Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Qua, 10/12/08 20:16

BIBLIOTECA DE AULAS PRÁTICAS E PLANOS DE AULA

Ciclismo Indoor - Uma aula diferente -02/04/03
Objetivo: Diferenciar este tipo de aula de modo a motivar os praticantes que já a fazem e "chamar" mais adeptos
Duração: 45 min;
Material: bicicletas de ciclismo indoor, aparelhagem de som, CD de música e mapas da cidade onde é realizada a aula
Faixa Etária: 12-81anos;

   Este tipo de aula funciona como um percurso, que todos imaginamos, com zonas onde realizamos subidas e onde o terreno é plano. A minha idéia (já concretizada e com bons resultados) é fornecer a cada aluno um mapa que será fixo na bicicleta. Este mapa, não é mais do que um mapa da cidade em que a aula é realizada e tem marcado um percurso que todos podem seguir.
Para além do objectivo de inovar, tem também um outro que é o de estarmos todos a trabalhar com uma resistência mais ou menos igual entre todos. Para que este último objectivo seja cumprido é necessário que todos os alunos conheçam o percurso (zona do mapa) e tenham noção, por exemplo da inclinação de determinda subida e tentar juntar a resistência consuante à inclinação dessa subida na realidade. Tentem!!!!

COMENTÁRIOS: Como já foi dito, já apliquei esta idéia e posso dizer que resultou em pleno!!!
David Palmeiro (Ritmus Health Club) , 25
merlim.freesport@bol.com.br
Évora, Portugal , Brasil

O trem do Seu Matias -02/04/03
Objetivo: Desenvolver o conhecimento do corpo, e expressão corporal
Duração:
Material:
Faixa Etária:
Aproveitamento: Aquecimento

Em círculo, o professor canta:
_Você conhece Seu Matias o rapaz que o trem pegou?
E os alunos respondem:
_Não senhor, não conhecemos, mas queremos conhecer.
Então o professor canta:
_Coitadinho do seu Matias que pegou uma pneumonia e ficou com o braço assim. Então o professor entorta o braço e os alunos o seguem.
A cada repetição da música o professor entorta uma parte do corpo.
A última deve ser a lingua para o jogo ficar engraçado.
Pedro , 23
pedrolbueno@uol.com.br
Castro, Paraná, Brasil

Brincadeira das bolinhas - Natação-02/04/03
Objetivo: Imersão, respiração com descontração (iniciação)
Duração: 2´
Material: Nenhum
Faixa Etária: 4 a 6 anos

Segurando a criança pelas axilas, com movimentos para cima e para baixo (saltando).
Cantar o seguinte:
Vamos fazer bolinha para o......... e a criança fala um nome de um animal, objeto, algo que ela goste.
Exemplo:
_Vamos fazer uma bolinha para a foquinha!!!!
E realiza-se a respiração ou dependendo da criança uma imersão.

Dica: Tive resultados bons com crianças com medo.
Espero que seja útil para vocês. Valeu!
Keila Pinto Silva , 19
jiujitera@hotmail.com
São João da Boa Vista, SP - Brasil

Trocando de Time - Futsal -26/04/03
Objetivo: marcação, situação de inferioridade numérica, passe
Duração:
Material: quadra poliesportiva e uma bola
Faixa Etária: acima de 11 anos
Aproveitamento: handebol ou basquete

   Dois alunos (um de frente para o outro) fazem passes em deslocamento (um desloca de frente e o outro de costas) saindo de uma quadra em direção a outra. Após os passes e após o aluno que está se deslocando de costas passar para outra quadra, o aluno que está se deslocando de frente domina a bola e faz um toque rápido para outro aluno que já estava esperando na outra quadra. Neste momento temos a situação de inferioridade numérica (2x1), o aluno que estava se deslocando de costas, após passar para outra quadra, se torna jogador de defesa, enquanto os outros dois alunos devem definir a jogada rapidamente. É importante destacar a utilização dos passes para os alunos que estão em superioridade numérica, para trabalhar o fundamento.

