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Qua, 10/12/08 20:11

BIBLIOTECA DE AULAS PRÁTICAS E PLANOS DE AULA

Recreação na educação infantil - 30/03/02

Objetivo: brincar sem atrapalhar os estudos.
Duração: 40 min;
Material: quadra
Faixa Etária: 05 e 06 anos
Aproveitamento: para atividade física na educação infantil
Parte Prática:
As crianças nessa faixa etária estão em processo de alfabetização, por esse motivo, a Educação F ísica só tem a contribuir para adequarmos a seguinte brincadeira:

Na quadra ou no ginásio riscaremos as vogais no chão em letra cursiva ou seja letra de"mão" e pediremos que as crianças em fila andem sobre as linhas da letra e ao mesmo tempo podemos fazer muitas variantes como por exemplo: para frente, para trás, de lado, de costas, saltitando, saltando, etc... Com esses exercícios estaremos ao mesmo tempo trabalhando tanto a coordenação fina quanto a lateralidade, espaço corporal, visualização e outros desenvolvimentos motores.
Comentários: abraços kika
Walkyria , 40 anos,
uirakika@bol.com.br
Sorocaba-SP - Brasil

Hidroaeróbio - 30/04/02

Objetivo: Aumentar a condição cardio respiratória e condição aeróbia;
Duração: 1 hora;
Material: Piscina
Faixa Etária: 20-50 anos
Parte Prática:
A- Realizar um polichinelo com os braços invertidos
B- Correr fazendo um círculo grande
C- Correr para a frente
D- Correr para trás
E- Esquiador lateral

A-1/2 tempo de água mas os movimentos dos braços são em tempo de água.
B-tempo terra
C-Tempo terra
D-tempo terra
E-1/2 tempo de água

Obs: O 1/2 tempo de água é o que designamos aqui em Portugal quando um exercício demora 4 batidas para ser executado. Exemplo polichinelo, esquiador.
E o tempo terra é o que designamos quando o exercício demora 1 batida para ser executado. Exemplo corrida, marcha, pulos. Sítio = lugar

8*B no sítio+6*A(polichinelo)+16*A(braços) 64t(LD)
8*B no sítio+6*A(polichinelo)+16*A(braços) 64t(LE)
repetir até os alunos estarem a executar bem os movimentos
8*B no sítio+2*A(polichinelo)+8*A(braços) 32t(LD)
8*B no sítio+2*A(polichinelo)+8*A(braços) 32t(LE)
repetir até os alunos estarem a executar bem os movimentos
8*C+6*E(esquiador) 64t(LD)
8*C+6*E(esquiador) 64t(LE)
repetir até os alunos estarem a executar bem os movimentos
8*C+2*E(esquiador) 32t(LD)
8*C+2*E(esquiador) 32t(LE)
repetir até os alunos estarem a executar bem os movimentos
8*B no sítio+2*A(polichinelo)+8*A(braços) 32t(LD)
+8*C+2*E(esquiador) 32t(LD)
8*B no sítio+2*A(polichinelo)+8*A(braços) 32t(LE)
+8*C+2*E(esquiador) 32t(LE)
Ana Luisa Alves Cardoso , 22 anos,
cerejinha28@hotmail.com
Portugal

1ª aula de Natação- 13/04/02

Objetivo: Desenvolver habilidades para nadar
Duração: 50 min;
Material: Piscina, Pranchas, Bóias, Argolas
Faixa Etária: 08 à 12 anos
Aproveitamento: para atividade física na educação infantil

Parte Prática:
Ensinar a respiração: soltar o ar pelo nariz, embaixo da água e buscar fora o ar pela boca.
Brincar de afundar para mostrar quantos dedos os alunos ver dentro d'água (ou seja, ex: afunda e mostra 2 dedos e volta para fora d'água. Todos devem dizer quantos dedos foram mostrados)
Jogar objetos na água para os alunos pegarem.
Brincar de Cogumelo. Pedir que os alunos abracem os joelhos e coloquem a cabeça perto dos mesmos, depois abram braços e pernas.
Pedir para os alunos utilizarem as pranchas para treinar a respiração frontal.
Ensinar fora da piscina, na borda, como bater as pernas.
Juntar a respiração com batida de pernas.
AABB, 24 anos,
profnat@ig.com.br
Curitiba, Paraná - Brasil

