertar dentro do espaço do bambolê sem tocá-lo
vale 5 pontos e assim você estimula a competição entre
as duas equipes e aproveita pra corrigir os eventuais erros. (15 min)
Alvo humano: Ainda dispostos em equipes os colegas sem bola de cada equipe
irão se posicionar dentro da quadra somente protegendo o rosto e os
adversários tentarão acertá-los e conseguindo, marcam
10 pontos pra sua equipe quem for acertado vai sacar e quem acerta virá alvo.
( 15 min)
Desaquecimento - Alunos disposto em quadra com as mãos atadas, um coletivo
onde vale se a bola der um toque no chão. ( 10 min )
COMENTÁRIOS: trabalho importante para solidificar o saque em suas posturas
e aspectos técnicos, desses exercícios você podem fazer
várias adaptações para encaixar na realidade de sua turma,
espero que gostem e boa sorte !!!
Paulo Henrique de Menezes Brandão , 19
phsuper10@ig.com.br
fortaleza - Ceará - Brasil
Ataque
no voleibol - 18/04/04
INTRODUÇÃO:
ATAQUE: O ataque no voleibol é o ato de bater na bola levantada acima
da rede para a quadra oponente e que consiste em uma aproximação,
salto, contato com a bola e queda, exige força explosiva, velocidade
de deslocamento e coordenação motora. O ataque, no conjunto da
ação, consiste em cinco pontos considerados fundamentais para
a execução da tarefa.
1 AVALIAÇÃO O atacante precisa aprender a avaliar
todas as ações que antecedem ao ataque. È através
dela que ele decidira como fará o ajuste com a bola levantada e qual
a melhor forma de obter vantagens para sua equipe.
2 APROXIMAÇÃO A corrida de aproximação
com aceleração pode ser feita com 2, 3 ou mais passos.
3 SALTO VERTICAL Converte a aceleração horizontal
para uma explosão vertical.
4 CONTATO O atacante usa o braço como se tivesse acionando
um chicote, no choque com a bola a mão deve estar relaxada. 5 QUEDA O
atacante ao fazer o contato com o solo deve amortecer a queda.
OBJETIVO DO PLANO DE AULA. Quero que ao final desta aula os alunos possam ter
uma boa noção sobre o ataque no voleibol, bem como desenvolver
os movimentos corretos.
MATERIAL UTILIZADO NESTA AULA.
1 Uma quadra de vôlei .
2 Uma bola por dupla (15 bolas).
3 Quatro cones.
4 Jornal velho (para fazer o rabo).
5 Folhas de papel e pincel atômico.
FAIXA ETÁRIA. Este plano de aula foi projetado para crianças
de 5ª a 6ª série, com uma faixa etária de 10 a 11 anos.
Tempo de aula de 50 a 60 min.
MÉTODO UTILIZADO DE ENSINO. Método de ensino misto.
AQUECIMENTO. Começa um aquecimento com a brincadeira
* Pega o rabo da cobra. Este aquecimento tem como estímulo de união
e estratégia, sendo assim um pré aquecimento. Com uma duração
de 3 min.
Execução Alunos divididos em duas colunas, uma de frente
para a outra, os companheiros segurando nos quadris do colega da frente, ao
comando de começar, a cabeça da cobra tem que pegar o rabo da
outra cobra, sendo que cada cobra tem que cuidar do seu rabo para não
ser pego. Ganha quem pegar o rabo da outra primeiro . * Arranca rabo. Este
aquecimento tem como estimulo de atenção, estratégia e
boa observação. Execução O professor distribui
tiras de jornal que os alunos colocarão na parte de trás do calção
preso, sem amarrar. A área do jogo será delimitada, ao sinal
do professor todos procurarão tirar os rabos dos colegas, sem perder
seu próprio rabo. Aquele que perder o rabo ou ultrapassar a área
delimitada saíra do jogo. (Duração de 7 min).
PARTE PRINCIPAL.
