BIBLIOTECA DE AULAS
PRÁTICAS E PLANOS DE AULA
Step
Avançado - 27/11/01
Objetivo: aula de step avançado bem
divertida!
Duração: 45 minutos
Material: steps
Faixa Etária: 08-12 anos
Parte Prática:
1º Bloco
(LD) joelho cruza atrás + joelho ainda atrás + 2 marchas c/ giro
(fica de costas) 8 T
(LE) 2 lunges e sai em básico (fica de frente) 8 T
(LE) agacha à dir. passa c/ dir por cima do step + agacha à esq
e passa c/ esq por cima do step (fica com a esq em cima do step e a dir no
chão) 8 T
(LD) sobe a perna dir para o step (faz um tempo de espera) e faz básico
+ básico invertido a entrar com a esq. 8 T
2º Bloco
(LD) joelho no step na vertical toca atrás com o pé esquerdo
e gira + sai para o chão e faz twist no chão 8 T
(LD) mambo no step a passar à frente pelo chão e fica de costas
+ mambo com o pé esq. ainda de costas 8 T
(LD) mambo no step a passar à frente pelo chão para voltar para
o lado de cá + mambo com o pé esq. e fica do lado de cá.
8 T
(LD) 2 sobe e toca com braços (estende o braço esq e flete o
dir, dps o inverso; flete os 2; cruza os 2 fletidos à frente; estende
os 2 para cima; estende os 2 para os lados, e por fim desce os 2) 8 T
3º Bloco
(LD) chuta desce e faz troca passo, volta a subir chuta novamente e desce 8
T
(LE) mambo; meio; básico invertido (c/ dir) c/ agachamento (fica em
cima do step) 8 T
(LE) gira novamente e agacha, sai e faz mambo atrás no chão,
sobe gira novamente e sobe a cavalo c/ step na vertical 8 T
(LE) sai em básico com step na vertical + mambo ainda na vertical e
volta para a frente com giro 8 T
Ana Sousa , 24 anos,
anasousa3@iol.pt
Lisboa, Portugal
Ginástica
Localizada em Circuito - 03/12/01
Objetivo: trabalho intenso de local e aeróbico
Duração: 60 minutos
Material: step, colchonete, halteres, caneleiras, etc.
Faixa Etária: acima de 16 anos
Parte Prática:
A aula começa com uma música calma para alongamento geral depois
eu divido cada 2 alunas com determinados exercícios. Pode ser elaborada
por exemplo, todas alunas fazem exercícios aeróbicos no step,
uma pequena coreografia feita pelo professor que dure mais ou menos 6 minutos.
Depois cada duas alunas fazem seu exercicios pré-determinados como:
exercícios para o glúteos, outras abdominais, outras exercícios
de braço, outras de pernas etc. Todas fazendo ao mesmo tempo durante
1min, 2 ou 3, depende do condicionamento da turma.
Terminado o tempo todas voltam ao step por mais 6 min ou 3. Na volta ao localizado
no circuito, quem fez glúteo vai para o abdominal e assim por diante.
No final termina-se a aula com o step, alongamento geral e relaxamento com
música calma. Todas deitadas com olhos fechados em total relaxamento
do corpo. O professor vai falando partes do corpo que o aluno deve relaxar
e em silêncio para que ele realmente volte a calma depois de tanto trabalho.
COMENTÁRIOS: essa aula e excelente!
Sesc Paraná , 43 anos,
clevimi@aol.com.br
Londrina, Paraná
Circuito
de Vôlei - 19/12/01
Objetivo: verificação
de aprendizagem dos fundamentos de toque e manchete e seus
respectivos deslocamentos
utilizados;
Duração: 60 minutos
Material: bolas de vôlei e cones;
Faixa Etária: 10 a 13 anos
Aproveitamento: Recreação
Parte Prática:
Primeira parte: aquecimento e alongamentos. O aquecimento pode ser em forma
de brincadeiras como: piques, corridas, movimentação dos membros.
