Ginástica
de Aquecimento ou Preparatória- Ginástica
Laboral -26/11/02
Objetivo: Aquecimento corporal
para o iniciar a jornada de trabalho ;
Duração: 10 min;
Material: É realizada no próprio local de trabalho ;
Faixa Etária: Qualquer;
Aproveitamento: Ginástica na Empresa
Parte Prática:
Todos os exercícios de movimentos articulares e de alongamento serão
realizados em 10 tempos, ou seja, podem ser contados por 10 segundos na hora
de sua execução.
1.Manter os pés paralelos na linha dos ombros entrelaçar as mãos,
estendendo os braços acima da cabeça (espreguiçando-o).
2.Movimentar o pescoço lateralmente, lado(D), depois lado (E).
3.Manter o alongamento do pescoço apenas para um lado(D) e da mesma
forma para o outro lado(E).
4.Girar a cabeça (fazendo a cincundução do pescoço),
lentamente para um lado, depois para o outro.
5.Fazer a flexão e extensão do pescoço, ou seja, movimentar
o pescoço olhando lentamente para cima e para baixo.
6.Alongar bem o pescoço olhando para cima e mantendo a coluna ereta.
7.Olhar para baixo forçando com as mãos a nuca, tentando aproximar
o queixo do peito, flexionado ligeiramente o tronco para frente e mantendo
as pernas semi-flexionadas.
8.Fazer a movimentação dos braços alternados um para cima
outro para baixo.
9.Tentar encostar a ponta dos dedos nos ombros e em seguida fazer o movimento
circular dos cotovelos ( mov. da articulação escapula-umeral)
para frente e para trás.
10.Estender os dois braços para trás entrelaçando os dedos
e matendo a postura (coluna ereta) (alongar toda região dos ombros).
11.Manter os braços paralelos e soltos para baixo na linha da cintura
em seguida fazer a elevação dos ombros.
12.Manter os ombros elevados(forçando a musc. do trapézio).
13.Com os pés paralelos na linha dos ombros fazer o movimento de soltura
dos braços através da rotação do tronco, para o
lado (D) e (E).
14.Na posição ereta elevar um dos cotovelos a cima da cabeça
flexionando-o e com o auxílio da outra mão, o mesmo(cotovelo)será puxado
para o lado oposto, percebendo desta forma um maior alongamento dessa região
(tríceps braquial), logo em seguida repetir com om outro braço.
15.Entrelaçar as mãos e estender os braços para frente
na linha dos ombros (alongando toda região do braço e ante-braço).
16.Com as mãos entrelaçadas, mas com os cotovelos flexionados
e mãos à frente do peito, fazer o movimento circular do punho
(circundução)para um lado e depois para o outro.
17.Corrida estacionária
18.Afastar as pernas mantendo o joelho estendido, fazendo a flexão do
quadril(mais conhecido como flexão do tronco) estendendo os braços
para frente alongando toda região dorsal e parte posterior das coxas.
19.Unir as duas pernas mantendo-as estendidas, fazer o exercícios de
flexionamento, para aquecer a região posterior das pernas.
20.Manter pernas unidas e quadril flexionado, tentar, "encostar o queixo
no joelho",(alongando a panturrilha).
21.Equilibrar sobre uma das pernas, na qual a outra estará segura por
uma das mãos, perna essa que estará com o joelho flexionado alongando
dessa forma a parte anterior da coxa(quadríceps femoral).
22.Apoiar as mãos na cintura e com as pernas paralelas na linha dos
ombros, fazer o movimento circular do quadril para o lado (D) e em seguida
para o lado (E), rebolando-o.
23.Elevar bem os dois braços para cima da cabeça, como se estivesse
espreguiçando todo o corpo terminando desta forma nossa ginástica
de aquecimento.
Carlos Eduardo Prioli, 25
eduardo.prioli@uol.com.br
Rio Claro, São Paulo,Brasil
Cenário
Mutante/improvisação - Recreação
-26/11/02
Objetivo: Desenvolver a criatividade, atenção
e trabalho em grupo ;
Duração: 30 min;
Material: Sala ampla, com cadeiras, mesa, cubos de madeiras, perucas, bolsas,
cesto de lixo, chápeu, livros, tecidos, bancos, telefone, brinquedos,
etc;
Faixa Etária: a partir dos 9 anos;
Parte Prática: O Cenário Mutante.
Divide-se o grupo em dois. Um grupo sai da sala o outro observa
os objetos e criam um cenário. Usando quantos objetos acharem necessário.
