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Qua, 10/12/08 20:02
BIBLIOTECA DE AULAS
PRÁTICAS E PLANOS DE AULA
Recreação
- Mata soldado com massa - 05/09/01
Objetivo: Aquecer o aluno antes de iniciar
a parte principal da aula.
Duração: de 10 a 12 min.
Material: uma ou duas bolas de handebol ou nogan e massas.
Faixa Etária: de 8 a 14 anos.
Parte Prática:
Formam-se duas equipes, cada qual numa metade da quadra de vôlei, sendo
que haverá um capitão que se posicionará atrás
da equipe adversária. Cada participante terá uma massa a proteger
da bola que será arremessada pela equipe adversária com o objetivo
de derrubar a massa, essa massa ficará no chão e depois de
colocada não poderá ser removida até o final do jogo,
caso isso ocorra o jogador perde a massa e vai ajudar o capitão no
fundo ou nas laterais da quadra da equipe adversária. A equipe que
perder todos integrantes da meia quadra de vôlei perderá o jogo.
Caso o jogo se encontre lento, pode-se inserir mais uma bola em jogo.
Conceitos:
Bola nogan: é aquela bola de borracha, existem de várias cores
e tamanhos, muito usadas em aulas de handebol, em fase de iniciação,
e com crianças pensando justamente em não machucar, em caso de
arremessos que possam atingir o rosto por exemplo.
Massa: instrumento usado na ginástica olímpica, ou na ginástica
rítmica desportiva. É um bastão de madeira, com um cabo
fino e uma cabeça chata na ponta, de forma que fique em pé. A
massa, na atividade sugerida, pode ser substituida por garrafas plásticas
com areia, ou algo parecido.
Comentários: Espero que minha aula seja válida e que outros colegas
utilizem-na, um abraço.
Eduardo Vargas Peirão ,19 anos,
dusurf@hotmail.com
Itajaí, SC, Brasil
Futebol
de Campo - Drible - 05/09/01
Objetivo: Desenvolver a habilidade do drible,
utilizando a criatividade da criança.
Duração: 60 minutos
Material: Bolas e cones
Faixa Etária: 10 a 12 anos
Parte Prática:
Aquecimento - vai consistir de um jogo em que as crianças deverão
se dividir em dois grupos sendo um deles de posse da bola, o grupo sem a
bola deverá "roubar" a bola do outro, variação
em dupla.
Parte principal
* Fazer um quadrado com 4 cones, um em cada extremidade, colocando 2 ou mais
alunos em cada cone, onde os primeiros deverão estar com a posse da
bola, no apito do professor deverão conduzir a bola para outra extremidade
driblando os colegas que deverão vir de encontro;
* Fila única onde os alunos deverão driblar vários cones
e finalizar a gol;
* 2 grupos um em cada lateral do campo situado no meio-campo, onde um dos grupos
deverá atacar e a outra defender, utilizando as variações
1x1, 2x2,3x3.
*Volta a calma:
Todos sentados deverão um de cada vez fazer uma cobrança de penalty,
quem perder vai embora e quem fizer continua.
Comentários: De acordo com as variações ou com a intensidade
utilizada no treinamento, poderá ser utilizadas para outras faixas etárias.
Fabio,26 anos
fabiomotta4@aol.com
Rio de Janeiro , Brasil
Futebol
em dupla - 05/09/01
Objetivo: desenvlover a consciência
do trabalho cooperativo, em equipe, ao contrário do "eu
posso fazer tudo sozinho".
Duração: 15-30 min
Material: bola de futebol, lenços para "unir" as duplas
Faixa Etária: 17 a 40 anos
Parte Prática:
Dividem-se as duplas, as quais terão as mãos atadas pelo lenço.
Formam-se tantas equipes quanto haja duplas (ex.: dez duplas, formam-se duas
equipes). Há necessidade do lenço para que as duplas não
soltem as mãos. As regras do jogo são semelhantes a do futebol
de salão; por ser um jogo cooperativo, as mesmas podem ser adaptadas às
condições de desenvolvimento apresentadas pelo grupo que com
ele (jogo) vai trabalhar.
Comentários: essa atividade foi-me passada quando cursava Técnico
em Turismo, e foi bastante proveitosa para desenvolver o espírito
de trabalho em grupo.
Mariana Garcia de Paula Campos, 20 anos,
marianagpc@bol.com.br
Assis-SP-Brasil
Corrida
de Bexigas- 16/09/01
Objetivo: ESTIMULAR A COOPERAÇÃO
ENTRE MEMBROS DA EQUIPE E VIVÊNCIA ENTRE ADULTOS
E CRIANÇAS.