Pique Cowboy- 30/04/02

Objetivo: coordenação, noção de espaço, agilidade...
Duração: 30 min;
Material: bambolê, corda, área livre e espaçosa
Faixa Etária: 05 a 15 anos
Aproveitamento: para atividade física na educação infantil
Parte Prática:
Os alunos ficarão espalhados pela quadra . O professor escolhe um cowboy (pegador) este terá que pegar os outros colegas laçando-os com o bambolê amarrado em uma corda.
Leila Ramos , 23 anos,
Marabá-Pa Brasil

Aula com 2 Steps (em Fileiras) - 07/05/02

Objetivo: Aumentar o Consumo do VO² máx nas aulas de Step e dificuldade de deslocamento entre as plataformas
Duração: 45 min;
Material: Montar a sala em fileiras deixando o último step da direita sem aluno para fazerem a troca simultânea.
Faixa Etária: 12 a 50 anos
Aproveitamento: para atividade física na educação infantil

Parte Prática:
Formado as fileiras serão apresentados os blocos coreográficos com deslocamentos entre dois steps, utilizando o step do "vizinho".

1º Bloco:
(LD) Mambo/Sachê - Step 1
(LE) Mambo/Sachê - Step 2
(LD) Reverso/Joelho - Step 1
(LE) Galope entre os steps - Step 1
(LD) Galope - Step 2
(LE) Cruza/Corrida - Step 2
*tudo do outro lado começando no step 2;

2º Bloco:
(LD) Capoeira - step 1
(LE) Capoeira - step 1
(LD) Joelho duplo - step 1
(LE) L/Atrevessa - step 1
(LE) Atravessa/L volta - step 2
* tudo do outro lado;

3º Bloco:
(LD) Samba girando/Samba girando - step 1
(LD) Joelho passa/Joelho passa- step 1
(LD) Calcanhar monta/Calcanhar desmonta - step 1
(LD) Chute com propulsão + abre v no chão - step 1
(LE) Reverso - step 2

COMENTÁRIOS = Aula intermediária com movimentos básicos mas com grande gasto energético.
Leonardo Carlos Barbosa - Competition - SP , 22 anos,
São Paulo - SP, Brasil

 

Laboral -28/05/02

Objetivo: Relaxamento e prevenção de doenças como LER E DORT.
Duração: 10-15 min;
Material: No escritório, Bolas de tênis, aparelho de som - mas não é nescessário que tenha estes materiais.
Parte Prática:
De pé, braços estendidos ao longo do corpo, faça uma circundação do pescoço lentamente para um lado e para outro durante 10"
Faça uma rotação dos ombros para frente, para tráz e para cima 10" cada.
Entrelaçe os dedos e estenda os braços para frente na altura dos ombros e mantenha os cotovelos estendidos por 10"
Flexione o tronco ao lado com uma das mãos na cintura e a outra estendida por cima da cabeça, repita para o outro lado e mantenha por 10"
Flexione o joelho direito e segure o pé por trás com a mão esquerda, repita para o outro lado durante 10"
Sentado, flexione o tronco a frente com as pernas num grande afastamento, relaxe os braços e a cabeça para frente mantendo por 10"
Encerre a aula com uma salva de palmas bem animada.
Bernardo Fernandes ,
bernardofernandes@hotmail.com
Porto Alegre , Rio Grande do Sul, Brasil

Passe de gancho/Aquecimento -25/06/02

Objetivo: Aquecimento para o treinamento do passe de gancho.
Duração: 3-7 min;
Material: Bolas e Apito.
Faixa Etária: 14 a 15 anos
Parte Prática:
EXECUÇÃO: alunos dispostos em fileiras ocupam os quatro lados da quadra, com a frente voltada para o interior da mesma. Ao sinal do professor, procuram simultaneamente sentar do lado oposto em fileira, voltados para o interior da quadra. Vencerá o grupo que conseguir fazer tudo corretamente primeiro.
COMENTÁRIOS = PODEMOS UTILIZAR NAS TURMAS DA 7º e 8º SÉRIES
Marcio Luis,
marpagnu@terra.com.br
Passo Fundo , Rio Grande do Sul, Brasil

Corrida das Cores -25/07/02

Objetivo: Velocidade de reação, agilidade, memorização, ludicidade...
Duração: Indeterminado;
Material: Bambolê, Apito
Faixa Etária: Acima de 8 anos
Aproveitamento: Educação Física Escolar, Eventos, Colônia de Férias, Olímpiada Interna e etc.

Parte Prática:
1º Passo
Espalhar os bambolês de várias cores pelo espaço existente.