Quando estiver tudo pronto o grupo senta como platéia, o grupo de fora
entra e tem 5 segundos para observar o cenário montado e improvisar uma
cena com todos os integrantes.
Logo após o final o monitor, pergunta ao grupo atuante
onde eles estavam, após a resposta, o grupo que montou o cenário
conta onde era o lugar. Depois disso a troca de funções quem estava
dentro vai para fora e vice-versa. É muito divertido, pois surgem idéais
muito criativas e tranbalho em grupo.
O tempo para a criação do cenário é de
5 minutos.
Realmente nessa atividade há uma integração
geral dos alunos.
COMENTÁRIOS: Esse execício eu utilizo nas aulas
de jogos teatrais, e muitas vezes o tempo passa de 30 minutos.
Durante o ano letivo eu procuro dar esse exercício várias
vezes e é impressionante como eles se divertem e criam
cada vez mais.
Dalila Ribeiro , 33
dalilaribeiro@hotmail.com
Tatuí, SP,Brasil
Técnica
KamiKaze - Musculação -26/11/02
Objetivo: Antiestresse e aprimoramento da
resistência anaeróbia lática e aeróbia;
Duração: Aproximadamente 5 minutos;
Material: Espaço físico: sala de musculação.
Material: aparelho de musculação do tipo com cabos que manejem
pesos em forma de tijolinhos;
Faixa Etária: a partir dos 17 anos caso já tenha um bom histórico
no treinamento de força ;
Aproveitamento: Atividades de Endurance
Parte Prática:
Você irá precisar de auxílio de um colega
da academia.
Escolha um aparelho de musculação do tipo com
cabos que manejem pesos em forma de tijolinhos;. Reúna vários pinos
(que servem para prender os tijolinhos do aparelho) e os posicione de dois em
dois por toda a pilha de tijolinhos do aparelho escolhido.
Peça para que um colega se posicione do lado da pilha
de tijolinhos e que realize a retirada de cada pino ao seu comando.
Realize um alongamento dos músculos envolvidos e um
breve aquecimento com uma carga bem leve no próprio aparelho.
Você começará a execução
da técnica realizando quantas repetições puder com a carga
total do aparelho (todos os tijolinhos), até a falha. Sempre que atingir
a falha total durante as repetições peça para que o parceiro
retire um pino da pilha de tijolinhos e continue as repetições
imediatamente até a falha. Após ter sobrado apenas um pino continue
as repetições por mais algum tempo até atingir o steady
state (estado estável), a partir do terceiro minuto aproximadamente.
Para maior intensidade, além de um parceiro para comandar
a retirada dos pinos, chame outro para que lhe acompanhe nas repetições,
fazendo assim repetições extras além da falha (negativas).
Esta técnica é excelente para ser executada em
aparelhos do tipo puxadores na polia alta para as costas, puxadores na polia
alta para tríceps, aparelho voador para o peitoral, banco scott máquina
e outros aparelhos de acordo com a especificidade esportiva se for o caso.
Importante: deve ser realizado apenas por praticantes avançados de
musculação. A pesar de proporcionar um incrível bombeamento;
(inchaço por causa do acúmulo de fluído) o KamiKaze
não deve ser realizado freqüentemente, talvez a cada dois meses.
Se realizado freqüentemente pode promover uma descaracterização
das fibras musculares do tipo II para o tipo I com perdas óbvias na
força e resistência muscular.
COMENTÁRIOS: Esta é uma excelente técnica que respeita
a ordem fisiológica das fontes energéticas, passando primeiramente
pela força (anaeróbio alático) depois pela resistência
lática e aeróbia. Apesar de exigir bastante força esse
não é o objetivo, visto que o músculo alvo permanece
por um tempo prolongado em trabalho.
Maurício Ribolli Raddi , 25
mauricioraddi@bol.com.br
São José do Rio Pardo, SP, Brasil
Ginástica
de Pausa ou Compensatória - Ginástica na Empresa
-26/11/02
Objetivo: Compensar os músculos antagonistas
utilizados pelos colaboradores da empresa ;
Duração: 4 minutos ;
Material: É realizada no próprio local de trabalho;
Faixa Etária: todas;
Parte Prática:
Procure realizar todos os exercícios de alongamento numa posição
o mais confortavelmente possível e por 20 segundos em cada posição.
1.Alongar a região do pescoço fazendo a flexão lateral
p/ lado (D) em seguida Lado (E).