Duração: 05-10 min
Material: DENTE DE VAMPIROS,BEXIGAS COM ÁGUA, BALDES, LUGAR QUE
POSSA SE MOLHADO.
Faixa Etária: 05 a 10 anos
Parte Prática:
DIVIDIR EM 2 E QUIPES (ADULTOS E CRIANÇAS JUNTOS) COM NÚMERO
IGUAIS DE PARTICIPANTES.
CADA ADULTO RECEBERÁ UM DENTE DE VAMPIRO DE PLÁSTICO, E AS
CRIANÇAS FICAM COLOCADAS NUMA FILA DENTRO DE UM CíRCULO FEITO
COM GIZ. AS BEXIGAS C/ ÁGUA SÃO DADAS PELO RECREADOR(NÚMEROS
IGUAIS P/ AS EQUIPES).
AS CRIANÇAS DEVEM PASSAR OU JOGAR AS BEXIGAS UMA PARA OUTRA NA ORDEM
DA FILA - CASO CAIA OU ESTOURE A BEXIGA É PERDIDA, SEM DIREITO DE
PEGÁ-LA NO CHÃO OU SAIR DO CÍRCULO.
OS ADULTOS FORMAM OUTRA FILA E ESPERAM A ÚLTIMA CRIANÇA DA
FILA PARA COLACAR A BEXIGA C/ ÁGUA NA BOCA DO ADULTO QUE DEVE MANTER
AS MÃOS PARA TRÁS- CASO ELE TOQUE OU DERRUBE A BEXIGA PERDE
ESSE POSSÍVEL PONTO- DE POSSE DA BEXIGA ,CORRER ATÉ O BALDE
E DEIXAR LÁ- CASO ESTOURE, PERDE ESSE PONTO.
Comentários: QUEM CONSEGUIR MAIS BEXIGAS E NUM TEMPO MENOR GANHA
A ATIVIDADE!
Michelle, 25 anos,
MIGMO24@YAHOO.COM.BR
Curitiba-Brasil
Aqua
play- 16/09/01
Objetivo: coordenação motora
e a noção espacial.
Duração: 20 min
Material: bexigas de festa coloridas, o espaço físico pode
ser qualquer um em que possa ser relalizado essa atividade, em que possa
se molhar, sem causar acidentes aos participantes, estes devem estar trajados
de roupa de banho ou outra que possa ser molhada, caso a bexiga estoure.
Faixa Etária: todas as faixas etárias (crianças, adolescentes,
adultos, terceira idade e pessoas com deficiências, como SD e problemas
físicos; as brincadeiras podem ser adaptadas dependendo do grau do
problema)
Parte Prática:
Este jogo é ideal para os dias de verão, pois seu objetivo é não
deixar uma bexiga cheia de água cair e estourar.
Os participantes são divididos em duplas e cada qual recebe uma bexiga,
ao sinal a pessoa deve jogar a bexiga ao seu parceiro sem que ela estoure.
Cada vez que a bexiga vai para o outro participante e retorna ao de origem,
a distância entre eles aumenta, até que sobre apenas uma dupla,
os quais não deixaram a bexiga estourar.
Comentários: Trabalha a coordenação motora e a noção
espacial, mas o que todos gostam mesmo é quando a bexiga estoura em
suas mãos refrescando- as.
Mylena, 22 anos,
mylena_n@hotmail.com
Vitória - ES - Brasil
Recreação
- Defesa- 16/09/01
Objetivo: sociabilização e agilidade
para fugir de marcação.
Duração: x
Material: material: coletes de pano, espaço fisico: quadra
Faixa Etária: todas
Aproveitamento: Em Jogos coletivos que envolva defesa
Parte Prática:
Os participante são divididos em dois grupos iguais, um grupo pega os
coletes o outro grupo fica sem coletes de pano. Todos se dispersam na quadra,
os participantes com posse dos coletes os colocam pindurados como se fossem
rabos, e os que estão sem os coletes tentam pegar os coletes, os participantes
que tiverem seus coletes pêgos passam a tentar pegar os coletes de quem
ainda não os perdeu.
Acaba quando todos estiverem sem coletes pendurados e ganha quem terminar com
mais coletes.
Rafael Santana dos Reis, 18 anos,
rafael-sreis@ig.com.br
São Paulo, São Paulo e Brasil
Estourar
Balões- 28/09/01
Objetivo: Desenvolve a cognição,
força,coordenação e socialização
Duração: A atividade termina quando todos estourarem os balões
Material: balões de gás coloridos e pequenas bolas de borracha
ou de meia
Faixa Etária: Crianças e adultos
Aproveitamento: Handebol
Parte Prática:
O professor fixa numa parede, em uma altura de cerca de 3 m, vários
balões de gás. Os participantes se municiam das pequenas bolas
de borracha ou de meia, posicionando-se a uma distância de aproximadamente
5 m dos alvos. A um sinal, tentam estourar os balões de gás lançando
as bolas.
