BIBLIOTECA DE AULAS
PRÁTICAS E PLANOS DE AULA
"Losango" -
26/08/01
Objetivo: Aquecer o atleta aprimorando
seu passe e ao mesmo tempo trabalhar deslocamento!
Duração: 12- 15 minutos
Material:Trata-se de uma atividade de fácil execução!
O professor só irá utilizar uma ou duas bolas e quatro cones
Faixa Etária: : A partir de 12 anos
Parte Prática:
*aula:
1- forma-se um losango com os quatro cones, com uma distância aproximada
de 5 metros de um para outro;
2- divide-se o grupo de alunos em quatro, onde cada grupo fica atrás
de um cone;
3- o primeiro aluno de cada grupo fica à frente de seu cone;
4- o professor escolhe um grupo qualquer e entrega uma bola para o primeiro
aluno;
5- ao sinal do professor, o aluno que está com a bola passa a mesma
para o grupo vizinho e corre para para trás do mesmo grupo o qual tocou
a bola;
6- o aluno que recebeu a bola faz o mesmo procedimento e assim por diante!
obs: vale lembrar que essa atividade é executada com velocidade e precisão!
Comentários: : VARIAÇÕES DO EXERCÍCIO!
1- ao invés de correr para trás do grupo o qual o aluno tocou
a bola, o professor pode ordenar que ele corra para o grupo oposto ao que ele
toca a bola;
2- para dificultar o exercício, o professor pode acrescentar uma segunda
bola, desde que os alunos que estão com as mesmas, executem o passe
ao mesmo tempo para que as bolas não cheguem a ficar no mesmo grupo
ao mesmo tempo.
Raphael Gomes, 25 anos,
rgr4@bol.com.br
Fortaleza, CE-Brasil
Maculelê -
26/08/01
Objetivo: Capacitar o aluno a entrar
e jogar com desenvoltura o maculelê, além
de trabalhar seu condicionamento cardiovascular.
Duração: 45min
Material: Um atabaque e vários pedaços de madeira de uns 40cm,
com um diâmetro de 5cm, aproximadamente.
Faixa Etária: Acima de 10 anos.
Parte Prática:
*aula:
O aquecimento é feito com um alongamento geral.
*alongar coluna com a elevação dos braços com as mãos
entrelaçadas, como se estivesse se espreguiçando.
*Descer o tronco e abraçar os joelhos semi-flexionados, para alongar
a lombar.
*De MMII afastados e joelhos semi-flexionados, tocar o chão.
*Com o MID à frente e flexionado e o MIE estendido atrás, forçar
o quadril p/ B alongando íliopsoas. Trocar de MMII.
*Como se estivesse dando uma rasteira de chão, alongar para ambos os
lados a parte lateral do tronco, segurando na posição por 20
seg aproximadamente.
*De pé, girar os punhos devagar.
*Girar os tornozelos para os dois lados.
*20 polichinelos.
Parte principal:
Cada aluno pegará dois bastões e ficará de frente para
o professor. Este ensinará o movimento básico, a ginga do maculelê e
o tempo deste. São 4 t, sendo que no quarto tempo, o aluno deverá elevar
o bastão à frente a modo de poder batê-lo no do colega,
quando estes estiverem na roda, jogando.
Nos 3 primeiros tempos, o aluno colocará sempre o MI esquerdo atrás
(Não é como na ginga da capoeira, que de cada vez um MI vai atrás).
Ele vai e volta, e na volta ele fica paralelo ao MID. Por enquanto os MMSS
não fazem nada.
Quando os alunos demonstrarem que entenderam o movimento, o professor começará a
introduzir os movimentos de MMSS. No terceiro tempo os alunos baterão
um bastão no outro (o da mão E e o da D) e no quarto tempo, como
dito anteriormente, impostarão o do braço D à frente como
se fossem chocá-lo com o de outro capoeirista. Quando os alunos conseguirem
coordenar tal movimento, se o professor souber "fazer o rítmo do
maculelê" no atabaque, é hora de ensinar o rítmo e
de como coordená-lo ao movimento.
Depois é hora de ensinar alguns passos:
*Após o quarto tempo, quando o bastão estiver impostado à frente,
fazer com que os alunos girem para a D em 4 t, sendo que no quarto tempo eles
irão impostar o bastão novamente.
*Depois girar para a esquerda e de novo impostar o bastão
*Fazer a ginga do maculelê (trazer o MI esquerdo atrás).
*Repetir tal movimento várias vezes até os alunos coordenarem
com as batidas do atabaque.
*Colocar os alunos um de frente para o outro e cada um fará os movimentos
aprendidos de frente um para o outro, sempre chocando o bastão do seu
MSD com o do oponente.
Comentários: :Essa aula é muito boa se o
professor souber tocar atabaque com o rítmo
do maculelê, pois o som é contagiante.
Nas próximas aulas, o professor poderá ensinar
vários outros passos, até que os alunos
farão uma roda e comprarão o jogo como
numa roda de capoeira normal, só que jogando
maculelê.
Nina, 23 anos,
nina.henter@zipmail.com.br
Rio de Janeiro, Brasil
Handebol
Lúdico - 26/08/01
Objetivo: : Iniciar o desenvolvimento de fundamentos
técnicos através de atividades lúdicas.
Duração: 50 min
Material: bolas, cones, corda grande, arcos
Faixa Etária: 10 a 12 anos
Parte Prática:
Aquecimento:
Gol ambulante: os alunos dispostos em duas equipes, sendo que cada equipe deverá eleger
o seu goleiro que ficará andando ao redor da quadra (por cima das linhas
do handebol ou outras) com um arco nas mãos (elevado).
As equipes deverão trocar passes e tentarão chegar até o
seu arco para fazer um gol (jogando a bola através do arco). A outra
equipe logicamente não deixará isto acontecer e vai tentar interceptar
a bola e começar tudo de novo. Poderão ser colocadas duas bolas.
(10 min)
Parte principal:
1 -atividade com grupos de 5 alunos, onde 3 estarão passando a bola
entre si enquanto dois serão os "bobinhos", ao tocar na bola
, troca o aluno que errou o passe (Passes parabólicos por cima dos defensores
não serão válidos).
2- Dois a dois com uma das mãos dadas, os alunos deverão driblar
cada um a sua bola, e tentar fazer o colega perder a bola puxando-o ou empurrando-o.
3- dois a dois com duas bolas deverão atravessar a quadra passando uma
das bolas com as mãos e outra no chão sendo passada com os pés.
4- Os alunos divididos em dois grupos que ficarão dispostos atrás
das linhas de nove metros (um em cada). Cada aluno deverá ter uma bola,
e no centro ficará uma bola de medicine ball de 3 kg. Através
de arremessos terão que acertar a medicine e fazer com que ela role
atravessando uma determinada linha (a ser escolhida pelo professor).
A outra equipe pode também impedir que a bola role através dos
seus arremessos, e cada vez que alguma equipe conseguir fará um ponto.
Parte final: Alunos sentados em posições diversas de alongamento
e o professor fará um comentário sobre um aspecto do histórico
do handebol. Por exemplo: Um dos motivos pelos quais o handebol surgiu foi
o fato do prof. alemão Max Reiser criar uma atividade recreativa para
as operárias da fábrica da Siemens na Alemanha. Refletir sobre
a preocupação com o lazer dos operários já naquela época,
coisa que no Brasil começou recentemente.
Glauco Foltran, 36 anos,
glaucof@bomjesus.br
Blumenau-SC- BRasil
Recreação
- Varal Maluco - 26/08/01
Objetivo: : Executar as tarefas contidas dentro
dos balões - recreação
Duração: 30 minutos
Material: 10 balões para cada equipe
Faixa Etária: 7 a 12 anos
Parte Prática:
São entregues para duas equipes, 10 balões. Executar as tarefas
contidas dentro dos balões.
A equipe que terminar primeiro as tarefas é o vencedor.
Cecília , 20 anos,
cecihotelaria@yahoo.com.br
Foz do Iguaçu
Atividades
recreativas para espaços restritos - 30/08/01
Objetivo: Propiciar momentos de entretenimento,
lazer e alegria entre crianças, e jovens, estímular
o conhecimento corporal, trabalhando a coordenação
motora fina e buscando momentos de descontração,
juntando o trabalho recreativo com o estímulo físico.
Duração: 50 minutos
Material: especificadas abaixo
Faixa Etária: De 10 a 16 anos
Parte Prática:
01.Trilha Circular
Objetivos: prestar atenção às ordens, desenvolver a capacidade
de observação espacial e a agilidade.
Material: um aro grande ou bambolê
Posição: crianças em coluna por um
Desenvolvimento: o animador escolhe duas crianças, segundo critérios
já estabelecidos (sorteio, sexo, etc...). Dado o sinal do início,
os dois participantes apanham o aro e o colocam no chão à direita, à esquerda
ou à sua frente, como desejarem. Em seguida, o orientador ordena à coluna
que se movimente, de acordo com as sugestões:
Rodando por fora do arco
Rodando aos pares, um fora e um dentro do arco.
Pulando sobre o arco com um pé só
Pulando com os dois pés juntos, dentro e fora do arco.
Variação: levantar o arco e fazer a coluna passar por dentro
dele, etc...
02. Os Ônibus
Objetivos: desenvolver a percepção do rítmo e da velocidade
Material: pedaços de fitas amarelas e azuis
Posição: crianças divididas em dois grupos
Desenvolvimento: a turma será dividida em dois grupos, sendo que cada
grupo terá de segurar uma fita de cor diferente (uma amarela e outra
azul). Assim, os ônibus serão formados por duas alas de crianças
interligadas pela fita da mesma cor. O professor inicia a brincadeira, reproduzindo
os sons da buzina do ônibus, sendo imitado pelas crianças. A seguir,
cada ônibus se deslocará do lugar bem devagar, aumentando aos
poucos a velocidade e o som. Após percorrer um determinado trajeto,
sempre imitando o ônibus, diminuir a velocidade até parar, finalizando,
assim a brincadeira. Variar os grupos e o percurso, enquanto houver interesse
dos alunos.
03. O Galinho Guloso
Objetivo: desenvolver a coordenação motora e a percepção
da duração do tempo (rápido e lento).
Material: nenhum
Posição: livre
Desenvolvimento: iniciar a brincadeira com as crianças imitando o andar
de um galinho, abrindo e fechando as asas, bem devagar, como se estivesse com
preguiça. A seguir, o coordenador da brincadeira oferece comida para
os galinhos, que deverão correr para apanhar o milho. Após terem
comido bastante, os galinhos reiniciarão a caminhada, bem devagar, até que
fiquem com fome outra vez. Novamente lhes será oferecido milho e todos
correrão para comer. Continuar a brincadeira enquanto houver interesse
do grupo.
04. Os Bonecos
Objetivo: desenvolver a percepção visual de semelhanças
e diferenças
Material: as próprias crianças
Posição: algumas crianças serão bonecos e ficarão
em frente à turma.
Desenvolvimento: pedir aos alunos, que foram escolhidos ou se oferecerem para
serem bonecos, para que façam uma pose ou mímica. Esta deverá ser
a mesma para todos, com exceção de uma, que apresentará uma
pequena diferença. Ex.: se todos os alunos estiverem com os braços
para cima, um deles manterá o braço para baixo. Enquanto os bonecos
se posicionam, as demais crianças devem permanecer de olhos fechados.
Em seguida, solicitar aos alunos que abram os olhos e descubram qual o boneco
que está diferente.
Observação: fazer com que os bonecos criem a mímica ou
escolham, à vontade, a posição que desejarem.
05. As borboletas
Objetivos: desenvolver a coordenação motora, a rapidez e a criatividade
nos movimentos
Material: fitas coloridas (+ ou - 30 cm), pedaços de elástico
ou de barbante.
Posição: livre
Desenvolvimento: prender as fitas nos punhos das crianças, de modo que
as pontas fiquem soltas. Para isso, amarrar o elástico ou barbante nos
pulsos de cada aluno e passar a fita por baixo, deixando que fiquem presas
pela parte central. Ao sinal do professor, os alunos deverão correr
livremente pela sala, movimentando os braços como se fossem asas de
borboletas. Deixar que as crianças criem os movimentos, de acordo com
sua vontade. Manter o exercício enquanto estiverem demonstrando interesse.
06. Animais Treinados
Objetivos: treino da agilidade, do deslocamento D;de quatro Q; e da capacidade
de seguir ordens.
Material: arco ou bambolê.
Posição: em fila, um atrás do outro.
Desenvolvimento: escolher três crianças, as quais deverão
ficar de pé, segurando os bambolês na posição vertical,
encostando-os no chão. As demais crianças deverão, uma
após a outra, andar D;de quatro Q;, como cachorros, passando por dentro
dos bambolês. Repetir a brincadeira enquanto a classe estiver se divertindo.
07. Dança Sobre Jornais
Objetivos: exercitar a motricidade e descarregar, indiretamente, a agressividade.
Material: uma folha de jornal para cada criança.
Posição: participantes organizados em linha, isto é, lado
a lado.
Desenvolvimento: perto de cada criança, será colocada uma folha
de jornal. Dado um sinal, todas as crianças dançarão sobre
a folha de jornal, até destruí-la. Os movimentos com os pés
deverão ser variados; ora crianças pularão, ora dançarão,
etc., de acordo com a criatividade de cada um.
Observação: o jornal será rasgado pelo pisoteamento excessivo
sobre ele, e não de propósito
Comentários: Esta aula pode ser adaptada para qualquer faixa etária,
fazendo algumas adequações.Márcio Cleber Rufino Moreira
, 29 anos,
meuemeiu.marcio@bol.com.br
Ilha Solteira - SP
Nadando
e recreando crawl - 30/08/01
Objetivo: Aperfeiçoar o nado crawl
Duração: 50 minutos
Material: prancha de natação
Faixa Etária: 9 e 10 anos
Parte Prática:
Aquecimento:
Todos sentados na borda da piscina e devem começar a bater palmas. O
incentivo do prof. poderá ser: aplaudir um time, amigo, etc. Logo em
seguida todos devem começar a bater pernas. O incentivo o prof. poderá ser:
vc são o motor do nosso barco . Vamos ver até onde chegamos.
( variar a velocidade).
Parte principal:
1 - 50m - Flutuação em decúbito ventral com deslocamento
e em seguida batimento de pernas. Contar até 10 e iniciar pernada.
2- 50m -Batimento de pernas do nado crawl contando até 10 e depois iniciar
braçada com respiração lateral.
3 - 50 m -Idem ao exercício anterior só que utilizar a prancha.
4 - 100 m - Um braço permanece estendido à frente ; trabalhar
o outro braço batendo com as costas da mão nos glúteos
e na testa ao entrar a mão na água. (Prestar continência).
5 - 50 m - Nadar crawl prestando atenção na posição
do seu corpo.
6 - 50 m -Nadar crawl realizando a braçada como se pegasse uma pedra
e a jogasse para trás.
7 - Duelo de pernas - Em duplas, de mãos dadas e um de frente para o
outro, realizar a pernada de crawl e verificar quem consegue deslocar o companheiro.
Parte final :
Jogo do
Pêlo e Pena
Dividir a turma em duas equipes e realizar o jogo do pêlo e pena. Uma
equipe de costas para a outra. Uma deverá ser o animais com pêlo
e a outra animais com pena. Quando o Prof. falar o nome de um animal a equipe
a que ele pertence deve fugir e a outra deverá tentar capturar novos
integrantes para a sua.
Comentários: A cada passagem de um exercício
para o outro o prof. deve dar um determinado tempo de recuperação
antes de iniciar a próxima atividade.
Andréa _ CELT - Catanduva , 28 anos,
malfaraandrea@ig.com.br
Catanduva - SP - Brasil