1 - Duas colunas uma de cada lado da quadra em direções opostas
na linha dos 3 metros, o professor e um aluno postos na rede na posição
de levantador arremessarão a bola para cima, na intenção
que o aluno que está na coluna antecipe-se e pegue a bola na posição
de ataque, acima da cabeça, com a mão direita em cima da bola
e a esquerda embaixo, descobrindo assim o tempo exato de bater na bola. O aluno
que executou a tarefa passa para o outro lado da quadra para executar a tarefa
novamente. (Duração +/- 12 min).
2 - Em dupla espalhados na quadra, um aluno com uma bola o outro sem, o aluno
que está com a bola arremessará a bola para o alto a fim de que
seu companheiro ataque a bola na forma de cortada sem pulo, observando a quebra
do punho na hora da batida e a direção da bola que deve ir para
o companheiro que deve estar na posição de expectativa para recebê-la
na posição baixa. No aviso do professor troca de tarefa, quem
arremessou ataca e quem atacou arremessa. (Duração +/- 12 min).
3 - Alunos colocados na quadra de vôlei, em duas colunas uma do lado
direito da quadra e outro no lado esquerdo, de frente para a rede na linha
dos três metros, cada aluno com uma bola. O aluno deverá lançar
e bola para si próprio e bater na bola sem saltar bem como se fosse
atacar, sendo que no lado contrário da quadra, como se fosse seus adversários
estarão dois ou mais cones, onde os alunos deverão acertar os
cones com a bola, com o objetivo de direcionar o ataque no adversário
mais fraco ou seja que tenha uma má recepção, para isso
o aluno deverá manter o corpo voltado de frente para objetivo. O aluno
buscará a bola que jogou e deverá entrar no final da fila contrária,
ora batendo numa coluna, ora na outra.. (Duração +/- 12 min).
VOLTA À CALMA. Os alunos sentados em um círculo no meio da quadra,
bem junto um do outro, com uma folha que estará a sua frente com seu
nome escrito bem legível, então o professor começará uma
história onde terá que dizer: Ex:. E eu levarei para tal lugar
um objeto. A moral da brincadeira é dizer um objeto que começa
com a letra do seu nome, assim os alunos terão que sacar a moral da
brincadeira e o professor irá falar se pode levar ou não, se
o objeto começar com a letra do seu nome aí poderá levar.
(Duração de +/- 8 a 10 mim).
COMENTÁRIOS: É um plano bem simples mas espero poder ajudar outros
colegas, pois eu mesmo já precisei e tive dificuldades para encontrar
algo para o meu trabalho de faculdade.
Osvaldo Severo Boeira Neto , 29
boeiraneto@yahoo.com.br
Porto Alegre - RS - Brasil
Esquema
Corporal com saquinhos de areia - 18/04/04
Objetivo: Executar atividades de estimulação e desenvolvimento
do corpo e suas seguintes partes: cabeça, tronco e membros desenvolvendo,
assim, a consciência do próprio corpo, de suas partes, dos movimentos
e das atitudes, interiorizando estas funções.
Duração: 50 minutos
Material: Saquinhos de areia 6 azuis, amarelos, vermelhos, verdes e outras
cores, quadra
Faixa Etária: 06 a 10 anos
Psicomotor:
Manipulação Cognitivo: Equilíbrio, Atenção
Afetivo Social: Espírito de equipe
Aquecimento:
1) Põe a mão na boca, na cabeça, na orelha e no dedão
do pé, dá uma rodadinha 3 pulinhos (da um abraço, faz
careta, faz carinho, cócegas, cumprimente) o seu amiguinho.
2) Cabeça, ombro, joelho e pé Músicas em roda, seguir
as ordens das canções.
Atividades: Saquinhos de Areia
1) Alunos na quadra, cada um com um saquinho de areia, devem andar livremente,
equilibrando-o (mão, cabeça, ombros, nuca, etc.)