COMENTÁRIOS: Sem dúvida, todos esforçam-se para acertar
os balões, no que torna a atividade muito interessante e divertida.
Tatiana, 20 anos,
tatiana_mh@hotmail.com
Vitória - ES - Brasil
Aeróbica
e Estilos- 28/09/01
Objetivo: Proporcionar ao aluno os diversos
tipos de ritmo atraves de movimentos de expressao corporal.
Duração: 50 min
Material: Espaço da sala de aula.
Faixa Etária: adolescentes de 16 anos
Parte Prática:
Situação: Os alunos possuem conhecimentos básicos de
aeróbica e de música .
Na primeira aula serão trabalhados estilos diferentes (aeróbica,
rockaeróbica e flamenco aeróbica) trabalhando movimentos de
expressão corporal.
Na segunda aula, os alunos deverão usar a criatividade, realizando
uma pequena coreografia, que deverá ter : uma posição
inicial, um deslocamento, um giro, dois passos básicos, e uma pose
final, utilizados em duas frases musicais.
Cada grupo deverá trabalhar com estilos diferentes de dança
aeróbica, e deverá escolher o nome para o seu grupo.
Nos minutos finais da aula será elaborada a composição
coreográfica e depois será realizado a apresentação
das coreografias criadas pelos grupos.
Anônima, 21 anos,
ahanuhum@zipmail.com.br
Porto Alegre-RS-Brasil
De
primeira - Futsal - 29/09/01
Objetivo: Proporcionar ao aluno os diversos
tipos de ritmo atraves de movimentos de expressao corporal.
Duração: Ao critério do professor de forma a atingir
o objetivo
Material: Bola de Futsal (01)
Faixa Etária: 12 em diante
Parte Prática:
Desenvolvimento: Serão formadas duas equipes, joga-se futsal sem
goleiro, onde só vale gol dentro da área e o atleta que irá concluir
a gol deverá dar só um toque na bola.
Comentários: Gosto muito desse jogo por possibilitar a rápida
finalização a gol e a busca por espaço para poder
chutar.
Orisvaldo Bezerra de Salles, 32 anos,
oristaba@ig.com.br
Porto Velho, Rondônia
Base
Seis - 29/09/01
Objetivo: Jogo Pré-Desportivo do
Beisebol e que explora várias Habilidades Motoras
e Capacidades Físicas, tais como: Coordenação
Multimembros, Agilidade, Pontaria, Espaço Temporal,
Flexibilidade e Velocidade;
Colocar em prática também o senso de grupo dos participantes.
Duração: indefinida
Material: Necessitamos de uma bola de Vôlei (por ser mais leve),
seis cones, e uma quadra com demarcações de Voleibol (podendo
sofrer adaptações).
Faixa Etária:12 anos em diante
Aproveitamento: Educação Física Escolar
Parte Prática:O início desta
atividade consiste em separar os participantes em duas
equipes, uma das equipes posiciona-se dentro da área
de meta do futsal, e a outra equipe se dispersa pela quadra.
Um jogador da equipe de defesa rolo a bola devagar para
o primeiro aluno da equipe atacante, este chuta a bola
para qualquer direção e dispara para tentar
derrubar todos os cones do percurso com as mãos,
os jogadores da defesa tentam impedir com que o atacante
complete o percurso "queimando" com a bola recuperada.
Os cones serão posicionados nas linhas de fundo
da quadra e na linha central de ambos os lados da quadra.
Comentários: Este jogo é de fácil aplicação
e pode ser aplicado em diversas formas, depende da criatividade de cada
professor. As turmas recebem muito bem esta atividade.
Colégio Evolução Objetivo , 23 anos,
professortiago@ieg.com.br
Santos- SP - Brasil
Corrida
Maluca - 29/09/01
Objetivo: integraçao dos alunos
Duração: 15 minutos
Material: quadra, 02 bolas de meia, 02 cones
Faixa Etária: 4 a 6 anos
Aproveitamento: Educação Física Escolar
Parte Prática:
Os alunos em dois grupos. O 1° de cada grupo deverá estar com
uma bola de meia equilibrada na cabeça e terá que fazer um
percurso até um cone, apostando corrida e sem deixar a bola cair.
Se cair, o aluno deverá parar e recolocá-la, voltando para
o final da fila, vence o último da fila.
Comentários: nessa brincadeira eu pedi que os alunos escolhessem
o próprio grupo, pra descontraí-los um pouco.