Segunda parte: parte principal (circuito com 8 estações);
primeira estação: deslocamentos p/ frente e p/ trás;
segunda estação: deslocamentos laterais;
terceira estação: abdominais;
quarta estaçao: toque curto com deslocamento rápido para frente;
quinta estação: toque longo com deslocamento para trás;
sexta estação: toque por cima com deslocamento lateral;
sétima estação: manchete curta com deslocamento rápido
a frente;
oitava estação: manchete longa com deslocamento para trás.
Cada execuçao terá a duração de
40 segundos e os exercícos srão feitos em duplas. A partir da quarta
estação deverá ser feito um intercalação entre
os participantes da dupla, enquanto um faz o outro descansa. Serão feitas
2 passagens pelo circuito para que todos os dois façam todos os tipos
de exercícios.
A volta a calma será feita com um treino de saque.
COMENTÁRIOS: esta é uma aula que deve ser feita
com crianças que ja tenham um mínimo de domínio
dos fundamentos toque e manchete.
Alexandre Ribeiro da Silva, 30 anos,
311229@bol.com.br
Niteroi, RJ
Musculação
em circuito - 22/01/02
Objetivo: Perda de peso e
Resistência
Muscular;
Duração: 90 minutos
Material: Academia de Musculação;
Faixa Etária: 16 em diante
Parte Prática:
Parte Inicial:
- aproximadamente 10 minutos de alongamento geral, visando o aquecimento
prévio de membros inferiores, superiores e coluna vertebral. A parte
inicial pode ser substituída por 5 minutos de bicicleta ergométrica
e 5 minutos de esteira, em ritmo moderado;
Parte Principal:
- Execução da série nos aparelhos:
* supino reto - 2 séries de 15 repetições;
* leg-press - 2 séries de 15 repetições;
* voador - 2 séries de 15 repetições;
* 3 minutos de esteira em ritmo moderado;
* crucifixo - 2 séries de 15 repetições;
* rosca direta - 2 séries de 15 repetições;
* puxada tríceps - 2 séries de 15 repetições;
* 5 minutos de ergométrica em ritmo intenso;
* extensão de pernas - 2 séries de 15 repetições;
* rosca alternada - 2 séries de 15 repetições;
* panturrilha no leg-press - 2 séries de 15 repetições;
* abdominais - 2 séries de 15 repetições;
Parte final: - Exercícios aeróbicos:
* 15 a 20 minutos de esteira ou ergométrica em ritmo moderado (50
a 60% da FC máx);
Obs: A idéia fundamental é não fazer
pausas prolongadas entre as séries, mantendo um ritmo
constante da atividade, terminando uma série e já partir
para outro exercício. Pode-se diminuir ou aumentar as
séries, desde que sejam intercaladas com exercícios
aeróbicos na esteira ou ergométrica.
Sérgio Sonoda - CREF4038G/PR , 30 anos,
ssonoda@terra.com.br
Maringá-Paraná-Brasil
Brincando
com o corpo- 22/01/02
Objetivo: sociabilização, coordenação
motora e conhecimento corporal ;
Duração: 45 minutos
Material: pequenas quadras ou quadra poliesportivas ;
Faixa Etária: 05 a 09 anos
Aproveitamento: Ensino Fundamental
Parte Prática:
Parte inicial - aquecimento - duração 10 min: os alunos deverão
correr livremente pelo espaço e ao sinal do professor executar as tarefas
como sentar, rolar, agachar e ficar em pé.
Segunda parte 25 mim: os alunos ficarão dispostos
em um linha lateral da quadra um ao lado do outro, ao sinal
do professor deverão atravessar para o outro lado saltando
de um pé só, logo após voltarão
saltando de uma pé só mas em dupla. Depois, atravessarão
a quadra colocando a mão no pé do parceiro indo
para o outro lado e voltando da mesma forma seguindo assim
joelhos, bumbum, barriga, ombros, cabeça e outras partes
do corpo. Primeiramente individual, depois duplas, trios, e
assim por diante até ficarem em um grande grupo.