2) Engatinhar carregando vários saquinhos nas costas
3) Correr em volta da quadra com 2 saquinhos no dorso da mão, (sem deixar
cair).
4) Em duplas com 1 saquinho de areia, um dos alunos lança o saquinho
com a mão direita e o outro pega com a mão esquerda, revezando
entre eles o lançamento e o agarramento (lembrando que lança
c/ a direita e agarra c/ a esquerda).
5) Sentados no chão c/ as pernas estendidas, colocar cada aluno, 2 saquinhos
de areia sobre o dorso do pé e levantar as pernas o mais alto que puder,
tentando equilibrá-los.
6) Dividir a turma em 4 equipes, formando 2 fileiras (1 grupo de frente p/
o outro).
Cada componente da equipe receberá um saquinho de uma cor e sua respectiva
lata, porém a lata da cor da equipe ficará no grupo em frente.
Ao sinal do professor o primeiro aluno dos grupos AZUL e AMARELO colocarão
os saquinhos de areia entre os joelhos e andarão o mais depressa possível
em direção a lata da cor de sua equipe, ao se aproximarem deverão
abrir os joelhos, fazendo com que o saquinho caia dentro da lata. Se não
conseguirem colocar dentro da lata deixar onde caiu. Sentar-se ao lado do grupo
esperando o término do jogo. Assim que os componentes desses chegarem
podem sair o grupos VERMELHO e VERDE e assim sucessivamente. Será considerado
vencedor o grupo que terminar primeiro (variação- tiver mais
saquinhos dentro da lata) Relaxamento: Sentados em roda cantar a música O
meu chapéu tem 3 pontas, fazer os gestos e ir tirando os sons
das palavras até que fiquem só os gestos.
Sara Penido , 27
sarapenido@hotmail.com
Caxambu, MG, Brasil
Controle
da Frequência Cardíaca - Spinning-
18/04/04
Objetivo: melhorar a gestão do esforço ao longo da aula
Duração: 45 minutos
Material: cartões plastificados
Faixa Etária: 15-70 anos
A ideia é simples, basta a criação de
alguns cartões plastificados onde irá constar uma tabela com a
idade e a frequência cardiaca (em 15") fazendo a relação
da percentagem das capacidades máximas de cada aluno. Assim, antes de
iniciar um exercício, informo que o objectivo (no final do mesmo) será,
por exemplo, 80% das capacidades máximas de cada um. Após a conclusão
do exercício, realizamos a medição da Frequência Cardiaca
em 15", depois cada aluno consulta a tabela que fica colada na bicicleta
e verifica se está abaixo ou acima do objectivo (80%). Os valores da Frequência
Cardiaca devem constar nas tabelas em 15", por forma a evitar a multiplicação
por 4 para saber os valores num minuto.
COMENTÁRIOS:
è uma boa forma de gerir o esforço e dos alunos começarem
a ter uma melhor percepção quer do esforço, quer das suas
capacidades e zonas a evitar. APLIQUEM!!!!!! Tenho conseguido bons resultados!!!
David Palmeiro (Ritmus Health Club) , 26
palmite@htomail.com
Portugal
Treino
de fundo e meio fundo - Natação-
18/04/04
Objetivo: Resistência continua para prova de 400, 800 e 1500
Duração: 45 minutos
Material: piscina de 20 m, no mínimo.
Faixa Etária: 8 a 40 anos
500 M CRAWL SOLTO PARA AQUECIMENTO, 10TIROS 100 M À CADA 1MIN,
30 SEG NO MÁXIMO INTERVALO DE 20 SEG entre os tiros, 200 MTS COSTAS REGENERATIVO
1min. de descanço, 10 TIROS 50M À CADA 40 SEG. NO MÁXIMO,
INTERVALO DE 15 SEG entre os tiros. 300M BRAÇO DO CRAWL SOLTO TOTAL 2500
M
COMENTÁRIOS:
Aula para alunos dos níveis intermediário e avançado
Conexão Sport , 26
denis_dive@ig.com.br
São Paulo
Abdominal
- Hidro- 19/04/04
Objetivo: definição
Material: espaguete
Faixa Etária:15-55
Exercício: deitado no espaguete elevar o tronco e as duas pernas
simultâneas, 4x30 para iniciantes.
COMENTÁRIOS: é muito bom, meus alunos sempre pedem
Reinaldo Sampaio de Souza , 21
reinaldo@laonline.com.br
Pedregulho,SP
Varal
Maluco - Recreação - 19/04/04
Objetivo: Vivenciar atividades
competitivas
Duração: 20 minutos
Material: 10 balões, 2 pedaços de barbante para montar o varal
com os balões,2 cones, 2 arcos, jujubas, 2 sacos de linhaça,
2 ovos, 2 colheres, 2 maças, 2 cordas
Faixa Etária: 10 a 15 anos
Dividir o grupo em 2 equipes para executar as tarefas contidas
dentro dos balões escritas em papeizinhos. O varal terá 10 balões
para cada equipe que deverão ir estourando de acordo com o cumprimento
das tarefas por cada um dos integrantes. Ao estourar o balão e verificar
a atividade ir até a mesa onde estarão todos os utensílios
para execução da tarefa e dar uma volta em torno do cone que estará disposto
a certa distância da equipe. Tarefas dos balões: 1) Dar a volta
no cone com o arco 2) Encontrar a jujuba no mashmellow 3) Dar a volta no cone
pulando como canguru (usar o saco se tiver, senão vai pulando como canguru)
4) Comer uma maçã 5) Dar uma volta no cone em carrinho de mão
(2 participantes) 6) Dar uma volta no cone levando 1 balão sem usar as
mãos 7) Dar uma volta no cone levando 1 ovo na colher na boca 8) Dar uma
volta no cone pulando corda 9) Ir em direção ao cone, girar 3 vezes
em volta dele 10) Juntar todos os balões estourados de sua equipe. A equipe
que finalizar primeiro é a vencedora.
COMENTÁRIOS: Espero que essa aula possa ajudar a muitos, um grande abraço!!!
Sara Penido , 27
sarapenido@hotmail.com
Caxambu - MG - Brasil
Hidro
Jump Circuit- 11/05/04
Objetivo: aumentar o gasto galórico, além de trabalhar coordenação
dos alunos.
Duração: 50 minutos
Material: piscina, Hidro jumps
Faixa Etária: 18 aos 45, dependendo das condições físicas
de cada praticante
Aproveitamento: somente na natação por ser reaizada na água.
É uma aula de hidro jump, com música especialmente
elaborada, iniciamente acontece o alongamento muscular, realizado da maneira
de cada profisional, sem restrições ou especificações.
O mesmo acontece com o aquecimento, a novidade é na aula específica:
Os jumps serão colocados de forma que seja possível
os alunos se deslocarem de um para o outro com saltos. A música deve ser
elaborada pelo profissional da área, pois no momeno do salto, a música
deve intervalar para que os alunos troquem de jump sem que percam o passo da
música. Isso dinamizará a aula.
As outras partes da aula ficam em aberto, o relaxamento pode ser feito da maneira
que cada profissional ache melhor.
COMENTÁRIOS: nunca vi ninguem fazer isso espero que seja novidade ainda,
poi a galera de nossa área é de uma criatividade incontestável.
Danillo Roger Cardoso, 22
danrfdc@hotmail.com
Ibicaraí, BA, BR
Handebol
Americano- 11/05/04
Objetivo: Executar e aprimorar os passes, dibles, arremessos, corrida, movimentos
de defesa e começar a vivenciar o jogo.
Duração: 60 minutos
Material: 1 Bola de handebol, 2 bambolês e barbante
Faixa Etária: 12 a 15 anos
1º Parte Aquecimento 10 minutos. Um aluno será escolhido
para começar a brincadeira sendo o pegador, os outros alunos estarão
espalhados na quadra, ao inicio da atividade o pegador que estará com
duas bolas de queimada nas mãos, deverá encostar a bola nos seus
companheiros. Quem for queimado, deverá se juntar ao pegador inicial,
os dois darão as mãos (formando uma corrente humana) e continuarão
a brincadeira só que agora cada um com uma bola.
A bola sempre ficará na extremidade da corrente humana.
2º Parte O jogo (a duração de cada jogo se definirá com
a quantidade de equipes formadas). Cada equipe será formada por 6 alunos.
A equipe terá que trocar no mínimo 5 e no máximo 10 passes,
podendo cada aluno permanecer 3 segundos com a bola. Após o 10º passe
o aluno será obrigado a arremessar a bola da onde estiver, será gol
toda a vez que a bola passar por dentro do bambolê. O bambolê poderá ser
pendurado em qualquer parte do gol. É recomendado que cada equipe conte
em voz alta, para o professor poder acompanhar e verificar a equipe que ultrapassar
os 10 passes.
3º Parte Final de aula. Desenvolver uma atividade lúdica
para acalmar os alunos para a próxima aula. Sugestão de atividade:
Comando de valer - Os aluno estarão distribuídos livremente pelo
espaço de frente para o professor. O professor, para iniciar a atividade,
dirá Comando de valer. A esse comando, os participantes
deverão responder com o gesto de balançar suas mãos à altura
da cintura. O professor dará novos comandos, os quais deverão
ser cumpridos pelos alunos. Porém, sempre que der um comando o professor
dirá a própria palavra comando antes. Exemplo, comando
nariz, as pessoas deverão tocar o nariz. Se o professor não
disser a palavra comando antes da ordem, esta ordem não deverá ser
cumprida pelos alunos, quem cumprir a ordem será desclassificado e se
tornará fiscal ajudando o professor a identificar os alunos que vierem
a errar. O ultimo aluno que ficar será o vencedor.
Aryanna Mota Barreto, 21
aryannab@terra.com.br
São Paulo , BR
Judô -
Pique rabo - 06/06/04
Objetivo: Aquecer as articulações do corpo, elevar a frequência
cardíaca para a parte principal da aula, desenvolver a agilidade, além
de motivar e integrar os alunos.
Duração: 5 a 8 minutos
Material: Quimono com faixa
Faixa Etária: livre
Cada aluno deverá prender a faixa do quimono atrás
da sua cintura, de forma que fique visível para o restante da turma. Cada
aluno será, ao mesmo tempo, pegador e fugitivo e, ao comando do professor,
deverão tentar pegar as faixas dos colegas e, também, tomar cuidado
para que ninguém pegue a sua. Assim, quem conseguir pegar o maior número
de faixas e não ter deixado pegar a sua faixa será o vencedor .
Marcelo Matos, 22
marcelocmatos@globo.com
Rio de Janeiro, RJ , BR
Cabeça-Ball
- E.F. Escolar - 06/06/04
Objetivo: Desenvolver capacidades motoras para esportes praticados com o membro
superior.
Duração: 2 tempos de15"
Material: Quadra de Futsal ou Handebol
Faixa Etária: 11 aos 50
Divide-se a turma em dois grupos iguais, não excedendo
12 pessoas em cada time, deverá ser usado o passe com as mãos,
o objetivo do jogo é fazer gol com a cabeça, sendo que só será válido
se obedecer as seguintes regras básicas: 1- A mesma pessoa não
pode lançar a bola e cabecear, não é permitido dar mais
de 04 passos com a bola, mesmo que para isso o aluno esteja quicando-a; Ganha
a equipe que fizer o maior número de gols. Pode-se usar um goleiro, desde
que o mesmo defenda somente com a cabeça. De acordo com a necessidade,
poderá modificar algumas regras.
Comentários: Se não ficou clara, podemos esclarecer via e-mail.
Obrigada!
Moud Jalyla , 30
moudjalyla@bol.com.br
São Luís- Maranhão , BR