Profa. Willmann , 23 anos,
willmanncneto@hotmail.com
Rio de Janeiro- RJ - Brasil
Aulas
de Natação para Iniciantes - 02/10/01
Objetivo: Noções de equilíbrio,
propulsão e respiração (condicionamento
aeróbico)
Duração: 30 minutos
Material: Garrafas plásticas (pet) cortadas, bolas de ping-pong,
espumas de limpeza e macarrão (espaguete).
Faixa Etária: 6 a 10 anos
Aproveitamento: Alguns podem ser aproveitados para a Hidroginástica
e Recreação
Parte Prática:
1º Exercício ( Aquecimento ) :
Polichinelo: Alunos dispostos dentro da piscina executando movimentos coordenados
de elevação lateral dos braços simultaneamente com
abertura de pernas com retorno posterior a posição inicial.
Este exercício trabalha equilíbrio e coordenação
.
2º Exercício :
Corrida comandada: Colocar alunos em fila indiana e comandar corrida leve
com mudanças de direção ditadas pelo professor.
Este exercício trabalha o equilíbrio .
3º Exercício :
Garrafa cheia : Aproveitando a disposição dos 2 times da
tarefa anterior executar esta brincadeira :
Colocar 2 garrafas e 2 espumas em uma das bordas da piscina (cada conjunto
garrafa/espuma servindo a 1 time) e dispor os 2 times em fila na borda
contrária . Cada aluno deverá sair da sua fila caminhando
/ correndo até a borda onde estarão as garrafas com as espumas.
Pegar a espuma e encher 2 vezes a garrafa correspondente do seu time .
A volta dar-se-á através de impulso na borda e de mergulho
(submerso) até onde estará o próximo do time. Caso
o aluno não consiga retornar com o impulso e submerso até o
seu time, deverá correr até alcançar o próximo
integrante do seu time . Ganhará o time onde o 1º integrante
voltar ao começo da fila . Este exercício trabalha o equilíbrio,
propulsão e respiração.
4º Exercício :Trenzinho: Dividir
os alunos em 2 times e organizá-los em 2 filas
paralelas. É dada 1 bola de ping-pong para cada time. O jogo consiste
cada aluno do time levar a bola soprando-a na superfície até o
final da fila onde esta retornará ao início sobre a cabeça
dos integrantes do time . O time no qual o 1º aluno voltar a sua posição
inicial antes será o vencedor . Este exercício trabalha a
respiração.
5º Exercício (Resfriamento):
Sobe e desce : Aproveitando a disposição dos 2 times da tarefa
anterior executar esta brincadeira :
Formar círculo com os alunos que deverão dar as mãos
. Executar subidas e descidas com execução de respiração.
Professor deverá coordenar o exercício dentro da piscina
. Este exercício trabalha a respiração.
6º Exercício (Resfriamento /
Curinga):
Flutuação: Distribuir macarrão para todos os alunos.
Orientar para que seja colocado sob as costas e os alunos procurem flutuar
levantando tronco e cabeça. Após a flutuação
de costas virar de frente e executar flutuação com o apoio
sob o peito . Este exercício trabalha o equilíbrio .
Luiz Renato de Almeida Lemos, 32 anos,
natolemos@bol.com.br
Rio de Janeiro- RJ - Brasil
O
Karate como forma de desenvolvimento global - 08/10/01
Objetivo: TRABALHAR A COORDENAÇÃO
MOTORA GLOBAL; APERFEIÇOAR O SENTIDO DA AUDIÇÃO;
MELHORAR A CAPACIDADE ESPAÇO TEMPORAL
Duração: 50 minutos
Material: SALA DE AULA (10 m²), VENDA PARA OS OLHOS, BOLAS DE TÊNIS
Faixa Etária: 08-12 anos
Parte Prática:
Primeiramente, entregar uma bola de tênis para cada aluno. Depois
pedir para eles quicarem a bola com uma das mãos. Após, mudar
para a outra mão. Ainda com a bola, quicá-la alternando a
mãos.
Terminado o trabalho com as bolas, vendar os olhos de um aluno e trabalhar
um kata qualquer com ele variando os locais onde ele inicia o kata. O trabalho
deverá ser realizado com um aluno de cada vez (no máximo
com 3 se desejar treinar o kata em equipe)
Comentários: O trabalho com as bolinhas é de grande valia
para o desenvolvimento psicomotor da criança. E o trabalho com os
olhos vendados trabalha o sentido auditivo da criança deixando-a
mais esperta e atenta.
Alfredo Anderson , 22 anos,
alfaata@bol.com.br
Campina Grande- Paraíba- Brasil
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