2º Passo (parte prática)
   Pedir para os participantes que se movimentem pelo espaço como quizer (andando, trotando ou correndo). Em seguida, o professor dará o comando com o apito e irá falar o nome da cor de um dos bambolês existentes para que os alunos entrem dentro. O professor pode começar chamando em progressão pedagógica, exemplo: 4 em cada bambolê e irá diminuindo até chegar a 1 só participante em cada . Ele irá pontuar cada participante que conseguir o que foi pedido, quem chegar a 20 pontos é o vencedor.
Fábio Vinícius Costa Sant`Anna, 24
fabiovinicius@estacio.br
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Teorias e suas aplicações e execuções no homem e pelo homem -12/09/02

Objetivo: Que o aluno saiba relacionar e criar um vínculo entre o que ele vivencia na Educação Física e o que certas disciplinas tem a ver com isso, propiciando um compromisso ético e moral.
Duração: 50' ;
Material: Sala de aula, ginásio ou quadras de esportes, áreas livres como parques, etc.
Faixa Etária: todas
Aproveitamento: Sim. Colônia de Férias onde poderá ser incluída na programação o Momento Cultural verificando-se a idade e em que série se encontram os participantes para a aplicação do conteúdo.

Parte Prática:
   A princípio se faz necessário que o professor de Educação Física entre em contato com os professores de outras disciplinas no caso o de Biologia para que o mesmo possa montar sua aula. No 2ºano do ensino médio existe um conteúdo de Biologia que trata do Aparelho Circulatório de aves répteis e mamíferos, aproveitando a parte que trata de mamíferos e em especial o homem aplicam-se atividades de dêem noção desse aparelho de como ele é suceptível a alterações em nosso dia-dia.
   Sabemos que o Aparelho está sujeito a alterações de pressão decorrente do aumento da feqüência cardíaca e o aumento da resistência vascular periférica dentre outros fatores. o que nos interessa são os dois citados.
   Em uma turma de, aproximadamente, 30 alunos formam-se duas equipes de 15 alunos que poderam ser divididos pelo sexo, roupa clara e escura, e esse serão informados de que será realizada uma competição entre as duas equipes e essa parte deverá ocorrer em cinco minutos no máximo, logo após os alunos serem questionados sobre a aula de biologia que ocorrera anteriormente, isso já previamente combinado com o professor da matéria, com perguntas e respostas que valeram pontos para as equipes. A pergunta será feita e terá direito para a resposta a equipe que primeiro chegar no local em que o professor estiver

EXEMPLO.1
O sistema circulatório do homem é do tipo aberto ou fechado? Por que? R.Fechado por não haver contato entre o sangue arteria e venoso.
Resultando em ponto para a equipe que acertar.

EXEMPLO 2
O que é sangue arterial e venoso?
R. Arterial é rico em oxigênio e o venoso é pobre em oxigênio.
Ponto para quem acertar

EXEMPLO 3
Qual a diferença entre circulação pulmonar e circulação sistêmica.
R. Pulmonar entre o pulmão e o coração e sistêmica é entre o corpo e o coração .

EXEMPLO 4
O que é frenquência cardíaca?
R. É o número de vezes que o coração bate por minuto.

EXEMPLO 5
Por que o coração bate com uma maior velocidade quando corremos?
R. Para aumentar a oferta de sangue oxigenado para o musculo em atividade.
Feita essa parte cognitiva passa-se para a socioafetiva com atividade prática.

EXEMPLO 1
Formar duas colunas com os alunos e passar a seguinte atividade.
Todos com um balão vazio na mão onde um por um e na sua vez irá encher o balão e correr até um ponto pré-determinado, estourando-o com uma sentada. Peça para que todos das duas coluna estourem seus balões o local marcado e em seguida confira sua frequência cardíaca. Peça duas ou três frequências e comente por que ocorre esse aumento na mesma.

COMENTÁRIOS: Os alunos dessa série estão em média com 17 anos e essa idade
Bruno Araújo, 24
brunoef@ig.com.br
Brasília DF , Brasil

TAE BO 2 -12/09/02

Objetivo: Emagrecimento
Duração: 30 min;
Material: som e sala de aula espelhada
Faixa Etária: qualquer uma
Parte Prática:
1. Pernas separadas, dê socos nas diagonais (punho direito na diagonal esquerda...) 3x8;
2. Levante joelho esquerdo, dê dois socos com o punho direito na lateral esquerda, repita do outro lado 3x8;
3. Dê socos nas duas diagonais com a mesma mão, o calcanhar da perna de apoio deve esta fora do chão, repita com a outra;
4. Base com a esquerda à frente, chuta frontal c/ a perna da frente e lateral com perna de trás, muda a posição e repete 3x8.

COMENTÁRIOS: Espero contribuir com os colegas e interessados, um grande abraço e vamos malhar!!!
Emilson Batista da Silva, 25
kikorodrigo@escelsanet.com.br
Ilhéus- BA - Brasil

Planejando aulas de Spinning -12/09/02

Objetivo: Força e Resistência;
Duração: 45 min;
Material: 1 aparelhagem, 1 CD, X Bicicletas de Spinning
Faixa Etária: qualquer uma
Aproveitamento: acima de 14 anos;
Parte Prática:
   Primeiramente é idealizado um percurso misto (com subidas e descidas). Depois, são selecionadas músicas com um ritmo que permita realizar as várias zonas do percurso, assim, para a subida corresponderá um música cujo batimento é mais lento, ou uma reta rápida em que o seu ritmo deverá ser também rápido.
   Após esta seleção, as músicas serão gravadas num mesmo CD, onde na capa deverá constar o percurso com as posições (reta em pé, reta sentado, subida de pé, subida sentado, combinados e spints) bem como as músicas correspondentes com as faixas destinadas.
COMENTÁRIOS: Na minha opinião esta é uma boa fora de planificação e preparação do treino. Podemos assim, realizar o plano a médio prazo e a longo prazo.
David Palmeiro , 24
palmite@hotmailo.com
Évora, Portugal

Corrida das Cores -12/09/02

Objetivo: Velocidade de reação, Agilidade, Memorização, Ludicidade...;
Duração: Indeterminado;
Material: Bambolê, Apito
Faixa Etária: Acima de 8 anos;
Aproveitamento: Sim, Educação Física Escolar, Eventos, Colônia de Férias, Olímpiada Interna e etc.
Parte Prática:
1º Passo
Espalhar os bambolês de várias cores pelo espaço existente.

2º Passo
Pedir para os participantes que se movimentem pelo espaço como quizerem (andando, trotando ou correndo ) após, o professor dará o comando com o apito e irá falar o nome da cor de um dos bambolês existentes.

COMENTÁRIOS: O professor pode começar em progressão pedagógica; exemplo 4 em cada bambolê e irá diminuindo até chegar a 1 só participante, ele irá pontuar cada participante que conseguir o que foi pedido, quem chegar a 20 pontos é o vencedor.
Fábio Vinícius Costa Sant`Anna , 24
fabiovinicius@estacio.br
Rio de Janeiro

Bolas de basquete ou futebol de campo na Cabeça -15/09/02

Objetivo: Descontração.. e habilidade motora;
Duração: Indeterminado;
Material: Bolas quadra de voleibol- pode jogar de 10 a 30 pessoas
Faixa Etária: após 12 anos;
Aproveitamento: Recreação como aquecimento e descontração.
Parte Prática:
Quadra de voleibol. Divide-se a truma em duas equipes, cada equipe escolhe um lado da quadra. Cada equipe recebe de 5 a 7 bolas cada.. uma bola diferenciada fica ao centro.. cada equipe tem que fazer a bola do centro sair do lado contrário como competição, e a equipe defende a bola jogando uma das bolas ou tirando com a cabeça e não pode deixar a bola da vez utrapassar a linha onde estão os competidores. Se passar ou tocar alguma outra parte do corpo que não seja a cabeça a equipe adversária ganha um ponto. A bola só pode ser arremessada fora da linha de voleibol. Ganha quem completar 15 pontos primeiro.
COMENTÁRIOS: uma brincadeira muito divertida..
Elias Paes de Souza, 42
p.fisico@terra.com.br
Araçatuba - SP

Aula Temática -07/10/02

Objetivo: estimular o aluno, diversificar as aulas, união da turma etc ;
Duração: 45 min;
Material: uma sala de spinning, som, bikes de spinning
Faixa Etária: 15 anos em diante ;
Parte Prática:
   Escolha um tema livre; monte um CD com músicas desse tema; prepare a sala, arrumando-a de acordo com o tema; combine com a turma, divulgue a aula com cartazes pela academia; para ficar mais interessante só permita a entrada de alunos que estiverem com os trajes caracterizados de acordo com o tema e boa sorte!
   Procure montar esses aulões uma vez por mês, os temas podem ser: festa anos 70, 80, 60, haloween, festa country, dia das crianças, festa junina, etc.

   Exemplo de uma aula: festa anos 70, músicas de rock anos 70, homens com gel no cabelo, e mulheres com rabo de cavalo, colarzinho de pérolas, olho de gatinha, óculos de gatinha, etc. A aula que fizemos foi demais!! todos adoraram e no final fizemos uma mesa de café-da-manhã. A próixima será o haloween. Meus alunos estão adorando, e eu gostaria de dividir essa idéia com vocês, experimentem, vejam o resultado e me respondam se gostaram. E ainda, se tiverem alguns outros temas me mandem por e-mail.

CDOF: sugerimos outros temas
Academia wellness, RJ, 22
hesamo@bol.com.br
Rio de Janeiro

Aquecimento da aula ou volta à calma -07/10/02

Objetivo: integração do grupo e descontração;
Duração: 45 min;
Material: pátio, sala, espacos de medio porte;
Faixa Etária: qualquer idade;
Aproveitamento: aquecimento.
Parte Prática:
  Todos os participantes deverão estar em círculo e o recreacionista deverá iniciar, dizendo seu nome, e em seguida fazer um movimento qualquer. Todos repetem e o próximo deverá fazer o mesmo e assim sucessivamente. A atividade continua enquanto o grupo tiver motivação ou até que todos tenham se apresentado.
Luciana de Paula Fernandes, 26
lully_paula@hotmail.com
Osasco

Adaptação I - Natação -09/11/02

Objetivo: flutuação dorsal, propulsão de perna do nado crawl, imersão e adaptação ao meio ;
Duração: 50 min;
Material: piscina de 12x5 metros, espaguetes, caneleiras de hidroginástica, pranchas e outras coisas mais;
Faixa Etária: 3 a 6 anos ;
Parte Prática:
   Começa com um alongamento fora da piscina onde, enquanto alongamos, faço várias perguntinhas para desinibir as crianças tipo: pergunto se a sunga ou o maiô é novo, se tal criança tem irmaõs e outras mais.
   O aquecimento é de 10 minutos. Assim que entramos na piscina peço que eles façam 10 respirações (às vezes, eu só conto normal outras eu canto uma música que eles também conheçam, tipo pula-pula seu sapão põe a mão no chão.)    Depois trabalhamos a imersão, nos que já estão adaptados, peço para que passem por baixo da minha perna ou por dentro de um bambolê que coloco no fundo da piscina; para os que não estão adaptados peço para que coloquem o rostinho na água e soltem o bolhão.
   Depois trabalhamos a propulsão de pernas com a prancha e com o espaguete (com o espaguete dou um nó para que se pareça com um volante), pausa para uma musiquinha para que a criança não fique tão cansada e para motivá-la a fazer os exercícios.
   Por último, trabalhamos a flutuação.
COMENTÁRIOS: A aula também é voltada para o lúdico como forma de motivação.
Renato Borges Barbosa, 24
rnatovisk@yahoo.com.br
Distrito Federal

Condução de bola - Futsal -18/11/02

Objetivo: exercícios para a iniciação de condução de bola;
Duração: 30 min;
Material: quandra de futsal, 10 cônes e várias bolas ;
Faixa Etária: entre 11 anos;
Parte Prática:
PARTE INICIAL:
1) Alongamento das principais partes do corpo envolvidas e não envolvidas (pernas, coxas, tornozelos, tronco, braços, pescoço etc).
2) aquecimento: péga-péga normal em uma metade do campo de futebol. Tempo de 8 minutos.

PARTE PRINCIPAL:
Exercícios:
1) Cada aluno irá conduzir uma bola livremente pelo campo.
2) Formar 4 grupos de alunos dispostos ao longo das linhas laterais do campo (dois grupos de cada lado), um de frente para o outro. Conduzir a bola com a parte interna o pé até ao grupo oposto entregando a bola para o primeiro da fila, que fará o mesmo exercício.
3) Conservando a mesma formação, conduzir a bola com a parte externa do pé e contornar o cone que estará no meio da distância entre os grupos.
4) Alunos dispostos ao longo de uma das linhas laterais do campo, cada um conduzirá uma bola. O professor estará posicionado mais adiante dos alunos e ao levantar o braço os alunos deverão parar imediatamente de conduzir a bola e permanecer onde estão até que o professor abaixe novamente o braço permitindo que os alunos retornem à condução da bola. Tempo de 12 minutos.

PARTE FINAL:
Recreação/brincadeira:
Péga-péga conduzindo a bola. Cada aluno conduzirá pelo campo uma bola com a parte externa ou interna do pé. Os alunos que não tiverem uma bola serão os pegadores. Para deixar de ser pegador, este deverá tomar posse da bola de alguém que passará a ser o pegador. Tempo de 10 minutos.

COMENTÁRIOS: Atentar para sempre estar corrigindo e acompanhando as crianças com um sorriso no rosto.
Maurício Ribolli Raddi, 25
mauricioraddi@bol.com.br
São José do Rio Pardo, SP, Brasil

 

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