BIBLIOTECA DE AULAS
PRÁTICAS E PLANOS DE AULA
Hidro-abdominal
- 25/07/01
Objetivo: fortalecimento abdominal
Duração: 1 hora
Material: macarrão
Faixa Etária: grupo avançado, 16-35 anos
Parte Prática:
Alongamentos: Ponta dos pés, braços acima da cabeça
estendendo por 8 segundos.
PERNAS AFASTADAS, puxa-se braços para lateral do corpo e alonga por
8 segundos, idem outro lado.
Mãos na cabeca, abaixar queixo no peito, alonga 8 segundos, idem para
direita e esquerda.
Todo esse alongamento é executado sem material.
Vamos a aula:
Pega-se dois macarrões e coloca-se atrás das costas
1ex: pernas unidas e estendidas chuta-se ao mesmo tempo paracima, projetando
tronco a frente ao chutar, os pés devem estar flexionados. Executar
350vezes.
2ex: idem, apenas pernas afastadas.
3ex:pernas unidas e joelhos flexionados, pés com as pontas dos dedos
para cima, puxa-se o peito do pé em direção ao tronco.
O movimento deve ser curtinho e bem contraído. Executar 350 vezes.
4ex: idem, pernas afastadas.
5 ex: pernas afastadas, pés em ponta, chuta-se alternadamente para
cima, perna direita e perna esquerda sempre projetando o tronco ao chutar
as pernas. Executar 350vezes.
6 ex: idem agora chuta só uma perna, a outra fica parada em cima da água,
executar 150 vezes e troca de perna. repete 150 vezes.
7ex:adução e abdução das pernas, no momento da
abdução elevar o tronco para frente (ao abrir as pernas o tronco
deve se projetar a frente, executar 350vezes.
8ex: uma perna estendida outra flexionada, essa faz movimentos curtinhos
de puxada em direção ao tronco,executar 150 vezes cada perna.
Pronto, agora escolha mais dois exercicios que os alunos preferem e volte
a executá-los.
Comentários: A TURMA ADORA EXECUTAR ESSA AULA SÓ DE ABDOMINAIS,
PELO MENOS, DUAS VEZES AO MÊS.
Profa. da Freesport , 32 anos,
merlim.freesport@bol.com.br,
Francisco Beltrão, Paraná , Brasil
Training
Natação - 25/07/01 Objetivo: resistência
Duração: 45 minutos
Material: halteres, uma bola e um espaguete
Faixa Etária: todas as faixas etárias
Parte Prática:
100m pernada crawl
ex.1=espaguete no peito do pé, estender e flexionar a perna, sendo que
o exercício deve ser feito em pé, com abdômem contraído
e coluna alinhada. 50 repetições com a perna direita
100m pernada de costas
ex. 2=idem ao 1, perna esquerda
100m braçada de crawl
ex.3=com halteres, rosca bíceps direta. Mãos apontado para cima
estender e flexionar o braço. 30 repetições
300m crawl
ex.4 com bola=flexionar as 2 pernas, neste momento estender os braços, trabalhando
abdominal.
200m costas.
100m peito.
Profa. da Escola de Nataçao Popeye , 21 anos,
lu_edf@zipmail.com.br,
Curitiba, Paraná , Brasil
Trabalho
com exercícios combinados - Deep Water- 26/07/01
Objetivo: melhoria da capacidade
aeróbica e da resistência física em geral
Duração: 1 hora
Material: coletes, caneleiras, esparguete, halteres
Faixa Etária: 20 a 50 anos
Parte Prática:
Aquecimento 10 minutos: caminhar, correr, elevação dos joelhos/ braços à frente,
elevação do calcanhar atrás/ braços à frente, elevação dos joelhos
lateralmente/ braços ao lado do corpo.
uma pequena coreografia: chuta á frente, ao lado, cruza as pernas, os braços
estão em cima, á frente, e cruzam.
Aula propriamente dita: comecamos com os halteres, com os coletes e as caneleiras
postas: marchar primeiro com braços á frente, em círculos e abrir e fechar.
Execução do salto de coelho, elevação do joelho ao lado direito e rotação
do tronco ao lado esquerdo, chuta á frente braços á frente, esquiador, cadeira,
salto de esqui, polichinelo, elevação dos joelhos braços em círculos à frente,
calcanhar atrás braços ao lado para baixo e para cima.
Utilização do esparguete: marcha, esparguete à frente, braços para baixo
e para cima, para um lado centro e para o outro, para a frente e para trás.
Abrir fechar pernas frontalmente braços à frente e atrás, pêndulo,
elevação do joelho com rodação do tronco para o sentido contrário ao joelho.
De barriga para cima esparguete atrás das costas: pernas estendidas na horizontal
fazer pequenos círculos, bicicleta, semi-sentados pernas para baixo e para
cima, perna estendidas rodar para um lado e para o outro, abrir e fechar
pernas na horizontal, tesoura. Nesta fase utilize 40 minutos, dividir os
exercícios em séries de 3 com 8 repetições cada.
Retorno à calma: inicia-se a descontracção de todo o corpo, por exemplo,
boiar de barriga para cima após alguns minutos, fazemos os alongamentos,
por exemplo, extender todo o corpo de bicos de pés, alongar lateralmente
e frontalmente, alongar os braços e pescoço. Esta fase tem 10 minutos
Comentários: a música no aquecimento varia entre
100 e 110 bpm, na aula propriamente dita entre 110
a 130 bpm, e retorno à calma uma música bastante
lenta e relaxante.
Profa. do Browns - Sports & Leisure
Club , 23 anos,
monicafelix@portugalmail.pt,
Albufeira, Europa, Portugal
Adaptação
Inicial - Natação- 26/07/01
Objetivo: O objetivo da minha aula é propor
soltura e descontração no meio líquido,exploração do meio
aquático e dominar a respiração e o corpo na água.
Duração: 30'a 40'
Material: pranchinhas, boias de braço, brinquedos diversos.
Faixa Etária: 4 à 7anos
Parte Prática:
*Início com um aquecimento fora da piscina sentados na borda espalhar
a água com pés, encorajando-os a entrar com segurança na água (sentados na
borda, girar o corpo e escorregar para dentro dela ou descer pela escada),
já no meio líquido 3'
* Fazer com que eles se movimentem como se estivessem esquiando este pode
ser feito segurando na borda usando a mãos como remos, faço com eles uma
chegada a borda.
*Faço uma roda com eles e peço que todos lavem o rosto (digo ex. que está sujo)
, na sequência faço um exercício de imersão assoprando o ar e fazendo
borbolhas pelo nariz e pela boca, contando até 3.
*Peço que eles saltem para cima e para baixo segurando a mão do colega
com os braços e os pés ligeiramente afastados.
*Faço tb a flutuação cogumelo onde o queixo é inclinado para frente em direção
ao peito, flexionando as pernas, fazendo com que os joelhos quase toquem
a cabeça,largar o corpo na água.
*Após verificar os niveis de flutuação peço que eles inclinem seus corpos
para frente, o rosto é mantido dentro da água e os braços relaxados para
frente ou para o lado do corpo. Quando elevarem a cabeça para respirar eles
vão retornar a PI.
*Neste exercíco eu uso a borda, a pranchinha ou auxilío a eles com
os meus braços. Peço que eles inclinem seus corpos para frente, o rosto é mantido
dentro da água e os braços relaxados para frente. Para retornar a posição
de Pé os braços que estavam estendidos a frente passam verticalmente para
baixo da piscina ao mesmo tempo que as pernas são flexionadas e a cabeça
levada para trás.
*Todos exercícios +-20'
*Faço uma atividade recreativa tipo submarino, as crianças submergem com
os olhos abertos apertando o nariz e a outra mão para fora da água como se
fosse um telescópio.+-4'
* Tempo livre para elas +-5' supervisionado deixando vários brinquedos dentro
da água.
Comentários: Pessoal, esta é uma opção de aula, espero que
gostem.
Objetivo: gasto calórico .
Duração: 60'
Material: Som
Faixa Etária: até 50 anos
Parte Prática:
*É preciso escolher seis estilos de música diferentes,como por exemplo, tecno-axé-funk-cowntry-árabe-Dance.Em
seguida construir uma coreografia para uma frase musical (de fácil execução).
Trabalhe durante 10min com cada música.
Comentários: esta aula é ótima para osdias de frio em que as pessoas desanimam
um pouco de ir à academia.
Objetivo: Desenvolver a percepção tátil, percepção
visual, noção espacial .
Duração: 7 a 10 minutos
Material: uma venda para os olhos
Faixa Etária: 5 e 6 anos
Parte Prática:
*Na primeira parte da aula formamos um círculo, escolhemos uma criança
para ser o pêga, com os alunos em pé, escolhemos o primeiro aluno,
o colocamos no meio do círculo e depois colocamos a venda nele. Fazemos os
outros alunos trocarem de posições em seguida fazemos uma pergunta para o
que está no centro do círculo. " Gatinho tu estas perdido? Ele responde:
Sim. Então vem me encontrar" respondem os outros. Assim o aluno que esta
com a venda deverá descobrir o colega apenas apalpando-o. Após trocamos o "Gatinho" que
vai para o centro do círculo e o pêga.
Comentários: Já realizei esta atividade na escola infantil que
trabalho e as crianças adoraram.
Obs: procurem realizar no final da aula, pois pode ser utilizada como volta a
calma.
joni antonio rodrigues junior , 29 anos,
meuninho@terra.com.br,
Porto Alegre- RS - Brasil
Aula
01 - pré escola - Escola - 02/08/01
Objetivo: Desenvolvimento muscular, flexibilidade,
coordenação e sociabilidade.
Duração: 15 a 20 minutos
Material: saquinhos de areia.
Faixa Etária: : crianças de três a cinco anos.
Parte Prática:
*aula:
1-Aquecimento: correr até certo ponto e voltar ao local de partida.
Variações: correr e voltar andando, saltando, engatinhando, etc.
2- Desenvolvimento muscular e flexibilidade: os alunos saltam obstáculos
contruidos com saquinhos de areia dispostos em círculos ou em linhas
paralelas, distantes uns dos outros, mais ou menos, um metro. A um sinal (palma,
apito, batida de tambor), correm e procuram saltar os saquinhos. Ouvindo o
mesmo sinal, param. O professor repete a atividade, enquanto houver interesse.
3- Jogo-O Soldadinho: as crianças, sem delimitação de lugar, são os soldadinhos.
O professor é o sargento. Em posição de sentido, os soldadinhos ouvem com atenção
as ordens dadas pelo sargento e a executam:
_ Marchar! Alto!
_ Continência! Descansar!
_ Apanhar o fuzil! Apontar! Atirar!
_ Fuzil no ombro! Marchar!
As ordens podem ser repitidas e variadas. Para encerrar, uma roda cantada (ciranda
cirandinha, o cravo brigou com a rosa ou marcha soldado).
Comentários: Atraves de atividades adequadas, estimula-se a elasticidade
dos músculos e de todas as partes do corpo, favorecendo
a atitude correta para melhor realização dos movimentos. Através
das brincadeiras que as crianças desenvolvem o gosto pelos exercícios
físicos, conseguindo coordenação e independência de movimentos,
raciocínio rápido, espírito de colaboração e sociabilidade.
Walter Conti Jr , 35 anos,
walter-peninha@uol.com.br,
São Vicente - SP - BR
Bola
ao capitão - 22/08/01
Objetivo: Coordenação neuromuscular,
rapidez de reação, criar normas de conduta;
atenção, coordenação e trabalho
em conjunto.
Duração: 30 minutos
Material: Duas bolas ( ou pelotas de pano).
Faixa Etária: : 8 a 9 anos
Parte Prática:
*Para a preparação do jogo: formam-se dois grupos de igual
número de elementos, formando um círculo de testa. Em cada
equipe será escolhido um "capitão" que ficará no
centro com a bola na mão.
*Desenvovimento: Dado o sinal de começar, o capitão de cada
equipe arremessa a bola a um jogador de seu grupo e este devolvê-la-á da
mesma forma. O mesmo fará com o jogador da esquerda, e assim sucessivamente
até que o último arremesse ao capitão e este a levante,
com os braços estendidos.
Sendo um jogo competitivo, a vitória será da equipe que primeiro
terminar. Para a maior participação de todos, devemos trocar
os capitães, de modo que o jogo continue.
Comentários: Devido ao caracter competitivo e a dinâmica,
esta atividade é muito bem aceita pelos alunos. O que
torna a aula bastante satisfatória para as crianças.
Gustavo Bordin Schumachr, 19 anos, maquete@ig.com.br,
Porto Alegre - RS - BR