2.Fazer a flexão/extensão do pescoço.
3.Elevação/depressão dos ombros.
4.Dorso-Flexão da região do punho, puxando a palma da mão
p/baixo (D) e (E), alongando ante-braço.
5.Unir a palma das mãos pressionando-a uma na outra, alongando toda
região dos tendões dos dedos.
6.Alongar a região do ombro puxando o braço estendido p/ o
lado oposto à frente do peito (alongando deltóide médio/anterior)
para o lado (D)e(E).
7.Alongar os braços puxando o cotovelo à cima da cabeça
fazendo um alongamento da musculatura do tríceps braquial, (D)e(E).
8.Alongar todo o tronco entrelaçando os dedos e estendendo os braços
para cima.
COMENTÁRIOS: Nesta aula utilizamos só de alongamentos
passivos realizados à cada 2 ou 3 horas de trabalho
c/ o objetivo de quebrar a rotina de trabalho, além
de ser um atividade preventiva e educativa.
PGL-Prioli Ginástica Laboral S/C Ltda , 32
eduardo.prioli@uol.com.br
Rio Claro, São Paulo, Brasil
Aero-light
-11/12/02
Objetivo: Desenvolver habilidades de coordenação,
melhorando a força e sendo um momento de prazer para
as pessoas da terceira idade;
Duração: 50 minutos ;
Material: sala de aula, colchonetes, alteres de baixo peso, bastões;
Faixa Etária: acima de 60 anos ;
Aproveitamento: Terceira idade
Parte Prática:
AERO- LIGHT- "A melhor aula para a melhor idade"
Introdução:
Trabalho com senhoras da terceira idade há quatro anos. É o
público mais fiel de se trabalhar. O respeito que eles têm por você é indescritível...
Essa aula resolvi colocar em prática quando uma senhora
chegou na academia e queria fazer ginástica localizada mas não
conseguiu acompanhar o rítmo das minhas aulas. Então batizei-a
como Aero-Light, e graças a Deus deu certo e hoje é uma das aulas
que tenho mais prazer em dar.
Aero- Light nada mais é que uma ginástica localizada
mais leve, com pouca carga e poucas repetições, sendo que devemos
variar os exercícios. São 30 minutos de ginástica localizada
e 20 minutos de alongamentos.
1º momento: Alongamentos gerais.
2º momento: Alguma "dancinha" só para aquecer. Devem
ser músicas que não deixem as senhoras constrangidas de dançar
como por exemplo: forró, boleros, entre outros.
3º momento: Ginástica localizada para todo o corpo. Nos membros
inferiores costumo passar exercícios que elas permaneçam em
decúbito ventral com as mãos apoiadas embaixo dos glúteos,
facilitando os movimentos (não utilizar canaleiras ou cargas). Nos
membros superiores exercícios leves... leves, com carga de 1 kg (halteres)
para que consigam fazer todas as séries e se sintam capazes. Abdominais
bem leves e com tempo reduzido.
4º momento: Alongamentos individuais ou em duplas, com músicas
bem calmas (boleros e Djavan elas adoram), e faltando mais ou menos 3 minutos
para terminar a aula peço que deitem da maneira que se sentirem mais
confortáveis, soltem todo o peso do corpo no colchonete, esqueçam
dos problemas por alguns minutos e sintam a música... Elas acordam
super bem e muito felizes. Essa é a minha maior recompensa.
Dou aulas de diversas modalidades mas para essa faixa etária é muito
mais gratificante, apesar de amar minhas alunas adolescentes.
COMENTÁRIOS: Espero que minha Aero-Light ajude você a "ajudar" esse
público que tem tanta vontade de aprender e de ter um tempo e um espaço
para eles. BEIJOS... DANIELA KATOO
Daniela Katoo, 24
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Caça
aos pintinhos - Handebol -12/12/02
Objetivo: aquecimento lúdico;
Duração: 15 a 20min;
Material: nenhum, quadra ;
Faixa Etária: todas as idades;
Parte Prática:
Divide-se o número total dos participantes em grupos
com quantidades iguais, ou bem próximo disso. Forma-se uma fila sendo
que uma pessoa ficará de frente para ela. Essa pessoa que estará virada
de frente para a fila, será o gavião. A primeira pessoa da fila,
será a galinha que terá a função de proteger os pintinhos,
podendo usar somente os braços "abertos" para espantar o gavião
(sem empurrá-lo). Os demais da fila serão os pintinhos que deverão
fugir do gavião, porém não poderão se soltar da cintura
um do outro, caso isso aconteça, a brincadeira deverá ser reiniciada.