Parte final 10 mim: os alunos ficarão dispostos em
círculo e cantarão um brinquedo cantado com a
musiquinha "pé de cana é caneta, pé de
bucha e buchecha no sanba da tiririca pimenta, pitanga, pipoca
e pita" e assim até o término da aula.
COMENTÁRIOS: essa aula foi criada por alunos de terceira série.
Euclides Ramos / Colégio Nossa Senhora dos Remedios , 30 anos,
dinhorf@ig.com.br
Osasco- SP-Brasil
Voleibol
- Domínio de fundamentos : toque e manchete - 25/01/02
Objetivo:
Aperfeiçoar os fundamentos
toque e manchete;
Duração: 40 minutos
Material: bolas de Voleibol, quadra ;
Faixa Etária: 14 a 17 anos
Parte Prática:
1- Aquecimento: corrida inicial de aproximadamente 10 minutos, ritmo moderado;
2- Alongamento geral: Membros superiores (ombros, braços, pulsos), membros
inferiores (anterior e posterior da coxa, adutores e abdutores da coxa, panturrilha,
tornozelos).
3- Velocidade: 10 piques de 20 metros, em ritmo intenso.
4- Aquecimento 2 a 2 com bola:
- toque de frente;
- toque lateral;
- toque em suspensão;
- toque "chutado";
- toque alto;
- manchete de frente;
- manchete lateral;
- jogador domina a bola de manchete, e volta a bola com toque;
- jogador domina a bola de toque, e volta com manchete;
- jogador domina a bola com toque de frente e volta com toque de costas;
- jogador domina a bola com toque de frente e volta com manchete de costas;
- jogador domina a bola com toque alto de frente, faz um giro de corpo de 360
graus e volta a bola com toque;
- jogador domina a bola com toque alto de frente, faz um giro de 360 graus
e volta a bola com manchete;
- jogador domina a bola com manchete alta, gira 360 graus e volta a bola com
toque;
- jogador domina a bola com toque alto de frente, toca as duas mãos
no solo e retorna a bola com toque;
- jogador domina a bola com manchete, toca as duas mãos no solo e retorna
com toque.
COMENTÁRIOS = Todos os exercícios são
feitos em duplas. O objetivo é aperfeiçoar o
domínio de bola dos atletas.
Sérgio Sonoda - CREF4038G/PR , 30 anos,
ssonoda@terra.com.br
Maringá-Paraná-Brasil
Danca
Aeróbica - Local Dance - 01/02/02
Objetivo: Condicionamento cardiovascular;
Duração: 45 min
Material: Sala de ginástica e colchonete;
Faixa Etária: acima de 13 anos
Aproveitamento: Localizada
Parte Prática:
Aquecimento:
Marcha estacionária.
Marcha estacionária alongando os braços acima da cabeça
inspirando e abaixar expirando.
Toque lateral de pernas elevando os braços na lateral e abaixando-os.
Marcha estacionária elevando os dois braços à frente do
corpo e acima da cabeça.
Marcha estacionária socando os braços embaixo.
Marcha estacionária.
Bloco I
Deslocar para frente marchando em 4 tempos e segurar 4 tempos no lugar com
passo afastado.
Voltar para trás marchando.
Pisar à frente com a perna D fazendo um contratempo, repetir o movimento
8x e executar o mesmo com a E.
Idem em 4 tempos para cada lado.
Idem em 2 tempos para cada lado.
Pisar à frente com a perna D, virar de costas e pisar atrás com
a perna E.
Combinar os 3 movimentos.
Bloco II
Saltitar 4 tempos no lugar e deslocar 4 tempos para trás executando
o movimento de polichinelo.
Voltar para frente marchando.
Combinar os dois movimentos.
Combinar os dois blocos.
Parte Localizada:
Deitadas na lateral pernas unidas, joelhos fletidos, elevar e abaixar a perna
que está em cima. Executar 4 séries de 8 tempos.