COMENTÁRIOS:É um exercício de situação real de jogo trabalhando a marcação e deixando de lado individualismo no momento do contra-ataque.
Mothio , 22
mpalmeiro@bol.com.br
Santa Maria - Brasil

Caça à cobra escondida -Natação-02/05/03
Objetivo: Trabalhar mergulho, deslocamento, deslize.
Duração: 30 min.
Material: macarrão, piscina.
Faixa Etária: 5-12 anos

   Após o alongamento, colocar as crianças na borda da piscina cada uma com um macarrão. Depois, pedir o macarrão da primeira e colocar no chão da piscina, pisando em cima (com as pernas afastadas), e pedir que a criança venha pegar. Ela deverá saltar, mergulhar e pegar o macarrão debaixo dos pés do professor, passando por entre as pernas do mesmo e quando retornar á superfície nadar com o macarrão até o outro lado da piscina. Em seguida, ele pede que outra criança pule, até todos finalmente pularem.

COMENTÁRIOS: Este exercicio é excelente porque trabalha vários fundamentos básicos da aprendizagem em natação.
Escola municipal primavera II , 29
cristi5@bol.com.br
Parauapebas - Pará

Diário de aula ou diário de bordo - Avaliação -12/05/03
Objetivo: Ter com avaliar o conteúdo aplicado
Duração: 15minutos .
Material: caderno e lápis .
Faixa Etária: 11 a 12 anos

  Durante as atividades o professor ensina e pede que o aluno anote em seu caderno o que sentiu e percebeu durante a execução da atividade proposta. Toda a aula inicia com o aluno lendo o diário da aula anterior.Em casa tranquilo ordena as idéias e produz o texto da aula ministrada. O texto pode ser livre ou direcionado através de perguntas, mas o importante é que a criança sinta liberdade e confiança na sua escrita.

COMENTÁRIOS: É super gratificante. As crianças adoram relatar o que acontece com elas. O corpo fica sendo um laboratório de pesquisa. Há uma grande melhora na produção de textos. A timidez diminue, fica mais fácil falar em público. Aprender a respeitar o momento da fala do colega.
Simone Milhomens , 37
smilhomens@yahoo.com.br
Morrinhos,Goiás,Brasil

Laboral para Membros Superiores - Ginástica Laboral -23/05/03
Objetivo: relaxar pescoço, ombros e braços
Duração: 5 minutos .
Material: no próprio posto de trabalho
Faixa Etária: adultos

   Nossa aula será realizada na posição sentada e em cada posição estática pedimos que fiquem durante 20 segundos para realmente alongar e relaxar o local desejado.
1.Mantendo a coluna ereta fazer uma leve elevação do queixo forçando o pescoço e alongando-o para cima.
2.Também com a coluna ereta relaxar o pescoço soltando o mesmo para baixo tentando encostar o queixo no peito.
3.Fazer a flexão lateral do pescoço tentando aproximar sua orelha ao ombro, para o lado dir. e em seguida para o lado esq.
4.Girar a cabeça primeiro para um lado e depois para o outro.
5.Fazer a cincundução do pescoço, ou seja, girar lentamente para um lado e depois para o outro várias vezes à gosto do freguês, não esquecendo é claro da postura.
6.Faremos agora um trabalho de relaxamento da articulação dos ombros, elevando lentamente como se fosse encostar nas orelhas, logo em seguida soltando numa forma de alívio, por várias vezes.
7.Com os braços "colados" no tronco, fazer o giro da articulação dos ombros para trás(10 X ).
8.Idem ao exercício anterior mas fazendo o giro dos ombros para frente.
9.Muito bem vocês são ótimos!!!Agora solta esses braços estendendo-o e fazendo a elevação encontrando palma da mão logo acima da cabeça bem esticado expire, solte bem todo esse ar dos pulmões.
10.Isso volte esses braços para o prolongamento do tronco inspirando lentamente.
11.Entrelaçe esse dedos e estende seus braços a frente do corpo não esquecendo é claro da sua postura.
12.Mantenha esse dedos entrelaçados flexionar esses cotovelos e movimentar seus punhos requebrando-os, girando para o lado dir. e para o lado esq. várias vezes.
13. Aí, está ficando "muito ótimo", só falta soltar mais esses dedos então procure balançar esses braços requebrando a munheca, como você estivesse se abanando e morrendo de calor!!!!
É ISSO AÍ PESSOAL VALEU E TENHA UM ÓTIMO TRABALHO !
PGL-Prioli Ginástica Laboral S/C Ltda, 33
eduardo.prioli@uol.com.br
Rio Claro, São Paulo,Brasil


Futsal entre garrafas -16/06/03
Objetivo: Aperfeiçoamento de passes
Duração: 30 minutos .
Material: garrafas, bolas
Faixa Etária: 10 a 14

Desenvolvimento:
1- Os alunos serão dispostos em dois times de jogadores, com número igual de participantes, que serão colocados em colunas, um atrás do outro, fazendo frente a uma linha de marcação.
2- O professor coloca umas oito a dez garrafas em pé espalhadas e cruzadas a distância de uns sete metros, em frente de cada coluna de jogadores.
3- A um sinal dado, o primeiro jogador de cada coluna leva a bola com os pés (parte interna, externa, dorso) entre as garrafas sem derrubá-las; se por acaso derrubar alguma garrafa, deverá recolocá-la de pé e continuar com a bola até atravessar todas as garrafas.
4- Quem atravessar volta com a bola na mão até o jogador seguinte, a quem deverá continuar o jogo;
5- Ganha o time que completar primeiro o jogo.
Bruna Narducci de Araújo, 21
Gatinhaamorosa_20@hotmail.com
Cocalzinho de Goias, Brasil


Hidro Fab Show -16/07/03
Objetivo: fazer com que as alunas tenham uma participação mais ativa na aula
Duração: 40-50 minutos .
Material: pode-se usar todos os materiais ou sem nenhum, o espaço disponível que a academia, clube.. oferece
Faixa Etária: Todas

A aula consiste em que as próprias alunas deem a aula, ou seja, passem os exercícios para determinado grupo muscular ou determinado trabalho, ex. só aeróbico, exercícios combinados, abdômen...
As alunas estipulam o trabalho, os exercícios e ajudam na correção, é muito estimulante pois elas passam a conhecer os seus erros, conhecer seus movimentos, e sabem o porquê daquele movimento, daí sua aula não fica reduzida a jogar movimentos e elas repetirem.

Fabiana vieira peloggio/ academia acqua fiesta , 27
peloggio@uol.com.br
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

BASQUETE DO ARRANCA FITA -06/08/03

Objetivo: Favorecer o domínio de bola e tempo de reação
Duração: 15 minutos .
Material: Uma bola de basquete para cada jogador e uma fita de TNT
Faixa Etária: a partir de 7 anos

De posse de 1 bola e 1 fita pendurada na parte de trás do calção para cada jogador o professor dará o sinal para o início da atividade. Todos, sem perder o domínio da bola e sem parar de driblar, deverão conquistar o maior número de fitas possíveis. Vence quem obtiver o maior número. Poderá ser feito também competição entre cores ou meninos contra meninas.
Aurélio Melo Ferreira , 33
lelomf@bol.com.br
Taguatinga - DF, Brasil

Hip Hop - Jogando, Dançando e "Lazeirando" -23/08/03
Objetivo: Desenvolver no aluno, Ritmos, Coordenação, Agilidade, Velocidade, Musicalidade, etc...
Duração: 1h ou mais
Material: Bolas e espaço, as bolas podem ser improvisadas com sacos plásticos, Jornal e barbante em caso de não haver bolas industrializadas
Faixa Etária: 5 anos até a terceira idade(todas as faixas etárias)
Reaproveitamento: sim. todos os esportes de bola e atividades recreativas

   A aula deve ser dividida em 3 partes a inicial com um aquecimento podendo realizar o instrutor uma aquecimento com um alongamento leve e ser através de jogos e brincadeiras culturais, de forma lúdica, como por exemplo, o pique em suas variações.
   Depois vem a parte principal, na qual o jogo pode ser um futsal ou um handebol não importa qual seja, o coordenador da atividade propõe junto com a turma. Assim no decorrer do jogo, o professor grita "estátua" e todos ficam na posição. Depois de feito várias vezes até o final do jogo é feito uma coreografia podendo ser de hip hop e até mesmo outro estilo de dança. Mas esta coreografia é feita com os movimentos que os alunos fizeram no decorrer da atividade, e ai cabe ao professor se juntar com a turma fazendo a coreografia dividindo a turma em grupo e elaborando a dança no caso o Hip Hop . É extremamente lúdico e trabalha o esporte e a dança ao mesmo tempo. Dá muito certo , mas o profissional que esta trabalhando deve também se esforçar para proporcionar o jogo bem dinâmico também, dando autonomia para a turma.
   Os jogos com a estátua podem ser qualquer um praticado numa aula de educação física.
Leonardo Pinheiro Botelho, 20
leonar.pinheiro@globo.com
Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil

Rede Humana -11/10/03
Objetivo: desenvolver o espírito esportivo
Duração: 20 min
Material: bola, quadra.
Faixa Etária: 9/11anos

Serão formado três times com números iguais. Um time ficará no meio da quadra que será a rede, os outros times irão jogar. O jogo será executado na quadra de volei. A "rede" tentará impedir que a bola passe para o outro lado se conseguir o grupo perdedor passará a ser a rede e o objetivo é não deixar a bola cair no chão.

Comentários: essa atividade e muito legal pois envolve todos os alunos e ninguém fica esperando .
elzanir maria da silva , 28
elzanir@colegiometa.com.br
Rio Branco, AC, Brasil

Hidro Local -20/12/03

Objetivo: Fortalecimento Muscular
Duração: 60 min
Material: Aqua Tubo, Aqua Ped ou qualquer material que em contado com a água provoque uma resistência.
Faixa Etária:Todas as idades desde que estejam aptas à prática da atividade.

AQUECIMENTO:
Inicia-se a aula com uma caminhada de 2 minutos dentro da piscina onde o corpo mantenha-se relaxado e os braços soltos seguindo o ritmo das passadas de perna; Segue a seqüência com uma corrida de 1 minutos e braços em movimentos idênticos ao nado peito. Repetirá por 2x Tempo estimado = 6 minutos

PARTE PRINCIPAL
• Com as mãos na borda da piscina, chute cruzado com a perna esquerda a lateral direita; a perna esquerda deverá passar pela frente da perna direita. (2 minutos);
• Eleve o calcanhar atrás alternando as pernas como se fosse correr. Curto e rápido. (1 minuto);
• Retornando ao primeiro exercício, realizará chutes com a mesma perna esquerda para o lado esquerdo cruzando a perna atrás e chutando lateralmente (2 minutos);
• Eleve o calcanhar atrás alternando as pernas como se fosse correr. Curto e rápido. (1 minuto);
• Chute agora com a perna esquerda lateralmente e após seguira com chute cruzado alternando os lados sucessivamente (2 minutos);
• Eleve o calcanhar atrás alternando as pernas como se fosse correr. Curto e rápido. (1 minuto); Tempo estimado = 9 minutos Com o auxílio do Macarrão, Aqua Ped ou material onde possa provocar uma resistência na água:
• Empurrará a resistência para baixo: Mergulhando-a e retornando a tona. O cotovelo deverá manter alto na subida e o exercício deverá ser executado de forma que a resistência permaneça o tempo todo rente ao corpo (2 minutos);
• Empurrará a resistência para frente: Movimento de vai esticando os braços e volta encurtamento do mesmo ao ponto de partida; (2 minutos);
• Empurra a resistência para frente e para trás simultaneamente (2 minutos); Tempo estimado = 6 minutos Ainda com o auxílio de resistência, sendo o mais indicado para este exercício o Aqua Ped:
• Abre jogando os braços lateralmente e fecha-os à frente, enquanto o joelho esquerdo eleva chutando a perna à frente e fechando os braços, o calcanhar da perna direita ira eleva quando os gestos dos braços forem abrindo (2 minutos);
• Segue com uma simulação do voador inverso onde será executado da seguinte maneira: abre 3x e fecha os braços à frente 1x. Repetirá a seqüência até acabar o tempo (2 minutos)
• Abre jogando os braços lateralmente e fecha-os à frente, enquanto o joelho direito eleva chutando a perna à frente e fechando os braços, o calcanhar da perna esquerda elevará quando os gestos dos braços forem abrindo (2 minutos);
• Segue com a simulação do voador onde será executado da seguinte maneira: fecha 3x e abre os braços lançando-os lateralmente 1x. Repetirá a seqüência até acabar o tempo (2 minutos) Tempo estimado = 8 minutos Apartir deste ponto, repetirá todo o exercício.
• Com as mãos na borda da piscina, chute cruzado com a perna esquerda a lateral direita; a perna esquerda deverá passar pela frente da perna direita. (2 minutos);
• Eleve o calcanhar atrás alternando as pernas como se fosse correr. Curto e rápido. (1 minuto);
• Retornando ao primeiro exercício, realizará chutes com a mesma perna esquerda para o lado esquerdo cruzando a perna atrás e chutando lateralmente (2 minutos);
• Eleve o calcanhar atrás alternando as pernas como se fosse correr. Curto e rápido. (1 minuto);
• Chute agora com a perna esquerda lateralmente e após seguira com chute cruzado alternando os lados sucessivamente (2 minutos);
• Eleve o calcanhar atrás alternando as pernas como se fosse correr. Curto e rápido. (1 minuto); Tempo estimado = 9 minutos Com o auxílio do Macarrão, Aqua Ped ou material onde possa provocar uma resistência na água:
• Empurrará a resistência para baixo: Mergulhando-a e retornando a tona. O cotovelo deverá manter alto na subida e o exercício deverá ser executado de forma que a resistência permaneça o tempo todo rente ao corpo (2 minutos);
• Empurrará a resistência para frente: Movimento de vai esticando os braços e volta encurtamento do mesmo ao ponto de partida; (2 minutos);
• Empurra a resistência para frente e para trás simultaneamente (2 minutos); Tempo estimado = 6 minutos Segue aqui com exercícios de abdômen: Supra abdominal / infra abdominal
• Com as mãos na borda da piscina, deslizará com os pés no ladrilho em movimentos subindo e descendo com os joelhos juntos (2 minutos);
• Segue a seqüência alternando os subida dos pés: movimento de subir escada (1 minuto);
• Com as mãos na borda da piscina, deslizará com os pés no ladrilho em movimentos subindo e descendo com os joelhos juntos (2 minutos);
• Segue a seqüência alternando os subida dos pés: movimento de subir escada (1 minuto); Obliquo abdominal
• Com as pernas abertas elevara os joelhos lateralmente em movimentos de sobe e desce. Chamo de Sapinho. (2 minutos).
• Alterna a subido dos joelhos no movimento de sapinho. (1 minuto);
• Com as pernas abertas elevara os joelhos lateralmente em movimentos de sobe e desce. Chamo de Sapinho. (2 minutos).
• Alterna a subido dos joelhos no movimento de sapinho. (1 minuto); Tempo estimado = 12 minutos

VOLTA A CALMA:
Finaliza a aula com uma caminhada dentro da piscina, com movimentos lentos, braços relaxados, soltos e acompanhando o ritmo da caminhada. Tempo estimado: 2 minutos Seguira com um alongamento onde cada posição dever permanecer estável entre 10-20 segundos, alongando o corpo todo (superior e inferior); Tempo estimado: 2 minutos.
Feche a aula com uma linda salva de palmas e agradecendo a participação de todos!

Comentários: A aula devera ser ministrada ao som de músicas que estimulem a atividade e verifique a adaptação dos alunos durante o desenvolvimento da aula. Certifique que os alunos tenham feito a avaliação física e funcional e desperte o interesse por novas avaliações (6 em 6 meses).
Cézar de Lima, 23
cezardelima@pop.com.br
Rio de Janeiro - Rj - Brasil
 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|