O Gavião deverá tentar tocar um dos pintinhos. Uma vez pégo
haverá mudança de posição. Repetir até que
todos tenham passado por todas as posições.
COMENTÁRIOS: Uma ótima atividade de aquecimento
pois possui várias possibilidades de movimentos e ao
mesmo tempo envolve o lúdico, tornando todo e qualquer
tipo de aquecimento, muito mais agradável. Espero que
tenham gostado, Cláudia.
Cláudia C. Pereira, 24
clau_dinha@ig.com.br
Sao Paulo-SP, Brasil
Bem-Estar
-12/12/02
Objetivo: Bem-Estar Geral;
Duração: 45 min;
Material: Shorts, tênis e camiseta de algodão;
Faixa Etária: todas as idades;
Parte Prática:
Este treino de ve ser feito pela manhã, nunca em jejum.
Usaremos como local um parque, e sem aparelhos. Iniciaremos com alongamentos
para todo o corpo, alongando cada parte por 45 segundos; logo em seguida caminharemos
lentamente por 5 minutos em ritmo baixo e lentamente vamos aumentando a velocidade,
quando der 25 minutos de caminhada já em ritmo mais puxado, não
intenso, vamos diminuir o ritmo até chegarmos ao ponto de início
e por fim parando a caminhada; e para finalizar faremos alongamentos novamente,
podendo ser de maneira mais leve em relação ao início.
DICA: Controle da FCM- ponha os dedos no pescoço próximo
a carótida e ache a região onde sentir batidas, conte-as durante
15 segundos e multiplique por 4. O seu total não pode passar ao resultado
de 220 - sua idade, deste valor tire a metade. EX. 220-20 p/uma pessoa de 20
anos, resultado 200 a metade será 100 BPM, será um frequência
cardiaca segura para esta idade independente de ser sedentário ou não.
Faça isto dia sim e dia não e melhore seu bem-estar.
Maurílio Sampaio, 34
personalms@globo.com
Sao Paulo-SP, Brasil
Aula
de voleibol na piscina -24/01/03
Objetivo: apresentar o desporto de maneira recreativa ;
Duração: 30 min;
Material: corda elástica, bola de voleibol, a aula é na piscina;
Faixa Etária: 12 anos em diante;
Duas equipes dispostas na piscina proporcionalmente
na quantidade de alunos.
- A quadra será a piscina que terá uma divisão ao meio
servindo de rede onde haverá uma partida de voleibol.
- Será permitido, devido a adaptação na piscina, as jogadas
carregadas ou conduções desde que não sejam absurdas.
- Dois jogadores podem tocar ao mesmo tempo na bola.
- Vale utilizar qualquer parte do corpo durante o toque.
- E permitido invadir a quadra adversária por cima da rede, mas sem
tocá-la.
- O saque pode ser dado com as mãos abertas ou com um toque.
- As bordas das piscinas serão consideradas como linhas laterais e de
fundo.
- As equipes só poderão dar 3 toques na bola.
- Ganha o jogo a equipe que fizer 30 pontos primeiro.
COMENTÁRIOS: não é necessário que o aluno tenha
total domínio dos fundamentos do desporto, pois este exercicio é uma
maneira de apresentar o desporto de forma recrativa.
Ernesto josé Dutra
ernestopsico@ig.com.br
Itaperuna
Natação
- Macaco pula -24/01/03
Objetivo: realizar mergulho de forma descontraída ;
Duração: 20 seg;
Material: piscina;
Faixa Etária: 2 - 6 anos;
Algumas crianças apresentam resistência ao efetuarmos
sua imersão na água. Esta brincadeira consiste numa música,
em que as crianças se divertem e acham o mergulho divertido.
"MACACO PULA, PULA (levantar a criança da água ou jogá-la
para o alto)
COME BANANA, NANA (balançar a criança, segurando-a pelas axilas
de um lado para o outro na água)
ENROSCA O RABINHO NUM TOQUINHO DE MADEIRA (segurando-a pelas axilas sacudir seu
ombros)
E FAZ TCHIBUM! (mergulhar a criança)
MAS QUE MACACO MALUCO!! ( dizer isso quando a criança voltar da imersão
e sorrir)
COMENTÁRIOS : Se a criança tem
medo, faça o exercício com outras primeiro e
mostre como é divertido, peça pra ela molhar
só até a boca fazendo borbolha, ou até o
nariz...Lembre de avisá-la nas primeiras vezes que fizer,
que ela vai mergulhar. Pergunte se ela quer o mergulho bem
alto ou bem baixinho, respeite sua vontade e ela confiará em
você.
