Qua, 10/12/08 20:16 BIBLIOTECA DE AULAS PRÁTICAS E PLANOS DE AULA Ciclismo
Indoor - Uma aula diferente -02/04/03 Este tipo de aula
funciona como um percurso, que todos imaginamos,
com zonas onde realizamos subidas e onde o terreno é plano.
A minha idéia (já concretizada e
com bons resultados) é fornecer a cada aluno
um mapa que será fixo na bicicleta. Este
mapa, não é mais do que um mapa da
cidade em que a aula é realizada e tem marcado
um percurso que todos podem seguir. COMENTÁRIOS: Como já foi
dito, já apliquei esta idéia e posso
dizer que resultou em pleno!!! Objetivo: Desenvolver o conhecimento do corpo, e expressão corporal Duração: Material: Faixa Etária: Aproveitamento: Aquecimento Em círculo, o professor canta: Objetivo: Imersão, respiração com descontração (iniciação) Duração: 2´ Material: Nenhum Faixa Etária: 4 a 6 anos Segurando a criança pelas axilas, com movimentos para cima e para baixo (saltando). Cantar o seguinte: Vamos fazer bolinha para o......... e a criança fala um nome de um animal, objeto, algo que ela goste. Exemplo: _Vamos fazer uma bolinha para a foquinha!!!! E realiza-se a respiração ou dependendo da criança uma imersão. Dica: Tive resultados bons com crianças
com medo. Objetivo: marcação, situação de inferioridade numérica, passe Duração: Material: quadra poliesportiva e uma bola Faixa Etária: acima de 11 anos Aproveitamento: handebol ou basquete Dois alunos (um de frente para o outro) fazem passes em deslocamento (um desloca de frente e o outro de costas) saindo de uma quadra em direção a outra. Após os passes e após o aluno que está se deslocando de costas passar para outra quadra, o aluno que está se deslocando de frente domina a bola e faz um toque rápido para outro aluno que já estava esperando na outra quadra. Neste momento temos a situação de inferioridade numérica (2x1), o aluno que estava se deslocando de costas, após passar para outra quadra, se torna jogador de defesa, enquanto os outros dois alunos devem definir a jogada rapidamente. É importante destacar a utilização dos passes para os alunos que estão em superioridade numérica, para trabalhar o fundamento. COMENTÁRIOS:É um exercício
de situação real de jogo trabalhando a marcação
e deixando de lado individualismo no momento do contra-ataque. Objetivo: Trabalhar mergulho, deslocamento, deslize. Duração: 30 min. Material: macarrão, piscina. Faixa Etária: 5-12 anos Após o alongamento, colocar as crianças na borda da piscina cada uma com um macarrão. Depois, pedir o macarrão da primeira e colocar no chão da piscina, pisando em cima (com as pernas afastadas), e pedir que a criança venha pegar. Ela deverá saltar, mergulhar e pegar o macarrão debaixo dos pés do professor, passando por entre as pernas do mesmo e quando retornar á superfície nadar com o macarrão até o outro lado da piscina. Em seguida, ele pede que outra criança pule, até todos finalmente pularem. COMENTÁRIOS: Este exercicio é excelente
porque trabalha vários fundamentos básicos da
aprendizagem em natação. Objetivo: Ter com avaliar o conteúdo aplicado Duração: 15minutos . Material: caderno e lápis . Faixa Etária: 11 a 12 anos Durante as atividades o professor ensina e pede que o aluno anote em seu caderno o que sentiu e percebeu durante a execução da atividade proposta. Toda a aula inicia com o aluno lendo o diário da aula anterior.Em casa tranquilo ordena as idéias e produz o texto da aula ministrada. O texto pode ser livre ou direcionado através de perguntas, mas o importante é que a criança sinta liberdade e confiança na sua escrita. COMENTÁRIOS: É super gratificante.
As crianças adoram relatar o que acontece com elas.
O corpo fica sendo um laboratório de pesquisa. Há uma
grande melhora na produção de textos. A timidez
diminue, fica mais fácil falar em público. Aprender
a respeitar o momento da fala do colega. Objetivo: relaxar pescoço, ombros e braços Duração: 5 minutos . Material: no próprio posto de trabalho Faixa Etária: adultos Nossa aula será realizada na posição sentada e em cada posição estática pedimos que fiquem durante 20 segundos para realmente alongar e relaxar o local desejado. 1.Mantendo a coluna ereta fazer uma leve elevação do queixo forçando o pescoço e alongando-o para cima. 2.Também com a coluna ereta relaxar o pescoço soltando o mesmo para baixo tentando encostar o queixo no peito. 3.Fazer a flexão lateral do pescoço tentando aproximar sua orelha ao ombro, para o lado dir. e em seguida para o lado esq. 4.Girar a cabeça primeiro para um lado e depois para o outro. 5.Fazer a cincundução do pescoço, ou seja, girar lentamente para um lado e depois para o outro várias vezes à gosto do freguês, não esquecendo é claro da postura. 6.Faremos agora um trabalho de relaxamento da articulação dos ombros, elevando lentamente como se fosse encostar nas orelhas, logo em seguida soltando numa forma de alívio, por várias vezes. 7.Com os braços "colados" no tronco, fazer o giro da articulação dos ombros para trás(10 X ). 8.Idem ao exercício anterior mas fazendo o giro dos ombros para frente. 9.Muito bem vocês são ótimos!!!Agora solta esses braços estendendo-o e fazendo a elevação encontrando palma da mão logo acima da cabeça bem esticado expire, solte bem todo esse ar dos pulmões. 10.Isso volte esses braços para o prolongamento do tronco inspirando lentamente. 11.Entrelaçe esse dedos e estende seus braços a frente do corpo não esquecendo é claro da sua postura. 12.Mantenha esse dedos entrelaçados flexionar esses cotovelos e movimentar seus punhos requebrando-os, girando para o lado dir. e para o lado esq. várias vezes. 13. Aí, está ficando "muito ótimo", só falta soltar mais esses dedos então procure balançar esses braços requebrando a munheca, como você estivesse se abanando e morrendo de calor!!!! É ISSO AÍ PESSOAL VALEU E TENHA UM ÓTIMO TRABALHO ! PGL-Prioli Ginástica Laboral S/C Ltda, 33 eduardo.prioli@uol.com.br Rio Claro, São Paulo,Brasil Objetivo: Aperfeiçoamento de passes Duração: 30 minutos . Material: garrafas, bolas Faixa Etária: 10 a 14 Desenvolvimento: 1- Os alunos serão dispostos em dois times de jogadores, com número igual de participantes, que serão colocados em colunas, um atrás do outro, fazendo frente a uma linha de marcação. 2- O professor coloca umas oito a dez garrafas em pé espalhadas e cruzadas a distância de uns sete metros, em frente de cada coluna de jogadores. 3- A um sinal dado, o primeiro jogador de cada coluna leva a bola com os pés (parte interna, externa, dorso) entre as garrafas sem derrubá-las; se por acaso derrubar alguma garrafa, deverá recolocá-la de pé e continuar com a bola até atravessar todas as garrafas. 4- Quem atravessar volta com a bola na mão até o jogador seguinte, a quem deverá continuar o jogo; 5- Ganha o time que completar primeiro o jogo. Bruna Narducci de Araújo, 21 Gatinhaamorosa_20@hotmail.com Cocalzinho de Goias, Brasil Objetivo: fazer com que as alunas tenham uma participação mais ativa na aula Duração: 40-50 minutos . Material: pode-se usar todos os materiais ou sem nenhum, o espaço disponível que a academia, clube.. oferece Faixa Etária: Todas A aula consiste em que as próprias alunas deem a aula, ou seja, passem os exercícios para determinado grupo muscular ou determinado trabalho, ex. só aeróbico, exercícios combinados, abdômen... As alunas estipulam o trabalho, os exercícios e ajudam na correção, é muito estimulante pois elas passam a conhecer os seus erros, conhecer seus movimentos, e sabem o porquê daquele movimento, daí sua aula não fica reduzida a jogar movimentos e elas repetirem. Fabiana vieira peloggio/ academia acqua fiesta
, 27 Objetivo: Favorecer o domínio de bola
e tempo de reação Objetivo: Desenvolver no aluno, Ritmos, Coordenação, Agilidade, Velocidade, Musicalidade, etc... Duração: 1h ou mais Material: Bolas e espaço, as bolas podem ser improvisadas com sacos plásticos, Jornal e barbante em caso de não haver bolas industrializadas Faixa Etária: 5 anos até a terceira idade(todas as faixas etárias) Reaproveitamento: sim. todos os esportes de bola e atividades recreativas A aula deve ser dividida em 3 partes a inicial com um aquecimento podendo realizar o instrutor uma aquecimento com um alongamento leve e ser através de jogos e brincadeiras culturais, de forma lúdica, como por exemplo, o pique em suas variações. Depois vem a parte principal, na qual o jogo pode ser um futsal ou um handebol não importa qual seja, o coordenador da atividade propõe junto com a turma. Assim no decorrer do jogo, o professor grita "estátua" e todos ficam na posição. Depois de feito várias vezes até o final do jogo é feito uma coreografia podendo ser de hip hop e até mesmo outro estilo de dança. Mas esta coreografia é feita com os movimentos que os alunos fizeram no decorrer da atividade, e ai cabe ao professor se juntar com a turma fazendo a coreografia dividindo a turma em grupo e elaborando a dança no caso o Hip Hop . É extremamente lúdico e trabalha o esporte e a dança ao mesmo tempo. Dá muito certo , mas o profissional que esta trabalhando deve também se esforçar para proporcionar o jogo bem dinâmico também, dando autonomia para a turma. Os jogos com a estátua podem ser qualquer um praticado numa aula de educação física. Leonardo Pinheiro Botelho, 20 leonar.pinheiro@globo.com Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil Objetivo: desenvolver o espírito esportivo Duração: 20 min Material: bola, quadra. Faixa Etária: 9/11anos Serão formado três times com números iguais. Um time ficará no meio da quadra que será a rede, os outros times irão jogar. O jogo será executado na quadra de volei. A "rede" tentará impedir que a bola passe para o outro lado se conseguir o grupo perdedor passará a ser a rede e o objetivo é não deixar a bola cair no chão. Comentários: essa atividade e muito legal
pois envolve todos os alunos e ninguém fica esperando
. Objetivo: Fortalecimento Muscular Comentários: A aula devera ser ministrada
ao som de músicas que estimulem a atividade e verifique
a adaptação dos alunos durante o desenvolvimento
da aula. Certifique que os alunos tenham feito a avaliação
física e funcional e desperte o interesse por novas
avaliações (6 em 6 meses).
Cézar de Lima, 23cezardelima@pop.com.br Rio de Janeiro - Rj - Brasil |
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