Repetir o mesmo exercício elevando a perna em 2 tempos e abaixando-a
em 2 tempos. Executar 4 séries de 8 tempos.
Idem com o outro lado.
Num colchonete deitadas em decúbito dorsal com as pernas afastadas e
joelhos fletidos, braços estendidos na lateral do corpo elevar o tronco
executando abdominal. Executar 4 séries de 8 tempos.
Com as pernas afastadas e joelhos flexionados mãos apoiadas atrás
da nuca, elevar o tronco na lateral D subindo em 2 tempos e descendo em 2 tempos.
Idem para o lado oposto.
Relaxamento:
Deitadas no colchonete, elevar os braços atrás da cabeça
e alongar com os dedos entrelaçados.
Abraçar os dois joelhos e soltar as pernas para um dos lados.
Idem para o outro lado.
Sentar devagar elevando os braços acima da cabeça e alongando
bem as costas.
Cruzar as duas pernas e elevar os dois braços inspirando e abaixá-los
expirando.
Levantar bem devagar e soltar os ombros para trás.
COMENTÁRIOS: Utilizar músicas com 140bpms /min
para o aquecimento para os blocos e para a parte localizada.
Para o relaxamento utilizar uma música mais lenta no
estilo Kenny G, ou Mariah Carey.
Clube Recreativo Higienópolis , 33 anos,
helenlu@bol.com.br
Catanduva , SP ,Brasil
Step
Intermediário - 03/02/02
Objetivo: Desenvolver
resistência cardiorrespiratória,
metabolismo de gosrdura, ritmo, coordenação,
resistência muscular localizada de mmii;
Duração: 60 min
Material: step, sala de aula;
Faixa Etária: acima de 14 anos
Parte Prática:
Essa aula de step intermediário é indicada a indivíduos
que já praticam essa modalidade. Aula composta por 4 bloquinhos (levando-se
em conta que cada bloquinho tem 32 oitavas, e que 16 deles são espelho,
então coloco aqui apenas os 16 que deverão ser repetidos para
o outro lado).
1º bloquinho - Capoeira D e E, 1 básico, 1 joelho gira sobre o
step com mais 1 joelho e 2 joelhos tocando o chão, desde, 2 chutes laterais
com palmas.
2º bloquinho - reverso com montaria, corrida com palma volta no básico,
galope cruza atrás, galope cruza atrás, step touch dir, esq,
dir, sai na capoeira, eleva um joelho sobre o step toca o step e desce.
3º bloquinho - lange lateral com montaria e volta passando o step, abdução
(dois lados), 3 joelhos lentos passando o step e voltando cruzando atras, dois
joelhos com montaria no último e passa o step cruzando atrás.
4º bloquinho - passo L saindo na capoeira lado e atrás, atravessa
o step no básico, sobe no pêndulo com último duplo, dois
joelhos com toque lateral (dos dois lados).
Cássia Gislene dos Santos , 30 anos,
profefis@canbrasnet.com.br
S.B. do Campo - SP - Brasil
Aquecimento
Articular - Musculação - 23/02/02
Objetivo: O objetivo central é lubrificar
as articulações que serão usadas durante
o exercício, obter aumento da temperatura corporal
e da musculatura,diminuindo o tempo gasto com aquecimento
em esteiras ou ergométricas, e atendendo à nescecidade
dos alunos que se encontram com pouco tempo disponível
para se exercitar;
Duração: 60 segundos
Material: sala de musculação;
Faixa Etária: livre
Parte Prática:
Inicialmente, pega-se o primeiro exercício da sua série diaria
de musculação.
Reduza o peso usado pela metade, e dobre o numero de repetições
usado na sua série diaria.(exe);
Sua série do dia é Peito, Ombro e Triceps.
O primeiro exercicio é de peito "por ser uma musculatura maior".
SUPINO: 3 X 10 10Kg. Executa-se 1 x 20 com 5Kg.
E você estará pronto para executar sua série do dia, com
suas articulações librificadas e a musculatura preparada para
se exercitar.
COMENTÁRIOS = Não é aconcelhável
usar esse método com alunos principiantes pois posuem
uma grande dificuldade de execução inicial dos
exercicios por falta de coordenação motora.
Pedro Grigolli Lunau , 20 anos,
pdrgl@globo.com
RJ - Brasil
Aero
Local - Dança Aeróbica - 23/02/02
Objetivo: Condicionamento Cardiovascular ;
Duração: 50 min
Material: sala de ginástica;
Faixa Etária: qualquer faixa etária desde que não tenha
nenhum problema de saúde
Aproveitamento: Ginástica Localizada
Parte Prática:
Marcha 4 no lugar
Deslocar 4 marchando aberto
Toque à frente simples
Toque à frente duplo
Combinar simples e duplo
Toque simples D e E e 2 toques D virando o corpo para a E de ladinho empurrando
e voltar em 4 t toque lateral.
Repetir para o outro lado.
Toque à lateral 3 t e no 4 desloca.
Flexionar os joelhos alternados no lugar
Segurar D estendida e segurar na ponta do pé
Girar o corpo para a E e colocar joelho D no solo
Estender o joelho da frente e segurar na ponta
Passo unido no lugar
Passo cruzado D e E
Braço abre, une as mãos como se fosse rezar, eleva, cruza 2 x
e bate 2 palmas
Deslocar para a lateral D 2t, andando e socando embaixo
Segurar de frente com toque à lateral 2x cada perna.
Voltar com passo cruzado circundando o braço na lateral e executar.
Lúcia , 33 anos,
helenlu@bol.com.br
Catanduva, SP, Brasil
Metodologia
de treinamento para o Tênis - 28/02/02
Objetivo: Periodizar, identificar os tipos
de trabalho que deverão ser feitos e avaliar os
resultados;
Duração: depende do número de alunos
a serem treinados;
Material: sala de musculação, quadra de Tênis, cones,
apito, papel e caneta, e cronômetro;
Faixa Etária: livre
Parte Prática:
Inicialmente, iremos começar falando sobre a periodização
do treinamento para o tênis.
A periodização no treinamento do tênis é uma das
coisas mais dificeis de serem feitas, pois o calendário é muito
corrido.
Deveremos dar proveito ao intervalo que existe no meio
do mês de dezembro até meados de janeiro, pois nesse período
não existem torneios; executar nesse periodo a fase de adaptação
e dar início a fase preparatória.
Deveremos nos concentrar em dar ênfase aos treinos
específicos como por ex: bater paredão, jogar games e etc...
Devemos enfatizar como principal item de treinamento
físico a divisão dos treinamentos anaeróbios, dos treinamentos
aeróbios.
Sabendo-se que o Tênis é um jogo de capacidade
anaeróbia usaremos esse princípio na maior parte da preparação
fisica.
O treinamento aeróbio deverá ser usado
como base do condicionamento; ajudando na recuperação do treinamento
anaeróbio baixando os níveis de lactato no organismo causado pelo
treinamento anaeróbio e ajudando na resistência durante uma partida.
Na adaptação devemos enfatizar a parte
motora, a flexibilidade, a fase psicológica para o treinamento, as adaptações
mais específicas como uma adaptação pliométrica (explosão
muscular), adaptação anaeróbia, aeróbia e a adaptação
para algumas variações de treinamentos de força necessárias
para esse desporto.
Não podemos esquecer tambem de dar início
aos testes, que deverão ser excutados no máximo de dois em dois
meses. São eles:
1- tiro de 8 metros de frente - tempo percorrido em oito metros pelo atleta
de frente. Oito metros é a distância da linha de fundo até a
linha do "t", essa distância será o máximo percorrido
por um atleta em uma partida.
Também deverá ser excutado esse teste com passada lateral pelo
mesmo motivo e distância descrito acima.
2. testes de resistência de frente:
Marque a distância de oito metros com os cones, marque um minuto no cronômetro
e conte quantas vezes foram executados os tiros de frente ida e volta sem interrupção.