Isabela, 25
isabelaherdy@mailbr.com.br
Brasil
Fortalecimento
da articulação do ombro para nadadores - Musculação
-16/02/03
Objetivo: Fortalecimento da articulação do ombro para nadadores
;
Duração: uma hora ;
Material:Aparelhos de musculação em geral e peso livre ;
Faixa Etária: 28 a 25 anos ;
Vários praticantes de natação sofrem
com lesões, principalmente no ombro. Visto que a musculação é uma
atividade que, se bem trabalhada, promove um fortalecimento geral (músculo/tendão),
a recomendo para esses atletas a fim de evitar futuras lesões.
O treino inicia-se com um aquecimento em torno de dez minutos na esteira e depois
um aquecimento no próprio aparelho antes de iniciar-se as séries.
Trabalho exercícios que envolvem todos os movimentos da articulação
do ombro, principalmente os movimentos envolvidos no nado. Utilizo uma divisão
na semana: na segunda o aluno trabalhará peito e tríceps, na quarta
perna e ombro e na sexta costas e bíceps. São executados cerca
de 8 exercícios por sessão, três séries de cada exercício
com doze repetições.
Ao final do programa o aluno executa de 15 a 25 minutos de esteira e logo após
uma sessão de alongamentos para finalizar o treino na sala de musculação.
COMENTÁRIOS:A aula descrita acima tem se mostrado eficaz na prática
.
Thiago da Silva Moreira, 23
thiagomorphus@ig.com.br
Além Paraíba, Minas Gerais
Step
Country- Step -07/03/03
Objetivo: Realizar uma aula divertida e prazerosa;
Duração: 40 min;
Material: música e chapéu de country, step;
Faixa Etária: Á partir de 15 anos;
A idéia desta aula é fazer com que os alunos
se divirtam, malhando.
1º momento: Bastante alongamento pois, o country é uma dança
que pula e agita muito.
2º momento: Transformar os passos básicos do step, em coreografias
de country:
básico (sobe e desce), "L" levantando a perna, de frente para
o step realizar "cavalgadas", "cavalgar" de um lado para
o outro no step... e por aí vai.
COMENTÁRIOS: Usar bastante a criatividade e humor, procurando agitar bastante
os alunos.
Ana Karina Cabral Machado , 22
akmachado@bol.com.br
Ipatinga /MG
Aero-Sports
- Dança Aeróbica- -07/03/03
Objetivo:
Duração: 60 min;
Material: música e objeto usado em cada esporte
Faixa Etária: Á partir de 16 anos;
Aproveitamento: Hidroginástica
Esta aula usará os movimentos de treino dos Esportes.
Ex: Aero-Sports (Basquete), você irá trabalhar com os movimentos
do Basquete, como:
- deslocar para as laterais,
- deslocar para frente e para trás,
- Realizar o Dropstep, o tambulirar
- Realizar o mov. de lançamentos, arremessos, Jump, etc.
COMENTÁRIOS : Fica a critério da criatividade de
cada um, mas sempre usando movimentos do esporte escolhido.
Ana Karina Cabral Machado , 22
akmachado@bol.com.br
Ipatinga /MG
Vamos
pegar tesouso!!!!! - Natação- -26/03/03
Objetivo: Trabalhar o bloqueio da respiração na criança
Duração: 2 min;
Material: Uma piscina (Rs)
Faixa Etária: 4 a 10 anos;
Esta brincadeira trabalha o lado lúdico
da natação.
Ela consiste em: o professor representará o "Capitão" e
os alunos "os piratas". O "Capitão" deverá pedir
para que seus "piratas" peguem tesouros no fundo da piscina, que
seria o fundo do mar.
As crianças devem buscar seus "tesouros" e contar o que pegaram
para o professor.
OBS.: Não importa se o aluno realmente
foi ao fundo da piscina. Se o aluno conseguiu entrar a cabeça
na água, já considero isto um mergulho.
COMENTÁRIOS: As crianças adoram.
Já teve aluna minha que pegou CHURROS debaixo d´água!!!
Hélcio Gangana , 21
Helcio_gangana02@hotmail.com.br
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil