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Sáb, 20/3/10 14:55

BIBLIOTECA DE AULAS PRÁTICAS E PLANOS DE AULA

Treinando regularidade e precisão do saque por baixo - 26/03/04
Objetivo: fazer com que os alunos fixem a postura correta de saque e que eles ganhem uma maior precisão e regularidade no ato do saque.
Duração: 50 minutos
Material: rede, quadra, bolas, cones e bambolês
Faixa Etária: 11 anos em diante

Aquecimento: Duplas, um colega deitado sobre a linha de ataque e o outro deitado na linha de ataque do outro lado, o treinador deve definir que em um lado serão os números pares e no outro os ímpares. O professor fará certas operações matemáticas e se o resultado for par, os alunos designados como pares correm atrás dos ímpares e vice-versa. (10 min)

Desenvolvimento - Nessa fase os alunos já possuem um bom conhecimento de como se executa o saque por baixo, o professor dividirá duas equipes, uma de cada lado da quadra e você deve espalhar cones e bambolês na quadra. Os cones se tocados valem 1 ponto, se o cone for derrubado valem 3 pontos e se acertar dentro do espaço do bambolê sem tocá-lo vale 5 pontos e assim você estimula a competição entre as duas equipes e aproveita pra corrigir os eventuais erros. (15 min)

Alvo humano: Ainda dispostos em equipes os colegas sem bola de cada equipe irão se posicionar dentro da quadra somente protegendo o rosto e os adversários tentarão acertá-los e conseguindo, marcam 10 pontos pra sua equipe quem for acertado vai sacar e quem acerta virá alvo. ( 15 min)

Desaquecimento - Alunos disposto em quadra com as mãos atadas, um coletivo onde vale se a bola der um toque no chão. ( 10 min )

COMENTÁRIOS: trabalho importante para solidificar o saque em suas posturas e aspectos técnicos, desses exercícios você podem fazer várias adaptações para encaixar na realidade de sua turma, espero que gostem e boa sorte !!!
Paulo Henrique de Menezes Brandão , 19
phsuper10@ig.com.br
fortaleza - Ceará - Brasil

Ataque no voleibol - 18/04/04

INTRODUÇÃO:
ATAQUE: O ataque no voleibol é o ato de bater na bola levantada acima da rede para a quadra oponente e que consiste em uma aproximação, salto, contato com a bola e queda, exige força explosiva, velocidade de deslocamento e coordenação motora. O ataque, no conjunto da ação, consiste em cinco pontos considerados fundamentais para a execução da tarefa.
1 – AVALIAÇÃO – O atacante precisa aprender a avaliar todas as ações que antecedem ao ataque. È através dela que ele decidira como fará o ajuste com a bola levantada e qual a melhor forma de obter vantagens para sua equipe.
2 – APROXIMAÇÃO – A corrida de aproximação com aceleração pode ser feita com 2, 3 ou mais passos.
3 – SALTO VERTICAL – Converte a aceleração horizontal para uma explosão vertical.
4 – CONTATO – O atacante usa o braço como se tivesse acionando um chicote, no choque com a bola a mão deve estar relaxada. 5 – QUEDA – O atacante ao fazer o contato com o solo deve amortecer a queda.

OBJETIVO DO PLANO DE AULA. Quero que ao final desta aula os alunos possam ter uma boa noção sobre o ataque no voleibol, bem como desenvolver os movimentos corretos.

MATERIAL UTILIZADO NESTA AULA.
1 – Uma quadra de vôlei .
2 – Uma bola por dupla (15 bolas).
3 – Quatro cones.
4 – Jornal velho (para fazer o rabo).
5 – Folhas de papel e pincel atômico.

FAIXA ETÁRIA. Este plano de aula foi projetado para crianças de 5ª a 6ª série, com uma faixa etária de 10 a 11 anos. Tempo de aula de 50 a 60 min.
MÉTODO UTILIZADO DE ENSINO. Método de ensino misto.
AQUECIMENTO. Começa um aquecimento com a brincadeira
* Pega o rabo da cobra. Este aquecimento tem como estímulo de união e estratégia, sendo assim um pré aquecimento. Com uma duração de 3 min.
Execução – Alunos divididos em duas colunas, uma de frente para a outra, os companheiros segurando nos quadris do colega da frente, ao comando de começar, a cabeça da cobra tem que pegar o rabo da outra cobra, sendo que cada cobra tem que cuidar do seu rabo para não ser pego. Ganha quem pegar o rabo da outra primeiro . * Arranca rabo. Este aquecimento tem como estimulo de atenção, estratégia e boa observação. Execução – O professor distribui tiras de jornal que os alunos colocarão na parte de trás do calção preso, sem amarrar. A área do jogo será delimitada, ao sinal do professor todos procurarão tirar os rabos dos colegas, sem perder seu próprio rabo. Aquele que perder o rabo ou ultrapassar a área delimitada saíra do jogo. (Duração de 7 min).

PARTE PRINCIPAL.
1 - Duas colunas uma de cada lado da quadra em direções opostas na linha dos 3 metros, o professor e um aluno postos na rede na posição de levantador arremessarão a bola para cima, na intenção que o aluno que está na coluna antecipe-se e pegue a bola na posição de ataque, acima da cabeça, com a mão direita em cima da bola e a esquerda embaixo, descobrindo assim o tempo exato de bater na bola. O aluno que executou a tarefa passa para o outro lado da quadra para executar a tarefa novamente. (Duração +/- 12 min).
2 - Em dupla espalhados na quadra, um aluno com uma bola o outro sem, o aluno que está com a bola arremessará a bola para o alto a fim de que seu companheiro ataque a bola na forma de cortada sem pulo, observando a quebra do punho na hora da batida e a direção da bola que deve ir para o companheiro que deve estar na posição de expectativa para recebê-la na posição baixa. No aviso do professor troca de tarefa, quem arremessou ataca e quem atacou arremessa. (Duração +/- 12 min).
3 - Alunos colocados na quadra de vôlei, em duas colunas uma do lado direito da quadra e outro no lado esquerdo, de frente para a rede na linha dos três metros, cada aluno com uma bola. O aluno deverá lançar e bola para si próprio e bater na bola sem saltar bem como se fosse atacar, sendo que no lado contrário da quadra, como se fosse seus adversários estarão dois ou mais cones, onde os alunos deverão acertar os cones com a bola, com o objetivo de direcionar o ataque no adversário mais fraco ou seja que tenha uma má recepção, para isso o aluno deverá manter o corpo voltado de frente para objetivo. O aluno buscará a bola que jogou e deverá entrar no final da fila contrária, ora batendo numa coluna, ora na outra.. (Duração +/- 12 min).

VOLTA À CALMA. Os alunos sentados em um círculo no meio da quadra, bem junto um do outro, com uma folha que estará a sua frente com seu nome escrito bem legível, então o professor começará uma história onde terá que dizer: Ex:. E eu levarei para tal lugar um objeto. A moral da brincadeira é dizer um objeto que começa com a letra do seu nome, assim os alunos terão que sacar a moral da brincadeira e o professor irá falar se pode levar ou não, se o objeto começar com a letra do seu nome aí poderá levar. (Duração de +/- 8 a 10 mim).

COMENTÁRIOS: É um plano bem simples mas espero poder ajudar outros colegas, pois eu mesmo já precisei e tive dificuldades para encontrar algo para o meu trabalho de faculdade.
Osvaldo Severo Boeira Neto , 29
boeiraneto@yahoo.com.br
Porto Alegre - RS - Brasil

Esquema Corporal com saquinhos de areia - 18/04/04
Objetivo: Executar atividades de estimulação e desenvolvimento do corpo e suas seguintes partes: cabeça, tronco e membros desenvolvendo, assim, a consciência do próprio corpo, de suas partes, dos movimentos e das atitudes, interiorizando estas funções.
Duração: 50 minutos
Material: Saquinhos de areia –6 azuis, amarelos, vermelhos, verdes e outras cores, quadra
Faixa Etária: 06 a 10 anos

Psicomotor:
Manipulação Cognitivo: Equilíbrio, Atenção
Afetivo Social: Espírito de equipe
Aquecimento:
1) Põe a mão na boca, na cabeça, na orelha e no dedão do pé, dá uma rodadinha 3 pulinhos (da um abraço, faz careta, faz carinho, cócegas, cumprimente) o seu amiguinho.
2) Cabeça, ombro, joelho e pé Músicas em roda, seguir as ordens das canções.

Atividades: Saquinhos de Areia
1) Alunos na quadra, cada um com um saquinho de areia, devem andar livremente, equilibrando-o (mão, cabeça, ombros, nuca, etc.)
2) Engatinhar carregando vários saquinhos nas costas
3) Correr em volta da quadra com 2 saquinhos no dorso da mão, (sem deixar cair).
4) Em duplas com 1 saquinho de areia, um dos alunos lança o saquinho com a mão direita e o outro pega com a mão esquerda, revezando entre eles o lançamento e o agarramento (lembrando que lança c/ a direita e agarra c/ a esquerda).
5) Sentados no chão c/ as pernas estendidas, colocar cada aluno, 2 saquinhos de areia sobre o dorso do pé e levantar as pernas o mais alto que puder, tentando equilibrá-los.
6) Dividir a turma em 4 equipes, formando 2 fileiras (1 grupo de frente p/ o outro).
Cada componente da equipe receberá um saquinho de uma cor e sua respectiva lata, porém a lata da cor da equipe ficará no grupo em frente. Ao sinal do professor o primeiro aluno dos grupos AZUL e AMARELO colocarão os saquinhos de areia entre os joelhos e andarão o mais depressa possível em direção a lata da cor de sua equipe, ao se aproximarem deverão abrir os joelhos, fazendo com que o saquinho caia dentro da lata. Se não conseguirem colocar dentro da lata deixar onde caiu. Sentar-se ao lado do grupo esperando o término do jogo. Assim que os componentes desses chegarem podem sair o grupos VERMELHO e VERDE e assim sucessivamente. Será considerado vencedor o grupo que terminar primeiro (variação- tiver mais saquinhos dentro da lata) Relaxamento: Sentados em roda cantar a música “O meu chapéu tem 3 pontas”, fazer os gestos e ir tirando os sons das palavras até que fiquem só os gestos.
Sara Penido , 27
sarapenido@hotmail.com
Caxambu, MG, Brasil

Controle da Frequência Cardíaca - Spinning- 18/04/04
Objetivo: melhorar a gestão do esforço ao longo da aula
Duração: 45 minutos
Material: cartões plastificados
Faixa Etária: 15-70 anos
   A ideia é simples, basta a criação de alguns cartões plastificados onde irá constar uma tabela com a idade e a frequência cardiaca (em 15") fazendo a relação da percentagem das capacidades máximas de cada aluno. Assim, antes de iniciar um exercício, informo que o objectivo (no final do mesmo) será, por exemplo, 80% das capacidades máximas de cada um. Após a conclusão do exercício, realizamos a medição da Frequência Cardiaca em 15", depois cada aluno consulta a tabela que fica colada na bicicleta e verifica se está abaixo ou acima do objectivo (80%). Os valores da Frequência Cardiaca devem constar nas tabelas em 15", por forma a evitar a multiplicação por 4 para saber os valores num minuto.

COMENTÁRIOS:
è uma boa forma de gerir o esforço e dos alunos começarem a ter uma melhor percepção quer do esforço, quer das suas capacidades e zonas a evitar. APLIQUEM!!!!!! Tenho conseguido bons resultados!!!
David Palmeiro (Ritmus Health Club) , 26
palmite@htomail.com
Portugal

Treino de fundo e meio fundo - Natação- 18/04/04
Objetivo: Resistência continua para prova de 400, 800 e 1500
Duração: 45 minutos
Material: piscina de 20 m, no mínimo.
Faixa Etária: 8 a 40 anos
  500 M CRAWL SOLTO PARA AQUECIMENTO, 10TIROS 100 M À CADA 1MIN, 30 SEG NO MÁXIMO INTERVALO DE 20 SEG entre os tiros, 200 MTS COSTAS REGENERATIVO 1min. de descanço, 10 TIROS 50M À CADA 40 SEG. NO MÁXIMO, INTERVALO DE 15 SEG entre os tiros. 300M BRAÇO DO CRAWL SOLTO TOTAL 2500 M

COMENTÁRIOS:
Aula para alunos dos níveis intermediário e avançado
Conexão Sport , 26
denis_dive@ig.com.br
São Paulo

Abdominal - Hidro- 19/04/04
Objetivo: definição
Material: espaguete
Faixa Etária:15-55
Exercício: deitado no espaguete elevar o tronco e as duas pernas simultâneas, 4x30 para iniciantes.
COMENTÁRIOS: é muito bom, meus alunos sempre pedem
Reinaldo Sampaio de Souza , 21
reinaldo@laonline.com.br
Pedregulho,SP

Varal Maluco - Recreação - 19/04/04
Objetivo: Vivenciar atividades competitivas
Duração: 20 minutos
Material: 10 balões, 2 pedaços de barbante para montar o varal com os balões,2 cones, 2 arcos, jujubas, 2 sacos de linhaça, 2 ovos, 2 colheres, 2 maças, 2 cordas
Faixa Etária: 10 a 15 anos
   Dividir o grupo em 2 equipes para executar as tarefas contidas dentro dos balões escritas em papeizinhos. O varal terá 10 balões para cada equipe que deverão ir estourando de acordo com o cumprimento das tarefas por cada um dos integrantes. Ao estourar o balão e verificar a atividade ir até a mesa onde estarão todos os utensílios para execução da tarefa e dar uma volta em torno do cone que estará disposto a certa distância da equipe. Tarefas dos balões: 1) Dar a volta no cone com o arco 2) Encontrar a jujuba no mashmellow 3) Dar a volta no cone pulando como canguru (usar o saco se tiver, senão vai pulando como canguru) 4) Comer uma maçã 5) Dar uma volta no cone em carrinho de mão (2 participantes) 6) Dar uma volta no cone levando 1 balão sem usar as mãos 7) Dar uma volta no cone levando 1 ovo na colher na boca 8) Dar uma volta no cone pulando corda 9) Ir em direção ao cone, girar 3 vezes em volta dele 10) Juntar todos os balões estourados de sua equipe. A equipe que finalizar primeiro é a vencedora.

COMENTÁRIOS: Espero que essa aula possa ajudar a muitos, um grande abraço!!!

Sara Penido , 27
sarapenido@hotmail.com
Caxambu - MG - Brasil

Hidro Jump Circuit- 11/05/04
Objetivo: aumentar o gasto galórico, além de trabalhar coordenação dos alunos.
Duração: 50 minutos
Material: piscina, Hidro jumps
Faixa Etária: 18 aos 45, dependendo das condições físicas de cada praticante
Aproveitamento: somente na natação por ser reaizada na água.
   É uma aula de hidro jump, com música especialmente elaborada, iniciamente acontece o alongamento muscular, realizado da maneira de cada profisional, sem restrições ou especificações. O mesmo acontece com o aquecimento, a novidade é na aula específica:
   Os jumps serão colocados de forma que seja possível os alunos se deslocarem de um para o outro com saltos. A música deve ser elaborada pelo profissional da área, pois no momeno do salto, a música deve intervalar para que os alunos troquem de jump sem que percam o passo da música. Isso dinamizará a aula.
As outras partes da aula ficam em aberto, o relaxamento pode ser feito da maneira que cada profissional ache melhor.

COMENTÁRIOS: nunca vi ninguem fazer isso espero que seja novidade ainda, poi a galera de nossa área é de uma criatividade incontestável.
Danillo Roger Cardoso, 22
danrfdc@hotmail.com
Ibicaraí, BA, BR

Handebol Americano- 11/05/04
Objetivo: Executar e aprimorar os passes, dibles, arremessos, corrida, movimentos de defesa e começar a vivenciar o jogo.
Duração: 60 minutos
Material: 1 Bola de handebol, 2 bambolês e barbante
Faixa Etária: 12 a 15 anos
    1º Parte – Aquecimento 10 minutos. Um aluno será escolhido para começar a brincadeira sendo o pegador, os outros alunos estarão espalhados na quadra, ao inicio da atividade o pegador que estará com duas bolas de queimada nas mãos, deverá encostar a bola nos seus companheiros. Quem for queimado, deverá se juntar ao pegador inicial, os dois darão as mãos (formando uma corrente humana) e continuarão a brincadeira só que agora cada um com uma bola.
A bola sempre ficará na extremidade da corrente humana.

2º Parte – O jogo (a duração de cada jogo se definirá com a quantidade de equipes formadas). Cada equipe será formada por 6 alunos. A equipe terá que trocar no mínimo 5 e no máximo 10 passes, podendo cada aluno permanecer 3 segundos com a bola. Após o 10º passe o aluno será obrigado a arremessar a bola da onde estiver, será gol toda a vez que a bola passar por dentro do bambolê. O bambolê poderá ser pendurado em qualquer parte do gol. É recomendado que cada equipe conte em voz alta, para o professor poder acompanhar e verificar a equipe que ultrapassar os 10 passes.

3º Parte – Final de aula. Desenvolver uma atividade lúdica para acalmar os alunos para a próxima aula. Sugestão de atividade:
Comando de valer - Os aluno estarão distribuídos livremente pelo espaço de frente para o professor. O professor, para iniciar a atividade, dirá “Comando de valer”. A esse comando, os participantes deverão responder com o gesto de balançar suas mãos à altura da cintura. O professor dará novos comandos, os quais deverão ser cumpridos pelos alunos. Porém, sempre que der um comando o professor dirá a própria palavra “comando” antes. Exemplo, “comando nariz”, as pessoas deverão tocar o nariz. Se o professor não disser a palavra comando antes da ordem, esta ordem não deverá ser cumprida pelos alunos, quem cumprir a ordem será desclassificado e se tornará fiscal ajudando o professor a identificar os alunos que vierem a errar. O ultimo aluno que ficar será o vencedor.
Aryanna Mota Barreto, 21
aryannab@terra.com.br
São Paulo , BR

Judô - Pique rabo - 06/06/04
Objetivo: Aquecer as articulações do corpo, elevar a frequência cardíaca para a parte principal da aula, desenvolver a agilidade, além de motivar e integrar os alunos.
Duração: 5 a 8 minutos
Material: Quimono com faixa
Faixa Etária: livre
    Cada aluno deverá prender a faixa do quimono atrás da sua cintura, de forma que fique visível para o restante da turma. Cada aluno será, ao mesmo tempo, pegador e fugitivo e, ao comando do professor, deverão tentar pegar as faixas dos colegas e, também, tomar cuidado para que ninguém pegue a sua. Assim, quem conseguir pegar o maior número de faixas e não ter deixado pegar a sua faixa será o vencedor .
Marcelo Matos, 22
marcelocmatos@globo.com
Rio de Janeiro, RJ , BR

Cabeça-Ball - E.F. Escolar - 06/06/04
Objetivo: Desenvolver capacidades motoras para esportes praticados com o membro superior.
Duração: 2 tempos de15"
Material: Quadra de Futsal ou Handebol
Faixa Etária: 11 aos 50

   Divide-se a turma em dois grupos iguais, não excedendo 12 pessoas em cada time, deverá ser usado o passe com as mãos, o objetivo do jogo é fazer gol com a cabeça, sendo que só será válido se obedecer as seguintes regras básicas: 1- A mesma pessoa não pode lançar a bola e cabecear, não é permitido dar mais de 04 passos com a bola, mesmo que para isso o aluno esteja quicando-a; Ganha a equipe que fizer o maior número de gols. Pode-se usar um goleiro, desde que o mesmo defenda somente com a cabeça. De acordo com a necessidade, poderá modificar algumas regras.
Comentários: Se não ficou clara, podemos esclarecer via e-mail. Obrigada!
Moud Jalyla , 30
moudjalyla@bol.com.br
São Luís- Maranhão , BR

 

 

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