Esse teste também deverá ser excutado com passada lateral.
É isso !essa foi uma dica que ira dar margem à muitas
outras. Obrigado.
COMENTÁRIOS: não se esqueçam que o mau desempenho de um
atleta pode estar relacionado a flexibilidade, alimentação, descanço,
sono, escola, relacionamento com os familiares e etc... faça bom proveito!
deverei voltar a escrever com mais detalhes os tipos de exercicios usados,
e darei algumas dicas sobre treinamento que não foram citadas nessa
seção.
Pedro Grigolli Lunau , 33 anos,
pdrgl@globo.com
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Somos
eternas crianças - Danca Aeróbica - 05/03/02
Objetivo: divertir enquanto malha;
Duração: 30 min;
Material: sala de ginástica e músicas infantis;
Faixa Etária: livre
Parte Prática:
Aconselho usar as músicas (Ms) do Cd "Xuxa só para baixinhos" pois
nela encontramos músicas com vários ritmos. Ah,usaremos a música "Vamo
Pular" de Sandy e Junior"
Bem, iniciamos a aula alongando (M:Esticar), logo após faremos uma
mistura com as músicas (as coreografias ficam por conta da criatividade
ou vc encontrará no video Xuxa Só Para Baixinhos) e para
finalizar, faremos um relaxamento (M:Feche os olhos).
Esta é a sequência de músicas para uma aula divertida:
Vamo Pular, Rampapa mão, Dançando com o Tchutchucao, Batatinha
bem quentinha, shake, tchubidu, Dois peixinhos, Bate a mão bate o
pé, chefinho mandou..
COMENTÁRIOS = Espero que gostem pois a aula é super divertida
Ana Karina Machado, 21anos,
akcm@unilestemg.br
Ipatinga , MG
Recração
para 1a série - 05/03/02
Objetivo: lateralidade;
Duração: 45 min;
Material: uma corda, um bambolês, folhas de jornais e
quadra.
Faixa Etária: Primeira Série
Parte Prática:
Objetivos específicos:
1. Ampliar sua capacidade de estratégia;
2. Interagir com seu colega de dupla;
3. Melhorar sua capacidade de direção, espaço e sua dominância
com ambos os lados.
Aquecimento:
Cada aluno com uma folha de jornal, faz um rabo e coloca preso a sua calça.
Todos dispostos pela quadra quem tiver mais rabos na sua mão será o
ganhador.
Parte principal:
Cada um faz uma bolinha com uma folha de jornal:
- brincar a vontade:
- dois a dois um faz cesta com seus braços e o outro arremessa a bolinha
tentando acertar na cesta. Primeiro com a mão direita e depois com a
mão esquerda.
- Dois a dois um joga a bolinha para outro pegar uma vez com a mão direita
e outra vez com a mão esquerda.
- Um bambolê preso a trave os alunos a cerca de cinco metros tentam acertar
dentro do bambolê com a mão direita e com a mão esquerda.
- Cerca de cinco metros tentam acertar na bola de basquete.
Volta à calma:
Cantar a seguinte música: Tuti, tututi, tututi, tuaua;
Com os cotovelos flexionados. As mãos frente a seu
corpo, altura mais ou menos na última costela. Palma
da mão voltada para outra. Só as pontas dos dedos
da mão direita voltadas para o lado esquerdo e as pontas
dos dedos esquerdos voltados para o lado direito.
Ao cantar a música as mão devem estar bem
pertinho movimentado conforme o ritmo da música. Vai
repetindo a música e a cada repetição
aumenta a distância das mãos até não
conseguir mais.
Canta a música e faz os movimentos das mãos
cada vez que aumenta a distância aumenta o tom de voz
(Quando estiver palmas das juntas bem baixinho, quando estiver
com bastante distância bem alto).
Cantar a música hora com as palmas das mãos
bem perto, para cantar baixinho, já no outro momento
bem distanciado para o som sair bem alto. E vice-versa.
Bibliografia: MORENO , Guilherme. Recreação
1000 Exercícios com Acessórios. Rio de janeiro.
Sprint. 1998.
Hidro
Recreativa - 05/03/02
Objetivo: o objetivo desta aula é trabalhar
globalmente todos os músculos, saindo da monotonia
das aulas e usando a ludicidade para tal;
Duração: 50 min;
Material: bolinhas de plástico coloridas, macarrão,
bolas.
Faixa Etária: Livre
Parte Prática:
Aquecimento: iniciamos a aula já utilisando as bolinhas.
Jogamos as bolinhas na piscina e pedimos para os alunos irem individualmente,
trazendo as bolinhas para a beira da mesma, para acelerar a caminhada, pedimos
para ver quem consegue trazer mais bolinhas. Lembrando que devem ir caminhando
para pegá-las. (+ou- 5 min.)
Parte principal:(30 min)
1º brincadeira - divide-se os alunos em dois grupos e distribue em número
igual as bolinhas, no tempo de 2 minutos os alunos deverão jogar as
bolinhas para a área do outro time que já terá sido definida,
perde o grupo que tiver mais bolinhas na sua área.
2º brincadeira- os alunos fazem um círculo e é dado um tema
para o grupo. Por uma pessoa do próprio grupo no meio do círculo,
essa pessoa diz o tema e mergulha enquanto a bola fica passando entre os demais
e quando ela se levantar a bola pára. Quem ficar com a bola diz o nome.
Exemplo: nome de fruta com a letra A. Quem não souber mais responder
paga uma prenda escolhida pelo grupo.
3º brincadeira - coloca-se uma cestinha num lado da piscina e divide-se
os alunos em dois grupos no outro lado da mesma, marca-se 2 minutos e vence
o grupo que colocar mais bolinhas na sua cestinha. Lembrar que devem ir andando
e não nadando.
4º brincadeira - os mesmos grupos podem fazer um polo aquático.
Parte final: alongar membros superiores, inferiores e tronco.
COMENTÁRIOS: olá, adorei pegar algumas idéias de aulas
e aqui vai minha colaboração para uma aula mais lúdica
!
Wanessa, 20 anos,
wanessacristy@globo.com
Natal , RN
Jogos
Recreativos - 24/03/02
Objetivo: o objetivo desta aula é trabalhar
globalmente todos os músculos, saindo da monotonia
das aulas e usando a ludicidade para tal;
Duração: 50 min;
Material: bolinhas de plástico coloridas, macarrão,
bolas.
Faixa Etária: Livre
Parte Prática:
Aquecimento: iniciamos a aula já utilisando as bolinhas.
Jogamos as bolinhas na piscina e pedimos para os alunos
irem individualmente, trazendo as bolinhas para a beira
da mesma, para acelerar a caminhada, pedimos
para ver quem consegue trazer mais bolinhas. Lembrando que devem ir caminhando
para pegá-las. (+ou- 5 min.)
Parte principal:(30 min)
1º brincadeira - divide-se os alunos em dois grupos e distribue em número
igual as bolinhas, no tempo de 2 minutos os alunos deverão jogar as
bolinhas para a área do outro time que já terá sido
definida, perde o grupo que tiver mais bolinhas na sua área.
2º brincadeira- os alunos fazem um círculo e é dado um
tema para o grupo. Por uma pessoa do próprio grupo no meio do círculo,
essa pessoa diz o tema e mergulha enquanto a bola fica passando entre os
demais e quando ela se levantar a bola pára. Quem ficar com a bola
diz o nome. Exemplo: nome de fruta com a letra A. Quem não souber
mais responder paga uma prenda escolhida pelo grupo.
3º brincadeira - coloca-se uma cestinha num lado da piscina e divide-se
os alunos em dois grupos no outro lado da mesma, marca-se 2 minutos e vence
o grupo que colocar mais bolinhas na sua cestinha. Lembrar que devem ir andando
e não nadando.
4º brincadeira - os mesmos grupos podem fazer um polo aquático.
Parte final: alongar membros superiores, inferiores e tronco.
COMENTÁRIOS: olá, adorei pegar algumas idéias de aulas
e aqui vai minha colaboração para uma aula mais lúdica
!
Wanessa, 20 anos,
wanessacristy@globo.com
Natal , RN
Brincadeiras
- 24/03/02
Objetivo: Socialização, desenvolvimento
espaço-temporal, velocidade, condicionamento cardiorespiratório.
Duração: indeterminado;
Material: Uma bola leve de basquete, giz para marcar a quadra, arco ,
Faixa Etária: Livre
Parte Prática:
:: Basquete de Cesta Fixas
*Execução
Com bola normal - Dois times: jogo normal de basquete. Só que não
terá cesta e sim alguém segurando um arco na frente do corpo
que os alunos deverão fazer a cesta (cesta fixa - aluno parado deve
tentar favorecer que seu time faça cesta em seu arco ou móvel
do mesmo time - o aluno do mesmo time deslocando com o arco tentando favorecer
que seu time faça cesta em seu arco ).
*Variação
Com bola normal cesta móvel: a pessoa com arco não deverá deixar
que se faça a cesta (ou seja, o time adversário é que
fará a cesta neste time)
*Variação 2
Dois de cada time segurando o arco (somente meia quadra).
Em duplas segurando o arco acima da cabeça.
Pegador
e o Fugitivo
Traça-se dois círculos um dentro do outro
que ficará dentro
de meia quadra, e aos cantos da quadra um quadrado em cada quina. Os alunos
serão divididos em duas equipe, onde um é caçador e
o outro fugitivo .
Caçador: Essa equipe ficará em cima da linha do círculo
central dispostos um atrás do outro.
Fugitivos: A equipe ficará em cima da linha do circulo maior na mesma
formação da outra equipe, um atrás do outro.
Execução: Ao primeiro sinal do professor, a equipe do círculo
central correrá em circulo em cima da linha (um atrás do outro).
Quanto a outra equipe fará o mesmo, mas correndo do lado contrario,
(uma corre para o lado direito e a outra para o lado esquerdo)
Ao segundo sinal, do professor a equipe que corre no círculo
central, tentará pegar a outra equipe, que por razão
fugirá deles, ficando salvos ao entrar nos quadrados
dispostos nos canto da quadra .
:: Bola
Rolada
Dividem-se os jogadores em duas equipes . Cada equipe
em dois grupos, dispostos em duas fileiras que se defrontam
. Ficarão com as pernas afastadas
lateralmente . O primeiro jogador de uma das fileiras de cada equipe segurará uma
bola.
Execução: Dado o sinal do início, os jogadores de posse
de bola passam-na rasteiramente ao companheiro da frente este ao segundo da
fileira oposta, em diagonal; este ao terceiro da fileira oposta, e assim por
diante, até o último jogador que inicia o trajeto da volta igual
ao da ida, atirando, no entanto, a bola por cima da cabeça, com os braços
estendidos, ao invés da bola rasteira.
Vencedor: Será considerada vencedor a equipe que fizer a bola chegar
ao jogador iniciante, em primeiro lugar .
Observação: O jogador que deixar cair a bola ou passar entre
as pernas deverá apanhá-la imediatamente e atirá-la do
seu lugar.
Anônimo
Natação
Deficientes - Corrida com as Boias- 26/03/02
Objetivo: adaptação ao meio
líquido.
Duração: 20 min;
Material: camera de ar
Faixa Etária: 7-60 anos
Parte Prática:
Esta atividade ministrei em uma aula de Natação para Deficientes
Visuais.
Sentados dentro da boia, (a piscina tem que estar delimitada com as raias).
Ao sinal deverão girar os braços como se quisessem remar.
Vence quem chegar primeiro.
Carminha, 35 anos,
dinoadestramento@bol.com.br
Fanca - SP